Textos Fortes
Cítica à Literatura de Aeroporto
Crítica à literatura de qualquer esquina, o que se encontra ali ? 10 lições para ser feliz, isso parte de uma premissa que possa haver um protocolo que garantirá a você um estado permanente de satisfação, e essa garantia no olhar de Baruch Espinoza (1632 - 1677) é absurda, porque pressupõem que aquilo que você decide fazer, baste para te assegurar, mas todos esquecem que o mundo possui uma competência lesiva espetacular .
Compromissos de Outrora
O mundo está ai para te alegrar e você cogitando como ele deveria ser.Você acreditar que tomando precauções de garantir uma certa conduta,você se dará bem sempre,é de uma ingenuidade sem precedentes e, aquilo que você viverá nesse instante, resultará de um encontro de um corpo que nunca terá visto, contrastando com um mundo pelo qual jamais encontrou.Mas, terá que enxergar o choque entre a tristeza que você quer evitar e os compromissos que você em outrora assumiu.
Meditações Próprias
O homem é um esforço de preparação do próprio ser, assim parece ser o Estoicismo, que presa a virtude como o único bem e caminho para felicidade, desprezando assim todos sentimentos externos. Sendo assim, Deus não é um julgador, que de fora, a partir de uma perfeição hipotética julga a imperfeição do homem.
Disciplina e Repouso
A confiança é um enorme valor, quem confia tem certeza de coisas que não pode verificar, e você percebe a importância dessa definição, porque afinal de contas não podemos nunca verificar. Desconfiança é valor e ajuda conviver melhor, porque não somos confiáveis e quem desconfia acaba driblando muita decepção, desconfiar é confiar.
Fogo no Horizonte Trêmulo
Nesta madrugada fria e congelante, com temperatura à menos e cidade amena, só posso pensar em frio e fogo. O fogo ilumina por algum tempo, a alma é uma coisa que a espada não pode ferir, um fogo devora um outro fogo e uma dor de angústia cura-se com outra. Em muito pouco tempo este fogo se apaga e o dia virá e raiá à luz, as juras mais fortes consomem-se no fogo da paixão como a mais simples na palha ao cheiro de lata queimada. Os livros têm os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a umidade, os bichos, o tempo e o próprio conteúdo. A mente é um fogo a ser aceso, não um vaso a preencher e quando a casa do vizinho está pegando fogo, a minha casa está em perigo. Volto a Voltaire, e penso o mesmo: "o homem nasceu para a ação, tal como o fogo tende para cima e a pedra para baixo".
Combata fogo com fogo e tudo que restará são cinzas.
Liquidez Atemporal
Luz que não produz sombra, susto em meio ao suspiro e olhar para trás, assim nasce a suspeita que sempre persegue a roubada consciência culpada de um ladrão, que vê em cada sombra um policial. Assim, como foi dito, o caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra, sendo assim, sombra é o que nós pensamos dela, mas a árvore é a coisa real.
Se Gessinger disse, está dito: quem ocupa o trono tem culpa,quem oculta o crime também,quem duvida da vida tem culpa e quem evita a dúvida também tem !
Em Tempo à Tempo
É tempo de tudo aquilo que não é eterno, felicidade anda na primeira classe e o devaneio no seu assento.
O universo é uma zona infinita, capitalismo é a consolidação do desejo como motor e tudo o que percebo no mundo, percebo em mim. Isto nada mais é do que o meu corpo afetado pelo mundo,gênio é alguém que rearticula de maneira mais criativa que os outros, uma polifonia discursiva à disposição. Por isso, é melhor que os dois tenham razão, para que o amor seja rico e possamos amar na falta, alegrando-nos com o que já se encontra à nossa disposição.
Respeitar Gramatical
Clara e salgada, cabe em um olho e pesa uma tonelada, gramática é a arte de arredar as dificuldades de uma língua, mas é preciso que a alavanca não seja mais pesada do que o fardo.Respeito é fundamental, indissociável de uma relação a dois e a traição quebra o vínculo e o acordo matrimonial, denigre a imagem pública, deprime o traído e desonra o traidor.
Tudo se rende ao sucesso ou insucesso, até a gramática, pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seus estoques de verdades.
