Textos que Tocam o Coração
Limpeza do coração
Você também parece exteriormente justo com os homens, mas por dentro está cheio de hipocrisia e ilegalidade. - Mateus 23:28
Como jovem dona de casa, eu gostava de limpar a casa de cima para baixo. O problema era que nunca ficava limpo por muito tempo. Por fim, descobri que, se mantinha a casa razoavelmente arrumada, parecia estar limpa, mesmo quando não estava. Gradualmente, concentrei-me mais na aparência de uma casa limpa e negligenciei a limpeza completa. Esse compromisso não era apenas conveniente, era convincente. Às vezes até eu era enganada, até um dia ensolarado em que minha casa de aparência limpa era revelada pelo que era - empoeirada e suja!
Nos dias de Jesus, os escribas e fariseus eram hipócritas que se concentraram na aparência de santidade enquanto negligenciam a santidade do coração (Mt 23:25). Quando a luz de Jesus brilhou sobre eles, Ele revelou a verdade sobre a vida religiosa exterior deles. Ele não disse que esses atos externos estavam necessariamente errados, mas foram usados indevidamente como encobrimento da maldade. Para eles, a limpeza interna da casa estava muito atrasada.
Manter as aparências em nossas tarefas domésticas não é sério, mas fingir que nossos corações estão limpos é. Somente aqueles que são limpos por dentro receberão Jesus com confiança quando Ele voltar. Seu coração está pronto ou é necessária uma limpeza interna? Agora é a hora de cuidar disso!
Pensando bem
Qual é a única maneira de obter um coração limpo? (Tito 3: 3-6).
Depois que colocamos nossa fé em Jesus Cristo (João 3:16).
Como mantemos nosso coração limpo? (1 João 1: 9).
No coração da santidade está a santidade do coração. Joanie Yoder
CORAÇÃO VOADOR
A tarde cai, o sol se põe
Num cenário lindo
Que no céu vai sumindo
Num espetáculo incrível
Meu coração voador
Voa pelo prazer de voar
E simplesmente transpor
Você parece ir tão longe
Muito além do horizonte
Ah coração,
Nesse lindo fim de tarde
Não me faça correr tanto
Não importa onde tenha que ir
Não voe tão alto, volte para mim
Antes da tarde cair
Estou aqui, tentando alcançar
Esse fio de esperança
Que você leva no ar
Sandra Leone.
AMOR QUE NÃO SE MEDE
Meu amor, não se mede pelo tamanho
É pelo espaço, que o coração ocupar
Não é só pelo o que eu possa receber
Mas por tudo o que eu tenho pra dar
É silencioso, e isso, não o faz menor
Sereno, distinto e também poetisado
É maduro, e cresce com a verdade
Me faz feliz, na minha nova realidade.
É sublime, e vivemos em total sintonia
Ele é a inspiração das minhas poesias
Tem receios e também seus temores
Nele confio, e não temo os dissabores.
Não sinto com ele, o interior inquieto
Pensamentos concretos e não incertos
Sem desconfiança, não me tira o sono
É muito tranquilo e eu não o questiono.
Sandra Leone
Parece bom
O homem olha para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração. - 1 Samuel 16: 7
Em maior ou menor grau, todos nós temos algo em nossa aparência que não gostamos. Quando nos preocupamos com isso, no entanto, existe um nome sofisticado para ele: Transtorno Dismórfico Corporal. Aflige as pessoas que estão tão insatisfeitas com a aparência que têm dificuldade em funcionar normalmente.
Embora possamos encontrar algo sobre nós mesmos que gostaríamos de mudar, aqui estão algumas verdades bíblicas que nos ajudam a ficar satisfeitos com a maneira como somos reunidos.
Primeiro, temos esta garantia reconfortante: “O Senhor não vê como o homem vê; pois o homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração ”(1 Sam. 16: 7). Deus está muito mais preocupado com a aparência do nosso coração do que com o espelho.
Segundo, o Salmo 139 nos lembra que Deus nos formou (vv.15-16) e que somos “medrosos e maravilhosamente feitos” (v.14). Deus nos criou como somos por uma razão, e isso deve nos dar motivos para agradecê-Lo.
O mais importante é o nosso relacionamento com o Senhor. Se nosso coração foi purificado do pecado pela fé em Jesus e estamos nos tornando mais semelhantes a Cristo, aos olhos de Deus, estamos parecendo bem!
