Textos que Falam sobre Mim

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Então venham sentimentos podem calar minha voz...
Eu suporto este grito de amor dentro de mim..
Na exatidão bem sei que só as lágrimas traduzem..
Escorrendo em meu rosto em forma de pensamentos..
As balbúrdias que inebriam muitas vezes o meu falar...
São os segredos escondidos dentro do meu próprio olhar..

E a Glória do Amor poe minha Alma de joelhos!

Inserida por RafaelVocaliista

Nas brisas tão cinzas e preciosas..
Soprando em mim devolve-me a cor..
E pelos sons que ainda permite e emite..
Nascendo em enfim um simples trovador..

Nas cicatrizes carrego dores não nego..
E faz de mim bem mais do que sou..
Ah!.. e sufoco do grito rouco..
Plantou sementes também de amor..

Mas foi nos lábios,um doce encanto..
Dançando juntos , em parceria.....
Balbuciando em um mesmo tom..
E os olhos sorrindo na melódia..

Mero aprendiz sei bem que sou..
Ei de aprender também nos passos..
Mas necessários desta nossa vida...
De entrelaçar de dedos e apertar de braços!

(De:Rafael Vocalista)

Inserida por RafaelVocaliista

Aqui se planta, aqui se colhe.

Olho para dentro de mim, Dor,
Meu rosto esta molhado, Lagrimas,
Semblante abatido e fechado, Tristeza,
Eu só colhi o que plantei,

Inconsequente, agressivo, intolerante, Errei,
Desinteressado, omisso, ausente, Falhei,
Irritado, orgulhoso, arrogante, Calei,
Eu só colhi o que eu plantei,

Escolhi aqueles que diziam ser amigos ao invés de ti, Desvalorizei,
Segui meu planos individuais em nenhum momento em ti, Pensei,
Agi com frieza, irreconhecível meus sentimentos, Anulei,
Estou colhendo o que plantei,

Um dia eu tive você pra mim,
Não te dei valor e te perdi,
Hoje sei a falta que você me faz,
O amor que um dia desprezei,
Hoje eu tenho saudade,
Eu só colhi o que eu plantei.

Inserida por InacioAndre

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;

Apocalipse 1:10-12

Inserida por rodriggodeabreu

Tenho em mim todos os sonhos do mundo, permito a todos serem como quiserem, e a mim
como devo ser.
Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.
Resumindo tudo:
Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta Terra pode satisfazer, então a única explicação lógica é que eu fui feito para outro mundo.
Ultimamente ando sem tempo pra tudo. O que era importante ontem, hoje já nem faz falta....

Sou o que faço, naum o que digo;
Sou a junção dos meus amigos;
Sou a facilidade da convivência e a dificudade do entendimento;
Sou a aceitação da conquista e a fidelidade do conquistado;
Sou a intensidade do momento e a responsabilidade da conseqüência;
Sou um eterno sonhador e também um sonho perdido;
Sou a coragem da liberdade e o temor do limite;
Sou a maturidade precoce e a inconseqüência tardia;
Sou o conforto do sofrimento alheio, a certeza da presença mesmo distante;
Sou a lágrima que não cai, dono de cicatrizes que não se desfizeram, mas que fora afagadas pelo tempo;
Sou o domador das palavras, tornando-as precisas e momentâneas;
Sou um consolador e naum me permito ser consolado;
Amo sem a necessidade de ser amado;
Sou a exibição da fortaleza e o guardião isolado das minhas fraquezas;
Sou a felicidade recolhida dos mais simples feitos, que explode destemida, capaz de vedar o sofrimento;
Sou a intensidade do sorriso, a sinceridade do olhar, o sentimento oculto;
Sou merecedor de todas as minhas conquistas e perdas;
Sou dono das mais utópicas histórias, das mais belas artes, dos amores inimagináveis;
Sou aquele que não espera nada de ninguém, não procuro pessoas perfeitas, mas que compartilhem momentos perfeitos; e talvez por isto ser incapaz de doar meus pensamentos, dividir meus sentimentos mais intensos;
Uma das filosofias diz que a dor é inevitável e o sofrimento opcional, não permito a ninguém a retribuição, seja ela de que espécie for, a mim basta a felicidade daqueles que estão a minha volta.
Não imagino, vivo, e é agora, sempre no agora que me entrego, intenso, tornando este mais um momento inesquecível.
Amanhã? Um outro dia, incerto, conseqüência do agora, um agora que como uma flecha lançada, não volta mais...

