Textos Fortes

Cerca de 1125 textos Fortes

⁠Hoje é 21 de março

Chegou o momento de trazer à memória um episódio sangrento do racismo na África do Sul: o Massacre de Shaperville (1960). Pelos mortos e feridos daquela manifestação, a ONU instituiu o 21 de março como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O apartheid deixou de existir como legislação, porém, o racismo permanece. Não basta dizer “eu tenho um amigo negro” para que o mundo mude. Vamos pensar em políticas e práticas antirracistas? Como data também especial, é aniversário de meu pai.

Inserida por samuelfortes

Putin in Puto


⁠O mundo já é um lugar violento em tempos comuns. Quando explode a guerra, os demônios reprimidos passeiam com liberdade. A situação piora para alguns grupos. Exércitos viram máquinas de órfãos e de estupros. Amanheci pensando nas mulheres e crianças da Síria, Iêmen, Nigéria e Ucrânia.
Toda mulher lida com um grau variado de conflito. O inimigo pode falar outra língua e vir em tanques estrangeiros, pode dormir na mesma cama ou até ser um deputado. A civilização fracassou em muitos pontos, porém, em particular, falhamos na defesa da dignidade feminina. Se houvesse um epitáfio da nossa espécie, poderia ser “Aqui jaz o ser humano, que perdeu o dom da empatia”. Em breve voltarei a sorrir e ter esperança. Hoje... está complicado.

Inserida por samuelfortes

Dia internacional da Mulher

⁠Minha mãe: eu te escutei muito! Você me falou da dignidade das mulheres, independente da renda. Eu ouvi muito você falando de respeito e de como a gentileza é fundamental. Você advertiu a todos nós sobre a abundância de canalhas no mundo e de como gente insegura é capaz de imbecilidades. Próximo ao dia internacional da mulher, quero agradecer muito eu ter aprendido com sua sabedoria de mulher. Mamãe: eu escutei! Obrigado.

Inserida por samuelfortes

Pontuação na Extrema Idade

⁠“Não há nada mais espantoso que a raiva, nada mais curvado sobre a própria força. Se bem-sucedida, nada mais arrogante; se frustrada, nada mais insano, como ela não é forçada a recuar pelo cansaço mesmo na derrota, quando a sorte elimina seu adversário ela crava os dentes em si mesma”
O filósofo ensina que a raiva é uma derrota sempre, conseguindo ou não o que deseja. Um bom exercício: examinar a própria raiva e perceber que ela é o ato de se envenenar para punir o mundo. A grande vítima da raiva é você.

Inserida por samuelfortes

Questão de Tempo


⁠Andam circulando críticas sobre os aumentos da carne e outros produtos. Acham que é algo negativo. Não! Nós subimos o preço da carne para zelar pelo bem comum. Quais seriam as vantagens? a) preparação da quaresma e estímulo à espiritualidade geral; b) preservação do peristaltismo intestinal do consumidor ingerindo mais fibras; c) combate ao excesso de ácido úrico e da gota; d) reforço de vitaminas. É um indicativo para todos ficarem mais saudáveis. Assim também fizemos com o aumento dos combustíveis: queremos todo mundo andando mais e emagrecendo de forma saudável. Aguardem: em breve tomaremos mais medidas pelo bem de todos. Aproveitem.

Inserida por samuelfortes

Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional⁠


A abstinência de carne e o jejum são realidades tristes impostas mais pela crise do que pela piedade religiosa. Existe uma emergência alimentar no Brasil. A Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) estimou, há poucos meses, que havia 19 milhões de pessoas passando fome e assombrosos 55% das famílias brasileiras em situação de insegurança alimentar. É impossível naturalizar esses números trágicos que mostram a dor de tantos e uma sombria indiferença de outros.
Há quase 120 milhões de brasileiros que fazem jejum sem ser por opção religiosa. Isso deveria tocar o coração de quem se diz cristão, ou se diz cidadão, ou, apenas, considera-se um ser humano. Talvez o último argumento seja de ordem estratégica: imaginar a maioria de um grupo social se aproximando da ideia do saque de mercados como única alternativa à fome deveria inspirar medo, ao menos.
Versalhes aprendeu com custo alto o que significa indiferença à miséria. Quando muitos perdem a chance de se alimentar, alguns podem perder a cabeça. Seria bom introduzir esperança na quaresma.

