Textos que Descreva a Si Própria
Na verdade, vivemos numa corda bamba.
As vezes a própria vida nos obriga a tomar decisões que em nada são confortáveis de serem executadas. Decisões estás, que mexem com nossos sentimentos, afetam pessoalmente aquilo que pensamos e desejamos. Sem contar que podem afetar outras pessoas que convivemos.
Na verdade, vivemos numa corda bamba, uma hora bem, outra nem tanto. Tudo é incerto e pouco confiável dependendo do tipo de decisão a ser tomada. Nossa fragilidade fica mais exposta nestas situações, não somos tão fortes assim.
Por mais que pensemos, decidimos e achamos o caminho ou a decisão certa, tudo no fundo é um jogo de acertos e erros, vivemos assim, somos feitos assim. Por isto a maravilha de sermos quem somos, porque por mais improvável que pareça a vida perante nossa pequenez e fragilidade, sempre achamos um jeito de suportar, compreender e vencer os obstáculos colocados à nossa frente.
A criação de Deus é perfeita até mesmo na forma de errarmos para aprender a vencer. Nada foge ao que está programado para acontecer. Não cabe aqui julgamentos por pensamentos diferentes, respeito deve haver sempre na discordâncias de visão sobre a vida. Por que afinal de contas, a vida é de cada um. Por que não haver diversidade de ideias e pensamentos sobre os mistérios de Deus e nossa existência.
A nós foi dado o dom da inteligência, da consciência e do livre arbítrio, cabe a cada um de acordo com sua forma e preferência de vida se adequar a melhor maneira de realizar o equilíbrio entre o que é deste mundo real e sua forma como entende como espírito e alma. Somente com este equilíbrio conseguimos viver e ter o entendimento do que vivemos e o porquê de estarmos aqui.
Os anos flutuam, o tempo voa,
Personagens secundários em nossa própria história.
Nos meses de encerramento, o ciclo pesa,
Refletir se vivemos ou apenas sobrevivemos, a mesa.
Foram 365 dias, um ano a completar,
Amar sem querer amar, metas pequenas alcançar.
Fomos atrás do nosso EU verdadeiro,
Objetivo de vida, visão sobre o mundo inteiro.
Ilusão pensar que conhecemos nosso propósito,
Neste planeta vasto, intrigante e misterioso.
Somos marionetes ou criadores da jornada,
Cortar as amarras, seguir nossa própria estrada.
Quem somos afinal, em meio a tantas tramas,
Meros protagonistas ou apenas flamas?
Pegando migalhas do grande EU,
Objetivo de vida, ainda à mercê do que desconhecemos.
Ação e reação, princípios em movimento,
Efeitos colaterais, lembranças do tempo.
Coragem e cunhão para enfrentar as trilhas,
Seguir a trajetória, moldar nossas vidas.
Nos anos que flutuam, no tempo que voa,
Personagens secundários, cada um à toa.
Que a coragem nos guie, as amarras se desfaçam,
E em cada encerramento, a vida se renasça.
Todo tipo de fanatismo é uma " burrice" , visto que o fanático subestima sua própria inteligência, prefere ser um " parasita" da ideologia de seu "ídolo" ou "crença". O fanático se posiciona como um irracional perante a realidade dos fatos.
E esse comportamento " fanático " não é "luxo" de nações "pobres culturalmente " .
O " Fanatismo " é um sentimento deturpado , conturbado e patológico..... É uma "doença" da Mente que não escolhe raça , cor ,condição social ou cultural... A "doença do Fanatismo " , seja ele qual for : política, religiosa , cultural entre outros.... Sempre leva ao extremo da intolerância.
Por não suportar a própria companhia, o indivíduo adquire o infeliz hábito de andar sempre em grupo. Não só socialmente, mas seus pensamentos, ações e julgamentos não são oriundos do indivíduo, mas de um eu submerso na composição de visões outras que não as próprias.
