Textos que Fala quem eu sou
O que posso dizer aos meus próximos se o que tenho na fala não é degustável? Se não carrego as feições que merecem o acolhimento? O que faço com o que fizeram comigo?
Tenho aqui a densidade do vazio, navegando na dor da experiência, todos os dias, mais um dia, o acordar enche o peito e a noite esvanece.
Em uma luta incessante na mente, há o retorno das perguntas que gritam no silêncio. Porque é tão fácil? Será que é o corpo, a mente, o jeito, a aparência, ou a cultura que carrega e se difunde nas tuas ações?
Terei o luxo de ser vista ao sentar sobre o nada e desabar? Ou só é mais uma dentre os bilhões?
O pensamento, essa voz que fala aqui dentro e que somente eu entendendo, essa porção de mente que está sempre presente, seja só ou acompanhado.
A tempos ele está meio preso, não a correntes, mas a você, que mesmo sem saber, é carcereira dele.
O dia todo, desde o amanhecer, ao longo do dia e antes dos olhos se fecharem, você está está estampada nas paredes, embelezando a paisagem do meu ser.
Esse meu pensamento, tem como pagamento, seu sorriso, que enfraquece meu corpo e deixa tudo meio zonzo, extasiado.
BATE PAPO
blá-blá-blás
nhenhenhéns
todo mundo fala
mas ninguém se entende
é muita gente querendo ser
dona de gente
não perco mais tempo com palrarias
desde o dia que aprendi
a ouvir as flores
a conversar com passarinhos
durante a madrugada
eu conto à lua os meus segredos
O Amor é uma coisa incrível
E não o conhecemos como deveríamos
A gente sempre fala :
"Eu tenho Amor incondicional "
E nem sabemos o que é
Porquê se uma pessoa para de nós estimular..
Adeus..
Mas aquele verdadeiro Amor
Aquele mais difícil de ter..
Esse sim, é o verdadeiro
O diploma fala do que você conquistou e a cicatriz fala do que você suportou.
Para Deus tem muito mais valor cada uma das nossas cicatrizes do que nossas conquistas pessoais; pois elas revelam a sua superação e determinam, seu estado de amadurecimento e aprendizados. Assim como Jesus Cristo ao ressuscitar foi diante de Tomé , mostrando as marcas que carrega em teu corpo por cada um de nós; revelando que o teu sofrimento e tudo que passou por mim e por você não foi e não é em vão. Por nos dar a garantia da libertação e da vitória.
Não se importe tanto com o que as pessoas dizem, quem tem boca fala o que querem ou quiserem dizer, e porque também são as ações que falam mais doque as palavras. Então, é só prestar atenção no que elas fazem ou estão por várias e várias vezes fazendo, aí sim elas mostram quem realmente são.
Quem é de verdade e verdadeiro não tem nada a temer, já o mentiroso, ele para sustentar a primeira dita, vai ficar falando, falando e falando indefinidamente até que uma hora cai em contradições, pois não existe um ser humano com inteligencia suficiente que consiga sustentar suas mentiras por tanto tempo. Parafraseando Abraão Lincoln
Hoje entendo aquela música de Caetano Veloso que fala assim: Às vezes, no silêncio da noite, fico imaginando nós dois.
Por que essa frase me tortura?
Por que as lembranças doem?
Por que sinto o teu toque sem te ter?
Por que me lembro do seu sorriso?
Sinto que o que nos faltou foi apenas tempo.
Mas, se olharmos nas histórias, o tempo sempre é o vilão.
Tempo maldito e cruel, por que me torturaste tanto E arrancaste novamente um amor que talvez nunca saberei se é para sempre.
Às vezes precisamos ficar em silêncio para ouvir a voz de Deus.
Quando Deus fala, precisamos estar bem atentos para ouvi-Lo.
Não deixe que várias vozes desse mundo atrapalhem você a ouvir Deus falando contigo!
