Textos Reflexivos

Cerca de 66498 textos Reflexivos

O Despertar da Vida

A cada despertar, há algo que lhe faz pensar.
Todos os dias em algum lugar têm que haver alguma razão.
Se algo pode fazer, tem que haver uma intenção.

De tudo, um pouco posso ser. Posso mostrar que sou capaz.
Mesmo estando com os manos daqui, ou com os brothers de lá.
Para tudo a uma causa, e um porém sempre haverá.

Viver a vida é guerrilhar; continuar a viver, é vencer a guerra.
Quem é velho hoje já aprendeu. Ou a guerra venceu, ou se entregou.
Lute. Obstáculos sempre haverá. Também sempre haverá escolhas.

Dúvidas e incertezas vão te complicar, pois infectam sua razão.
Quando estiver a se entregar, pare e pense com o coração.
Já mais desista de um sonho. Sempre pense ser capaz.

Se o que tiver que ser será; Ao menos esteja aqui a ironizar.
Erros e perdas também fazem história. E sábio é o homem...
Quando aprende não só com os seus erros, mas também com os dos outros.

Nada é perfeito. Nada é completo. Aqui tudo faz parte de um complexo.
Sem ordinário. Sem extraordinário. Aqui tudo faz parte de um baralho.
Jogo da vida, mentiras e verdades. Aqui tudo faz parte da realidade.

Aqui de tudo eu faço. Aqui algo tenho o que fazer.
Se hoje aqui não faço nada, foi porque nada escolhi fazer?
Aqui de tudo eu tenho aqui não tenho nada.

Inserida por danmgil

A vida eh uma lição
um dia a gente cresce e conhece nossa essência, e ganha experiência, e aprende o que é raiz então cria consciência !

                      •••

Inserida por nanssy01

Apenas quando existe um problema na sua vida, apenas quando algo não dá certo pra você... É que você vem me procurar. O problema é que você jura que eu sou uma caixinha onde você deposita todos os seus problemas, e quer sempre a minha ajuda para resolvê-los. Você sabe, eu nunca te neguei um ombro meu. Mas o problema é que eu cresci como tal, e percebi que não temos mais nada haver.
Sabe, eu acho que na verdade isso foi sempre o que você quis escutar, ou melhor "queria" escutar, naquele tempo em que eu fazia de tudo pra te encontrar, e claro, sempre às escondidas!
Pobre coitado, assim que hoje eu te defino. Eu te conheço muito bem, talvez melhor que sua NAMORADA, e sei que você irá sofrer muito mais que eu. Debaixo dessa sua casca grossa existe um homem muito sensível, coisa que poucos conhecem! Eu já cansei de ser apenas uma opção para você, eu já me cansei de dar satisfações da minha vida para um alguém que não tem direito algum sobre mim!
Já te amei de mais, já chorei demais por você, já me humilhei demais, já esperei demais uma decisão sua, pena que o jogo virou baby, quem esta no comando agora sou EU. E agora eu acho bom você se contentar apenas com um FALSO sorriso meu, QUANDO eu estiver afim, é claro! A culpa é SUA se você não foi homem suficiente pra fazer meu coração feliz! Mas pra algo você serviu, eu aprendi com você a ME AMAR e me colocar sempre em primeiro lugar.
Mas sabe qual foi todo o problema? Você achou que eu ficaria sempre aos seus pés. Aí é que você se enganou, por que hoje quem sabe dos meus segredos, é OUTRA pessoa. Hoje quem me cala com um beijo, é OUTRA pessoa. Hoje quem passa uma tarde comigo sob o brilho do sol, é OUTRA pessoa.
E eu te avisei, agora eu SÓ LAMENTO.
Mas perfeito seria se eu estivesse mesmo feliz. A decisão foi tomada, eu sei.
E eu sei também que naquele dia eu te amei como se fosse à primeira vez, por que eu sei que outra chance de te amar não haverá. E essa foi uma decisão minha!
E não adianta você vir me culpar, dizer que se não fosse essa minha decisão hoje estaríamos felizes, porque não estaríamos.
Ainda me resta uma esperança de ser feliz, um dia, quem sabe.