O tipo certo de um garoto errado!
Aquele que você nunca vai ser!

Aquele vive cada dia como se fosse o primeiro ou último dia!

Nas palavras de um sábio (Charlie Chaplin ), alimento meus dias, simplificando com suas palavras, sou assim...

Perdôo rapidamente,
Beijo demoradamente,
Ame verdadeiramente,
Sorrio incontrolavelmente.
Nunca deixo de sorrir, por mais estranho que seja o motivo.
A vida pode não ser a festa que eu espero, mas enquanto estiver aqui, devo viver!

Já perdoei erros quase imperdoáveis,
Tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei em me decepcionar, mas também decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, fui amado e não amei.
Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, "quebrei a cara" muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só pra escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)!
Mas vivi! E ainda vivo!
Não passo pela vida... e você também não deveria passar!
Viver !!!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida e viver com paixão,
perder com classe e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve ...
E a vida é MUITO para ser insignificante !...

________________cada movimento do relógio, minha utopia de viver__________________

...

Inserida por gerlleygoncallenf

Sera que valeu a pena?
Eu achei que gostava realmente de mim...
mais estava enganada!
Derre pente você entrou na minha vida, nem te conhecia ou se quer sabia quem era você!
nunca pensei que além de fazer parte da minha vida,
você faria parte do meu coração!
Acho que nunca estive tão certa,
você é oque procurei minha vida toda...
Não estou morrendo agora!
Mais se fosse pra estar ao seu lado,
arriscaria tudo!!!
Agora posso dizer declaradamente que:
"oque sinto por você é muito forte,
e mesmo que você não esteja sentindo o mesmo
me arrisco a dizer que você é especial"
Pois bem,nesse meu jeito...
OQUE QUERO REALMENTE DIZER É QUE... TE AMO!!!

Inserida por elaineemkecardoso

Tanta solidão

Tanta solidão já não cabe em mim
Vou procurar o mar, e lançar
meu olhar triste no horizonte infinito...
Quem sabe, talvez lá? Me liberto
dessas lágrimas amargas,
que insistem em me acompanhar...
Quem sabe, talvez lá? Eu encontre a paz,
que tanto procurei em seu olhar...

Tanta solidão já não cabe em mim
Vou procurar o mar, e me lançar
de corpo e alma, no finito das suas águas...
Quem sabe, talvez lá? O sal cicatriza as feridas,
que você deixou em meu corpo...
Quem sabe, talvez lá? As ondas levem
as lembranças
que você deixou em minha alma...

Tanta solidão já não cabe em mim
Vou procurar o mar, e me lançar
De corpo nu, sem medo de morrer.
Quem sabe, talvez lá? Eu encontre uma estrela,
que brilhe, o quanto você brilhou...
Em minha vida.

Inserida por NelsonMartinsPoeta

Você

Você é tudo para mim
É um sorriso nos lábios,
É um brilho nos olhos,
É a vida renascendo,
Num corpo adormecido e frio
É uma chama ardente
Que brota das cinzas
É medo da morte
A vontade de viver
Você é o sol que brilha depois de um intenso inverno
É o calor que faz vibrar o corpo
E aquecer minha alma.

Inserida por pedropauloprudente

Você em mim e vice-versa...

Na alto da noite silenciosa, ruídos penetram a quietude do meu ser...
É o barulho do seu riso intruso, ecoando em minha memória auditiva, me impedindo de adormecer ao me fazer desejar reencontrar alguém de quem eu faço esforço imenso para me lembrar...mas que algo me impede de conseguir...
Reviro-me na cama ao pensar em seus olhos exploradores, receosos e curiosos que me religam a alguém de que um dia eu talvez tenha me esquecido, mas que vive adormecido em algum lugar dentro de mim.
O seu amor próprio, o orgulho de si e a sua segurança, um tanto quanto prepotente, me levam a certeza de que este alguém está mais vivo do que nunca.
Sua sede de viver e seu espírito aventureiro, quase chegam a cegar meus olhos para a sua arrogância, atrevimento e insolência que sua beleza vangloria.
Sua esporádica ponderação, razão e sensatez me mostram que o caminho que me conectam a este ser, é mais curto do que eu havia imaginado, quando finalmente deduzo ter encontrado.
O que encontrei? Uma barreira entre nós que paradoxalmente nos divide e nos integra. Ela é feita de vidro e te revela em mim, bem como me reflete em ti, e me faz compreender que reencontrei partes esquecidas de mim em seu ser, me fazendo admitir o narcisismo deste amor, que tatua ardilosamente em minha pele o seu nome, me convencendo do quanto eu sou capaz de me amar em ti.

