Textos que Descreva a Si Própria
O amor humano autêntico é uma entrega total da própria pessoa: alma, coração, corpo, toda a própria vida, presente e futuro. Quando duas pessoas se amam, sabem que vão compartilhar toda a sua vida. O casal é isto: um com uma para sempre, em tudo, para terminar nos filhos. Já não são dois, mas uma só carne e uma só vida. Antes eram duas vidas independentes que, de vez em quando, coincidiam. Agora estão intimamente ligados, a vida de um é inseparável da do outro. Até nas coisas mais concretas.
Antes de julgar, reflita em sua propria vida, por quando deixamos de refletir e analisar a nos mesmos, deixamos para tras algo que poderia ser aproveitado.É muito mais facil julgar os atos dos outros do que olharmos para os nossos proprios errros. As vezes nos colocamos como expectadores da vida, sendo que, toda açao tem sua reaçao, é como atirarmos uma pedra em uma vidraça, e se fossemos nós a vidraça? Imagina o transtorno que seria? As vezes é melhor calar a falar, ouvir muitas das vezes é melhor, ´pode vir algo de Deus p ti e ai?
Quer saber!? O que faz da vida perfeita, é a própria imperfeição. Já dizia Drummond, que ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. Talvez por não haver sofrimento, talvez por estar trancado em seu quarto num dia frio e cinzento, e se sentindo só, disse ser feliz por não ter o que refletir, talvez não, talvez sim, talvez. A cada dia me convenço de que o mundo pertence a quem se atreve, a ousadia, a quem arrisca.. afinal, a vida é muito para ser insignificante. E talvez por isso, Millôr conceitua que a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito. E talvez quando Chaplin disse que necessitamos mais de humildade, que de máquinas, mais de bondade, que de inteligência, mais de sentimento, que de razão, a ênfase logo vem, e daí a conclusão, o que leva a vida a ser perfeita é toda essa imperfeição.
"Não sigo os outros, tenho sempre minha própria opinião, sou cabeça dura e não sou muito de ouvir as pessoas. Sempre segui meus próprios caminhos, sempre me destacava de certa forma em algum lugar, não sou igual a ninguém e sou diferente de todos. E talvez seja por isso que me julgam tanto."
"Na definição de pessoas, formo a minha própria teoria; só há dois tipos: consumidores de arte e feitores da mesma... O que só consome, engole a seco as ideias do outro, aniquilando assim àquelas suas adormecidas. O feitor, delicia-se com aquilo que criou e ainda por cima alimenta os gostos de seus adeptos!"
Paixão é forte, é voraz, tem força própria, basta que uma pessoa seja possuída por esse espírito para que ela (paixão) sobreviva a tudo, lute contra tudo é contra todos, e se auto-alimenta, mas quando esse espírito vai embora, o que resta é o amor, e o amor é frágil, o amor é fraco, tanto que precisa de duas pessoas pra sentir senão acaba rápido... Paixão é chama, amor é brasa...
Cada um faz a sua própria curva. Uns pecam e vão sem curva para o inferno, outros até fazem algumas curvas. Mas o que importa mesmo é que podemos construir curvas com subidas ou descidas, podemos criar caminhos com ou sem curvas para o céu. Então tome cuidado! A vida é cheia de curvas, que podem definir o seu verdadeiro destino.
É nesses dias secos e frios que as lembranças parecem ter vida própria . Não mais aceitam ficar guardadas no meu íntimo. Aliás, os sentimentos também resolveram se rebelar. Por um bom tempo os mantive intactos, cheguei a pensar que tinham morrido. Mais não são como animaizinhos de estimação, que se você deixa de alimentá-los, eles morrem. Infelizmente, não são..
Meus olhos sorriem mais do que minha própria boca, e quando prendo o riso, meu corpo ri sozinho. Talvez nem eu me entenda. Nem ninguém. Talvez o que eu escreva seja um monte de palavras pintadas de sonhos junto com um monte de sentimento e vontade; afinal, é o que sou, é do que estou cheia, e é o que levo pra perto de quem amo.
Eu só quero a liberdade da minha própria instabilidade, e isso nem chega a ser um defeito mas te deixa inseguro por ser socialmente inaceitável que alguém seja tão livre ao ponto de não precisar ser aceito pra tentar ser feliz, porque é isso que a gente faz, a gente tenta. A felicidade é algo que a gente tenta, mas muita pouca gente consegue.
"Nesses dias de hoje, a gente se sente meio que abandonado, jogados à mercê da própria sorte; como se todos fossemos estranhos, convivêssemos com inimigos o tempo todo . A verdade é que ninguém se preocupa tanto com ninguém, se você estiver bem, é o que lhe basta; os outros que se danem. A vida do outro não lhe diz respeito, e assim a sua vida vai seguindo, e os outros....bem, quem são os outros mesmo? Quem é você pra se preocupar com o outro? Você não é Deus, então pra que tentar fazer algo né? Esse é o pensamento da maioria das pessoas, por isso o mundo está como está. Se a gente desse mais a mão e abrisse menos a boca pra falar mal do outro, o mundo seria bem melhor do que o mundo que a gente vê hoje em dia. Andemos no meio da multidão, mas não sejamos estranhos com todo mundo, vamos dar abertura para alguém, vamos tentar conhecer as pessoas antes de criticar, antes que seja tarde, e o individualismo geral tome conta do mundo, e comecemos a abandonar até a própria família, em busca de um mundo que só dê vantagens à você mesmo.