Inserida por AndressaSampaio

13ME

A vida às vezes nos trás coisas ruins
Nos trás derrotas, barreiras
Nos faz pensar porque aconteceu comigo
E coisas pequenas podem se tornar grande

Quem comemoraria com euforia
Uma vaga em um curso de quatro meses?
Quem comemoraria quatro meses acordando antes do galo
Até parece ser ruim, mais o destino é imprevisível

Ninguém esperava uma 13me na nossa vida
Uma sala que aos poucos se torno nosso lar
Se torno nossa família, nossas alegrias
Verdadeiros motivos para sorrir

Motivos que não se vão com o tempo
Motivos que calaram o dever de acordar cedo e cumprir regras rígidas, com o tempo vão algumas amizades
Mais o tempo não levara com sigo o nosso lar

Nossa musica vai sempre despertar uma 13me
que vivera para sempre Nas cicatrizes dos nossos corações Causadas por amizades, nervosismo, superação, responsabilidade, sucessos, ETC.
Mais a vida nos pregou outra peça

Ao invés de nos deixar curti essa “vipe”
O destino cortou nosso tempo a meio
E antes que choremos por se despedir
Comemoremos a cicatrização da nossa amizade que fico marcada pela falta do tempo, que nos não sabíamos
Mais que durou o necessário para ser eterno.

Inserida por lucasds

"Existem muitos paradigmas em sua vida...ouvi,
sim, sempre existirão,somos imperfeitos e trabalharmos estes paradigmas é o que nos faz crescermos nos ajustando para sermos melhores...
Meu Deus peço,me der a coragem de vencer todos esse paradigmas e me sentir um pouquinho mais livre, sem amarras, simplesmente:feliz...que não seja plena, mas momentos felizes é muito bom...!!!

Inserida por lira2010

Em meio a tantos pensamentos,
Às vezes NADA é o melhor a dizer.
Com a vida bagunçada,
Às vezes NADA é o melhor a fazer.
Entre todas cartas rasgadas,
Às vezes NADA é o melhor a dizer.
As pessoas todas mudadas,
Às vezes NADA é o melhor a fazer.
Entre fazer e dizer,
Às vezes sou convencida de que a melhor coisa é:
NÃO DIZER.

N
A
D
A

NÃO FAZER.


N
A
D
A

Inserida por nanssy01

Dez segredos para a felicidade
1 - Fazer a cada dia um amigo.
2 - Fazer do amor a chave dessa vida.
3 - Saber que é preciso estudar.
4 - Liberdade.
5 - Dar um tempo pro planeta respirar.
6 - Cuidar do corpo para ter saúde.
7 - Cuidar dos bichos com muito carinho.
8 - A cada dia ler e aprender.
9 - Esperança.
10 - Te encontrar e ser feliz só com você!


Inocência, pureza e sinceridade.

Inserida por nanssy01

Às vezes desconfio… Desconfio dos que dizem que a morte é a vida que se finda, sendo ela apenas uma passagem que dará origem a uma nova existência. Eu mesma já morri e renasci tantas vezes em uma única existência, por tantos motivos díspares, que se for enumerá-los perderei muito do tempo que ainda me resta.

Desconfio daqueles que dizem que me amam. Muitos declararam publicamente o seu amor por mim e partiram em retirada sem sequer olhar para trás, como se eu nunca tivesse existido realmente nas suas vidas. Dá para confiar?

Desconfio daqueles que dizem estar felizes, porque os que ainda estão, ainda não são felizes. Ser feliz está longe de ser a mesma coisa. Aquele que está feliz está por algum motivo externo, o que denota total vulnerabilidade; e aquele que é… Ah! Este possui a felicidade que provém da alma e ela já faz parte da sua essência íntima. Não está condicionado, sendo, portanto, a condição e a possibilidade.

