Textos para Jovens e Adultos
Máquina de moer jovens e afins#11;#11;
Tá! Eu me deixei levar. Mas o assédio era grande demais!#11;
Aqui na periferia é tudo meio assim, páh!
#11;Tá ligado? Difícil de segurar.#11;
E sem perceber, Tum! Seu mundo cai.
#11;Feito o mundo de tantos outros por aqui.#11;
Aqui na quebrada é foda, ninguém goza dos direitos plenos#11;
aqueles garantidos pela Constituição.#11;
Os políticos quando aparecem, agem como se fizessem favor pra geral#11;
parecem fingir que não existem problemas,
se pudessem, invisibilizariam-se. Mas não podem!#11;
De vez em quando têm de mostrar a cara.#11;
Aqui não tem praça, não tem quadra de futebol, não tem lazer pro jovem#11;
não tem quase nada. Tem muita coisa; ciladas e tal. #11;
E agora, é esse cada um por si de todos os dias#11;
essa agonia de caminhar pelo bairro observando 360 graus#11;
sendo observado, como se presa fosse. Aviso: - Fácil a caçada não será.
Posso garantir que haverá resistência, luta e sangue também terá.#11;
Talvez, amanhã, até corpos encontrem pelas sarjetas. Garanto: #11;
- Não terão pouco mais de uns verões e algumas primaveras.
#11;Dados estatísticos de uma realidade cruel, números#11;
que, infelizmente, incrementarão a próxima campanha de um político qualquer.
Será mesmo que não existem mais jovens que desejam ser protagonistas da história deste século?
Até quando viveremos de aparência, flexíveis, tentando ser aprovados por nossos pares?
Continuaremos resistindo à fazer as coisas para qual fomos criados com receio de receber críticas? E no fim? Vamos morrer sem ter feito nada? Sem ter lutado por nada? Sem ter convicção alguma?
Eu não! E você?
Ilusão, conhecimento e realidade.
Jovens começando a vida descobrem o mundo pelos seus próprios olhos, vislumbrando um futuro promissor.
Nem poderia ser diferente. Só a experiência dos anos mostra a realidade.
As diferenças começam a aparecer ainda no banco da escola, início à nítida percepção de que, contrariando a regra divina, que também foi adotada pelos homens, não somos todos iguais.
“Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.
Eclesiastes 1:1-18”
- Tenho inveja dos jovens - exclamei
- Mas você é jovem!
- Sou tão velho e ignorante quanto o cristianismo - disse eu.
Depois de tudo
nossa pior condenação não é a morte
Estamos condenados a viver
e o que tem medo da morte
não tem fé em si mesmo
Porque o medo da morte
é o grito de uma vida morta
Os jovens me mostram os maços de cigarros, findando:
- Fumei tudo isso desde que você chegou!
Eu sorrio e faço a cara de quem dá parabéns
a cara de quem apoia quem está num caminho certo.
Eles ficam bêbados e me mostram o quão bêbados estão
E eu tento fingir que não estou frustrado
por mais um dia tentar ficar bêbado e não conseguir
Depois desse show
eu volto dentro da minha camiseta manga curta
me equilibrando no cordão da calçada
e cantarolando qualquer música que os jovens ouvidos não são acostumados
Billie Holiday é uma grande companheira.
Eles voltam em seus carros
com a esperança de comprar um melhor
no fim do ano
ou que os pais ajudem eles a comprar um melhor
no fim do ano.
Ainda sou competente em beber sozinho
e se o mundo acabasse agora
seria ouvindo a mais pura verdade que eu poderia deixar:
vivi cada segundo.
FALTA DE INTERESSE
Antes reuniam-se muitos jovens ao redor dos anciãos para pedir conselhos e ouvir suas sábias palavras, hoje quando um ancião ensina é considerado, pela nova geração, como um chato e tantos outros apelidos.
