Textos para Levantar a Autoestima
Siga e viva...
(Nilo Ribeiro)
Nada é como era,
mesmo a um segundo atrás,
há momento que se desespera,
há momento de paz
o mundo gira,
a vida acompanha,
há momento que se celebriza,
há momento que se acanha
nada fica estático,
um contínuo movimento,
há momento que é mágico,
há momento de constrangimento
a vida é ação,
não a deixe estagnada,
auxilie da oração
para seguir tua caminhada
te dê oportunidade,
te dê consentimento,
de receber a felicidade,
de eliminar o sofrimento
Viva o extraordinário!
O extraordinário está em coisas tão miúdas que se a gente não prestar atenção, acaba não enxergando!
O seu olhar precisa mudar para que sua vida mude! Coloque como meta encontrar o extraordinário em seu dia a dia e você se surpreenderá!
Foque no que há de bonito, no que há para agradecer, sempre existe uma razão para agradecer! Procure!
E viva o extraordinário!
Viva com mais leveza e só permita ao seu lado o que é verdadeiro, positivo e autêntico!
Amigos verdadeiros bem poucos o são.
Procuremos nos afastar de gente que nos cerca demais, nos bajula demais, que aparentam um interesse e um afeto exagerado por nós. Normalmente são pessoas que não são leais, aproximam-se só para saber da nossa vida, movidas pela inveja. O verdadeiro objetivo delas é tirar proveito da nossa amizade.
Pessoas que nos criticam e falam mal pelas costas, enquanto estamos bem estão ali ao nosso lado para usufruir o melhor que podemos oferecer, mas se estamos na pior, logo se afastam e vão sugar outra vítima.
Sabemos bem com isso funciona, já vimos esse filme, porém, como tudo na vida é aprendizado, sem querer, elas nos ensinam uma preciosa lição: passamos a não mais acreditar em gente que mal nos conhece e já “morre” de amores, que bate palminhas para tudo que falamos, já não confiamos mais em compartilhar a nossa intimidade com alguém pelo simples fato de demonstrar que gosta de nós. Aprendemos a ser mais cautelosos e observadores e não caímos mais em ciladas, pensando, repensando e ponderando mil vezes antes de considerar alguém como amigo(a).
Não que estejamos sendo inflexíveis, todavia muitos já sentiram na pele o veneno destilado por tais criaturas. Até termos certeza de que podemos confiar, denominamos essas pessoas de “conhecidos”(as). São muitos, porém, “amigos”(as) verdadeiros(as) bem poucos o são.
O fato é que Infelizmente contamos nos dedos pessoas leais, que realmente merecem a nossa confiança e que sabemos que gostam de nós, independente de qualquer coisa.
Quem tiver a sorte de ter amigos assim, conserve-os com carinho, pois valem ouro. É muito compensador um bom amigo(a), aquele(a) que contamos incondicionalmente em toda e qualquer situação. São bem raros, mas existem.
A amizade verdadeira é via de mão dupla, dando e recebendo sempre que preciso for, implica reciprocidade. Quando só uma parte se doa, descarte, porque, longe de ser amizade, é puro interesse. Óbvio, quando só um lado faz, só um lado ajuda o outro e não existe retorno da outra parte e vice-versa é uma imensa roubada! Caiamos fora e não prolonguemos mais algo que estamos percebendo que não é verdadeiro.
Um mau amigo causa os mais diversos transtornos na nossa vida, enredando-nos em situações, na maioria das vezes, complicadíssimas. Já o bom amigo(a) age de forma diferente, por isso que na adversidade é muito fácil identificar quem é quem, de fato.
Existem pessoas tão bonitas interiormente que sentimos vontade de tê-las sempre pertinho de nós. Sentimos bem ao lado delas, amparados, seguros, parece que transmitem recados de Deus; essas pessoas nos acalmam e tranquilizam a alma, sorriem quando estamos felizes, oferecem o ombro quando ficamos tristes, nos animam e dão forças nos momentos difíceis. São mensageiras da paz e do amor, “anjos” que o céu nos envia para partilhar e suavizar a nossa caminhada. Bastante difícil nos dias de hoje, por isso sejamos gratos e façamos por merecer a dádiva da presença delas em nossas vidas.
Procuremos tornar nossa existência o mais leve possível, só permitindo ficar ao nosso lado quem vem para somar, acrescentar valores morais e espirituais.
Mantenhamos sempre ao nosso entorno gente que nos faça bem, gente positiva, autêntica e feliz, que nos impulsiona ao progresso. Priorizemos sempre nosso bem-estar, alegria de viver e sobretudo nossa consciência tranquila, assim como nossa paz, que nos induz à busca da felicidade, que deve ser a meta almejada por todos nós.
