Textos Reflexivos
Juízes da vida alheia
Hoje descobri que, todos quantos julgam as minhas buscas na vida, morrem de inveja por perceberem, que, afinal, só estou a buscar meus sonhos, coisa que eles não têm coragem de fazer. Preferem viver emoldurados num "belo quadro social".
Enquanto eles invejam meus passos, mas não andam, avanço, seguindo sempre o meu conceito de vida.
Rodrigo Gael - Portugal
Sabe, Amor, estava pensando hoje sobre a vida. Desde os 46 invernos, 46 primaveras, 47 verões e vivendo meu agora o meu 47 outono.
Percebi, aqui caído nesse precipício, no qual estou já fazem quase dois anos, por caminhos que escolhi traçar, caminhos longe do sol, regados pelo frio sombrio da noite, que a vida não é um fim, não é um resultado. É um conjunto dos momentos, todos os momentos, que vivemos durante nossa caminhada. E como será o fim da jornada, depende de como olhamos, de como apreciamos, de como conseguimos entender a beleza, a intensidade, o sabor, a textura desses momentos, sejam eles bons ou ruins, doces ou amargos, sonhos ou pesadelos. De como aceitamos as cores que cada um desses momentos, caminhos, cultivou e que envolve nosso ser. Não existe nada que não devíamos ter vividos. E por pior que pareçam, por mais terríveis, por mais sombrios, sempre haverá uma beleza exótica que podemos encontrar e que, ao contemplar e viver, passou a fazer parte de nós e nós fazem únicos.
É nesse momento que precisamos encontrar a paz de saber que um dia, um momento, em um dos caminhos, seja ao sol ou ao luar, chegaremos ao fim. Onde não haverá mais caminhos, momentos, sabores, nada a contemplar mais. O fim de tudo é inevitável. Pena que quando jovens, pensamos que a maior conquista é alcançar a vitória. Ignoramos que a real vitória da existência, de forma dúbia e antagônica, é também o fim de nossa jornada.
E quando percebemos que a vitória é o fim, é não mais caminhar, não mais contemplar, não mais saborear, não mais sentir a textura, essa vitória, esse fim perde o sentido. Percebemos que o que importa são as coisas que são inevitáveis, ou seja a caminhada, a jornada, a luta, os momentos, o amor, a intensidade, as cores e ver e encontrar a beleza até naquilo que achamos mais improvável que exista algo belo. Seja as coisas que criamos, que achamos,vá esquerda que tomamos quando tudo nos leva para a direita. Como vivemos, como avançamos em busca do que sabemos que nos marcará para sempre. E quando esquecemos isso, um grande "se" invade nosso ser, e mesmo ao chegar na linha final, ganharmos a vitória tão almejada, podemos nos deparar que perdemos o mais importante: o caminho, os momentos, as cores, sabores, a vida... perceberemos que muito do que ouvimos e seguimos apenas nós limitou realmente de guardar e viver o que era realmente valioso.
Tem um poema se Dylan Thomas, que reflete tudo isso. "Fúria contra a luz que já não fulgura". Quero que você imagine. Estamos cercados de tantas coisas que estão ali apenas para ofuscar e desviar nossa atenção daquilo que realmente importa em nossa caminhada. Algumas sombras, que às vezes nos dão tanta certeza de que estamos vivos, que estamos cercados e de que finalmente encontramos o grande significado. Para ver mais adiante de que não passava de uma sombra, que ao anoitecer some sem deixar rastros e simplesmente a amargura de ter deixado essas sombras desviarem nossos olhares daquilo que era realmente palpável e eterno. E por causa disso, deixamos de nos comprometer e apaixonar em abraçar a vida. Em viver o que muitos achavam improvável, mas que no final, veremos que era o mais provável para nós.
