Textos para professores que destacam o valor da educação

Cerca de 223 textos para professores que destacam o valor da educação

"O ceticismo e o agnosticismo produziram seus frutos. Há legiões de professores cépticos e agnósticos, que dizem que nada podemos saber dos primeiros princípios. Que eles não possam saber, não duvidamos, e aceitamos como verdade. Mas que ninguém possa saber, é mentira. Não têm esses senhores o direito de levar a sua petulância e temeridade a ponto de julgar que os outros todos são como eles. Não lhes cabe o direito de fazer afirmações tão categóricas em matéria que, de antemão, eles reconhecem que nada sabem. Onde está a prova de que estudaram o assunto? [...] Esses homens não aceitam o debate com os que lhes poderiam pôr à mostra a sua ignorância palmar. E se a aceitam, fogem pelas portas falsas da piada ou das desculpas ridículas, deplorando a fraqueza da mente humana para entender o mais elevado, razão pela qual é melhor suspender os juízos, porque nós nada podemos saber, por nos estar vedado para sempre o conhecimento dos primeiros princípios, cujas leis regem todas as esferas da realidade.O que esses senhores fazem é simplesmente isto: mentem e provam que nada conhecem do assunto. Mas como ocupam postos, que dão a presunção de que são realmente sábios, podem, então, aproveitando-se da ignorância natural e desculpável da juventude, instilar o seu veneno cético ou agnóstico."

Essa mensagem é dedicada a todos os professores e mestres que se empenham e se dedicam a mudar a mente de homens e mulheres. Professor é uma das palavas que mais passam a ideia de "honra", pois são vocês a base de qualquer conquista. Ser professor é um dos trabalhos mais essenciais e importantes do mundo e por esse e outros motivos desejo que nunca falte forças para seguir com o seu ofício. Muitos podem não reconhecer o valor de seu trabalho, mas hoje demonstro toda minha admiração pelos seus feitos e deixo como últimas palavras as seguintes: nunca desistam, pois sempre vão ter pessoas que chegaram onde estão devido a vocês e vão sempre estar gratas por vocês nunca terem desistidos delas. Ser professor pode ser comparado ao divino, pois nunca vi pessoas com tamanha persistência, força, foco, empenho, genialidade, calma, compreensão, criatividade, atenção, aplicação, autenticidade, confiança e descontração.

"(...) e mais, darei uma dura sugestão: quanto aos professores, cada qual, ao se formar, deveria fazer seu TCC sobre o papel que exerceram os professores na Itália fascista, na Alemanha nazista e na Rússia comunista, só para garantir que eles terão plena ideia do perigo que é abraçar uma Ideologia, e a importância deles na disseminação delas."

Inserida por iuri_lapsky

A classe dos professores é desvalorizada no cenário atual da nossa sociedade sendo que em diversos meios de comunicação as pessoas caçoam, inclusive os próprios estudantes. Isso me deixa chateado enquanto educador, pois não se pode generalizar, afinal existem educadores brilhantes que se preocupam com seus educandos visando uma educação de excelência. Porém quando me deparo em reuniões compostas por pessoas, formadoras de opiniões, responsáveis pelo futuro do País que não conseguem se manter em silêncio para ouvir o próximo, tenho que concordar que as severas críticas anunciadas não são tão severas assim.

Inserida por nelson_junior_1

cada dia que passa, existem menos famílias, os pais terceirizados são tantas coisas, professores, videogames, eletronicos em geral, cursos de todos os tipos, tudo para evitar que os genitores tenham que lidar com suas crias, talvez seja o motivo da qualidade humana ser a mais baixa até hoje vista.

Inserida por mac310

Penso que, assim como os professores do ensino presencial vem enfrentando desafios para integrar as TIC de maneira proveitosa, nós que pretendemos trabalhar com EAD também temos os nossos próprios desafios, e um deles é manter nossos alunos motivados e participativos. Precisamos aprender a ensinar nossos alunos a aprender...

Inserida por AngelaSeabra

MUITOS PROFESSORES PRECISAM OUVIR ISSO. É PRECISO DESCONSTRUIR O PERFIL DE AUTORIDADE E ADOTAR A PEDAGOGIA DA AFETIVIDADE E HUMILDADE PARA ENSINAR. A ESCOLA SERIA PARA HUMANIZAR, MAS... MUITOS ALUNOS ESTÃO VICIADOS EM ANDAR NAS COSTAS DOS OUTROS QUE NÃO CONSEGUE MAIS SUPERAR SEUS MESTRES NAS VIRTUDES.

Inserida por Kllawdessy

"Os pais e professores não percebem que, se todos os pedidos das crianças e dos adolescentes forem atendidos, isso pode traumatizar seu processo de formação da personalidade. Eles serão transformados em pequenos deuses, ávidos por ter o mundo orbitado ao seu redor. E os primeiros a entrar nessa órbita são seus pais, que se tornam serviçais, trabalham, lutam, respiram para atendê-los. Infelizmente, há muitos deuses sendo formados no teatro da educação."

Inserida por MoabisJunior

No Brasil, até os professores sentem orgulho em pressionar a educação para as profundezas do abismo da ignorância. O Mais engraçado? A classe ainda faz greve por melhores salários. Nem mesmo leem um livro ou tem condições de interpretar um texto. Mas assim mesmo, fazem greve. Que exemplo educacional hein...

