Textos Fortes
Não é que eu leio rápido
Tão
Infinitamente
Grandiosa
Na complexidade
Do
Simplesmente
Existir
Disso
Ter
Consciência
Expontaneamente
Aceitar
Ser parte
Contribuir
Uma só
O quanto
Basta
Não
Precisamos
De mais
Valorizá-la
Justificá-la
Eternizá-la
É
A nossa
Parte
Crendo
Ou não!
Querendo
Ou não!
Aceitando
Ou não!
Há
Um maravilhoso
Projeto
Em andamento
Ser parte
É
A parte
Que
Nos cabe
Livre Arbítrio!
Há mais
Sempre mais
A entender
Compreender
O dinâmico
Torna
Suportável
O Eterno
Ser
Instrumento
É
Ou não
A opção
Arte rochosa
Cantaria levou consigo
No toque No peito
Da pedra Solidão
O milagre Que pede amor
De São Francisco voltou
Lisboa
Desceu escada
O louco Antonio
Na almaConsigo
Chegou Amor
Ao pé da rampa
Que pede solidão
Mirou ao alto agradeceu profetas
No santuário desceu a rampa de pedra
Subiu a rampa
Seguiu caminho de pedra
Sem olhar parou em frente
Pra trás mirou Insólito milagre
Cumprimentou do caminho
Profetas das pedras.
Subiu escada
Mineram
Os vegetais, seres vivos, mineram
Com exemplar sabedoria.
Do solo extraem
Nutrientes e água
Utilizando as raízes.
Através das folhas,
Verdadeiras usinas
Utilizando energia limpa,
Secretam carbono da atmosfera.
Dão oxigênio como efluente
No milagre da fabricação
Do próprio alimento
Pela fotossíntese
Suas folhas
Verdadeiras geradoras
Que não poluem
Extraem o necessário
À própria sobrevivência
Sem impactos
E acúmulos supérfluos
Fornecem o alimento
Imprescindível à vida
O início da cadeia alimentar
Mineram
Com exemplar procedimento
Observando
Com invejável aplicação
O princípio da:
“Perfeição pela não percepção”
Segundo o qual,
Se observarmos
Uma área minerada
E reabilitada
E não percebermos
Terem ali
Se realizados
Operações de mineração,
Certamente estaremos
Diante do que poderíamos
Considerar
O desejável ideal do minerar.
A ser tomado,
Sempre,
Como referência
Em qualquer
Projeto de mineração
Bem elaborado.
Continuamos convictos
De que:
“Minerar é assegurar,
Economicamente,
Com mínima perturbação ambiental,
Justa remuneração e segurança,
A máxima observância
Do princípio
Da conservação mineral,
A serviço do social”
Percebeu
E quando
Pensou
De tudo
Ter visto
Tudo
Percebeu
Perplexo
Não saber
Da missa
A metade
Os mitos
Dos labirintos
Da alma
Os arquétipos
Os símbolos
Seus significados
A impossibilidade
De
Se conhecer
Há! Narciso
Há! Tirésias
Eco
Suas repetições
Como roda
Atolada
Se repetindo
Sem ir
Além
Eco
Narciso
Insólita
Parceria
Sem Silogismos
O existir
Das coisas
Mais
Uma vez
Dando
Uma freada
De arrumação
Um pit-stop
Na voracidade
Do existir
À custa
Do
Não existir
Um
Puxão
De orelhas
Chance
De um
Mea culpa
Enquanto
É tempo
Tomar tento
Assuntar
Olhar
De ver
Devagar
Dispensar
Ansiedades
De aspirar
Quimeras
O tempo
É
O agora
Futuro
Será Sempre
Futuro
Passado
Já
Não mais
Um tempo
De caminhar
Dentro
De um nós
Cavalo
Passando
Arreado
É montar
Ou largar
A mística Divina.
A Mística, é manter os olhos abertos sobre a realidade, e as mãos operosas sobre a humanidade.
Para mim, pouco importa quais são as influencias ideológicas que inspiram as pessoas, mas sim, as atitudes das mesmas perante ao próximo e perante o mundo. Acredito que existam Marxistas iluminados, como também, Capitalistas convictos, igualmente iluminados e que vivem uma experiência Crista verdadeira e Profunda, assim como existem os hipócritas e demagogos em todas as correntes ideológicas. Vejo muito prejulgamento sobre, mas acredito em sua causa e na pureza das intenções de nossa Teologia.
