Textos para Mãe Morta
Esteja preparado para tocar no coração de uma mulher. Pois irá descobrir o manual que tanto busca, divido em capítulos dentre eles: sarcástica, emotiva, engraçada, nervosa, misteriosa, envolvente, ociosa, confusa, carente, dolorida, corajosa, surpreendente, inteligente, preguiçosa, proativa, persistente, virtuosa, confiante, bondosa, preocupada, do lar, esforçada, solidária, tranquila, vaidosa, honrada, amante, esposa, conselheira, filha e o maior de todos, MÃE.
Quando comecei a trabalhar em Formiga lembro que toda manhã em Divinópolis eu entrava no carro às 7hs e vinha dirigindo para a Pet Cursos. E todos os dias eu reparava que minha mãe sempre saia até a porta comigo e ficava olhando eu indo embora. Como nossa rua é muito longa e tem algumas árvores, ela dava uns passos até o meio da rua para me ver melhor e ficava observando a traseira do carro indo e diminuindo, até eu virar lá na frente. Eu via aquela cena no retrovisor e não entendia o motivo, na realidade achava até engraçado. Hoje, quando meu afilhado passa o final de semana comigo, assim que ele despede de mim e desce do apartamento, eu vou até a janela e fico observando ele saindo do prédio e indo embora, até virar a esquina. Agora eu entendo o que minha mãe sentia.
Hoje é o dia dessas que têm a sutileza de uma flor e a bravura de um soldado, dessas que são cheias de feminilidade e heroísmo, bem aventuradas sejam todas, independente das suas particularidades... seja classe ou posição social, cor e altura. Bem aventuradas sejam todas cheias de amor e grandeza, sentimento maternal, voluntariedade sem segundas intenções! Feliz dia internacional da mulher pra todas vocês e pra minha mãe Linda a guerreira meu exemplo!
A vida é um milagre, milagre esse que vemos todo dia ao abrir nossos olhos e viver mais um dia. Milagre é darmos vida a outra vida, um ser tão pequenino que precisa de nós pra tudo... e nós mães, somos privilegiadas por poder gerar, sentir crescer a cada dia dentro da gente e mais ainda ver nascer, não tem preço ouvir o primeiro choro de um filho. Somos muito abençoadas por Deus nos confiar tão valiosa joia.
Sabe o que descobri? As rosas não falam, mas as begônias sim. Ah, e que o mar não é azul, mas o céu o é. E que, as estrelas que brilham no escuro da noite, já não existem mais. No entanto, ainda assim, insistem em brilhar. Descobri que os fortes amam e os fracos odeiam. Os mansos pedem paz, mas os covardes querem guerra. E o mais importante, duas mulheres me amam de verdade. Sim, duas! Uhuu... tô podendo, yes! Ah quem são? Minhas duas mães.
Conselhos para uma vida inteira. Suporte, ainda que pareça insuportável, pois é o persistir que lhe difere tanto da maioria, é o acreditar, o crer, que lhe faz mais forte, não se entregue ao torpor ou ao descontentamento, sua vida é melhor do que parece e pior aos olhos dos teus inimigos, que voam como fragatas ao redor dos peixes, tentando abocanhar qualquer deslize teu, amai com cautela, proteja-se dos seus pensamentos negativos e viverás como quem nasceu novamente, com toda graça e cautela da última chance, seja feliz, é uma obrigação! Te amo filho.
Você tem a capacidade de me fazer sorrir nos momentos de tristeza, de me confortar quando nada parece dar certo, de se alegrar comigo quando estou feliz, de falar as palavras certas quando estou perdida no silêncio, de me ouvir quando ninguém mais quer, de me amar quando não me sinto assim, de cuidar de mim quando pareço estar perdida, de me fazer chorar de emoção quando estou tão seca, de me dar toda a força do mundo quando eu mais preciso, de abrir mão de tantas coisas pra me fazer feliz... Você me inspira, te amo demais... Feliz dia das mães
Ainda não se deu conta na face da terra de um ser que tenha feito tanto sacrifício em benefício do outro. Alguém de um amor profundo, de uma dedicação invejável, de uma disposição permanente. Corajosa, guerreira, destemida, ela é o exemplo de loucura e de paixão. Loucura por não haver obstáculo que não possa transpor e paixão por transbordar de uma intensa e indescritível adoração. Ela tem o nome de MÃE! Feliz daquele que consegue perceber que não há nada neste mundo melhor do que o seu colo.
