Textos Fortes

Cerca de 1125 textos Fortes

Alpendre da Varanda

Vive
No mundo
Da lua

Na certa
Não tem
Pé no chão

No alto
Cabeça
Pra baixo

Do mundo
Tem outra
Visão

Na estrada
Ao contrário
De todos

O resto
Na
Contra mão

Um olho
Na trilha
Mesmice

O outro
Caminha
Por si

“Ilusões
Visões
imenso

Segredos
Que
Não tem
Fim”

Inserida por samuelfortes

⁠Na Cancela da Porteira

Na batida
Da cancela

De chegada
De saída

Lembranças
Falando alto

Na batida
Da cancela

Onde a dor
Aprende
A doer

Saudade
Finca
Plantão

No silêncio
Da cancela...

Diante aquela porteira,
Na subida da pedreira
Bateu triste certo dia

O sol ia descambando
Quando ela despedia

Ele partia para a guerra
Na porteira ficou ela

Vendo ao longe ele sumir
A porteira foi fechando

Duas vidas separando
Para um dia se unir

Já não ouço suas batidas
Seu triste rangido lembranças me traz

Chegue hoje ou agora
Não se avexe meu fio
É sentá e assuntá

Inserida por samuelfortes

⁠Publicação Medieval

O livro é um mestre que fala, mas que não responde, este livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.A natureza, é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
Talvez ninguém mereça, traças se alimentam de papel e letra, há muito papel e pouca letra e, em algumas, muitas letras para pouco papel. Há verdades que é mais perigoso publicar do que foi difícil descobrir e nenhuma medida de tempo com você seria suficiente. Mas vamos começar com o para sempre.

Inserida por samuelfortes

⁠Estação Ferroviária

As paixões violentas por coisa nenhuma
Do cansaço de se estar em mãos insanas,
Mãos que jamais terão satisfeitos seus desejos
A sutileza das sensações inúteis


O que há em mim é sobretudo o cansaço
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural

Não tenho medo dos maus
Mas do cansaço dos bons
As paixões violentas por coisa nenhuma

A vida me obriga à desatar tantos laços,
E causando infinitos desembaraços
Provocando em meu corpo e alma
Um profundo e prazeroso cansaço

E na imensidão do meu inconsciente,
No vazio da minha mente agora quieta,
Encurto o passo, me lançando na exaustão
Dos meus braços.

Há sem dúvida quem ame o infinito
Há sem dúvida quem deseja o infinito
Há sem dúvida quem não queira nada

Inserida por samuelfortes

⁠Homero em Ítaca

"Toda a literatura ocidental nada mais é que uma nota de rodapé de Homero." O ruim é viver uma vida de mortal em um lugar que não é o seu. São mitos como esse que fazem a docência valer um pouquinho mais a pena.

Diz-se que "a Filosofia é uma ciência sem a qual o mundo vive tal e qual".

Também já escutei a paráfrase sobre a geologia, que entra pelos pés do geólogo experiente.

De ambas, o chiste não é verdade se a primeira é vital para o mortal saber do mundo em que vivemos e a segunda o explica desde o surgimento do Universo, da Terra, da vida e da sua forma mais instigante, o Homem.

Mais de 2000 anos se "passaram", porém, à atualidade é a mesma. Diversas pessoas são infelizes porque não encontraram a pessoa certa, o emprego certo, a cidade certa, etc... Resumindo em uma palavra: procrastinação. Procrastinar é não querer tentar o novo, é não enfrentar os desafios, é se "conformar" com o estado em que se encontra por não querer encarar situações adversas. Mais vale a derrota de uma lágrima, que a vergonha de não ter tentado.

Inserida por samuelfortes

Mãos Queimam

Baixou as armas
Jamais sacadas
Ensarilhou-as
Sem nunca
As ter
Desensarilhado

Sentiu-se
Um pistoleiro
Do entardecer
Sem nunca
O ter sido
No amanhecer

Uma sensação
De alegria
Não mais ser
O que nunca
Tinha sido
Desde sempre


Sentiu-se
Estranhamente
Feliz
Missão cumprida
Deu-se
Por satisfeito

Inserida por samuelfortes

Pessoa, pessoas

⁠Dos varios mihoes de "seres" que nunca deveriam ter nascido, aquele devia ser o numero um, ao menos que Deus se tenha compadecido de sua alma. Não seria o homem ser um passageiro entre os mundos paralelos em que o cientistas comprovam hoje em dia!
Nesse tempo falavam em telemóveis e tabletes e acho que os metiam na forca. Com poema ou não, nós eleva ao pensarem neste mundo paralelo.
'Um homem sem propósitos, não tem nada' talvez seja essa a percepção, um Pessoa a definir o seu lugar e tempo neste mundo. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Inserida por samuelfortes

Glória do Esquecimento

Se agente ir até o lago profundo do esquecimento, olhar para baixo sem ver reflexos, diríamos: "a mente do homem fosse tão controlada quanto a sua língua, todo rei estaria seguro em seu trono".
Até os filósofos que escrevem livros desprezando a glória, colocam seus nomes na capa.