A paixão não está em lutar para alcançar, mas sim em viver o caminho. Em não se render frente as ondas, opiniões, preconceitos ou mesmo as dores e feridas que adquirimos na jornada. Mas, ao invés de se render, escolher a "fúria". A fúria contra a luz que se apaga. A fúria contra tufo que se opõe em fazer com que possamos contemplar o caminho, a jornada. A fúria contra as sombras que são colocadas a nossa volta, por melhor que sejam, mas impendem de ver o palpável e real, e de viver momentos únicos que nos completariam e evitariam uma lamentável tristeza do "e se..." A fúria de proteger o amor, e de escolher vivê-lo apesar de tudo. A fúria em não querer a ambiguidade de receber a vitória e com ela o fim de tudo. Ter a fúria de viver intensamente, mesmo sabendo que a luz ainda continua se apagando.
Me lembro de estar sentado no Arpoador e vendo o sol descendo. A luta do Sol contra a sua eminente derrota para a fria noite. Me lembro da sensação, de ver que mesmo no último instante, quando ele se dissipada no horizonte, ainda era possível ver que ele continuava lutando. Nunca desistia, mesmo sabendo que seria obscurecido. A fúria de viver ao máximo, viver apaixonado, mesmo sabendo que ela ainda nós leva ao inevitável fim. É a escolha mais comovente que alguém deve fazer. É a escolha que faço. Não escolho como minha jornada terminará. Mas, sim em viver a jornada, os momentos, a aventura, sentir a vida, tocar o amor é ver ele se materializar, a fúria!
É, eu termino esse devaneio, ao som de "Knocking on Heavens Door". E a letra dessa música, ilustra um pouco tudo. Menos lutas inglórias, menos certezas, menos armas, e sair mais vivo desta vida...
Os Homens
Jamais enxerguei a vida como os outros.
Não ter pai e mãe, é como ser um cego.
Desenvolvi sentidos que os outros não desenvolveram.
Mas estamos todos no mesmo barco.
Os homens precisam entender o que é que estão a fazer aqui.
A heautognose é uma faculdade reservada inteiramente a Deus!
O igualitarismo é um escárnio à inteligência.
O homem é a fagedênica mortífera da humanidade.
A hierarquia não risível é a de que o homem nasceu para amar!
Mas não é forte para mergulhar na própria realidade.
Os mares da vida trazem insondáveis turbilhões.
Aos fracos, resta acreditar que tudo anda sempre belo.
O destino é aquilo que acontece.
Não é aquilo que está predestinado a acontecer.
O destino dos homens será sempre a solidão.
Ao fim, estaremos todos sozinhos e abandonados.
A vida é um teatro com atores magistrais.
O exímio será sempre o que melhor fingir!
Sinta o sabor da vida, o aroma da vida.
Se a vida não te der motivos para sorrir... Sorria por si só. Não conte com nada, não conte com ninguém além de você mesmo(a), saiba que cada um de nós temos uma força gigantesca para fazer bem aos outros e a nós mesmos, mas infelizmente procuramos caminhos diferentes em muitas ocasiões de nossas vidas.
Aprenda a sorrir para você mesmo(a), aprenda a sorrir de si mesmo... Qual o problema em ser feliz? em se sentir feliz? Por que sempre priorizamos os outros primeiro?
Sempre em nossas vidas, queiramos ou não, passarão pessoas, lugares, situações das mais diversas e uma infinidade de coisas que nada controlamos e nem temos muitas vezes sequer uma explicação logica para o que está acontecendo. Portanto viva o melhor que puder, sorria, brinque, divirta-se e seja motivo de sorrisos na vida de outros.
Tenha em mente que você pode se permitir ser feliz sim, independente do que os outros achem ou pensem a seu respeito, enxergue as cores do mundo, senta o perfume das flores, sua fragrância, sinta o sabor, o aroma da vida, sinta o som do seu próprio coração, e vai perceber o milagre que é sua existência e não justifica ser infeliz e muito menos ser motivo da infelicidade de alguém.
Somente sinta a vida e a deixe te levar um pouco, viva muitas vezes por viver, os problemas passarão com certeza.
Ainda sobre o "Jogo da Vida", alguém que perguntou:
- O jogo só acaba quando o jogador ganha?
Eu acho que esse jogo sagrado e um pouco absurdo, não é sobre ganhar ou perder, mas sobre qualificar o jogador...
