Textos que Fala quem eu sou
Quando se fala com grandes coisas tudo de bom será como ruim mas quando se fala de pequenas coisas tudo de ruim pode ser bom pois com pequenos detalhes vamos mudando um grande corpo que falta pequenas coisas para deixar suas grandes dimensões sem privacidade de expressar pequenos carinhos ou carrinhos vindo ao correr de uma criança em um instante.
Diz muito e faz disso isso pois disso faço isso tudo um pequeno ato já cheio disso...
Não sou a favor de indiretas. Acho que se eu te desagradei você pode me chamar em um cantinho e falar que não gostou disso ou daquilo. Mas não precisa dar uma letra aqui, outra ali e outra acolá. É muito mais fácil, claro e honesto dizer o que quer olhando nos olhos do outro, ao invés de mandar uma sopa de letrinhas pelo correio.
Ninguém acerta sempre e toda história tem pelo menos dois lados, duas interpretações. Posso ter a plena certeza de que estou fazendo o meu melhor. Você pode entender que estou te dando o meu pior. Posso achar que estou fazendo o bem. Você pode entender que estou te ofendendo. Posso me expressar de uma forma que você acha errada. As pessoas são e sempre serão diferentes. Por isso, nós precisamos ter um pouco de paciência, sabedoria e jogo de cintura para lidar com o jeito, a falha, a forma e a bagagem do outro. E vice-versa.
Mostrou-me a face.
Olhos sombreados , mas olhar inocente.
Lábios coloridos , fala como cantiga.
Passos firmes , sonhos sem limites.
Aquela menina cresceu em vida ,
virando mulher , mas carrega em si o
doce amanhecer. Tem o antídoto
para o veneno e a saída para a morte.
Feliz se fazem os dias que são compostos
por seu sorriso , seus olhares e suas falas.
São os rios de amor , aromas de paixão.
Essência da mulher , com alma plena de menina.
Ele: eu não trair você, já disse
Ela: fala a verdade, você ficou com ela?
Ele: eu não sei fazer isso
Ela: fazer o que? beijar garotas? ficar com elas?
Ele: não, mentir pra você, não sei fazer isso, não sei trocar minha vida por um momento que sei que seria inútil , por um motivo fútil, não sei ferir um coração de quem não merece, mas se não acredita nisso, então esquece.
Sou aquela mulher que anda descalça, que não usa salto e fala palavrão.
Sou aquela mulher, que levanta um muro, meche com enxada e tem calos na mão.
A mulher que sabe cozinhar, lavar, passar e colocar piso no chão.
Uma certa vez me perguntaram: Mas por que? é por falta de Homem?
- Não Minha cara, é Apenas a Evolução.
Adoro a forma como sorri pra mim, como fala meu nome
como se achega toda manhosa pro meu lado.
Diz que quer dividir segredos bem de perto
segredos com seu perfume
com seu jeito doce de menina,
com a beleza de uma mulher
que só quer ser amada e cuidada
Segredos de patchouly contados ao pé do ouvido de quem ama.
Segredos perfumados assim como são os segredos de dois apaixonados...
Sempre se fala em fazer a diferença, em ser a diferença, porém, ainda vejo algumas pessoas que se perguntam: Como?
Comece por você! Experimente uma comida que nunca comeu, um suco que nunca bebeu, use uma cor que nunca usou, pegue outro caminho para ir ao mesmo lugar, durma do lado contrário da cama, leia sobre algum assunto que não faz parte do seu dia a dia, converse com pessoas que não conhece, vá a lugares que nunca foi, dance como nunca dançou, surpreenda quem você gosta, mude a cor dos cabelos, faça uma reunião fora dos padrões, reinvente-se todo dia, se pergunte como poderia fazer algo de outra maneira, se permita mudar! E assim vai perceber que para fazer a diferença, você precisa ser a diferença, e que isto é simples, basta pequenas atitudes diárias e tudo será diferente! Pense nisso e comece, não algum dia, sim hoje! Abraço.
ÉTICA PASSADA A LIMPO
Muito se fala sobre ética nos dias atuais. O tema está na ordem do dia, tanto no meio acadêmico como nas ruas, em que se trata de temas cotidianos como a corrupção na política e a violência. Nas universidades busca-se entender as razões pelas quais o ser humano é correto ou não; busca-se viajar pelas sendas da filosofia, onde pensadores de épocas diferentes tentaram responder se o ser humano é naturalmente bom ou não. Há uma angústia recorrente dos filósofos em construir conceitos que ajudam a sociedade a viver melhor.
