Textos Reflexivos

Cerca de 66390 textos Reflexivos

⁠CON'VIDA!

com dores de lágrimas,
cabeceiras de um tempo pesado
não me venhas com vaidades,
sei sua idade
ingenuidade te descreve
não me convides para alegrias
não por favor!

hoje quero lembrar-me da minha morte
hoje quero ver meu luto infeliz
pela minha morte maldita
não importa quanto seja lindo um dia,
um poema, uma tese, uma casa, seu carro,
suas roupas sua vida

a bela vista que contemplamos
suas viagens caras,
seu relógio caro não controla o tempo
tua casa luxuosa oferece a mesma solidão
que a minha cazota
não me iludas com poemas de amor
feito com lápis da vida,

hoje não estou de boa com a vida.
assisto minha própria morte
neste palco da vida sem cena,
as verdades vestem-se igual a mentira
estou cansado de escrever versos errados
para uma geração com pressa
cuja meta é bajular
lamber bota
mesmo nú sem puder
talvez enganem a lua
hoje quero ser apenas eu...

Inserida por adrianomupinga

Com a vida você aprende.
Aprende que não é em todo mundo que você deve confiar.
Mas você pode aproveitar bons momentos com todos, afinal, sejamos sinceros, nem nós mesmos somos totalmente confiáveis.
Aprende que a sua felicidade não está em outra pessoa, mas ela é feita de momentos e que você pode ser feliz até comendo brigadeiro de panela.
Aprende que uma mulher não precisa casar para se sentir completa, afinal, quer ser mais completa tendo mãe, pai, irmãos, amigos e um lindo cãozinho? E isso já não é uma família?
Você aprende que a vida não precisa ser tão complicada, afinal de contas, para que complicar?
A vida é tão simples!

Exigir dos Outros

Exigir dos outros é como que forçar uma camisa S a encaixar num corpo XL. Não assenta...vai romper pois cada qual tem o seu percurso a fazer, o seu tempo, o seu espaço...
Exigir de nós mesmos é como que escolher minuciosamente as roupas que colocamos no nosso roupeiro. As que encaixam como uma luva, as que têm potencial (e por isso desejamos manter) e as que devemos encostar pois já não nos servem mais.
Desta forma não há como dizer que andamos com uma roupa que não nos assenta pois fomos nós que a escolhemos e não ela a nós.
Esta seleção tem a ver com identificação e bem estar e não com defeito na peça porque quem somos nós para julgar quem quer que seja...deveremos também ser roupa que não assenta a muita gente (e há que ter essa humildade presente em nós).
Daí que o nosso grau de liberdade e felicidade é diretamente proporcional à exigência em relação a nós mesmos e inversamente proporcional à nossa exigência em relação aos outros.

"A vida é o maior presente que Deus nos deu e viver é o nosso maior desafio."

Com muito carinho, dedico esta frase aos meus familiares, amigos, clientes, parceiros e operadores de viagens. A vocês, a minha gratidão pelo excelente ano que passamos juntos e os meus desejos de boas festas e de um ano-novo repleto de realizações. Um grande abraço a todos e viva a vida!

Estradas da vida.
As estradas se divergem em alguns trechos do caminho.
Elas poderiam ser mais livres se não houvessem tantos desvios e curvas.
Muitas vezes, ficamos parados por algum tempo, olhando para qual direção seguir e, no final, pegamos os trechos onde o mato se dobra.
Há também trechos com barreiras onde encontramos dificuldades para passar.
Quando uma estrada não está boa, outras estradas surgem e as barreiras desaparecem.
Geralmente, quando não há barreiras, encontramos belas companhias pelas estradas.
É o trecho da harmonia. Quando surge a parceria, a admiração e a cumplicidade. São os trechos dos companheiros, dos interesses.
É quando sonhamos demais e sentimos de menos. Queremos viver a nossa felicidade e esquecer a infelicidade dos outros.
Não tendo barreiras pelas estradas, a velocidade dos passos aumenta e tudo chega mais rápido.
Mas nem todas as estradas são livres até o seu final. Há alguns com porteiras que poderão estar abertas ou fechadas, dependendo do seu roteiro.
São as porteiras do destino. Se você vai bem, infinitas porteiras se abrem. Se você vai mal, as porteiras se fecham.
Quando isso acontece, as estradas se tornam difíceis e as companhias cruéis e impiedosas.
É o momento em que as porteiras vão se fechando e surgem enormes pedras pelo caminho.
O tempo, que era belo e luminoso, agora está escuro e com nuvens negras. É quando se perde a afeição, perde-se o rumo e esfria o coração.
É o momento do desinteresse, pois os companheiros que antes estavam ao seu lado, agora estão do outro lado da porteira.
Só nos resta a porteira da esperança. E é nesta porteira que cruzamos com os verdadeiros amigos.
É quando sonhamos de menos e sentimos a necessidade de ajudar uns aos outros.
As estradas da vida são assim.
Vejam em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5m3mmDGmik4