Inclusive, cuidado com a sua própria voz cheia de ansiedades, atrapalhe você a ouvir e a discernir o que Deus quer falar com você!
SILENCIE TUDO PARA OUVIR DEUS falando com você!
DVS
Filho ou, talvez, filha, eu acredito que já tens o mínimo de idade suficiente para o que vou falar, sabe que principalmente através das nossas próprias vivências graças ao Senhor, nós tiramos muitas lições e a maioria delas é pela dor, pelas tristezas, algumas decepções, sofrimentos, uma das que tirei, que compartilho neste momento
É que nesta vida poderás encontrarbastante pessoas incríveis que irão vibrar de felicidade por tuas conquistas, que te ajudarão a levantar quando caíres, motivando a enfrentar as tuas dificuldades, darão mais atenção as tuas qualidades, apesar das tuas falhas, ficarão verdadeiramente felizes ao estarem contigo, uma consideração prática.
Mas também aparecerão durante o teu caminhar aqueles que irão torcer pelo teu fracasso, que ficarão incomodados com teu o progresso, que não vão se importar de serem desagradáveis, sentirão um sabor adocicado no teu desespero, agirão com muita falsidade, maus sentimentos, causarão em ti, bastante desgaste numa escassez de bom senso.
Muito importante saber diferenciá-los, observar se seus atos correspondem as suas falas, pois vários deles não merecem estar ao teu lado, muito menos, a tua confiança, não que tu sejas alguém perfeito, mas quer por perto aquelas pessoas que fazem sorrir o teu coração, que não te dêem razão imerecidamente, que elas causem exultação, que possam deixar até a tua alma alegre.
Além disso, em determinados momentos, no aspecto humano, não poderás contar com ninguém, seja por falta de tempo ou de interesse, sem que contar que muitas atitudes só cabem a ti, são tua responsabilidade, então, terás a necessidade de motivar a tua própria determinação para que os teus sonhos, propósitos não sejam apenas meras vontades passageiras.
Não pense que sou ingênuo ao ponto de ahcar que ficarás isento de ter teus próprios desafios, dificuldades, de se deparar com pessoas desconfiáveis nos teus caminhos, entretanto, espero que estas minhas palavras e a minha conduta possam te ajudar de alguma forma para que não seja tão difícil quanto foi para mim, sinceramente, ficarei feliz e agradecido, serei um pai bem mais realizado graças ao consentimento divino.
Aniversário?
Aniversário é como Ano Novo, como primeiro dia de escola, como primeira palavra falada, como andar de bicicleta pela primeira vez, como o primeiro beijo, como o desabrochar da aurora...
“Completar ano” é recomeço, choro e risada, é poesia.
Cada ano é especial. Cada pessoa um mundo de sensações conflitantes: amor, mágoa, alegria…
Nem todo choro é de tristeza, nem todo riso é alegria. A beleza da vida é viver “Divertidamente” dosando sentimentos e distribuindo simpatia.
É infinitamente rico sentir a energia das pessoas durante a cantiga dos parabéns. O encanto passeia pelo bater de palmas, pelos sorrisos, pelo rubor das faces, pelos desejos e felicitações abraçados no coro de alegria.
Aniversariar é brindar com o universo em cumplicidade com o criador, é um piscar de olhos para o destino, dizendo-lhe que é preciso reinventar e seguir em frente.
Feliz aniversários, “mêsversários”e “diasversários” para todos que acreditam nas flores plantadas nas estradas da vida.
Abraços fraternos, da terra do nunca.
Valnia Véras
Despedida
Há momentos na vida, que não dá prá calar!
A boca fala o que a alma sente,
e grita todo o horror da dor...
As correntes se rompem...
Os sentimentos transbordam diluídos em lágrimas...
Magoa-se, quem nos endureceu o coração...
Perde-se quem na verdade nunca se teve...
Luz, que não reluz...
