Textos que Descreva a Si Própria
Você não é vítima de nada e nem de ninguém, e sim vítima de si mesmo. Tente olhar para as situações mal resolvidas na sua vida como se fosse outra pessoa e dê conselhos para si mesmo, quem sabe isso ajuda. Se aconteceu, aconteceu, não há como mudar o passado, cada segundo a mais é futuro. Talvez você precisasse naquele momento passar por algum aprendizado. Não é culpa de ninguém, nem das circunstâncias. Só não vale posar de vítima, mesmo porque isso serve ao choro e não à solução.
A Filosofia representa a saída de algumas prisões que às vezes os seres humanos introduzem a si próprios. A Filosofia conduz aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da sua própria razão independentemente de quem seja. Às vezes defendemos nossas escolhas baseadas unicamente em nossos sentimentos e emoções ou nas perturbações do longo de nossas vidas, conseguindo assim uma deficiência no ato da resolução dos nossos problemas. A filosofia muita das vezes faz com que temos forças para combater nossos problemas e deficiências, dando-nos coragem para fazermos bom uso de nossos conhecimentos, entendimentos e criticas independentemente da direção que seguirmos.
hay gente que adora la plata, se mete en la política, si adora tanto la plata que se meta en el comercio, en la industria, qué haga lo que quiera, no es pecado, pero la política es para servirle a la gente. No es que se pueda ser desinteresado, no hay ser viviente que sea desinteresado, hay una cuota dentro de nosotros que así nos mandata, la vida es el juego de solidaridad, de fraternidad. A la alta política le interesa ese cariño de la gente, algo que se transmite, que no tiene precio y que no se compra en el supermercado
Na duvida em fazer alguma coisa lembre-se que o "não" já está dentro de si. Se fizer e dar certo, parabéns. Se não der certo fica com o que já tinha. Como se pode ver, ninguém perde nada por tentar. Pode não se ganhar o que queria, mas ganha experiência que é um caminho da sabedoria. A ação sempre tem um ganho. A sabedoria popular é inteligente: "Pedra que não rola cria limo". A pedra fica cheia de limo quando permanece apegada a um lugar. O mesmo se aplica a nós. Quando permitimos que o apego a pessoas, coisas e sensações prevaleça, a mente fica contaminada pelo limo dos pensamentos e das memórias, que passam a governar nossa vida. As percepções se turvam, tornam-se estreitas e limitadas. Blavatsky recomenda: “Luta com teus pensamentos impuros antes que eles ganhem poder sobre ti, pois se lhes deres folga e eles crescerem e tomarem raiz, sobrepujarão a ti e te matarão.” Mesmo assim sair da zona de conforto que o limo produz alguma experiência vai adquirir, queira ou não. Não só de sucessos se constroi um caráter e nem define a personalidade. Somos e sempre seremos uma síntese de sucessos e fracassos. Esqueça o "não".
Não esqueça convenientemente das coisas que já praticou. Não faça uma interpretação errada de si mesmo. As pessoas podem apenas aturar quem você é. Deitar-se em cima de louros duvidosos, cedo ou tarde, as máscaras caem. A cama de louros pode se transformar em espinhos. Entenda de uma vez por todas que quem tem que mudar é você. A aceitação alheia que vem com uma parte de piedade nem sempre vem revestida de compreensão. Aquela velha máxima de "tem que me aceitar como sou" não ajuda muito, pois se "você é o que é", as outras pessoas "são o que são". O limite de cada um termina exatamente quando começa o limite do outro. Não ultrapasse nunca. Os espinhos podem estar esperando. A compreensão de si mesmo não serve apenas para si e sim para conviver pacificamente. Na falta disso, o resto é teatro. Quem assiste sabe que não é verdade e apenas uma encenação. Seja capaz de ver quem realmente é. Mude. Estamos de passagem nesse mundo e ser felizes da melhor maneira possível, mas também proporcionar a maior felicidade possível para outras pessoas. A vida é muito curta. Não desperdice o tempo com o seu ego. Ele vai preencher somente você. O mundo precisa mais que isso.