Texto: Aline Bergamini

Inserida por bergaline

RENOVADO

Hoje a alegria perto de mim chegou
Trouxe com ela a pureza de um sorriso
O meu coração muito se alegrou
É que ela apresentou-me o que preciso.

A tristeza em minha breve morada
Não mais se aproximou
O viver substituiu a dureza do nada
E conscientemente minh'alma renovou.

Decidido estou, quero amar alguém
Quero gostar e me apaixonar
Doar o meu amor e receber também.

Um coração sem amor existência não tem
A deriva navega sem rumo no mar
Distante, onde não há ninguém.

Inserida por PoetaAbauna

"LIVRO CERTO"

Existe um livro dentro de mim
Que cresce dentro do meu coração
Aumentado a minha fome da escrita
Entre os versos, os poemas
Que ainda não nasceram
Escrevo tantas vezes o que ninguém entenderia
Palavras escritas no livro do meu interior
Noites em claro paridas de letras
Escritas em palavras
Num parto com assistência poética
Agonizo de alegria em cada parágrafo escrito
Escrevo palavras de amor, dor e saudade
Da esperança de poder olhar o mar
A sua dimensão infinita
Ele lembra-me os amores possíveis e impossíveis
Escritos em grandes livros feitos de paixões
Assim como a paixão
O mar é indomável e misterioso
Existe um livro dentro de mim
Que são páginas na gravidez de sal
Palavras de espantos quentes e frias
Onde por debaixo do vento
Em cima do tempo absoluto, envolvente
Profundo como o mar, que jamais sabemos onde acaba

Inserida por IsabelMoraisRibeiro

"O Infinito mundo particular"
De: Tatyane Nicklas

Eis o melhor e o pior de mim
( Não para todos)
O meu termômetro, o meu quilate
(Sou quente ou extremamente fria)
Vem, cara, me retrate
(Suplique se for o caso)
Não é impossível
(Nada é impossível comigo)
Eu não sou difícil de ler
(Apenas Ilegível)
Faça sua parte
(Não me deixe em partes)
Eu sou daqui, eu não sou de Marte
(Na verdade, ando sem casa. Não pertenço a Lugar algum)
Vem, cara, me repara
(Ou troque os óculos)
Não vê, tá na cara, sou porta-bandeira de mim
(Eu decido minha vida)
Só não se perca ao entrar
(Eu tenho apenas uma entrada, e varias portas de saída)
No meu infinito particular
(Muitos querem, poucos podem, ninguém consegue)
Em alguns instantes
(O relógio pode parar)
Sou pequenina e também gigante
(Sou do tamanho necessário)
Vem, cara, se declara
(Continue aumentando o grau)
O mundo é portátil
(E muitas pessoas são espaçosas)
Pra quem não tem nada a esconder
(Eu apenas escondo o que não quero mostrar)
Olha a minha cara
(Totalmente indesvendável)
É só mistério, não tem segredo
(Um pouco de charme)
Vem cá, não tenha medo
(Viver com medo é viver pela metade)
A água é potável
(Depende do copo em que se bebe)
Daqui você pode beber
(Se eu oferecer, beba sem medo)
Só não se perca ao entrar
(Por favor, não erre a porta)
No meu infinito particular
(No meu infinito ato em ser...Tatyane Nicklas)

Tatyane Nicklas

( Eu amo tanto a inteligência dessa cantora, respeito-a em todos os sentidos e eu sempre tentei decifrar essa letra, as palavras se misturam em torno de tanta "sentimentalidade", enigmático ato em não deixar totalmente claro, e por este ato em comum, eu decidi responder a letra, mera apologia sentimental)

Marisa Monte

Inserida por tatyanenicklas

A poesia que fala de ti

A poesia que eu teria pra te dizer
dorme dentro de mim
aconchegada a você.

