Textos para Pensar
É MELHOR PENSAR POSITIVAMENTE
Marcial Salaverry
Pensamento positivo, muitos dirão que é fácil falar disso. Na verdade, é mais fácil ainda praticar o tal do pensamento positivo.
Precisamos pensar positivamente para conseguir as coisas. Realmente, se queremos conseguir chegar a algum objetivo, temos que pensar positivamente, mas temos também que encarar realisticamente a coisa, examinando as possibilidades.
Só o pensamento positivo não é garantia de êxito. Claro que ajuda, pois se vamos começar alguma coisa com um pensamento negativo, as possibilidades de êxito se reduzirão bastante.
A melhor coisa que existe é procurar sempre enxergar o lado positivo das coisas, pois tudo o que acontece de bom é sempre bem aceito. Por outro lado, quando acontece algo desagradável, a tendência natural é sempre lamentar o ocorrido. Pois bem, vejam por outro lado, que, se algo não deu certo, tal fato negativo, poderia ter tido piores consequencias do que realmente ocorreu. Sim, veja os exemplos abaixo:
1-Você deu uma batida com o carro, amassou bastante, mas você não se machucou. Ao invés de lamentar o "azar", pense, que foi sorte você não se ter machucado, né ?
2-Ao se levantar, escorregou, caiu e quebrou o braço direito,já pensou, se tivesse quebrado os dois? Seria bem pior...
3-Caramba, quebrar o braço, bater o carro, é muita coisa. Mas, você ainda está vivo...QUE BOM !!!!
Antes de começar alguma coisa, há que se analisar as possibilidades e, se chegarmos à conclusão de que tudo vai depender de um esforço extra, aí sim, entra o pensamento positivo, aí sim, temos que ir à luta, despendendo aquele algo mais que poderá nos levar ao sucesso. É nessas circunstâncias que o pensamento positivo ajuda, e muito.
De qualquer maneira, crianças, o pessimismo não está com nada, só atrapalha. Aquela história de imaginar que não vai dar certo, sempre complica. Mesmo que as coisas não corram conforme o esperado, sempre é melhor ter que se arrepender por algo que foi tentado e não foi conseguido, do que arrepender-se, depois, por sequer ter tentado.
Já passei pelas duas sensações, e a segunda é bem mais desagradável, pois ficará para sempre aquela idéia de que se eu tivesse tentado, teria dado certo, e essa idéia do "teria," é chata demais.
Bem. Tentei falar positivamente sobre o tema. Se por acaso não consegui convencê-los, pelo menos tentei... Mas que, na verdade, o lado positivo das coisas é mais simpático do que o negativo, isso ninguém pode discutir.
Como algo que não se pode discutir, vamos concordar com o pensamento abaixo:
PENSEM POSITIVO. É BOM, E NADA CUSTA.
O Pensador
Que pensava sobre o pensar
Pensando sobre o Pensador que era
Pois sem ser o Pensador
Jamais pensaria
E se não pensa
Não seria esse tal pensante
Que pensara antes
Sobre o pensamento que
O levara a pensar
Que pensadores são assim mesmo,
Ficam pensando sobre esse
Pensamento incrível
Que é o pensar sobre
a Vida.
Sem Pensar
Sem pensar, falei tudo que tinha pra falar, mais foi tudo de repente, do nada ali estava agente mais uma vez sentados frente a frente.
Frente a Frente com o destino, a história de mais um menino, menino que aos olhos dos outros não era ninguém, menino que ao lado dela se sentia tão bem.
Tão bem que antes dela não sabia nem se expressar e logo depois do seu surgir só pensava em viajar.
Viajar não para outro dia, outra historia, outro lugar, viajar nas letras e melodias que exalavam do seu cantar.
E cantar sobre outro dia, outra história, outro lugar, seria com certeza menos doloroso do que sentar e falar tudo o que tinha pra falar sem pensar.
Ciência vs Teoria; Cérebro vs Coração; Razão, Emoção...