Inserida por LLSantos

O alunado é o "Dom Quixote' do sistema que ataca os professores como aos moinhos, que o foram, outrora, por aquele herói sem nenhum caráter (anti-herói), comédia. O que diríamos, cá para o Brasil, "Macunaíma, herói de nossa gente". Os alunos perdem muito tempo armando-se e atacando os professores que supostamente "roubam" suas notas. E os moinhos de vento, atacados, continuam lá fazendo o seu trabalho como podem, rangendo: despedaçados.

Inserida por Kllawdessy

Os melhores professores sem dúvida são aqueles que sonham de maneira desmedida,sem o medo de parecer ridículo...Os professores sonhadores amam estar numa sala,pois trazem dentro de si a plena convicção que tem ao alcance das mãos e da fala a oportunidade de "mudar o mundo"...Não se prendem apenas aos conteúdos...Tentam semear sonhos,que permitam que seus alunos sejam críticos, participativos e conscientes da força que podem exercer na sociedade...

Inserida por ElaineMazur1980

Se os crimes praticados aos professores e crimes praticados aos alunos fossem indenizados pela escola, ela já não existiria mais! Já pensaram se todos os analfabetos funcionais e mal formados profissionais pedissem, junto à justiça, uma indenização à escola pelo tempo perdido e crimes educacionais?

Inserida por Kllawdessy

Precisamos da ajuda dos professores universitários, eles sim são a força que os estudantes precisam para abrirem as mentes tapadas, por outro lado existem professores petistas que impedem isso nas universidades, falam o que lhes convém por pura covardia, para a melhoria política começar, precisamos dos professores unidos contra esse governo maldito hipócrita.

Inserida por beladonilo

"Parece inacreditável que, há menos de vinte anos, um grupo de professores tenha sido objetivo de campanha tão virulenta e de violências tão desvairadas, por terem cometido o crime de ESCREVER TEXTOS DE HISTÓRIA DO BRASIL e de ensinar esta disciplina, no nível da pós-graduação, além de leva-la aos sindicatos, e às organizações estudantis. Crime nefando para o inquisidores, que montaram vários inquéritos para apurá-lo, prenderam e torturaram alguns dos autores, levaram outros para o exílio e a todas as consequências de tais despautérios"

Inserida por Acirdacruzcamargo

Professores de Língua Portuguesa - utilizem os sonhos dos seus alunos para produção de texto e ensino de gramática em sala de aula. Primeiro, solicite que tragam escrito, manualmente, o relato daquilo que sonharam na semana, no dia anterior ou algum sonho que os tenha impactado. Depois, escolha na sala alunos-revisores do sonho e por fim, discuta e debate os sonhos que forem possíveis nos 50 minutos de aula. Vocês estarão valorizando a história subjetiva dos seres humanos que constróem o mundo junto com vocês em sala, poderão conhecer os alunos e seus comportamentos e finalmente, terão material para ajudá-los em seus desafios para equilibrar suas personalidades. Vamos nessa?

Inserida por Acirdacruzcamargo

Por que só nós professores deveríamos estar preocupados com a qualidade do ensino, se somos apena o chapéu dos pedintes e não o dinheiro que lhes falta? E qual professor, nas circunstâncias em que vivemos, quer se dar ao luxo de acreditar na boa intenção? Os critérios denunciam-nos. Nota substitutiva é uma recuperação de nota e não de conteúdo!

Inserida por Kllawdessy

A violência contra os professores é fruto de uma sociedade amplamente desestruturada e doente, que vilipendia os agentes fomentadores do seu próprio desenvolvimento. Para o Brasil ser um grande país e não apenas um país grande, invariavelmente deverá investir na qualidade da educação e no reconhecimento dos educadores. Uma nação que subestima o valor da educação restringe os seus progressos futuros.

Inserida por LazaroGomes

Precisamos de representantes discentes que não tenham medo de professores arrogantes e autoritários. Que enfrentem com conhecimento de causa e por princípios. Precisamos de Coordenadores de curso, chefes de Departamento que tenham convicção, tenham fundamento filosófico para o que compreendem ser a educação superior, a administração, o ensino e o serviço público. Que marquem posição em toda a reunião em que estiverem. Não se amedrontem ao menor peido de burocratas, pretensiosamente superiores. Isso é liderança. Personalidade com conhecimento. Anda em falta, embora justificado pelo medo que impera em regimes onde a liberdade, acostumou-se a andar sem ela. Que surjam mais líderes, menos chefes, menos coordenadores, menos diretores...

Inserida por Acirdacruzcamargo

Se tivermos muitos alunos que ainda gostem dos seus professores, seria o ideal. Mas, infelizmente, eles nos detestam, e não fazem cerimônia alguma para demonstrar isso com apelidos, gritarias e violências mil. Por que devo aplicar esses sentimentos copiados de alunos para me vingar de colegas imitadores de aluno?

Inserida por Kllawdessy

No início do ano, os professores reafirmam o voto:—"vamos aprovar só os alunos dedicados e estudiosos, sejamos rígidos, nossa escola é séria!" Mas no conselho de classe do terceiro e quarto bimestres, se não atingiu o índice de aprovação, já se resolve tudo no jeitinho brasileiro.

Inserida por Kllawdessy