Textos Reflexivos

Cerca de 66390 textos Reflexivos

Como posso ser eternamente responsável por alguém, dando a vida tantas voltas? O eterno é pra sempre e o pra sempre, cá entre nós, é muito tempo. Confesso que sempre que lia essa frase de Exupéry, concordava, mas 'com o pé atrás'. Será que é isso mesmo? Hoje vejo que é. Para ser considerado 'eternamente responsável' por alguém, você deve cativar essa pessoa. Cativar requer entrega, carinho, confiança. Quando você cativa uma pessoa não é necessário que isso seja dito, pois é possível, antes de mais nada: SENTIR, logo quando vão chegando as 4h da tarde. Ser 'eternamente responsável' é muito mais do que ligar todo dia, estar sempre por perto, cuidar o tempo todo. Isso faz parte, mas não é tudo. Você pode falar toda hora, ligar todo dia pra desejar boa noite e logo mais pra desejar bom dia e não ter criado laço algum com essa pessoa. Ou ter criado. Mas o laço tem duas pontas. E é preciso um de cada lado fazendo esforço pro laço não virar simples fita. Puxou, já era. Para sermos responsáveis por alguém, devemos estar bem com nós mesmos, para que a energia que nos envolve no momento de plenitude seja passada para a outra pessoa. Não devemos colocar os problemas dos outros em primeiro lugar. Quando estamos bem o mundo nos sorri e os problemas diminuem. As pessoas são eternamente responsáveis pelas histórias que nos deixaram, pela saudade que aquece a alma quando lembramos de alguém especial em nossa vida. A gente não precisa nem mesmo conversar com essa pessoa todo dia. Eternamente responsáveis são aqueles que compartilham bons momentos (e também os ruins), os que ficam contentes em saber que a pessoa cativada está feliz, não importando onde nem porque, se essa felicidade foi dividida com você ou não. E é aí que entra a melhor e maior definição de amor: "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Assim é o cativar. No final das contas algo simples, mas que requer esforço: Amar o próximo e quere-lo bem além de qualquer coisa. Saber que podem se passar 100 anos e mesmo assim você lembrará daquela pessoa com carinho ou a tratará da mesma forma apesar de. Cativar é quando a gente sabe diferenciar um chapéu de uma jibóia com elefante na barriga. A raposa é só a nossa consciência dizendo o que a gente já sabe.

A dor é parte da nossa vida. A dor é companheira, é preciso saber, encarar como ela vai influenciar ou não na nossa vida. Existe dor que deprime, dor que destrói. Existem pessoas que quando passam pela dor sentem mais garra de reagir. Talvez você tenha sido abatido. Talvez o teu corpo, a tua cabeça, o teu coração não aguentaram a dor que você passou. Mas com certeza Deus quer levantar os seus filhos, quer partilhar a tua dor com as dores dele e mostrar para você que o grande lutador é aquele que mesmo tonto no chão, levanta para continuar a luta. Tem esperança da vitória mesmo depois de um grande empato. Que as dores da tua vida não te derrubem, não sejam um nocaute na tua vida. Mas que as dores, te façam erguer e mostrem o lutador que você é. Mostrem quem te treinou para vida. Mostrem o Deus que se revela em você. Foi por amor que ele se entregou. As chagas dele nos levantaram do chão, nos motivaram a dizer: Eu não sou um derrotado. A tuas chagas de amor, Senhor, por elas pelas feridas que você teve, eu levanto e continuo e aceito toda essa redenção que tu me dás. Muda Senhor a minha vida, muda Senhor a minha história. Que as dores e as derrotas, Senhor, sejam motivos para que eu reaja e encontre a vida nova.

"...nossa imitação de Deus nesta vida - ou seja, nossa intencional, ao contrário de todas as semelhanças que ele imprimiu em nossas naturezas ou estados - deve ser uma imitação de Deus encarnado; nosso modelo é não somente o Jesus do Calvário, como também o Jesus da carpintaria, das estradas, das multidões, dos apelos clamorosos e oposições furiosas, da absoluta falta de paz e privacidade, das interrupções. Pois isso, tão estranhamente diferente de tudo o que se pode atribuir à vida divina em si mesma, aparentemente não apenas se assemelha a ela, mas é a própria vida divina operando sob condições humanas."