Plataforma
Contra todos e contra ninguém, o vento quase sempre nunca tanto diz, tudo errado, mas tudo bem e, tudo quase sempre como sempre quis.
A evolução caminhou no sentido do afastamento das origens e melhoria do biótipo, que se manteve genuíno pelos caracteres dominantes.
Resumindo, um cão mal, porém adestrado.
Óbito Evoluído
Ter paciência, não é ser lerdo, já que isto é sinal de incompetência, pois o importante é ter, sem que o ter te tenha. Doença também evolui, mudando o estado da dor, até a morte.
Darwin, nunca utilizou o nome evolução como sinônimo de melhoria, ele usava o significado que ela possui em grego e que é mudança, evoluir significa em grego antigo, mudar, câncer também evolui, problema também se desenvolve e falência também progride, quando você morre, evolui para óbito.Portanto, não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.
Renascimento
A educação contemporânea possui aspectos pré-renascentistas, e todo poder que vem servir e serve-se a si mesmo, esse é um poder que não se serve. Há três grandes virtudes, humildade intelectual, generosidade mental e coerência ética, isto é, ensinar o que sabe, praticar o que ensina e perguntar aquilo que ignora.
Afastamento das origens
Para que, cara feia ? Na vida ninguém paga meio,ou senta e chora, ou levanta e enfrenta.O conceito de um ser supremo, criador do mundo, é produto da imaginação do pensamento humano. Cada indivíduo, por sua vez, transmite ao coletivo esta fantasia, através de uma ideologia ou religião. A fantasia volta mais forte e embota a mente. Se o Universo não teve começo, não tem fim e está em constante transformação, dialeticamente, é o próprio Deus, o qual, para Marx, foi criado pelo Homem e não o contrário. Mas, se houvesse um criador do mundo, da primeira forma de vida, das demais e do ser humano, como Ele seria?
No dia da Abolição da Escravatura, que mal lembram, vale dizer que, se existir, ele é preto e pobre.
Inverno em Acrópole
Dia frio, manhã distante do inciar remoto. O que temos é uma versão privatizada da modernidade e já em meio ao inverno, com sopro gelado, mais uma tentativa de homicídio, espiritual, volto ao início para incitar o cabresto, que montado à hegemonia de um setor flagelado em meio famigerado do não famígero.
Em tempos cinzentos de céu azul, porém frio, nasce o inverno em nossa estação. Se não ao inverno, a primavera não seria tão agradável: se não experimentássemos algumas vezes o sabor da adversidade, a prosperidade não seria tão bem-vinda e, estaríamos estacionados em uma estação perigosa, talvez familiar, como a primavera ou o senhor verão.
Hoje, a esfera pública se resume a um "palco onde se confessam e se exibem as preocupações privadas",e adverte contra as “comunidades-cabide", momentâneas, declara “o fim da era do compromisso mútuo”, alerta que “não há mais líderes, só assessores". E concluí: "Uma vez que as crenças, valores e estilos foram privatizados, os lugares que se oferecem para a reacomodação, lembram mais um quarto de hotel, que um lar vazio abaixo daquela ponte".
Duas de Dez
Com cruz de guiné, sal grosso diante de pé direito, pisando com pé esquerdo e de passo em passo, vou passando anilina azul, de um lado salpico e do outro, entorno.
A primeira, é por que são todos marechais in pectore, modalidade de nomeação de alguns cardeais quando o Papa não querem tornar públicas suas nomeações? Todos sabemos como ao militar agrada estufar o peito com medalhas e enfeitar os ombros com estrelas e afins. Fica a pergunta: por que não ostentar no corpo e no nome tão alta honraria?
Mas a cereja deste indigesto bolo de falta de vergonha e desrespeito, nos traz a segunda e bem mais profunda dúvida.
Como o fantasma do Coronel Brilhante Ustra, que para chegar a general teria que ter mais três promoções , general de brigada, general de divisão e general de exército: chegou a marechal, garantindo a cada uma de suas duas filhas uma pensão de R$15.307,90 enquanto o povo fica na fila dos ossos?