No final do dia, foi levado, foi coagido foi vivido por tudo que não ele, pela dificuldade do indivíduo em lidar com suas emoções, pensamentos e sombras, sufoca-se nos emaranhados alheios, se perde, se machuca e se esquece.
Em sua solitude você se encontra com seu eu, reconhecendo e valorizando a sua própria companhia sem ao menos perceber que ao seu redor pode existir pessoas maravilhosas e dispostas a somar junto com você.
Seguir em frente em sua caminhada, podendo assim encontrar um novo rumo para seguir sua vida com leveza, com a alma livre, seguir sua caminhada sem a necessidade de estar sozinho ao invés de estar com seus "dois pés", seu caminho seria com "4 pés" os seus e os dela. Para assim os dois subirem cada degrau e somar juntos sem a obrigação de nada e aproveitar a conexão, a parceria e durante o caminhar, quando olhar para os olhos daquela pessoa irá saber que fez a escolha certa. Que poderia seguir sozinho, mas no meio do caminho sua vida virá de ponta a cabeça e é nessa loucura que você vê que tomou a melhor decisão da sua vida.
Ah! mais a peleja será longa para tal façanha, não será nada fácil o egresso da solitude. Fazer a pessoa se apegar e se entregar novamente vai precisar subir muros intermináveis, escalar os montes mais altos , pular vários obstáculos, precisará atravessar o oceano, cruzar em meio a uma guerra e por fim lutar contra vários leões famintos em uma jaula. Só assim conseguirá chegar ao coração daquele que morou anos na solitude.
A solitude essa que ás vezes nos engana, e engana nossos corações também.
Pobre coração, tão certo de si. Feliz por finalmente ter encontrado até então o seu amor verdadeiro, sua alma gêmea que veio em forma de anjo e fez morada na terra para iluminar sua vida, clarear a escuridão dentro de você. Mas que de nada adianta tentar, se dá solitude não querer escapar. De nada adianta nenhum esforço, se não podemos quebrar o coração que no gelo ficou. Talvez quem sabe um dia, esse coração poderá ser aquecido novamente e aí sim conseguirá fazer a morada pra alguém dentro dele.
Djelane 21:19
17/07/2023
A vida é incapaz de corrigir os defeitos da educação familiar
A própria vida não pode produzir nenhuma mudança essencial.
Isto é psicologicamente compreensível, porque a vida trata com os produtos já acabados do ser humano, com seres que já têm seus pontos de vista definidos, que se esforçam, todos eles, para conseguir dominar seus iguais.
Exatamente ao contrário do que se possa pensar, a vida é o pior dos educadores. Ela não tem consideração por nós, não nos adverte, não nos ensina; limita-se a castigar-nos e a nos deixar morrer.
cada um acredita na sua verdade
a verdade nunca será a verdade do outro
pois ela tem sua própria liberdade
a verdade é individualista
sempre baseada na sua própria realidade
que nunca entra em consenso
pois os seres humanos acreditam no que lhe convém
a liberdade de expressão
que tem vezes que desrespeito vira opinião
achando que os direitos humanos protege ladrão
mas por que sempre temos que colocar a religião?
ela vai se tornar o padrão ou a condição?
mas por que está bendita verdade é tão complicada?
a verdade verdadeira
a verdade fingida
sempre com a afirmação e a dúvida partida
a verdade é de verdade ou é apenas uma história inventada?
afinal de contas
quem mentiu e quem disse a verdade?
Quebra-cabeças da ilusão
Quebra - cabeça de cada um
É a própria vida
Uns num instante a decifra
Outros precisam de muitas gerações
Aquela onde dizem que o carma está
Eu ainda estou decifrando o mundo
E meu quebra cabeça já concluí
Mas ainda quero descobrir segredos
Desvendar verdades e tudo
E adentrar nalguma emoção
Bem sei que todas as peças que tenho
São gesto, são versos que, às vezes, componho
Às vezes, as mínimas palavras me distraem
Outras vezes até as caladas vozes ecoam
E os ouço estrondosamente...