Dela não ouço gritos
sinto alguns toques
pequenos bramidos.

A poesia que fala de ti
que exprime meu amor
que traduz o meu sentir.

Esta sonhando agora
Aperfeiçoando-se por hora
desejando existir.

Enide Santos 26/11/14

Inserida por EnideSantos

enquanto vc ta ae,longe,distante...a vida acontece para mim...e digo sim ,sim sim.
Quando não;eh desaponto,um ponto,no meu conto ,um conto que escrevo com muitas virgulas,reticencias...reticencias...interrogaçoes,exclamaçoes!! Esta ultima eh presente no meu presente,estigmas deixados pela sua presença.Saudade eh aperto no peito.e quem aperta?

Inserida por creschroeder

A CAATINGA AMANHECEU EM FLOR

Você falou que iria voltar, para mim.
Você saiu e levou o sol.
Você guardou as estrelas, para se lembrar.
Quando eu fui tua mulher


Aqui nunca mais há luz
Aqui nunca mais foi dia
Ninguém veio terminar
O que na noite enfureceu

Você sumiu
E, a lua foi visitar o sol.
E deste amor veio o arrepio

Você me amou na cama
no nosso altar
E levou a menina, que vivia em mim.

Você brincou com meu coração
Me aprisionou na sua história
Cansada de esperar:
Morri para mim.

E de tanto chorar dissolvi em lágrimas o meu sofrer
Umedeci rio, alimentei a dor.
Transformei a caatinga em flor

Matei a sede
Da minha alma
E, a caatinga amanheceu em flor.

Meu mar invadiu o sertão
Deu cheia no rio
Meu mar invadiu o sertão


Umedeci rio, extravasei a dor.
Transformei a caatinga em flor

Inserida por AngelicaRizzipoeta

As letras da máquina de escrever escrevem por mim. Nesse momento sou um tolo, pensando como será tudo depois de tudo.
Talvez eu seja reconhecido por meus textos, me farão melhor do que eu realmente era. Talvez me olhem com pena por ter sido tão solitário. Do menino que escrevia pela primeira vez em um jornal, com 18 anos. Talvez lembrem do menino que fumava. Do menino que bebia. As feições tristes serão os marcos. Os raros sorrisos também. Talvez eu tenha sido tão pouco, que ninguém se lembrará. Talvez lembrarei de tão pouco antes de ir. Talvez do bêbado, mais uma vez. Lembrarão que nunca recusei uma cerveja. Recusei tantos sorrisos... Meus pulmões doem. Minha respiração não é mais tão fácil.
Hoje recordo que tive um pai. Ele fez um trato com sua esposa. Quem morresse primeiro, seria enterrado com uma caixa de fósforos no bolso. Ele fumou, bebeu, deixou saudade nos que o amavam... Senhor, como eu o amava...
A vida me mostrou tanto sobre a morte, que o romantismo se encontra numa caixa de fósforos. Realmente posso ser reconhecido por muitas pessoas. Mas se eu for amado por uma, viverei eternamente.

Inserida por kevinmartins6

Não consigo te enxergar de uma outra forma, te vejo somente como te desenhei pra mim: sorriso de menino sapeca, olhar de garoto moleque...que ama cores, flores, pássaros...que no natal acredita em papai noel e que decora sua árvore com bolinhas de mil cores e com presentes que mando pra ti.
Beijos, cheiros, abraços e muitos sonhos em uma caixinha dourada com laços de cetim.

Inserida por LeoniaTeixeira

Pedrinho

Quem se levantará pra vingar minha morte?
Em que dia a justiça será feita por mim?
O que há de ser dito quando eu estiver frio,
com minha mãe chorando na boca da minha vala?
Quem sabe a verdade se calará e me esquecerá?
As luzes se acendem na minha cabeça,
aquela mulher me roubou a paz, tudo incerto,
meia culpa disso tudo é minha, eu sei,
os amores de sangue me virarão as costas,
e os de Deus chorarão por mim, outra alma perdida;
injusto, injusto demais, eu seria um benfeitor,
agora escolho se dou a minha mãe um filho homicida,
ou um pacote de carne pra ela por num buraco,
toda via peço desculpas à plateia,
não era assim que o show deveria terminar.