A crença cega em qualquer coisa cria homens submetidos. Eles não pertencem a si mesmos, mas aos responsáveis pelas ideias em que acreditam. A independência para alguns representa um fardo difícil de carregar. Muito mais fácil alguém pensar por nós. Na solidão da morte, todos estarão sozinhos.
Nada nos dá mais confiança e coragem que a superação. Quando todos pensam que você já deu tudo de si, que não é capaz de seguir adiante, você surpreende dando mais um passo, quebrando o ciclo de sofrimento. A superação é um criadouro de esperança, ela faz nascer uma nova pessoa, cheia de segurança, força e fé em si mesmo.
Cada um sabe das suas lutas. Não nos cabe julgar os outros. Então, que cada um cuide de si e faça o melhor que puder para ajudar o semelhante. E se não pode ajudar, não atrapalhe. Julgamentos não são bem vindos, pelo contrário são ofensivos. Não ofereça ao outro o que não quer pra si mesmo.
“Ao anoitecer vem a sombra ,trazendo em si a dor da incompreensão de um coração isolado , que passa horas e horas observando as estrelas , querendo saber o porque de tanto brilho ,já que vivem sozinhas ? Em minutos chega a chuva que me faz lembrar do quão era boa minha infância com tantos sorrisos e agora estou aqui sem saber se algum dia irei voltar a sorrir como antigamente , tantas coisas queria poder mudar em questão de segundos , mas a hipocrisia está grande e não sei por onde ir .Sem motivos me pergunto porque tanta diferença ? muitos na regalia e outros na miséria ? é revoltante a quantidade de erros que encontramos nesse mundo tão controverso . Mas em uma coisa consigo enxergar a esperança ,é naquele simples sorriso de uma criança, que torna o meu maior motivo pra continuar mesmo estando nesse mundo com tanta nostalgia e contradições .”
Dois rostos bastavam para ele: um voltado para dentro de si mesmo e o outro contemplando o mundo exterior; o interior se afundava no coração das coisas, enquanto o exterior contemplava ceticamente a maneira como essas coisas transcorriam materialmente enquanto girava o mundo e a forma como poderiam estraçalhar seu próprio ser, caso se deixasse levar por elas.
Algumas pessoas não possuem dentro de si qualquer sentido de generosidade ou compaixão para oferecer a outrem um benefício espontâneo que lhes aflora da alma. Até mesmo suas “bondades” são cuidadosamente planejadas para resultar em um ganho mais à frente, onde os favores prestados não passam de investimentos naquilo que já trazem em mente para o período da “colheita”. Depois que o descobrimos tanto o perdão deixa de ser uma virtude como temos certeza de que não lhes fará qualquer diferença, exceto a de poder continuar nos usando.
Certas pessoas são cheias de si porque se julgam virtuosas. No entanto, por serem aparentemente mais difíceis de abordar, as tentações que sofrem vêm sempre de fontes até então ignoradas por elas. A verdade, no entanto, é que um demônio mais poderoso conseguiu apossar-se delas quando os demônios menores que carregavam consigo correram a prostrar-se diante do mais forte.
O maior dos teus inimigos, está dentro de ti, você é o maior traidor do de si mesmo, você usa de sua preguiça para explicar o porquê de não fazer as coisas e acha isso correto, não pode ser assim, domine a si mesmo, seja Senhor de suas vontades, o Imperador de seus desejos e vença a batalha contra si, mas não esqueça se você se erguer todos os dias, o seu inimigo também levanta.
E pra curar a dor que se fazia presente em si, ela se jogou pra vida, esqueceu os comentários, viveu intensamente com todos e todas, entrou em embriaguês, e sua vida se tornou bem mais fácil, ao menos naquele momento. Ela dançou ao ritmo da vida, e aproveitou cada carinho que lhe ofereciam, e no outro dia nada a importava, nada nem ninguém. E enquanto sóbria, só pensava em quando poderia aproveitar da vida novamente, sem fazer idéia do quanto melhor seria a próxima noite. Mesmo sabendo que estava tudo errado ela foi e repetiu o mesmo erro."
