Textos para Pessoas Recalcadas
Tá tudo errado. As prioridades estão invertidas, as pessoas dão pouco valor ao que importa e muito valor a bobagens. Poucos param pra pensar, poucos sabem amar, muitos machucam, muitos sofrem, e muitos apenas existem, sem viver. Vejo pessoas tristes por não se acharem bonitas, vejo pessoas tristes por não serem iguais a maioria, e enquanto houver isso no mundo, tem algo errado. Todos são iguais, todos pensam, todos sentem, todos morrem. Não espere ser tarde demais para perceber, que na verdade o sentido da vida é apenas viver.
As pessoas falam tanto em tempo. Como se ele fosse a cura de tudo. Na verdade, elas não sabem que ele destrói, corrói, separa, e muda as pessoas. O tempo que trás, é o mesmo que leva: Os momentos, as lembranças, os amigos, os amores... Ele tem pressa. Por isso, aproveite ao máximo, e saiba valorizar cada segundo. Pois há tempo para tudo, exceto para ser desperdiçado.
Fiz minhas escolhas, onde optei o melhor pra mim e infelizmente tive que deixar muitas pessoas pra traz, a vida me trouxe uma crise de mudanças radicais. Mudei meu modo de pensar, agir e até de falar. Pelo simples fato de me amar, eu aprendi a viver. Aprendi a deixar de lado, a não bater de frente com a vida. Optei por Paz, eu optei por amor próprio.
Por mim eu já estaria a quilômetros daqui. Longe de todas essas pessoas indo e vindo fisicamente enquanto a mente e a vida delas ficam estagnadas num só lugar. Longe de todas essas cobranças do que eu deveria ser, sempre na mesma ladainha: faculdade, casar, ter filhos. E se eu não quiser? E se eu quiser sair daqui agora pra qualquer lugar do mundo? Fazer tatuagem, ir numa praia de nudismo, plantar uma árvore, virar vegetariana por dois dias, namorar um surfista com dreads, sair pelo mundo, ser feliz, ser simples, ser eu mesma. Por que a vida não te dá essa escolha?
Um dia a gente aprende que as pessoas decepcionam. Que nem todo "eu te amo" é sincero. Que a saudade que sentimos de algumas pessoas fica pra sempre, mesmo que elas não fiquem. Um dia a gente aprende que perdoar não significa esquecer, mas que deveria. Que nenhum sentimento é tão ruim quanto o de culpa. E que é melhor se decepcionar três mil vezes com a mesma pessoa do que viver achando que deveria ter tentado mais uma única vez. Um dia a gente aprende a diferença entre amor e paixão. Não em textos, na carne, mesmo. Um dia a gente aprende que despedidas e mudanças são necessárias e que a frase mais ignorante que um ser humano pode usar é "Eu nunca vou mudar, quem quiser que me aceite assim!". Não se aceite assim. Esteja aberto a mudanças, reconheça seus erros, melhore-os. Um dia a gente aprende que em uma discussão, ou ficamos com a razão ou com a paz. Que nem todos os homens são iguais e que nem todas as mulheres são frágeis. Um dia a gente aprende que não devemos depositar a responsabilidade da nossa felicidade em outra pessoa. Que ouvir é necessário. Que palavras magoam, às vezes, mais do que algumas atitudes. Um dia a gente aprende a respeitar e a lidar com os medos, inseguranças e defeitos de quem amamos, e que ninguém e nada nesse mundo é perfeito ou isento de cometer erros. Um dia a gente aprende que planos dão errado. Que o nosso destino não nos pertence e que ninguém vive o suficiente para aprender tudo.
Eu não sou modesta. Se eu tenho talento, devo demonstrá-lo. Senão as pessoas não me notarão e eu passarei despercebida aos seus olhos. Eu tenho que esconder as minhas qualidades para ser considerada "modesta"? Não. Eu não quero fazer isso. Eu não quero me humilhar. Se eu sou boa no que faço, não fico calada. Eu quero que as pessoas saibam. E ponto final.
