Textos Reflexivos

Cerca de 66340 textos Reflexivos

Os prazeres da carne

estão sufocando o tempo das pessoas para com Deus. Muitos estão sendo mais amigos dos prazeres que amigos de Deus. Poucos estão orando, poucos estão meditando nas escrituras; o amor estar se esfriando e a fé sendo sufocada na vida de muitos. Mas Deus nos convida a ter intimidade com Ele. Devemos sermos fortes e lutarmos sempre contra o nosso "EU", e procurarmos atender este convite que Deus nos faz dia após dia:

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

2Crônicas 7:14

Certo dia o discípulo se aproxima do Mestre que caminha calmamente e pergunta: Quando me tornarei um Mestre?
O Mestre, sem ao menos olhar o rapaz diz: não sei.
O discípulo impaciente insiste, buscando irritar ao Mestre: E quando se tornou um Mestre?
Novamente, sem ao menos virar-se em direção ao discípulo, o Mestre responde: Não me lembro.
O discípulo já irritado grita: E como sei que é um Mestre de verdade?
Então o Mestre volta-se ao rapaz finalmente, fixa seu olhar no discípulo e diz: Somente um Mestre é capaz de reconhecer outro

Um brinde ...
A todas as vozes que desaprenderam preces, ou mesmo que jamais aprenderam.
A todas as solidões individuais ou partilhadas, gritadas, colhidas ou caladas, nos corações e nas almas.
A todas as buscas que levaram a encontros, perdas ou abandonos.
A todos os silêncios de gestos e palavras que encobriram impossibilidade, refúgios, medos ou
ausências.
E, principalmente, aqueles que disseram mais do que palavras.
A todos os braços e abraços que acolheram, aqueceram e ampararam, nos momentos em que a perda já parecia certa e o abandono das forças de luta era aparentemente a única possibilidade de resposta.
Aos sorrisos esboçados ou assumidos que coloriram os rostos e enfeitaram o mundo.
A todas as crianças crescidas e pequenas que viveram momentos de descoberta e
não morreram para o aprender.
A todo o Amor que nasceu e morreu, mas que teve seu espaço de cor, força e brilho nas faces, corações e corpos.
A todas as músicas e versos que os artistas, ou não, exprimiram com suas emoções e nos ajudaram a compreender e comunicar melhor as nossas.
A toda voz ou carícia que não se negou, que ouviu o apelo e respondeu com sua existência, sua expressão sua proximidade.
A todas as orações desesperadas, suplicantes ou agradecidas.
A todos os "becos sem saídas" que deram em novos caminhos e em outras possibilidades.
A todos os desesperos que tiveram a grandeza de pedir ajuda e dar a enorme descoberta de serem conhecidos na partilha e no calor de um olhar, talvez perplexo, mas acolhedor.
A toda a vida que se omitiu ou ousou, que se transformou ou paralisou no tempo do medo.
A todo o medo que a coragem permitiu viver, e que a força não deixou que imobilizasse o gesto, e levou aos passos mais adiante e aos caminhos mais além de antes do ontem.
A todos aqueles que, disponíveis para o novo, o invasivo, o ensaio, percorreram com seus olhos linhas como estas somando as nossas, as suas vivências, indagações e descobertas e fazendo com isto que amontoados de palavras se vestissem de significados, dedico esta mensagem como uma liberdade de aproximação e um enorme desejo de que a busca de cada um não cesse nunca, seja ela qual for, por mais que mudem as respostas ou que por vezes, nos desanime a ausência delas.
Um brinde aos encontros, que neste espaço de vida, puderam acontecer...
Um brinde a vocês ...

PROJETOS DE VIDA (TEXTO)

Meus projetos de vida, não são escolhidos aleatoriamente como se fossem descartáveis a cada dia, cada hora. São projetos pensados, repensados. E nunca os escolho por serem bonitos, fáceis, agradáveis. Meus projetos são ousados, estudados paulatinamente de acordo com a necessidade do meu ser. Aí, diga-se de passagem, nessa trajetória, nem tudo posso me permitir, exceto àquilo que almejo alcançar. E, preferencialmente nada consiste no estável, no pré determinado, no presumível.
Às vezes para alcançar esses voos, preciso descartar conveniências, estabilidade, ideias divergentes, que certas vezes tentam me desviar do foco, da determinação. Mas, não me deixo dominar facilmente... Se preciso, extrapolo dificuldades usando como principal argumento algo chamado persistência.
Persista naquilo que almeja seus sonhos, sua vida. Lute contra todas as contradições impertinentes. E, sempre que puder, busque um novo desafio, uma nova conquista. Porque viver é algo mais intenso e marcante do que possamos imaginar!