Inserida por samuelfortes

⁠Pobre Ucrânia


Várias pessoas estão debatendo termos tendo como fundo a questão da Ucrânia. Existe um conceito de NAÇÃO que é mais cultural. Existe o ESTADO, que é mais político. Temos Nações sem Estado (como curdos) e temos Estados com muitas línguas, nações e tradições distintas (como Espanha, Rússia, etc). A nação ucraniana existe há muitos séculos. O Estado ucraniano passou por muitos momentos de independência ou de controle externo (mongol, polonês, lituano, russo). Alguns dizem: “a Ucrânia surgiu em 1991”, o que é correto. Porém, ignoram que, no ano da dissolução da URSS, surgiu também a Rússia. Ambas eram repúblicas soviéticas. Também poderíamos dizer que a Federação Russa é um país de 1991. A nação italiana existe há séculos, como a alemã. O Estado Italiano e o Estado Alemão são mais recentes do que o Brasil. Não é um bom argumento dizer que a Ucrânia, por ser uma independência recente, poderia ser invadida. O Sudão do Sul tem um pouco mais de uma década e o Timor Leste existe há 20 anos. Quando surgiu a República Tcheca, eu era um inexperiente garoto de 14 anos.
Quantos anos um país deve ter para ter direito de não ser invadido? O Paraguai existe há mais tempo do que o Brasil como Estado independente. Teriam direito de tomar o território brasileiro?

Inserida por samuelfortes

⁠Bora Trabalhar

O oposto à esperança é o desespero. O amanhecer é inevitável na natureza. Fazer despontar a luz em mim é escolha consciente. Repito o sim para a vida todos os dias, a cada nova manhã. Eu sei que há bons motivos para o desespero neste momento. Hoje, 28 de fevereiro, eu gostaria de mais luz. E você?

Inserida por samuelfortes

⁠Salto Alto



Três coisas em demasia e três coisas em falta são perniciosas aos homens: falar muito e saber pouco; gastar muito e possuir pouco; estimar-se muito e valer pouco.
A Ucrânia é o mais vasto território de uma país inteiramente em solo europeu. Sim, a Federação Russa é muito maior, porém concentra seu território na Ásia. As relações entre Ucrânia e Rússia são tensas há séculos. Os czares tentaram impor controle político e cultural sobre os ucranianos. O governo soviético provocou uma fome terrível, o Holomodor, com milhões de mortos. Isso explica que os invasores nazistas tenham sido saudados como libertadores por uma parcela da população ucraniana. Muitas vezes, populações russas foram deslocadas para o território ucraniano. A existência de grupos russos (deslocados ou tradicionais) agravou velhos conflitos. O presidente Putin mantém uma prática antiga de conquistar estados vizinhos ou torná-los satélites de Moscou. Velha tradição de fazer um “cordão sanitário”. Esta é uma descrição breve do passado. Infelizmente, há vítimas no presente. A imbecilidade humana me entristece.

Inserida por samuelfortes

Se sou Pessoa

⁠Eu compreendo os heterônimos de Fernando Pessoa. Eu mal consigo me referir a mim mesmo sem recorrer à terceira pessoa. Este eu, sem graça, impalpável … Quando todos tem um "eu" para chamar de seu, me sinto deserdado. Não há quem possa apontar o dedo para mim, e me mostrar a posição onde me encontro.

Inserida por samuelfortes

⁠Cleptomania


Aquilo que desconheço, é a minha melhor parte. O melhor de mim é aquilo que ainda não sei, porquê aquilo que eu já sei, importa, mas é repetição.
Aquilo que não sei, me renova, refaz e me revitaliza.
A ciência avança em larga escala naquilo que ela desconhece. Porque aquilo que ainda não sei, e que poderei saber se for atrás, se for buscar, procurar, vai me dar a capacidade de afastar a obsolescência.

