Textos para professores que destacam o valor da educação
ADVENTO
Vem as aulas
bolsas e malas
com suas salas.
Os professores...
Com seus ensinos
e seus clamores
seguindo esquemas
com suas flores
feitas de pinos
cheias de tremas
em suas novenas.
Quantos tramas!
Para os menino...
Inocentes que amam
todos seus traumas
manipulando o destino
homologando hinos
em seus desatinos.
E o aprendiz?!
Alguém quis
alguém não quis...
O quadro preto...
não consta racismo
e a velha lousa
com todas palavras...
feita de giz,
ali estão frágeis
mas todos felizes.
Vem novo ano
feito de planos
embrulhado a panos
estão as travas,
travando falas!
Já repetidas
em outros anos.
Alguém se cala
alguém se arrasta
dentro dos sonhos
outros resvalam
nos desenganos
que em forma de flecha...
Tropica pra baixo
ou voa pra riba
flechando fulano.
Fulano aprende, ola
sicrano para roubar
as vezes partidas
em seus calhamaços
as vezes janeiro
com miado de março.
Antonio Montes
No mundo acadêmico, professores sem conta debatem eternamente sobre que tamanho deve ter o estado, que garantias legais são as mais sagradas, Rawls vs. Nozick.
Em sua incapacidade de ver o quadro amplo e em sua incultura histórica, não se dão conta de que o avanço do Islã tornará toda essa discussão interminável meramente 'acadêmica' e no pior sentido da palavra.
Claro, foram e são orgulhosos demais para mostrar respeito e gratidão pela civilização cristã, que tornou possível tudo que fazem.
Caso clássico de hybris.
"Os professores são guerreiros anônimos que vivem do trabalho, onde muitos alunos só dão trabalho e não valorizam a joia que é ter um professor. O professor não é só um trabalhador, mas sim um herói da sociedade. O professor é o mestre entre os mestres. É o formador de profissões, também de caráter, pois são espelhos para aqueles alunos que estão em formação. É aquele que vive em uma sociedade que só sabe cobrar direitos e não querem cumprir os seus deveres. Governantes que querem calar os professores, os impedindo de exercerem o seu dever moral de nos contar a realidade e dar o seu ponto de vista para os alunos. Os fazê-lo pensar, e não uma coisa automatizada e empurrada de goela abaixo. Isso termina privando os alunos de conhecer as histórias do jeito que elas são. Esses profissionais ganham muito pouco para o que fazem, mas não deixam de exercer sua profissão por isso. Eles valorizam a educação em primeiro lugar e fazem da sala de aula o palco dos sonhos para aqueles meninos terem algo para acreditar e sonhar. ”
Texto: Lenilson Xavier (lexgrafia - 31/01/2017)
“Os professores são semeadores de sonhos em uma sociedade que perdeu a capacidade de sonhar..."
Afetividade de Zero a Três
Quando somos professores esquilos...
Criança pede afeto não só na hora do ninar no colo, mas também na hora da troca de fraldas, no gesto de dar o almoço e/ou quando auxiliamos durante as suas refeições. Elas pedem também na hora de agacharmos para falarmos firmes no momento em que temos que corrigi-los quando não controlam suas emoções.
Criança lê alma, olhares e também nossas intenções. Com essas leituras, ela sempre saberá quem os corrige com afeto ou não.
A maneira como nos posicionamos diante de uma criança com suas birras e imperfeições, afetarão esse ser em formação, de sua tenra idade até sua fase adulta, positivamente ou não.
Temos que refletir sobre nossas posturas, praticando a empatia. É tão fácil quando não esquecemos que um dia já fomos crianças, muitas vezes arteiras, com mudanças de humores e com nossas imperfeições.
Jamais devemos esquecer de uma verdade...
O exemplo somos "nozes"
Tenho saudades das brincadeiras inocentes da infância...
Da amizade com os colegas e professores da escola...
Da família reunida ao redor da mesa...
Das conversas com os vizinhos nas noites do luar;
Da igrejinha simples e humilde, onde encontrei o meu primeiro amor, que é Deus.
Tem coisas que nunca mais vai voltar.
Tem coisas que jamais será a mesma.
Mas que possamos voltar a inocência, a respeitar o nosso semelhante, a comunhão familiar e a viver em união com os nossos irmãos.