Por mais que me digam e repitam que o coração é a peça principal do quebra cabeça, (não desvalorizando o seu valor), pois o coração pode continuar batendo, mas se o cérebro pára, nada mais faz sentido. Ele que controla toda sua estrutura, psíquica, física e emocional. A mente continua sendo a causadora de todo o caos. Pois quando você não está em equilíbrio, as coisas saem de órbita. É inevitável você sair intacto de um relacionamento, você pode até continuar amando alguém, mas você decide o que transmitir para o cérebro, se vai sofrer ou não, por muito ou pouco tempo. Cabe a você, colocar tudo em ordem, e definir prioridades, ocupar espaços vazios. Eu não deixei de acreditar no amor, sei que ele ainda está em mim, apenas mudei de foco, seja ele através da fotografia, da arte, da natureza e dos animais.
Roteiro
No caminho de volta pra casa, enquanto eu caminhava por aquele monte de avenidas que se estendiam diante dos meus olhos, percebi que uma friagem veio de encontro a mim. Parecia anunciar a vinda de uma chuva daquelas. Foi coisa rápida. Só tive tempo mesmo de pensar em como seria bom se você estivesse segurando na minha mão, naquele momento. Apenas para que eu pudesse achar graça do seu jeito discreto de ficar feliz com o movimento do ar.
- Ei, olha isso! – Você diria, com o maior sorriso do mundo como que exposto numa
vitrine.
Entre um cruzamento e outro, já perto do meu destino, notei que no alto de um poste à minha direita, uma caixa de som, antiga e desgastada pela ação do tempo, ainda se mantinha firme e razoavelmente forte.
Naquele exato momento estava tocando, por incrível que pareça: Gene Kelly - Singing İn The Rain.
Na mesma hora, pensei: Caramba! É sério, isso?
Sei que você também gosta. E que de certo pensaria em me pegar pelos braços e confortavelmente se acomodar na paz que você tanto diz residir entre o peito e meus braços. O que certamente teria a minha aprovação, já que eu adoro a visão dos seus cabelos ao prazer do vento. Isso, sem falar do cheiro...
Enquanto o sinal estava fechado para os pedestres, me mantive absorto em pensamentos. Lembro de uma senhora ter-me chamado a atenção para perguntar se eu precisava de alguma coisa. Acho que minha cara indicava que eu não estava ali.
Logo meus olhos se perderam ainda mais naquela imensidão e meus pulmões responderam por mim. Respirei fundo e apenas lhe sorri de volta, indicando que ela não precisava se preocupar.
É estranho, mas aquele contexto me fez pensar que a saudade alimenta uma esquisita relação entre o amor e o ódio. Pois veja bem, é notório que adoro quando você chega com aquele sorriso que deixa na cara a sua vontade - que também é minha – de trocarmos tudo que estamos fazendo, por um daqueles beijos que sempre terminam em mordidas e gargalhadas. O que bem poderia estar acontecendo agora, diga-se de passagem. Mas odeio quando nossos compromissos limitam a nossa tão simples vontade de passarmos mais alguns instantes deitados, em silêncio e tentando de forma disfarçada, sincronizar nossa respiração com a do outro, seja lá pelo motivo que for.
Enfim. Cheguei em casa e não lhe vi. Aquilo me levou á conclusão de que, verdadeiramente, estar em casa é bom. Que ter um lar é reconfortante. Mas que, no final da história - e do dia - o melhor lugar que existe, sem sombra de dúvidas, sempre será dentro de um abraço. E eu quis o seu, no meu. Conjugando assim o tempo que, não importa até quando, sempre será nosso. Presente.
Questionar-se sobre as verdades impostas por culturas presas em si mesmas, e que, simultaneamente aprisionam as pobres mentes de pessoas inocentadas por nascerem dentro destas, é a base para o crescimento intelectual mútuo. Não para a evolução do Homo Incurvatus in se, mas para o crescimento do corpo, da comunidade.
| Porquê ? |
A PENSAR
Muitas vezes me pego a pensar, meditando sobre as características do que eu era, e concomitantemente traço as linhas do que serei. O exercício do raciocínio livre, desprendido, sem necessidade ou praticidade alguma ao par, leva a uma reflexão mais profunda sobre o ser e o existir.
