Textos para Amiga Irmã
DÚVIDA AMIGA
Incógnitas, variáveis, incertezas, hesitações…
Infinitas possibilidades e interrogações que surgem de uma vez só
Confundindo o espírito fraco pelas situações, pelo tempo
Confundindo a mente inebriada pelo caos do momento
Interrogações que assolam desde o mais pobre espírito insensato
Até aos espectros minguantes pelos víveres abstratos
Sim!
Interrogações!
Como as prefiro às frias e tediosas respostas e certezas de tudo
Que arremedo de projeto vivo seríamos com todas as respostas?
Se soubéssemos o nosso rumo,
O nosso destino?
Ah, mas que desagradável seria burlar todas as caóticas variáveis da vida
Não sentir o frio na barriga do salto incerto
Não se perder nos caminhos tortos e sombrios
Não ousar no deliciosamente e arriscado e incerto
Não fazendo aquilo que o âmago manda e que a mente desaprova
Não sonhar com o impossível
Não, não quero certezas no meu caminho
Não, não quero respostas despejadas em minha face,
que me impeçam de sentir o interessante gosto de arriscar,
De sonhar…
Não quero os pés no chão a todo momento
Visto minhas asas quando quero
Não quero traçar um rumo certo
Prefiro aquele rumo cheio de incertezas
Um caminho estranho e misterioso
Que me encanta em seus segredos
Seus mistérios
Prefiro abraçar a dúvida
Mas a abraço com cuidado
Gosto que esteja por perto
Me fazendo suspeitar do mundo
Mas que fique em outra sala, longe do medo
Que estes não se encontrem
Não se conheçam
Se o medo e a dúvida se amigarem
Nos porão grilhões
Farão perder com o medo de arriscar
Perder mais que o pulo em falso
Farão pensar na tristeza e decepção
Não temam a dúvida!
Abracem-na!
Vivam-na!
Sintam sem medo o júbilo do caos e incerteza do cosmos
Duvidar do mundo
Da existência
Do futuro
Do ser e do estar
Estar incerto
Confuso
Duvidar
O que é isso senão o mais simples e belo ato de viver…
De sonhar?
Um sorriso, uma palavra amiga ou simplesmente o silêncio podem fazer toda a diferença na vida de quem talvez, em um momento de angústia, lhe procurou.
Que você escolha viver,doar e marcar com o seu melhor!
"Seja a diferença que você quer ver no mundo"... te garanto, é o suficiente para que a maneira com que você será lembrado, seja sempre a melhor!
Conversando hoje com uma velha amiga, que já há algum tempo não via cheguei à seguinte conclusão sempre devemos esperar tudo de todos. Seja esse Todo a pessoa que for, sem exceção, pai, filho, mãe, colegas de profissão. TODOS sem exceções.
Não entendam isso como uma declaração de descrédito na humanidade, muito pelo contrário, é a simples constatação de que somos imperfeitos, bons e maus então não devemos deixar que fatos ou atitudes isoladas envenenem nossa alma, pois isso causaria mais mal a nós que aos outros.
Na hora da raiva é melhor o recolhimento, deixar as idéias se assentarem e deixar que o tempo retire os fatos desagradáveis do centro das atenções, pois esquecer, fala sério! Ninguém esquece. Nenhuma decisão tomada em momentos de cólera pode ser considerada válida e principalmente sábia.
Por isso há pessoas que se arrependem pelo resto da vida de atitudes que tomaram em segundos de raiva, mágoa, decepção, desamor, ciúmes. Não se pode jogar no lixo anos de uma relação boa, bons momentos, por uma situação ou fato que aconteceu ainda a pouco, não é justo. Crimes passionais, acontecem assim....
Exemplo. Você vive 20 anos com alguém e de repente (não tão de repente assim...) vem o divórcio. Então se diz que foi o pior da vida e coisas do tipo, esquecendo-se dos momentos felizes da paixão de inicio...
Porque levar pra esse lado? Porque o lado ruim deve prevalecer ao belo? Porque não admitir que fomos felizes enquanto deu e colocar na balança os dois lados?
Na minha opinião isso vale pra todas as relações. E tenho tentado não lembrar do que foi ruim por mais que depois de certo ponto seja melhor levarmos a vida em direção oposta, pra salvar o que resta de respeito, de amor ou de amizade.
Vale pensar no que foi bom, pelo menos enquanto durou...
Uma nova amiga disse que eu sou meiga. Meiguinha. Nunca tinha ouvido isso antes. Meiga. Já ouvi que sou bruta, difícil, fechada, tirona, verdadeira. Mas meiga nunca. Perguntei a pessoas mais próximas o que elas fariam se alguém dissesse que eu sou meiga. Elas riram, e isso não me irritou. Surpresa. Sou meiga e não me irrito mais tão a toa assim.