Porém, esses indivíduos terão grandes surpresas na frente, já que não querem saber como é o caminho que irão seguir, não possuem curiosidade pra perguntar ou ouvir quem já passou por tantas experiências, irão se arrepender, pois o mundo que essa nova geração imagina, não existe e nunca existiu.
Por isso, ouça os mais velhos, eles realmente sabem o que é realidade e poderão te ensinar a como não cometer os mesmos erros que eles comete
Quando a morte vem ceifar em vossas famílias, levando sem consideração os jovens em lugar dos velhos, dizeis freqüentemente: “Deus não é justo, pois sacrifica o que está forte e com o futuro pela frente, para conservar os que já viveram longos anos, carregados de decepções: leva os que são úteis e deixa os que não servem para nada mais; fere um coração de mãe, privando-o da inocente criatura que era toda a sua alegria”.
Criaturas humanas, são nisto que tendes necessidades de vos elevar, para compreender que o bem está muitas vezes onde pensais ver a cega fatalidade. Por que medir a justiça divina pela medida da vossa? Podeis pensar que o Senhor dos Mundos queira, por um simples capricho, infligir-vos penas cruéis? Nada se faz sem uma finalidade inteligente, e tudo o que acontece tem a sua razão de ser. Se perscrutásseis melhor todas as dores que vos atingem, sempre encontraria nela a razão divina, razão regeneradora, e vossos miseráveis interesses representariam umas considerações secundárias, que relegaríeis ao último plano.
Acreditai no que vos digo: a morte é preferível, mesmo numa encarnação de vinte anos, a esses desregramentos vergonhosos que desolam as famílias respeitáveis, ferem um coração de mãe, e fazem branquear antes do tempo os cabelos dos pais. A morte prematura é quase sempre um grande benefício, que Deus concede ao que se vai, sendo assim preservado das misérias da vida, ou das seduções que poderiam arrastá-lo à perdição. Aquele que morre na flor da idade não é uma vítima da fatalidade, pois Deus julga que não lhe será útil permanecer maior tempo na Terra.
É uma terrível desgraça, dizeis, que uma vida tão cheia de esperanças seja cortada tão cedo! Mas de que esperanças querem falar? Das esperanças da Terra onde aquele que se foi poderia brilhar, fazer sua carreira e sua fortuna? Sempre essa visão estreita, que não consegue elevar-se acima da matéria! Sabeis qual teria sido a sorte dessa vida tão cheia de esperanças, segundo entendeis? Quem vos diz que ela não poderia estar carregada de amarguras? Considerais como nada as esperanças da vida futura, preferindo as da vida efêmera que arrastais pela Terra? Pensais, então, que mais vale um lugar entre os homens que entre os Espíritos bem-aventurados?
Regozijai-vos em vez de chorar, quando apraz a Deus retirar um de seus filhos deste vale de misérias. Não é egoísmo desejar que ele fique, para sofrer convosco? Ah! essa dor se concebe entre os que não tem fé, e que vêem na morte a separação eterna. Mas vós, espíritas, sabeis que a alma vive melhor quando livre de seu invólucro corporal. Mães, vós sabeis que vossos filhos bem-aventurados estão perto de vós; sim, eles estão bem perto: seus corpos fluídicos vos envolvem, seus pensamentos vos protegem, vossa lembrança os inebria de contentamento; mas também as vossas dores sem razão os afligem, porque revela uma falta de fé e constituem uma revolta contra a vontade de Deus.
Vós que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações de vosso coração, chamando esses entes queridos. E se pedirdes a Deus para os abençoar, sentireis em vós mesmas a consolação poderosa que faz secarem as lágrimas, e essas aspirações sedutoras, que vos mostram o futuro prometido pelo soberano Senhor.