Deus não olha para a forma externa,
mas o que está no coração;
A beleza que Ele tem prazer em ver,
Seu Espírito pode transmitir. —Hess
A justiça no coração pode tornar qualquer vida bonita. Dave Branon
Ó Deus, por que?
Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apóie no seu próprio entendimento. - Provérbios 3: 5
Vários anos atrás, a estação de crescimento fora extraordinariamente boa no leste de Michigan. Os agricultores ficaram entusiasmados com o pensamento de seus lucros potenciais. Então, pouco antes da colheita, as chuvas chegaram - e ficaram.
Batatas apodreceram no chão; feijões moldados em suas vagens. Toda a safra permaneceu úmida. A antecipação de um rendimento recorde desapareceu rapidamente. Um agricultor desanimado foi citado dizendo: “Você se pergunta: 'Por que? O que fizemos de errado? '”
As pessoas sempre perguntaram o porquê quando confrontadas com reversão e dificuldades. A pergunta deles é significativa porque reflete o fato de que nada acontece por acaso. Deus está no controle. Nem Satanás nem o homem podem ir além do que é permitido pelo Todo-Poderoso.
A história de Jó, no entanto, deixa claro que não devemos nos preocupar demais com a pergunta por que. As razões de Deus são muitas vezes guardadas para Si mesmo. Ele pode mantê-los bem acima do nosso entendimento e muito além do nosso campo natural de visão, a fim de desenvolver nossa fé. Nossa resposta ao problema deve ser como a de Jó no começo e no fim de seus problemas (Jó 2:10; 42: 1-6).
Obedientemente confie em Deus em suas circunstâncias - mesmo quando você não consegue entender o que Ele está fazendo.
Quando através do labirinto escuro da vida eu vou
E os problemas tomam conta da minha alma,
ó concede-me, Senhor, Sua graça de saber
Que Você está certamente no controle. —DJD
Quando Deus oculta Seus propósitos, Ele consola com Suas promessas. Mart DeHaan
Feitiço da noite.
A lua tocou-me no coração igual amor o brilho iluminou a nossa noite de amor... As estrelas sondaram o nosso êxtase da paixão com a fúria do ciúme...
O sol veio como um beijo enriquecer o nosso prazer...
Noite enfeitiçada com magia, amor e paixão nessa tão sonhada espera de uma noite de amor... Licia Madeira
O segredo de uma vida longa
Ensina-nos a contar nossos dias, para que possamos ganhar um coração de sabedoria. - Salmo 90:12
Há algum tempo, li sobre um americano chamado Arthur Reed, que tinha 123 anos. Os fatos sobre Arthur são surpreendentes. Ele se casou pela terceira vez quando tinha 92 anos, caminhou 8 quilômetros quando tinha 100 anos e andou de bicicleta até os 110. Trabalhou até os 116. Quando lhe perguntaram o segredo de sua longa vida, ele respondeu , "Eles me fizeram de boa terra".
O escritor do Salmo 90 sugere que qualquer coisa além de 70 é uma exceção à regra. Não importa quão boa seja a “sujeira” de que somos feitos, nossos corpos acabarão seguindo o caminho das flores que desaparecem rapidamente, das brumas da manhã fugazes e das nuvens que se dissipam. Até a vida mais longa acaba se tornando como uma passagem rápida ontem diante do Deus eterno (Sl 90: 4). O salmista queria que seus leitores vissem quão curto nosso tempo na terra está em contraste com a eternidade.
Esse lembrete deve nos levar a refletir sobre o segredo da vida que é verdadeiramente longa - a vida eterna no céu. É para numerar nossos dias. É para garantir a nossa salvação através da fé em Cristo e viver todos os dias para ele.
Não perca a vida eterna, assumindo que mesmo a vida mais longa lhe dá tempo de sobra para se preparar para a eternidade. Hoje é o dia da salvação.
Oh, por que não virar enquanto ainda pode;
Tarde demais, logo será -
Uma vida gloriosa que você pode possuir Por
toda a eternidade. - Anon.
O que tecemos com o tempo vestiremos na eternidade. Mart DeHaan
Um Coração Grato
Eles não creram na Sua palavra, mas reclamaram em suas tendas. - Salmo 106: 24-25
Algumas pessoas transformaram as reclamações em uma forma de arte. Se você diz: "Não tenho do que reclamar", eles terão prazer em oferecer algumas sugestões. Eles contam suas muitas bênçãos e depois reclamam que não existem mais.