Protágoras, pensador grego que viveu entre 487 e 420 antes de Cristo, achava que ética era uma coisa empírica. Cada pessoa, segundo ele, adotaria a conduta mais conveniente à sua própria escala de valores. Para o pensador, o certo e o errado deveriam ser avaliados em função das necessidades do homem, e, portanto, os critérios de avaliação variariam de sujeito para sujeito. Posição parecida, mas ampliada, adotaram dois sociólogos franceses, Durkheim e Bouglé, no século 19, que consideravam que os valores éticos (o certo, bom, justo, verdadeiro) são obtidos por apreciação coletiva, e, portanto, variam conforme o grupo focalizado.
Mas antes deles alguém definiu, com mais precisão, o sentido da palavra ética. Foi Aristóteles, que afirmava existir um valor supremo, que norteia a vida das sociedades. Esse valor é a felicidade. Felicidade, em grego, é a junção de eu (bom) e demonia (espírito). A corrente foi enriquecida, mais tarde, por outros filósofos que consideravam que a felicidade era o fim, o objetivo, e que a virtude era o meio, a ferramenta, para se alcançar a felicidade.
No meu livro Os dez mandamentos da ética, faço uma reflexão sobre a genial obra "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. Apresento os passos para que a ética seja vivenciada.
O primeiro é fazer o bem.
O segundo é agir com moderação, buscando o equilíbrio, eliminando os excessos.
O terceiro é saber escolher, e aí está implícito o favor de subjetividade que é preciso existir em cada conceito, porque cada ser humano é diferente do outro, e carrega sua experiência, sua cultura, que o torna único. A questão, envolvida na escolha, é que a decisão, para ser boa, precisa levar em conta, necessariamente, os dois passos anteriores: fazer o bem e agir com moderação.
O quarto passo é praticar as virtudes. Uma atitude essencial, porque não basta fazer o bem, agir com moderação e saber escolher, se a pessoa não se dedicar a praticar os valores que adquiriu.
Com isso, o quinto passo é praticamente automático: viver a justiça. Quem segue os quatro primeiros passos aprende, incorpora o sentido de fazer as boas coisas olhando para o outro e para as necessidades do outro, sem esquecer de si mesmo. Isto é a base da justiça.
O sexto passo é valer-se da razão, ou seja, da consciência, do pensamento analítico. Está intimamente ligado ao sétimo passo, que é valer-se do coração. Duas orientações que se complementam: a pessoa deve usar uma balança em que se equilibrem, com peso equivalente, o racional e o emocional. As chances de que as escolhas sejam acertadas, agindo assim, são grandes.
O oitavo passo é ser amigo. Quem é amigo aplica todos os conceitos que acabamos de ver, sem dificuldade.
O nono passo (cultivar o amor) é quase um corolário para o décimo (ser feliz).
Aí está, portanto, um rosário de recomendações que retira o aspecto generalista dos conceitos que historicamente acompanham as discussões sobre ética. Norberto Bobbio, um dos grandes pensadores contemporâneos, por exemplo, aponta a honestidade como uma virtude válida para todos os homens, mas que, ao mesmo tempo, é uma atitude unida à conduta correta de uma pessoa no exercício da sua profissão. Ou seja, o homem tem que ser honesto, mas o médico também tem que ser um profissional honesto. É isso o que se diz nas ruas e em todos os lugares.
Este tema é fundamental na escola. Um dos tantos objetivos da educação é ensinar a conviver. E o convívio significa respeito, cooperação, ternura, enfim. E isso é a ética. A ética se aprende nos livros, nas lições dos grandes mestres. E se aprende no cotidiano, no exercício de ser correto.
Bom seria se os pais dessem o exemplo primeiro. Os filhos precisam de referências. Que os políticos e as pessoas de alguma visibilidade também se preocupassem em viver de maneira correta e que na escola professores e alunos interagissem de modo a construir relações éticas que gerassem um clima de confraternização e cooperação. E esse aluno-cidadão será um profissional-cidadão. E portanto ético e portanto feliz.
Aliás, esse é o conceito já presente em Aristóteles: nascemos para ser felizes e para fazer os outros felizes. Isto é a ética.
(Artigo publicado na Revista Profissão Mestre, edição de novembro de 2007)
Desejo
Não consigo ficar sem falar com você, mesmo que esta fala seja somente do meu lado.
Não consigo deixar de pensar em você.
Não consigo deixar de ver tua foto
Não consigo deixar que sua lembrança, me traga dor e lágrimas
Essa dor funda que aperta o meu coração.