É como se vivesse em constante ato de amor, e nos intervalos dele escrevesse, é assim a minha existência. Depois de tudo ocorrido, do prazer sentido, vou colocar os frutos do meu viver; é para isto que serve o meu escrever.
Ao terminar de colher o fruto cabe-me ler e meditar, é apreciar o fruto da colheita, e este ato solitário me permite crescer, evoluir e caminhar na estrada que me leva à felicidade.
Valorizo os estados de espírito, as emoções, e as conclusões lógicas tem uma pitada de emoção e um tempero de realidade em uma substância que é puro sonho.
Destes momentos traço as linhas futuras do meu seguir, seja escrevendo, talvez melhor fosse dizer: vivendo.
Não preciso de muito, meu material é uma caneta, um papel e uma alma solitária que almeja caminhar rumo à eternidade.
Muitas vezes me pergunto como?
Está no meu escrever, no meu meditar, a solução para esta pergunta; afinal, procuro a consciência do ato, para ter uma forma livre de exercer o meu livre arbítrio.
A menina que toma um gole de felicidade a cada dia, foi ela ... (¹)
Em harmonia com a vida, ela mais que vive . Investe a alma nos proprios pensamentos, e que se dane o resto ...
Ela só quer pensamento ...
Essa menina, que sorri chorando, quase nunca chora, não fala de alegria, não tenta explicar o amor em vão as pessoas surdas deste mundo...
Ela só quer filosofia ..
Essa menina linda, que me alegra com suas ideias estranhas, que não diz que está feliz e nem se mostra triste ...
Ela so quer ideologia !
E essa menina seria apenas mais uma garotinha, com medo de se entregar ao mundo ? Ou estaria tentando nos mostrar que assim como eu e voce, ela é muito mais que uma peça de xadrez neste lugar que ainda chamamos de mundo ...
O homem só será consiente do que faz quando descobrir que os planetas não são descartaveis e como o homem é burro, só vai descobrir quando a seringa já estiver infectada; pelo virus da poluiçao e da destruiçao causada pela nossa própria força ...
... (¹) .. que me embriagou com sua ideias, viciantes ..
Ideias que me inspiram e me faz refletir, muito mais do que eu posso, mais do que eu consigo...
Eu escrevo o que eu quero porque não sou pago pra pensar, posso pensar sem limites que não serei cobrado por nada..
Tem gente que vende ideias aos humanos, humanos que pagam por ideias e tem gente que faz as proprias ideias ...
Nesse caso, não é ruim ser a 3ª opção .
Que me toque teu olhar...
tua vida... tuas mãos...
E me encha de felicidade
o meu triste coração.
Que me venham o teus lábios,
teu sorriso de manhã.
Venha tua malícia... tua sedução...
ardendo em beijos de hortelã.
Só não quero tuas lágrimas,
nem desejos que as tenha.
Quero teu fogo em brasa,
igual o fogo que devora a lenha.
“Não temos todas as respostas que precisamos, talvez nem precisamos ter. Muitas vezes o óbvio é o mais difícil de entender, tudo é instável apartir do momento que sua mente deixa de acreditar, na maioria das vezes alimentar padrões e estar alí sempre regando as ideias para que tudo fique bem, é apenas coagir para que elas não saiam da zona de conforto, impedindo que novos horizontes se abram e que a vida siga o seu percurso natural.
O medo de entender a si mesmo é o pior, a fragilidade em relação a nós mesmo muitas vezes, parece uma guerra entre dois mundos diferentes, entre o que sabemos e o que temos medo de saber, mas o que é a vida se não uma escola, o que somos nós se não uma infinidades de descobertas dia após dia.”
Estou cansado da inteligência.
Pensar faz mal às emoções.
Uma grande reacção aparece.
Chora-se de repente, e todas as tias mortas fazem chá de novo
Na casa antiga da quinta velha.
Pára, meu coração!
Sossega, minha esperança factícia!
Quem me dera nunca ter sido senão o menino que fui…
Meu sono bom porque tinha simplesmente sono e não ideias que esquecer!