Desconfio tanto, que me transformo em intolerância… Desconfio daqueles que se dizem generosos; quem é jamais faz propaganda, como se estivesse vendendo uma imagem. A verdadeira generosidade é a medida do nosso entendimento com relação às pessoas, o que não significa abrir mão dos nossos sonhos em prol de alguém, mas acreditar que esse alguém pode fazer parte deles e nos ajudar a transformá-los em realidade. O sonho é um elo forte entre a realidade e a nossa existência.

Desconfio muito daqueles que se dizem únicos e especiais no mundo, por considerá-los egoístas. Esquecem, porém, que para ser uno é necessário o todo e este só existe por causa das suas partes. E as partes são as heranças deixadas por aqueles que conviveram conosco em algum momento de nossa vida. Por isso pergunto: E aí, onde está o ser único? Ninguém se faz sozinho… Pobres egoístas!

Desconfio dos amores impossíveis, dos sonhos impossíveis e daqueles que dizem que nem tudo é possível, por considerar que na vida tudo é possível desde que haja vontade. Mas também desconfio daqueles que dizem haver possibilidade em tudo; a vida é cinqüenta por cento, o que significa que eu tenho cinqüenta por cento de chances de dar certo ou não. Neste caso há igualdade de condições e eu não posso dizer que a vida é injusta.

Desconfio do destino porque a qualquer momento posso ser surpreendida por ele. E as surpresas não são, necessariamente, agradáveis. Há surpresas boas, ruins e outras piores ainda. Mas, por outro lado, também desconfio da vida estática porque ser surpreendido pelo destino de vez em quando é bom.

Desconfio muito daqueles que dizem que gostam de mim alegando a bondade da minha alma. Pobres tolos! Não se deram ao trabalho de me conhecer! Ninguém é tão bom ou tão ruim. E eu não quero que gostem de mim por isso ou por aquilo.Quero que simplesmente gostem de mim -o que é apenas uma questão de ponto de vista. Aqueles que nos conhecem de verdade sabem reconhecer a bondade, mas não descartam o lado perverso do nosso espírito. E entendem que o ser humano é assim como a vida, cinqüenta por cento… Por isso, desconfio mais ainda dos bondosos demais, dos que sorriem demais, dos que nunca admitem ser tomados pelos sentimentos. Isso é só aparência; e há ainda os que são enganados por elas. Desconfio, sobretudo, por acreditar que os bondosos demais, os sorridentes demais e os generosos demais aos olhos dos outros são peritos em varrer toda a sujeira para debaixo do tapete. Prefiro os que choram quando têm vontade, sorriem quando têm vontade e explodem quando sentem o seu coração partido. A raiva exposta é uma das possibilidades de libertação do espírito, e quanto à estes não há engano porque não sabem camuflar as sujeiras da alma…São para mim, seres mais puros, mesmo quando estão com raiva. Quem nunca sentiu o lado perverso da alma se sobrepor a bondade em algum momento, por menor que seja que atire a primeira pedra!

Desconfio daqueles que fazem promessas por saber que nem sempre somos capazes de cumprir o que prometemos. Dificilmente dou conta de cumprir promessas e não prometo nada. Acredite em mim quem quiser!Do mesmo modo desconfio de juras de amor, de amizade e de fidelidade. Amor, amizade, fidelidade existem em si e são comprovados por meio de ações e não de palavras…

Desconfio muito dos que esquecem o passado, pensando viver plenamente o presente, sem olhar para trás. Desconfio por saber que ninguém escreve a sua história pela metade. Uma vida plena depende muito daquilo que fomos e herdamos do passado. Como viver sem lembranças? A memória do passado rejeitada hoje pode ser muito útil na construção de um novo amanhã…

Eu desconfio da verdade e da mentira, do certo e do errado, das regras… Quem segue todas as regras? Quem não burla a lei e a ordem? A única honestidade que conheço é a que tenho com relação a mim mesma e aos meus princípios. Só eu serei capaz de me amar profundamente e de não me enganar; só eu serei capaz de me respeitar acima de tudo, só eu farei o possível e o impossível para ser feliz e não me magoar, embora tenha fracassado algumas vezes. Mas quem não fracassa de vez em quando? Só eu sou em mim na minha totalidade, mas sei que não me fiz sozinha…E ainda assim, desconfio de mim. Desconfio por saber que o meu pensamento de hoje pode se tornar uma contradição amanhã. Por saber que nada é permanente e que tudo é provisório. Desengano? Talvez! Por isso aviso, desconfie de mim! Porque a desconfiança que deposito nas coisas baseia-se somente na minha experiência pessoal e, portanto, só faz sentido para mim.