Em Números 21, lemos que o povo de Israel havia se tornado uma nação de queixosos. Eles torceram o nariz ao cardápio de Deus, desprezaram o deserto, se rebelaram contra Moisés e falaram contra Deus. Desprezar as bênçãos de Deus é desprezar Deus. Por isso Ele puniu os israelitas.
Eles eram como o velho que se aproximou de um jovem desconhecido nos correios e perguntou: “Senhor, você me daria este cartão postal?” O homem alegremente o fez, e então se ofereceu para escrever uma nota curta para o velho. Finalmente, o estranho perguntou: “Agora, há mais alguma coisa que eu possa fazer por você?” O velho pensou um momento e disse: “Sim, no final, você poderia acrescentar: 'Por favor, desculpe a caligrafia desleixada'”.
Deus não leva a nossa queixa de ânimo leve. Tais palavras desprezam a Sua graça. É muito melhor parar e contar nossas bênçãos - pensar nelas e agradecer a Deus por elas. Então, além de tudo o que Ele nos deu, Ele nos dará um coração agradecido.
Agora agradecemos a todo o nosso Deus
Com coração, mão e vozes,
Que maravilhas fizeram,
Em quem Seu mundo se alegra. —Rinkart
Gratidão é sempre a atitude certa. Haddon W. Robinson
Os melhores planos
O coração de um homem planeja seu caminho, mas o Senhor dirige seus passos. - Provérbios 16: 9
Podemos pensar no futuro e planejar nossas vidas o mais cuidadosamente possível, mas Deus tem a palavra final. Ele é quem transforma nossos sonhos em realidade - ou que transforma nossas vidas em uma direção bem diferente.
Chuck Colson era um jovem advogado brilhante que planejava subir a escada da influência e do poder. Como Conselheiro Especial do Presidente Nixon, ele estava subindo mais - até que o Senhor interveio. Por causa de seu envolvimento no encobrimento do escândalo de Watergate, ele acabou na prisão. No entanto, durante essa crise, ele se voltou para Cristo. Ele testemunha hoje que seu ministério como Diretor da Irmandade Prisional é muito mais gratificante do que a vida na política sem Deus jamais ter sido ou poderia ser.
Todos nós experimentamos mudanças de direção. Planejamos fazer uma coisa e acabamos fazendo outra. Como estudante da Bíblia, eu planejava ser pastor. Mas Deus dirigiu meus passos e me levou a um ministério de ensino, escrita e edição.
Se confiamos no Senhor, não precisamos entrar em pânico ou desespero quando nossos planos falham ou quando nossa vida muda abruptamente de direção. É sábio fazer planos, mas o Senhor é quem, finalmente, nos guia como quer. E o caminho Dele é sempre muito melhor do que poderíamos ter escolhido.
Ele me lidera! Ó pensamento abençoado!
Ó palavras com conforto celestial cheio!
O que eu faço, onde eu estou,
Ainda é a mão de Deus que me guia. Gilmore
Escreva seus planos a lápis, mas dê a Deus a borracha. David C. Egner
Good Medicine
Um coração alegre faz o bem, como remédio. - Provérbios 17:22
Vivemos um dia em que mais se fala em saúde e nutrição do que nunca. De fato, ouvimos tantas opiniões conflitantes que mal sabemos no que acreditar.
Segundo a Bíblia, nossos corpos são templos do Espírito Santo, e temos uma obrigação especial de cuidar deles (1 Cor. 6:19). Devemos descansar e nutrir adequadamente e fazer todo o possível para prover nosso bem-estar físico. Uma maneira de conseguir isso é sugerida em Provérbios 17:22: "Um coração alegre faz o bem, como remédios".
Existe uma relação definida entre satisfação emocional e boa saúde física. Uma visão feliz e alegre da vida tem valor terapêutico, mas isso simplesmente não acontece. A verdadeira felicidade e alegria resultam de um relacionamento correto com Deus e com o próximo. Gálatas 5:22 nos diz que a alegria é resultado do trabalho do Espírito Santo em nossas vidas, e devemos viver sob Seu controle para experimentá-lo.
Podemos ser felizes porque nossos pecados foram perdoados e fomos aceitos por Deus através da fé pessoal em Cristo. Então, enquanto caminhamos em obediência à Sua Palavra, Ele nos dá a paz e a alegria de Sua presença.
