Textos para Jovens

Cerca de 487 textos para Jovens

Filhos brilhantes, alunos fascinantes.

Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio..

A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é freqüentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.

Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática, você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Augusto Cury
CURY, A. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Editora Planeta, 2007.

Nota: Conjunto de trechos do livro.

...Mais

Talvez o amor nos faça envelhecer antes da hora, e nos torne jovens quando a juventude passa.Mas como não recordar aquees momentos? Por isso escrevia, para transformar a tristeza em saudade,a solidão em lembranças. Para que, quando acabasse de contar a mim mesma esta história, eu a pudesse jogar no Piedra - assim me dissera a mulher que me acolheu. Então - lembrando as palavras de uma santa - as águas poderiam apagar o que o fogo escreveu.
Todas as histórias de amor são iguais.

Na lanchonete, a garota na outra mesa sorri.
O rapaz na mesa em frente sorri também.
Dois jovens encantadores.
Um momento lindo?

Não sorriem um para o outro.
Sorriem olhando para seus tablets.

Sorriem para quem está a quilômetros de distância,
e sequer imaginam a felicidade que poderia ser
se sorrissem um para o outro...

Enquanto as pessoas são mais ou menos jovens e a partitura de suas vidas está somente nos primeiros compassos, elas podem compô-la juntas e trocar os motivos, mas quando se encontram numa idade mais madura, suas partituras estão mais ou menos terminadas, e cada palvra, cada objeto, significa algo diferente na partitura de cada um. (A insustentável leveza do ser - parte 3: As palavras incompreendidas)

É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você
Que acabou indo embora
Cedo demais.

Quando eu lhe dizia:
"- Me apaixono todo dia
E é sempre a pessoa errada."
Você sorriu e disse:
"- Eu gosto de você também."

Só que você foi embora cedo demais

Eu continuo aqui,
Com meu trabalho e meus amigos
E me lembro de você em dias assim
Um dia de chuva, um dia de sol
E o que sinto não sei dizer.

Vai com os anjos! vai em paz.
Era assim todo dia de tarde
A descoberta da amizade
Até a próxima vez.

É tão estranho
Os bons morrem antes
Me lembro de você
E de tanta gente que se foi
Cedo demais

E cedo demais
Eu aprendi a ter tudo o que sempre quis
Só não aprendi a perder
E eu, que tive um começo feliz
Do resto não sei dizer.

Lembro das tardes que passamos juntos
Não é sempre mais eu sei
Que você está bem agora
Só que este ano
O verão acabou
Cedo demais.

Legião Urbana
Música Love In The Afternoon

SER VELHO E SER IDOSO

Para reflexão de jovens e "menos jovens"
sobre seu comportamento dianta da vida.
IDOSO, é quem tem muita idade,
VELHO é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degenerescência das células,
a velhice, a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando se pergunta se vale a pena;
você é velho quando, sem pensar, responde que não.
Você é idoso qdo sonha;
você é velho qdo apenas dorme.
Você é idoso qdo ainda aprende;
Você é velho qdo já nem ensina.
Você é idoso qdo se exercita,
Você é velho qdo apenas descansa.
Você é idoso qdo ainda sente amor;
Você é velho qdo só sente ciúmes.
Você é idoso qdo o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida;
Você é velho qdo todos os dias parecem o último da longa jornada.
Você é idoso qdo seu calendário tem amanhãs;
Você é velho qdo só tem ontens.
O idoso se renova a cada dia que começa,
o velho se acha cada noite que termina pois,
enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte,
de onde o sol desponta e ilumina a esperança,
O velho tem sua miopia voltada para as sobras do passado.
O idoso tem planos, o velho tem saudades.
O idoso curte o que lhe resta de vida,
O velho sofre o que o aproxima da morte.
O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e plena de esperança.
Para ele, o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.
Para o velho suas horas se arrastam destituídas de sentido.
As rugas do idoso são bonitas pq foram marcadas pelo sorriso;
As rugas do velho são feias pq foram vincadas pela amargura.
Em suma, idoso e velho podem ter a mesma idade no cartório,
mas têm idades diferentes no coração.
QUE VOCÊ, IDOSO, VIVA UMA VIDA LONGA, MAS NUNCA FIQUE VELHO. E VOCÊ, VELHO, APRENDA A SER IDOSO.

-Vocês estão vendo estas fotos meninos?
-Os jovens que estão nesses quadros, planejam revolucionar o mundo e transformar suas vidas em algo magnífico. Isso foi há 70 anos. Agora estão todos mortos. Quantos tiveram uma vida realmente feliz? Quantos realizaram seus sonhos? Aí o professor inclina para o grupo e murmura para que todos o ouçam:
- Aproveitem o seu dia. Vivam o presente.
Confiança é saber que somos limitados, que não podemos adivinhar o que está por vir que jamais controlaremos todas as “possibilidades” e que nossa única saída é viver intensamente a realidade, seja boa ou ruim.

Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz. Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes.

"Há uma foice riscando levemente as escritas na parede do passado." - Jovens Filosofando

Imagine a foice como uma borracha, as escritas como as histórias que você já passou e a parede como à vida. Tudo que você faz, fica registrado na parede como: "passado". Pode passar 60 segundos dessa história: a foice não hesita em riscar.

A foice, vai riscando levemente tudo que um dia você já passou. Não importa o tamanho; a parede, pode ser do tamanho da muralha da china, ainda assim tem um fim. Chega uma hora que não há mais história e a parede chega ao fim, o que a foice irá riscar?

Inserida por JovensFilosofando

Em meio a dificuldade, as pessoas tendem a pular como peixe fora d'água. Tendo isso em mente, observe a atitude das pessoas em meio ao caos e vejam correndo para todos os lados feito ébrios.
Quando uma situação assim aparecer e; esses ébrios estiver correndo desesperadamente, fique calmo. Dê meia volta e vá em direção oposta.
@jovensfilosofando

Inserida por JovensFilosofando

Um dia ouvi dizer que nós jovens, somos imaturos e até incapazes de amar, pois não conhecemos a vida e por isso não podemos nos entregar totalmente, falam que somos inadequados, rebeldes, e até insensiveis com tudo...
Dizem que o amor é para adultos e pessoas que conhecem o sofrimento, pois assim elas podem discernir o que é amor ou não.
Mas esquecem queo amor é para todos, e que todos sem exceção já amaram desde uma criança até um idoso, todos somos dignos de amar, todos somos inadequados, porque todos ja foram jovens, todos ja foram inadequados e inesperientes, pois o amor faz a pessoa crescer, amadurece o ser humano quer seja ele jovem ou nao!
Então antes de dizerem que jovens nao sabem amar, lembrem-se que vocês também ja foram jovens e amaram como nós, lembre-se que talvez nós sejamos mais capazes de amar do que vocês, pois ainda não fomos corrompidos pela sociedade, não sofremos a transmutação do sofrimento, e me atrevo até a dizer que nós amamos mais até do que vocês porque não temos receios nem reservas, nos entregamos de corpo e alma, e se sofrermos, ah, a vida é assim mesmo!
Portanto amem sem reservas, sem medo, sem receio porque não coisa mais perfeita do que o amor, vivemos em uma epoca que falta amor, e somente com o amor venceremos a dura batalha que a humanidade luta(contra si mesmo)!
Termino aqui este texto na esperança de ter tocado o coração de alguma pessoa, porque o mundo precisa de nós, precisa do amor de todos jovens ou não, somos o futuro mundial, temos que ser regidos apenas pelo amor!

Para finalizar mando um beijo para minha namorada priscila, pois foi ela que me inspirou e me mostrou o amor, e o poder dele...

Há uma categoria de homens e mulheres jovens e fortes que querem dar a própria vida por algo. A propaganda faz essas pessoas irem atrás de carros e roupas de que elas não precisam. Gerações têm trabalhado em empregos que odeiam para poder comprar coisas de que realmente não precisam.
Não temos uma grande guerra em nossa geração ou uma grande depressão, mas na verdade temos, sim, é uma grande guerra de espírito. Temos uma grande revolução contra a cultura. A grande depressão é a nossa vida. Temos uma depressão espiritual.

Chuck Palahniuk

Nota: Um trecho do pensamento se trata de uma adaptação do pensamento de Robert Quillen.

PERDOE RÁPIDO E BEIJE LENTAMENTE

A morte é um caso sério. Mais para os jovens do que para os idosos.
Estes vão se acomodando lentamente com a idéia da morte, mais por
fatalidade do que por renúncia da vida. Aqueles esperneiam o quanto
podem e abrem a boca, na esperança de relaxar.

É o caso do sargento do exército americano Jeff Barillaro, de 31
anos, que serviu em Bagdá por 15 meses (de agosto de 2005 a novembro de
2006). Para suportar os reveses da guerra, nas horas de folga ele fazia
música. Numa de suas canções, Barillaro escreveu: “Vou morrer, vou me
ferir, essas coisas sempre vêm à mente| Ele vai morrer ou ela vai
morrer| É apenas uma questão de tempo| Coloco meu uniforme, coloco meu
capacete| Beijo as fotografias de minha família, mando um e-mail à
minha garota, para que ela saiba que eu sinto sua falta”.