Ou suavemente...
Mas, o que faz a verdade viva é o viver
Cada um de nós somos únicos
Este é o mistério
Que eu vivo a descobrir
Equânime ...
Em cada quadro que montei
O quebra cabeça resolvi
Por horas minha mãos se cansaram
Mas, de nenhuma peça me esqueci
Quando espalho milhares delas pelo chão
Outro dia recomeço
E o tempo vai desgastado a tinta
Na medida que pedaços no chão
Vão se encaixando no meu coração
Desbotados...mais ainda me lembro...
O vivaz da colorida tinta
Em alguns pedaços fosse necessário retoque
Enfim monto e remonto meu quadro
E me divirto
Afinal de contas todos somos um
E este quebra - cabeça, às vezes, é patético
Por vezes irônico, injusto e, às vezes, poético...
Mas, sobretudo cômico
Porque ainda se prega a paz fazendo a guerra!
Contudo...
Cabe a cada um seu próprio quebra-cabeças
E por aí...
Vão se resolvendo o quebra-cabeça da ilusão!
Maria Lu T. S. Nishimura
JESUS É A PRÓPRIA LUZ
Autora: Profª Lourdes Duarte.
Certa vez, uma jovem entrou em uma igreja para agradecer a Deus por uma graça que alcançou.
Durante suas orações, percebeu um jovem que estava ao seu lado, e este tinha aproximadamente a sua idade, mas sua aparência era muito sofrida, seus gestos repetitivos, com os ombros e as mãos, o olhar abatido, deixava transparecer que não estava bem.
A jovem olhou para ele, tocou levemente nos seus ombros e disse; você não está bem, está precisando de ajuda?
O rapaz olhou para ela e timidamente respondeu:
_ A pior coisa que pode nos acontecer é deixar que a nossa luz se apague e nos restar apenas uma sombra, foi nisso que me resumi, numa sombra.
Confusa, a jovem percebeu que aquele rapaz estava ali buscando consolo ou talvez ,um ombro amigo. Na ânsia de poder ajudar disse: Jesus nos ama, e por mais que a nossa luz seja ofuscada, Ele pode restaurar, a nossa luz.
Não fomos feitos para ver a luz, mas para ver as coisas iluminadas por esta luz e se você está aqui, Jesus vai restaurar a tua vida, assim como restaurou a minha e estou aqui para agradecer.
O jovem disse:
¬_ Entrei aqui para buscar esta luz que tanto preciso, mergulhei no mundo das drogas, tento sair, mas não tem sido fácil, ela tenta me vencer a todo instante, mas como ainda me resta a sombra, quando o meu corpo e a minha mente me dilacera com um desejo enorme para consumi-la venho pedir ajuda a luz Divina para que possa guiar meus pensamentos e assim possa me beneficiar da sua claridade e desta forma vencer as drogas e não elas me vencer.
Ambos se abraçaram e a jovem disse: Você vai conseguir, Jesus é a própria luz e você está no caminho certo, continue lutando, você não está só, estou contigo em orações e Jesus te ama.
“Lembrem-se do pensamento de Shakti” : Quanto mais luz você deixar entrar, mais brilhante será o mundo em que vive”.
A Luz é o próprio Jesus e este habita em nós, com Ele venceremos as piores tormentas.
Eu sou o primeiro e o último.
eu sou a força da minha própria resistência.
eu sou a busca dos refugiados.
eu sou a revelação do destino.
eu sou o doce do mel e o azedo do limão.
eu sou o herói daqueles que se julgam fracassados.
eu sou a justiça dos injustiçados.
eu sou a melodia da música e o timbre da voz de Lenny Kravitz.
eu sou a vida que prepara a morte.
eu sou a morte que gera a nova vida.
eu sou amado e idolatrado dos que dizem me odiar.
eu sou o começo e o fim.
eu sou o venerado e desprezado.
eu sou o safado e santo.
eu sou o homem e o menino.
eu sou o pai o filho.
eu sou os braços da minha mãe e os pés do meu pai.
eu sou o estéril, e numerosos são meus filhos.
eu sou o bem-casada e o solteiro.
eu sou a consolação das dores do parto.
eu sou o menino-homem criado e a criança gerada pelos os enigmas do universo.
eu sou o escandaloso e o magnífico...
eu sou Deus e o Diabo.
