Textos Felicidade
Buscando a Felicidade
Sempre desejamos encontrar com a felicidade. Queremos realizar sonhos que atendam nossas expectativas, por isso, quando encontramos o não da vida debatemos com a frustração.
Queremos saber o sentido da vida, nos frustramos porque não achamos a resposta. Queremos mudar o mundo, nos decepcionamos porque o mundo segue o curso de sua história. É como procurar o navio pelo rastro. Consolamo-nos com as analogias que coincidem com a realidade do desfecho da complexidade dos problemas humanos.
Esta situação imprevisível causa em nós um sentimento desanimador. Manter a vida satisfatória é um exercício que não é natural. Para se alcançar a excelência é necessária uma ação sobrenatural. Se você quer viver uma realidade de conforto, terá que trabalhar e economizar, saber investir seu dinheiro. Tudo isso gera um esforço que não é da natureza. Se algo tem que ser explicado ou construído, torná-se uma realidade artificial.
A grande realidade verdadeira e pura é a natureza, que com simplicidade sem esforço alcança a excelência de alcançar seus objetivos. O pássaro, por exemplo, voa sem precisar calcular o percurso e as resistências de suas asas. A orquídea veste os mais belos vestidos com cores que encantam os olhos de todos.
Criamos uma realidade de conforto e sofistificação, onde tudo depende do esforço sobrenatural.
O homem não contenta com a realidade que possui. Neste caso, somos todos invejosos, pois, queremos a capacidade do mergulho dos peixes, o vôo dos pássaros, o colorido das flores, a força do rinoceronte, a beleza do resplandecer do sol.
Nesta busca frenética da excelência, perdemos o rumo da felicidade. Se buscarmos os momentos felizes no bolso de nossa memória, encontraremos as coisas simples e não as grandes e desgastantes conquistas. Encontraremos o dia que brincamos na chuva. O abraço do filho em um momento inesperado. O gol que fizemos com pés descalços na rua. O doce momento de carinho da mãe.
Não quero sofrer pelo que não tenho e nem pelo futuro incógnito. Quero alimentar minha felicidade de coisas simples que são lembradas pelos meus sentidos. O cheiro da chuva, do doce, do perfume e das cores que me fazem lembrar que eu sou feliz.
O mundo tem seu caminho. O meu é desconhecido. O momento do agora é o maior presente que podemos contemplar. Às vezes a vida é como um jardim paradisíaco. Em outros momentos a paisagem se modifica e tudo fica escuro e assustador. Somente a chama da esperança pode nos manter caminhando para o futuro incerto. Muitos dizem que a felicidade não existe. Acham que ela é um sonho dos homens que não acordam. Desanimados deixam de construir o castelo de sua felicidade.
Nossa vida deve ser um caminho de duas vias, aonde, os amigos vão e vem. Um caminho sem muralhas, sem pedágio. Nesta estrada da existência com certeza aparecerão os buracos. Um caminho sem deformação que não necessita de reparos não é usado com freqüência. Somente aqueles que o levam a destinos que tem a mercadoria felicidade são os mais freqüentados.
A cicatriz da alma faz lembrar uma história. Um livro de páginas em branco não tem lembrança. O sentimento são as páginas da alma que guardam a lembrança dos rascunhos de nossa existência. Que elas sejam boas ou más. O importante é ter história para contar. Ter motivos para chorar.
Viver sem lembranças é morrer. Morremos quando deixamos nossa frustração ser maior que nossa procura. Vou me frustrar, mas, continuarei sonhando e lembrando os momentos mais felizes que vivi. Hoje sonho com minha velhice, onde, lembrarei das dores e das alegrias do hoje.
A felicidade é um estado de espírito. Para que tenha valor ela deve ser desejada nos momentos de aflição. Felicidade constante perde o sabor e se torna melancolia. Essa combinação de aflição, medo, saudade é a receita que da o sabor da felicidade. Você descobrirá que o sabor é variado. O nascer de uma criança compensa a perda de um amigo. A beleza do nascer do sol substitui a ausência da lua. Tudo vai mudar. Essa é a única certeza que podemos ter. Como diz Roberto Carlos “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu senti”.
As metas podem ser alcançadas, mas, dificilmente serão mantidas. Os objetivos mudam de escala. As metas alcançadas perdem o valor. Perceberá que a felicidade não estava lá.