Inserida por HelomHeSo

Constitui para mim uma honra e uma alegria falar diante desta Câmara Alta, diante do Parlamento da minha Pátria alemã, que se reúne aqui em representação do povo, eleita democraticamente para trabalhar pelo bem da República Federal da Alemanha. Quero agradecer ao Senhor Presidente do Bundestag o convite que me fez para pronunciar este discurso, e também as amáveis palavras de boas-vindas e de apreço com que me acolheu. Neste momento, dirijo-me a vós, prezados Senhores e Senhoras, certamente também como concidadão que se sente ligado por toda a vida às suas origens e acompanha solidariamente as vicissitudes da Pátria alemã. Mas, o convite para pronunciar este discurso foi-me dirigido a mim como Papa, como Bispo de Roma, que carrega a responsabilidade suprema da Igreja Católica. Deste modo, vós reconheceis o papel que compete à Santa Sé como parceira no seio da Comunidade dos Povos e dos Estados. Na base desta minha responsabilidade internacional, quero propor-vos algumas considerações sobre os fundamentos do Estado liberal de direito.

Seja-me permitido começar as minhas reflexões sobre os fundamentos do direito com uma pequena narrativa tirada da Sagrada Escritura. Conta-se, no Primeiro Livro dos Reis, que Deus concedeu ao jovem rei Salomão fazer um pedido por ocasião da sua entronização. Que irá pedir o jovem soberano neste momento tão importante: sucesso, riqueza, uma vida longa, a eliminação dos inimigos? Não pede nada disso; mas sim: «Concede ao teu servo um coração dócil, para saber administrar a justiça ao teu povo e discernir o bem do mal» (1 Re 3, 9). Com esta narração, a Bíblia quer indicar-nos o que deve, em última análise, ser importante para um político. O seu critério último e a motivação para o seu trabalho como político não devem ser o sucesso e menos ainda o lucro material. A política deve ser um compromisso em prol da justiça e, assim, criar as condições de fundo para a paz. Naturalmente um político procurará o sucesso, sem o qual não poderia jamais ter a possibilidade de uma ação política efetiva; mas o sucesso deve estar subordinado ao critério da justiça, à vontade de atuar o direito e á inteligência do direito. É que o sucesso pode se tornar também um aliciamento, abrindo assim a estrada à falsificação do direito, à destruição da justiça. «Se se põe á parte o direito, em que se distingue então o Estado de uma grande banda de salteadores?» – sentenciou uma vez Santo Agostinho (Decivitate Dei IV, 4, 1). Nós, alemães, sabemos pela nossa experiência, que estas palavras não são um fútil espantalho. Experimentamos a separação entre o poder e o direito, o poder colocar-se contra o direito, o seu espezinhar o direito, de tal modo que o Estado se tornara o instrumento para a destruição do direito: tornara-se uma banda de salteadores muito bem organizada, que podia ameaçar o mundo inteiro e impelí-lo até à beira do precipício. Servir o direito e combater o domínio da injustiça é e permanece a tarefa fundamental do político. Num momento histórico em que o homem adquire um poder até agora impensável, esta tarefa torna-se particularmente urgente. O homem é capaz de destruir o mundo. Pode manipular a si mesmo. Pode, por assim dizer, criar seres humanos e excluir outros seres humanos de serem homens. Como reconhecemos o que é justo? Como podemos distinguir entre o bem e o mal, entre o verdadeiro direito e o direito apenas aparente? O pedido de Salomão permanece a questão decisiva perante a qual se encontram também hoje o homem político e a política.