Inserida por borboleta74

Senhor,

Somos tão egoístas com a nossa própria vida.
A nossa mente se volta para tantas coisas que não merecem a nossa atenção.
Tantas metas inutéis que queremos chegar.
Nossos olhares procuram algo banal para se confortar!

Eu aprendo a cada instante, a cada olhar, a cada palavra vinda de ti,
que o egoísmo é uma falta de humanidade;
humanidade que teriamos que ter todos os dias.
Até quando será que os filhos de sião irão acordar...
Acordar desse pesadelo, acordar dessa solidão...
Até quando?

Inserida por Priscilapereira

Como fui tão abstrata...


Passei grande parte da minha vida...
Totalmente alheia ao que realmente acontecia....
Minha mente era muita abstrata....
E me consumia todo o tempo...
O que acontecia fora da minha mente não importava...
Quando importava era apenas uma forma de me inspirar...
Eu transformava a realidade em algo novo...
Eu via tudo com os olhos da alma...
Nada que existia para mim existia para os outros...
Mas só me importava o que eu via...
Nunca quis deixar de ser abstrata...
Como isso me livrou de tantas dores...
Como isso impediu que eu sofresse...
Tudo o que acontecia eu modificava...
Eu podia tudo...
Podia até mudar o passado...
Isso nunca me doeu...
Me machucou ou prejudicou...
O que doeu foi quando me tiraram esse poder...
Quando me fizeram ver que tudo não passava de uma ilusão...
Como sofri ao ver que toda minha história era apenas fruto da minha mente...
Como me cortou ver as pessoas como realmente são...
Onde estava meu mundo perfeito?
Onde estavam as pessoas boas?
Onde estavam minhas histórias felizes?
Onde estavam minhas alegrias?
Onde estavam minhas amizades sinceras?
Porque fizeram isso comigo?
O que isso importava para o mundo?
Porque me tiraram a única coisa que eu tinha?
Pelo simples prazer de me fazer sofrer?
Ninguém ganhou nada só eu perdi...
Perdi minha identidade...
Perdi minha verdade...
Perdi minha vida...

Inserida por tamygomes

Pés no Chão


Mas eu estava escrevendo uma parte da minha vida mesmo, eu vivia no mundo da lua....
Era melhor antes....
No colégio eles colocavam papel na minhas costas, colocavam o pé pra eu cair...
Dai criei essa fuga em transformar tudo o que acontecia no dia como se tivesse sido diferente....
Minha mente bloqueou os acontecimentos reais....
Só agora depois de 02 anos de terapia é que to lembrando aos poucos dos detalhes.
Não sei se seria pé no chão.
Fugas que nossa mente cria não acabam facilmente...
Depende do momento em que estou vivendo...
Se ta tudo bem, acontece de por o pé no chão...
Agora se começo a passar por situações estressantes,
não que eu recrie, mas é como se minha mente apagasse...
Mas apaga só da memória...
O sentimento que nos causa ainda fica lá.
Por isso só com o tempo pra descer desse tapete voador...
mas tem que ser devagar, bem devagar, passo a passo.
Ano passado qdo tava tudo melhorando passei por outra situação estressante....
Agora que já faz um ano do ocorrido to conseguindo colocar de leve os pés no chão.
Falta só um pouco de firmeza para andar, digamos assim.
É tem muita coisinha nessa minha cabecinha...
Nem sem porque comecei a falar disso com você.
Não costumo me abrir assim.
Sinta-se lisonjeado e desde já agradeço por ouvir sobre a minha dificuldade de colocar os pés no chão.

Inserida por tamygomes

Você tem colorido sua vida??