Coração apaixonado
Coração dilacerado a espera de um sinal
Lágrimas carregadas de sentimentos mais puros que alguém possa ter.
Fecho meus olhos e vejo você, sorrindo para mim, será um desejo ou uma lembrança.
Desejo de te ter novamente em meus braços.
Desejo de te ter em minha carne
Desejo de te ter em minha boca
Desejo de te ter.
"Não grite com seu semelhante.
Seja sempre polido na maneira de falar e no tom de voz que fala.
A pessoa irritada fala alto e agressivamente. É difícil suportá-la.
Já notou que até a música, quando em volume elevado, é irritante ?
Quanto mais a voz que dá ordens, que repreende e que discorda...
Fale aos seus iguais e aos seus subordinados como quem fala a um amigo. Mesmo dando suas ordens fale em tom que revele a sua educação e o seu respeito à dignidade da pessoas humana".
É um ciclo de vida. Um desabafo, sabe? Quando a gente fala sem parar, sem pensar e tudo faz sentido. Eu preciso mesmo escrever um livro, eu preciso de um amigo, plantar uma árvore e visitar um abrigo. Vou adotar um cão, ter um filho, me casar no verão e fazer uma festa a noite. É como saltar sobre a humanidade e salvar meu coração, colocar todos esses sonhos no papel, e eternizar a minha verdade, é falar tudo o que eu tenho vontade, e nessa rima tola encontrar a minha cara metade. To na fissura de um amor e bem cansada dessa dor, que vem me acompanhando sem errar o meu caminho. Ah essas rimas fáceis de passarinho que constroem seus ninhos e são felizes pra sempre, quem dera eu ser uma andorinha, pra não ficar sozinha e sentir o calor do verão, quem dera eu apagar o fogo de gota em gota, do meu coração. E esse fogo que queima, mas não esquenta, e ai...solidão.
B.
Amo o jeito que tu me trata e amo as coisas que tu me fala. Amo cada qualidade tua, e também cada defeito. Ninguém pode ser perfeito, porém tu é exatamente do que eu preciso. Como é bom poder acordar e lhe ver ao meu lado. Minhas melhores noites, são as que estou ao teu lado, meus melhores dias são os que tenho você comigo. Meus melhores momentos são os que você esta presente. Pra ser feliz eu descobri, só preciso de você!
Obrigado, por me dar carinho assim, por me amar assim, por me tratar bem assim. Obrigado por me fazer feliz todos os dias, por se preocupar comigo, por me aturar. Obrigado por ser assim bem do jeito que tu é, por ser estressado, mas sempre se acalmar quando esta ao meu lado, por ser teimoso, mas no final sempre acabar me ouvindo. Obrigado por me fazer carinho até eu cair no sono, obrigado por dizer coisas boas, por fazer coisas boas. Obrigado por ser quem tu é, por existir e principalmente Obrigado por estar ao meu lado sempre! OBRIGADO POR SER O HOMEM DA MINHA VIDA E DIZER TODOS OS DIAS QUE SOU A MULHER DA TUA! ;) Nunca me importei se são palavras sinceras e sempre lhe disse que o importante é te amar a cada dia, até quando isso me for permitido, será exatamente o que farei.
A paz do lar do noivo.
- Amor,posso te confessar uma coisa?
- Fala amor.
- Odeio ir na sua casa e ficar rindo , tendo que fingir que sou muito simpática e me meiga . Fico me sentindo um E.T, droga entende que são SUA família não minha. Vou casar com VOCE, não com eles. Todo dia tenho que ta enfurnada lá? Fala sério.
- Você não tem motivos para não gostar de ir lá!
- Não tenho motivos? Tá. Não tenho motivos , a não ser aquele que quando fui lá pela primeira vez a minha querida sogra me chamou de " cheinha " ahh , ou aquele que eu tinha saído com você e ralei minha perna no asfalto e no outro dia quando fui na sua casa,ela me achou com muitas "perebas" ah ou será aquele outro motivo que ela reclamou do meu short ? Ou será aquele que quando cheguei seu sobrinho de 5 anos me abraçou e me chamou pelo nome da sua ex pensando que eu era ela? Ou será o outro que quando eu chego sempre fico por fora de tudo e não tão nem aí? Entre os outros tantos motivos que eu já esqueci..
E aí amor,ainda acha que eu não tenho motivos ? Agora é cada um no seu quadrado meu filho.
- Acho que o importante é fazer diferença - disse ela. - Mudar alguma coisa, sabe?
- Você está falando de ''mudar o mundo''?
- Não o mundo inteiro. Só um pouquinho ao nosso redor.
(...)