Grande parte da matéria que se deve regular juridicamente, pode ter por critério suficiente o da maioria. Mas é evidente que, nas questões fundamentais do direito em que está em jogo a dignidade do homem e da humanidade, o princípio maioritário não basta: no processo de formação do direito, cada pessoa que tem responsabilidade deve ela mesma procurar os critérios da própria orientação. No século III, o grande teólogo Orígenes justificou assim a resistência dos cristãos a certos ordenamentos jurídicos em vigor: «Se alguém se encontrasse no povo de Scizia que tem leis irreligiosas e fosse obrigado a viver no meio deles, (…) estes agiriam, sem dúvida, de modo muito razoável se, em nome da lei da verdade que precisamente no povo da Scizia é ilegalidade, formassem juntamente com outros, que tenham a mesma opinião, associações mesmo contra o ordenamento em vigor» [Contra Celsum GCSOrig. 428 (Koetschau); cf. A. Fürst, «Monotheismus und Monarchie. ZumZusammenhang von Heil und Herrschaft in der Antike», inTheol.Phil. 81(2006) 321-338; a citação está na página 336; cf. também J. Ratzinger, DieEinheit der Nationem, Eine Vision der Kirchenväter (Salzburg-München1971) 60].
Com base nesta convicção, os combatentes da resistência agiram contra o regime nazista e contra outros regimes totalitários, prestando assim um serviço ao direito e à humanidade inteira. Para estas pessoas era evidente e de modo incontestável que, na realidade, o direito vigente era injustiça. Mas, nas decisões de um político democrático, a pergunta sobre o que corresponda agora à lei da verdade, o que seja verdadeiramente justo e possa tornar-se lei não é igualmente evidente. Hoje, de fato, não é de per si evidente aquilo que seja justo e possa tornar-se direito vigente relativamente às questões antropológicas fundamentais. À questão de saber como se possa reconhecer aquilo que verdadeiramente é justo e, deste modo, servir a justiça na legislação, nunca foi fácil encontrar resposta e hoje, na abundância dos nossos conhecimentos e das nossas capacidades, uma tal questão tornou-se ainda muito mais difícil.

Como se reconhece o que é justo? Na história, os ordenamentos jurídicos foram quase sempre religiosamente motivados: com base numa referência à Divindade, decide-se aquilo que é justo entre os homens. Ao contrário doutras grandes religiões, o cristianismo nunca impôs ao Estado e à sociedade um direito revelado, nunca impôs um ordenamento jurídico derivado duma revelação. Mas apelou para a natureza e a razão como verdadeiras fontes do direito; apelou para a harmonia entre razão objetiva e subjetiva, mas uma harmonia que pressupõe serem as duas esferas fundadas na Razão criadora de Deus. Deste modo, os teólogos cristãos associaram-se a um movimento filosófico e jurídico que estava formado já desde o século II (a.C.). De fato, na primeira metade do século II pré-cristão, deu-se um encontro entre o direito natural social, desenvolvido pelos filósofos estóicos, e autorizados mestres do direito romano [cf. W.Waldstein, Ins Herz geschrieben. Das Naturrecht als Fundament einermenschlichen Gesellschaft(Augsburg 2010) 11ss; 31-61]. Neste contato nasceu a cultura jurídica ocidental, que foi, e é ainda agora, de importância decisiva para a cultura jurídica da humanidade. Desta ligação pré-cristã entre direito e filosofia parte o caminho que leva, através da Idade Média cristã, ao desenvolvimento jurídico do Iluminismo até à Declaração dos Direitos Humanos e depois à nossa Lei Fundamental alemã, pela qual o nosso povo reconheceu, em 1949, «os direitos invioláveis e inalienáveis do homem como fundamento de toda a comunidade humana, da paz e da justiça no mundo».