Mas hoje, eu só queria poder chegar em casa a tardinha sujo e suado por passar a tarde toda jogando bola no campinho, pegar um pedaço de bolo sobre a mesa e ouvir aquela voz suave porém amedrontadora me dizendo: Quantas vezes já te falei, primeiro tomar banho. Vamos, já pro chuveiro guri! Saudade.
Na idade média os canhotos eram tidos como filhos de satã pela "igreja tradicional", não só os canhotos como os vesgos, os deformados fisicamente, possuidores de verrugas e etc, depois foi a vez dos negros serem considerados sem alma, e com isso foram comprados e vendidos como animais sob as "bençãos da igreja". Hoje os satanizados são os gays, as lésbicas, travestis e transexuais, que recebem todo o paradoxal ódio da "igreja tradicional", sem falar na perseguição às outras religiões, especialmente as de matrizes africanas. Quando é que os fundamentalistas vão aprender a não colocar na conta de Deus os seus preconceitos, ódios e discriminação? Deus passa longe desses fundamentalistas iracundos, que manipulam a religião para perpeturar a cultura do domínio e da opressão. Deus é de todos e todas, Deus não é Ele nem Ela, Deus é amém, Deus é paz, Deus é axé, Deus é namastê..., Deus é nosso Pai e nossa Mãe, em Deus não cabem rotúlos, ódio e preconceito!
Por mais cansativo que às vezes seja, por mais responsabilidades que exija e por mais abdicações que ser mãe requeira, não há nada melhor do que ter meus filhos comigo! Ser mãe é uma dádiva. É ter a certeza de que não existe amor maior do que o que sinto pelos meus filhos. É ter um real motivo pra continuar lutando.
Dorme, meu coração, porque enquanto sonhas velarei por ti. Estás tão sereno que ninguém diria que acordado tu és meu tsunami e minha alegria. Segues crescendo, meu amor, mas enquanto eu seja a tua “mamá querida” te guardarei nos meus braços e te encherei de carinhos. Já virá o dia em que terás vergonha de fazer-me mostras de afeto em público. Mas ainda assim, te olharei nos olhos e ali, escondido dentro de ti, verei todo o amor que tens por mim. Descansa entre sonhos, minha vida, e perdoa-me por todos os erros que cometi pelo caminho. Eu sei que foram muitos! No entanto, se há algo que possa dizer em minha defesa, é que me equivoquei, não por amar pouco, sim por amar intensamente e desejar que fosses o melhor de mim. Ah, “mi niño”! Não entendo como pudeste transformar toda minha vida em tão pouco tempo. Me mostras-te que me falta paciência, me sobra intolerância e ainda assim me amas. Sigo aprendendo, “cariño”, porque contigo estou no caminho… espero caminhar ao teu lado durante muitos anos. Dorme, meu coração.
Ainda não se deu conta na face da terra de um ser que tenha feito tanto sacrifício em benefício do outro. Alguém de um amor profundo, de uma dedicação invejável, de uma disposição permanente. Corajosa, guerreira, destemida, ela é o exemplo de loucura e de paixão. Loucura por não haver obstáculo que não possa transpor e paixão por transbordar de uma intensa e indescritível adoração. Ela tem o nome de MÃE! Feliz daquele que consegue perceber que não há nada neste mundo melhor do que o seu colo.
Eu a vi abdicar seus anseios para suprir as minhas vontades. Ela negava os seus desejos para proporcionar-me o contentamento. Aquela mulher, constantemente, de tudo fazia para ver meus lábios desenharem um sorriso. Minha mãe deu-me os primeiros contatos ao amor – a versão mais afável, condescendente, admirável e grandiosa, um sentimento quase palpável. Quando o meu afeto para com alguns colegas vizinhos e da escola evolucionou, uma vertente pura e doce do amor eclodiu. Nomeados como amigos, aqueles indivíduos engrandeceram-me. Trouxeram-me confiabilidade e companheirismo. A companhia deles já era o bastante para o despertar da felicidade. Minha adolescência mostrou-me uma nova vertente do amor. Esta se manifestou por alguém fora do meu âmbito familiar. Sufocamentos demasiados, suspiros intensos, batimentos cardíacos acelerados, ciúmes incoercíveis, risos soltos e incontroláveis eram alguns dos sintomas que esta recente revelação trazia. A vontade de crescer enquanto ser humano e o talante de fazer o outro feliz me dominavam. Meu repertório pessoal fora crescendo. Modos de defesas foram surgindo, causados, especificamente, pela não correspondência, por outros, ao meu sentimento. O amor havia se tornado minha concepção absoluta, o resto se pusera como elementos secundários, coisas levadas pelo vento e exterminadas pelo tempo. O amor é minha lei primordial. Ele estivera junto a mim desde os meus primeiros passos de vida, permeando por todo meu processo evolutivo, e assim permanecerá até quando algum vestígio meu existir.
