Textos Reflexivos
Quero crescer e não resistir. Quero ser gente pequena e resistir ao endurecimento que a vida adulta dá. Aquele verniz duro, seco e opaco. Quero brilho, final feliz e muitas crenças. Não importa no quê, mas quero acreditar. Primeiro em mim, é claro. E depois no mundo. Ah, o mundo! Ele é tão grande e ao mesmo tempo tão pequeno para os meus sonhos e tantas experiências. Me espera, mundo. Porque os meus braços estão abertos, sempre.
A vida só é amarga para quem não abre mão do seu lado doce, o orgulho, o rancor e a vingança, são féus que matam em silêncio aqueles que não doam sentimentos doces como o perdão, a gratidão e a humildade, os que fecham suas mãos aos afetos, levam tapas da vida, porque quem se fecha para doces sentimentos, morre amargando.
Acredito sim quando dizem que nada acontece por acaso. Que cada pessoa que entra e sai na nossa vida tem um papel importante. Com certeza muitas delas só passam por nós. E com elas a gente sempre aprende alguma coisa. O jeito de cada um é insubstituível e é impossível não ficar com um pouco desse jeito em nossos corações. Que seja no amor, no trabalho, na escola, na rua sabe-se lá onde sempre seremos passíveis de achar que criamos vínculos certos e precisos e depois perceber que não passou de mais uma fase. Fase que deixa saudade ou raiva. Fase que nos permite perceber ao longo dos anos que por mais que você mude e as outras pessoas também, os verdadeiros vão passando junto com você.
Se sou predominantemente um "ter” humano, a vida se enche de medo e insegurança na tentativa de proteger as aquisições. Como "fazer” humano não consigo parar - entro numa seqüência incessante de ação e reação sem forças para sair. Como um "estar” humano me perco nos papéis bem como nas emoções e nos sonhos que eles produzem. Apenas como "ser” humano tenho acesso aos poderes e qualidades inatos que podem me ajudar a estar, fazer e ter exatamente o que realmente quero.
A inocência que advém de uma profunda experiência de vida é semelhante à de uma criança, sem ser infantil. A inocência das crianças é bela, mas ignorante. Ela será substituída por desconfiança e dúvida à medida que a criança for crescendo e aprendendo que o mundo pode ser um lugar perigoso e ameaçador. A inocência, porém, de uma vida plenamente vivida tem um quê da sabedoria e da aceitação da vida em eterna mudança.
Sempre esperei por alguém que entrasse em minha vida e que não saísse mais, que achasse meu coração aconchegante, e que fizesse dele moradia. Sempre esperei, e também desejei, alguém que me completasse, me aguentasse, e me transbordasse. Alguém que me trouxesse paz, que me trouxesse amor! Deus atendeu o meu pedido, me dando uma única coisa, mas, que iria satisfazer todos os meus desejos… Deus então, me deu você!
Se não ama, não diga que ama. Aliás, não diga nada, cale a boca e não atrapalhe a vida de quem está em paz. Muitas vezes não estamos esperando nada, mas aí vem o trouxa que diz ‘eu te amo’, e a partir daí começamos a esperar tudo. Isso é errado. Isso é humano. Mas não deveria ser.Estou dizendo isso porque vejo pessoas assim, dos dois lados. Estou dizendo isso porque já se passou comigo. As palavras “pessoa importante” e “decepção” na minha vida, já virou sinônimo.
A vida é simples. Quem complica somos nós, a isso se dá o nome ansiedade. Queremos tudo para “ontem” e, quando esse “ontem” não acontece, nos revoltamos, nos desesperamos. Nesses momentos, não adianta a fé que dizemos ter, não importa a religião que sigamos. Sempre nos esquecemos que aquilo que julgamos ser importante em nossas vidas, para o plano espiritual não é. O dia que tivermos fé, realmente, que entregarmos nossas vidas nas mãos de Deus, tudo passa a dar certo, e as coisas realmente necessárias para o nosso aprendizado começam a acontecer.
A vida é como um eco, o que ela reflete são consequências do que emitimos. Se você não está satisfeito com o que está recebendo, procure analisar o que está emitindo. Não cobre nada, faça! Seja um exemplo! Ninguém muda com cobranças ou com críticas, mudam com exemplos. Reflita tudo o que já passou na vida, você foi uma pessoa feliz? Você é uma pessoa feliz? Você está satisfeito consigo mesmo? Se a resposta para essas perguntas for simplesmente "não" então trate de correr atrás! Abra seus olhos e se dê conta a vida passa rápido! Então não deseje, porque desejo é uma vontade, é um pedido e você não deve depender e esperar somente dos dos outros. Sonhe e realize! Se encontre, se ame, se vive, se aproveite! A vida é só uma e dura muito pouco para se preocupar com o que os outros vão falar ou pensar, então faça tudo o que tenha vontade de fazer: ame, chore, brinque, pule, abrace, corra, conheça coisas novas, pessoas novas, tenha atitudes novas! Renove-se, descubra-se, recomece diariamente para ser feliz, a cada novo amanhecer é uma nova chance para renascer!