Foi decisivo para o desenvolvimento do direito e o progresso da humanidade que os teólogos cristãos tivessem tomado posição contra o direito religioso, requerido pela fé nas divindades, e se tivessem colocado da parte da filosofia, reconhecendo como fonte jurídica válida para todos a razão e a natureza na sua correlação. Esta opção realizara-a já São Paulo, quando afirma na Carta aos Romanos: «Quando os gentios que não têm a Lei [a Torah de Israel], por natureza agem segundo a Lei, eles (…) são lei para si próprios. Esses mostram que o que a Lei manda praticar está escrito nos seus corações, como resulta do testemunho da sua consciência»(Rm 2, 14-15). Aqui aparecem os dois conceitos fundamentais de natureza e de consciência, sendo aqui a «consciência» o mesmo que o «coração dócil» de Salomão, a razão aberta à linguagem do ser. Deste modo se até à época do Iluminismo, da Declaração dos Direitos Humanos depois da II Guerra Mundial e até à formação da nossa Lei Fundamental, a questão acerca dos fundamentos da legislação parecia esclarecida, no último meio século verificou-se uma dramática mudança da situação. Hoje considera-se a idéia do direito natural uma doutrina católica bastante singular, sobre a qual não valeria a pena discutir fora do âmbito católico, de tal modo que quase se tem vergonha mesmo só de mencionar o termo. Queria brevemente indicar como se veio a criar esta situação. Antes de mais nada é fundamental a tese segundo a qual haveria entre o ser e o dever ser um abismo intransponível: do ser não poderia derivar um dever, porque se trataria de dois âmbitos absolutamente diversos. A base de tal opinião é a concepção positivista, quase geralmente adotada hoje, de natureza. Se se considera a natureza – no dizer de Hans Kelsen – «um agregado de dados objetivos, unidos uns aos outros como causas e efeitos», então realmente dela não pode derivar qualquer indicação que seja de algum modo de carácter ético (Waldstein, op. cit., 15-21). Uma concepção positivista de natureza, que compreende a natureza de modo puramente funcional, tal como a conhecem as ciências naturais, não pode criar qualquer ponte para a ética e o direito, mas suscitar de novo respostas apenas funcionais. Entretanto o mesmo vale para a razão numa visão positivista, que é considerada por muitos como a única visão científica. Segundo ela, o que não é verificável ou falsificável não entra no âmbito da razão em sentido estrito. Por isso, a ética e a religião devem ser atribuídas ao âmbito subjetivo, caindo fora do âmbito da razão no sentido estrito do termo. Onde vigora o domínio exclusivo da razão positivista – e tal é, em grande parte, o caso da nossa consciência pública –, as fontes clássicas de conhecimento da ética e do direito são postas fora de jogo. Esta é uma situação dramática que interessa a todos e sobre a qual é necessário um debate público; convidar urgentemente para ele é uma intenção essencial deste discurso.

O conceito positivista de natureza e de razão, a visão positivista do mundo é, no seu conjunto, uma parcela grandiosa do conhecimento humano e da capacidade humana, à qual não devemos de modo algum renunciar. Mas ela mesma no seu conjunto não é uma cultura que corresponda e seja suficiente ao ser humano em toda a sua amplitude. Onde a razão positivista se considera como a única cultura suficiente, relegando todas as outras realidades culturais para o estado de subculturas, aquela diminui o homem, antes, ameaça a sua humanidade. Digo isto pensando precisamente na Europa, onde vastos ambientes procuram reconhecer apenas o positivismo como cultura comum e como fundamento comum para a formação do direito, reduzindo todas as outras convicções e os outros valores da nossa cultura ao estado de uma subcultura. Assim coloca-se a Europa, face às outras culturas do mundo, numa condição de falta de cultura e suscitam-se, ao mesmo tempo, correntes extremistas e radicais. A razão positivista, que se apresenta de modo exclusivista e não é capaz de perceber algo para além do que é funcional, assemelha-se aos edifícios de cimento armados em janelas, nos quais nos damos o clima e a luz por nós mesmos e já não queremos receber estes dois elementos do amplo mundo de Deus. E no entanto não podemos iludir-nos, pois em tal mundo auto construído bebemos em segredo e igualmente nos “recursos” de Deus, que transformamos em produtos nossos. É preciso tornar a abrir as janelas, devemos olhar de novo a vastidão do mundo, o céu e a terra e aprender a usar tudo isto de modo justo.