Então seja feliz - é um bom remédio!
Mas nunca podemos provar as delícias do Seu amor
Até que todos no altar nos deitemos,
Pelo favor que Ele mostra e pela alegria que Ele concede
São para aqueles que confiarão e obedecerão. Sammis
Um coração alegre é um bom remédio sem efeitos colaterais ruins. Richard DeHaan
Um talento para cuidar
Quem quer que seja. . . vê seu irmão necessitado e fecha seu coração, como é que o amor de Deus nele permanece. - 1 João 3:17
Eu não sou um cara talentoso ”, diz John Haggai. “Eu não canto, não prego. Eu não ensino Acho que estou aqui apenas para ajudar as pessoas.
Para Kirk Porter, basta. Nos últimos 25 anos, através do programa Big Brother, John tem ajudado fielmente Kirk a sobreviver. Kirk, que agora tem trinta e poucos anos, mas tem a capacidade mental de 11 anos, chama John de "o melhor pai do mundo". As inúmeras horas que passaram juntos criaram um vínculo de amizade que apoia Kirk enquanto ele luta contra um tumor cerebral.
John Ageu está errado. Ele é um cara talentoso. Ele tem o talento de ajudar os desamparados - o que é um sinal da verdadeira religião (Tiago 1:27). Ele está dando o tipo de amor que Jesus nos chama a dar (1 João 3:17). Ele tem o talento de doar a si mesmo, de compartilhar sua vida e de tornar a vida mais fácil para alguém que não tem nada além de amor para retribuir.
O talento para cuidar é o talento mais subestimado que Deus concede. Cuidar, amar e nutrir têm um valor que transcende os talentos de alto nível que colocam as pessoas no centro das atenções.
Enquanto Kirk enfrenta a vida em cuidados paliativos, aguardando os resultados inevitáveis de sua doença, ele diz com confiança: “Não estou com medo agora. Eu tenho Jesus do meu lado. ”Ele também tem João Ageu. Essa é uma combinação imbatível.
Um coração atencioso, um ouvido atento,
uma palavra pensativa, uma lágrima suave
Ajudará a levantar a carga pesada
De almas cansadas ao longo da estrada da vida. —DJD
No incansável desgaste da vida, Deus nos dá aqueles que se importam e compartilham. Dave Branon
Ajustando sua teoria
Tema o Senhor e sirva-o em verdade com todo o seu coração. - 1 Samuel 12:24
Um economista fez esse comentário sobre sua profissão: “Na maioria dos campos, se os fatos não se encaixam na teoria, você encontra uma nova teoria. Mas um economista não faz isso - ele tenta explicar os fatos. ”
Os economistas não são os únicos que às vezes se recusam a mudar de pensamento. Por exemplo, podemos viver de acordo com a teoria de que não temos motivos para ter medo de Deus, embora a Bíblia nos lembre que devemos temê-lo (1 Sam. 12:24; Pro. 1: 7).
A solução para esse problema é ajustar nossa teoria defeituosa para se adequar aos fatos. Devemos admitir que existem razões para ter medo do Senhor e não ter medo dele. Deveríamos ter um medo saudável de Sua vara de correção quando nos recusamos a honrá-lo, obedecer, confiar e amá-Lo. Contudo, não devemos temer o que Ele fará quando admitirmos nossos pecados e aceitarmos Sua oferta de vida, amor e comunhão com Cristo. Não devemos ter medo de acreditar nele, confiar nele e nos apegar a ele. Creio que é isso que Samuel estava tentando ensinar ao povo de Deus na leitura bíblica de hoje.
Em vez de redefinir a palavra medo, devemos ajustar nossas idéias sobre Deus para encaixar Sua revelação de Si mesmo nas Escrituras. E isso inclui um medo reverente, que é "o princípio da sabedoria" (Pv 9:10).
Embora o amor a Deus sempre deva mover
Meu coração para fazer o que é bom e certo,
é prudente temer Seus julgamentos verdadeiros
e ficar admirado com Seu grande poder. —DJD
Quem teme a Deus não tem mais nada a temer. Mart DeHaan
Um coração cheio de pessoas
Você é a nossa glória e alegria. - 1 Tessalonicenses. 2:20
A carta de Paulo aos romanos é considerada a peça central teológica do Novo Testamento. No entanto, essa grande declaração de doutrina termina com uma saudação pessoal do apóstolo a uma multidão de pessoas, 27 das quais são mencionadas pelo nome. Ele também se refere a "nossa irmã", "serva", "ajudante", "cooperadora", "amada", "compatriotas", "companheiros de prisão", "irmãos" e "santos".