Pois o sentimento do amor é o mesmo, e Deus, o dono da vida e do amor, não mudou, ele continua sendo Deus.
PROFESSORES X FUTEBOL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Quando nós, educadores, protestamos pura e simplesmente conta o sucesso financeiro dos atletas, em especial dos jogadores de futebol, depomos contra nós mesmos ao demonstrarmos desprezo pelo talento. Da mesma forma contradizemos nossos discursos contra exclusão; desigualdade; falta de oportunidades para os mais simples.
Aquelas pessoas que neste momento de suas vidas ganham milhões, são quase todas de origem bastante humilde. Filhos de pedreiros, serventes, lavradores, balconistas e afins, todos visionários e atentos aos sinais de que seus filhos têm algo especial: talento. Esses pais atentos apostam; dispõem de todos ou quase todos os seus poucos recursos, até marcarem o gol definitivo, acertando em cheio na grande chance dos filhos. No futuro com que nunca sonharam para si próprios.
Nas salas de aula, falamos quase o tempo inteiro em talento; no entanto, somos elitistas: não aprovamos o talento dessa gente humilde que de uma hora para outra pode ser detentora de uma fortuna que nos dá inveja, sem terem passado por ensino médio, faculdade, às vezes nem mesmo pelo ensino fundamental completo.
Mas esses atletas não chegam lá sem esforço. E muito esforço. Sacrifício. Renúncia. Ainda bem novos deixam famílias, brincadeiras, amigos de infância, e vão trabalhar duro: fazer muitas horas diárias de preparação física, treinos com e sem bolas, educação alimentar e outros cuidados criteriosos com saúde, o que inclui não ter vícios, vida sedentária ou promíscua. Tudo isso, além de aprenderem regras rígidas de convivência. Coleguismo. Ética desportiva. Recolhimento. Meditação. Autocontrole. Respeito por quem está do outro lado. Uma verdadeira universidade que os prepara para viver dignamente, como cidadãos que quase sempre não sabem falar, mas sabem agir. Sabem ser quem são. E quase nunca renegam suas origens.
Temos preconceito desses atletas, porque não foram nossos colegas de faculdade; porque venceram pelo talento sem aprender gramática e raiz quadrada. Porque não foram modelados pela educação formal. Porque ganham mais do que nós, que não percebemos o quanto eles geram em recursos, movimentação financeira, patrocínios de produtos e marcas que eles fazem vender, somados às vendas de ingressos, audiências de rádio, televisão e web, circulação de impressos e influência nas bolsas de valores.
Os milhões que esses jogadores ganham honesta e merecidamente são centavos diante das fortunas dos seus patrocinadores e o sistema que os cerca. Esses, nunca são alvos de nossos protestos, a não ser no aspecto político-partidário, que de nossa parte é sempre questionável: Temos, invariavelmente, uma bandeira partidária que tentamos substituir pela que está no poder.
Quanto ao mais, não conheço nada, além da educação formal, que seja mais educativo do que o esporte. O esporte educa bem mais do que a própria arte, se compararmos o exemplo pessoal obrigatório do esportista com o do artista. O artista, por exemplo, se for sedentário, fumante, promíscuo, viciado em droga ou álcool, continuará artista. O atleta, não. Se ele quiser ser e permanecer atleta, não poderá jamais, ser um exemplo negativo em nenhum destes aspectos. E uma criança ou um adolescente, quando imita uma pessoa que admira, o faz na sua totalidade.
Quem está com o dinheiro do professor na sua conta pessoal não é o jogador de futebol. É o político corrupto deste país, em especial, que desconhece os políticos honestos. Quem nos rouba todos os dias não é o Neymar nem o Thiago Silva. Também não é o jogador de futebol que decide as alíquotas de impostos. Ele pode estar dentro deste sistema, como todos nós que compramos, vendemos e vivemos, mas não é ele quem decide.
Nós, educadores, merecemos ser muito mais valorizados; ter salários muito melhores; ter condições muito mais humanas, dignas e honestas de trabalho, mas nosso grito de basta e de protesto tem que ser por nós. Não contra o outro. Temos que lutar pelo que é nosso, sabedores de que esse tesouro é usurpado pelo poder público e pelos poderes econômicos que mandam neste pais e estão muito acima dos jogadores de futebol. Quero ter mais, sem desejar que nenhum deles tenha menos, pois isto seria possível se os poderes constituídos não estivessem inchados de corrupção e os grandes grupos econômicos não estivessem fechados com os tais poderes.