Como é belo ver o arco íris em suas inúmeras cores.
Cada cor traz consigo um significado único e magnífico.
São tantas cores, tantas lembranças que cada uma nos traz.
Amarelo aprendemos que é a cor do Sol.
Azul a cor do Céu e também do mar.
Este por sua vez também pode ser verde ou da cor de Rio.
Já nascemos em universo colorido,
se for menino é tudo azul,
se for menina é tudo rosa.
Pintamos as unhas e a boca com diversas cores.
Assim como os Índios também pintamos nossos corpos,
seja através da maquilagem, da tintura do cabelo e até
tatuagens que podem ser de várias cores.
Apaixonados colorimos nossos recados com corações vermelhos
e paisagens que nos lembrem o amor.
Nos escondemos ou nos expomos
conforme as cores que escolhemos em nossos guarda roupas.
Cores básicas e "sem vida" ou cores extravagantes e "cheguei".
Misturamos as cores em estampas, listras e misturas indefinidas.
Antes se via o mundo em preto e branco, depois todo colorido.
Mas agora que há opção existem os que achem mais "glamuroso" em P&B.
Brincamos com fotos convertendo suas cores de uma para outra,
fazendo como que um novo retrato de um mesmo instante.
Decoramos nossa casa de acordo com as cores que mais gostamos.
Para alguns certas cores ou todas cores atraem de alguma maneira
(coisas) para nossa vida, uma espécie de energia.
Pinte sua sala dessa cor, etc...
As cores sempre são as mesmas, assim como tudo no mundo,
o que muda é apenas nosso olhar para elas.
Podemos colorir nossa vida com cores que quisermos...
Algumas vezes exageramos no tom e olhar novamente cansa.
Outras não cansamos de olhar, assim como foi bom colorir,
com o tempo fica melhor.
A cor que trazia paz, passa a trazer alegria e boas lembranças.

P.S: E você tem colorido sua vida?
De que cor?
Ou está deixando-a passar em branco?

Inserida por tamygomes

Não adianta você escrever coisas na sua vida, cujo significado não exista. Escreva aquilo que vai lhe ser útil, faça rascunhos, só assim, você saberá o que lhe serve na história da sua vida.
Quando você vê que sua história esta com um bom curso, e que seus leitores estão satisfeitos com seu desempenho e elogiam seu trabalho, vibre; porém se seus leitores não têm a capacidade de entender a sua história, os ignore.
Nem sempre uma boa história tem bons leitores !

Inserida por renatamarinhoo1

Na sua vida, você vai elaborar como quer sua contrução, ou seja, sua vida futura. Você a contrói todos os dias, quer queira, quer não.
Você a deixa de lado, muitas vezes. Você se esquece que precisa parar a sua obra, para ver como andam as coisas. Faça isso com frequeência, arrume alicerces (amigos), faça as coisas como um mestre de obras e se choover, não tenha medo. Corra, faça oq deve ser feito sem medo nenhum de erro. Pois os mais ousados são os que não tem medo de errar, e mesmo quando erram sabem extrair coisas boas e aprendem a não cometer o mesmo erro.

Inserida por renatamarinhoo1

Sobrevivência

Num país que se diz defender o direito à vida
Não se dão oportunidades de trabalho
O primeiro emprego parece ser coisa impossível
Os idosos não tem uma aposentadoria digna
Ou melhor poucos conseguem se aposentar.
Como se falar em direito à vida sem que ao menos
Os cidadãos tenham direito a uma boa alimentação
A ter um trabalho para que possam não depender de bolsas públicas
Que na verdade não passam de cala-bocas
Ou migalhas de conformismo
Para que os mesmo que hoje choram
Nas eleições desabrochem um inocente riso
Das falsas promessas dos que se dizem sentir
Se sensibilizarem pelos fracos e oprimidos?
Como viver bem num país onde a carne custa R$17,00
Gasolina quase r$3,00 e o salário não sustenta nem se quer 15 dias do mês?
Viver bem todos querem, desejam, mas poucos conseguem
Pois o pouco de direito que temos, nos tiram, como se tiram um filho
Do colo da mãe, a força sem se importarem com choros ou piedades.
Mas lá de cima, há o verdadeiro núcleo da verdade, que está vendo e cobrará
Daqueles que se aproveitam desse humilde povo que ele colocou aqui na terra Sem distinção de cor, raça, ou credo religioso.
E tenham certeza o preço será muito alto, porém digno do que cometeram.
Mas nós como brasileiros, nunca devemos desanimar, mesmo com estes Crimes sociais da minoria que se fazem de humanos e se vestem de ternos e Gravatas, do mesmo modo que serão vestidos para o juízo final.
Donde se envergonharão do que fizestes aqui e aí verão
O tamanho do crime que cometestes aqui nestas terras
Onde só há um dono " Deus ".

