Textos e frases para professor de matemática homenageando o mestre

A VIDA NÃO TEM SOLUÇÃO
(Bartolomeu Assis Souza

A vida não tem solução
Ela não é uma matemática
Ela não é uma equação
A vida não tem solução
Nunca terá uma solução
Não tem que ser resolvida,
mas vivida...

Pois a paixão se mostrou sem solução
Pois não tinha a razão
A razão por sua vez, mostrou-se
uma grande ilusão...
O destino só encontrei desatino e dores
Só compreendi que razão e ilusão
Ambas tem seu lugar
Por isto a vida não tem solução...
Jamais terá...

Inserida por bmdfbas

MATEMÁTICA DE SOLTEIRO
"Nós", solteiros, de certa forma, estamos todos nas prateleiras, sendo escolhidos e escolhendo pelo sabor e pela embalagem. Por descuido somos substituídos pelo produto mais novo, que também será substituído, numa sucessão frenética que alimenta a solidão e não aplaca a fome. Tornamos-nos mais um rostinho na lista de nomes do "Whatsapp" e do "Facebook", tornamos-nos estatística e vaga lembrança. Nunca gostei de matemática, mas não tem como a ignorar, afinal nos tornamos números de uma simples equação que fazemos questão de complicar.

Inserida por Matheusfv

A ciência nos coloca num mundo glacial e mecânico,

matematicamente preciso e tecnicamente manipulável, mas vazio de significações

humanas e indiferente ao nosso amor. Bem dizia Max Weber que a dura lição que

aprendemos da ciência é que o sentido da vida não pode ser

encontrado ao fim da análise científica, por mais completa que seja. E nos

descobrimos expulsos do paraíso, ainda com os restos do fruto do conhecimento em

nossas mãos...

Inserida por gabisms02

A imagem é o espaço matemático.
A linguagem é a emoção.
Mesmo com tecnologia, faço a câmera na mão.
Vou pra junto do ator.
Sinto a respiração e o pulsar.
E ganho a possibilidade de fazer alguma coisa, que eu não controlo, que é a emoção.

A lente da câmera tem de ter uma distância com o objeto de surpresa.

A lente para mim é sempre um mistério

Eu jamais posso me desligar da possibilidade do que eu não sei o que é.

Entre o que eu vejo e o que eu deduzo há poesia. A possibilidade de ver o que eu não sabia.

Um cubo tem 06 (seis) lados ,mas só vejo 03 (três ). Não há como ser diferente.,mas se o viro, vagarosamente, há um momento de mistério, de poesia.

Se atinjo o mistério, aumento curiosidade.
A luz , diferente do que se crê, é para esconder.
O discurso da TV e do cinema é a narrativa.

Walter Carvalho
Diretor de programação.
In Ofício em Cena

Inserida por NiravaGulaboBeth

Dentro de mim

Dentro de mim há um desejo matemático,
Que habita como um ser inquieto.

Ah! Se eu tivesse que pintar algo desse desejo,
Seria o teu corpo em movimento,
Deitado,
De frente,
Em verso.
Pintaria suas cores,
Suas curvas, por cada ângulo,
Pintaria as retas,
Os suaves volumes matemáticos,
Da forma como viestes a este mundo.

No seguir horizontal e vertical,
Admirando o início,
Me perdendo pelo infinito.

Oh! Adorável escalada matemática.
Que para trilhar por estes caminhos molhados e escorregadios,
Morou dentro de mim,
Esta vontade secreta,
Intensa e fantástica.


Que pecado!
Foi-se embora minha pintura,
Pelo lindo bailar dos teus passos,
Deixando este ser inquieto,
Cada vez mais apaixonado.