De repente você nota que tudo muda; e o que significava muito para você, se torna praticamente nada.
Aprende a conduzir seus sentimentos, valorizar suas vitórias, a se reerguer após suas quedas e derrotas. Em fim, você amadurece.
De repente, você nota que tudo muda; e o que significava tão pouco para você, agora se torna tudo, diante de sua maturidade adquirida.

Memórias vem e vão...

Memórias vem e vão

com meus momentos vividos a vida me abençoou de várias formas

por ter vivido ela intensamente

eu vê várias coisas, a qual agradeço e até mesmo desconheço

nada mais me faz falta, pois já tive de tudo

nada fez nesta vida

de que me arrependa depois

a capacidade eu tive, e tenho orgulho dela

eu fez do ruim ao agradável

sou e também fui

sou amado pelos amigos

e ainda mais pelos inimigos

de riscos me livrei nessa vida

estando com a morte me acompanhando todo esse tempo

eu agarrei meus sonhos

e ainda vivo pela glória de tê-los conquistado

eu agarrei minha vida e ainda vivo ela intensamente,

me retribuindo de glória

os meus laços com a vida são fortes, e ficam ainda mais

Devo ficar ou me mandar?
Na terra de preguiçosos, o tempo prega peças em você.
Um dia se está sonhando.
No outro já é realidade.
Erros foram cometidos.
Corações foram partidos.
Lições difíceis aprendidas.
Não sei como cheguei aqui.
Mas aqui estou eu.
Apodrecendo sob o Sol quente da Praia.
Há coisas que preciso aprender.
O relógio está correndo.
O buraco está aumentando.
E a sua vida está acabando!

Apenas…aguenta firme…, torne esta experiência suave, não uma carga…e não é uma carga, um dia você vai saber que poderia ter passado por ela sem sofrer tanto, não estou desmerecendo a sua luta ou o seu questionamento de porque você está passando por isso.Quero que chore quando tiver vontade de chorar, quero que questione quando sentir vontade de questionar, mas é importante que saiba que com esta experiência, o UNIVERSO está te convidando a pensar diferente. Convidando VOCÊ! O convite para se viver uma experiência diferente é único e incomparável.
JAMAIS compare a sua vivência com a de outras pessoas. A lição pode ser dura, o remédio amargo, mas a cura é certa, isso é uma Lei Universal, e não sou eu quem estou dizendo, é o que a VIDA mostra, quem tiver olhos para ver, que veja.
Então…Aguenta firme.

Consigo ver pela janela aquela necessidade de escrever, o ímpeto de me perguntar constantemente quem sou. Parece-me que algo quer sair de mim e existir de verdade, como se minha própria vida não fosse digna para o propósito de algo já estabelecido.

E em cada desculpa alimento um sorriso, a satisfação em não lidar com verdades. Entretanto, não tenho certeza se tais verdades, de fato, as são. Algumas lições remetem-me mais a meros julgamentos de um ser curioso, que se perdeu em meio aos grandes questionamentos da simples existência e procura respostas para tudo, a fim de apaziguar a constante busca de sentido

⁠⁠Eu quero a vida que sonhei, os amigos que sonhei, a família que sonhei, o emprego e a profissão que sonhei, mas caso não consiga isso...
...Eu terei a vida, terei amigos, terei minha família, terei um emprego, e provavelmente uma profissão; mas olha que legal minha vida não é um sonho, é vida.


