Textos Fortes
Pensar
Então, quem acha que tudo sabe tudo e que tudo escrito está errado, sem saber que tudo vem da mente do corpo, que faz que se olhe, enxergue e não veja certo ou errado, pois o pensamento de quem pensa lógico é único.
Não é como o vírus mutante, que de um só e se multiplica em nós, sem escolher pobre ou rico. Divide-se de uma célula simples sem núcleo até o infinito se tiver contágio, pela saliva qual palavras que saem da boca.
Não duvide dos fatos nem da ciência, seja Estatística, Geologia - que estuda a Terra desde sua origem até o presente -, Física, Química ou na Biologia, com a Evolução - que estuda a origem da vida e suas transformações -, bases da Medicina, uma vez que o vírus, que nos ataca, é um parasita que nem vida ainda é, mera molécula proteica que se elimina com água e sabão.
Por isso, é melhor não desafiar a sorte nem a morte, ler bem a mensagem e ficar fazendo certo a lição em casa, para não se entubar.
Quem avisa amigo é! A conta é de todos e se acerta em outra sociedade organizada, amanhã ou depois.
Abraços de um escritor anônimo, que não acredita em Deus, mas não desafia a morte, que chegou acabou.
Então
Então, quando na quarentena solitária e solidária estiver no ponto do louco de pedra, ou seja de jogar pedra tanto à direita como à esquerda, os geólogos sem fronteira e solidários fizeram um disque rocha, que é o nome da vulgar pedra, exceto se preciosa lapidada ou na lápide como pedra final.
É um serviço sem custo e as rochas vão higienizadas para não viralizar.
Pelo sim, pelo não, com tanta gente reclusa, como no tempo da Caverna de Platão, com visão do mundo visto ao contrário e agora real. Sem trabalho vamos ter de caçar e pescar, qual na Idade da Pedra.
Pelo Retrovisor
"O avô que eu não tive
Nunca me contou histórias,
Jamais me levou para passear
Ou mesmo para tomar sorvete
Isto porque ele morreu
Muito tempo antes de eu nascer
Apesar desta ausência,
Esteve sempre ao meu lado,
Iluminando meus passos
Pelas trevas da vida.
Apesar de morto, ele vive
Transmitindo-se,
Atávico e improvável
Através dos livros velhos da estante.
No olhar castanho de meus tios
No caráter reto do minha mãe
Na memória de seus amigos
Assim, ele segue vivendo
E enquanto for contada
E recontada a sua história
Ele vencerá a morte
Através da memória."
Aplicação Quantitativa
Hoje, fico mudo quando se trata de Nietzsche. Se fosse pretensioso, daria como título geral ao que faço, genealogia da moral. Nietzsche é aquele que ofereceu como alvo essencial, digamos ao discurso filosófico, a relação de poder.
A presença de Nietzsche é cada vez mais importante. Mas me cansa a atenção que lhe é dada para fazer sobre ele os mesmos comentários que se fez ou que se fará sobre Hegel ou Stéphane Mallarmé . Quanto a mim, os autores que gosto, eu os utilizo. O único sinal de reconhecimento que se pode ter para com um pensamento como o de Nietzsche, é precisamente utilizá-lo, deformá-lo, fazê-lo ranger, gritar. Que os comentadores digam se se é ou não fiel, isto não tem o menor interesse, pelo menos para mim.
Plenitude sem Fuminação
Na invisibilidade noturna, vestido apenas do manto fantasmagórico da solidão, eis que então se revela a identidade outrora oculta, a face nua se faz notar.
Quem não dedica noites inteiras à solidão, na pretensão do silêncio, jamais chegará perto do que é uma lucidez refletida e libertadora, jamais se encontrará, mas não cansa de perder-se.
A Morte da Imprensa programada
Antes de tudo, deixo claro que defendo a paz e torço para que o diálogo seja o grande vencedor.
Esta mensagem não é sobre Putin , mas sim sobre a morte do jornalismo. No lugar da informação, a propaganda. No lugar da análise, o ódio cego.