Inserida por ClebioCarvalho

No mundo, a maioria das pessoas se contenta com uma vida rotineira, comum.
Mas há outras que gostam de aventuras: atravessar os mares; subir as montanhas;
atravessar a floresta, o deserto; ir à lua...
A aventura mais empolgante, entusiasmante, sedutora, importante, inesgotável é a experiência de encontro pessoal com o Deus criador.

Inserida por neidomingues

PERMITO ME MUDAR DE OPINIÃO

A vida é uma sequência de mudanças. Mudamos de opinião, de casa, de emprego, de visual. Mudamos o objeto de desejo, mudamos as coisas de lugar.
Mudar é bom, mas nem sempre é fácil. Mudar, transformar, fazer diferente ainda que façamos a mesma coisa novamente. Movimento. E o que mais muda em um segundo? o pensamento. O pensar é um constante mudar, um movimento permanente.
Assim, não posso anteceder sobre o que vou querer falar e só defino o seguinte: por aqui estará sempre hasteada a bandeira da liberdade, e a única coisa vitalícia é a permissão para falar e divagar sobre tudo.

Inserida por ZARACAV

"Volta a te encontra"


Vida, minha vida

O que fazer cm você?

O que fazer com nos?

Pobre coração que ñ tem culpa de nada

Mais foi ferido por demais

Alma que um dia teve esperança

Hoje sofre por ter se iludido,

Sorriso que um dia roubei de um rosto

Puro de criança,

Hoje roubaram de mim.

Lagrimas que um dia fiz cai de alguém

Que me amava, hoje quem eu amo me faz

Lagrima, coração que um dia eu parti,

Hoje parte o meu.

Alma q eu fiz sangra,

Quem sangra agora é a minha

Por te amar

Quem sabe os deuses me perdoem

E eu possa volta a te encontra.

Inserida por laura1991

Palavras da vida

As palavras, bendita sejam elas.
sua majestade e seu esplendor sempre!
Quando são pronunciadas com fervor,
Traz a uma alma triste, alegria.
As doces palavras que também machucam.
Mas tudo muda, de acordo com você;
Palavras que deixam tudo mais bonito.
Ou palavras que a vida nos pronuncia,
Enfim palavras são apenas palavras,
Quem pode então contestar...

Inserida por JoanaCabral

O VAZIO DA VIDA


Andei sozinha em busca de uma vida
Mais encontrei um vazio deixado não sei por quem
Só sei que continuo a andar e a buscar
Nessa minha busca encontro pessoas
Pessoas essa que às vezes trocamos palavras

Palavras essas que nos traz alegrias
Mais estas alegrias também são vazias
Não tem inicio quando me dou por conta terminou
Sem nem ao menos começar, daí eu paro e vejo o vazio.
De uma vida sem vida


Sem vida porque é sempre aquele vazio querendo algo
Algo esse que possa preencher
O vazio deixado pela a tentativa de vida
Como se tudo estivesse perdido mais ainda existe esperança
Em algum lugar perdido da minha vida ou de sua vida
Podemos encontra ou eu encontrar nós encontrarmos

Mais ela existe a apalavra chamada ESPERANÇA
Há esperança onde tu andas que não vem
E traz algo que preencha a minha vida tão cansada de esperar
Mais mesmo assim eu espero e espero sempre
Termino com meu vazio nestas palavras soltas que estavam presas
Sou livre posso voar agora já não existe mais vazio.

Inserida por silvenoi