Marivaldo Pereira Souza (mperza)

Inserida por Marivaldopereira

Da matemática só me lembro do velho jargão: "a ordem dos fatores não altera o produto". Lembro pouco porque enveredei meu caminho para longe dos números e dos cálculos, pois não gosto da exatidão das coisas, mas da discussão proporcionada por pontos de vista distintos. E, por incrível que pareça, pouco gosto das regras gramaticais, apesar de ser graduado na área e tentar obedecê-las, mas elas não exigem argumentações; afinal, o "m" vem antes do "p" e do "b" porque assim se quis, e somente por isso, só para citar um exemplo.
Gosto do Direito, da Literatura e da Filosofia porque chego perto daquilo que sempre prezei enquanto estudante: o debate e a circulação de ideias. De sorte que, mesmo incauto na matemática, chego a pensar que a regra da ordem dos fatores que não altera o produto se faz totalmente presente no processo civil, uma vez que não importa como se deu o ato processual, desde que alcançado o seu fim devemos tê-lo como válido e existente.
Na seara da Literatura, penso que a ordem dos fatores altera sim o produto, pois basta ler as Memórias Póstumas de Brás Cubas para notar que uma vida narrada a partir da morte altera totalmente o ponto de vista do narrador-personagem sobre os seus atos em vida, a morte torna-o mais sensato, ou, pelo menos, deveria torná-lo, visto que defunto-autor e sem compromisso algum com a sociedade.
Já no campo da Filosofia, prefiro crer que se a ordem dos fatores não altera o produto, a soma deles o acresce. Por isso, na vida devemos procurar pessoas que somam, e não que nos subtraiam de nós mesmos.
Talvez tudo isso seja apenas parafernalha para o apaixonado por números e cálculos maçantes, mas são ideias que de repente brotam e pedem por palavras, sem esperar por algum resultado...

Inserida por Hugopires

Caneta
Deixas no papel estampas do meu pensamento,
Acaba-se dignamente em matemática e versos.
Tens alma viva em sentenças proferidas e registradas.
Na força extrema ainda dá fé,
E ao morrer num poema,
A tinta trêmula busca a reticência...
Esforço final pra dizer que
O show sempre vai ter sequência.

Inserida por Moapoesias

Um + um

Aquele era quem se poderia amar
Era matemático
Dois completos incompletos
Dois jovens sedentos de amor
Mas, a equação estava errada...
Faltava somar
Desconhecia-se o como,
Achavam que seriam 1 número...
Mas, e não mais,
1 somado a 1 são 2
Não 11 ou 1.
A igualdade não se fez
Cansados de não entender
Se subtraíram.

Inserida por amandapelle

O 11 e o 13, o 17 e o 19, o 41 e o 43... Os matemáticos os chamam de números primos gemeos: ademais de ter a particularidade de que só podem dividir-se entresi mesmos e entre um, permanecem próximos, mas, nunca chegam a tocar-se...
O Príncipe e a Princesa se conhecem na infancia e ate a idade adulta, uma força que não entendem, muito mais poderosa que o seu desejo e cruel como o azar, os paroxima e os distancia.

Inserida por PatriciaGabriela

Uma vez me perguntaram qual das operações matemáticas eu mais gostava
Eu disse: Depende!

Todos nós somos uma adição na qual nos acrescentamos e somos acrescentados, somamos esforços e mudamos o mundo, somamos forças e viramos fortaleza, somamos alegrias e viramos felicidade, somamos vidas e viramos eternidade.

Mas, quando algo nos faz mal, somos subtração. Retiramos o que nos faz sofrer, subtraímos sofrimentos e assim por diante. Podemos ser subtração quando temos o desejo da oportunidade e queremos tirar sempre do maior, pois, se for ao contrário, ficaremos negativos.

E quem não gosta de ser uma multiplicação? Amigos, dinheiro, paz tudo multiplicado. Somos seres múltiplos e somos o produto de uma série de fatores.

A divisão é a partilha, a doação, a entrega múltipla de números que não deixam restos. Dividimos experiência, conhecimento, amor, carinho, amizade.

Não era só por isso que minha resposta dependia....

Muitas vezes somamos tudo e não percebemos que nossa ambição está passando dos limites, queremos tanto somar que nos tornamos cegos.

Quando subtraímos experiências de nossa mente ficamos mais indefesos, ficamos menores e perdemos uma parte do que fomos um dia.