''O negócio era ser corajosa e ousada e realizar alguma coisa'', pensou consigo mesma. Não exatamente mudar o mundo, só um pouco a sua volta. Sair por aí com o diploma com honras de primeiro lugar em duas matérias, muita paixão e a nova máquina de escrever elétrica Smith Corona e trabalhar duro em... alguma coisa. Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Escrever coisas bonitas. Agradar aos amigos, continuar fiel aos próprios princípios, viver plenamente, bem e com paixão. Experimentar coisas novas. Amar e ser amada, se possível. Comer com moderação. Coisas assim. Não era exatamente uma linha filosófica, nem algo que pudesse ser compartilhado, menos ainda com aquele homem, mas era no que acreditava
Traz perguntas, afirmações constantes, sorrisos inquietos, palavras vãs...
Fala-me de ti pergunta de nós.
Inquieta-me, deixa-me melancólica, dá-me vontade de negá-lo...mas...
Faz-me falta, gosto que se faça sentir, vivo.. Que me dê vida,
Que me envolva nos braços dos seus mistérios...
É quando tu (o) abraças e te esqueces do tempo;
E provoca um nervoso..!!
Ironias de um destino agreste, de um tempo de "provocação" que se aproxima a passos largos...
Busco e rebusco em mim, no tempo passado invento o futuro, as forças, as certezas, a tranquilidade que o presente não me mostra...
Espero...
Ele diz-me para esperar..
Vou esperando não sei o quê...
Não fala nada, quero beijar teus lábios tão doces,
acalmar todo o seu sofrimento,
e nenhum(a), outro(a) vai...
te Fazer Feliz como eu posso fazer!
Eu te observo todos os dias e não acredito que você exista (!)
Fico me perguntando se você é mesmo real,
ou se é um sonho, e se for mesmo ..
eu nunca mais quero acordar!
Na hora da dor e da fala ,é melhor manter-se calado e sereno,é mais proveitoso dizer apenas:NADA NÃO,do que dizer realmente o material que te sustenta.
Quando você diz o que tem,as palavras antes semimortas e sem cor e vazias,tornam-se vivas tanto quanto você,e acabam por sufocar-te.
Não fales.Permaneça-te mudo.Antes morrer engasgado com as palavras que querem sair,do que fala-las e elas sufocar-te por sua insignificância.
Nunca ninguém morrera por permanecer calado.
O silêncio é o barulho do céu.
No tempo de Deus você terá tudo que precisa. Ele fala pra Você, DESCANSA...
Que o tempo são momentos de preparação para algo maior e muito melhor! ELE sempre tem o melhor para sua vida, ESPERE... Que o tempo traz todas as bênçãos. Que são presentes de Deus para VOCÊ! NÃO CORRA... Porque Nosso PAI manda sempre esperar.
CONFIE... Que no tempo, na hora, no exato momento, O teu pedido é respondido, tua oração é atendida. Você confia Nele e ELE O IMPOSSÍVEL FARÁ, ELE É NOSSO REFÚGIO...
Não SOFRAS, DESCANSE... Deixa DEUS cuidar do seu tempo, JESUS TE AMA MUITOOOOOO!!! DEUS não lhe esqueceu.... DEUS NUNCA FALHA... IRRESISTÍVEL... INCOMPARÁVEL É O SEU AMOR... Um excelente e abençoado feriado!!!
A viagem...
A música fala por mim...
expressa um simples momento,
boas sessações,
doces emoções.
A música me faz viajar...
com ela posso alcançar qual quer lugar,
ceú, terra, ar,
nimha vontade é de nunca voltar!
Música...
fonte de vida,
de prazer,
de alegria!!!
A música não é apenas o ato de ouvir...
e sim de entender,
de enterpretar,
e sonhar.
Fugir da realidade!
esse é o verdadeiro prazer de ouvir música,
é curtir o momento,
e ela apreciar!!!
Fala Coração
Meu coração fala comigo
Agora que estamos a sós.
Eu quero ouvir-te, e não consigo
Reconhecer a tua voz.
Liberta-te dos teus fantasmas
Que te encerraram nessa concha!
Fulmina-os com tuas armas,
Ama de novo, e desabrocha.
Quero que digas outra vez...
Eu sou feliz, porque acredito
Na humanidade, que Deus fez.
O teu silêncio é o meu grito.
Há inocência e há bondade,
E muito amor por descobrir.
Liberta-te, pois nunca é tarde
Para esperar novo porvir.
Deixa fluir meu amigo,
O grito surdo em minha voz.
Meu coração fala comigo!
E não mais estaremos sós