Aqui na imprensa da Europa, após eu ler em um jornal joga em uma sarjeta, meio amassado e totalmente sujo de barro, há um misto de medo e perplexidade. A contundência da crítica a Putin, é muito mais pela necessidade de repetição da propaganda do que por vontade de analisar o que realmente está acontecendo.
Ninguém quer avaliar a situação sob outra narrativa que não seja a a responsável. Por isso, é que estão sem saber o que fazer e falar. Comentam o episódio de hoje como se fosse um recorte isolado, um acontecimento inesperado. A Ucrânia tem sido usada como títere.
Os exemplos do Iraque, Líbia, Síria, Afeganistão, etc. não ensinaram nada? As armas de destruição em massa que nunca existiram, a destruição da Líbia, as mortes e miséria, o roubo do petróleo e outras riquezas. Parece que para a imprensa da Europa nada disso aconteceu.
Por isso, aviso que ninguém tem coragem de brigar com a Rússia. Os russos estão preparados para superar as sanções. Enquanto Biden diz que vai “orar”, os europeus vão pagar muito mais caro pelos derivados do petróleo e vão perder a competitividade industrial.
A Rússia e a Coreia do Norte só existem porquê possuem armas de dissuasão. Sem isso, ninguém estaria mais vivo nesses países, enquanto na Europa e EUA, estariam comentando sobre uma nova música ou um novo filme.
O mundo não é mais unipolar. A China é a uma nova potência e isso não é dito na imprensa daqui. Os russos estão aliados à China e são muito bem armados. Os chineses sabem que se a Rússia perder esta batalha, será o próximo alvo.
Taiwan será ocupado pelos chineses em breve. Aqui ninguém fala sobre isso. Querem apenas esperar isso acontecer para depois dizerem que a China é uma ditadura, etc. Esta chamada “civilização ocidental” é um engodo. Isso é marketing puro. A imprensa morreu.
Ponte da Amizade
Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Se pensarmos, bem, quando você vai comprar algo, não paga com dinheiro, paga com um tempo de sua vida que teve que gastar para ter esse dinheiro. Vivo apenas com o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade. Inventamos uma montanha de consumos supérfluos. Compra-se e descarta-se. Mas o que se gasta é o tempo de vida. Pobres são aquelas pessoas que precisam de muito para viver.
A Visita de Messias no Passeio de Herodes
De
Um lado
Tio Sam
De FBI
E CIA
De outro
Ex KGB
De vocação
Imperialista
A estúpida
Arrogância
Do poder
Das armas
A humanidade
Padece
De
Insanidade
Galopante
Na
Impossibilidade
De fazer
Já
Agora
Na trilha
Que
Lhe coube
Volúpias
Efêmeras
De
Imediatismos
Passarinho
Que come
Pedra
Sabe bem
O que
Lhe advém
Não bastasse
O vírus
Também
O fantasma
De Herodes
Aterrado em Neve e Lama
Diante
Do insólito
O estrambótico
Ouviu
Dizer
De país
Atropelado
Pela
Estupidez
Arrogante
Do
Impensável
Ocupado
Pelas
Tropas
Do
Desatino
Reagiu
Não reagindo
Ignorou
O insensato
Tocou
Sua vida...
Inédito
Impasse
Na
História
O Alimento Elementar
O capitalismo, como é elementar, visa o lucro, que é obtido da mais-valia, aquele trabalho pago aquém do produzido, e para sobreviver, às custas do trabalhador, o capital não pode parar de se reproduzir, pois quando não o faz, faz a guerra. Indústria que gasta mais do que na saúde e educação, quando não com habitação.
Então, na invasão da Ucrânia pela Rússia, que nada justifica qualquer guerra, além das causas históricas que os analistas apontam, no fundo está a indústria bélica, que incita os inimigos e vende armas, se possível para os dois lados.
Os fundos ESG, já que aplicam dinheiro de quem quer ganhar mais dinheiro, estão revendo seus critérios de análise ESG-Ambiental, Social e Governança, para aplicar e ganhar mais dinheiro, com a indústria de guerra. Por isso, já se disse alhures o dinheiro não fede, mas vem com uma face de sangue.