As pessoas tendem a se agarrar ao último resquício de bondade, especialmente quando se trata de alguém que a gente gosta. É apenas a imagem que fazemos de alguém e que demora a se desfazer pelo valor afetivo que nos conquistou um dia. Mas eu sempre procuro me lembrar de que a realidade é mutável, que a mesma já deixou de ser bonita como nas fotografias preferidas.
As pessoas são exatamente aquilo que pensam. Tudo o que são surge com seus pensamentos e com esses pensamentos, fazem o seu mundo. Também ao receberem e darem os seus pensamentos, as pessoas se comunicam entre si como nos beijos e abraços; portanto quem recolhe um pensamento não recebe alguma coisa, mas sim recebe alguém.
Ando cansado das pessoas. Ando cansado dos sorrisos falsos, das vidinhas perfeitas, das frases feitas, das músicas repetidas, dos humores sem graça, dessas conversas pra boi dormir, dessas pessoas chorosas por leite derramado. Ando cansado dessa gente acomodada, desse povo conformado que não curte mudar, que não aceita mudanças, que só segue pelos caminhos traçados por outro alguém.
O verdadeiro empreendedor é aquele que se relaciona com pessoas de forma simples e sincera, e não desanima com as crises, nem com o negativismo de indivíduos que o cercam. Ele pensa nas necessidades e nos sonhos de seus clientes, ele faz um produto novo gerar riquezas e desse negocio criar mais empresas.
Algumas pessoas teimam em acreditar que apenas em raiva ou mágoas passadas se baseiam nossa resistência para que se reaproximem, quando existem razões bem mais simples para a decisão. O próprio resgate da paz interna pode, tão somente, nos tornar mais conscientes do que pode ou não acrescentar algo positivo à nossa vida, e isso traz como resultado uma seleção natural entre joio e trigo.
Dificil entender a sí mesmo muitas vezes, entender algumas pessoas entam! quase impossivel em algumas situações, mas entender não muda nada, o que realmente importa é continuarmos firmes em nossa consciencia, sendo quem realmente somos, e agindo de acordo com o que acreditamos, autenticidade é isso...
Faça coisas que você normalmente não faria. Cumprimente as pessoas simples, como o porteiro de seu prédio. Surpreenda seus amigos com atos inusitados. Ande por ares nunca antes respirados. Passe um fim de semana em lugares novos. Dê flores em datas inesperadas ás pessoas que você ama. Faça ligações para elas no meio da tarde e pergunte como você poderia troná-las mais felizes. Fazer coisas fora da agenda é libertar a criança feliz que há dentro de você. Os que NÃO vivem essa lei dançam a valsa da vida com as duas pernas engessadas.
E mesmo com raiva, da para ter a conclusão que as coisas mudam, que as pessoas mudam. Mas que não significa que estou disposta a tentar aceitar. Que apesar de tudo, esse empurrão me levou a dar mais um passo e mais do que nunca as minhas idéias sobre a vida fluem, os meus conceito sobre verdades e pessoas já não se entrelaçam tanto. Inevitavelmente um lugar cheio não supre o vazio que há dentro de mim, sei que um dia os que me empurraram vão se perguntar o que aconteceu com aquela menina de sonhos, enquanto só terão aquilo que me tornei, espelho de tudo o que me foi feito e por incrível que pareça me sinto grata.