Inclusão e respeito de um ser humano para outro, não passa pela aceitação ou pela tolerância, mas sim, pela educação e educação é um patrimônio intelectual que só se ilumina com interesse pelo aprendizado e entrega, adquirindo assim, uma visão estética do amor fraterno que favoreça a (re)descoberta e a lapidação de nossos próprios valores!
O planeta esta cheio de pessoas que só pensam em sí, dando valor apenas para seus próprios interesses e "ajudando" apenas quando enxergam alguma vantagem. Vivem dentro de uma caixa de espelhos, onde possam enxergar seus reflexos em todas as direções, para assim poderem alimentar a máquina do seu ego. Essa, é movida por grandes feitos, seja ela um bom trabalho, uma excelente faculdade ou algo que seja bem visto pela sociedade. Assim, eles criam um mundo somente para sí, vivem ao seu bel-prazer sem dar a mínima ao proximo. Não obstante, chega o dia em que essas pessoas passam a perceber que estão dentro de um ciclo, onde todos a sua volta só estão ali por interesse ou para tirar algum tipo de vantagem. Finalmente esse tipo de gente percebe que esta sozinha em um mundo de bilhões, que sua criaçao de mundo é real, contudo é repleta de solidão.
Amar é abrir mão da sua vida, para viver a do outro, é caminhar juntos e parar de pensar só em si, é somar ao invés de subtrair, é sentir se completo, é sorrir sem motivo algum, simplesmente por estar ao lado de que você ama, é confiar, é ter paciência, é lutar juntos para alcançar a vitória, pois juntos somos mais fortes, é fazer o inesperado, é ser o porto seguro, o farol que te conduz em meio a noite escura em alto mar, é contar as horas, minutos, segundos para estar perto e receber um abraço, um carinho, é olhar para o rosto da pessoa amada e se apaixonar a cada dia como se fosse o primeiro olhar, é ficar sozinho em casa e sentir - se abraçado pois o pensamento só vive ligado em você, mesmo quando estas longe se faz presente. Amar é saber que quando tudo está escuro, quando pensas que ninguém te quer, quando o mundo fechou as portas, pensa que existe alguém que sempre estará ao seu lado para te apoiar e incentivar.
Não devemos esperar tudo das pessoas, mas temos o direito de saber qual o máximo de si ela tem a nos oferecer, depois a classificamos em um grau de importância. É técnico demais, mas é assim que deveria ser, às vezes somos vítimas da nossa educação, da nossa bondade e até da nossa gentileza. Daí ficamos com aquele ar de; será que a recíproca é verdadeira? Claro que não, se fosse nem teríamos dúvida...
Técnicas existem, teorias existem, mas todas elas não fazem em si o Terapeuta. A formação do Terapeuta está bem mais além das teorias e técnicas. Está sim em ocupar a consciência de compreender; observar sem julgar; cuidar sem pegar no colo; amparar sem precisar levar para casa; atentar, mas não comandar; sugerir, mas não mandar.
" Cada um de nós recebeu daquele que nos criou, uma vida e o direito de escolher para si o que bem lhe aprouver; cada um de nós tem suas próprias razões e conceitos; cada um de nós tem direitos inerentes à pessoa e à personalidade; cada um de nós tem, civilmente os direitos e garantias constituídos pelo Estado; cada um de nós tem aquilo que escolheu e o que a vida lhe reservou; cada um de nós tem o direito de escolher a religião, a música e a roupa que gosta de usar; cada um de nós tem...todos os direitos, mas cada um de nós tem também, paralelamente, as obrigações, e a principal delas é RESPEITAR O DIREITO ALHEIO!!! Não incite o ódio e a repulsa, incite o amor!