Textos para refletir sobre a vida espiritual
A essência da vida espiritual: a entrega total a Deus como um caminho para encontrar propósito, paz e transformação. Quando nos conectamos profundamente com o divino, nossa vida ganha um novo sentido, e os frutos dessa comunhão se manifestam em todas as áreas – desde nossos relacionamentos até nossa capacidade de enfrentar desafios com resiliência e esperança.
A metáfora da videira e dos ramos, apresentada por Jesus em **João 15:5**, ecoa essa verdade:
*"Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."*
Esse versículo nos lembra que nossa força e capacidade de "dar frutos" – sejam eles ações de bondade, palavras de sabedoria ou perseverança em tempos difíceis – vêm exclusivamente de nossa conexão com Deus.
Assim como os ramos dependem da videira para sustentar a vida, nossa jornada espiritual prospera quando buscamos essa conexão diária com Deus. É nessa relação íntima que encontramos renovação e forças para enfrentar as incertezas e as adversidades. Além disso, ao entregarmos nosso coração a Ele, somos moldados para refletir Sua luz e amor no mundo, tornando-nos instrumentos de paz e esperança para os outros.
Portanto, este chamado à comunhão é mais do que um convite; é uma necessidade vital para uma vida plena e significativa. Que possamos, todos os dias, nutrir esse relacionamento com o Criador, permitindo que Seu amor nos transforme e nos torne luz em meio às trevas.
Todos nós temos peças quebradas na parte emocional ou espiritual.
Ninguém sai ileso nessa vida...
Tentamos encontrar alguém cujas peças quebradas encaixem com as nossas para que se forme algo completo.
Os mistérios da vida persistem e se aprofundam. Não conseguimos respostas.
Então você continua caminhando na escuridão porque é lá que está o próximo amanhecer.
Um olhar pela vida espiritual e carnal
São muitas as falas da vida cristã.
Porém o fato que na terra ninguém é dono do amanhã.
Com todo respeito que tenho ao ser humano.
De fato é que ninguém viva o engano.
Porém quem dirá santo ou profano?
A busca pelo Espírito Santo.
Obedecer a que santo?
Fidelidade nos dízimos.
Fervor no canto.
Quem terá a razão da justiça, misericórdia e amor.
Serias tu a razão me responda por favor.
Amai o próximo como a ti mesmo, assim diz o senhor.
Quem tem a piedade por esse clamor.
Meus sentimentos, minha consideração.
Se erro nessas palavras, a que não tenho intenção.
Se há imprudência, meu pedido de perdão.
Mas tem muito cachaceiro e crente voando dizendo ter pés no chão.
Ai do preconceito indiferente que não gosta da comparação.
Sereno é o coração maleável que se coloca a disposição.
Que Deus permita o merecimento da transformação.
Seu padre, seu pastor, seu bispo, seu frei se na lei é doutor.
Eu digo pela minha imaginação e tudo mais que minha mente permiti.
Se meu coração sente, a atitude não mente e a personalidade emiti.
A discussão pela lei e pela graça.
Os mandamentos que ainda faça.
O juízo da justiça, misericórdia e amor, se ainda não for bastante.
Como a ti mesmo, diz Jesus, amai teu semelhante.
Giovane Silva Santos
Mensagem Espiritual - 11/12/2019
Transpor as "montanhas" que a vida nos impõe, nem sempre é encarada como algo possível. Temos o hábito de sustentar que: não somos capazes, não chegaremos no topo, que um problema tão grande só poderá ser vencido por pessoas grandiosas. O nosso tamanho pouco interfere nesta jornada. Devemos olhar nosso interior e fazer dele algo grandioso, ao ponto de enxergar estas montanhas e não se importar com o tamanho que tem. É no interior de cada ser que se encontra a força e a segurança nos episódios mais difíceis e incríveis da vida. Tudo dependerá do seu ponto de vista. Suba, vença seus limites e orgulhe-se de você.
_Mestres Mãos de Luz
(escrito por Leilane Castro)
Mensagem Espiritual - 12/12/2019
A vida está em constante mudança! Ora, encontra-se como um mar revolto, em outras parece um tapete aveludado, macio e confortável. Viver é saber passar por estes estados; ciclos diferentes que tem apenas um propósito: lapidar. Enfrentar as mudanças requer escolhas, que irão definir seu ponto de chegada, lá na frente. Decidir entre ir ou ficar, é fácil. Difícil mesmo é conviver com a vida que passou e jamais voltará para nos dar outra chance.