Inserida por samuelfortes

⁠Hamlet Cabisbaixo

Segundo Hamlet, o que diria sobre postar fotos no instagram? Ele é o personagem fundador da modernidade, primeiro homem moderno onde a metafísica não possui poder e apesar de por sua peça aparecer 3 aparições de um fantasma, apesar da peça promover discursos religiosos sobre o enterro de Ofélia ser lícito ou não, sobre o príncipe matar ou não o rei Cláudio, com medo de que o matando ele vá para o céu, porquê estava rezando.
Dono de seu destino, ele é o primeiro personagem que vive “O Príncipe”, de Maquiavel, tem a crença no poder do eu e na glória. Estamos diante de quem toma poder através de lógicas e estratégias e a crença no poder do nosso eu, da ação e da liberdade.
Sendo assim, é a glória e a tragédia em nosso tempo e exclusivamente a nossa crença profunda no eu, e o primeiro ser que proclamou o eu como elemento fundante do mundo e a primeira coisa que eu tenho que fazer é consertar a Dinamarca. É dele, e de mais ninguém, o poder de se proclamar e a decisão de não se matar. Ele é, sobretudo, um grande crítico da retórica da etiqueta, dos personagens que interpretam o tempo todo e que sempre dizem apenas o que deve ser dito.

Inserida por samuelfortes

Roupas & ⁠Hamlet



" Estes trapos que adornam a desgraça "

Esse trecho é muito interessante, porque ele com isso quis dizer que pouco importa suas vestes, mesmo sendo de um nobre, fazem nada mais que adornar alguém entristecido e inconformado. O que no caso, é ele e eu mesmo.

Inserida por samuelfortes

⁠Corrente da Felicidade

Saiba tudo, em poucas palavras, sobre as estrelas e seu destino.

Entenda o Iluminismo mais puro, cujos pensadores nos tiraram das trevas com o mundo racional, lógico e tudo mais acima de nossa cabeça aos pés na Terra, assim como no Céu e o subsolo, solo ou Infinito no Universo pequeno, sem precisar ler nem ir à Universidade!

O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem.

Agora ficou fácil ver o Mundo, seja à noite ou de dia, com a luz que vem da estrela iluminar nosso caminho pleno de pedras, pedaço dela do tamanho de cada um.

Está explicado?

Passe esta mensagem adiante à dez amigos, para fazer o dia e a noite dele ou dela mais alegre e feliz e evitar que uma caia na sua cabeça e a abra literalmente a mente embotada.

Feliz dia da consciência e inconsciência Humana e do espectro da bestialidade que assola o Mundo.

Racionais do mundo uni-vos, nós não temos nada a perder exceto os grilhões da nossa liberdade e da sabedoria, porque o que te preocupa, te escraviza.

Inserida por samuelfortes

Execraveis Andrajos

Racionais do mundo, uni-vos, nós não temos nada a perder exceto os grilhões da nossa liberdade e da sabedoria, porque o que te preocupa, te escraviza.
⁠Pertencentes a execraveis grupelhos de indivíduos pedantes, fomentado pelo comum desejo de sermos iguais em mediocridade.

Inserida por samuelfortes

⁠Há algum anacronismo.

Júlio Cesar, nunca foi chamado de Imperador, a seu tempo. Embora se diga que foi o fundador da era imperial de Roma, o nome "imperador" não existia. O que os romanos conheciam era o termo "rei", mas este não era um termo bem quisto, dada a má fama que a era monárquica gozava na era republicana. Júlio César, portanto, se autodenominava o cônsul de Roma, assim como, defensor da república, nunca um rei.