Sei que muito me amou, embora nunca tenha me dito com palavras, nem precisava, pois com seus atos sempre o mostrou .Por anos e anos foi ao teu lado que gostava de estar, era o meu cantinho, meu refúgio, meu colo gostoso e aconchegante, a mão que segurava a minha e me apontava para a direção certa nos momentos de dúvidas, caminharia comigo se precisasse. Era a rosa mais linda do meu jardim, mesmo que tivestes me deixado ver seus espinhos. Agora não há mais rosas em meu jardim, tem flores e flores, mas só você era rosa. Sei que meu jardim é lindo, mas jamais haverá rosas e nem uma das flores por mais linda que seja, substituirá a linda rosa que esteve alí.Agradeço a Deus por me presentear com a mais linda das rosas, Minha inesquecível mãe
É incrível como Deus se faz perfeito em cada coisa que Ele criou. A capacidade de uma mulher gerar uma vida é incontestável, não há como definir a experiência em ser Mãe. Ser MÃE é um dom divino de Deus, é como se Ele acendesse uma luz dentro da gente que irradia qualquer lugar, que leva claridade ao que antes era escuro, que faz tornar visível o que antes era complicado de se enxergar, essa luz não tem fim, não há possibilidade de se apagar. A maternidade é a minha paixão maior, é o que deu e dá sentido a minha vida, eu amo ser mãe, eu amo poder amar e cuidar da minha filha, Manuela!♡
Não importa o quão conturbado seja o cotidiano. Enfrenta-se conflitos afetivos, cansaço físico e mental, mas, após uma breve noite de sono, estamos prontos p/ passar por tudo novamente. No entanto, há momentos em que só o colo sincero da mãe e o cuidado atento do pai renovam as forças [física, psíquica, emocional e espiritual]. Há uma necessidade natural de estarmos em casa - real ou simbolicamente falando - para nunca esquecermos quem de fato somos e, assim, poder seguirmos com a consciência tranquila nessa jornada de aprendizagens desafiadoras que é a vida.
Às vezes na minha infância, meu Pai comprava um pedaço de carne seca (carne de sol)com aquela capa de gordura amarelada e assava na brasa. Enquanto minha mãe preparava o arroz e o feijão. Nós comíamos com molho de pimenta, feito com cebolas e tomates e caldo de feijão. Cara! Que saudade eu sinto daqueles dias...
Meu primogênito! Obrigado Deus por ter essa bênção comigo, obrigado por me presentear de tal forma com essa criança linda. Meu filho, seu carinho me fascina, sua alegria me deixa impressionada e sua inteligência me surpreende a cada dia. Há três anos sou a mãe mais feliz do mundo por ter recebido você de presente! Te amo <3
O mundo é capaz de oferecer muitíssimos prazeres e alegrias, risos, satisfações, sensações, dinheiro e poder... O mundo pode nos oferecer parceiros, companheiros, colegas e amigos verdadeiros ou não. O Mundo pode nos levantar, nos derrubar, das rasteiras e empurrões, decepções... O mundo nos dá a liberdade, o direito de viver e fazer escolhas. A liberdade e o direito de escolher um caminho. Mais para trilhar este caminho, para saber fazer essas escolhas, para ser forte o bastante para viver neste mundo, precisamos de algo maior. Algo que não nos foi dado pelo Mundo, e sim por Deus. E esse sim, é o verdadeiro tesouro que carregamos. Tudo que o mundo nos oferece, pode ser passageiro, pode ser leviano, mais esse tesouro, o qual dão o nome de FAMÍLIA, esse sim, será eterno em nós.