Na vida você sempre terá opções sobre pessoas que gostam de você e querem ficar ao seu lado. Sobre estas pessoas: analise, perceba e finalmente escolha a que julgar melhor. Não vá pelos gostos, não vá pelos pontos ruins, desfrute do que elas têm de bom para te dar. Nunca perca uma amizade que começou, nunca deixe de falar com quem você gosta e com quem te faz rir. Um amigo ou um amor de verdade nunca esquecerá o quão é bom ter você ao lado dele. Sabemos que nenhum relacionamento é eterno, mas no nosso coração sempre ficam mágoas e lembranças de quem você gostou, de quem você amou e de quem amará. Se tiver duas mulheres em sua vida, ou dois homens, os quais te amam, faça o que foi colocado acima. De jeito nenhum, diga NÃO aos dois sem ao menos conhecê-los. O que você escolher terá sorte e o seu amor perfeito. E o que não te interessar? Ele vai ficar triste? Sim, ele vai ficar triste. Mas nunca perca sua amizade e carinho por ele. Ele demonstrou amor por você, teve afeto, te fez rir, fez de tudo para te agradar e tudo isso para ter você...Por que não ter uma amizade com ele? Coloque-o na sua vida. Saia com ele. Divirta-se com ele, sejam idiotas, sejam felizes.
"Não quero pensar no amanhã sem você, quero sentir em cada anoitecer de minha vida a sua presença em todos os meus sonhos, quero sentir ao despertar destes sonhos que a saudade será somente dos momentos felizes em que passamos juntos, quero poder sentir o meu coração acreditar que o sentimento de angustia do passado já não me atormenta mais e acerteza de que o presente é simplesmente uma passagem."
Procure sempre olhar para a vida como ela é e não como você gostaria que fosse. Aceite sempre as pessoas pelo que elas são, e não pelo ideal que você criou. Viva e deixe viver, tal como as coisas são, sem pretender forçar ou modificar coisa alguma. Observe a existência ao invés de criar idealizações. A verdade é o que é, assim como a vida não pode ser aquilo que esperamos que ela seja. Olhe as coisas sem querer que seja diferentes; escute a natureza e a vida. Contemple a eterna benção e frescor do estar presente, a graça desse simples momento.
A vida é como a luz e a escuridão, a luz são os seus sonhos e a escuridão é o trajeto que você vai ter que tomar até a sua luz, mais quando você parar de acreditar na sua luz você só vai conhecer a escuridão e então sua vida terá o mesmo sentido que a da maioria, de tenta passar uma nova luz para seu primogênito fazendo você ir para escuridão, esquecendo que sua luz ainda brilha dentro de você.
Uma das piores coisas que você pode fazer na vida é se contentar com a mediocridade. É muito mais fácil seguir o status quo do que tentar fazer uma mudança. É por isso que você pode se deparar inesperadamente com a triste constatação de que seu tempo passou. O mesmo vale para o desânimo. Então não desista. Continue tentando.
É engraçado como a vida toma um rumo, um dia você está triste, e outro está sorrindo, sem motivos. Você pensa que aquele amor é pra sempre,mas quando você menos percebe o pra sempre acaba, você ver uma amizade se acabar por motivos bobos,e uma começar com motivos ótimos. Você chora de ri, e chora de tristeza, a felicidade chega, e vai embora no outro dia. Aprenda, sentimentos ruins não são eternos, sentimentos bons, vão embora, e marcam sua vida. A lei é essa, ou você segue o ritmo da vida, ou você se perde nessa dimensão. Ou você ri hoje, ou amanhã,talvez você não terá oportunidades. O que você tem pra fazer, faça agora, o tempo ajuda, esperar ajuda, mas nem sempre. O tempo é um enigma, não sente e fique esperando as coisas acontecerem, nada é fácil, a vida não é fácil,ou você aprende agora, ou irá sofrer mais pra frente. A vida está pronta para te derrubar.
A vida muitas vezes nos surpreende com acontecimentos bons e ruins. Não devemos nos desesperar diante da adversidade da vida porque os ventos que muitas vezes nos leva o que amamos, trazem algo que aprendemos a amar. O ser humano tem este poder, de reconstruir o que parecia perdido. É Deus presente em todos os momentos.
Nada na vida é por acaso, tudo tem sua razão, nada acontece apenas por acontecer, acontece porque tinha que acontecer, podem ser coisas boas ou ruins. Na vida tem altos e baixos, não podemos exigir apenas coisas boas na vida, tudo tem seu preço. O mundo não está mais como era, pessoas se acabando e acabando os outros, tudo está virando uma confusão, ninguem valoriza o que tem, tudo que vem a cabeça de um ser humano eles fazem sem mais nem menos, sem pensar nas consequências que vão estar causando no mundo, não só no mundo, mas pra ele mesmo, nós como ser humanos, vamos pagar o preço certo pela destruição, mas vai ser muito tarde para pensarmos no que fez e se arrepender! Valorize o que se tem, porque um dia nós não podemos ter nada pra valorizar.
A vida é um sofrimento constante. Alcançamos nossos projetos; afirmamos nossas ideias, mas sempre estaremos insatisfeitos com a nossa condição existente. O que é o homem senão um ser fadado, isolado, ambicioso, mentiroso, falsificado de seu próprio rosto? Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, mas o homem se fez demônio por prazer vontade e desespero!
Passar a vida toda atrás de agradar a todos, e esquecer que o ideal é agradar a si,é como escrever a história da sua vida em branco esperando os outros lhe darem a ideia,o enredo. Viva, corra do comodismo... das certezas... se for pra viver sem aventura, sem descobertas. Não é viver, é ocupar espaço. Cuida! Corre atrás! Você tem que saber o gosto de tudo,da vitória e derrota. E isso vai mudar na tua forma de ver o mundo.
Todas as decisões que tomei na vida me trouxeram aqui. Tudo que vou ser daqui por diante vai ter isso comigo e os pequenos acontecimentos decorrentes disso determinarão outras coisas em outros momentos. E, mesmo quando não estivermos aqui, isso já existiu e uma existência é inteira, absoluta, irrevogável. Tudo que existiu não inexiste nunca mais.