- para que compreenda suas limitações e potencialidades;
- para que aprenda a olhar com atenção e compaixão, para todos os jogadores e não apenas os parceiros;
- para que exercite a arte de fazer combinações, apostar, perder ou ganhar, mas aprender com isso e continuar jogando;
- para que descubra quais são as regras do jogo, enquanto se diverte um pouco;
- para exercitar esperança e resiliência, sempre que as cartas ruins chegarem as suas mãos;
- para tentar compreender a intenção e os blefes dos parceiros da mesa;
- para aprender a fazer a melhor combinação com as cartas que receber, sem amaldiçoar e nem adorar o Croupier;
- para ser a melhor versão que puder.
E para quê se tornar a melhor versão depois que o jogo acabar?
O que o Grande Arquiteto do Universo vai fazer, com uma mão de obra tão qualificada eu não sei, afinal Ele nunca explicou esta primeira etapa do Projeto da Grande Obra da Vida, acho muito difícil tentarmos compreender a segunda etapa... por enquanto.
A mente te leva ao passado em busca dos momentos, dos lugares e das pessoas, que de alguma forma, forjaram o que você é hoje, ela te leva ao futuro na busca de boas novas, buscando a felicidade baseada em uma vida próspera e abundante.
Ninguém sabe o que se passa na mente alheia, lá nos porões se encontram as angustias e medos, os sonhos se encontram num belo jardim, tudo habitando em perfeita harmonia ou não... a mente prega peças, podendo até mesmo te sabotar e te destruir.
Mesmo assim, vivemos cada dia com a esperança que tudo irá melhorar.
Seja uma pessoa do bem
Você é muito bonit@? Legal, mas seja uma pessoa do bem.
Você é ric@? Legal, mas seja uma pessoa do bem.
Você conseguiu adquirir muitos bens esse ano? Legal, mas seja uma pessoa do bem.
Você é popular, conhecid@ ou coisa e tal? Legal, mas seja uma pessoa do bem.
Você conseguiu realizar alguns pequenos sonhos ao longo da sua vida? Legal, mas seja uma pessoa do bem.
Não importa a sua beleza física, o seu dinheiro, os seus bens acumulados ou a sua popularidade... Tudo perde o sentido quando você não é uma pessoa do bem.
Seja gentil, elogie, dê apoio, se importe com os outros. Empatia é uma qualidade que enriquece o ser humano.
A vida é linda, uma dádiva de Deus, mas ela precisa de pessoas que façam a diferença no mundo.
Seja um ocitocinado! Faça o bem e em troca terá picos de felicidade.
Feliz 2022!
O QUE HÁ DEPOIS DESTA VIDA? DESCUBRA!
Você sabe? Acho que ninguém sabe explicar,
Flores florescem lindamente, depois desaparecem rapidamente.
A vida é como a neblina da manhã: está aqui por um tempo, então se foi.
Assim como uma flor, a vida terminará um dia …
Nossa morte no futuro é uma certeza: então, o que vai acontecer?
Ao contrário das flores, nossas almas viverão.
O milagre da vida na terra.
Até a pequena florzinha é composta de uma maneira incrível.
A pura existência de humanos, animais e plantas, vivendo na complexidade e estrutura do planeta Terra e de todo o universo, prova que deve haver um Criador: Deus.
Ele não seria um Ser perfeito? De fato: Ele é perfeito, Santo e Todo-poderoso. Deus está definitivamente lá, mesmo tendo seus olhos em você todos os dias.
O que há depois da desta vida?
Há esperança.
Há uma nova vida ao lado do senhor.
Há um novo começo.
Há uma reencarnação.
Não sei o que acontece, só sei de uma coisa.
Que para onde fomos, estaremos ao lado do senhor Deus e seu filho Jesus.
Poesia de "Sabino Tavares".
Escritor, Roteirista, Cineasta, Poeta, Diretor de cinema e ativista.
www.sabinartproductions.com.br
Tenho algumas páginas secretas, e nessas páginas anoto palavras soltas que pairam em um gigantesco papel com nuances de tintas coloridas. Aventuras, intenções, promessas, sonhos sentimentos que somente o instante me permitirá vivê-los.