Já minha irmã caçula falou que eu não tenho sentimentos. Sou meiga e não tenho sentimentos. Devo ser sentimentalmente bipolar. Ou multipolar. Alguma surpresa?
Triste amiga
Perdi, poesia.
E então?
Nunca fui poeta.
Fui então escravo da minha imaginação...
Fui então prisioneiro das minhas utopias.
Escondi-me por trás de palavras.
Iludi-me vestindo de sonhos.
Mas Poeta, não.
Você poesia?
Que tanto foi minha,
Eu que tanto te busquei.
Eu que mesmo não sendo poeta
Sempre a procurei.
Tenho sido tão seu,
Agora, não sei.
Por que poesia?
Tenho o coração atracado no porto de um cais desconhecido.
Já sem motivo e sentimento.
Poesia não existe,
Nem poeta.
Já deixa de existir a razão.
Agora que não sou e não és.
Despeço-me de ti,
Minha triste amiga.
AMIGA
Uma metamorfose que enlouquece.
Ora ri,ora chora,
Ora não sabe se fica,
Ou se vai embora.
Nunca decide-se ao certo .
Nunca tem hora marcada.
O tempo parece inimigo.
Está sempre atrasada.
Na dúvida não sabe se usa a razão.
Pede ajuda.
Cai na emoção.
É um Deus nos acuda!
Seções psicológicas ,
Interrogatórios constantes.
Muitas risadas,conversar soltas.
Até um final restante.
São sempre assim,
As nossas conversas.
Meio sem começo,meio e fim.
Mas aprendemos que essas,
Conversas loucas agora,
Nos fizeram amigas...pra toda hora.
Minha Juventude
Minha amiga Patrícia, Mãe de Guilherme me pediu para falar sobre a juventude. Talvez minha juventude tenha sido muito parecida com a dela pois vivi momentos mágicos e incríveis.
Minha Amada juventude foi repleta de amor, amor que transbordava, cheinha de amigos-irmãos e muitas histórias para contar. Fui uma jovem quase qualquer, frequentei Village Café e Mikonos nas matinês de sábado e domingo, dancei horrores ao som de música eletrônica. Era fã de Menudo e Dominó. Tinha amigos pobres, ricos e classe-média e nada disso importava. Era promotora da paz, pelo menos tentava ser. É claro que a cada desobediência (rebeldia) eu ouvia do meu pai: "É isso que você aprende no Focolare?" (Movimento Cristão). Tanto meu pai como eu tínhamos a certeza que Não. A pergunta só vinha para me confrontar de que eu estava agindo totalmente ao contrário do que aprendia por lá. Vendia pão no sinal para a padaria Per Te, Morava no Boulevard e passeava em casa como dizia meus pais. Tinha muitos amigos, a vida de doação sempre me fascinou, e na sala de aula era a psicóloga, a primeira a saber que a amiga tinha engravidado na adolescência, a única a saber de algum problema familiar e assim me tornei a Sra. Conselheira, aquele ombro amigo, com palavras bonitas, respostas sinceras e resolução de todos os problemas do mundo. Sofria? Não me lembro! Estava tão voltada para amar o meu próximo que apesar de ser quase sempre briguenta me sentia leve em ajudar, quanto mais eu ajudava mais disposta ficava. Tive uma juventude de pouco namoro, esse não era o meu foco principal, aliás nunca foi. Está aí umas das minhas qualidades importantes. Sou feliz sozinha. Sou feliz comigo mesma e isso desde o tempo de menina. Mas amo ser feliz no coletivo, em comunidade.
Briguei no colégio e fora dele, distanciei de amigos, julguei, errei e recomecei. O tempo vai passando e tudo de ruim que aconteceu fica sem sentido, tudo parece lembranças vagas como sonhos ou porque não, pesadelos.
Eu não era perfeita, nunca fui, perfeição tava longe e ainda está, mas tenho uma sensação tão boa de dever cumprido, de ter aproveitado bem cada momento, de ter dado valor a quem merecia valor, de ter acreditado nas coisas simples da vida, no amor, na paz, na harmonia por mais estranho que possa soar uma geniosa, a Sra. Pólvora acreditando na paz.
Na juventude despertei para lutar por meus ideais, mesmo que parecesse careta, insano ou chatice. Sempre levantei a bandeira das coisa que acredito, sempre lutei. A juventude para mim é sinônimo de Amizade. Amizades essas que carregarei no coração para sempre!
É foda como alguém que você chama de amiga muda repentinamente em 1 mês né? Se afasta de você , a única que sempre a defendia .. Pois é coleguinha, o que é ruim Deus tira do meu caminho então quando sua amiguinha não tiver disponível pra você, não vem me procurar não tá? É que não sirvo pra ser amiga-reserva.
#TáAvisada.