Inserida por samuelfortes

Menos Propensos

Baruch Spinoza, um ser pensante, de mente privilegiada, adiante do seu tempo, totalmente livre das amarras impostas pela hipocrisia dos pretensos donos do "saber" e da "verdade" sobre a terra. Hipocrisia que reina e conduz o ser humano desde os seus primórdios.

Inserida por samuelfortes

Conjunto Uniforme

E lógico que são as mesma coisas, só existe um tecido universal, o da existência. Nós somos a matéria, todas elas, as visíveis e não, bem como o espaço e a ideia de tempo. Somos Deus, o Diabo e nós, como indivíduos. É tudo uma coisa só em comunhão. E a gente buscando lá fora quando está bem aqui dentro da nós e ao nosso redor.

Inserida por samuelfortes

Do Polegar ao Calcanhar de Deus

⁠Deus e natureza não são a mesma coisa. Deus é a pura perfeição, amor e perdão. A natureza, por mais magnífica não é perfeita e jamais poderia ser. Deus a criou assim como criou tudo, mas Deus não é a natureza, a natureza é uma criação e uma parte ínfima de Deus. O logus divino, Deus, abarca absolutamente tudo.

Inserida por samuelfortes

Substância e essência

⁠A alma, assim como a substância, a essência, as coisas e Deus são atributos da ideação de um "eu", insustentável metafisica da subjetividade. Assim como pressupõe que o que existe foi criado, você, pela mesma lógica (ou falta de alguma) crê que toda atividade é originada por um sujeito. Nada mais ingênuo do que a fé na gramática; Nada mais equivocado se pode esperar de seres ignorantes e desejosos. Procure seu eu, alma, ânima ou atman e me avise se encontrar. A mente evoluir para a sobrevivência e não para as possíveis verdades. Ilusões como o eu e Deus são, afinal, convenientes e reconfortantes quando não se consegue suportar a angústia, o desamparo e o desespero do ultrapasse do imaginário.

Inserida por samuelfortes

⁠Deus e o Apagador

Também acredito no Deus de Spinoza, e não no Deus criado pelos homens , um Deus que castiga, que fere, que subjuga. Também sou um crítico aos dogmas rígidos e a ostentação da Igreja.
Se uma pedra cair de um telhado sobre a cabeça de alguém e o matar, demonstrarão do seguinte modo que a pedra caiu para matar esse homem: de fato, se não caiu com este fim e pelo querer de Deus, como é que tantas circunstâncias (pois amiúde muitas concorrem simultaneamente) poderão concorrer por acaso? Responderás talvez que isso ocorreu porquê soprou um vento e o homem fazia seu caminho por ali. Insistirão, porém: por que o vento soprou naquele momento? Por que o homem fazia o caminho por ali naquele mesmo momento? Se, ainda um fez, responderão que o vento se levantou na ocasião porque, na véspera, quando o tempo ainda está calmo, o mar começara a agitar-se, e porque o homem fora convidado por um amigo, insistirão novamente, porquanto o perguntar nunca finda: por que o mar se agitara? Por que o homem fora convidado naquele ocasião? E assim, mais e mais, não cessarão de interrogar pelas causas das causas, até que te refugies na vontade de Deus, isto é, no asilo da ignorância
Então você acha que o vaso se faz a si mesmo. Que a rosa, o gato, o homem são auto criadores de si? Um automóvel não vem dele mesmo, precisa de uma mente pensante e mãos capazes. Criacionismo sim, panteísmo não.
Você sabe o que é um juízo inferencial? Sabe a diferença entre dedução e indução? Se sabe, entende que o "design inteligente" não passa de uma indução fraca, pressupondo um entidade onde ela é desnecessária. O universo pode muito bem ser a causa de si mesmo como algo incriado.

Inserida por samuelfortes

Para viajar, basta existir

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana. Que coisa mais sublime, enche meus ouvidos e minha alma de lirismo solto e por vezes sarcástico. É muito revelador e ainda mais nas vozes dessas duas talentosas sensações que a intérprete no tapete das etiquetas, tropeça e cai como bêbada, sendo cômico às piadas de Otelo e ao piscar de olhos dos moços dos fretes. Eu não existiria em toda minha essência sem a poesia e sem a voz de ser sublime.

Inserida por samuelfortes

⁠O Gueto

O gueto está cheio de medo
Lá fora os nazistas se espalham
debocham, irritam,
debocham, gargalham

O sorriso não anda na boca dos brutos !

A polícia fascista cercou todo o gueto
Reprimem e prendem e batem
em judeus, operários e pretos
Mas nunca sorriem porque

O sorriso não anda na boca dos brutos !

O gueto está cheio de gente
sofrida, oprimida
é gente sem pão e sem condição
que sente, que sente, que sente que

O sorriso não anda na boca dos brutos !

Fascistas se sentem tão machos
Machucam e ferem
passam esculachos
nunca esperem ver

O sorriso andar na boca dos brutos...

Usam tarjas pretas,
camisas verdes, suásticas,
e tratam mulheres, meninas
qual bonecas de matéria plástica.