Quando sentir vontade de olhar para trás e voltar no tempo
NÃO OLHE
Viva o presente, faça um futuro melhor do que o passado
Tem coisas que precisam ficar lá e nunca mais voltar. Se você deixo algo porque era ruim, imagine o estrago que fará, se você voltar e trazê-la para o presente.
Lembre -se
A mulher de Ló virou sal simplismente por olhar para tras.
VIVA A VIDA
O tempo é irreversível,
a morte é certa,
inexorável, sem escapatória.
Viva plenamente
o aqui e agora,
enquanto a vida canta
e encanta a sua história.
Brinde a amizade,
louve o amor,
suspire de saudade
e aceite a dor,
faz parte do momento
e tudo tem valor.
Invista nos seus sonhos,
realize seus projetos,
pois, somos objetos
nas mãos do tempo.
Somos como folhas
vagando ao léu......
...........................
Vivamos cá na terra
como se fosse o céu.
Viva...
Seja vc o dono da sua felicidade. ..
Não espere de pessoas mesquinhas amor de verdade...
Não espere amor de pessoas vazias...
Porque o amor faz transbordar...
Não espere muito,
De quem não tem nada a oferecer...
Não espero sorriso ,
De pessoas amargas...
Não espere gratidão ,
De pessoas ingratas...
Não faça tudo ,
Pra quem te vê como nada...
Não te diminuas por alguém ...
Porque quem ama, te faz crescer e não diminuir...
Não te faça presente pra alguém que não te vê ...
Não planeje datas especiais...
Pra alguém que não faz questão da sua presença...
Tem horas , que temos que aceitar e recusar as migalhas que um falso amor ou um amor egoísta nos oferece...
Aprenda a amar a quem te ama , e se vc não conseguir, pelo menos tente...
A valorizar quem te valorize...
De chance a pessoas que valorizam seu sorriso...
E nunca a quem quer suas lágrimas...
Viemos neste mundo , apenas com um propósito.
SER FELIZ...
Por Mario Sérgio de Almeida
16/04/2018
Viva a vida
Viva a vida, porque hoje você é humilhado e amanhã é exaltado. Mas viva sem desandar, sem pisar em ninguém, porque hoje você pisa e amanhã o mundo pode te atropelar, é sempre assim. O certo é certo e o errado é cobrado, mas não viva com medo de algo ou alguém do passado, viva, mas viva como se fosse morrer hoje, e aprenda sempre como se fosse viver eternamente, acreditando que daqui pra frente vai ser tudo diferente e que tudo vai se tornar algo que você nunca podia imaginar. E todos que te julgaram, criticaram e pisaram em você vão se impressionar com o ser humano que você veio a se tornar ao longo do tempo, por cada dificuldade, por cada momento difícil e intenso que você teve que passar para um dia sua grande vitória conquistar. Então nunca, jamais, deixe de lutar porque no mundo sempre vai ter alguém pra te desanimar, mas, em meio disso tudo, você vai encontrar alguém a quem amar e por você lutar e apoiar, e na sua grande batalha do dia a dia ela te erguer e te ajudar, na caminhada da vida um futuro poder encontrar e com muita fé e luta a vitória vocês poderem desfrutar.
Não é somente a imagem do espelho
A refletir uma memória sempre viva
É a palavra que fere
A história tantas vezes repetida
E não melhora nada
O Sol pintando o Céu de vermelho
Não traz agora, a tonalidade de ontem
Não é o fato de tirar o melhor que puder
É preciso sempre um pouco mais
É a saliva que seca
No pecado da boa intenção
Simplesmente esquecer
Relegar
Deixar de lado o medo de ferir
É a ferida em segredo
Escondida, sabe Deus, onde
Numa vida onde nada se oculta
E também que nada esconde eternamente
É essa dor eterna e imperativa
Uma ferida viva
O coração machucado a bater dobrado
Esse sim, escondido em sua dor
Que não se cala
Oculto
A falar alto desse jeito
Em revolta quase perfeita
Guardada e calada, aqui dentro do peito.
Edson Ricardo Paiva.
"Alcaçuz agora é prova viva da morte, sangue, gritos e um vazio de almas. Do lado de dentro é estrago no teto, é a maldade nos olhos, crueldade na mente, fogueira de cabeças, salada de corpos, rastro de monstruosidade pelo chão, pelas paredes, por todo lugar. Do lado de fora o desespero das famílias, a inquietação da mídia, a busca de controle da polícia, a cobrança da sociedade, as opiniões divididas. Os barulhos que vem de lá variam entre tiros, choro, angústia, revolta, dor. Ninguém sabe até onde vai a sede de vingança, briga, matança.