Apequenar
Nós somos o único animal que é mortal, pelo menos não conheço outro que saiba e me diz o mesmo. Todos os outros animais são imortais. Embora todos morram, nós somos os únicos que além de morrer, sabe que vai morrer. Você e eu sabemos que vamos morrer. Desse ponto de vista, não é a morte que me importa, porque ela é um fato e mesmo que pareça que está distante, ela estará sempre próxima e o amanhecer que parece breve, pode não existir. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto minha morte não acontece, para que essa vida não seja banal, superficial, fútil e pequena. Nesta hora, eu preciso ser capaz de fazer falta, sentir dentro de mim a ausência e importância de se estar em algum lugar dentro de si em completo entendimento.
No dia certo que eu me for, e eu me vou e sei disso, quero fazer falta. Fazer falta não significa ser famoso, significa ser importante. Há uma diferença entre ser famoso e importante. Muita gente não é famosa e é absolutamente importante. Importar, quando alguém me leva pra dentro, importa. Ele me porta pra dentro, ele me carrega. Eu quero ser importante. Por isso, pra ser importante, eu preciso não ter uma vida que seja pequena. E uma vida se torna pequena quando ela é uma vida que é apoiada só em si mesmo, fechada em si. Eu preciso transbordar, ir além da minha borda, preciso me comunicar, preciso me juntar, preciso me repartir. Nesta hora, minha vida que, sem dúvida, ela é curta, eu desejo que ela não seja pequena.
Fanatismo
O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos, quando temos a filosofia como ciência, se pode confiar e, se a fé removesse montanhas, o mundo seria uma grande planície. Fui eu que fiz, diz a minha memória. Não ter feito isso, disse meu orgulho. Mantém imensamente inflexível e por fim é sempre a memória que cede. Será que é necessário existir o caos para gerar uma estrela ? Creio que sim. Aquele que sabe e reconhece por ser profundo, acaba que por si só sem se esforçar, por tornar-se obscuro.
Feliz Natal
Finalmente estamos fechando este ano bastante conturbado. “Gosto de pensar no Natal como um ato de subversão... um menino pobre, uma mãe solteira, um pai adotivo... quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade, os pastores. É presenteado por gente ‘de outras religiões (magos, astrólogos)’. A família tem que fugir e assim viram refugiados políticos. Depois voltam a viver na periferia. O resto a gente celebra na Páscoa,mas com a mesma subversão, sim! A revolução virá dos pobres! Só deles podem vir a salvação! Feliz Natal!! Feliz subversão.”
Máximo Divisor Comum
Todo e qualquer ser humano funciona como uma fração. Se somos ou consideramos ser o numerador, pois ele nos define quem somos, podemos denotar que o denominador seja o que pensamos de si mesmo, levando isto em conta, quanto maior o nosso denominador, menor é a fração e, assim, somos redutíveis.
Prematuridade Focal.
Se quando leio Hannah Arendt, filósofa alemã e que assumiu posições polêmicas e firmes, inclusive sua relação com o filósofo e membro do partido nazista Martin Heidegger, mas isso é problema dela e não meu, o amor é a cura e esta cura é dela. Quando ela diz que se foram as mágoas, raivas, e as coisas da vida, e as situações são como tapeçaria, e que ela era responsável por tudo dali Pra frente. Essa compreensão é de uma lucidez incrível, da vacuidade e impermanência humana, vazio não existencial e prematuridade focal.
Talvez Etnólogo
Tenho me surpreendido comigo mesmo através do que venho escrevendo há alguns anos, e as vezes me pergunto, fui eu quem escreveu isso?
Pós Modernidade, tempos difíceis para os etnólogos que vivenciam e experienciam costumes de sociedade e povos diferentes, tentando sobreviver ao globalitarismo, cada qual, seguira o seu caminho imposto ou os mais afortunados escolhidos.
Como os monges, nós "etnólogos" mergulhamos nas sociedades e culturas, como um monge mergulha em busca da mais profunda paz na meditação, nos isolando, e ao mesmo tempo nos conectando com outras dimensões de verdades desconhecidas.
De varias palestras que participei e em sigilo comuniquei, dizem que sou intelectual, sem se recordarem de uma só frase e palavra dita, mas acham legal. Legal, simboliza, significa a lastimável condição de imobilismo e conformismo das massas imediatistas.