Porém, se mesmo assim queremos protestar contra os esportes, que tal se fôssemos menos elitistas e voltássemos nossos protestos contra a fórmula 1, o golfe e outros esportes de ricos que sempre foram ricos e cujas riquezas não sabemos de onde vieram?
AOS PROFESSORES, PELA SUPERAÇÃO DIÁRIA
Demétrio Sena
Escolhi ser um professor de cultura e cidadania, um arte-educador, quando não existiam formalmente os arte-educadores. Alcancei este sonho, já nos primeiros anos de minha maturidade, quando o governador Leonel Brizola abraçou o sonho de seu vice-governador e Secretário de Educação Darcy Ribeiro, de criar os CIEPs e aquela fantástica estrutura: horário integral, educação de primeiro mundo, quatro refeições diárias, esportes, médicos, dentistas, psicólogos e animadores culturais; os arte-educadores. Tudo dentro de uma estrutura física adequada a todas as práticas e necessidades locais, além de farto material pedagógico, artístico, funcional e utilitário. Naquela época, os CIEPs acolhiam alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, e os ginásios públicos, com a mesma estrutura, jovens do segundo segmento. Prioridade absoluta para os mais pobres; os moradores de áreas discriminadas e de conflitos.
Hoje, ao olhar em volta e ver as escolas públicas sucateadas...ver os profissionais da educação menosprezados como nunca pelo poder público... perceber os alunos orientados pelos governantes a odiar professores, como parte de um projeto de desescolarização das camadas desfavorecidas, lamento profundamente. Lamento ainda mais, ao ver justamente as pessoas mais desfavorecidas cultuando essa política pública anti-educação, convencidas pelas pessoas de vida ganha... pessoas que sempre tiraram e tirarão ainda mais vantagem da desgraça social, por esse projeto de favorecimento das classes politica, empresarial e outras que gozam de privilégios às custas de quem mais sofre. Inclusuve alguns que parecem gostar de sofrer, fingindo pertencer às elites.
Não queria tecer lamentos, mas é inevitável. Queria só parabenizar aos professores pelo seu dia, incluindo-me no contexto. Se não há o que se comemore no que tange a valorização, as condições, estruturas de trabalho e políticas salariais, enalteçamos a força e a capacidade que o professor tem, de não desistir. E o seu amor pelo próximo, que o faz insistir no sonho de um país melhor para todos os brasileiros.
Enalteço também os professores da iniciativa privada, que vêm enfrentando em salas de aula o preconceito de alguns pais abastados ou pseudo-abastados que não dão limites aos filhos. Filhos estes, que quando resolvem levar os professores ao extremo da estrutura emocional, sabem que podem se valer do status de "clientes pagantes" e do desfavorecimento do professor sem estabilidade empregatícia. Minha esposa Eliana é uma dessas professoras, e só ela sabe com que força e talento se aposentou e continua trabalhando como admirável professora da rede privada.
Minha grande admiração, meu reconhecimento e o carinho a estes e aqueles! Estamos todos no mesmo barco, pelejando para não naufragarmos!
O que aconteceu conosco?
Que não somos mais como antes.
Professores maltratados nas salas de aula,
Comerciantes ameaçados por traficantes,
Grades em nossas janelas parecendo uma jaula,
O que aconteceu conosco?
Por ventura somos um fracasso?
Ou estamos em letargia,
Automóveis valendo mais que abraço ,
Filhas querendo uma cirurgia.
Perdemos a esperança,
Ou sofremos cefaloma,
Celulares nas mochilas de crianças,
E diversão valendo mais que um diploma.
Vivemos em controversa,
Ou Fugimos a um conventiculo,
Tela, vale mais que conversa ou
Tudo tornou-se ridículo.
Quero arrancar as grades da minha janela,
Tocar as flores! sentir a brisa singela,
Dormir com a porta aberta
nas noites de verão!
Quero a honestidade meu irmão!
Ainda que seja rara
Quero a vergonha na cara,
Mas pra dizer a verdade,
Quero a solidariedade
Quero a esperanca,
a alegria e confiança!
Onde exista amor a fraternidade.