"[Algumas pessoas] ao passarem assim sua vida de combates em erros e de erros em arrependimentos, acabam sem que seja possível dizer exatamente que papel desempenharam na terra. Tais seres hão de ser infelizes, sempre oscilantes, sempre indecisos; sua vida inteira consiste em detestar de manhã o que fizeram à noite. Certos de se arrependerem dos prazeres que provam, estremecem ao permiti-los, de modo que se tornam virtuosos no crime e criminosos na virtude"

Na viagem da vida, peguei muitas vezes estradas retas e lá e cá algumas lombadas, mais sempre seguindo em frente, cheguei a me deparar e seguir ramal que não fazia idéia de onde ia dar, e ao rodar nesse ramal, conheci várias pessoas e alguns contra tempo, posso lhe afirmar que hoje em dia sei onde piso e respeito o território alheio, pois na viagem que eu sigo não posso vacilar, não há um estepe ou um macaco pra te levantar... Lembre-se, você que nessa viagem você a fará sozinho, cada um é senhor de seu destino.

Ter que te esquecer foi a decisão mais dolorosa da minha vida, pois não se esquece aquilo que está em você...Se mata. Então vou ter que te matar de mim...Vou virar uma assassina do seu sorriso,do seu olhar,do seu jeito de amar...Vou te enjaular num lugar em mim onde eu possa te torturar melhor, onde possa torturar nossas lembranças...Nossas músicas...Nossas danças...Tecnicamente é só fechar os olhos com força, é só me transportar pra minha mente... É só pensar nos sorrisos que por ti dei, nos olhares que a ti entreguei, nas canções que por ti cantei, no amor que a ti doei...Mas fisicamente dói, a alma reclama, a mente esperneia...É sofrer por algo que te faz voltar a vida...É chorar por estar caminhando ao ponto de partida...E isso machuca, machuca ter que te apagar...Ter que desistir de insistir...Ter que investir em ti anular...Te matar atrairá conseqüências, com você matarei os planos que por ti formei, os sonhos que por ti sonhei, o amor que de ti aprendi...E assim vou matar um pouco do muito de mim...O muito do pouco que de ti há em mim...Matar a chama tua que acende em mim...Matar a vontade de acordar que o muito teu em mim me permite sentir...E aí meu amor se assim te matar o que ao fim de mim irá sobrar?

É engraçado como a vida toma um rumo, um dia você está triste, e outro está sorrindo, sem motivos. Você pensa que aquele amor é pra sempre,mas quando você menos percebe o pra sempre acaba, você ver uma amizade se acabar por motivos bobos,e uma começar com motivos ótimos. Você chora de ri, e chora de tristeza, a felicidade chega, e vai embora no outro dia. Aprenda, sentimentos ruins não são eternos, sentimentos bons, vão embora, e marcam sua vida. A lei é essa, ou você segue o ritmo da vida, ou você se perde nessa dimensão. Ou você ri hoje, ou amanhã,talvez você não terá oportunidades. O que você tem pra fazer, faça agora, o tempo ajuda, esperar ajuda, mas nem sempre. O tempo é um enigma, não sente e fique esperando as coisas acontecerem, nada é fácil, a vida não é fácil,ou você aprende agora, ou irá sofrer mais pra frente. A vida está pronta para te derrubar.

Amor,muitas vezes pensamos ter encontrado,mas na vida havera tantos que quando realmente encontrarmos será como se nunca antes tivessemos amado,pois será tão magico e verdadeiro.Eu sei que hoje o amor para mim é algo que não me traz felicidade,eu sofro por acreditar de mais,por amar de mais que um dia me enganou e engana,eu não aceito esse sofrimento,mas não faço nada para não sentir,e com esses erros tento aprender a ser feliz sem ninguém apenas amando a mim mesma.