Inserida por samuelfortes

⁠Impersonalidade Contundente


⁠Talvez sejam os falsos deuses e por este motivo não fico perplexo ao apagar a luz, esperarei até você estar mais pronta. Será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa, mas seremos um só. Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos.
Nós vivemos em um mundo onde poucas coisas são tão ultrajantes quanto a inocência. Paramos com a impunidade dor, mas tenho uma procura intensa, estou em plena luta da pobre vitória humana, mas é vitória. Não temos amado acima de todas as coisas, não temos nenhuma alegria que não tenha sido catalogada por temermos serem armadilhas.
Só tem amigo que é bom, se não for bom, terá apenas cúmplices, sendo assim, o fracasso será sempre um quarto suportável e confortável, já o sucesso, será sempre um quarto desafiador.
É no conhecimento que existe a chance de libertação, uma pessoa que decide não se conhecer, aceita sua condição de escravo, aceita sua condição de submissão. Conhecer é a condição para eu me libertar de mim mesmo e deixar menos denso meus etenos grilões.

Inserida por samuelfortes

Idoso é Gente


Boa notícia. O pedido de saída às ruas foi atendido, em tempo para evitar mais estresse em casa.

Diante de muitas reclamações de idosos, para poderem circular na cidade até para se exercitar batendo perna. Foi implantado o rodizio de idosos.
Já que o rodízio de veículos está suspenso foi adotado, também o rodízio de idoso.
Já está valendo amanhã.
É bem simples e uniforme, mas não vai precisar usar roupa esportiva só boné e bengala, quem precisa.
A regra e com final um e dois da data de nascimento, devendo obedecer par e ímpar para andar na calçada e evitar correria e trombada.
Vamos à luta que idoso também é gente que já fez gente e muita gente que não é gente e se esquece da gente.

Inserida por samuelfortes

Dizem que Hoje é Carnaval


Infelizmente, hoje, não vai ser preciso fazer refeição, pois não se esqueça que neste belo do mundo de ramos, na quarentena, em plena próxima quaresma, vai ser dia de jejuar, para salvação do presente quadro de pandemia e do presidente.

Segue o convite que recebi do além e, caso queiram aderir, não se preocupem, minha receita dominical está salva na memória e tenho bons ingredientes, com alguma picardia, na despensa.

Vale a pena, na quaresma e na quarentena, meditar sobre a alienação do indivíduo que acredita até naquilo que não existe e inverte a realidade na mente criada pelo seu cérebro, como se ela é que o dominasse, não o corpo.
A fé não remove montanha, nem pode ressuscitar o cadáver insepulto, quem dera o sepulto que, com o vírus, corre o risco de ficar sem cova por falta de coveiro.

O jejum evangélico mostra que a religião "é o ópio do povo"! É a negação da negação na "a filosofia" da miséria, fazer jejum para pagar o dízimo e comprar álcool gel untado, quando por outro lado é certa "a miséria de filosofia" que não transforma o mundo, já estudado pelos filósofos, que o vírus transformou e "uniu os trabalhadores do mundo". Milagre "in divino", não saiu único tiro, sem dar as mãos limpas nem fazer greve, destruíram com o martelo o capitalismo, com o seu liberalismo do Estado mínimo o transformar no máximo, para não deixar ou fazer com "que os mortos enterrem seus mortos" e mostrar que: "de repente tudo que é sólido desmancha no ar"!

Inserida por samuelfortes

⁠Santa Semana


Olá, atenção, o jejum deste ano viralizou a semana santa, pois hoje não é o dia do juízo e acerto de conta final, mas domingo de ramos.
Antes que os bispos e o capitão, à revelia do papa e dos generais, liberem as procissões com a via sacra, e o milagre da ressureição se multiplique à todos, segue o calendário sucinto da semana que prevê mais jejum, na quaresma dobrada pela quarentena do vírus.
Orai por nós, que eles, alienados, não sabem o que fazem, mas fazem. O novo no lugar do velho, na luta dos contrários, na negação da negação, com a traição de Judas, que atire a primeira pedra quem nunca pecou por amor e vinde a nós as crianças que alegram o reino do céu e adoram ovo de Páscoa dominical, que está sobrando nas lojas falidas.

Inserida por samuelfortes