Do outro lado do mundo, em Nova York, uma modelo de 20 anos chamada
Ruslana Korshunova, escrevia poemas e os colocava em seu site de
relacionamentos. Um deles diz: “A vida é curta. Quebre as regras.
Perdoe rápido. Beije lentamente. Ame de verdade. Ria
descontroladamente. E nunca lamente nada que tenha feito você sorrir”.

Curioso é que o sargento americano que dizia: “Vou morrer” ainda não
morreu, e a modelo nascida no Cazaquistão e que foi capa de revistas
européias como “Elle” e “Vogue” morreu no dia 28 de junho, ao cair da
janela de seu apartamento no nono andar de um prédio em Manhattan.

A morte não tem educação. Ela não bate à porta. Ela não pede licença
para entrar, como se queixa o profeta Jeremias: “A morte subiu e
penetrou pelas nossas janelas e invadiu as nossas fortalezas,
eliminando das ruas as crianças e das praças os rapazes” (Jr 9.21).

Portanto, vamos nos perdoar rápido, vamos nos beijar lentamente,
vamos amar de verdade, vamos rir descontroladamente, vamos valorizar
tudo que há de bom e nos faz sorrir. E, mais do que tudo, vamos nos
aproximar cada vez mais de Deus, com quem nos encontraremos face a face
logo depois da morte!

Extraído da revista Ultimato, edição nº 314 (setembro / outubro de 2008)

"Nossa personalidade, enquanto somos jovens, é semelhante à pedra preciosa por lapidar. Mas o tempo, dia a dia, nos desgasta e transforma, até que um novo entendimento da vida nos faça brilhar o coração."
Emmanuel

(Ave, Cristo! / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)

ela era o sol, ele era a lua,
ambos tão jovens, prontos para amar
ela tão clara, ele tão escuro
ambos em busca de se encontrar
ele corria, e ela fugia,
e o sol via a noite a tomar seu lugar,
e vinha outro dia, e ele corria,
e ela surgia a iluminar,
ela era a vida, e ele o destino,
ambos seguiam pro mesmo lugar,
da morte fugiam,no medo corriam
juntos dividiam o mesmo vagar,
quando tinham tempo,jogavam ao vendo
o sonho de um dia poderem contar
aos filhos e netos o amor tão discreto
que se fez presente ao mundo enfrentar
que não tinham medo,nem dor, desespero,
e fizeram de tudo pra entrelassar
o claro ao escuro, passado ao futuro,
a vida e o destino n'um mesmo amar
e quando o impossivel tornou-se visível
quando o sol e a lua poderam estar
tão perto um do outro,o dia e a noite
que mesmo quem viu não pode acreditar,
todos descobriram que desde esse dia
e essência de tudo está no amar,
e a vida contava aos netos da historia
que ao vento contara no mesmo lugar
o destino contente, e oni-presente
fazia da vida feliz por amar,
e foi essa a história que está na memória
do amor impossível que até hoje está
presente na mente, e nos faz contente
por saber que tudo terá seu lugar,
sua data marcada, sua hora exata,
e se for pra ser, com certeza será,
já que se eles podem, podemos agora
e a nossa vitória está por chegar
também amaremos, também sofreremos
e o impossivel, vamos alcançar
teremos história, teremos memória,
de um lindo amor que virá a aflorar.

Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e
velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão
ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem
preocupar-se com a alma, para que ela seja quanto possível
melhor, e vou dizendo que a virtude não nasce da riqueza, mas
da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros
bens, tanto públicos como privados. (Apologia de Sócrates)

Errar...

Erros são palavras freqüentes principalmente no vocabulário dos jovens, parece que a cada passo que damos essa palavra nos ronda, e por muitas vezes temos medo dela...
Qual o maior “erro” de nossas vidas? É ter medo de errar, pois quando você erra mais aprende. Nunca tenha medo de errar, não deixe sua vida passar correndo em sua frente, quando você decidir correr atrás dela você poderá não mais alcançá-la e se arrepender disso ate o final de seus dias...
Garanto a você, que às vezes as pessoas que gostam da gente pensam que ao nos privar de errar, de literalmente quebrar a cara, acham que estão nos protegendo, não os culpo por isso, e quem nos ama nunca vai querer nos ver sofrendo, e pensam que ao tomar decisões por nos é a melhor solução...
Mas não é cada pessoa tem que aprender a caminha com suas próprias pernas, tem que levar tombos, se arranhar sozinho por mais que doa cada um tem que ser dono de si...
Mas não se estresse se por algumas vezes pessoas que você ama tentarem caminhar a estrada da sua vida por você, porque isso é só mais um sinal de que ela também te ama...