Li uma carta recentemente, uma homenagem a um cristão que pessoalmente influenciou milhares de pessoas nos últimos 50 anos. Ele ama e ensina a Palavra de Deus. Ele acolhe todos de braços abertos, mostra seu apreço por eles e oferece o presente da amizade. Muitos que o conheceram quando não eram seguidores de Cristo estão agora entre seus irmãos e irmãs na fé.
A mente afiada do apóstolo Paulo estava cheia de doutrina, mas seu coração estava cheio de pessoas. Ele escreveu aos tessalonicenses: “Qual é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa de regozijo? Não é você mesmo na presença de nosso Senhor Jesus Cristo na Sua vinda? Pois você é a nossa glória e alegria ”(1 Ts. 2: 19-20).
Essa combinação de compromisso com a verdade e compaixão pelas pessoas é a marca registrada de todos que, como Paulo, refletem a mente e o coração de Cristo.
A compaixão toca o coração das pessoas
Muito mais que palavras,
mas o amor deve ser combinado com a verdade
Para que a fé cresça. —Sper
Você pode medir seu amor por Deus pelo seu amor pelos outros. David C. McCasland
Good Medicine
Um coração alegre faz o bem, como remédio. - Provérbios 17:22
Quando eu era criança, minha sábia mãe cristã citava Provérbios 17:22: “Um coração alegre faz bem, como remédios.” Geralmente ela fazia isso quando eu precisava mudar de atitude. Permitiria que um espírito negativo envenenasse meu pensamento, ou abraçaria uma perspectiva de gratidão e sua alegria resultante?
Ela sorria para mim e dizia: “Um coração alegre faz bem, como remédio.” Era isso. Nenhum sermão, nenhuma palestra, apenas sete palavras sobre o valor fenomenal da felicidade produzida por Deus que brota do fundo.
Em Provérbios 15, também lemos: “Um coração alegre faz um semblante alegre” (v.13). O estado do meu coração determina a aparência do meu rosto.
Então, no versículo 15, lemos: “Todos os dias dos aflitos são maus, mas quem é de coração alegre tem um banquete contínuo.” Quando as circunstâncias provocam desânimo, ainda posso comer da rica mesa de banquete de amor de Deus. Isso porque, não importa o que a vida me dê, Deus pode "colocar alegria em meu coração" (Sal. 4: 7).
Minha mãe acreditava que se eu parasse de reclamar e começasse a agradecer a Deus pelas possibilidades em mãos, eu poderia ter o remédio poderoso de um coração alegre.
eu acho que ela está certa.
Regozija-se com Ele, novamente, novamente,
o Espírito fala a palavra,
e a fé assume a tensão feliz:
Nossa alegria está no Senhor. —Peters
Se você tem Jesus em seu coração, notifique seu rosto! David C. McCasland
Deus é real para você?
O tolo disse em seu coração: "Deus não existe. - Salmo 53: 1
Na década de 1960, certos teólogos (sim, teólogos!) Proclamaram: "Deus está morto". Na opinião deles, o progresso do conhecimento tornou impossível para as pessoas pensativas acreditarem em Deus. Esses "pensadores" disseram que era hora de enterrar a idéia de um Todo-Poderoso Criador no cemitério de mitos abandonados.
Mas a teologia de Deus está morto desapareceu. O estudioso e historiador britânico Paul Johnson comenta: "Do ponto de vista da espiritualidade humana, a coisa mais extraordinária do século 20 foi o fracasso de Deus em morrer".
João Calvino declarou que todos temos um senso inato de divindade. É por isso que os antropólogos nunca descobriram uma tribo de ateus. Para matar a fé em Deus, seria necessário apagar as estrelas, transformar os processos ordenados da natureza em caos e realizar uma lobotomia em todos os seres humanos. Quão tolo é negar a Deus! (Sal. 53: 1).
No entanto, Deus pode ser tão bom quanto morto para nós quando ignoramos Seus mandamentos e violamos Seus preceitos. Por nossas palavras e ações impensadas, podemos tratar o Criador do universo como se Ele não existisse. É através do compromisso constante com Cristo e da disciplina de oração que Deus se torna tão real para nós quanto as coisas que Ele criou para nós.
