Textos Felicidade e Amor
Já deixei pessoas partirem e a cada despedida não dita, fui me sentindo mais leve como se pedras fossem removidas dos meus ombros. Pensei que isso era algo bom, mas descobri que de coração em coração lançados para longe, as pedras que eu tanto presumia como pesos foram me deixando mais leve, até que eu me senti sem chão. O vazio me embalava em seus braços.
Pobres de vocês, artistas que são reconhecidos por suas almas de dinheiro, por suas peças teatrais chamadas de futilidade moderna e seu sensacionalismo barato, que de aparência possuem apenas suas máscaras de falsidade e apresentam-se num teatro que se passa a céu aberto, ao blefe de medíocres que os adoram.
Conversar com velhos me deixa contente. Parecem sábios, pacientes, demonstram inocência e falam com um tom de seriedade que me assusta. Nunca saberei o que a vida reserva para cada um de nós, mas eles contam histórias com uma naturalidade vinda da alma, veem felicidade em pequenas lembranças, e nós, nós nunca sabemos como viver. Porque quando estamos tristes, um pedacinho de nós pode sorrir, mas quando estamos felizes, nunca sabemos como encontrar mais felicidade no rio da alegria.
Acredito que já perdi tempo demais sozinho, trancafiado no meu beco escuro e entristecido da alma. Cada minuto é uma batalha constante pra ver, e ouvir. Tenho planos, pretendo conversar com pessoas, escrever um bocado de coisas que farão meu coração saltar pela boca, ou talvez, o coração de alguém. Mas dai a noite chega e eu não sei por onde começar ou, terminar o nada feito. Afinal, não costumo significar nada para a maioria das pessoas e muito menos, elas para mim.
Ter alguém torna tudo mais simples para suportar, a vida, os problemas diários, as lágrimas. Mas se não for pra amar de verdade, nem se aproxime, se não for pra aguentar junto, que sofra sozinho. Pois essa é a minha lógica, relacionamentos não são feitos apenas para sorrir e momentos fofinhos, me enoja saber que lágrimas não são compartilhadas e reciprocidade perde-se em meio à falsidade. Se quer amar, que seja até nas dificuldades, porque caso contrário, se as pessoas desejassem ilusões, estariam num deserto admirando miragens.
Sabe o que é triste? Olhar para o relógio e ver o tempo evoluir, analisar os ponteiros e esperar que tudo seja resolvido. Mas não resolve, o tempo dá voltas e voltas e a pessoa que você tanto espera também não volta. Então você deduz que o melhor a fazer é seguir a vida, mas dai você se pergunta como e onde prosseguir. Porque entre todas as incertezas você apenas sabe que se perdeu, e agora, não consegue se encontrar.
Sei que ao alcançar um sonho, provavelmente vou estar mais morto do que vivo. Diferente do que as pessoas dizem, os sonhos não nos tornam fortes, deixam-nos vulneráveis. As pessoas nunca entendem a diferença entre reconhecimento e realização. Procuram notas de dinheiro achando que só porque são feitas de folhas de papel, elas serão leves e podem voar até si, mas não, nunca voam porque mãos humanas as seguram. Nunca entendem que não importa a quantidade obtida, muito menos a realização, mas o peso que você carrega na alma. Quanto mais longa for a jornada, mais os sonhos pesam. E o que antes era um sonho, agora tende a ser um pesadelo. Se sua busca era ter uma estabilidade física, prepare-se para a instabilidade da alma.
Algumas noites são simplesmente muito difíceis. Enquanto o dia ainda tem luz, nem sempre nossos fantasmas estão prontos para nos assombrar. Mas eu sei que hoje não é só eu que me sinto assim. Quando fecho os olhos posso sentir o coração de milhares outras pessoas batendo, no mesmo ritmo cansado do meu. Ele nem sequer quer bater. Cada respiração é mais difícil de continuar… Acho que a demora para cada batida acaba me dizendo o quanto ele está machucado. Sou muito sensível, preciso de alguém para respirar por mim. Me respire. Traga minha alma até seus pulmões, me sinta por dentro, expire o meu espírito. Me diga o que você sente. O que é? É doce, amargo? O que eu sou? Porque me sinto tão pequeno perto de um mundo tão grande. Mas eu sou o oceano, e não o mar. Eu sou a lua, e não as estrelas. Há um universo dentro de mim. Espero que eu possa me derreter no seu corpo, e me dissolver em você… Eu quero desaparecer em outra pessoa. Não há mais lugar no mundo para pessoas como eu. Intoxicado com a loucura, estou apaixonado pela minha tristeza… Me deixe estar em você… Nem que seja por um tempo. Você pode partir de manhã, mas antes me abra, me sinta… Me tenha. Me lave… Me revire por dentro, e me ame até o caminho da saída.
Aprenda a amar aqueles que machucam você, porque provavelmente, eles são os mais próximos que caminham ao seu lado. Não importa o caminho ou como eles aprenderam a respeitar ou chutar pedras. Pense em todos que você já machucou e que agora, fazem o mesmo. Viver é uma prova de paciência, queimar pontes, reconstruí-las. E amar, amar é um veneno que pode ser também uma cura.