E já se foram vinte e seis vidas ceifadas, vinte e seis cabeças decepadas, vinte e seis corpos esquartejados, vinte e seis penas que não serão cumpridas como deveria, vinte e seis histórias, vinte e seis famílias, vinte e seis criminosos, vinte e seis mortos em cenas de terror, carnificina, no inferno na terra que Alcaçuz manifesta."
Pensamentos da madrugada:
1 - Um livro aberto sendo lido é uma obra viva, mas um livro fechado é uma obra morta.
2 - A vida se resume em uma simples equação matemática, lazer mais trabalho mais estudos, mas que as vezes precisa se subtraída pelo descanso, já que não somos máquinas, mas até elas também precisam de um arrefecimento.
3 - Um bom pensamento é como que um diamante bruto, precisa ser lapidado.
4 - A fé requer muita entrega e sacrifício, caso contrário ela se torna uma fé morta.
5 - O amor é como uma plantinha que precisa ser irrigada diariamente.
6 - Precisamos da memória tal qual um computador precisa dela para funcionar.
7 - O exercício do celebro é constante busca pelo conhecimento.
8 - É se exercitando o celebro que se alimenta a memória.
9 - Existem vários alimentos e remédios para o celebro, mas melhor deles é a busca pelo conhecimento.
10 – Se desligue do relógio e não seja um escravo das horas, mas use o seu tempo para tirar o melhor aproveitamento da sua vida, pois não existe medidas para o tempo, o que existe é um rígido marcador do tempo que convencionamos chamá-lo de relógio e que infelizmente o precisamos na nossa vida cotidiana.
11 – O cérebro é o solo fértil do conhecimento de onde brotam as ideias através das janelas do conhecimento, exercido pela nossa inteligência.
12 - Faça a sua parte e esqueça os outros, e assim sua consciência estará limpa, mas para isso é preciso exercitar o bem e se esquivar das ideias vãs.
13 –Existem mais mistério entre o céu e a terra, quanto imagina a vã filosofia.
14 –Exercite o bem é colha bons frutos no fértil solo do reconhecimento, mas nunca plante sementes de chuva, pois poderá colher tempestades.
15 – Se os pensadores, os inventores e os gênios do passado tivessem as ferramentas que temos hoje para exercer nossos conhecimentos, estaríamos muito mais à frente em nossa evolução.
16 - Você não precisa provar nada para ninguém quando Deus aprova você.
Viva Flor. . .
Brotei na barranca, morada minha
À beira das águas, contíguo à vereda
Guardo secretos segredos findas verdades
Sou feita de brandura, atenta e avivada
Me falta a voz, mas não sou mouca
Assim, nada digo aos passantes
Minha existência é breve em seu durar
Exalo olor mágico, para sequestrar atenções
Sou f lor frágil, aguerrida à beira rio
Admiro águas que passam peixes
Não conto horas corridas, nem as lentas
Amo garoas, brisas e ventos leves
Somo os minutos de minha eternidade
Conto estrelas, umas, mais que outras
Que flutuam acesas nas profundezas etéreas
Quanta paixão ainda há na leveza dessa ação?
Me arrepio ao beijo do beija-flor
Meu corpo treme, se arrepia. . . e nada entende
Sinto em cada curioso olhar, ser ternamente rara
Vivamente incontida, explodindo em amor de flor
RODA VIVA GIGANTE
A pressa nas ruas me apressa
Mas não me entrego, não
Continuo com meus passos lentos
E deixe que falem, chatos, emburrados
Eu só quero que o dia termine bem
Bem, sem estresse
Leve e calmo como uma folha que cai
Se incomodam por eu não ter pressa
Ou por eu ser a única a não ter
No meio dessa gente toda?
Não sou eu que preciso de respostas
Pois delas me alimento todos os dias
Na imensidão de um quarteirão
E na fraqueza das mentes caretas
Eu tenho vontade de rir
Mas na verdade, estou triste
Não ter alguém que me acompanhe
Nessa roda-gigante que chamam vida
E me pergunto: para que servem as rodas-gigantes?
São para enfrentar medos
E até mesmo acompanhar o vai e vem da vida
De forma tão lenta a perceber
Como a pressa desvaloriza momentos
Mas ninguém se importa
Nem mesmo eu que escrevo,
escrevo,
escrevo...
E nada muda
Viva o tempo precioso,
à ser aproveitado, em todas as suas benesses.
O hoje vira ontem e rapidamente se torna passado.
O colorido do viver no presente bem aproveitado, aos poucos se revela, em preto e branco, na forma de lembrança pretérita perfeita ou imperfeita como o verbo conjugado.