Crítico da balela da dita mineração sustável, ainda que indispensável, duvidem desses compromissos ambientais, sociais e de governança, pois o negócio de todo capitalista que se presa, até para sobreviver como tal, é ganhar dinheiro. Minério faz a guerra, desde a baioneta calada, que nem se usa mais.
sábado , 19 de março
Hoje é dia de São José. O quadro de Guido Reni mostra o pai adotivo de Jesus. Faço minha caminhada noturna em um caminho na rua São José, em Ouro Preto.
Para o povo devoto do Nordeste, se não chover hoje, haverá seca forte. É o padroeiro das famílias e da boa morte.
Método Hipotético-dedutivo
Muitas pessoas dizem: "a religião a ciência podem caminhar juntas". Mas será mesmo? Vamos analisar a metodologia científica proposta por Karl Popper!
Quais são as características do conhecimento científico? Real (factual), contingente, sistemática, verificável, falível e aproximadamente exato.
Quais são as características do conhecimento religioso? Valorativo, inspiracional, não verificável, sistemático, infalível e exato.
Para Popper (1902) o método científico parte de um problema, qual se oferece uma solução provisória. O método proposto por Popper funciona assim: Expectativas ou conhecimento prévio, problemas, conjecturas e falseamento.
Vejam só, há dois grandes motivos pelos quais a religião não pode andar ao lado da ciência: ela se apresenta como infalível, logo não está sujeita à falseabilidade! Portanto, o criacionismo e o design inteligente são pseudociências e ambos não têm valores científicos!
Nas palavras de Popper: "se a hipótese não supera os testes, estará falseada e refutada." Não há como testar, observar e avaliar que Deus ou um design inteligente fez o mundo, os homens, animais, plantas e etc. Portanto, o criacionismo e o design inteligente não passam da hipótese dentro do método científico, logo não é ciência e tampouco científico.
Diante disso, a explicação científica mais racional e confiável para a origem do homem, dos animais, das plantas: foi a proposta por Charles Darwin
Para àquela evangélica, ela sempre reclamou dos meus gastos com rochas e material geológico.
O conhecimento deveria ser incentivado, né? Mas para quem acha que a Bíblia sagrada tem todas as respostas pra tudo nessa vida e, dizem ser mais atualizada do que o jornal de amanhã: estudar coisas do mundo é perda de tempo!
Se realmente existir um inferno, eu não vou pra lá por causa de ser uma péssima pessoa, mas unicamente: por achar essas histórias bíblicas sem lógica e sem coerência!
Repito e digo: a ciência não têm todas as respostas (ainda), mas suas respostas e explicações são trilhões de vezes melhor do que qualquer explicação teológica, sabem o porquê? Ela convida a gente estudar, avaliar e analisar as evidências científicas diante dos nossos olhos.
Hoje é 21 de março
Chegou o momento de trazer à memória um episódio sangrento do racismo na África do Sul: o Massacre de Shaperville (1960). Pelos mortos e feridos daquela manifestação, a ONU instituiu o 21 de março como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O apartheid deixou de existir como legislação, porém, o racismo permanece. Não basta dizer “eu tenho um amigo negro” para que o mundo mude. Vamos pensar em políticas e práticas antirracistas? Como data também especial, é aniversário de meu pai.
Putin in Puto
O mundo já é um lugar violento em tempos comuns. Quando explode a guerra, os demônios reprimidos passeiam com liberdade. A situação piora para alguns grupos. Exércitos viram máquinas de órfãos e de estupros. Amanheci pensando nas mulheres e crianças da Síria, Iêmen, Nigéria e Ucrânia.
Toda mulher lida com um grau variado de conflito. O inimigo pode falar outra língua e vir em tanques estrangeiros, pode dormir na mesma cama ou até ser um deputado. A civilização fracassou em muitos pontos, porém, em particular, falhamos na defesa da dignidade feminina. Se houvesse um epitáfio da nossa espécie, poderia ser “Aqui jaz o ser humano, que perdeu o dom da empatia”. Em breve voltarei a sorrir e ter esperança. Hoje... está complicado.