Vida, que não se refaz...
Parto, partida, ida, sem volta...
Adeus, até nunca mais!
☆Haredita Angel
Minha aura fala
Quero mudar
De estado e espírito
De opiniões
Quero ser a constante mudança
De caminhos, versos e versões
Nesse mundão
Quero ver em mim a mudança alheia
Aquela que todos anseia
Quero mudar
A mim, por mim, em favor da minha construção e o meu coração.
Quero ver a estrada e não o chão.
Publicação Medieval
O livro é um mestre que fala, mas que não responde, este livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.A natureza, é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
Talvez ninguém mereça, traças se alimentam de papel e letra, há muito papel e pouca letra e, em algumas, muitas letras para pouco papel. Há verdades que é mais perigoso publicar do que foi difícil descobrir e nenhuma medida de tempo com você seria suficiente. Mas vamos começar com o para sempre.
A Promessa do Copeiro
Gênesis 40.1-23, fala sobre o tempo em que José esteve na prisão no Egito. No versículo 23 deste capitulo, tem algo que todos nós já vivemos ou estamos vivendo; pois, quem nunca recebeu a “promessa do copeiro”? Eu já, e algumas vezes.
No início da minha caminhada de fé, ainda imaturo, eu ficava entusiasmado, jubiloso, cheio de esperança e sonhos na expectativa de que o “copeiro” realmente se lembraria de mim, cumprindo sua promessa, mudando minha sorte. O tempo passava, os anos iam embora, a ansiedade ia e vinha, e com o tempo as promessas desapareciam e o que sobrava era um talvez outro dia.
Escutei muitas vezes: “maldito o homem que confia no homem”, mas aprendi que não é pecado confiar no homem, desde que tal confiança não esteja acima ou em detrimento da confiança em Deus. No fim, a verdade é que confiamos no homem pela confiança em Deus, e é assim que, se nossa confiança no primeiro for frustrada, ainda assim não ficaremos de todo frustrados, nem tampouco desesperados, pois restará a confiança n'Aquele que não pode mentir nem mudar. Ademais, quem confia primariamente em Deus é capaz de receber com alegria até mesmo o esquecimento do copeiro, pois pode vê-lo como parte da divina providência, a qual mostrará, a seu tempo, que o mesmo está em ordem ao governo do Egito.
Portanto, continue acreditando que Deus usa homens e mulheres que no determinado tempo serão instrumentos para mudar o destino da sua vida. Eu conheço dezenas de histórias assim.
Pense nisso e ótimo fim de Semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Bíblia fala dos falsos profetas profetizando mentiras (Jeremias 23.32; Marcos 13.22-23);
A Bíblia fala dos verdadeiros profetas profetizando verdades (Crônicas 20.20; Lucas 7.26-28);
A Bíblia fala também dos verdadeiros profetas passando na frente de Deus e falando o que não deviam (Números 12.1-10; 2° Samuel 7.1-13).
O teu jeito aparentemente
resistente diante das minhas
femininas manhas fala
muito daquilo que no fundo
você finge resistir nesta tarde,
E de tudo o quê tem me levado
pouco a pouco a florescer
como a Peroba-Rosa
o tempo todo dentro de você,
E não tens sabido como lidar
com o fato de que não consegue
pensar em outra coisa a não
ser estar o tempo todo comigo
e ficar sem pensar como estará
acertando o seu passo para nos
colocar no mesmo caminho,
Se segurar é algo que você não
tem mais nessa vida conseguido.
Fala Professora
A crônica da bronca
Um aluno em sala de aula ao portar - se indisciplinado foi levado a diretora que aplicava - lhe um sermão:
- Por que você age assim? Não respeita a professora, não faz a lição, importuna a aula ...o que adianta por fora bela viola e por dentro pão borolento!