Pensando bem
Quais são seus valores e prioridades? O que eles dizem sobre sua vida espiritual? Enquanto os outros observam,
eles verão rapidamente sua crença em Deus?
Mostre que você sabe que Deus é real. Vernon Grounds
Grato pelo estresse?
Deus é a força do meu coração e minha porção para sempre. - Salmo 73:26
Em 1812, a gentil neozelandesa Ann Judson embarcou com seu marido Adoniram em um longo ministério de perigo e sofrimento. Os Judsons estavam navegando para longe da Birmânia como missionários pioneiros.
Ann registrou em seu diário como eles sobreviveram em condições quase intoleráveis. "Ficamos angustiados por alguns dias por causa da perspectiva sombria diante de nós", escreveu ela. “Tudo o que respeita à nossa pequena missão está envolvido na incerteza. Acho difícil viver pela fé e confio inteiramente em Deus quando o caminho está escuro diante de mim. ”
No entanto, Ann acrescentou: “Se o caminho fosse claro e fácil, onde haveria espaço para a confiança em Deus. Em vez disso, então, de murmurar e reclamar, permita-me me alegrar e agradecer que meu Pai celestial me obriga a confiar nEle, removendo as coisas nas quais estamos naturalmente inclinados a apoiar-se. ”
Apesar de extrema dificuldade, Ann Judson concordaria com o salmista: "Deus é a força do meu coração e minha porção para sempre" (Sal. 73:26).
Qual é a nossa atitude quando os objetos de que dependemos desaparecem subitamente? Somos gratos pelas provações que podem fortalecer nossa fé? Para o filho de Deus, grande estresse pode desenvolver grande fé - e revelar a grande graça de Deus.
Quando a escuridão oculta Seu rosto adorável,
eu descanso sobre Sua graça imutável;
Em toda ventania alta e tempestuosa,
minha âncora segura dentro do véu. - Nota
Quando sentimos o estresse da tempestade, aprendemos a força da âncora. Vernon Grounds
A lista
Louve o Senhor! . . . Ele cura os de coração partido e cuida de suas feridas. - Salmo 147: 1,3
No início deste novo ano, muitos jornais e revistas publicarão uma lista de pessoas e celebridades notáveis que morreram nos últimos 12 meses. O nome de uma pessoa que admiramos pode despertar memórias que nos tocam de maneira especial.
Desde o ano passado, uma lista também será escrita no fundo de nossos corações. Como lamentamos a perda daqueles cujos nomes existem - um pai, um vizinho, uma irmã, um amigo. Em toda a vida, talvez não seja sentida uma dor maior do que quando alguém que amamos morre.
Quando a perda e a mágoa parecem demais para suportar, para onde podemos nos virar? O Salmo 147 declara que é o Senhor quem “cura os desanimados e cuida das feridas” (v.3). Com uma lesão física, a ferida é tratada imediatamente, mas a cura leva tempo. Deus cura nossa tristeza de maneira semelhante.
O Salmo 147 pode ajudar você e eu durante esse processo. O salmo começa e termina com as palavras: “Louvado seja o Senhor!” No meio, celebra os atributos e as obras de Deus. Ao ler o Salmo 147 hoje, escreva uma coisa pela qual você pode louvar a Deus. A cada novo dia, adicione outro à lista. Ao se concentrar no Senhor, Ele curará seu coração e você poderá elevar sua voz em um louvor cada vez maior a Ele.
Através de dias sombrios ou iluminados pelo sol, o
que o ano trará,
Este fato pode ser o teu consolo:
Deus reina em tudo. - Smith
Louvor pode elevar o fardo da dor. David C. McCasland
Deus está falando
Hoje, se você ouvir a voz dele, não endureça seu coração como na rebelião. - Hebreus 3: 7-8
Anos atrás, um idoso irritado de Richmond Heights, Missouri, desligou o telefone com o presidente Reagan, que estava tentando ligar para ele. Isso aconteceu não apenas uma vez, mas meia dúzia de vezes! Ele não acreditou no operador quando ela insistiu que a Casa Branca estava ligando. Ele tinha tanta certeza de que era uma brincadeira que não ficou na linha. Mas o operador da Southwestern Bell e um vizinho finalmente o convenceram de que era de verdade. Como resultado, o homem teve o privilégio de conversar com o Presidente Reagan por cerca de 15 minutos.