Como esta aberração, comparável apenas àqueles que o idolatram, conseguiu, apesar de condenado a eternamente beber o sangue, suor e urina dos que torturou, ser alçado ao marechalato? O lugar que junto a seus pares lhe foi reservado no inferno, é um lugar de onde jamais sairá, não importa sua patente nem o dinheiro sujo de sangue que alimenta suas proles e as de outros militares criminosos.
E todos viverão felizes para sempre, com a consciência tranquila, enquanto chafurdam na lama da falta de compromisso com a ética, por terem feito jus à nova patente em suas constantes guerras contra a democracia.
A nós, cabe apenas a certeza de que o péssimo ainda pode piorar.Alguém deseja a cereja do bolo ou a corto do pedaço em pedaços?
Servidos?
Lamentações, Negra ao Muro
Preciso me comportar.No dia da Abolição da Escravatura, que mal lembram, vale dizer que, se existir, Ele é preto e pobre! Não precisamos de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina... Precisamos de 365 dias de consciência humana. Se o muro que me impede de avançar é o racismo, vou derrubar com minha consciência negra. As mulheres que não são vaidosas na sua roupa de vestir são vaidosas de não serem vaidosas na sua roupa de vestir e ,todas às manhãs, ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe sua roupa de viver.
Muro que nos separa, é o muro da igualdade, já este, atrás, organizado verticalmente, presença de filito na parede e cloritas baixo grau metamórfico e fração xisto-verde com mica-xisto e quartzito, só posso afirmar que seja Ouro Preto,e é.
Então, aquilo que a seleção natural vem fazendo desde o surgimento do homem (e da mulher), há mais de dois milhões de anos, na África, como se sabe, definindo diferentes padrões de fenótipos, a globalização pode mudar. Este processo caminha no sentido contrário ao da seleção natural, que diferenciou, e agora tende a unificar, um padrão médio de indivíduo, assemelhando-os no fenótipo e na cultura. O intercâmbio cultural e a miscigenação estão descaracterizando a língua, a alimentação, as vestimentas, a música e mesmo o tipo físico e o corpo das pessoas.Este fato concreto nos dá a certeza, pouco divulgada, de que o ser humano, quando surgiu, tinha menor porte, era coberto de pelos e tinha pele negra. A migração para o norte da África, Europa, Ásia e América, com a perda da melanina e a influência da vitamina D, com o isolamento, em sucessivos cruzamentos, com a seleção natural, a adaptação ao meio e as mutações genéticas, clareou sua pele negra.Mudando da água para o vinho, linda tonalidade, amarelo ao negro,minha preferida, viva a mulher negra, viva, bela, nossa e dela, viva para viver, marque a sua pegada, pise com força, martele o preconceito com o meu martelo dialético, premissas nem sempre são bem vindas, viva de postulados, esqueça a teoria, sobreviva ao teor, abale as estruturas, balance o alicerce, sufoque o sistema, me afogue em seu colo, suplique em voz alta, clame por nossa ajuda, soma-se à minoria, suma-se dos mesmos caminhos, abata o próprio mal, combata o nosso bem, afague aquela ajuda, lhe ajude à ajudar, grite em meus ouvidos, entorpeça a nossa alma, vislumbre o meu olhar, esqueçam às outrora, retire a roupa da manhã e acenda o fogo em teu mar.
Continuação Natural
Deixe, eu gosto da seleção, não a de futebol, mas, a natural, sobreviverá o melhor, a mais adaptada e a que possui maior e melhor raiz. Selecionamos pessoas e o tempo seleciona a seleção, àquela mais linda, nem sempre é a melhor, nem sempre a melhor é a mais adaptada, adaptação é estar, e se estando é continuar, continuaremos.
Procissão de Profissão
Em geral, quem não sabe dar um sentido à própria vida, dispõe-se por profissão a sacrificar-se, achava que a política era a segunda profissão mais antiga, hoje vejo que ela se parece muito com a primeira.