Hoje temos visto adolescentes e jovens que entendem mais de futebol do que sobre a Escritura. “Homens” que sabem mais sobre jogos e sobre acessórios de carros do que como tratar uma mulher e conduzir um relacionamento de maneira devida. Vemos então meninos que entendem mais de séries, filmes, automóveis, esportes, redes sociais, tecnologia, música, internet e qualquer outra coisa, do que como ser um homem segundo o coração de Deus.
http://willymenezes.blogspot.com.br/
Temos conhecido uma geração de jovens que “aceitam” com alegria a graça de Deus, mas não querem ser discípulos de Jesus Cristo. Querem usufruir da salvação de Deus, mas não querem ser participantes no sofrimento de Cristo. Querem ser libertos da condenação, mas não tomam para suas vidas o “negue-se a si mesmo” (Mateus 16.24). Querem viver no céu, mas não querem viver como cidadãos do céu enquanto estão na terra (Efésios 4.1-1), tampouco querem ter o custo de anunciar a mensagem de salvação a outros.
http://willymenezes.blogspot.com.br/
Certa vez um casal de jovens apaixonados,literalmente tomados por amor,aquele amor de tirar suspiros.
Dois jovens lindos perfeitos, jurando um amor eterno.
Ele-Eu te amo jamais te deixarei!
Ela-Eu te amo! quero viver minha vida toda ao seu lado!.
Um amor perfeito até então... mas com o passar do tempo todo aquele amor platônico que ambos juraram ser para sempre foi si acabando ele si cansou daquela que um dia ele disse que era sua amada,e ela por sua vez ainda o amava muito mas ele já queria “navegar em outros mares ".
Aquele casal perfeito se acabou ela ainda o amava ,mas ele ja não a amava mas,ele em ato de rejeição ñ olhava, não falava mas com ela só disse :Eu não te amo mas!
Ela-(choros),ele virou-se e saiu.
Ela tomada pela fúria do momento,com um turbilhão de pensamentos um conflito de amor e ódio ,ela com papel e uma caneta se pôs a escrever uma carta aos prantos onde dizia:“Amor eu te amo,voçe sempre foi e sempre sera o eterno amor da minha vida"ela dobrou a carta e a colocou em um envelope onde por fim escreveu :“Te amo até a morte".
Ela pressionou a carta sobre o peito,em um ato de desespero pegou um canivete e pressionou sobre o seu coração que no mesmo instante ali pos um fim na sua própria vida.
Ele,ainda caminhando na rua passou sobre um Jardim onde lembrou do seu primeiro beijo com aquela que um dia jurou o seu amor,ele começa a chorar e voltou para casa, chegando lá e vendo aquela sena da sua amada coberta por àquele sangue e uma carta na mão onde ela se despediu dele dizendo“Te amo até a morte"ele lendo aquilo baixou a cabeça começou a chorar.
Ele a pegou em seus braços e abraçou bem forte dizendo amor,amor,volta pra me não me deixa amorrr...(gritos).Por fim ele de olhos voltados para aquela que um dia tanto amo ele disse:Me perdoa ,eu ainda te amo amor!pra permanecer ao seu lado eu faço nosso amor virar eterno, me aguarde amor já estou indo ao seu encontro como da primeira vez que te vir.
Ele,no mesmo ato se matou para ir de encontro ao seu grande amor,que por último disse
Amor me espera que estou chegando pra fazer o nosso amor eternizar sem ter aquele amor e ódio que um dia fez minha amada tira a vida por amor.
Te amo eternamente grande amor da minha vida!.
Curtir ou não curtir eis a questão.
Os jovens que antes, gostavam de ler, e queria ser mais sábios que seus professores, trocaram sua busca pela sabedoria, por uma indecisão, curtir ou não curtir, os jovens que queriam mudar o mundo e ser diferentes de todos os outros, agora copiam os modos dos que se dizem artistas, os jovens que antes queriam mudar o mundo, hoje só buscam se encaixar de algum modo nele, os jovens que antes clamavam por revolução, hoje se negam a evolução, rumo há um retrocesso da luta de seus pais e seus avós, jovens, jovens uma grande mente que poderia adquirir todo conhecimo, buscar toda a sabedoria, mais ficam no dilema, curtir ou não curtir eis a questão.