Firme um compromisso com você e prepare-se para saborear os frutos do seu plantio.
_Mestres Mãos de Luz
(escrito por Leilane Castro)
Ore pelos seus filhos(as), ore pela vida material e espiritual deles, ore pela área acadêmica, profissional, social, empreendedora, sentimental, emocional e espiritual.
Importune o trono da graça, insista, persista em oração diária, fervorosa e constante pelos seus filhos(as). Consagre-os ao Criador, clame pelas bênçãos espirituais, e para que as mesmas caiam sobre eles.
Alcançarmos uma vida tranquila, é crer e ter à concepção da sua individualidade espiritual, com o auto conhecimento, à proporcionar paz interior, harmonia e equilíbrio, desenvolvendo
ferramentas necessárias, à ajudar nossos semelhantes, mostrando verdade em gestos de bondade, não confundindo como individualismo, o sinônimo dos seres egoístas, que pensam somente em si próprios, impedindo o desenvolvimento natural da vida, à existência coletiva de todos.
A Energia do Ser Espiritual
Em algum momento da sua vida, deve-se ter deparado com pessoas que ao se aproximar, sente que não são semelhantes do seu ser, ou a essência “a mais importante característica de um ser" é diferente da sua.
- Isso é um fato.
A troca de energia é simultânea, não precisamos nem se quer conversar, você conhece pessoas boas e ruins, apenas no modo da comunicação do ser. Esse é o poder do Espirito que habita em todos nós seres humanos.
Utilize-se dele para melhorar sua companhia.
Viva a sua vida em paz, ignore aquele que lhe traz transtorno espiritual e sentimental.
Agradeça sempre por não estar no lugar daquele que tenta tirar a sua paz.
No momento, você ser você, é o melhor que está sendo.
O outro, será resto de um pecado, endividado e julgado por um supremo tribunal superior divino.
@poeta_sergio_espindola__
Acreditem se quiser !
Acreditem se quiser, mas é melhor por, a sua vida espiritual em ordem. Porque o bicho vai pegar, aqualquer momento.
A chapa está esquentando e a besta, vai subir, das profundezas, quando todos estiverem desapercebidos.
Zombam das Escrituras, Escarnece do Senhor,
levam tudo por um Kilo.
Esquecem que Deus é amor, mas que também é Justiça.
Como no tempo de Noé, hoje não diferente, antes foi o dilúvio, mas agora será fogo ardente.
A Glória de Deus resplandece!
Em sua vida agora!
Através do seu dom espiritual!? (Gálatas 5)
A confiança na Teologia leva você a Fé.
A imagem Deus! 《O Pai eterno deixou herança genética》DNA eterno.
Pense. Observe. Pesquise!
Qual é o seu dom espiritual?
Está impresso em você! (Mateus 5)
Seja grato! Louve a Deus!
"Toda boa dádiva vêm do alto" (Tiago 1.17)
A alegria, o afeto, a paz a esperança é Deus !
A vida no Ocidente difere da do Oriente.
As pessoas estão se afastando do espiritual e valorizando o material, seguindo a lei do menor esforço, onde muitos competem pelo ter sem compreender que é necessário merecer. Há muitos pedidos em oração, mas pouca ação em doação. A vida segue um roteiro, e ao ignorá-lo, o ego sempre demandará mais para preencher o vazio. A insatisfação é um lembrete da nossa consciência de que temos uma missão e estamos nos desviando do caminho. Possuir bens materiais não é intrinsecamente ruim, mas não devemos obtê-los de qualquer forma ou a qualquer custo. Em nossa alma, há um pacto espiritual que exige trabalho árduo para a autoconstrução. As diretrizes estão inscritas em nosso DNA espiritual e, diferentemente das leis humanas, as leis universais são justas e se aplicam automaticamente. Logo, associar felicidade à posse e desejar sem agir é um dos grandes defeitos humanos. Estamos aqui para aperfeiçoar nossas imperfeições e aprender a amar. A preguiça física atrapalha nossa missão, privando-nos de oportunidades, e a preguiça mental rouba nossa identidade, destruindo o verdadeiro sentido da vida. Não há desenvolvimento sem envolvimento, e sem isso, não há evolução. Sem evolução, não pode haver prosperidade. O universo favorece o homem equilibrado nas cinco virtudes essenciais: desapego, humildade, espírito inspirador, natureza cooperativa e alma gentil. Com essas qualidades, estamos prontos para empreender e avançar sem hesitação em grandes feitos, por Deus e pela salvação de outras almas.