Minha guerra não era real, era invisível. Os sentimentos eram pesados como chumbo e minha caixa de munição já estava vazia. Não havia outro jeito, eu precisava distribuir doses de emoção aniquiladoras como bombas, corrosivas como ácido. A dose letal era um pouco de atenção. Uma atenção que nunca existiu, uma atenção patética envolvendo pessoas. Eu só desejava sorrir, embora boas munições de verdade afastam qualquer um. E nessa guerra, nem todos entendem as razões. As emoções precisam ser livres, precisam fugir da guerra da solidão e encontrar um abrigo aconchegante ao seu lado.
Reflito sobre os anos da minha vida com grande desdém. Ela é tão limitada, tão escassa, tão bela, mas às vezes, tão distorcida. Não existem palavras para definir o bem mais valioso que possuo. A vida é uma paixão e eu preciso seguir ela. Pergunto-me sobre o que eu gostaria de fazer hoje ou com quem eu gostaria de estar, pergunto-me sobre o tempo e meus sonhos, sobre o sentido dúbio das coisas: sonhar em ser escritor ou escrever de verdade, tocar uma vida ou trocar de vida, fazer valer a pena ou fingir congelar as horas. Meu tempo é algo muito precioso e por sinal, astuto. Ele rege a minha existência, embora no fim das contas eu mesmo dou as ordens. Sou o dono do meu destino, sou o tempo que escorre pela ampulheta, sou o prisioneiro da minha alma. O desdém é pasmo, mas para ele mesmo.
Francamente, você era o erro que eu mais gostava. Não havia coisa melhor do que observar suas curvas e receber suas palavras afiadas que caíam como navalhas sobre mim. Você era um belo erro e assim como qualquer linha torta, você teve lá suas vantagens e desvantagens. Mas você ignorou as margens, golpeou os bons modos e rabiscou demais meu coração.
Costumamos esquecer de tudo que nos tornamos e vulgarmente negligenciamos o quanto estamos mal, mas sequer percebemos que a vida deveria começar agora. Se cinco minutos são inúteis para mudar algo, considere incinerar cinco minutos aqui descritos com fumaça de nicotina sob seus pulmões. Existem duas coisas que não voltam na vida: o tempo e a sua saúde. Desperdiçar o que você possui de mais precioso é caminhar até o próprio funeral.
Este é um chamado doentio, eu lhe entendo. É difícil suportar ou até mesmo aceitar quem você é, como você prosseguirá ou quem lhe apoiará. Todo mundo está se levantando e todo mundo está correndo. Mantenha a cabeça erguida e acredite na libertação, pois somente você conhece a verdade. Isso com certeza vai doer e o pior caminho é continuar no mesmo lugar onde se está atualmente, preso em seu mundo repleto de gárgulas, cercado de construções abandonadas e teias de aranha no vão da alma. Não aprisione a si mesmo e não se culpe, muitos desejam te deixar para baixo, mas eles simplesmente não podem controlá-lo. Apenas abra seus olhos e veja uma alternativa, todo mundo possui rachaduras em volta do coração e todo mundo precisa de alguém para se curar e, independente da sua situação, apenas saiba que você não está sozinho.
A gente ama o que parece conveniente, defendemos o que acreditamos ser justo: amar, falar, abraçar, sorrir, orar, etc. Falhamos miseravelmente. Aparecem vários casos de desumanidade no mundo: um hipócrita que julga amar e ignora um mendigo na próxima curva da vida, um mau samaritano que julga ser humilde mas arremessa pedras como se fossem flechas. Engraçado, o amar também significa julgar perante nosso próprio bem entender. Amar seria então, não saiba amar, mas ame minhas atitudes?
Tenho andado em círculos o dia inteiro, talvez a vida inteira. Não sei, me cansei, nada mais faz sentido. As voltas que eu dou nunca são suficientes pra me animar, me tranquilizar, me curar. Estou atordoado, bagunçado, meramente ignorado. Ignorei a mim mesmo, meu jeito, minha companhia. Disse pra solidão dar um tempo, respeitar, se calar, como se ela fosse capaz de me ouvir. Eu ouvia a ela, através dos meus olhos, dos meus sentidos. E o medo! Oras, o medo vai passar pela sua mente como uma nuvem negra refletida no espelho. O medo irá embora algum dia.
A vida é cheia de poréns que eternizam. Quem não deveria ser valorizado recebe nossos sorrisos e quem não faz a menor diferença recebe toda a nossa atenção. E é nesses poréns que acabamos nos machucando, recebendo farpas de tristeza e marcando permanentemente a alma com cicatrizes que nunca se apagam.
Não costumo acreditar que o sorriso de alguém é tão lindo a ponto de fazer apaixonar, mas olha, o seu custou a minha sinceridade. E olha lá que estou tentando ignorar as incoerências da vida, é tenso. Eu sei que vou parecer o mesmo idiota apaixonado de sempre, mas quem consegue ignorar o que se sente?
Você se apaixona e nem sabe se isso é tão bom assim. Os fins não dizem suas datas, a tristeza da perda não diz quando irá embora e a solidão nunca dá espaço pra você respirar. É uma droga, amar é uma droga que vicia. Talvez eu deveria me perder nos seus braços e nos seus lábios. E por que não? Você é tão doce, tão fofa, eu não quero possuir abstinência de uma droga que anda e fala.
De repente, quando percebi, ela já havia se tornado apenas uma página virada como em tantos outros livros por ai. Algumas pessoas não merecem ser o capítulo inteiro da história, muito menos ela em si. Em algum momento, você precisa parar de ler uma biografia horrível e colocar uma vírgula de fim. Não seria nem um ponto meu bem, seria uma vírgula pra eternizar esse zero à esquerda.