Palavras.
Mulheres e mais mulheres estão enclausuradas dentro de seus quartos, jovens e mais jovens estão frustrados emocionalmente, moças e rapazes tem bebido do cálice do sofrimento, pois acreditaram em palavras mal ponderadas, palavras superficiais, palavras de quem não sabia o peso que elas tinham..
Devemos exaltar as belas declarações, mas devemos trucidar palavras motivadas pela emoção.
Devemos ser adeptos da liberdade de expressão, mas assassinos de palavras duvidosas.
Dizer, "eu te amo" já foi considerado como ato de coragem. Mas a superficialidade desta geração me leva a considerar como um extinto animal.. Palavras sem convicções são digna de não serem expressadas. Você será um altruísta quando silenciar as palavras inseguras! Ei, se você não sabe o peso de um "eu te amo" não se comprometa em dizê-las, se você não sabe o peso das palavras, seja um simples "analfabeto".
Os jovens tem sede de expressão, de expor a sua identidade atribuída por eles mesmos, o que realmente são ou pelo menos o que acham que são...
Neste contexto não esta em questão a veracidade da análise do indivíduo feita por ele mesmo, mas o fato de assumir uma determinada "persona" e demonstrar fielmente aos demais seres que o rodeiam.
Lá estavam eles
Jovens, sete dias depois que começaram
E ao fim do sétimo dia
Os dois se beijaram
E foram para suas casas
Ela com a mão nos lábios
E ele escondendo-as nos bolsos
E assim começaram seu conto
Ela se imaginava casando
Vivendo em um castelo
Cuidando de seus filhos
E ele continuava com as mãos no bolso
Ela pensou no futuro
Na longa vida que teriam juntos
No amor eterno prometido
E ele continuava com as mãos no bolso
Ela se imaginou engordando
E ele a deixando por estar feia
Seus filhos rebeldes sem um pai
E ele continuava com as mãos no bolso
Ela pensou na morte
Para fuga da solidão
Em seus filhos crescendo órfãos
E prometeu nunca mais o ver
Ele retirou as mãos dos bolsos
E sentiu a mais bela sensação
Ele se imaginou casando
Mas desistiu da imaginação
E lá estava ele, oito dias após começarem
Esperando ela aparecer
Mas ele não viria
Pois prometeu que nunca mais iria lhe ver
Feliz Natal
Muitos jovens e adolescentes não sabem o significado do NATAL.
As fantasias embutidas por pais inexperientes ou adultos que vivem utopicamente em uma fantasia permanente.
Não sei se eles preferem passar um tempo de suas vidas enganando e se enganando, ou já é algo que lhes passaram erroneamente pelos seus antecessores.
Esses moços pensam só em glamour pessoal e luxuria enfeitando o corpo esquecendo-se do principal o espirito.
A hora de ensinar aos nossos filhos a verdadeira realidade da ideia do natal tem que ser reconfigurada pra não tornarmos nossos entes queridos em seres frustrados e depressivos. Chega de fantasiar Papai Noel, boneco das neves, sinos badalando, figuras animadas ou ideais irrelevantes.
Natal não é só o nascimento de Jesus é também o renascimento pessoal, a renovação interior, é a mudança que nos aprimora, altera e nos dá um novo status pra sermos alegres e entusiasmados todos os dias.
Pense sobre isso e renasça e tenha natais o ano inteiro.
Feliz renascimento, feliz natal interior.
A grande maioria das pessoas acreditam que para educar crianças e jovens basta falar sobre boas maneiras, fazer longos discursos teóricos sobre como se deve agir no decorrer de suas vidas.
No entanto, esquecem-se da força do exemplo e negam a teoria fazendo o que desaconselham ou deixando de fazer o que ensinam.