Noite clara de clima frio,roupa cerrante olhar gelado, é melhor ser feliz do que ter razão. À noite, como a luz é pouca, a gente tem impressão de que o tempo não passa, ou pelo menos, não escorre como escorre durante o claro dia, e em face da imprevisibilidade da vida, inventamos Deus, que nos protege da bala perdida. Porque nada do que foi feito, satisfaz a vida, nada enche a vida. A vida é viver. Não quero saber do sofrimento, quero é felicidade. Não gosto de fazer lamúrias. Uma vez, discuti feio sobre determinada situação. Fiquei sozinho em casa, cheio de razão e triste pra cacete. Então, pra que querer ter sempre razão? Não quero ter razão. Quero é ser o beco. Tenho que baixar a voz, porquê, se falo alto, não me escuto.Uma parte de mim é multidão, outra parte, estranheza e solidão.
A literatura é uma profissão em que se torna indispensável dar provas constantes de que se tem talento para convencer pessoas que não têm nenhum. Sua profissão não é aquilo que traz para casa o seu salário. Sua profissão é aquilo que foi colocado na Terra para você fazer com tal paixão e tal intensidade que se torna chamamento espiritual.
Infalibilidade Papal
No Brasil, ser mito é ser responsável por sua irresponsabilidade, significando poder supremo e inteligencia compartilhada à serviço do aperfeiçoamento da convivência.Quanto à Aurélio,relato fantástico de tradição oral, protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana.
A gruta filosófica, atual, é aquela do Mito da Caverna de Platão. É, uma realidade, na reclusão solidária e solitária, para cada um de nós se afastar do outro que possa nos passar o vírus do morcego, que se mutou para parasitar o Homem e mudou o velho, porém mundo morto.
Voltamos as trevas, na Idade da Pedra, no Período Paleolítico, como se presos numa caverna, que serviam de abrigo natural dos seres humanos para se isolar das feras, das tempestades, do frio da noite e da luz do sol, convivendo entre si e, com os morcegos.
Perversidade é um mito inventado por gente boa para explicar o que os outros têm de curiosamente atrativo.
Acredito que mais forte que a sabedoria, é a imaginação. Que mais potente que a história, é o mito,mas não o brasileiro. Que a esperança sempre triunfa sobre a experiência. Que a única cura para a dor é o sorriso. Que mais poderosos que a realidade, são os sonhos.
Existe um mito, que é falante e brasileiro, de que tempo é dinheiro. Na realidade, tempo é mais precioso que dinheiro. É um recurso não renovável. Uma vez que você o gasta, e se você o usou mal, ele se foi para sempre.
Os detentores do poder, ficam tão ansiosos por estabelecer o mito da sua infalibilidade, que se esforçam ao máximo para ignorar a verdade e, você não derrota um inimigo tirando sua coragem,você o derrota tirando sua esperança.
A Rocha e o Campo
Toda rocha colhida,teve seu tempo, um local, um campo, pessoas, paisagens, suor, fome, calor, meu tempo e poeira. Quando se leva e eleva estes fatores, não é mais necessário levar outras considerações.
Recordar? Esquecer? Indiferente! Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode achar a mesma rocha durante a vida inteira, é porque mente! Há uma primavera em cada rocha e é preciso encontrá-la assim, Florida.
E se um dia hei de ser pó, cinza e nada.Que seja a minha noite uma alvorada.Que me saiba perder, pra me encontrar, enfim, rocha.
Lápis Cor de Pele
Apreciamos e precisamos ter sempre a intencionalidade de progredir, aprendendo com os contextos, com as dificuldades. Maturidade é justamente isso, quando queremos nos desenvolver positivamente ou será simplesmente passarmos pelo tempo.
O sábio procura sempre aprender, mas o tolo está satisfeito com a sua própria ignorância. O sábio esconde a sua sabedoria, mas o tolo, anuncia a sua ignorância. O homem deve ter uma mente aberta progressiva e atualizada. O ser humano têm que buscar sempre a proeminência do seu espírito.
Não podemos nos limitar. Achar que nosso modo de ser é o melhor, único e perfeito é uma forma de parar no tempo e não melhorar. Precisamos abrir a cabeça para aprender lições e aproveitar as oportunidades de crescimento e aprimoramento.
E na silhueta de um profeta
Se em determinado instante
De um mero dia qualquer
Dentro da velocidade discreta
Da minha breve vida inquieta
Eu aprender
Tornar-me poeta.