Nada poderá nos trazer felicidade. Ela está dentro de cada um, basta usá-la. Cada um ao seu modo. Brincando, trabalhando , descansando, ou seja, do modo que preferir. Felicidade não é conseqüência dos objetivos alcançados, mas, os objetivos alcançados são conseqüências do seu estado de felicidade.
O bom ânimo alegra o ambiente. Contagia, constrói e influência. Estas palavras não são novidade para ninguém, porém, esquecemos dos conceitos básicos da vida e perdemos o rumo de ser feliz.
Nós somos felizes. Portando não existe busca da felicidade e sim o uso. Muitos continuarão buscando, enquanto outros a estarão usando, independente da realidade do nosso trabalho, de nossos sonhos, de nossos estudos.
Para usá-la devemos ter a capacidade de nos adaptar com o meio. As circunstancias mudam constantemente. Não adianta reclamar. Temos que ter a capacidade de se adaptar às mudanças da vida. Entenda que sucesso e felicidade não é a mesma coisa. Sucesso é conseguir o que desejamos. Felicidade é amar aquilo que conseguimos.
Nerivaldo leite da Silva 02\02\2009.
Lamento de amor não finda,
tristes são seus caminhos...
Mas quando a felicidade
nos tira dessa inquietude,
trazendo a certeza de sermos amados,
ainda assim existe a saudade,
a exigir sempre mais de nossas lembranças.
Embora nos sintamos realizados,
Vivendo momentos de amor sublimes,
tendo as delícias da entrega total,
E que depois de poucos minutos,
Novamente reacende como brasa,
Sempre algo parece faltar...
O desejo insaciável a pedir mais
ternura e carinho, e então,
é o que queremos sentir e recordar...
Queremos ter a felicidade de nos possuirmos,
em espírito e corpo ligados para sempre.
Mas a saudade sempre nos acompanhará,
neste nosso amor louco e apaixonado...
Nossos destinos estão interligados,
juntos mas separados...
“Triste felicidade”
Todos os dias me encanto com sua beleza, teu perfume acompanha seu sorriso, mesmo quando teu rosto emana certa tristeza.
Todas as noites me refresco em seus afagos, abraços, seu dia-a-dia contado com carinho, detalhando todos os passos.
Toda escolha mostra suas dúvidas, a brincadeira que é amar, a brincadeira de ser feliz, decerto estremece um belo sonhar.
Toda queixa vem acompanhada de afazeres, desejos abandonados, beleza ditada em versos, maldição que seca a rosa; sofrimentos belos, calados.
Observe àquela cena corriqueira, o mesmo fogo da lareira, a direção exata de quem ama não tem paradas; caminhos livres.
Observe a felicidade à sua volta, um pequeno gesto de carinho, um jantar a luz de velas; brigas do destino.
Deixe de lado conversas cansativas, rusgas orgulhosas, teu amor não é uma página virada, mas meu coração é apenas seu.
Deixe as peripécias do destino de lado, não é tempo perdido, vale muito mais arriscar do que planejar um caminho.
O amor é um pesadelo, um livro de folhas em branco, tentador, melancólico, assustador; um vício que não causa dor.
O amor é aquilo que se respira,o que você vê e te inspira,é doença que contagia; é viver.
Chegou o dia em que gostaria de conhecer a felicidade em um sussurro singelo que toca o coração.
Quero lembrar-se de um instante mágico e carinhoso que me fez transbordar meu coração.
Acredito em um caminho feliz que irá superar toda dificuldade entre nosso amor.
Cada gota de lagrima que se dispersa de seu rosto não é de tristeza e sim a emoção tomando conta de seu coração.
É guerreira às vezes faceira não se priva as circunstâncias e se te negam a felicidade é guerreira para lutar pelo seu querer.
Vive amando, sonhando, desejando a felicidade que com exclusividade se faz faceira para conquistar seus objetivos.
Plenamente é forte e faz suas batalhas em uma forma de superação.
O que é felicidade
Senão um momento
Que a gente gostaria que durasse pra sempre
Mas como se iludir com a felicidade
Se a gente descobre que o ‘pra sempre’ não existe
Porque não há pra sempre?
Se o que a gente quer é pra sempre ser feliz!
A gente se contradiz quando vive
Por que viver é praticar emoções
E nem sempre a gente tem o controle sobre elas
Viver nos descontrola
A vida é um descontrole
Quem não sabe ainda a diferença
Entre teoria e prática?