Certo dia, dois camaradas capoeiristas estavam em uma roda de capoeira e nesta roda de capoeira tiraram um Mestre de Capoeira do jogo.
Como um deles tinha a vontade de jogar com o outro parceiro que estava jogando com o mestre que foram tirado do jogo.
Todavia, antes de terminar o jogo, perceberam que o professor que comandava a roda estava resmungando, em companhia de outros professores e Mestres, lhes falava com veemência, fazendo parecer que reprovava aquela atitude.
Como não entendiam nada do que estava se falando, pois, a música e a bateria estava alta, ao sair da roda perguntou a seu camarada que o acompanhava, que vivia já era visitante desta mesma roda a um bom tempo, o que os professores e mestres tanto estava dizendo.
O seu amigo então esclareceu que eles os recriminava por ter tirado o Mestre da roda de Capoeira em quanto estava jogando pois com isso estava dando mau exemplo as crianças e jovens que se encontravam na roda.
Então o mesmo se direcionou ao professor organizador da roda e perguntou o porquê das críticas, o professor respondeu ao mesmo “O senhor certa vez em seu treino diante de seus alunos, falou que era errado tirar um Mestre de capoeira da roda, e agora fez a mesma coisa” então o professor lhe perguntou:
"Como podem fazer isto diante de uma criança e depois exigir que faça o certo?", falou o professor organizador da roda.
"Como poderemos deixar um aluno sair para as rodas do mundo e confiar que obedecerá às as tradições da Capoeira, quando lhes damos o pior exemplo?", acrescentou indignado.
Com certeza aquele professor de capoeira agiu como um capoeirista que tem consciência de que a melhor pedagogia é o exemplo.
Com esse exemplo ficamos à imaginar se todos tivessem essas atitudes os capoeiristas poderiam abri mais suas mentes, e não só mais falar de tradições e fundamentos e passar a praticar estes fundamentos.
Não e difícil ver alguns capoeiristas ainda com o apto de tirar Mestre das rodas, em muito dos casos, são capoeiristas que já vem de um clico vicioso já de seus antigos Mestres que não lhe passaram esses fundamentos, então estes mesmo vão passar a seus alunos a mesma coisa.
Nós que desejamos mudar e conscientizar os novos capoeiristas para que possam crescer com fundamentos e tradições, não devemos só falar, mais também demonstrar, praticar, mostra, os exemples que eles devem seguir.
Enquanto os capoeiristas não se educarem para mostrar como se faz, não se pode esperar um panorama melhor no futuro, pois a base, que são as crianças, estará comprometida.
E os maus exemplo na Capoeira são apenas um dos fatores resultantes da deseducação. E causam bastante infelicidade e prejuízos culturais.
A palavra empolga, o exemplo ensina.
Para vocês, meus amigos, e amigas, jovens de mais de 60 ANOS, e para os de menos também, ‘UM GRANDE ABRAÇO’! A vida é, de verdade, maravilhosa, mesmo que tenhamos encontrado alguns entraves durante nosso percurso, se chegamos até aqui, é porque vencemos. A vida só tem dois caminhos ~ envelhecer, ou, o outro muito pior! Você deve cuidar da sua saúde: faça todos os exames, vá para a academia, não coma frituras, nem sal/açúcar, costela gorda, não beba cerveja, nada que tenha álcool, fumar? Nem pensar! Só assim, quando você morrer!
_______________Vai estar um defunto muito saudável.
O Homem destruindo o mundo, jovens se perdendo num mundo desconhecido das drogas, que por qualquer motivo acha que seus problemas serão resolvido, depressão e ansiedade caminham de mãos dadas e eles se afastam de suas famílias causando esses lares destruídos. Deixam a escola, os estudos e não querem saber de trabalhar...passam seus dias e noites perambulando pelas ruas e durante a madrugada, mentindo e subtraindo para conseguir o que mais querem, as drogas. Uma atitude insustentável para a sociedade, tornando as ruas da cidade perigosas . Mas, para alguns isto está no fim , de acordo com o tempo de Deus. AMÉM!!!
