Textos para Adolescentes

Cerca de 100 textos para Adolescentes

O Amor e o tempo...

" O amor é tempo que passa...que se gasta...
é vontade de ser e de estar...devorar
é querer, que de repente não quer mais.
Dura ou não, intenso
Emocionante ou não, Conturbado...
Quente e frio ao mesmo momento,
Uma brasa quente, que arde, queima, mata e que morre, por si mesmo.

Paixões são dedicadas aos adolescentes, aos homens, resta apenas a impaciência do tempo."

Paulo Lima.

Inserida por paulo_sg_lima

⁠Uma foto que representa muito minha vida, alguém que eu amo, uma camisa preta e um violão...
Nem no mais profundo poema
Nem na música mais bela
Nem no quadro mais renomado
Muito menos na escultura mais delicada
É possível encontrar Umsentimento similar ao do teu toque
A delicadeza da sua personalidade
Essa beleza presente no seu rosto e no seu interior
Sei speciale, principessa

Inserida por amaury_correa

NAMORADOS

O amor nos acompanha desde o nascimento
até a nossa partida.
Mas vamos falar dele em nossa vida.
Nascemos, crescemos ficamos adolescentes.
Como tal, passamos a ser exigentes, roupas,
hábitos, passeios, mas de repente o coração
é atacado.
Alguém muito diferente ao nosso coração manda
um recado.
Encontros são marcados, conversas tidas, o primeiro
beijo é dado, então começamos a namorar.
Aos encontros não queremos nos atrasar, a ansiedade
de a ver nos transforma, queremos vê-la, com ela falar
e muito a beijar.
E assim pela vida vamos, a cada encontro o amor mais
aumenta.
Assim do namoro, passamos para o casamento, uma união
que trará amores novos para serem vividos, criaturas lindas
também para se amar.
Mas a nossa escolhida, será sempre para nós o amor maior
que sempre nos acompanhará dando e recebendo amor.
Amor este que durará até que a vida nos separe.
E um dia, a própria vida usando a sua habilidade, nos coloque
frente a frente, em outro lugar, para continuarmos a nos amar,
pela eternidade.

Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

Não podemos nos esquecer de nossa adolescencia,
para bem lidar com os de hoje...
Diálogo, respeito, bom senso...
É o que se impõe, de ambas as partes...
Ósculos e amplexos,
Marcial

TENTANDO RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ADOLESCENTES
Marcial Salaverry

A grande verdade nos mostra que a adolescencia representa o complicado intervalo entre infancia e maturidade, e é quando o cérebro muitas vezes se recusa a admitir que não é mais criança, e que é preciso mudar o pensar, não querendo entender que já é chegada a hora de decisões que poderão determinar o futuro.
E é justamente nesse momento que o espirito decide se rebelar contra tudo que lhe é imposto, e tenta provar que tudo o que até então era lei, passa a ser ilegal, ou não presta, e que a experiência dos mais velhos não lhes serve, mas acontece que eles não tem nenhuma experiência em que se apoiar para tomar suas decisões, e por não saber o que e como fazer, ficam como que "perdidos na vida...", deixando nos pais e responsáveis na dúvida sobre qual será a melhor atitude a tomar, ficando no ar a pergunta que não quer calar: "Então, como ficamos? O que fazer?"