Mas, como fazê-lo? Como encontramos a entrada justa na vastidão, no conjunto? Como pode a razão reencontrar a sua grandeza sem escorregar no irracional? Como pode a natureza aparecer novamente na sua verdadeira profundidade, nas suas exigências e com as suas indicações? Chamo à memória um processo da história política recente, esperando não ser mal entendido nem suscitar demasiadas polémicas unilaterais. Diria que o aparecimento do movimento ecológico na política alemã a partir dos Anos Setenta, apesar de não ter talvez aberto janelas, todavia foi, e continua a ser, um grito de janela por ar fresco, um grito que não se pode ignorar nem acantonar, porque se vislumbra nele muita irracionalidade. Pessoas jovens deram-se conta de que, nas nossas relações com a natureza, há algo que não está bem; que a matéria não é apenas uma material para nossa feitura, mas a própria terra traz em si a sua dignidade e devemos seguir as suas indicações. É claro que aqui não faço propaganda por um determinado partido político; nada me seria mais alheio do que isso. Quando na nossa relação com a realidade há qualquer coisa que não funciona, então devemos todos refletir seriamente sobre o conjunto e todos somos reenviados à questão acerca dos fundamentos da nossa própria cultura. Seja-me permitido deter-me um momento mais neste ponto. A importância da ecologia é agora indiscutível. Devemos ouvir a linguagem da natureza e responder-lhe coerentemente. Mas quero insistir num ponto que – a meu ver –, hoje como ontem, é descurado: existe também uma ecologia do homem. Também o homem possui uma natureza, que deve respeitar e não pode manipular como lhe apetece. O homem não é apenas uma liberdade que se cria por si própria. O homem não se cria a si mesmo. Ele é espírito e vontade, mas é também natureza, e a sua vontade é justa quando respeita a natureza e a escuta e quando se aceita a si mesmo por aquilo que é e que não se criou por si mesmo. Assim mesmo, e só assim, é que se realiza a verdadeira liberdade humana.

Voltemos aos conceitos fundamentais de natureza e razão, donde partíramos. O grande teórico do positivismo jurídico, Kelsen, em 1965 – com a idade de 84 anos (consola-me o fato de ver que, aos 84 anos, ainda se é capaz de pensar algo de razoável) –, abandonou o dualismo entre ser e dever ser. Antes, ele tinha dito que as normas só podem derivar da vontade. Consequentemente – acrescenta ele – a natureza só poderia conter em si mesma normas, se uma vontade tivesse colocado nela estas normas. Mas isto – diz ele – pressuporia um Deus criador, cuja vontade se inseriu na natureza. «Discutir sobre a verdade desta fé é absolutamente vão» – observa ele a tal propósito (citado segundo Waldstein, op.cit., 19). Mas sê-lo-á verdadeiramente? – apetece-me perguntar. É verdadeiramente desprovido de sentido refletir se a razão objetiva que se manifesta na natureza não pressuponha uma Razão criadora, um Creator Spiritus?

Aqui deveria vir em nossa ajuda o património cultural da Europa. Foi na base da convicção sobre a existência de um Deus criador que se desenvolveram a idéia dos direitos humanos, a idéia da igualdade de todos os homens perante a lei, o conhecimento da inviolabilidade da dignidade humana em cada pessoa e a consciência da responsabilidade dos homens pelo seu agir. Estes conhecimentos da razão constituem a nossa memória cultural. Ignorá-la ou considerá-la como mero passado seria uma amputação da nossa cultura no seu todo e privá-la-ia da sua integralidade. A cultura da Europa nasceu do encontro entre Jerusalém, Atenas e Roma, do encontro entre a fé no Deus de Israel, a razão filosófica dos Gregos e o pensamento jurídico de Roma. Este tríplice encontro forma a identidade íntima da Europa. Na consciência da responsabilidade do homem diante de Deus e no reconhecimento da dignidade inviolável do homem, de cada homem, este encontro fixou critérios do direito, cuja defesa é nossa tarefa neste momento histórico.

Ao jovem rei Salomão, na hora de assumir o poder, foi concedido formular um seu pedido. Que sucederia se nos fosse concedido a nós, legisladores de hoje, fazer um pedido? O que é que pediríamos? Penso que também hoje, em última análise, nada mais poderíamos desejar que um coração dócil, a capacidade de distinguir o bem do mal e, deste modo, estabelecer um direito verdadeiro, servir a justiça e a paz. Agradeço-vos pela vossa atenção!

Inserida por mangialardobr

A morte dele pra mim foi uma coisa trágica, o pior momento da minha vida, vi ele em seus últimos momentos, caindo em cima de mim e dando seu último suspiro...
Enfim, foi duro pra mim, sou apenas uma criança, assumo não estou preparada para a morte de um ente querido, fico com vontade de gritar de dor, não tenho mais medo de morrer, muito menos de chorar, já cheguei ao mundo chorando e com certeza vou sair dele chorando também.

Inserida por SahOliveira