Atitudes inaceitáveis e que só diminuem o futuro tão promissor de nossos filhos e jovens de toda uma Nação!....Famílias destruídas.!
Ainda é preciso ter Fé e Esperança que dias melhores sempre virão e tudo a seu temo, o Tempo de Deus!
Jovem, você poderá conseguir, A ajuda que precisa está dentro de você! Enfrente, Lute, pois estamos aqui de visita e para aprender!
Se eu pudesse dar um recado aos mais jovens, eu diria para deixarem os celulares de lado e aproveitarem mais a vida, para caminharem mais a beira mar, a apreciar as cores do pôr do sol, a ouvir músicas de qualidade, a deixar o coração falar e escrever em forma de poesia. A ler bons livros, sejam dramas, aventuras, policiais, suspense ou ficção, até mesmo sobre política.
Eu diria aos mais jovens, que a vida passa rapidamente. Portanto, façam mais campinhos em terrenos baldios, joguem bafo, rodem seus piões, empinem suas pipas (mas sem cerol), nadem, corram, apanhem frutas direto do pé. Pratiquem, e muito, a gentileza, a simpatia e a educação, pois um dia vão adorar ver que seus filhos assimilaram bem esses ensinamentos.
Eu diria aos mais jovens que exercitem mais seus bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor e muito obrigado, pois são palavras que desmontam qualquer tipo de grosseria.
Eu diria para que cultivem mais os amigos verdadeiros, que os preservem, pois muitos permanecerão em suas vidas e outros serão boas lembranças, que certamente proporcionarão grandes reencontros.
Eu tenho um orgulho muito grande de meus filhos. Apesar das falhas, como todo pai, eles exercitam tudo o que descrevi aqui.
Tenho certeza absoluta de que, se todos os novos pais ensinarem o mesmo para seus filhos, independentes da classe social, pois isso não conta, em poucos anos teremos um mundo realmente melhor.
A tecnologia nos transforma em avatares de nós mesmos e nos torna cada vez menos humanos.
E no final, creio que esse texto serve também para nós, adultos, que um dia pudemos ser crianças, adolescentes e jovens. Existe vida ao nosso redor.
Em tempos de "Baleias Azuis" e desde sempre,
os jovens precisam sentir-se acolhidos nos corações
dos pais, avós e familiares em geral.
PAIS... sucesso profissional, casa bonita, roupas caras
são menos importantes que os sentimentos dos seus filhos.
Aproximem-se deles ( se eles recuarem...
aproximem-se novamente), abracem, ouçam seus filhos.
AVÓS... mantenham suas portas abertas para os netos e seus amigos., a qualquer hora.
Tenham sempre um "bolo de vó" e chocolate quente
à espera deles... Mostrem-se menos preocupados com os farelos derrubados no chão e mais felizes por tê-los por perto;
Riam com eles, mostrem-se acolhedores mesmo quando erram, indiquem-lhes o caminho , sem reprimendas...
Lembremo-nos: famílias amorosas têm menos possibilidade
de perder para qualquer maldita baleia.
Cika Parolin
Quando somos jovens, imagina-se que um libreto só é interessante se contém cenas violentas e
assassinatos terríveis. Depois começa-se a compreender que também nos pequenos
acontecimentos da vida quotidiana há coisas que merecem ser notadas e exaltadas com intenso
lirismo. É preciso aprender a descobrir quanto existe de profundo nos fatos e nas coisas que
parecem humildes. Debaixo de um manto de púrpura muitas vezes vive uma mesquinha criatura;
sob a roupa desalinhada de um pequeno burguês dos nossos dias palpita às vezes um coração
de herói. Temos que nos curar da mania do heroísmo cenográfico, e especialmente renunciar
aos venenos, aos punhais e aos incestos.