Assumi o papel de pacificadora, em virtude de “proibições sociais” continuo me aceitando gordinha. Na minha concepção, oferecer um prêmio por fazer algo é o mesmo que declarar que esse algo não vale a pena ser feito por si mesmo.
O interesse é sempre egoísta, penso eu. Uma recompensa deveria ser, na maior parte das vezes, subjetiva: autossatisfação pelo trabalho realizado. Por muitas vezes fui impedida de manifestar minha opinião.
Sou capaz de pensar, refletir, discutir, ter opiniões, participar, decidir o que quero e o que não quero, sou gente, sou ser humano. Sempre me senti bem quando estou junto das pessoas que me agradam, os semelhantes se atraem.
Percepções podem ser falhas e podem ser modificadas, temos a tendência a rotular as pessoas, compreender as bases do preconceito é uma maneira de combatê-lo. Incentivar mais do que punir, orientar mais do que forçar e compreender mais do que julgar.
Por muitas vezes, o meio social desfavorecido aprisiona nossa alegria, curiosidade, originalidade, adaptabilidade e clima de liberdade. O que é feito com má vontade não produz aprendizagem e muito menos realização.
Sou autêntica quando me apresento como realmente sou, sem disfarces ou máscaras, tendemos a ser muito compreensivos em relação a nossos próprios defeitos e falhas, e pouco compreensivos com as imperfeições dos outros.
Não tenho nem opiniões fixas e às vezes nem bom senso, entendo que o que é dado com consciência deve ser retribuído com consciência também. Houve uma modificação em mim, em termos de relacionamento com as pessoas, de pensar mais em função do próximo e me aceitar como sou.
Cada um tem liberdade para concordar ou não com a opinião dos outros, mas precisa também fundamentar seu ponto de vista, sua discordância com educação, com sentimentos e qualidades ao se expressar.
Sou um ser imperfeito que busca se desenvolver, estou em contínuo aprendizado. Não me permito estimulas o conformismo, a passividade, a imitação e a repetição do que os outros fazem.

Ações e apropriações que normalmente esquecemos: permitir-se; empodeirar-se; emancipar-se; alegrar-se; lançar-se; experenciar-se...
Reflita: se você aplica três ou mais dessas apropriações, sinta-se merecedor da sua existência.
O medo de ser quem você é pode te paralizar e custar uma vida inteira. Quem enxerga a vida como um peso quer vender-se a troco de bacanas.

De que adianta eu existir se eu não valorizar também a vida do próximo.
Quando eu aprender o sentido da vida e aprender a dar valor aqueles que são menos capacitados mas que tem também o seu valor como ser humano.
Aí sim eu terei aprendido um pouco que todos são iguais e que todos teem seu valor.
Um grande cirurgião pode salvar muitas vidas, mas ele não o fará se seus instrumentos de trabalho não forem fabricados por alguém que não tem tanto estudo, se a sala de cirurgia não estiver completamente esterelizada por um funcionário da limpeza.
Devemos ser mais compreensivos, mais amigos, ajudar mais aqueles que necessitam...

Bom domingo em família para nós!

Com o passar do tempo
Aprendemos que existe o amor DA sua vida e o amor PRA sua vida.
Pode não fazer sentido nenhum pra você hoje .
Mas o amor DA sua vida será seu ponto fraco por muito tempo, porém nada dará certo entre vocês dois ,faça o que você fizer .
Quanto ao amor PRA sua vida , tudo dará certo , até o que normalmente não daria .
Vivemos muitos amores na vida , porém só dois marcam a gente !
O que dá certo , e o que queríamos que desse certo !

Nada que é fácil demais é digno de você!