O jovem, é verdade, rebela-se muitas vezes contra pais e professores, mas é
porque sabe que no fundo estão do seu lado e jamais revidarão suas agressões
com força total. A luta contra os pais é um teatrinho, um jogo de cartas
marcadas no qual um dos contendores luta para vencer e o outro para ajudá-lo a
vencer.
"IFP-CHIBATA"
Lugar de transformação do homem
Os futuros professores da nação
Formam-se nesta magna casa
Os guerreiros que lutam com giz nas mãos
Às mil maravilhas e orgulhosamente
A tua venustidade, à todos fascina
Bem-haja IFP-Chibata eternas vezes!
E bem-haja senhora Directora Celestina
Pelo seu contributo para IFP-Chibata ser mais brilhante
25 de Maio de 2007
É o dia e o ano da tua fundação
Hoje passam 12 anos reluzindo para o povo
Transformando os filhos do povo para povo
Em verdadeiros espelhos da sociedade, oh professores!
Oh, IFP-Chibata
Você é uma árvore frondosa e frutífera
Que dá os frutos mais doces do mundo
São professores os frutos que você dá
Homens e mulheres que erguem Moçambique a cada segundo
Oh! IFP-Chibata
Você é digno de merecimento e reconhecimento
A cada professor formado, você merece agradecimento
Bem-haja glorioso IFP-Chibata para sempre.
Xadreque Pedro Janasse
25 de Maio de 2019
Se não existisse professores
A vida seria um problema, talvez de matemática,
ou talvez explicar que somente pela filosofia temos
uma equação sem números exatos.
Somente onde podemos pensar que uma mais um
é igual a
Conhecimento.
A multiplicação do saber
A troca, no processo e no resultado
na contestação e na confirmação.
Se não existisse professores
Discordar seria errado
Concordamos em discordar
para
evoluir.
Se não existisse professores,
galinhas não virariam águias,
nem oprimidos ou desfavorecidos
haveriam asas.
Se não existisse professores
Aceitaríamos as coisas como elas são
conformidade do sim e do não.
não haveria encanto
muito menos
uma canção
Se não fosse pelos professores
seria, então, pelos alunos
pela metamorfose ambulante
de pensar que não temos uma figura mítica
mas de carne e osso
que sofre pela dor do outro
principalmente quando o assunto
é ensinar
Parabéns Professores
Oh Mestre do saber
Quão precioso é ouvir a tua voz.
É semelhante a luz na densa treva da minha ignorância.
É como a bússola no oceano da minha existência
Obrigado por existir em minha vida.
Sem você não existiria o saber
Parabéns professor
Parabéns ao primeiro mestre do saber em meu viver.
Meire Perola Santos
15/10/2019
06:36
Aos mestres, os PROFESSORES, eles com missão não de ensinar TUDO, porque esse tal de tudo, é genérico; mas com ideal de nós passar as POSSIBILIDADES, essas que fazem de nós alunos também aprendizes de mestres feito eles.
Uma Gratidão impagável e as nossas,
Muitas Gracias!
Pois somos eternos alunos.
Feliz dia dos professores 👨🏼🏫👩🏫
Quão bom “escolar” degraus!
De aluna a professora de alunos❤️
Obrigada, meu Mestre Jesus por buscar seguir os teus ensinamentos e a querer aprender mais de ti. Ajude-nos, ó Deus, para que sejamos bons discípulos. Emunah.
#diadoprofessor #diadoprofessor📚 #mestre #senhor #deus #jesus #teacher #master #professor #monicacampello
Dia dos professores
Foi com os mestres que aprendi a respeitar.
Professora de alma e visão é onde quero chegar. foi essa a profissão que escolhi para atuar.
Com material no braço para estudar, buscando experiências que jamais pensei passar e mesmo com o medo da violência,foi essa profissão que escolhi para atuar.
Parabéns para nossos professores que nessa profissão árdua e exigente ainda tem forças para trabalhar.
"Jomara Teixeira "
Jovens Professores
Pela boca de bebês e crianças que amamentam Você aperfeiçoou os elogios. -
Mateus 21:16
Escritura de hoje : Mateus 21: 12-16
As crianças parecem se sentir mais confortáveis usando os computadores do que os pais. Por esse motivo, um fabricante que tentava aumentar as vendas para adultos anunciava um determinado computador com o slogan: "Tão fácil que até um adulto pode operá-lo!" (E, se ainda tiverem problemas, poderão perguntar aos filhos.)