Esse incidente me lembrou uma ligação recebida séculos atrás por um jovem israelita chamado Samuel (1 Sam. 3: 1-15). Ele não percebeu quem estava ligando, mesmo depois que a ligação foi repetida. Veio de alguém maior que um presidente. Era do próprio Deus. A princípio, Samuel ficou perplexo, mas quando Eli lhe disse quem estava tentando chegar até ele, ele ouviu.
Você já ouviu o Senhor falando com você? Deus nos fala hoje por meio de Sua Palavra escrita, a Bíblia (2 Tim. 3: 16-17), e nos habita na pessoa do Espírito Santo, que nos permite ouvir Sua voz (1 Cor. 2: 9-16 )
Deus está sempre tentando chegar até nós! A questão importante é a seguinte: estamos tendo tempo para ouvir?
Precisamos reservar um tempo todos os dias
para ler a Palavra de Deus e orar,
e ouvir o que Ele pode dizer
para nos guiar em nosso caminho. —Sper
Deus fala através de Sua Palavra para aqueles que ouvem com o coração. Mart DeHaan
Uma parede de palavras
O coração dos sábios ensina sua boca e acrescenta aprendizado aos lábios. - Provérbios 16:23
As pessoas costumam esconder seus sentimentos atrás de um muro de palavras. Eles usam um tipo de conversa dupla em que palavras e sentimentos não concordam. Um consultor de comunicação que realiza workshops sobre esse assunto diz que muitas pessoas têm medo de que a honestidade na fala lhes custe amizades, amor ou respeito. Então, eles mantêm os lábios fechados ou dizem algo diferente do que eles querem dizer.
Outros fatores que podem impedir a conversa franca são: timidez, falta de confiança, medo de mostrar ignorância, tentar evitar críticas e não querer magoar os sentimentos de alguém.
Os crentes em Cristo não estão isentos deste problema. Tentar ser amoroso e verdadeiro pode ser difícil, mas a Bíblia nos diz como lidar com esse dilema. O livro de Tiago nos ensina que precisamos da sabedoria que vem de Deus acima. O Senhor nos permitirá, por Seu Espírito Santo, falar de maneira eficaz e honesta. Sua sabedoria é “primeiro pura, depois pacífica, gentil, disposta a produzir, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).
Vamos governar nosso discurso com essas qualidades da Palavra de Deus. Então não teremos que nos esconder atrás de um muro de palavras.
Quão fácil é usar muitas palavras
E, ainda assim, ser imprudente nas coisas que você diz;
Então, voluntariamente, entregue seu discurso ao Senhor,
e os corações serão abençoados por você todos os dias. —DJD
Sabedoria é saber quando falar o que pensa e quando pensar o seu discurso. Mart DeHaan
Você está esgotado?
Aquele que acredita em mim,. . . do seu coração fluirão rios de água viva. - João 7:38
Cidade do México está afundando. De acordo com um artigo do New York Times, “tanta água foi bombeada do aquífero abaixo da [cidade] para satisfazer [seus] 18 milhões de habitantes que o chão está desabando a uma velocidade impressionante.” A cidade afundou 30 pés em o século passado.
Acontece algo semelhante a você espiritualmente? Você deu tanto aos outros que sua energia se foi. Você se sente esgotado, esgotado, como se sua vida estivesse entrando em colapso. O que começou como um empreendimento nobre para ajudar pessoas sedentas se tornou uma jornada pelo deserto para você.
Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Aquele que acredita em mim,. . . do seu coração fluirão rios de água viva. Mas isto Ele falou a respeito do Espírito, a quem os que cressem nele receberiam ”(João 7: 37-39). Jesus pintou um quadro de suprimento abundante - não um gotejamento, mas rios de água viva produzidos pelo Espírito Santo, que são dados a todos que confiam em Cristo.
Por que você está sedento? Você precisa do perdão e da paz de Deus? Ou você precisa reabastecer seu reservatório espiritual para poder refrescar as almas ressecadas ao seu redor?
Jesus convida todos nós a encontrar nele profunda satisfação e suprimento inesgotável.
O Senhor quer que viemos a Ele
para saciar nossa alma sedenta,
pois Dele fluem correntes que dão vida
Para curar e nos tornar inteiros.
Somente Jesus, a água viva, pode satisfazer nossa sede por Deus. David C. McCasland