Só quem não viveu
Tudo na vida é tão relativo
Os sentimentos não têm dose certa
Não no descontrole de nossas emoções
Nem no controle de nossas mãos
Exageramos na dose
Sempre ou quase sempre
Pra mais ou pra menos!
Felicidade onde estás?
O que te faz feliz?
Senão as coisas amadas
Aquelas que esquecestes
Na varanda ou na calçada
O que te faz infeliz?
São coisas indesejadas
São tantas acumuladas
Na gaveta ou na sacadas
Alargue seu coração
Pra tudo que te faz bem
Afague com gratidão
A vida que queres bem
Se é pra seguir que sigas
Se for pra voltar que voltes
Se for pra chorar que chores
Se for pra sentir que sintas
Porém se for pra matar
Mates apenas a saudade
Se for pra cantar
Que cantes felicidade.
Como um artista que busca em sua obra a perfeição da arte eu busco a felicidade, às vezes a sinto tão perto e outras vezes a sinto tão longe.
Faço-me insensível quando penso na frustração de forma derradeira na minha vida.
Toda minha vida eu tive a esperança que se fez adentro de meu coração e me faço gentil e sincero, pois minha virtude é a educação.
Você é meu tudo e nada mais importa o suficiente para minha felicidade.
O mundo poderia parar, pois não me chamaria à atenção por que somente você domina minha atenção.
Seus passos são inspiração para meus versos apaixonados, porem com a intenção de ter sua atenção para minhas poesias simples mais de coração.
Hoje Sempre
Sensação de bem-estar,
Uma paz no ar,
Felicidade refletida no olhar.
Bons momentos,
Vibração intensa,
Lembranças envolventes.
Pessoas quentes,
Bonitas,
Atraentes.
Sorrisos,
Cigarros,
Beijos ardentes.
Pensamentos tão fortes
Que fazem desse dia passado
Um dia presente.
A felicidade não está em viver.,,,,,,se você não vive você não tem felicidade ,,e nem existe
Mas em saber viver. Saber viver, E viver a vida em versos e prosa
Não vive mais aquele que mais vive. Mas sim aquele que vive a vida a cantar e amar
E sim aquele que “melhor“ vive. E aquele que vive como eterna criança ,,por riso não deixe que morra a criança que vive em você
E ai sentimento chamado amor que caminho que devo seguir? Não tenho sorte no caminho da felicidade e não tenho força no caminho da dor.
Você entrou em meu coração e trouxe a frustração junto e deixou-me marcas sofridas que de lagrimas me arrebato e tento me fazer puro.
O vazio tem uma imensidão e o frio me aquece na minha solidão incrivelmente não consigo parar de pensar no amor.
Felicidade
Foi quando
Eu não procurei
Que te encontrei
Foi quando
Eu não confiei
Que fui surpreendida
Quando eu não mais esperava
Que tudo aconteceu
De uma forma rápida e inesperada
Será que isso não passa de
Um sonho?
Não quero mais acordar.
Mas é algo tão real
Não preciso sonhar para vê
É só abrir meus olhos
E contemplar
A realidade mais linda.
Felicidade
A felicidade está tão perto da gente.
Mas tão perto que não a percebemos.
Está...
No olhar de uma criança,
Num simples abraço,
Numa palavra de carinho,
Na luz do sol,
No vento que anuncia a chuva,
Nas flores, nos pássaros
No céu, na lua e nas estrelas...
A felicidade esta em todo lugar.
Mas somos cegos, surdos e mudos
Para poder percebê-la.
Queremos "tocar" a "Dona Felicidade".
Mas ela, é intocável
Só é sentida
Lá dentro do coração...
Vamos abrir todos os nossos sentidos.
Deixá-los livres para perceberem os mínimos detalhes do
dia a dia.
Tente, passe um dia só, percebendo e sentindo seus
"Pedacinhos de Felicidades".
No final do dia,
você irá descobrir que não precisa muito para ser feliz.
Basta juntar os pequenos momentos para que se tornem grandes.
O tempo passa e você percebe que a felicidade é estar com alguém que você o faz feliz. Mas que não precisa dela pra ser feliz.
Percebe que o alguém que você ama ou talvez pensa que ama e que não quer nada com você, certamente não é o amor da sua vida.
O tempo ensina a você gostar de você, e esse gostar passa a ser tão seu que você só vai gostar de quem realmente gosta de você.
Sabe porque?
Simplesmente porque entre todas e tudo, você é a principal fonte desse gostar.