Corrermos o risco da multiplicação excessiva de sermos vários e ao mesmo tempo nenhum, corremos o risco de muito nos multiplicarmos e não sermos correspondidos, e ao contrário da matemática, na vida a ordem dos fatores alterará o produto final.

E a divisão, tão doce e, ao mesmo tempo, tão amarga. A divisão nos traz o egoísmo, ninguém quer ser o dividendo, ninguém gosta de dividir seus tesouros pessoais, suas pessoas especiais.

No final, respondi:

- O ser humano é uma equação muito complexa. Temos que medir os limites, as derivadas, devemos ver a raiz de cada ser, definir a função das coisas, montarmos um conjunto de coisas boas. Enfim, somos o maior teorema que já existiu, e o melhor de tudo? Não há fórmula que nos defina, somos diferentes.

Inserida por Jeffersoncavalcante

Às vezes, somente às vezes, gostaria que a vida fosse tão certa, tão precisa quanto a matemática. A soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa... Mas, (in)felizmente a vida não é assim. Sempre teremos de tomar decisões difíceis, que, às vezes podem nos custar mais do que esperávamos.
Mas há algo de bom nisso!
Talvez, o que nos diferencie de simples máquinas seja a nossa capacidade de tomar decisões fora de um raciocínio formal, um pensamento (i)lógico, talvez o que nos enobreça, o que nos faça -humanos-, seja justamente esse lado (ir)racional, onde um somado ao outro possa resultar em muito mais que dois.

Inserida por Maercio

MATEMÁTICA SENTIMENTAL

" Aprendi que o significado da força, mais o significado da coragem é igual ao significado do amor, amar é pura matemática sentimental, é a soma de sentimentos, é a multiplicação de momentos, é a divisão por dois das coisas boas e a subtração de beijos, tudo isso baseado na teoria dos conjuntos, onde a intersecção tem sempre como resultado eu e você em progressão geométrica..."

Inserida por jessef60

Matemática; é lindo o nome, é lindo os cálculos, é linda as expressões, é um embaixo do outro, é tudo misturado, tudo isso em busca de um só resultado.
Matemática uso agora,amanha, depois e sempre, graças aos nossos mestres que nos traz dos livros ao conhecimento todos os dias, posso brincar com os números ou não.
Matemática é como uma vida de qualquer um, tem sempre obstáculos a serem superados, tem sempre cálculos que nos deixam confuso, as vezes parece estarmos numa escuridão, em outro planeta solitário, mas quando voltamos pra terra, vemos que nada é difícil na matemática. Preste atenção nos ensinamentos para você ensinar ao próximo.

Inserida por RICARDORALPH2012

Matemática estranha essa: 50 < 20

O chão já dava uma prévia do resultado
Era irônico o valor pago à oposição panfletária.
Foi irônico o percentual e o número de coligações?
Cadê o povo da Candelária..
É irônico, a história se repete..
Ponto!
Pior que perder a Copa

Em tempo morremos,
sem mesmo chegar à cozinha.
O peso pela garganta desce
Não fomos abatidos
Não adianta pintar a cara
São vinte tons de óleo de peroba
e O veículo certo de comunicação.
De uma decisão que muitos tomaram
todos hão de pagar.

Inserida por yang_writer

Penso logo desisto
Um filósofo e matemático francês, René Descartes criou uma frase curiosa: “penso, logo existo”. O escritor irlandês, Oscar Wilde, escreveu que “viver é a coisa mais rara do mundo, algumas pessoas apenas existem”. Estava aqui “costurando as palavras” e percebi que em uma das frases o sentido de “existir” é o produto de viver, pensar é vida e na segunda frase existir é passar pela vida sem usufruir de sua grandiosidade. Penso, existo, vivo? Que confusão: desisto!