Muitas vezes reclamamos que a vida é sofrida, que as coisas são complicadas, que tudo da errado, pois bem, a vida não é fácil, isso você está certo!
Já parou para pensar se a vida fosse um mar de rosas, tudo perfeito, lindo e maravilhoso, do que isso tudo adiantaria? Não saberíamos dar valor a nada, se tornaríamos pessoas sem alma, onde nada teria importância, pois tudo seria fácil, não é?
Nossa sociedade está voltada a ganância, ao poder, esquecemos de dar valor ao que realmente importa, a vida!
Infelizmente poucas pessoas dão valor a simples gestos, gestos que muitas vezes são criticados é menosprezados, imagina porque ajudar um velhinho a atravessar a rua, porque escrever um simples bilhete dizendo o quanto ama e é grato por ter a pessoa ao seu lado, se eu posso dar um presente caro e da moda!
Saiba que as pessoas só lhe dão valor até o momento que não precisam mais de você, após isso, você é uma “simples pessoa”!
A única pessoa que será capaz de lhe dar o seu devido valor, é você mesmo, ninguém mais!
De valor a si, quando conseguir isso, vai saber diferenciar as pessoas, e só estarão ao seu redor quem for digno e merecedor do seu precioso tempo!

Tudo começa, tudo termina. E como será o final?
Interessa-me apenas a jornada, nada posso contra o fim.
Penso e ajudo o próximo,
Assim o que fiz na vida continua na vida do outro.
Uma vida melhor para o amigo, que passa para outro amigo,
E minha passagem não teve um fim, vai passando de um para outro.
Palavras doces, ditas no momento certo, a isso me referia, quem pensou que fossem bens materiais, bem... isso terá um fim.

A vida é uma viagem...
Somos escalados pelo Grande Diretor para atuar um papel...
Descemos da nave mãe e embarcamos no trem para atuarmos no palco da vida, no teatro mundo...
Durante nossa viagem, desembarcamos e embarcamos em estações...
Somos atores peregrinos neste teatro...
Somos estimulados por sentidos diversos: cores, sabores, odores, alegria e tristeza, amor e ódio...
E assim; vamos representando nosso papel, até sermos recuperados pela equipe de resgate, a saber: A Morte...
Então; voltaremos para sermos avaliados pelo Grande Diretor; o escritor da peça, a saber: DEUS...
Avida é uma viagem e o mundo um grande teatro; alguns atores usam máscaras, outros não; algumas máscaras caem e outras são colocadas durante o ato.

A VIDA NOS DÁ A OPORTUNIDADE

A vida nos dá a oportunidade de ser o que somos. De aprender e desaprender de acordo com as nossas regras e leis, depende apenas de nós. Nada é imposto se não aceitarmos. Viver requer sabedoria de entender e decifrar os sinais emitidos todos os minutos.

Há muitas razões de estarmos onde estamos e de sabermos quando chegou a hora de partir, porque as cortinas se fecharão no momento exato de se retirar de cena.
Quando as cortinas se abrirem novamente será a hora de iniciar uma próxima temporada no teatro da vida e aí, sim será o recomeço de mais um ciclo novo.

Assim é a vida, um palco de emoções onde os artistas somos nós.

QUANDO AMADURECEMOS



Quando amadurecemos, passamos a enxergar a vida de outra forma.

Quando amadurecemos, queremos simplificar a vida e as coisas.

Quando amadurecemos aprendemos a tolerar não porque o outro merece, mas para nos preservar.

Quando amadurecemos, aprendemos a podar a arrogância e a mesquinhez, a dar chances.

Quando amadurecemos enxergamos que a vida é mais bonita.

Quando amadurecemos percebemos que ainda temos muito que aprender na vida, e que ninguém pode aprender ou viver sozinho. Precisamos de Deus, de pessoas, de família, de amigos, de relacionamentos profissionais e o mais importante é que precisamos de relacionamentos saudáveis, com pessoas sinceras, honestas, pessoas que nos fazem bem, que nos querem bem e acreditam em nossos sonhos.

Querendo ou não refletimos em nossa vida exterior a nossa vida interior, ou seja, refletimos o que somos por dentro. Por muitas vezes agimos por impulso e/ou até de acordo com o nosso estado de humor, às vezes erramos, às vezes acertamos. O importante é não desistir de buscar a realização dos sonhos e a paz interior.