A vida nos traz em canetas, pinceis, teclados ferramentas que modificam nossos pensamentos em letras flutuantes onde o jeito de pensar ou nosso modo de agir para alguns maluco é a maneira de nos realizar.
Vivam a vida, de forma que sua historia seja de páginas intensas, de sentimentos lindos e meritória como se o amanhã não existisse. Fazendo assim, de cada capítulo, um grande momento da sua vida.
Luz
Sinto-me muito familiarizado em ambientes iluminados, pois isso me faz lembrar que Deus ama a luz e, é onde Ele está.
Nos tempos de outrora o natal não tinha muito valor para mim, pois era como uma ocasião qualquer. Hoje entendo que o natal nunca deixou de ter valor, pois tudo aquilo que se tem valor até hoje existe! E será conservado até a volta do nosso noivo amado Jesus.
Estamos próximos do fim, mas o começo de Deus se inicia agora, e se estamos aqui para contar mais uma história para esta geração, que façamos isso então...
Onde muitos pensavam ao redor daquela cruz que o natal seria tempos de trevas, a maravilhosa luz ressurgiu no terceiro dia, e hoje podemos contemplar (um nascimento de uma esperança, (da morte que nos trouxe vida, (e da ressurreição que nos levantará até o fim.
"Somos eternos reféns dos nossos pais".
Como esponjas absorvemos, desde cedo, os resultados das ações praticadas pelos nossos pais. Até à adolescência utilizamos estas vestes como nossas, sem notar o quanto, algumas, podem nos sufocar, mas mesmo assim continuamos absorvendo e vestindo, o que inconscientemente recebemos.
Quando adultos, é nossa obrigação, romper amarras, desnudar-nos daquilo que percebemos que não nos faz bem, jogar fora todo o lixo emocional que carregamos em nossa bagagem e permanecer, APENAS, com aquilo que nos pertence.
Se tentarmos escrever dez coisas, que sentimos que são resquícios das ações dos nossos pais sobre nós e que certamente não gostamos, é muito provável que lembremos de cinco ou seis, apenas.
Então, se livre delas agora mesmo. Mas tenha certeza que as outras que não lembrou, continuam em você e provavelmente passará para frente, nos filhos teus...é o clico da vida.
A vida é como um livro em branco, Deus da a nós uma caneta e este livro chamadovida, cada pagina um dia, cada capitulo um ano. Alguns livros tem 80 capítulosalguns tem 50, e tem livros vendidos por um preço muito alto que inspiram ideias, livros com pouca paginas, que são sucesso e livros de muitas paginas tediosos.
Mas o principio e que cada livro precisou ser escrito, e o nosso livro da vida
não é diferente! Devemos pensar bem nos personagens que queremos em nosso livro! Mas sabe qual é o bom de escrever um livro sobre a vida? É que você pode escrever alios personagens que você quer que faça parte dele, e se você não gostar, esta em suas mãoso roteiro. Só tem um problema neste livro! É que se você escreve uma pagina, você não pode apagar
arrancar ela dali, porém sempre tem uma pagina branca no outro dia pra você escrever, e por mas queo roteiro não tem sido bom, você ainda poderá dobrar essa pagina, ignorar e seguir em frente no seuroteiro. Então temos que pensar e refletir, se nossa vida seria um bom livro? Encarar a realidade.
Um livro sobre guerra devemos analisar nosso inimigo e saber a hora de atacar, um livro de romance,devemos colocar, história, drama, personagens para no final estar com quem amamos, e isso é a vida.
Levantar cedo, tomar seu café abrir este livro e escrever sua vida! Pois os finais felizes são sempre os melhores!
Texto: Eduardo Raonne
Quando sua voz soava agressivamente sem calma, pois a mim ja maltratava, minhas portas encontravam-se ja escancaradas.
Com sua elegância e mansidão feminina ja convertida em ódio, revolta e furor, chegaste quebrando as cortinas de nossos consensos,
Nossos beijos nossos amores e calores, espuzeste-os ao relento
E o vento trouxe consigo perguntas , que tipo de homem sou.!?