"Curvem-se perante a mim, Respeitem-me sempre"!!!!
Por que eu sou o Sr. Mistério.
Talvez você devesse viver mais pra se própria e não para os outros, sorrir para o seu interior, para o seu reflexo. Amar mesmo sem ser amado, amar as coisas pequenas... Ter conectividade com Deus, e não com que lhe perdeu.
Pense nisso Flor, as vezes o que lhe falta apenas é amor próprio sabe? Aquele amor que você tanto diz para os outros que tem, mas que não se garante...
E lembre-se, o que é seu nada leva, o que ta escrito nem o fOgo apaga!
Desde os primórdios da humanidade cada indivíduo nasce com uma essência própria, uma forma de pensar totalmente dele, com a mente totalmente pura. Porém, quanto mais o tempo passa mais vemos que ao amadurecer, os indivíduos vem perdendo sua "originalidade de fábrica". O que mais se vê nos tempos atuais são indivíduos totalmente alienados, seguindo quaisquer idéias de massa por motivos fúteis, apenas na busca da popularidade, sem se dar conta que perdem sua própria identidade.
O mais comum hoje em dia é vermos um grande número de pessoas com idéias, costumes, modo de se vestir e de pensar quase idênticos, e é cada vez mais raro ver pessoas com personalidade própria, que seguem apenas seus próprios ideais, com um jeito de pensar totalmente seu e não influenciado por mídia ou celebridades.
Resumindo: hoje em dia a maioria dos indivíduos nasce com uma identidade própria, como um ser original, e morre como uma cópia, criada pelo sistema em que vive.
Muito se fala em aprender a ser sozinho(a), a gostar da sua própria companhia..
Mas pouco se fala do valor de uma amizade verdadeira..
De ter alguém pra rir ou chorar com você.
De ter alguém que possa te animar ,
Consolar.
De ter alguém que você possa desabafar ,contar seus segredos.
De ter alguém pra te corrigir, mas também ser seu apoio..
De ter alguém pra te levantar, quando você tiver caído..
Enfim a solidão de não ter uma amizade é triste,sim.. porque você vai fazer todas essas coisas sozinho(a)..
Que tortura maior um homem pode sofrer, se não pela sua própria mente
que mente, displicentemente em sua cabeça.
martelando o prego que pende com firmeza, tristeza em sua mente.
com demasiada frequencia o faz pensar
fazendo assim o relógio parar
e o presente trocado de lugar, com a memória
a se mostrar.
sua mente começa a deteriorar
mas quem poderá me salvar ?
do meu proprío eu a me matar.
SEM FILTRO ("A grandeza de uma pessoa está em saber reconhecer sua própria pequenez." — Blaise Pascal)
Hoje, sou pouca coisa, aguento calado afrontas de alunas que se acham superiores, não reconhecem a autoridade do professor. Pois, elas querem fazer valer o empoderamento tão divulgado pelas feministas. E está funcionando, tenho medo da Maria da Penha. Mas, a questão a ser considerada não se trata de ideologia de gênero, senão de conhecimento técnico para o mundo do trabalho. Já estão no terceiro ano do Ensino Médio e será se elas esperam que o Governo vai sustentá-las à vida toda! Entendo que ainda sou o que fizeram de mim. As minhas relações diárias de amolação com muitas pessoas indignas ensinaram-me a viver na defensiva; sempre estou atento às ideias que me chegam e às opiniões contrárias às minhas, mas não é o suficiente. Estou certo que posso perder meu emprego conquistado por concurso público; sou velho e tenho pouca força, contudo posso contar com muita intuição treinada pelas experiências frustradas. O Carnaval é hoje... talvez encha-me de alegria os deuses!