Na verdade essa fase da vida é extremamente perigosa, eis que é preciso que haja muita compreensão dos adultos, para saber pelo menos orientar por qual caminho será mais adequado seguir. Eles desejam conhecer opiniões, mas não aceitam imposições. Não querem as chamadas verdades absolutas, do tipo, "é assim porque é assim..." Na verdade, querem explicações, uma vez que não querem sentir-se pressionados ou direcionados. É preciso ter habilidade para saber mostrar-lhes o caminho mais adequado, sempre tendo presente a grande verdade que nos lembra de que não podemos nos esquecer que já fomos adolescentes, como pensávamos, e as cabeçadas que demos...
A grande verdade é que o diálogo é fundamental, sendo preciso saber ouvi-los e saber com eles falar, é preciso saber bem mostrar os perigos de certas "maravilhas" que aparecem pelo caminho. Não é suficiente dizer que drogas, fumo, bebidas, uso inadequado de celulares e redes sociais podem fazer mal... É de necessidade total e absoluta, explicar o porque fazem mal, o que podem fazer ao organismo, os danos irreversíveis que causam ao organismo. É preciso bem entender que se faltar a orientação adequada, as consequencias poderão ser as piores possiveis.

E com essas idéias bem ordenadas, sempre será possível fazer de cada dia sempre UM LINDO DIA, que poderá ser repetido a cada dia vivido, sempre lembrando da vital importancia de sempre manter um diálogo aberto e sincero...

Inserida por Marcial1Salaverry

É contraditório que a tecnologia criada para que as nossas vidas fiquem mais confortáveis hoje esteja escravizando, especialmente, as gerações mais novas, tornando-as deprimidas e infelizes.
Quando nós pedimos a algum adolescente que desligue ou que guarde o seu celular é o mesmo que lhe solicitar que, voluntariamente, ampute uma perna.
Não sejamos ingênuos: se não controlamos o equipamento, obviamente também não controlamos o conteúdo que nossos filhos acessam.
A responsabilidade de educar nossos filhos é essencialmente nossa, e não dos celulares, da internet ou da programação televisiva.

Inserida por andrercostaoliveira

Mãe

"Quando somos crianças, chamamos o tempo todo nossas mães "mãe, olhe isso" "mãe, olhe aquilo" "mãe, estou com fome!", Quando viramos adolescentes não chamamos nossas mães com tanta frequência, porque só queremos aproveitar a juventude, namorar, beber e se divertir. Mas quando viramos adultos e vemos como as coisas realmente são, queremos voltar ao tempo que era bom, quando tínhamos a atenção de nossas mães."

Inserida por Olinto_artes

No Dia do Professor e da Professora, uma paráfrase de 1 Coríntios 13 (*)

Ainda que eu falasse a língua de meus alunos e não tivesse amor, seria como o giz que range ou um professor que grita.
E ainda que eu tivesse o dom de ensinar muito bem a minha matéria, e ainda que eu tivesse o dom de administrar com maestria a minha Escola, e ainda que eu dominasse todos os métodos criativos, e ainda que eu fosse capaz de falar das Escrituras todos os dias para os meus alunos, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que eu planejasse reuniões sociais e visitasse a casa de cada aluno, e mesmo que eu fosse a simpatia em pessoa, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é paciente com os alunos que são lentos, o amor é gentil com os alunos que irritam; o amor não tem inveja de Escolas que vão melhor; o amor não tem orgulho das boas ideias.
O amor não grita com os alunos indisciplinados, não é egoísta com classes ou equipamentos, não se irrita com longas reuniões. O educador que ama tem uma vida pura e exemplar. Não exulta com o erro na vida de outros professores e alunos, mas fica feliz quando eles e os alunos agem corretamente.
O amor permanece quando ensinar se torna difícil, pois acredita que Deus opera através dos professores; o amor tem confiança na capacidade de seus alunos.
Existem recursos fantásticos, como o power point e telões; mas o impacto deles dura pouco. Há enciclopédias, dicionários e comentários, mas o conhecimento também acabará.
Porque em parte conheço meus alunos e em parte conheço didáticas, métodos e jeitos diferentes de ensinar. Em parte conheço maneiras de administrar. Mas, quando vier O que é Perfeito, então o meu ensino em parte será aniquilado.
Quando eu era professor sem amor, repreendia constantemente, desconhecia o processo de aprendizagem, desconhecia meus alunos. Mas, logo que me tornei um educador cristão adventista, mais experiente, e aprendi aos pés de Cristo, acabei com os métodos ineficazes.
Porque, agora, vejo meus alunos por espelho em enigmas; mas, então, os verei como realmente são; agora, os conheço em parte, mas, então, os conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé de que Deus trabalha na minha vida e na vida dos meus alunos, a esperança de que cresçam como cristãos maduros, e o amor que eu sinto por eles, assim como Cristo. No entanto, o maior destes três é o amor que eu sinto por eles. E por isso, quero a cada dia ser um professor e uma professora segundo o coração de Deus.