O sermão soou tão alto que ecoava pelos corredores. O aluno permaneceu em silêncio e assim foi levado de volta pra sala de aula. Mas, como há alguns dias atrás a própria diretora, em uma Reunião Pedagógica, onde convocaram todos: professores e funcionários, disseram sob a importância da postura do professor em sala de aula. Todos deveriam tomar cuidado com o que diziam aos alunos em sala de aula, visto que havia um pai que estava insatisfeito com a forma que uma determinada professora tratava seus alunos em sala de aula, pois o mesmo ouvira brados da professora humilhando o aluno com seus "sermões". Fizera uma reclamação formal e queria uma resposta por escrito, pois caso não fosse tomado as devidas providências, iria acionar a ouvidoria e processar a escola.
Ao eco conciliei o fato e fiz alguns questionamentos sobre a bronca ao aluno o qual estrondou em altos brados:
- De que adianta por fora bela viola e por dentro pão borolento!
Parecia que havia raiva na voz da diretora, mas pareceu - me contraditório num dia cobrar postura e no outri agir sem compostura. O aluno merece respeito até mesmo dentro da sala da diretora. Com está bronca o aluno foi humilhado, escurraçado verbalmente e emocionalmente.
O que se quer dizer na força de uma voz?
De onde vinha a raiva da diretora?
Ela queria dar bronca no menino ou em todos que pudessem ouvir? Será que estaria querendo atingir - me? Até isso pensei e busquei razões ou motivos que se ela estivesse com raiva de mim, daí que encontrei:
- Assim que começou este ano letivo houve o seguinte episódio: - Estava eu em minha sala e por várias vezes ao consultar a pasta contendo os conceito e notas finais do aluno, não encontrava determinados ano/série e fui a sala da diretora e informei. Ele disse que pediria para a vice diretora da tarde ver isso. Ela resolveu em partes, pois dois anos/séries não foram encontrados, motivo pelo qual os históricos das referidas salas ao serem consultados seus registros, iam para a caixa com nota:
- Mapão não encontrado na pasta!
E assim insatisfeita fui levando meu trabalho em frente, mas o computador voltou a dar problemas igual ao ano passado, então comuniquei a secretaria e fiquei no aguardo da providência e assim se passaram três ou quatro dias. Até a diretora chegou a questionar - me por duas vezes:
- Você não vai fazer os históricos?
- Vou. Respondi-lhe secamente, certa de que ela sabia que se estou parada é porque alguma coisa aconteceu e que já comuniquei e estou no aguardo da providência. ( Até durmo, se quiser, pois quem avisa, amigo é!).
A questão é que se usavam a máquina de xerox o computador desligava, sem contar que não havia sinal de internet. (Eu já tinha avisado e não sou papagaio pra ficar repetindo.).
Até que enfim chamaram os responsáveis técnicos da Secretaria de Educação e lá vieram. Trocaram o transformador do computador porque não estava segurando a carga elétrica, resolvendo o problema, mas aproveitando da situação eu disse aos técnicos:
- Toda vez que ligo o computador ou quando cai a força ou ainda quando ele simplesmente não liga, tenho que ajustar o relógio, não haveria possibilidade de colocarem uma bateria para girar isso?
- Nós não temos a bateria. Respondeu um deles.
- Mas, está bateria é muito cara? Perguntei.
- Não. É baratinho. Disse ele.
- Quanto? Perguntei.
- Três reais. Falou.
- E qual é o modelo para este computador e onde pode ser comprado? Perguntei.
O técnico disse o modelo, anotei em um papel e seria possível comprar em qualquer banca de eletro- eletrônico e que se a escola comprasse eles viriam instalar. Então levei isso à diretora que disse - me com ares de boa "amiga":
- Você não pode comprar? Depois te dou o dinheiro...
- Eu não! ( Pois, pensei: - Oxe! Dê - me o dinheiro, que eu compro!).
Ela, ainda insistiu:
- Ah! Compra vai...( Com voz de quem quisesse - me contornar).