Está aí algo que aprendi e compreendi após várias conversas com minha grande amiga e confidente Cllau: "A partir de quando você conseguir se perdoar, você recuperará a confiança, não apenas em outras pessoas, mas confiar novamente em si."
E acredite, a vida se torna muito mais colorida.
Grande amiga!!!
É uma pessoa infinitamente especial, me aconselhou e ajudou em muitos momentos de dificuldade em minha vida, rimos muito, brigamos muito, ficamos alguns dias sem nos falar, mas esse amor-amigo que cresceu em nós, nada nem ninguém ira destruir. Chamo-te de mana, pois é isso que tu significa pra mim, muito mais que uma amiga uma irmã de coração, irmã de vida. Amo-Te muito e isso nunca vai mudar.
E hoje mesmo, sem malicia, fui perguntar para uma amiga: e essa historia de fazer tudo certo e no final dar tudo certo? Porque eu fiz tudo certo e só deu tudo errado. E perguntei o que poderia ser? De cara ela me respondeu. "Simples, na verdade você faz tudo errado." e ainda disse: "Chupa essa resposta." HAHA
Como assim? Na lata!
É ai então que percebi que eu estava me achando, a ponto de dizer o que é certo no amor. Quando na verdade somos apenas humanos tentando acertar e amar e esquecer.
Fazer algo dar certo foi meu maior erro, pensando bem. As coisas fluem como devem ser, e lutar para que tudo saiam conforme você pensou, pode fazer apagar o que realmente a vida quer nos ensinar. Já parou pra pensar quantas vezes já sofremos por algo ter dado errado?
- As coisas dão erradas a partir do momento que escolhemos o modo que elas são certas pra gente.
Escolhemos apenas um final certo, mas existem muitos finais, a probabilidade de dar errado é bem maior, e da gente sofrer então? Eu que o diga.
Deixe passar, deixe acontecer, deixe fluir. Se hoje estive com alguém, imagine só o hoje, nada de imaginar vocês juntos daqui uns anos sentando na varanda e sentindo o mesmo sentimento, nada de planejar o casamento ou até mesmo a carta que iria deixar em cima da cama no aniversario de namoro de vocês, dizendo: “Hoje é o nosso primeiro encontro.”
Mesmo com todos os receios para nos privar de sofrer, mesmo tudo dando sempre tão errado, sei que o ser humano nunca deixa de acreditar no que é certo pra ele. Então cuidado com as coisas que não aconteceram conforme pensado, talvez estejamos apenas errando onde encaixar nosso pensamento e indo com muita sede ao pote para dizer: “Deu tudo certo.
Amiga? Eu não tenho . Amiga é ajuda você,te guia para os bons caminhos,te fazer feliz ! Minha "amiga" quero dizer ela não e minha amiga e agora percebi que nunca foi,eu estava em um colégio nunca me mudei de colégio esse ano eu me mudei e entrou uma menina da mesma laia dela falsa,e mentirosa e a novata disse muitas coisas para minha amigas dizendo que eu brigava com ela e etc ... então eu disse -pode para?esta fazendo minha vida um desastre eu te odeio.
ela disse -....(NADA)
ai minha "amiga" oque a verdade nunca foi me chamou de falsa para todos na escola e começamos a discutir hoje 05/12/12 no meu aniversário estou muito triste ODEIO MENTIRAS ... TUDO DE RUIM COMO A MENTIRA .
No meu aniversário de 10 anos que e hoje estou triste para baixo
A solidão é a melhor amiga da mente humana , pois todos conseguem refletir sobre seus erros e fracassos .
Quando ela domina a mente é possível se lembrar de quase tudo o que se leva refletir sobre nós mesmos, chega a criar uma confusão mental .Vontade de sumir ficar só distante de tudo , até mesmo da confusão que a solidão causa na mente.
E algo que era bom acaba virando um pesadelo, porque você deixou de domina-lá , agora é ela que domina você. E é quando começamos a nos perguntar: "A solidão é a melhor amiga?"
É quando você deixa de usa-lá a seu favor, talvez tudo isso seja um pouco de uma mente depois que se perde o controle da situação ou quem sabe da solidão.
Amiga
Companheira das aventuras de outrora,
Que junto a mim, em dias coloridos,
Sorria as emoções pueris,
Chorava os amores sofridos.
Dias belos os da nossa infância,
Assim como os da adolescência,
Cheios de amor e esperança,
E guardamos em nós a essência.
Para sempre haverá a ternura,
Porque ela em si se eterniza.
E como não amar o sublime,
Como da tua alma a beleza?
COMEÇA PRA MIM, AMIGA?