Sobre a morte e o morrer
O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de um ser humano? O que e quem a define?
Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mário Quintana: "Morrer, que me importa? (...) O diabo é deixar de viver." A vida é tão boa! Não quero ir embora...

(Trecho do Texto publicado no jornal “Folha de São Paulo”, Caderno “Sinapse” do dia 12-10-03. fls 3. Fonte: Projeto Releitura)

Se esvaziar.
As vezes a vida pede, as vezes o corpo pede, as vezes o coração suplica... Se esvazie.
Deixe as tristezas, as frustrações, o sentimento de derrota e fracasso partirem. Acredite, já passou!
Você não precisa mais sofrer, você não precisa mais ser triste, realmente acabou.
Independente do tamanho da perda, independente do que sobrou de você, acredite são novos tempos.
Perdoe a você mesmo, pelos erros que acha que cometeu, pelas chances que acha que perdeu, pelos abraços ou beijos que acha que deveria ter dado, já passou.
Seja o que for que tenha acontecido, já aconteceu, é passado. Passado não volta, passado ninguém muda. Acredite...Já passou.
Abra as janelas de sua alma, abra as portas do seu coração, deixe o presente entrar, deixe a vida te encher novamente.
Acredite sempre é tempo de viver, de aprender, de amar, de recomeçar!

ONTEM FALTOU ENERGIA

Ontem faltou energia...

E sem opções, as pessoas saíram de suas casas. Elas conversavam, riam, interagiam… crianças brincavam como se não houvesse horário para entrar.

Ontem faltou energia…

E encontrei vizinhos que há tempos não via e conheci outros que nunca tinha visto.

Ontem faltou energia…

E consegui olhar para um céu tão iluminado e ver estrelas que não lembrava sequer que existiam.

Ontem faltou energia…

E na escuridão da noite consegui enxergar uma vida que eu nunca mais tinha visto. Sem celulares, cobranças, ansiedade e até mesmo sem violência.

Quando a energia voltou… ouvi gritos de alegria, vozes de despedidas e, alguns minutos depois, o silêncio prevaleceu… todos novamente em suas casas, com seus WiFis, com suas mensagens acumuladas, com suas fotos não postadas, com suas solidões e depressões disfarçadas e com muitos momentos, dos outros, para "Curtir".

Ontem faltou energia… e por algumas horas, a vida voltou.

Eu acredito que ninguém já nasce com uma razão de vida. Creio que… Essa razão seja algo que as pessoas têm de encontrar por si próprias. Uma razão por termos nascido. Uma razão para continuarmos aqui. Uma razão de viver. Todo mundo precisa procurar e decidir quais são suas razões. Talvez elas estejam num sonho. Talvez num trabalho. Ou quem sabe em alguém.
(Tohru)

Na vida me importei com muitas coisas, e deixei de me importar com outras que eram indiferentes à primeira vista, e que não fazia sentido se importar.

Hoje as que mais importavam não tem significado, enquanto as que não faziam sentido, fazem toda diferença.

Logo percebi que bens materiais são coisas, quem você é importa à quem realmente gosta de você, e que um amOr de verdade é melhor do que amores passageiros.

Aprendi com você Vida.

A vida acabou, no instante em que você partiu o mundo parou.

No silêncio, só o som das batidas aceleradas do meu coração, me endureciam.

Nada mais vi, pois copiosamente meus olhos lacrimejavam, a voz não saía presa por um soluçar constante, florido de angústia e dor...

Quando a porta bateu, como expressão mais triste da despedida onde nada mais restou, a não ser as lembranças dessa nossa história de amOr.

Todas as coisas de que fala a ciência, seja ela qual for, são abstratas, e as coisas abstratas são sempre claras. De sorte que a claridade da ciência não está tanto na cabeça dos que a fazem como nas coisas de que falam. O essencialmente confuso, intricado, é a realidade vital concreta, que é sempre única. Quem seja capaz de orientar-se com precisão nela; aquele que vislumbre sob o caos que apresenta toda situação vital a anatomia secreta do instante; em suma, quem não se perca na vida, esse é de verdade uma mente lúcida. Observai os que vos rodeiam e vereis como avançam perdidos em sua vida; vão como sonâmbulos, dentro de sua boa ou má sorte, sem ter a mais leve suspeita do que lhes acontece. Ouvi-los-eis falar em fórmulas taxativas sobre si mesmos e sobre seu contorno, o que indicaria que possuem idéias sobre tudo isso. Porém, se analisais superficialmente essas idéias, notareis que não refletem muito nem pouco a realidade a que parecem referir-se, e se aprofundais na análise achareis que nem sequer pretendem ajustar-se a tal realidade. Pelo contrário: o indivíduo trata com elas de interceptar sua própria visão do real, de sua vida mesma. Porque a vida é inteiramente um caos onde a criatura está perdida. O homem o suspeita; mas aterra-o encontrar-se cara a cara com essa terrível realidade, e procura ocultá-la com um véu fantasmagórico onde tudo está muito claro. Não lhe interessa que suas "idéias" não sejam verdadeiras; emprega-as como trincheiras para defender-se de sua vida, como espantalhos para afugentar a realidade.