Temos nossa constituição, a qual compreende nossos princípios, nossa linguagem própria, e nossas cláusulas petreas.
.
Eu já te conhecia sem te conhecer, pois habita minhas aspirações.
.
O Rorscharch em mim saúda o rorscharch em você.
.
E que os infindáveis verbos nunca sejam o suficiente para tecer os textos que dignificam o que sinto por ti.
Quem é você? Se não a construção de sua própria história, com seus sucessos e fracassos, sem esquecer, claro, o anonimato de muitos na sua própria mediocridade. Você poderia até dizer, que sua história seria diferente em outro contexto, numa realidade mas pomposa e comoda, mas na realidade já não seria mais você, seria qualquer coisa, menos você. Você só é, só existe por que foi construido pela sua própria história, sem ela não existiria você, e quando morrer e a sua história ser esquecida, deixarás de existir até para outros.
Somos efêmeros por natureza, como os vegetais e às flores que secam, assim como animais que um dia se tornam carniças e adubos para os próprios vegetais e flores que renascem. Somos só corpos? Sangue, carne, sentimentos e desejos? Se só isso transpira em mim, nada sou em breve, mas se ao silenciar e observar que realmente nada sou, já deste o primeiro passo para eternidade onde tudo é o 'Eu Sou'.
"Os ciúmes não podem ser piores do que quando são a própria vaidade a tremer de ódio.
Na escala das glórias nanicas, a vaidade espiritual leva a palma de ouro, seguida da vaidade intelectual. Não é por mero acaso que nos ambientes intelectualizados imperam a murmuração, a detração e a calúnia, nesta ordem".
"Cores do Amor "
Gosto de sair, na maioria das vezes, prefiro minha própria companhia, mas hoje não... Na verdade, é incrível sair sozinha, isso me faz bem, mas com você, nossa, é incrível...
Tudo fica colorido,
Não o branco no preto, onde estou acostumada a viver.
E olha que gosto dessas cores, diria até que são minhas prediletas; bom, isso era até certo momento.
Tô ficando sem graça, né? Pode falar, hoje em dia falar de amor é um alarme total. Que! Isso existe? Onde? Cadê? Pois é, como dizem os mineiros, está logo ali, e nunca chegamos a esse lugar;
Mas acho que por aqui chegou, sinto meu mundo mais colorido, igual ao campo na primavera, tudo lindo.
Também comecei a notar nas noites frias, elas estão mais quentes com seu aconchego. Como percebi que ao sair sozinha não faz sentido, não que eu não ame, mas é que com você tudo se torna mais incrível.
Um exemplo: seus olhos brilhantes, seu toque macio e seu jeito todo de ser, é como se o mundo perdesse a existência do lado de fora e só tivesse você, a minha galáxia que enxergo em seu olhar.
Então foi aí que descobri que estar com você e compartilhar do mesmo universo me complementa de uma forma que, onde era só duas cores, meu mundo tornou-se todas que existem.
Amor que aquece o peito, sem causar dor, é um amor que está nas estrelas, só brilha e vive. Que todos possam entender que o ato de sentir e se completar com outro, na certeza incerta do que é o verdadeiro amor, é que ele chega sem avisar e, quando chega, não quer ir embora. Pois nesse momento, entendemos a necessidade do outro em nos complementar no dia a dia.
Beatriz Pinheiro
“Liberdade é a coragem de reconhecer nossas sombras, explorar as profundezas da própria alma e transcender as limitações impostas pelo mundo exterior. É no encontro com nossas verdadeiras crenças que nossas essências despertam e somente assim descobrimos a verdadeira capacidade de expandir o próprio Ser.”
(@marcellodesouza_oficial)