A loucura é uma necessidade das pessoas pela loucura que a vida é, no entanto, elas reprimem essa vontade de serem loucas e vivem num estado estóico inconsciente para se mostrarem normais. Por esse motivo elas vão se refugiar na igreja, que é um espaço aceito para extravasar essa vontade: para rodar, gritar, enrolar a língua, elevar os braços a um céu vazio, chorar, conversar com o inanimado; enfim, se livrar do acúmulo de loucura para voltarem ao mundo da razão.

Dizer que não te amo seria me enganar e cansei dessas enganações que existe em minha vida. Sim eu amo você e não escondo de ninguém, mas também não é por isso que vou ficar me humilhando, eu cansei de me humilhar por alguém que não me da valor. Eu ainda te quero, mas não posso mais viver só pra você, cansei de me deixar em segundo plano pra alguém que me vê como opção. Sinto saudades de te ter ao meu lado, mas não posso viver do meu passado porque eu cansei desse passado que só me fez sofrer.

O mais importante do viver é que a própria vida se encarrega de colocar as pessoas certas nos caminhos certos, È só esperar, jamais sair por ai procurando por algo que já está escrito em algum lugar do nosso futuro. Se não chegou até agora, quando mais precisar, chegará. Como alguém que embarcou no trem do destino e nunca conseguiu descer em estação alguma.

Algumas vezes na vida - só algumas vezes, é necessário arriscar. Dar o primeiro passo sem pensar no resto da estrada, acelerar o carro tão rápido que não possa parar na próxima curva, entrar de cabeça em alguma coisa sem ao menos pensar no que pode rolar, fazer pelo menos uma, ou duas coisas sem pensar nas consequências, mas mesmo assim fazer, porque é aquilo que você realmente quer naquele momento.

E aprendi o que é óbvio para uma criança. Que a vida é simplesmente uma coleção de pequenas vidas, cada uma vivida um dia de cada vez. Que cada dia devia ser passado a procurar beleza nas flores e na poesia e a falar com os animais. Que um dia gasto a sonhar acordado, com pores-do-sol e brisas frescas não se pode melhorar. Mas, acima de tudo, aprendi que a vida consiste em sentar-se em bancos junto a regatos antigos com a minha mão no joelho dela, e às vezes, nos dias bons, a ficar apaixonado.

Noah Calhoun
SPARKS, N. O Diário da Nossa Paixão. Lisboa: Presença, 1999.

Nota: Frase do personagem do livro "Diário de Uma Paixão" de Nicholas Sparks.

...Mais

Na vida nós temos muitas decepções, ficamos de luto e ficamos em festa, mas nós só temos certeza de uma coisa: Que um dia nós iremos embora desse mundo deixando coisas e pessoas para trás. Por isso e por outras coisas que vc nao deve desperdiçar as oportunidades e nem baixar a cabeça para as dificuldades porque só vc sabe o que vc passou todo esse tempo...

Quantas vezes nós desistimos logo de cara sem nem ao menos dar chance para a vida, quantas vezes fechamos os olhos por um longo tempo e quando acordamos tudo esta virado, errado, machucando? Mas, essa ainda não é a hora de desistir porque se chegou até ali, bom, com certeza vai pra frente. É nesse momento que se deve dar a chance, é nesse momento que se deve juntar toda força interior e irradiar coragem e seguir, mas seguir com objetivos e fazer acontecer, não esperar "pra ver no que dá". Enfim, lutar ainda é a maneira certa de vencer, e permitindo com que lutem contigo ainda é a melhor maneira de se surpreender! Afinal, quem não sabe que a lagarta um dia vira borboleta?

Um dia chegaremos a conclusão que com a vida não se brinca e que com doença não vale apena brincar ou procurar , afinal um dia ela cai sobre você e talvez diga ao mundo adeus . Então viva cada momento , cuide de sua vida pois quando querer cuidar da sua já estará dominada por outra , esquece o que passou pois amanhã só á Deus pertence e jamais se esqueça que a sua vida não será pra sempre !