A capacidade de encantar é própria do mundo da criança: Encanta-se com um pássaro, com um vaga-lume… até com um inseto!!! E no encantamento ela desliga-se de tudo mais, pois tudo parece sem sentido senão aquilo pelo qual se encantou. Assim também deveríamos nos encantar pela magia da vida, pela beleza da natureza, pela amizade, pelo amor…
Incentivar as pessoas à terem opinião própria é o mesmo que tirar um pássaro preso numa gaiola e segura-lo com as mãos abertas até que ele voe. Porque a verdadeira satisfação não é te-lo preso e cantando só pra você, mas contemplar seu voo de liberdade e mesmo sem vê-lo, poder ouvir seu canto de felicidade.
"A esperança é uma qualidade demasiadamente humana, e imensamente necessária à própria manutenção da existência. Ter esperança é assumir nosso lado divino e nos responsabilizarmos pela continuação da obra de criação, pondo o cérebro para pensar, o braço para trabalhar e o coração para amar o que se quer, o que se faz e o que se sonha."
A própria natureza é injusta e desigual. A justiça é uma invenção humana. Um nasce inteligente e o outro burro. Um nasce inteligente, o outro aleijado. Quem quer corrigir essa injustiça somos nós. A capacidade criativa do capitalismo é fundamental para a sociedade se desenvolver, para a solução da desigualdade, porque é só a produção da riqueza que resolve isso.
O que mais aflige o ser humano é estar só, fora de sintonia com sua própria espécie, com o mundo natural e em desacordo com sua própria natureza, tentando se adaptar ao que o mundo lhe exige e que na verdade é o oposto do seu desejo. O sistema quer produção, consumo... Devemos abrir mão, ou nos desapegarmos dos bens materiais e investir nossas energias nas relações humanas, simplesmente porque precisamos uns dos outros. Já nos industrializamos e criamos tecnologias, a evolução do Ter já foi; agora é hora da verdadeira e definitiva evolução, a evolução do Ser.
O ciúme supõe você bastar pro outro em tudo. Ter ciúme até de sua própria sombra, do sol que lhe "alumia". Outro dia vi aqui na TV o padrasto que matou o enteado com ciúme da companheira, mãe do outro, de caso pensado, um crime premeditado, numa emboscada. Mas, que tinha uma coisa a ver com a outra, cada um no seu quadrado, recebendo amor, atenções especificas, um era companheiro, o outro era filho, vá entender? Não é pra entender mesmo, não. Tem também ciúme de um irmão com o outro, do bicho de estimação, etc. Mas, ai, dirão, ciúme doentio, se bem dosado... Como se tivesse vários tipos de ciúmes, como se emoção fosse fácil de controlar, tivesse uma torneirinha pra fechar e abrir, viesse feito colírio em conta-gotas, cachorro amarrado que só pode ir até aonde a corrente alcança. Ciúme reclama exclusividade, toda atenção do outro, ser os outros, o suficiente em tudo, antes de tudo, único, dominar todos os assuntos, não ter par nesse mundo como o ar na hora de respirar, a água na hora da sede. Supor que você não precisa de mais ninguém, ser seu tudo, em tudo lhe bastar, ser pleno, onipresente, encaixar perfeitamente como na bandeja o ovo. Há quem reclame de excesso de ciúmes, sinta-se sufocado e, noutra ocasião, cobrar mais atenção, resmungar de indiferença, sentir-se carente. Complicado.
A liberdade dos governados consiste em pautar a própria existência em uma norma permanente, comum a cada membro daquela sociedade, proclamada como tal pelo Poder Legislativo; liberdade de seguir minha própria vontade em todas as situações não prescritas pela norma e de não se estar sujeito à vontade inconstante, incerta e arbitrária de outro homem.
Tenha em mente, pessoas feridas muitas vezes ferem outras pessoas como resultado de sua própria dor. Se alguém é rude e arrogante, você quase pode ter certeza de que ele tem algumas questões não resolvidas dentro de si. Ele tem alguns dos principais problemas, raiva, ressentimento, ou alguma mágoa com a qual está tentando lidar ou superar. A última coisa que ele precisa é que você possa piorar a situação, respondendo com raiva.
Mas, mesmo assim, de vez em quando eu sentia uma pontada violenta de solidão. A própria água que eu bebia, o próprio ar que eu respirava, pareciam longas agulhas afiadas. As páginas de um livro em minhas mãos assumiam o brilho metálico ameaçador de lâminas de barbear. Eu conseguia ouvir as raízes da solidão rastejando através de mim quando o mundo estava em silêncio, às quatro horas da manhã.