Colegas professores e professoras: Parabéns em nosso dia!

Essa coisa de "não deixe o seu sonho morrer" é cliché hollywoodiano para adolescentes apaixonados. Sonhos são como pedras brutas, que com a maturidade (que nesta analogia é comparável à pressão exercida sobre a pedra), se torna um diamante, e este é o entendimento de que o necessário é o necessário, "o extraordinário é que é o demais".

Não sei onde foram parar aquelas minhas fantasias adolescentes sobre o amor. Acho que elas foram se despedaçando e indo embora junto com cada uma das pessoas que partiram meu coração. E o mais ridículo é que mesmo sabendo que elas não passavam de fantasias adolescentes, no fundo eu ainda espero que alguém apareça e me diga: "Ei, olha o que eu achei na rua, suas fantasias adolescentes; quer de volta?"

Quando somos crianças o tempo todo estamos em cima do colo de nossos pais, quando somos adolescentes corremos para o colo de amizades, quando somos jovens nossos ouvidos se fecham para seus conselhos, quando somos adultos nos achamos mais maduros e quando envelhecemos é que vamos perceber o tamanho da solidão que causamos nos nossos pais.

Os pais, não ouvem mais seus filhos, os casais, não ouvem mais um ao outro, os adolescentes, se orientam pela Internet onde para eles, a realidade passa a ser a telinha que verdade ou não, grava em suas mentes, o fictício mundo ilusório, mas envolvente, até a família abrir os olhos e descobrir que a solidão, tornou-se a realidade de todos eles.

⁠"QUEM É RELAXADO EM CASA O É NO TRABALHO: --- Não são apenas os adolescentes que são relaxados. Estes já são conhecidos e travam uma luta diária com os país, assim mesmo não melhoram. Também não são poucos os adultos que trazem o hábito de relaxados até o dia da CONTRIÇÃO (morte). Lembre-se aquele que é relaxado em casa, leva está característica para o trabalho. Não se esqueça destas palavras e se puder mude o seu perfil. Como disse a Madre Tereza: -- O bem que você faz hoje, será esquecido amanhã. Faça-o ASSIM MESMO.

Quais as causas de tantas crianças e adolescentes viverem nas ruas. As respostas indicam três principais:a desestruturação das famílias, os pais carentes que não podem sustentá-las e a falta de iniciativa do governo. São alguns indicadores, mas há outros. A própria sociedade é também responsável pelo problema, por não criar condições de vida familiar digna e não projetar um modelo social mais humano. Procura-se fazer do material e econômico a base de tudo, sem se pensar em outros valores fundamentais...

Inserida por MariaZenith

Muitos chamam adolescentes de aborrecentes. Calma lá. Vamos pensar por um ângulo, digamos assim, esotérico. As pessoas vivem mais predominantemente por determinados chakras. Vivem por todos é claro, mas a cada 7 anos um tende a se sobressair sobre os outros no aspecto evolutivo. Dos 14 aos 20 anos, há uma grande predominância do chakra Plexo Solar e ele rege principalmente a autoestima, a autoimagem, a imposição do seu "eu" perante a sociedade, a descoberta dos seus limites, entre outras coisas. Mas isso que importa, a formação da autoestima. Não se limite a ralhar com tudo que ele faz e nem seja condescendente com tudo, "pois é da idade". Não compre a autoestima do seu filho com computadores, smartphones caríssimos, roupas e sapatos de grife, "apenas por que eu não tive isso, então quero dar o melhor para meu filho". O melhor que você pode dar é compreender essa fase indene de esoterismos, e conversar muito, sem impor nada, sobre o que é importante ou não. No fim, todos farão exatamente aquilo que bem entenderem, mas pelo menos você fez a sua parte. Pais ausentes e presentes sempre presentes não ajudam em nada.