DISCURSO DO PRESIDENTE SAVIMBI À JUVENTUDE
Queremos preparar os jovens para estarem à frente da UNITA. Mas queremos deixar bases sólidas para que possam conseguir andar com experiência e prudência;
Queremos deixar no seio da juventude legados que possam servir de alicerce e justeza na governação;
Queremos deixar uma juventude polida e coesa. Juventude que entendam o seu dever como cidadão, como dirigentes, como governantes que serão amanhã.
A juventude angolana terá que ter o dever e a obrigação de servir a sua pátria, o seu continente, para serem defensores dos seus lares;
Vocês jovens amanhã serão chefes de família; mas só serão optimos chefes e pais se primeiro trabalharem em prol da vossa pátria. Porque fazendo-o estarão automaticamente a salvaguardar o vosso lar.
Juventute angolana lutem pela vossa dignidade! Porque a candonga! Não faz a pátria. O roubo! Não faz a pátria. O tribalismo! Não faz a pátria. A pátria faz-se com trabalho e sacrifício.
Quem deseja libertar a pátria hoje, lute.
Quem deseja que a pátria produza amanhã, trabalhe.
Porque a pátria faz-se com trabalho.
Vocês jovens têm que ter a consciência que a pátria faz-se com trabalho.
Uma pátria onde não há trabalho, não ha esperança no dia do amanhã, essa pátria não existe. Porque a pátria é trabalho.
Vamos caminhar juntos para vencermos juntos.
Muito Obrigado.

DISCURSO DO PRESIDENTE SAVIMBI A JUVENTUDE ANGOLANA
Dirijo-me a todos os jovens angolanos quer seja da UNITA ou não, quer seja do MPLA ou não, não aceitem nada que não exija de vos sacrifício. Não aceitem nada que não vos de dignidade como homens; Vocês amanhã serão os continuadores dos nossos ideias. Por isso a vossa responsabilidade é grande. As mulheres, as farras, terá hoje, como também haverá amanhã, as farras sempre hão de existir, as moças bonitas também sempre...Isso não acabará. Hoje vocês não podem dizer que ainda não estão preparados para servir à pátria. Mas se uma rapariga chegar e dizer vamos à farra você vai negar? Estou vos a perguntar você a de negar? Não. Nao. Porque a rapariga é bonita. Mas amanhã irá sustenta-lá como? Com a banga? A banga não mata fome. A banga não dignifica o homem.
O trabalho e a integridade dignificam o homem.
Hoje vejo aqui alguns mais velhos que dizem; a juventude está perdida, não, não podemos dizer a juventude está perdida: Se estão a se perder nós temos uma parcela de culpa porque em alguns campos acertamos, em outro falhamos. Temos é que concertar as nossas falhas em conjunto com a juventude para puderem aprender...
Quando vejo quadros com capacidade técnica ao desemprego, doí-me profundamente, doí-me profundamente. É frustrante ver todo sacrifício, toda luta, beneficiou apenas uma classe política e as suas famílias. Os jovens estão a cair no desespero, no trivialíssimo, porque o MPLA não tem políticas congregadora para com a juventude angolana.
Peço o vosso apoio, a vossa coragem, enquanto eu estiver à frente da UNITA, darei todo o meu contributo na formação dos quadros angolanos, quer no sector acadêmico quer seja no sector cultural. Porque a cultura é a vossa base para se posicionarem diante do mundo como Angolanos.
Estou firmemente convencido que os quadros angolanos um dia hão de unir-se na construção de uma Angola livre e digna.
Há indivíduos que dizem que Savimbi quer eliminar o MPLA, negativo. O MPLA tem a sua importância na história de Angola, como também a UNITA e A FNLA, porém a nossa luta é contra os dirigentes que estão à frente deste movimento.
Mas estou convencido que amanhã vocês jovens que estão aqui na mata já entenderam , os que estão nas cidades ainda não entenderam, hão de entender amanhã. Hão de entender amanha. Mas já não estarei aqui para liderar-vos. Mas não esqueçam; é a coragem que irá vos libertar. É a coragem que irá vos libertar.
A cobra morre com catana.
A cobra morre com catana.
A cobra morre com catana.
Quer matar a cobra, corta-lhe a cabeça .
Quer matar a cobra, corta-lhe a cabeça.
Se cortares a cauda sobreviverá.
Vamos caminhar todos juntos em busca da nossa dignidade.
Muito obrigado

Quando somos jovens, ou quando nossa causa é jovem, os sentimentos são tão intensos — assim como nossos hormônios, a paixão é mais forte na juventude — que parece errado ir devagar. Isso é somente a
nossa impaciência. É a nossa incapacidade de ver que nos esgotarmos ou nos inflarmos não vai acelerar a jornada que temos pela frente.