Ascensão Espiritual
Na vida moderna, onde a busca por um propósito é muitas vezes ofuscada pela correria e pela falta de conexão espiritual, muitas pessoas se sentem perdidas. Sem um objetivo claro e um compromisso com o crescimento interno, elas entram em um ciclo de repetidas reencarnações sem verdadeiro progresso. É um sofrimento constante, onde a existência consciente se torna um sacrifício sem sentido, sem a redenção e a unificação que poderiam vir da busca por uma vida mais significativa.
Cada indivíduo, através de seus próprios esforços e méritos, busca retornar ao estado original de unidade e plenitude. O caminho entre o início e o fim é árduo e cheio de desafios, descendo primeiro para depois subir em espiral, numa jornada contínua rumo ao topo. No entanto, é ao enfrentar esses desafios e ao procurar um propósito maior que encontramos a verdadeira evolução e redenção, transcendendo as limitações da existência para alcançar a unidade e a plenitude.
Inspirado no texto de Helena Blavatsky
"A vida é uma jornada de aprendizado e transformação, onde cada experiência é uma lição que nos aproxima da nossa verdadeira essência. Devemos acolher as dificuldades como oportunidades de crescimento e cultivar a gratidão em nosso coração, pois cada passo dado é um passo em direção à luz que brilha dentro de nós. Lembre-se: somos espíritos eternos, em constante evolução, e cada ato de amor e bondade ressoa na eternidade."
Eu acredito que existe os Deuses do teatro, uma força espiritual que esteja conectada as artes. E até aqueles atores, que embora não estejam mais aqui na terra, continuam permanentes nos teatros. Mas, na realidade lá é o palco, o altar sagrado, dessas almas que nunca deixarão de amar a arte.
Chico Xavier disse que "Escapamos da morte quantas vezes for preciso, mas da vida nunca nos livraremos".
Portanto, viva sua vida com honestidade, perseverança, bondade, fé, procurando distribuir amor, caridade e paz, para que, depois de sua morte, tenha uma vida espiritual plena de felicidade e possa retornar mais evoluído, até alcançar a perfeição desejada por Deus.
Protagonistas desta Jornada
A vida tem ensinado que viver requer muita astúcia e sabedoria. Os dias sempre serão conforme o determinarmos. Somos sabedores de que o “nada” sempre será o “tudo” e o “tudo” nosso alimento espiritual. Somos os protagonistas dessa jornada, portanto podemos reescrever os capítulos do nosso livro todos os dias. Nada e ninguém poderá deter o que já está predestinado, mas podemos mudar o rumo da nossa história se assim o acharmos necessário.
O tempo nos ensina muitas coisas e a vida nos ensina muito mais. E uma das coisas que o tempo me ensinou é que cada coisa acontece na sua hora exata; nem antes e nem depois, no seu momento exato.
E a vida, sábia como ela é, ensinou-me que tudo acontece quando de fato tem que acontecer. Nem muito e nem menos, na medida certa; sem tirar nem pôr.
Pois Deus sabe, verdadeiramente, o que é melhor pra todos nós. Que Ele nos cuida e nos protege, nos livra e, sobretudo nos ama.
Então, o que passou foi um aprendizado. E tal qual um colecionador de grandes artes, coleciono os meus preciosos ensinamentos como um escudo ou como um talismã, algo que, de uma forma ou de outra, serviu para o meu engrandecimento espiritual, emocional e social.
Humanitariamente, sigo minha trajetória de vida feliz: respeitando o tempo e amando cada vez mais a vida.
Porque sei que o ontem só faz parte de minhas lembranças, de maneira a me conduzir pelo que eu devo ser ou não ser, ter ou não ter, querer ou não mais querer.