Meu horizonte de quintal e praia!
Meu fim antes do princípio!
Estou cansado da inteligência.
Se ao menos com ela se percebesse qualquer coisa!
Mas só percebo um cansaço no fundo, como pairam em taças
Aquelas coisas que o vinho tem e amodorram o vinho.
Confesso, penso em ti!
Penso quando, delicadamente, a tua lua girante atinge o alto do céu imenso.
É um pensar noturno, sentido, quieto, profundo...
São pensamentos doces que inflamam no corpo
E deságuam nos olhos um mar gigante de saudade
Neste luarento instante
Vestem-me tuas lembranças
Preenchem-me teus segredos
Colorem-me tuas estrelas e mistérios
Uma
nostalgia
movediça
que abocanha-me excitante pouco-a-pouco
que roça-me íntima os pés rendidos
que rouba-me insana o sentido
que devora-me toda
sem piedade
sem cessar
sem pressa
.
.
.
E nesse adágio
infindo
tresloucado
tu,
longínquo e contíguo,
liquefazes-me de amor!
Quem sou?
"Sou um nada... Sou um todo...
Sou um sábio... Sou um tolo...
Sou covarde, sou valente, sou um bicho diferente...
Acho que também sou gente.
Sou um início...Sou um fim...
Sou o que eu fizer de mim, você também não é assim?"
Escrevo tudo aquilo que meu coração grita e o que a voz não consegue falar.
Escrevo tudo que a mente me perturba e não da pra controlar.
Escrevo tudo que meus sentimentos imploram, mas não sabem explicar.
Escrevo tudo aquilo que o tempo levou e a saudade não foi buscar.
Escrevo a vida, a minha vida, que é simples, mas cheia de histórias pra contar.
Não adianta só falar, tem que provar.
Não adianta só sonhar, tem que conquistar.
Não adianta só perceber, tem que entender.
Não adianta só querer, tem que merecer.
Não adianta só imaginar, tem que criar.
Não adianta só amar, tem que lutar.
Não adianta só ler, tem que viver.
Não adianta só ter, tem que manter.
Não adianta só abraçar, tem que emocionar.
Não adianta só torcer, tem que vencer.
Não adianta só lembrar, tem que visitar.
Não adianta só criticar, tem que ajudar.
Não adianta só interagir, tem que sorrir.
Não adianta só coagir, tem que agir.
Não adianta só atitude, tem que ter virtude.
Não adianta só EU, tem que ter VOCÊ.
SE...
Se não me tivessem apostolado
Se não me tivessem queimado pensamentos
Se apenas por pensar diferente não me condenassem a pena do proscrito
Se não me tivessem tentado colar num cárcere religioso
Se não boicotassem os meus desejos
Se em nome do que creem, libertassem
Se não tivessem pisado o meu sonhar
Eu teria acreditado mais em mim
Seria mais pleno
Por certo seria mais pacífico o meu voo
Ei irmão!
Lute, não com a força do seu braço,
Escute! O homem não é feito de aço,
do pó da terra que viemos
e o sopro de vida que recebemos,
vem muito além do espaço visível
ao mais avançado telescópio,
mais belo que o céu que era visto
no princípio, sem toda essa poluição
de propósito, a fumaça que apaga
as estrelas não é lógico, mas é lícito (...)
E o depósito? Teve êxito? E o próximo?
Já parou pra pensar ?
E a geração que vai vir logo após,
que que eles vão pensar de nós?
quem foram nossos pais?
aqueles que morreram pela paz,
ou que viveram como o algoz...
Se desconstrua.
Existem certos padrões de criação que passa de geração em geração. Vivemos sob uma criação onde muitas vezes é machista e preconceituosa, nossos antepassados eram, passam para nós, nós passamos para nossos filhos, esses ensinam aos nossos netos, é assim sucessivamente.
Mas até onde, tem sido prejudicial? Até quando vamos viver sob esse ciclo vicioso? Sinceramente eu não sei, tenho feito uma reflexão diante de diversas situações que se enquadra nesse contexto “O que para você pode ser uma piada, para o outro pode ser trauma”.