Inserida por swamipaatrashankara

É o mundo ensinando a gente que ainda não deixamos de ser os adolescentes cheios de dúvidas que éramos. A diferença é que somos maiores que outrora, e em nossas cabeças há ainda mais espaço para mais e mais questionamentos. Quanto mais claro fica para mim a noção do que é certo, mais meus pés apontam para o obscuro caminho do absolutamente desconhecido.

Inserida por fannycrm

Às vezes, eu compreendo por que muitas crianças e adolescentes não querem estudar! E chego a pensar que são eles os sábios da história, pois a alienação deles os faz felizes! E outra, pelo menos são diferentes dos que pensam ser maioral. Quem se atreve chamar de burro os que são livres do cabresto das letras e dos letrados?

Inserida por Kllawdessy

"Os pais e professores não percebem que, se todos os pedidos das crianças e dos adolescentes forem atendidos, isso pode traumatizar seu processo de formação da personalidade. Eles serão transformados em pequenos deuses, ávidos por ter o mundo orbitado ao seu redor. E os primeiros a entrar nessa órbita são seus pais, que se tornam serviçais, trabalham, lutam, respiram para atendê-los. Infelizmente, há muitos deuses sendo formados no teatro da educação."

Inserida por MoabisJunior

Tá tudo tão rápido que as pessoas não olham mais para o céu, que as adolescentes não rabiscam mais as carteiras da escola com os nomes dos seus namorados, que o mundo não aceita mais as rebeldias como manifestações da juventude, que a lua não mais empolga os amantes. Tá tudo tão rápido que as ondas do mar não são mais capazes de quebrar o silencio, pois não há mais silencio.

Inserida por robertacosta747

AI ai,sociedade,adolescentes gordas adoram reclamar dela,pessoas com características diferenciadas adoram criticá-la,na minha opinião quem reclama da ''sociedade'' só quer chamar atenção,não sabe nem oque é ao certo,virou moda criticar a sociedade,dizem que nela se julga pela aparência,está certo,desde quando sua índole vem carimbada na testa?Todo mundo julga o alto,o gordo,o feio,o bonito,o deficiente...a sociedade é assim,você é assim,você é a sociedade,sempre foi assim e sempre vai ser.

Inserida por brunnafagundez

Pra a vida ter sentido. Nós deveríamos nascer crianças, crescer pré-adolescentes e morrer adultos. Deveríamos nos preocupar menos, pensar mais, falar menos, analisar mais, discriminar menos, tentar superar os defeitos em vez de ficar auto punindo-se, aumentar as qualidades, adquirir inteligência quando não se tem beleza, tentar ter uma vida saudável para possuir a beleza que todos desejam ter sem nunca ultrapassar as regras do corpo e da psique, sorrir nas horas tristes, chorar nas horas alegres, gritar quando se tem vontade, perguntar quando está curioso, seguir a intuição para chegar a um caminho em que Deus queria mostrar através de outros métodos, dizer menos o que Deus deve fazer aprender a aceitar mais as linhas tortas da vida, contemplar mais a natureza, observar que as estrelas são iguais as personalidades de pessoas nós olhamos achamos umas mais atraentes do que as outras e nos identificamos com aquelas em que achamos parecidas conosco. E para chegar a todas essas bênçãos para morrermos adultos deveríamos começar a mudança quando todos nós queremos nos unir e sempre levar em mente que no fim encontraremos nosso próprio destino

Inserida por AnaSantana