O sorriso não anda na boca dos brutos !

Desmandam e mandam, dominam
até que um dia a boca se solta
a mão prepara o revide
e se concretiza a revolta

E nesse dia, com muita certeza,
O sorriso não andará na boca dos brutos !

Inserida por samuelfortes

A Roda


Sentindo todo o corpo deitado na nossa realidade, sentindo toda verdade escorrer pelo corpo e entrar por uma fresta, sem saber ao lado de um sol que talvez não vê chuva e sentindo o calor e frio, me deito. Na vista do horizonte que empurra meu olhar para longe de todo céu, ao esperar o rio que vai e pode não vir e ser emergente em meu momento, e que não sejam impressos e que fiquem por imprimir, faz com que os pequenos e para além de nossa visão sem ter amor e sentimentalidade alguma, esperança, mas que nos dê as rodas.⁠ Para onde veio, volta depois.

Inserida por samuelfortes

⁠A morte de Deus

Aironia de um existir é muito inteligente, pois revela, de forma lúdica, verdades em que muitos se enxergam mas não se reconhecem pelo simples fato de estarem com as mentes enraizadas pelos conceitos criados pela sociedade. Somos uma folha em branco quando nascemos, mas cada sociedade, cada grupo humano que vive de rótulos, nos transcreve a sua "verdade". Talvez, com essas saborosas ironias, a libertarmos desses rótulos que nos prende e escraviza. A verdadeira liberdade é a consciência que temos de nós e como a lidamos perante o mundo, sem o medo característico imposto pelas crenças mundanas com aparências espirituais.

Inserida por samuelfortes

⁠Torna-te necessário a alguém
Observe o estímulo, "Cada pessoa é responsável por todas as outras", essa frase seria ótima para a campanha de racionamento de água. Solidarizar ao próximo é algo normal, afinal, há um sentimento de compaixão em várias circunstâncias, mas muitas vezes essa solidariedade não se torna uma ação efetiva. Cada vez mais, especialmente no contexto de pandemia, a angústia individual e coletiva se acentuam.
Encontrar pessoas com vela acesa até que é comum, todavia, poucos estão dispostos a compartilhar com o próximo.

Inserida por samuelfortes

⁠Tic Tac, visível

Acordo de noite, muito de noite, no silêncio todo. Hoje, 13\12, foi o dia em que vi as luzes se apagarem e um sufocar de medo em meio à correnteza de uma enxurrada da chuva que caía há 25 anos. Chuva fria e sinto cada gota, sinto o olhar de medo e sem mais nada o que fazer, não mais acordava. Naquele momento, era o nascer do apagar de várias lâmpadas de natal, o perder de várias luzes natalinas, o desenrolar de medo e solidão. De chinelos havaianas, água por entre os dedos e corrida na noite fria, escorregar de chinelo, naquela hora em que toda havaiana é famosa e reconhecida, quando se solta ao meio entre o polegar, não há mais tempo para baixar e prender, melhor deixá-la assim mesmo que a correnteza levará, assim como levou o tempo e o sangue.
O desacender de árvores, apagar de sorrisos, decorrer do vazio, no tratar dos pássaros e mergulhar no profundo lago da lamentação. Dorme, nós temos luzes, só tem , neste lugar, a humanidade de nossas duas janelas.
Neste momento e lugar, ignorando-nos, somos toda a vida e, sobre o parapeito da janela da traseira da casa, sentindo húmida da noite a madeira onde agarro, debruço-me para o infinito e, um pouco, para mim.

Inserida por samuelfortes

⁠Tic Tac, visível

Hoje, 13\12, foi o dia em que vi as luzes se apagarem e um sufocar de medo em meio à correnteza de uma enxurrada da chuva que caía há 25 anos. Chuva fria e sinto cada gota, sinto o olhar de medo e sem mais nada o que fazer, não mais acordava. Naquele momento, era o nascer do apagar de várias lâmpadas de natal, o perder de várias luzes natalinas, o desenrolar de medo e solidão. De chinelos havaianas, água por entre os dedos e corrida na noite fria, escorregar de chinelo, naquela hora em que toda havaiana é famosa e reconhecida, quando se solta ao meio entre o polegar, não há mais tempo para baixar e prender, melhor deixá-la assim mesmo que a correnteza levará, assim como levou o tempo e o sangue.
O desacender de árvores, apagar de sorrisos, decorrer do vazio, no tratar dos pássaros e mergulhar no profundo lago da lamentação. Dorme, nós temos luzes, só tem , neste lugar, a humanidade de nossas duas janelas.
Neste momento e lugar, ignorando-nos, somos toda a vida e, sobre o parapeito da janela da traseira da casa, sentindo húmida da noite a madeira onde agarro, debruço-me para o infinito e, um pouco para mim. Acordo de noite, muito de noite, no silêncio todo.
Aprendi, que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência, que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a, que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer, que as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu. Que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las, que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa, que a vida é dura, mas eu sou mais ainda, que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto, que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular, que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada, que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes, que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.

Inserida por samuelfortes