Dia internacional da Mulher
Minha mãe: eu te escutei muito! Você me falou da dignidade das mulheres, independente da renda. Eu ouvi muito você falando de respeito e de como a gentileza é fundamental. Você advertiu a todos nós sobre a abundância de canalhas no mundo e de como gente insegura é capaz de imbecilidades. Próximo ao dia internacional da mulher, quero agradecer muito eu ter aprendido com sua sabedoria de mulher. Mamãe: eu escutei! Obrigado.
Pontuação na Extrema Idade
“Não há nada mais espantoso que a raiva, nada mais curvado sobre a própria força. Se bem-sucedida, nada mais arrogante; se frustrada, nada mais insano, como ela não é forçada a recuar pelo cansaço mesmo na derrota, quando a sorte elimina seu adversário ela crava os dentes em si mesma”
O filósofo ensina que a raiva é uma derrota sempre, conseguindo ou não o que deseja. Um bom exercício: examinar a própria raiva e perceber que ela é o ato de se envenenar para punir o mundo. A grande vítima da raiva é você.
Questão de Tempo
Andam circulando críticas sobre os aumentos da carne e outros produtos. Acham que é algo negativo. Não! Nós subimos o preço da carne para zelar pelo bem comum. Quais seriam as vantagens? a) preparação da quaresma e estímulo à espiritualidade geral; b) preservação do peristaltismo intestinal do consumidor ingerindo mais fibras; c) combate ao excesso de ácido úrico e da gota; d) reforço de vitaminas. É um indicativo para todos ficarem mais saudáveis. Assim também fizemos com o aumento dos combustíveis: queremos todo mundo andando mais e emagrecendo de forma saudável. Aguardem: em breve tomaremos mais medidas pelo bem de todos. Aproveitem.
Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
A abstinência de carne e o jejum são realidades tristes impostas mais pela crise do que pela piedade religiosa. Existe uma emergência alimentar no Brasil. A Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) estimou, há poucos meses, que havia 19 milhões de pessoas passando fome e assombrosos 55% das famílias brasileiras em situação de insegurança alimentar. É impossível naturalizar esses números trágicos que mostram a dor de tantos e uma sombria indiferença de outros.
Há quase 120 milhões de brasileiros que fazem jejum sem ser por opção religiosa. Isso deveria tocar o coração de quem se diz cristão, ou se diz cidadão, ou, apenas, considera-se um ser humano. Talvez o último argumento seja de ordem estratégica: imaginar a maioria de um grupo social se aproximando da ideia do saque de mercados como única alternativa à fome deveria inspirar medo, ao menos.
Versalhes aprendeu com custo alto o que significa indiferença à miséria. Quando muitos perdem a chance de se alimentar, alguns podem perder a cabeça. Seria bom introduzir esperança na quaresma.
Pobre Ucrânia
Várias pessoas estão debatendo termos tendo como fundo a questão da Ucrânia. Existe um conceito de NAÇÃO que é mais cultural. Existe o ESTADO, que é mais político. Temos Nações sem Estado (como curdos) e temos Estados com muitas línguas, nações e tradições distintas (como Espanha, Rússia, etc). A nação ucraniana existe há muitos séculos. O Estado ucraniano passou por muitos momentos de independência ou de controle externo (mongol, polonês, lituano, russo). Alguns dizem: “a Ucrânia surgiu em 1991”, o que é correto. Porém, ignoram que, no ano da dissolução da URSS, surgiu também a Rússia. Ambas eram repúblicas soviéticas. Também poderíamos dizer que a Federação Russa é um país de 1991. A nação italiana existe há séculos, como a alemã. O Estado Italiano e o Estado Alemão são mais recentes do que o Brasil. Não é um bom argumento dizer que a Ucrânia, por ser uma independência recente, poderia ser invadida. O Sudão do Sul tem um pouco mais de uma década e o Timor Leste existe há 20 anos. Quando surgiu a República Tcheca, eu era um inexperiente garoto de 14 anos.
Quantos anos um país deve ter para ter direito de não ser invadido? O Paraguai existe há mais tempo do que o Brasil como Estado independente. Teriam direito de tomar o território brasileiro?