Fico torcendo para que as pessoas sejam mais ativas e tenham coragem de buscar a realização dos seus sonhos e procurar sua própria felicidade, pois sim, acredito que quem é feliz deseja felicidade para os outros.

“Oferecemos diariamente aquilo que temos. Se temos amor, transmitimos amor. Se temos felicidade, transmitimos felicidade, Se temos paz, transmitimos paz.”

“Devemos ser mensageiros de coisas boas e espalhar felicidade e amor para quem pudermos alcançar.”

Observando as pessoas percebo que elas não conseguem enxergar o quão o mundo e as pessoas são maravilhosos (claro que existem umas pessoas que só Deus na causa rs brincadeiras a parte), talvez eu não percebesse isso há pouco tempo também, a cada dia uma nova lição. O mundo é maravilhoso e muitas pessoas preferem colocar uma venda nos olhos e não enxergar isso. Se todos se permitissem ser feliz o mundo com certeza seria um lugar muito mais maravilhoso e incrível, mas infelizmente o ser humano gosta de buscar uma felicidade que “nunca” terá, oferecendo então infelicidade.

Sabe qual é a pior parte?

Gente infeliz fica profundamente atordoada, incomodada, possessa com a felicidade do outro, e se esforça com todas as forças, de corpo e alma, para julgar, causar infelicidade ao seu redor. Planeja e cria situações maldosas com o único objetivo de destruir alguém, inventam mentiras e discórdia para acabar com a vida da outra pessoa, tentam de toda forma apagar aquele sorriso frouxo que aparece no seu rosto.

Muitas pessoas abrem mão de seus sonhos, ou então são tão acomodadas que não conseguem se levantar e correr atrás de seus sonhos, às vezes até por covardia, medo, insegurança, simplesmente inibem sua própria capacidade e tornam- se pessoas frustradas e amargas. Por não conseguir algo bom para si passam a vida procurando “pelo em ovo”, procurando maneiras de espalhar esta infelicidade e contagiar outras pessoas com esse sentimento desprezível, além de prejudicarem a si mesmo, prejudicam também os demais, principalmente se for alguém feliz, tornando-se duplamente nocivos.

A felicidade incomoda!

Em muitos momentos a vida nos prega peças e devemos saber lidar com a situação erguer a cabeça e continuar, mas essas pessoas vivem constantemente se sentindo frustradas e insatisfeitas demonstrando uma necessidade doentia de multiplicarem a infelicidade que sentem, considerando como afronta a alegria de alguém. Ao que parece, a satisfação maior que conseguem sentir, é a insatisfação do outro. A vitória para elas é ver o outro derrotado (de preferência com a sua colaboração). O prazer delas é o desprazer que conseguem proporcionar ao outro.

Querem a qualquer custo companhia na sua infelicidade, no seu sentimento de fracasso, na sua constante e infindável frustração diante da vida. O resultado, é que cada vez se sentem mais frustradas!



Caros leitores, digo-lhes mais, o mundo em que vivemos é imenso, e as possibilidades sempre existem!

Se uma porta se fecha de um lado, outra se abre em algum lugar.

Quando nos empenhamos em destruir a imagem de alguém, deixamos passar muitas oportunidades para construir a nossa própria felicidade. Quando ocupamos nosso tempo armando situações para prejudicar e causar mal para alguém, ficamos sem tempo para planejar e construir a nossa felicidade. Será que vale a pena?

Ao invés de sempre buscar um culpado para seus erros e problemas, as pessoas deveriam cuidar do seu próprio eu, e buscar a felicidade interna e externa sem culpar, invejar ou causar mal a outra pessoa.

Aceite (que dói menos) as rasteiras que a vida lhe dá, levante-se e siga em frente, não desista dos seus sonhos.

A sua felicidade depende exclusivamente de você!

“Quando amadurecemos, aprendemos a arte de dar paz a nós mesmos.”







"Kathleen Lucena"



( inspirado nos textos de: Jackye Monteiro e Maria Aparecida Francisquini
Psicóloga )