O “eu vivo”, no presente bem aproveitado, nos traz boas lembranças do “eu vivi” ou do “eu vivia” no coração do espírito alado.
VIVA
Entenda que a vida é simplória, daqui só levamos o que vivemos, não precisamos de muito para ser feliz, não entendo porque as pessoas se odeiam, se agridem, se maltratam, estar na hora de mudar esse quadro,
São pequenos gestos que fazem de você grandes pessoas, comece por vc mesmo é não espere atitude do próximo;
Não somos melhores nem piores que alguém, somos diferentes, cada pessoa é única.
Vamos doar mais amor, doar mais carinho, plantar coisas boas pra em um futuro próximo colher bons frutos, chega de guerra borá viver e ensinar essa arte do bom viver pra nossos herdeiros, falar nisso já abraçou seu filho hoje? sua mãe, seu irmão, amigo. A nossa vida é muito rápida para ficarmos presos a coisas ruins. E viva a vida, agradeça por tudo, as vezes algo não dar certo na sua vida, pense positivamente tome o fracasso como livramento.
Tinha uma guerra e me levaram as armas
Tinha amor mas não era compartilhado
Tinha fome de viva
Sempre caminhei sobre corpos
Numca os vi
Vi pessoas com facas na boca
Cobertas por sangue
Talvez tenha visto alguma coisa Boa em meio a farça
Vi o portal para a saida
Mas quis fica para ajudar
Sangrei e foi ai que vi à vida.
Brasa viva
O amor que tanto busco
De tristeza e lamento
Se transforma sem você.
Entre flores e espinhos
Eu me vejo tão sozinho
Se não tenho o teu carinho...
É um vazio sentimento
Que se afloram sem contento
Em minh’alma posta pranto...
Se transforma em brasa viva
Que me arde todo dia
Sem a tua companhia...
Edney Valentim Araújo
Não se culpe, coração, por não amar o perdão
Não chore escondido em becos escuros
Não viva sorrindo pra quem te faz mal
Não evite aqueles que te erguem em meio ao caos
Não foi tempo perdido
Não foi vida jogada fora
Foi tempo de aprender que tudo tem sua hora
Não fique sofrendo
Pelo velho que passou
Vá em frente coração
Que nunca se apaixonou
Não há vida que seja desperdiçada
Quando lançada
Para aprender o amor
Só amores que não são seus
entende agora meu coração!
laços oponentes
sentimentos que doem
abração a pele em carne viva,
dispõem no intenso pulsar do peito,
desdem os lábios rachados e
mordidos brevemente pois ador faz bem
mesmo quando se tem mais segundo
desejo ardente muito esquecido
lamentos que se dissolvem na madrugada.
até silencio escoa entre cortes profundos,
nessas que são as vozes do teu coração...
"Viva a vida intensamente e com muita garra
Quando escuto essa frase 'você não tem mais idade para fazer isso', eu me revisto de uma força interior grandiosa e faço com mais vontade, garra, determinação, coragem e fé.
E sigo fielmente a mensagem de Charles Chaplin:
'Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve. E a vida é muito bela para ser insignificante.' .'
Assim, sigo a vida de modo intenso, não perdendo cada milésimo de segundo, rindo de coisas estranhas e engraçadas que faço, fazendo as coisas que gosto, praticando atividades que 'não são para mim', dizendo muitas vezes 'eu te amo' sem limitações, espalhando amor, fazendo o bem ao próximo, ficando mais próximo da minha família (do meu marido, das minhas filhas e da Meg e de outros familiares), dos meus amigos e curtindo esse grande espetáculo que é a vida.
Quero aplausos antes que a cortina se feche e a peça, esse grande espetáculo que é vida, termine sem brilho, sem purpurina e sem aplausos!!!
Como não sei quando isso vai acontecer, bora curtir intensamente este dia e todos os dias de vida que estão por vir!!!
E que sejam surpreendentes!!!"
Soneto : ( Ilusão Real
Paraíba do Sul, cidade muito boa, mãe
Abundância verde verte fauna viva
Ar suave, o vento na mata ou não mata
Posso ver. Ondas de vento (pr'esse surfista)
A mente do cidadão é pequena semente
No trato com os outros
O estresse tem nível baixo rente ao chão
Infelizmente alado de ilusão no céu
Muitos escolhem parecerem bem perecerem
Mais abastados, como se bastasse
Andar de carro e moto mas cozinhar na lenha
Ou exibir bens de consumo com sumido
Mas se alimentar de cesta-básica, alí mente
"Comer e vestir, estar rei, contente com isso"