Homem de mente lúcida é aquele que se liberta dessas "idéias" fantasmagóricas e olha de frente a vida, e se convence de que tudo nela é problemático, e se sente perdido. Como isso é a pura verdade - a saber, que viver é sentir-se perdido -, quem o aceita já começou a encontrar-se, já começou a descobrir sua autêntica realidade, já está no firme. Instintivamente, como o náufrago, buscará algo para se agarrar, e esse olhar trágico, peremptório, absolutamente veraz porque se trata de salvar-se, lhe facultará pôr ordem no caos de sua vida. Estas são as únicas idéias verdadeiras; as idéias dos náufragos. O resto é retórica, postura, íntima farsa. Quem não se sente de verdade perdido perde-se inexoravelmente; é dizer, não se encontra jamais, não topa nunca com a própria realidade.

O Eu Sou

Como ROSA de um jardim foi desarraigado.
Como LÍRIO DOS VALES foi cortado.
Como HOMEM de dores foi pisado por aqueles que no jardim andavam desatentamente.
Como CAMINHO mostrou aos homens a verdade, mas eles não o compreendeu.
Como OVELHA muda foi sacrificada sem postergar.
Como INOCENTE foi ferido sem motivo algum.
Como AMOR nos mostrou a face do grande EU SOU.

Não deixe para depois...

Não deixe escapar da sua vida, aqueles que te amam e não deixe partir aqueles que alegram o seu coração.
Não deixe silenciar o riso espontâneo que faz seus olhos iluminar e que desperta em você a vontade de gargalhar.
Não deixe o amor esfriar para perceber que você fez uma escolha errada.

Então não deixe o amor partir...

Você não sabe quando sentirá novamente a alegria de amar.

Não deixe o calor de um abraço apertado e que faz seu coração forte bater de você se perder. Pode ser que você nunca mais tenha a oportunidade de sentir o pulsar desse coração junto ao seu e tampouco o prazer de viver esse momento novamente.

Então não deixe escapar o prazer de viver esses momentos...

Não deixe escapar a oportunidade de um beijo roubado, do abraço que ficou suspenso no desejo de um olhar ou "eu gosto muito de você" que ficou preso na garganta e que nunca foi pronunciado.

Então não deixe o silêncio te dominar...

Não deixe de curtir os momentos em família, aproveite ao máximo a companhia das pessoas que fazem a diferença na sua vida. Abasteça seu baú de recordações, transforme cada fato importante em um momento memorável e entregue-se aos momentos lado a lado de quem te faz feliz.

Não deixe a saudade forte bater para sentir a falta de alguém que um dia foi muito importante para você.

Então não deixe esse alguém partir, sem saber que era importante para você...

Não tenha medo de viver uma paixão, não tenha medo de amar e principalmente não tenha medo desse amor viver.
Viva cada etapa dessa paixão e aproveita os momentos ao lado de quem faz seu coração forte bater.

Entrega-se a tudo sem medo ou reserva.
Seja feliz pelo tempo que dura!
Amanhã tudo pode acabar.

Então não deixe de amar...

Não espere o tempo passar para descobrir que você nada fez da tua vida, que você não se permitiu ser feliz ou que passou o tempo correndo atrás do vento.
Não espera não ter mais saúde ou habilidades para descobrir que você não realizou seus sonhos.

Comece hoje e não deixe para amanhã.
O amanhã você não sabe o que tem reservado para você.

Então não deixe a vida diante de você passar...

-
27/09/2019

Tudo aconteceu tão abruptamente,
Como um último canto em lamento.
Tão rápido, tão de repente,
Que, o que era certeza, virou momento.
E os sonhos finalmente surgiram em êxtase.
Os sorrisos, em desatino.
Que meu coração desta vez não se atrase.
E que o destino se faça presente,
Quero tudo que a vida tem a oferecer.
Do antigo ao mais recente,
Com a fome de viver esses momentos, sem me arrepender.