Despertar de Passageiro
Em meu despertar espiritual, arde em mim há tempos. Mas a ansiedade, a pressa e essa busca por satisfações rápidas, insipientes e que agarram em nosso eu maior, me afastaram de quem sou.
Para trilhar esse caminho, hoje inicio a busca da cura de toda angústia e os conflitos dentro de mim, em busca do eu maior.
Quando Buda, atingiu, alguém lhe perguntou: O que você atingiu?
Ele riu e disse: "Não atingi nada, pois o que atingi sempre esteve comigo. Pelo contrário, perdi muitas coisas, perdi meu ego, meus pensamentos, minha mente, perdi tudo o que costumava sentir que possuía, perdi meu corpo, pois costumava achar que era o corpo. Perdi tudo isso e agora existo como puro nada. Mas essa é a minha aquisição."
Para definir o que entendo por Meditação Profunda: é experienciar este estado de Buda.
Cor do Pé de Buda
Fiz um comentário anteriormente, sobre como me impressionei com o nível de entendimento de um ateu e um religioso, acredito que se o mais alto clero estivesse junto, não mudaria nada. Essas pessoas alcançaram um nível de entendimento que independente de crerem em Deus ou não, é visível a sabedoria para com a vida, uma compreensão mais ampla do mundo, todavia, nos comentários em resposta ao meu primeiro comentário percebo o quanto as pessoas estão na escuridão, permitindo que suas crenças sejam a expressão da verdade absoluta e como consequência disso se cegam para o conhecimento, sabotando a si mesmas.
Isto Sim, Isto Não
Ontem, ao ter prazer de participar de uma conversa e ver uma religiosa e um ateu compartilhando o entendimento, me causa arrepios. Isso é incrível. É a prova de que estamos melhorando do aspecto consciência, uma percepção maior da realidade. Será que se eu raspar a cabeça me torno uma pessoa melhor ?
Melhoramento Pessoal Anterior
Pássaros criados em gaiolas acreditam que voar é uma enfermidade, permeando entre o exalar de uma melhor resposta, melhoro o meu pensar.
Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém, se permitirmos que nossos pensamentos surjam e se dissolvam por si mesmos, eles passarão por nossa mente como um pássaro voa pelo céu, sem deixar vestígios.
Ultrapassagem
Nem anjos, nem demônios, a humana escolha entre virtudes e vícios. Uma monge e um monge carmelita. Vale salientar que o carmelita, teve experiência monástica. Não há dúvida que a introspecção proporcionada nos mosteiros, beneficia para o autoconhecimento. Quem sabe, nesta quarentena de ano sabático, façamos dos nossos lares um espectro espaço de meditação existencial.
Este não
Ao lembrarmos de Machado de Assis, ele tem uma frase bem assim: " se está morto, podemos elogiar a vontade". Porque qualquer um e qualquer um de nós, enquanto vivo ele estiver, pode decepcionar. Somente o cadáver é incapaz do que não deve e do que deve. Porquê não é mais livre. E é interessante que a palavra vício, significa ausência, falta. E a palavra virtude e por mais estranha que pareça, tem haver com o universo masculino, a palavra virtude possui um radical que é "vir" de viril e que assim se entendia que uma pessoa virtuosa, não era uma pessoa virtuosa, e sim um homem, no sentido de masculino. O homem que teria a virtude da coragem, generosidade e da justiça. E as mulheres seriam colocadas nessa tradição histórica, num papel secundário. Evidentemente, que a noção de virtude e vício, ela veio ganhando um patamar mais elevado. Todo ser que se diz ser virtuoso e, quando você o pergunta qual a virtude deste ser, ele responde eu sou perfeccionista.
Luta de Box internacional e imperdível
Calce suas luvas, vá para o corner 2021, ouça bem as instruções do seu mestre, e, ao soar do gongo, levante a guarda e parta para o centro do ringue, sem medo e com toda determinação de vencer as manobras que o adversário 2022 vai usar para tentar te nocautear.
Ainda que caia em alguns rounds, levanta, vai pra cima que você vai vencer.
Sem Etiquetas
Viver
De glamourizar
O que
Glamour
Nem tem
Curioso
Observar
De
Desinteressantes
De relance
Sentir-se
Manchete
De jornal
Em banca
Notícia
Trivial
História
Banal
Celebridade
Em cima
De nada
Overdose
De
Narcisismo
Tinha disso
Dessas coisas
Enviezamento
Sumir-se
Algumas vezes
De sua
Própria vida