Meu existencialismo é uma percepção de fatos, sentimentos e vida. Pois ter vertigens é comum, e necessidade. Minha vida é um júbilo, um dogma. Pois tenho tudo dentro de mim e tudo a oferecer. Minha intrepidez é um chão, seja qual for seu sustento, às vezes demasiado ou inconcebível. Por pouco me encontro perdulário, austero, mas na maioria sou incólume e feliz. Fracos e penosos são aqueles que fazem da vida uma mazela. E felizes são os que vivem vislumbrando, com uma pitada da pureza de uma criança.

Amigos são aqueles que estão ao seu lado em todos os momentos da sua vida para sorrir e chorar, para aconselhar e brigar, para viver ou até preciso morrer com você, amizade é aquela mais pura, sincera, verdadeira essa sim é a amizade q eu sonho um dia em ter de você, só lamento não poder ter recebido todo aquele carinho e consideração que esperava em troca de tudo o que já fiz por você e que se precisar ainda faço e farei mesmo com esse nosso afastamento por conseqüências de nossas discussões, brigas e desavenças, só que me decidi que o melhor a fazer é respeitar suas escolhas e opiniões e é por isso q venho me afastando pelo simples fato de você ter ao seu lado aquelas que pra você são essenciais e se acha isso então não tem porque ter a minha amizade certo? Então resolvi que serei sua amiga de longe pode não ser a mesma coisa que antes mais sei que pelo menos estarei aqui pro que você precisar independentemente de tudo e de todos, tem as suas amigas que precisa e eu tenho as minhas e os meus que preciso, só queria que você fizesse parte dessa minha lista de amigos que preciso, mais como disse respeito sua decisão foi muito difícil eu aceitar que seria desse jeito mais não posso ir contra a natureza, é melhor assim que ao menos guardo boas lembranças dos tempos que passamos juntas, dos risos, dos choros, dos conselhos e das brigas, de cada palavra dita , cada lugar que passamos, pode ter certeza que cada momento que passei com você foram momentos únicos que eu jamais esquecerei , apesar de tudo, ainda gosto de você e a considero muito ainda. ! Só quero que saiba que sempre estará em meu coração e que jamais em momento nenhum sairá de dentro dele pra nada entrou na minha vida e a deu mais um novo sentido e que foi uma das melhores coisas foi tê-la em minha vida e que em momento nenhum eu me arrependo de nada do que fiz por você e com você, são sentimentos únicos e verdadeiros que não morrerão jamais nem que passe um dia, um mês um ano ou até mesmo um século ficará aqui no meu coração guardado comigo em todo o meu viver é isso que queria que soubesse que ainda por cima, acima de tudo te adoro ainda.! Beijos.. !

A gente se encontra, perdemo-nos, nos encontramos de novo e tudo isso no acaso da vida. Mas quando for o momento certo, nos reencontraremos, e dessa vez não haverá partidas nem desencontros, e será segundo Vinicius de Moraes “Que não seja imortal (...) Mas que seja infinito enquanto dure.” Ou apenas será assim, como sempre foi, será como tiver que ser.

Pessoas inesquecíveis e momentos incomparáveis de Sabino, e a vida vista de longe enteatra-se de maneira bela, simples, e engraçada como diria Chaplin, e as boas amizades torna-se o amor de Mário Quintana, e ao sentir o vento passar lembramos como a vida vale a pena, desde o nascimento de Fernando Pessoa, e o sentido das coisas resumem-se em uma verdade inventada pelo homem de Clarice Lispector, e Shakespeare inventa sua verdade ao falar de amor tomando a voz dos deuses e embriagando o céu de harmonia, e a tal felicidade quando é sem motivo acaba se tornando a mais autêntica nas mãos de Drummond, e em cada manhã nasce a rosa na face do poeta confesso que é Leminski, de um amor que se torna um Deus, e as palavras romantizam e dão asas ao anjo de Saramago.