Inserida por KARINAGERA

As lágrimas dos amantes muita das vezes é a matemática da esperança que nasce para dar prazer em verdade e coração;
Adorar os momentos situados no seu próprio interior faz com que valha a pena o viver, amando cada segundo;
Sei que às vezes sou confuso em versos vivos, mas sou sempre apaixonante em minhas intenções;

Inserida por JULIOAUKAY

Quem sou eu


Eu sou o que sou.
Sou a conta matemática mais complexa, pois não existem resultados definidos, aplicáveis ou publicáveis.
Sou a lenda que se conta mil vezes de formas diferentes.
Sou o dialogo de um minuto que ecoa eternamente.
Sou a citação do poeta: “Um contentamento descontente”.

Sou uma experiência aplicável em mim mesmo.
Sou o átomo mais complexo do universo.
Sou o único poema sem versos.

Sou a inspiração do Grande arquiteto
Sou ação e reação.
Sou poeira de estrela.
Faísca da criação.

Inserida por David-Eliom

Minha matemática

No inicio era apenas uma adição,
Com o tempo exponencial,
Aprendeu a multiplicação,
Percebeu o capitalismo,
E inovou com a divisão
Que só ocorreria com a subtração,
Ficou triste em ver tantas equações
Sem soluções
Em um sistema impossível.
Fez da vida uma matriz
Para achar o determinante,
Aquilo que dava a razão
Entre o ser e o enumerar.
Percebeu ser vazio,
Ausente de qualquer elemento,
Então acreditou ser um numero imaginário,
E assim passou a ser uma solução,
Até o dia que conheceu
Uma equação do segundo grau
Que apresentou o seu conjugado,
Uma figura tão simples
Com apenas um sinal trocado,
E percebeu que quando juntos
Constituíam algo real.

Inserida por vitorap

Matemática da vida

Ela está em nossa vida,
Ela é requerida, querida e precisa,
A multiplicação e a divisão,
A equação e a potenciação,
Estão presentes em nossa vida.

Nós nos dividimos,
Nós nos distraímos,
Nos multiplicamos,
Nós falhamos,
Nos sentimos radicais,
Nos sentimos sensacionais,
Nós nos fracionamos,
Nós nos ajudamos.
Nos subtraímos
Nos repartimos.

A gente se soma,
Nós vamos a Roma?
A gente se subtrai,
Nós vamos a Dubái?
A gente se divide,
A gente progride.

As Arestas,
As Retas,
As circunferências
Com várias sequências.
Os vértices,
As faces.
Polígonos,
São muitos ângulos,
Poliedros,
São muitas faces.

Os símbolos matemáticos,
Resumem as frases,
Que nela, são constantes.
Matemática é raciocínio,
Ela é resistente e duradoura,
Como o alumínio.

Somar e multiplicar,
Dividir e subtrair,
São as quatro operações,
As mais presentes em nossas vidas
E guardadas no coração.

Inserida por AnnaJuliaDannala

Matemática dos números

Já pararam para pensar
Na matemática dos números?
O dia em que nasceu,
O número da roupa que escolheu,
Sua idade desde o nascimento,
Validade do alimento,
Seu CPF e RG,
Carteira de motorista,
O dia que lançaram uma revista,
O mês em que viajou para o Rio de Janeiro,
Foi em fevereiro?
O ano em que ganhou uma corrida,
Foi um dia especial em sua vida,
O tempo de gestação,
Quantos batimentos está seu coração,
Que horas são?
Quantas linhas têm em sua mão?
Quanto tempo dura uma hora?
Quantos pássaros cantam agora?
O preço de um sapato,
Está caro ou barato?
O número de sua conta no banco,
Número do canal de televisão,
Quando começa o verão?
Que dia e que hora o seu time vai jogar?
Que ano a Copa do Mundo vai começar?
Quantos peixes existem no mar?
Essa não tem como contar!
Qual seu número favorito?
Quando o Lula foi eleito?
Ganhamos números,
E pagamos números,
O número da sorte,
Especial, original,
Ele é muito legal.
São sempre escolhidos,
São esplêndidos,
São extremamente queridos,
São parte de nossa vida,
Os números são infinitos.

Inserida por AnnaJuliaDannala