Ando tão pensativa, cansei de pessoas que vivem de festas e brincadeiras, pois estas festas e brincadeiras são celebradas com a dor de outro, um humano ou um animal, cansei de procurar pessoas que se dizem suas amigas, pessoas que não se importam, pessoas que vivem de aparências, deve ser um grande problema meu, ou não, mas não consigo ter alegria enquanto outro sofre, não consigo entender a lógica desse mundo, onde piadas, bens, aparência e qualquer coisa inútil é sempre mais exaltada que algo sério, que a educação a saúde e o respeito... como eu queria ter pessoas conscientes próximas de mim... é uma solidão horrível, não tenho assunto, não tem troca de ideias, ao meu redor só sabem falar dos outros, das festinhas, da roupa nova, do sapato, das unhas, da maquiagem, da fulana que fez não sei o que para a ciclana, coisas vazias... assuntos vazios, pessoas vazias...
“A tarefa do teólogo não é a de ensinar sobre Deus, mas ele ajuda as pessoas orarem a Deus. Orar ao Deus revelado em Jesus Cristo segundo a Bíblia e não nos arrastar devotamente ao redor de nossa imaginação idólatra. Por isso, Calvino é tão útil – ele era um pastor e teólogo que orava".
Como seria maravilhoso viver num mundo de pessoas bem resolvidas, sem medo, sem dúvidas, onde o amor fosse como uma carta marcada. Com a certeza de que você nasceu pra mim e eu nasci pra você. Um mundo onde já viéssemos prontos para encontrar nossa alma gêmea e reconhecê-la instantaneamente. sem prejuízos ou desvios do caminho. Que não precisássemos passar a dor da solidão, do amor não correspondido, a desilusão, o sofrimento. Mas se assim fosse... talvez não teríamos condições de reconhecer quando isso acontecesse. Quem sabe? E que tenhamos ao menos olhos e um pouco de intuição para perceber quando isso ocorrer. Afinal, estamos aqui nessa terra para aprender e principalmente aprender a amar. E o segredo disso se chama entrega! Bem-me-quer, Mal-me-quer, és tu meu bem querer?
Meus olhos se enchem de lágrimas quando penso em algumas pessoas de Deus que tive o privilégio de conhecer nos últimos anos. Essas pessoas possuem famílias e sonhos. Foram criadas à imagem de Deus tanto quanto eu e você. E elas sofrem. Muitas delas estão doentes, algumas à beira da morte, vivendo em casas que não consideraríamos boas nem mesmo para nossos cachorros. Eu não estou exagerando. Boa parte das dificuldades e dos sofrimentos poderia ser aliviada se essa gente tivesse acesso a comida, água limpa, roupas, uma habitação adequada ou cuidados médicos básicos. Acredito que Deus deseja que seu povo, sua igreja, supra essas necessidades. As Escrituras estão repletas de mandamentos e referências sobre o cuidado com os pobres e com aqueles que precisam de ajuda. O que há de mais louco no que se refere ao coração de Deus é que ele não apenas nos pede para doar; ele deseja que amemos aqueles que estão em necessidade assim como amamos a nós mesmos. Esse é o cerne do segundo maior mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mt 22:39). Deus está pedindo a você que ame da mesma forma que gostaria de receber amor se o menino cego por beber água contaminada fosse seu filho; que ame da mesma forma que gostaria de receber amor se você fosse a moradora de rua que fica do lado de fora do restaurante; que ame como se fosse sua a família que vive amontoada em um barraco feito de compensado e chapas de metal.
Existem pessoas que passam seus dias se fazendo de vítimas das circunstâncias, do destino e da vida, mas não percebem que a cratera de estragos aberta em suas estradas foi causada pela falta de manutenção do amor próprio, da iniciativa e da humildade de se reconhecerem pessoas egoístas ou egocêntricas.
Escancare as portas de seu coração, despeje tudo o que lhe fere e magoa. Liberte-se de pessoas que te prendem por pressões psicológicas, articulosas. Abra as janelas de tua alma, permita que a luz brilhe dentro de você. Consinta que novas brisas murmurem em seu interior e certamente há de vir o melhor. Desbrave novos caminhos, com passos mais lentos, observe quem caminha ao seu lado, sinta o aroma das flores, descanse sob as sombras, certamente no final da caminhada encontrarás a paz que tanto almejas!