Logo, o tempo que faz parte de mim, eu tenho que, pelo menos, tentar fazer com que os dois - tempo e vida - se encaixem de modo sincronizado em direção as minhas aptidões, aos meus anseios e as minhas realizações.
E o que depender de mim, eles serão sincronicamente harmonizados.
"Como conhecer o amor de Deus por nós, de maneira profunda e ser impactado por isso"
Você já foi em um velório? Certamente que sim. Ainda que não seja uma recordação agradável (longe disso), pare para pensar no objeto principal: a pessoa dentro do caixão. Está morta. Imóvel. Mesmo diante de diversas (e intensas) manifestações ao seu redor, ela não corresponde. Não vê, não ouve, não fala, não reage, não manifesta, não deseja, não pode nada. Está morta. Creio que isso é muito claro para nós.
Agora pense nessa perspectiva de maneira espiritual. A Queda de Adão e Eva (nossos legítimos e fiéis representantes) trouxe o pecado e consequentemente a morte para a humanidade. MORTE. Tente se lembrar do que acabou de ler, no que se refere ao estado de um cadáver. Todos morreram. Talvez você não saiba, mas está no meio dessa tragédia, no contexto da espiritualidade. Isso mostra que seu estado natural é a MORTE. Você já nasce assim... morto! Isso significa que você não enxerga Deus, não conhece Deus, não se importa com Deus, não quer Deus - resumindo: você jamais O escolheria. Jamais. Você é um morto, esqueceu? Morto não quer nada, não faz nada.
Agora vamos complicar ainda mais a situação: além de mortos, nós estamos sendo guiados pela 'presente ordem deste mundo e (pelo) príncipe do poder do ar' (Efésios 2. 2). Como se não bastava a tragédia da morte, a única força externa que atua sobre você é a de Satanás. Chocante isso? Muito! Acredite ou não, é um fato (e acredite ou não, o diabo existe).
O que fazer? Nada. Você é morto, esqueceu? Você não se importa. Não enxerga solução e cá entre nós, nem pensa nisso. Seus objetivos e critérios são outros.
E é aí que entra a graça. Enquanto a humanidade inteira, diante dessa condição, caminha longe de Deus, rumo à perdição, O Senhor - em sua soberana vontade e misericórdia - escolheu alguns, PORQUE OS AMOU (sem que qualquer pessoa tivesse mérito sobre isso) e os ESCOLHEU para serem ressuscitados desse estado de morte, através da ressurreição de Jesus Cristo. Cara, para pra pensar: Ele te escolheu! Te amou! Você não fez nada! Aliás, pela desobediência, nós éramos merecedores da ira! A condenação não seria "injustiça" da parte de Deus, pois a injustiça só acontece quando tiramos o direito de alguém. Diante da Queda, do qual (acredite) somos responsáveis, qual era o nosso direito? Nenhum! O mandamento foi quebrado e o aviso tinha sido dado: "... mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você MORRERÁ"(Gênesis 2. 16). Escolhemos isso. Adão e Eva fizeram exatamente o que cada um de nós faríamos.
Consegue entender o tamanho desse AMOR? O tamanho desse privilégio? O tamanho dessa honra? Fomos escolhidos! Se você consegue entender o assunto, mesmo diante de todas as dificuldades do processo de santificação, isso mostra que você tem o Espírito! Que você foi alcançado! Pois o contrário disso é a morte. E morto não vê, não ouve, não fala, não quer...
Portanto, desfrute de sua nova vida! Celebre sua nova vida! E nem pense em querer se portar como morto novamente.
É o ego que move a timidez
É o ego que se engrandece com elogios
É o ego que se entristece com o não reconhecimento
É o ego que faz comparações
É o ego que faz você se sentir melhor do que os outros
É o ego que te faz se sentir pior do que os outros
É o ego que faz a inveja falar
É o ego que te faz ficar ausente de si mesmo
É o ego que te faz pensar que é iluminado por conta de seus dons, talentos e sentimentos mais profundos..
É o ego que te faz pensar que sua religião é a única que Deus está presente..
É o ego...
Só poderemos despertar verdadeiramente quando todas essas vozes se silenciaram em nossas mentes.
E isso é um jogo muito difícil, mas vence quem se entrega verdadeiramente a própria existência..