Não é a primeira vez que os adultos aprendem com as crianças. Quando Jesus veio a Jerusalém e realizou curas no templo, foram as crianças que reconheceram rapidamente quem Ele era e gritaram: “Hosana ao Filho de Davi!” (Mateus 21:15).
Os principais sacerdotes e escribas, no entanto, não estavam dispostos a ouvir e aprender com as crianças. Eles se recusaram a levar Jesus a sério. Em vez disso, eles o levaram à tarefa perguntando: “Você ouviu o que estes estão dizendo?” “Sim!” Jesus respondeu. Depois, citando o Salmo 8: 2, Ele disse: “Você nunca leu: 'Da boca dos bebês e das crianças que amamentam, aperfeiçoou o louvor'?” (Mateus 21:16).
Atenção, pais, professores, vizinhos e todos os outros adultos! Precisamos nos lembrar de que não sabemos tudo. Sejamos humildes o suficiente para ouvir e aprender algo que Deus deseja nos ensinar através da fé de uma criança. —JEY
Refletir e orar
Há tanta sabedoria a ser aprendida,
tantas maneiras de eu crescer;
Senhor, eu ouvia como uma criança
E aprendia o que você gostaria que eu soubesse. -K. De Haan
Grandes lições podem ser aprendidas com crianças pequenas. Joanie Yoder
Teste os Professores
Tudo o que eu ordeno, tenha cuidado para observá-lo; você não deve adicionar nem tirar dela. - Deuteronômio 12:32
Escritura de hoje : Provérbios 30: 1-6
Revelação. Para algumas pessoas, é mais do que apenas o nome do último livro da Bíblia. Para alguns pregadores que se autopromovem, revelação é algo que Deus pessoalmente lhes dá. Na maioria dos casos, no entanto, o que eles dizem que Deus lhes deu contradiz Seus ensinamentos na Bíblia.
Você já foi exposto àqueles que afirmam ter uma “revelação” ou “palavra” especial de Deus? Se assim for, tenha cuidado. A menos que o que uma pessoa proclama como verdade possa ser verificado pelo ensino claro da Bíblia, é opinião pessoal, na melhor das hipóteses, e heresia, na pior das hipóteses - não revelação divina.
As Escrituras nos advertem a não acrescentar nem tirar o que Deus nos revelou em Sua Palavra escrita. Deuteronômio 4: 2 nos diz: “Não acrescentareis à palavra que eu te mando, nem retirarei dela”. Advertências semelhantes são encontradas em Deuteronômio 12:32, Provérbios 30: 5-6 e Apocalipse 22:18. É de fato uma posição precária para uma pessoa se colocar - alegando acrescentar ao Livro inspirado de Deus.
Se alguém tentar ensinar uma doutrina não encontrada na Bíblia, tenha cuidado - por mais polido e conhecido que seja. Teste os professores que você ouve pela Palavra de Deus. Se eles falam em receber uma revelação, verifique se não estão violando as claras advertências de Deus. Dave Branon
Refletir e orar
A Palavra de Deus deve verificar a verdade
Do que está errado e do que está certo,
e testar o que me parece tão real
Dos sentimentos, dos sentidos e da visão. -D. De Haan
Teste todo o ensino pela verdade da Palavra de Deus. Dave Branon
Professores Do IFes que tanto amamos !
O professor de Matemática,
com suas contas complicadas,
falando em equações
Do Teorema de Pitágoras.
A professora de Português,
com seu modo indicativo,
falando em advérbios,
interjeições, substantivos e luxúria .
O professor de Geografia,
com seus complexos regionais,
falando em sítios urbanos,
em pontos cardeais.
Os professores de Biologia/Quimica,
com seus ensinamentos ecológicos,
falando em evolução,
em estudos biológicos.
O professor de História,
com seus povos bizantinos,
falando na Idade Média,
no Imperador Constantino.
A professora de Inglês,
com seus don't, do e does,
falando em personal pronouns,
na diferença entre go e goes.
A professora de Artes,
Vou até pular esse verso!
O professor de Educação Física,
com suas regras de voleibol,
E somente isso.