Sim, muitos tem como “mimimi”, mas brincadeira só é de fato considerado assim se todos os envolvidos estiverem de acordo.
Caso contrário, se fere alguém, deixa de ser facilmente engraçado e se torna desrespeitoso. De quem é essa culpa? Minha? Sua? Nem sempre…
Está muito ligado a nossas experiências de vida, a nossa criação, ao que vemos no dia a dia, a falta de informação que temos pois somos criados apenas com o básico para sermos alienados pois é o que mais convém, e se não tomarmos cuidado passamos a ferir diversas pessoas.
Quantas vezes usamos frases racistas, sem conhecer o mínimo das histórias passadas, como (criado mudo, feito nas coxas, sem eira e nem beira), um dia isso foi uma piada feita por alguém, tornou-se um ditado popular que muitos de nós já utilizamos, mas já feriu tantas pessoas. Assim se enquadra expressões xenofóbicas, como os termos usados com nordestinos, expressões homo fóbicas machistas e preconceituosas de todas as formas.
O que venho trazer com esse texto?
Quero que você reflita, o quanto uma pequena palavra pode ferir alguém. Pense sempre antes de fazer uma brincadeira, que pode ser o trauma de alguém, que pode sim facilmente ser a gota d’água que falta no copo de alguém para muitas vezes procurar o pior caminho para acabar com a própria dor, vocês sabem do que estou falando.
Inclusive tem sido uma grande causa mundial.
Errar é humano, podemos se expressar mal, agir de maneira errada. Isso sem dúvidas! Porém se acontecer com você, caso seja repreendido, se permita ouvir, procurar sobre o assunto, ter empatia e entender o lugar do outro. Pois pode ser simples pra você, e para o outro não.
Se desconstruam, se reconstruam. E viva melhor.
A felicidade e a liberdade andam juntas.
Muitas pessoas têm a impressão que podem controlar a vida de alguém em nome de um sentimento ou sei lá o que for. Qual a razão de se perder tempo em criticar ou inserir opiniões e formas de agir em coisas que em nada tem a ver com a vida do outro. Somos independentes, todos somos, não é com ingerências que se mantêm uma amizade, um relacionamento. Nada se mantêm na pressão neste mundo.
Tudo na vida, seja um relacionamento uma amizade, uma convivência no trabalho, num ambiente familiar, passa pelo respeito e o limite até onde ir. A linha existe e tem de ser respeitada, ultrapassar isto significa tolher a liberdade do outro em sua totalidade.
A felicidade e a liberdade andam juntas, tira isso e não terá paz, não terá a leveza que precisa para fazer aquilo que é necessário, seja em que situação for, seja em qual tipo de relacionamento viva.
Como viver uma coisa boa se todo tempo é pressionado por atitudes e situações que te tiram a paz e o sossego. Como pode uma situação mal vivida como está sair alguma coisa boa e proveitosa?
As pessoas perdem o ponto de equilíbrio entre o certo e o errado em muitas situações que envolvem o relacionamento pessoal e a convivência em grupo como um todo. Tudo passa pela falta de discernimento, de entendimento, de confiança e principalmente pela falta de respeito com relação a pessoa e sua maneira de pensar e ser.
Não deve e nem pode existir o tolhimento de liberdade e muito menos na forma de agir de alguém em nome de um sentimento, de uma amizade, quem pensa assim mata qualquer condição de uma vida com melhor qualidade e prazerosa, seja em que situação que for.
Vivemos livres e de atitudes e agir de acordo com nossas maneiras de pensar e nos regermos pelas nossas próprias maneiras. Não queira modificar alguém na sua essência de viver e pensar, nada disso tem fundamento ou faz alguém feliz.
Respeito aos limites e ao outro é sempre necessário se quer ter sentimentos reais e sem subterfúgios.
mente oscilosa, ansiosa
pensa
derrama
transborda
vive no amanhã
volta no passado
corre do presente
o sopro do momento não tem graça
o mundo como tartaruga ?
ou eu como lebre ?
penso
logo existo
existo
logo penso
e cansa
derrama
transborda
minha mente como piscina
com água de oceano