Por favor, minha querida, seria muito eu te
Pedir para me ajudar a recomeçar a minha
Vida, sabe, não estou conseguindo sequer
Enxergar por onde iniciar, do tipo quando se
Tem uma laranja fechadinha e se pede até
Para tia do bar para rasgar aquela primeira
Casquinha, então, será que podes arrancar
Agora a primeira tampinha do fruto da vida,
Já que desmotivada e para lá de ferida este
Suco com sumo e rumo não sei mais tomar?
Guria da Poesia Gaúcha
Para um amigo ou uma amiga distante:
Neste Natal, vamos pedir ao menino Jesus que nos traga paz, amor, compreensão e, acima de tudo, saúde.
Por tudo de bom que você possa representar...
Desejo que Deus esteja sempre no seu caminho...
Que os anjos estejam sempre ao seu redor, que tudo de bom possa te acontecer...
Que, ao receber este pequeno gesto de carinho, você lembre o quanto é importante para mim...
Que as distâncias sejam superadas...
Por algo que não se mede, nem pelo tempo, nem pelo espaço...
Mas, mesmo ao longe, nossos pensamentos caminham lado a lado em busca de um novo dia...
Um novo amanhã!
Portanto, receba o meu eterno abraço bem apertado e saiba que você vai estar sempre aqui no meu coração.
Feliz Natal e um próspero ano-novo!
Mais uma madrugada na companhia da minha já amiga íntima, a insônia, e acompanhado dela vem vários pensamentos, alguns bons, outros nem tanto, mas todos se misturam e fazem com que eu me pegue viajando em minha própria mente, num misto de sentimentos!
Engraçado como podemos nos perder viajando em nossas lembranças, quando menos espero me pego sorrindo, sorrindo em meio a um devaneio solitário, mas apesar de tal solidão momentânea eu não me sinto só, porque em seguida meus pensamentos já me levam para longe novamente e me sinto acolhido por colegas do passado e amigos do presente que em minha mente me fazem companhia quando lembro de momentos inesquecíveis que passei com eles...
Mas como nem tudo é alegria, me pego pensando em momentos tristes e sofridos pelo qual passei, ai reparo que meu semblante essa altura está mais pensativo e sério, porém dura pouco, em seguida já me vem em mente tudo que aprendi com esses momentos e o quanto me foi útil para me tornar o homem que sou hoje, mais forte e experiente!
E assim a hora vai passando, a madrugada crescendo e meu sono chegando, meu corpo me pede o conforto da minha cama para enfim um merecido descanso até porque, depois de um dia intenso eu ainda consegui viajar por anos em questão de segundos...
E assim com a chegada do sono a minha amiga insônia se despede e parti, mas me deixa um aviso:
"Eu volto, viu, Miky, e venho acompanhada de lembranças, para assim, em uma outra madrugada qualquer podermos ter mais DEVANEIOS!"
Amiga Raimunda
Dona Raimunda se foi
deixou para nós
muitas lembranças
suas revistas
seus cremes
seus perfumes
estão presentes em
nossas memórias
mulher de fibra e amiga
Dona Raimunda
nossa linda amiga
nossa querida vizinha
o cheiro das lavandas
a cor dos batons
nos lembra Dona Raimunda!
Pra minha querida e inseparável amiga:anemia.
É muito bom estar ao seu lado todos esses
anos,mesmo cansada,sem fome,magra e triste... É muito bacana da sua parte me deixar com dores na perna o tempo todo,é muito legal ficar com as unhas amareladas e me deixar sangrando constantemente.Acho muito fofo quando você me deixa sem ânimo pra nada e faz com que eu não consiga comer e só pense em dormir. É muito simpático quando eu estou trabalhando e não consigo nem se quer me concentrar no que estou fazendo devido a tontura que você me faz passar.
Obrigada,de coração pelos 21 anos de companhia,mas sei que você consegue sobreviver muito bem sem mim. Então dá pra fazer o favor de esquecer que eu existo? ;(
Aliás,esquecer que eu existo.
Ah vá,desapega,dá um tempo,suma!
Ela é minha amiga, nela eu confio, com ela posso contar, posso compartilhar minha vida, meu coração, meus desejos e anseios... posso contar meus segredos!!!
Me gerou,me deu vida,cuidou de mim, me ensinou a andar, a
falar,sempre me deu e ainda me dá colo quando choro...
Ela sempre tem palavras de conforto,de paz de alegrias e de bronca pra me dar... ela me ama!!!!
Faz parte de mim, parte da minha vida, do meu coração, é a base de tudo que sou, e o anseio de quem quero ser...
É minha inspiração,meu exemplo de mulher...pois é sabia.
Mãe, eu te amo... agradeço por tudo, por ser quem és... esse ser tão lindo e belo, um ser humano tão .... .... ... as palavras são inexpressíveis agora... afff....
Quero te descrever, mas as palavras não são o suficiente pra declarar o quanto és especial e maravilhosa para mim e para todos o que te adoram...
Eu te amo!!!!