Aquele que prefere morrer de alma do que te perder,
Minha alma morreu pra salvar sua imagem dos teus erros de mulher diante diante do meu bom senso
Minha alma morreu pra amar , apesar desses tempos, todo tempos, sem você .
Que homem sou eu, dizias tu,!
O sem alma por ti.
Porque quer amar sem julgar tua mocidade criança, teu ser adulta com essa cor de arrogância!!
Um homem sem alma, porque quer te amar pra sempre, não pelo que és. Porque quer que seja pra sempre !
Simplesmente a vida.
Vida de acontecimentos inusitados e inesperados
Vida de atitudes e ações inexplicáveis
Vida que extrapola qualquer senso de entendimento e razão.
Como definir o que é realmente estar vivo neste mundo...?
Vida que nos leva a caminhos pouco explorados
Vida sem direção ou controle,
Fazendo-nos crer que temos o controle.
Vida que dá e tira ao mesmo tempo,
não se importando se gostamos ou não.
Vida que te trata com desprezo e te eleva ao melhor.
Como compreender um segredo deste tamanho...?
A vida te dá conhecimento nos piores momentos,
Te faz pequeno nos mínimos detalhes,
Te bate, chacoalha, vira de ponta cabeça,
Mas oferece o melhor dela quando quer.
Viver é tão simples e ao mesmo tempo inexplicável.
Vida de acontecimentos inusitados e inesperados
Vida de atitudes e ações inexplicáveis
Vida que extrapola qualquer senso de entendimento e razão.
Como definir o que é realmente estar vivo neste mundo...?
Vida que nos leva a caminhos pouco explorados
Vida sem direção ou controle,
Fazendo-nos crer que temos o controle.
Vida que dá e tira ao mesmo tempo,
não se importando se gostamos ou não.
Vida que te trata com desprezo e te eleva ao melhor.
Como compreender um segredo deste tamanho...?
A vida te dá conhecimento nos piores momentos,
Te faz pequeno nos mínimos detalhes,
Te bate, chacoalha, vira de ponta cabeça,
Mas oferece o melhor dela quando quer.
Viver é tão simples e ao mesmo tempo inexplicável.
O caminho árduo e trágico da Solidão
Faz se ter picos de descontentamento e angústia diante do vislumbre da vida
Obervar-te é como se estivesse encarando as ondas da praia sozinho. Inúmeros pensamentos me assola, não digo que estes sejam ruins pelo contrário elevo meu pensamento crítico, falho e humano e tudo toma forma outra vez. O brilho nos seus olhos são profundos, negros, serenos impossível não apaixonar se
Seus lábios preciosos, tive a audácia de beija los
Seu cabelo lindo e arrepiado, tive a honra de tocar
Sua mão na minha mão
Face com face
Tudo isso destruído por uma simples frase
"Não quero ninguém apaixonado por min"
Saio nas ruas depois do afrouxamento de medidas sanitárias por conta da pandemia e vejo a alegria de volta no rosto das pessoas.
Copos com drinks, pessoas rindo à minha volta, pessoas voltando a dar abraços sutis, chegam nos bares mascaradas e ao sentar em suas mesas, retiram-na.
Usa-se máscara para ir ao banheiro ou circular pelos salões dos bares. é regra!
Ainda há um vírus circulado em outubro de 2021.
Estou em Fortaleza e vejo por aqui, um princípio de "festaleza", uma característica nata da cidade.
Com os efeitos positivos da vacinação sentimos um pouco mais de segurança ou talvez, o medo em menores porções que antes.
Como é bom voltar a encontrar pessoas.
Ainda não há segurança em avançar num flerte, mas, mesmo assim, eles acontecem com boa dose de cuidados.
Vamos lá! Esperança por dias melhores...
Parece que foi ontem que nossos caminhos se cruzaram. Que o universo alinhou nossas sublimes áureas, em uma mesma época de uma distante galáxia.