Os professores da minha escola,
com suas matérias que às vezes não entendemos,
Mas no fundo do coração, sabemos que isso tudo, não irá servir para nada na minha vida
Assinado: ManoNariz
Feliz dia dos Professores
Querido(a) professor(a), nunca deixe de fazer, exercer o seu trabalho com muito carinho e dedicação no ambiente educacional, no lugar que estiver ensinando o outro a aprender; no caminho de cada ser que ajudar a trilhar os seus passos. Você é um importantíssimo impulsador de sonhos e realizações nas vidas que aprimora um pedacinho de si. Ensinar é aprender também de outras formas; aprender é permitir a brotação de outros conhecimentos no jardim da aprendizagem e do saber. Assim como um algodão-doce precisa do açúcar para adoçá-lo, o aprendiz necessita de um educador para ensiná-lo com paciência e sabedoria para o mundo.
Parabéns por este dia que é um tanto especial para você que faz parte da educação; para aquele que um dia nos ensinou, que um dia ensinamos💡
OS QUE NÃO PARAM, PARA QUE "EU POSSA" PARAR
Os professores e coordenadores não pararam, tiveram que se reinventar para a educação não parar... Cientistas, médicos, dentistas, veterinários e enfermeiros não pararam... Coletores de lixo não pararam... Taxistas, Uberistas e motoboys, poucos foram os que pararam... Cozinheiros e faxineiros, muitos não pararam... Padeiros não pararam... Caminhoneiros não pararam... Agricultores não pararam... O pessoal da farmácia, do mercado e da horta, não parou... Policiais, seguranças, vigias, porteiros não pararam... Indústrias, comércios e outros serviços essenciais não pararam...
(Se houver algum setor ou profissional que me esqueci de citar, me desculpe).
Como podem ver, nem todos pararam, porque nem todos PODEM parar.
Parar e se isolar é um luxo, para os que conseguem viver bem, com as contas pagas e comida a vontade em seu isolamento.
Porém, para quem não poderia parar - porque parar é sinônimo de passar fome - para estes o isolamento é tão cruel quanto a ter que ir pra rua sabendo do risco de se contaminar.
Mas, por mais que a gente se isole, tendo que dar essa pausa forçada e sem previsão do retorno da normalidade, a vida não pode parar... E muito do que a maioria ou grande parte consegue parar, se deve a esses que não podem.
E daí eu vejo pessoas desrespeitando as orientações e protocolos. Vejo gente vivendo normalmente e despreocupada, visitando parentes, fazendo festinhas e reuniões familiares, batendo perna na rua, andando por ai sem proteção e solicitando auxílio do governo sem precisar... Pessoas egoístas que pensam apenas nos próprios sacrifícios, dificuldades e vontades.
Infelizmente, o mundo pós-pandemia não será outro... Será exatamente o mesmo!
Quem é individualista e indiferente aos outros vai continuar sendo... Quem é egoísta, mesquinho, ganancioso e oportunista vai continuar sendo... Quem é político, vai continuar fazendo política... Quem vive de corrupção vai continuar corrupto... Quem é assassino vai continuar matando...
E todos os profissionais essenciais (esses que não param para que você e eu "possa" parar), vão continuar sendo desvalorizados, mal remunerados, desprezados... Pois o futebol, QUE ESTÁ PARADO, vai voltar e *os jogadores vão continuar sendo os heróis da pátria, recebendo os melhores salários e benefícios para chutar uma bola.
Um momento como este não transforma as pessoas, apenas revela o pior e o melhor delas.
Obs.: Coloquei os jogadores, com asterisco *, pois sei que nem todos recebem o mesmo tratamento, e nem todos que são supervalorizados, são inúteis e imbecis.
Independente de qual seja a sua posição e condição nesta pandemia, seja grato fazendo sua parte. Pois muitos estão, neste exato momento, se sacrificando, se reinventando, se esforçando, tendo que ter uma força mental e emocional sobre-humana, para que você possa estar o mais seguro possível na sua casa e para que sua vida continue com a máxima normalidade possível.
Os caridosos, os religiosos que gostam de abençoar pessoas, os que tem condições de ser generosos... A hora é agora, de não somente orar ou rezar, como também de ser e agir.
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Poesias para Professores
- Frases de filósofos e pensadores sobre professores
- Frases de Augusto Cury sobre Professores