►Esquecimento Árduo

Eu a deixei, senhor
Não estava mais suportando a dor
Meu coração gritava diariamente por socorro
Mas, ao tempo em que ele queria desistir,
Ele criava motivos para persistir
Não sei o que sua santidade planejou,
Mas, ela fora a deusa que em meus sonhos deitou-se
E, o senhor sabe bem das minhas lágrimas
Sabe bem das noites claras,
Que fiquei esperando suas mensagens.

O senhor sabe o quanto chorei
O quanto solucei para manter um semblante,
Calmo, tranquilo, como um monge
Mas, por dentro, me encontrava despedaçado,
Visto somente em relance.

Por que o senhor me fez assim?
Escrevo dedicatórias quando por alguém estou afim
Escrevo depressão quando estou sozinho
O tempo passa diante de mim, e,
Junto dele, as lembranças da amada
Daquela que decorava minha imaginação mais adorada
E que hoje, me maltrata em sonhos lúdicos
Que me abraça em devaneios tão lindos e únicos
Por que, senhor, eu continuei, mesmo em desconfiança?
Por que, após a mágoa que sofri, desejei as alianças?
Por que eu a desenhei em textos de vulgo “dama”?
Por que ela não se desprende de meus pensamentos?
Nem mesmo um dia sequer da semana?

A morte não é um ponto final nem a solução pra tudo.
Até pq se compararmos nossa vida com uma árvore, vemos que existem estações diferentes e nem sempre haverá flores, bons galhos, mas quando é a hora de trocar de vida pra começar tudo melhor, ela deixa cm q suas folhas caem e talvez pra vc ficar bem dnv talvez só falta isso.
Deixar com que tudo que te faz mal ir embora e começar dnv a viver coisas diferentes do q vive hoje.
Eu tirei muita gente tóxica da minha vida, inclusive muitos familiares, achei q fosse me doer muito, quando logo fui ver que foi menos doloroso do que viver tudo que estava vivendo cm eles opinando sobre tudo...
Apenas os perdoei e segui minha vida

Não há começo e não há fim.
Há apenas ilusão e inconsciência.
A inconsciência do todo nos faz cegos, limitados.
O tempo não é um recurso, não se pode "ter tempo".
Tempo não é estocável, um bem, não é plausível.
Não se pode ganhá-lo nem perdê-lo, apenas senti-lo.
O tempo é uma constante eterna (e interna), uma dimensão infinita da existência. Um plano de expressão do universo.
O que passa por ele; alegrias, erros, histórias, amores, conflitos, vidas, são expressões transitórias e efêmeras da mente de cada ser vivente, da cada usuário do tempo.

O tempo está para mente, assim como a arte está para o artista.
O tempo é sua obra.

Olá, doce Encanto, boa tarde!...
Esta é uma singela ode que faço a você, pessoa, para mim, simples, amiga, sincera, doce e especial...
Aliás, é por pessoas como você, que muitas vezes os dias mais tristes e tenebrosos se tornam iluminados e inesquecíveis...
É em razão de pessoas iguais a você, que a vida, ainda que sofrida e triste, se faz desejada, querida e intensamente vivida...
É, por fim, em face de pessoas iguaizinhas a você, que o aroma enebria, o olhar encanta e o sorriso conquista, tornando os nossos dias mais cheios de amor, felicidades e (incontáveis) alegrias...
Que bom que você existe neste mundo e eu, venturosamente, posso, com todas as letras e cores do arco-iris, chamá-la de Amiga!...
Ah, sim, será que reparou que todo esse este teatro, todo este rodeio e toda esta encenação é apenas para, no final das contas, dizer que te amo (KKK)?...
BJS no seu coração!...
XRS

⁠"Nunca esqueça daquele tempo em que você não tinha nada além da sua vontade e a fé de um dia chegar até lá onde residem seus sonhos.
Não porque isso possa ser ignorado, mas por revelar algo essencial que por vezes passa despercebido nesse processo, a chama da esperança que sempre alimentou a energia das suas ações e nunca te deixou desistir no caminho."

⁠⁠A vida é um poema,
Escrito com metáforas
Que entrelaçam as almas
Necessitando de calma

Não vale a pena sofrer por amor
Não vale a pena sofrer por frustrações
aos cantos, para no final sentir dor

É verdade que tudo na vida passa
Em certos momentos, as frustrações
Bem como a felicidade
são curtas como um sonho
Mas é compreensível
os acontecimentos

Pois o mundo é um mundo
de ilusões a onde tudo passa.
O hoje será ontem
O amanhã será hoje
A verdade é que somos menos
que um segundo

Portanto valorize as pessoas
O tempo, a vida, o momento
Desfrute o lado bom da vida,
Contemple os detalhes
E não tenha medo de se entregar, amar e reconhecer seus erros