Foi preciso apenas um momento, uma coincidência para estarmos no mesmo espaço-tempo. E foi assim, em um vívido olhar que me sorria aquela bebê com olhos de uma galáxia incandescente se tornou parte de minha família, sem a necessidade de laços sanguíneos para todo sempre. É tão gratificante poder olhar está foto (revelada a moda antiga) tendo este momento congelado no tempo, e poder lembrar o quão bom é ter você como parte dessa história que chamamos de vida. O tempo pode passar, a cidade pode mudar, mas de uma coisa tenho a plena certeza. A magia, o amor ou desastre cósmico que nos uniu é inextinguível até mesmo quando essa nossa essência de carbono e oxigênio não mais habitar está terra.
Seja aqui ou em qualquer universo paralelo que um dia a gente se encontre saiba que TE AMO maninha. Sei que a vida adulta pode ser confusa, instável e cheia de cobranças, mas acima de tudo vamos direcionar nosso olhar para os momentos únicos que tivemos e para as fantásticas aventuras que iremos ter. Aguente firme, vamos superar o insuperável e sorrir e cantar feito loucos em meio a uma multidão mesmo que não haja música ou motivos se quer. Afinal de contas os ciclos se iniciam, se transformam e evoluem através do caos. Para provar isso, temos as estrelas...
É disso que somos feitos sis: da mais pura poeira cósmica, de uma mágica atmosfera inconstante, em sinergia solar de uma mutação etéria que circunda essa vasta e caótica galáxia.
Em 130 anos nem você e nem ninguém que está vivo, hoje, existirá mais no planeta.
Em 130 anos, as pessoas que lhe incomodam, as preocupações que lhe tiram o sono, a ansiedade que lhe rouba a paz, a vaidade que lhe cega, o orgulho e a arrogância que corroem a sua alma… nada disso existirá mais.
Porém, em 130 anos, o sol continuará brilhando, as ondas do mar continuarão indo e vindo, o vento continuará soprando, a chuva caindo, as árvores crescendo, a lua iluminando, ou seja, a simplicidade que nos rodeia todos os dias, ainda estará aqui.
E essa simplicidade nos prova que sempre será mais forte, mais sólida e duradoura do que todas as futilidades passageiras que damos tanta importância e que nos deixam tão presos a uma vida tão complexa.
Aproveite a oportunidade de estar vivo para se apegar ao que realmente é duradouro e importante, pois por um milagre você ganhou uma passagem para conviver e apreciar, durante um curto período, os outros milagres do universo.
Então, viva o simples e se divirta ao máximo, lembrando que amanhã você pode estar morto. Mas, também, seja sempre grato por tudo, principalmente pelo fato de amanhã você poder estar vivo.
Pássaro chamado amor
Pássaro encantado
Por que andas tão atormentado?
Você voa pela Terra
E espalha sementes na atmosfera
Vive cantando encantado
Enquanto o mundo dorme lubridiado
Pássaro que possue penas coloridas
Essas cores tocam almas com feridas
Essas feridas abertas por falta de amor
Esperam alguém que não cause tanta dor
Pássaro encantado que se chama amor
Por que nossos irmãos do Planeta Terra colhem tanta dor?
Continue a voar pássaro chamado amor
E de semente em semente a esperança, amor e solidariedade vão transformando os corações que sobreviveram a tanto horror!
Confie no fluxo da vida
A brisa da manhã toca minha pele
E minha alma enaltece
Pois viver é uma oportunidade
Que não requer idade
As possibilidades são muitas para serem exploradas
Por isso almas não sintam-se desanimadas
Hoje você pode escrever sua história
De maneira que não seja simplória
É questão de escolher se sorri ou fica triste
Mas lembre-se que a vida insiste
Se escolher sorrir a probabilidade de felicidades aumentam
Porque só desistem aqueles que não tentam
Se escolher ficar triste
Lembre-se que não haverá nada diferente
Acorde e enxergue a vida e o amor
Como consequência diminuirá sua dor
O amor é o impulso dos artistas
E uma paisagem os fazem apreciar a vista
Eles enxergam a alma humana e o poder do amor
Que tanto inspira mesmo diante da dor
O amor e o sofrimento fazem parte da evolução
E apesar disso consigo escrever uma possível solução
Afinal é melhor admirar o nascer e o pôr do Sol
Do que ficar chorando no lençol.