- Por que que você não pode fazer isso?
Mas, eu que do verde, colho maduro; Do grão já faço o pão, respondi - lhe espontâneamente...
- Oras, porque você tá me devendo o seis reais da cópia da chave e não me pagou até hoje...(Ops! Pensei, mas já foi). Sai, mais que de imediato e ouvi o eco:
- Que chave? (Fulana: Vice diretora: Vamos nomeá-la: Bete), dá pra ela seis reais! Disse nervosa, pude ouvir da minha sala.
Sentei - me um pouco e testei o computador, estava tudo ok, mas como já era por volta das onze horas estava a abrir o armário para colocar a comida para aquecer em um suporte em banho Maria, já não disponha nesta sala de espaço e tomadas para frigobar e microondas. (Risos) Pois, tenho a autorização assinada por está diretora para os dois aparelhos meus serem colocados e usados por mim na escola, mas vamos - se dizer que estou evitando fadiga...( Mas...). De repente a diretora adentra a minha sala e deposita seis reais sobre, este armário dizendo:
- Tô pagando uma dívida que nem eu sabia que tinha! E saiu. ( Pareceu - me que bufava...).
Eu, simplesmente não iria fazê - la lembrar, mesmo porque sei que cada um sabe exatamente o que faz e fez, mas muitas vezes preferem apagar detalhes que parecem - lhes insignificante, contudo eu não sei porque raios, me apego exatamente a estes por menores que os outros fazem questão de não guardar em suas memórias.
Então haveria a possibilidade de a diretora estar com raiva de mim por ter - lhe dito uma verdade e na verdade quis chamar a mim de pão borolento. A questão é que de fato fui ruim ao dizer - lhe, mas também não consigo fingir e muito menos que me façam de trouxa, pois prefiro ser o pão que ninguém come, do que pão fresco de fácil consumo, pois gosto da verdade, da honestidade e da razão.
Moral da história: É melhor ser fingido e ser querido do que ser verdadeiro e ser odiado.
Fala fajuta
A fala a alma segue
nela a boca destrava,
mas se a alma trava
por que a fala persegue?
Se mostra a 'verdade'
onde se esconde a mentira.
Em nome da liberdade
também faz dela clausura!
Mas, se fizer convencer
é que define a disputa...
Aí se vê um dos lados vencer!
Contudo, paranóica luta
todos fazem perder,
porque a fala é fajuta!
Maria Lu T S Nishimura
É no silêncio que minha alma fala
A noite eu me entrego ao meu eu
Em sussurros meu coração grita
Em doces palavras me entrego
E o que parecia solidão, já não existe mais
Aqui encontro a companhia da qual preciso
Vou deixando fluir essa energia que contagia
Brincando com as palavras vou me divertindo
Vou contando um pouquinho de mim
E até mesmo quem está longe pode sentir
Navegando por lugares que jamais vi
Os meus sonhos de menina pude sentir
Muitas vezes viajei
Entre sonhos me peguei
Nas páginas mais belas
Com figuras eu brinquei
Hoje vejo tão pouco disso
No sorriso da criança
Que não sabe da magia
Que se acha na esperança
Na tecnologia se perdem
E se esquecem da infância
Pobres, adultos frustados
Que não teve uma infância.
Não dá para te esquecer
O desejo fala mais alto
Minha razão
Ficou em segundo plano
Eu quero sentir
Preciso amar
A loucura desse momento
Estou encantada
Doses palavras
Um toque
Um olhar
Um conjunto na pessoa
A magia do momento
A noite estrelada a seu favor
E a lua cúmplice de nos dois
Versos compostos
Balança o coração
E na timidez se perde
O abraço apertado
Um suspiro ...
No calor do seu peito
Aconchego que faz bem
Não existe medo
Apenas há segurança
No homem
Acordo e olho para o lado
Não foi um sonho
É você aqui .
Islene Souza Leite