Sendo assim, ame-se, cuide-se, divirta-se,
e depois... bem!
depois, alguém vai gostar de você!
Dizem por aí que a felicidade é contagiante.
Que só de estar ao lado de pessoas que irradiam essa felicidade você acaba ficando feliz também.
Acho bobagem isso.
Por mais que fique feliz por aqueles que me cercam estarem felizes, isso até deveria ser, mas não é não é algo que me faça colocar um sorriso na cara e realmente seja feliz pelo muito que tenho.
A teoria de valorizar o que se tem não funciona direito na prática.
Pois valorizo muito o que tenho mas, não consigo me sentir alegre, para não dizer feliz.
Passei a acreditar que a felicidade não existe, ela é o caminho que percorremos atrás de um objetivo.
Mas...
Parece que sempre falta algo.
Ou quase sempre.
E o meu algo falta faz tempo.
E o meu tempo, felizmente, não faz falta.
Meu nome é FELICIDADE!
Faço parte da vida daqueles que tem amigos,pois ter amigos é ser feliz.
Faço parte da vida daqueles que vivem cercados de pessoas como você,pois viver é ser feliz.
Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado,amanhã é futuro,e que hoje é uma dádiva,por isso chamamos de presente.
Faço parte da vida daqueles que acreditam na força do amor,e que acreditam que para uma história bonita não há ponto final.
Sou casada,sabiam?!
Sou casada com o TEMPO!
Ah!O meu marido é lindo,ele é responsavél pela resolução de todos os problemas,ele reconstrói corações,ele cura machucados e vence a tristeza.
Juntos eu e o TEMPO,tivemos 3 filhos:A AMIZADE,o AMOR e a SABEDORIA!
A AMIZADE é a filha mais velha,uma menina linda,sincera e alegre,ela brilha como sol,une as pessoas e pretende sempre controlar e ajudar os outros.
O AMOR é o filho que mais dá trabalho.Ele é teimoso,as vezes só quer morar em apenas um coração,mas eu vivo dizendo:
-AMOR!Você foi feito para morar em dois corações e,não em apenas um!
O AMOR é complexo,mas é um menino lindo,muito lindo.Quando ele começa a fazer estragos,logo eu chamo pai dele,ai o TEMPO sai fechando todas as feridas que o AMOR abriu.
A filha caçula,a SABEDORIA,já me ensinou que tudo no fim dá certo e,se ainda não deu certo é porque não chegou ao final.
Por isso,acredite sempre na minha família.Acredite no TEMPO,na AMIZADE,na SABEDORIA,e principalmente no AMOR.
E ai concerteza,um dia eu,a FELICIDADE,baterei a sua porta!!!!
Para me acalmar tento pensar em coisas felizes..
Mas em que pensar se parte da minha felicidade foi você..?
E quando lembro de você, de nós, ou de nossos momentos,me desespero e caio em lágrimas, tento não me afogar ,pois sou pequena, mas meu sentimentopor você enorme,então crio coragem e penso em um jeito novo de me acalmar.
Lembro então de todas as nossas brigas e sentimentos ruins ,vem a raiva e mergulho sem pensar..!
Mas e agora quem podera me salvar..?
“BRUTOS”
AUTOR: Luiz Santos
Passamos a felicidade aos outros
Quando encontramos a paz interior.
Nela reside o espírito,
Branda morada do amor.
E onde plantar o amor
Seja qual for o lugar,
Não há de como evitar
Sempre nascerá uma flor.
A colhê-las, desperta então o carinho.
Que como o ninho, guarda o passarinho.
A tocá-las o cuidado das mãos.
Que todo rude, que não se mude,
Não pode fazê-los então.
Dizem que os brutos também amam.
Mas, isto é fato que não procede,
O amor é dádiva sagrada divina.
Ao tosco? Não se descreve.
Amar é mais dar, que receber.
Quanto mais partilhar,
Mais felicidade se tem.
Ah! E então esses brutos?
Esses brutos?
Esses: Não dão nada a ninguém,
A eles, só os interesses convém.
A felicidade
Não é o mais brilhante,
mas é o mais sútil,
delicado e penetrante dos sentimentos.
Não importa o tempo, a ausência,
os adiantamentos, a distância, as impossibilidades.
Quando há AFINIDADE,
qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa,
o afeto, no exato ponto
de onde foi interrompido.
A FINIDADE é não haver
tempo mediante a vida.
É a vitória do adivinhado sobre o real,
do subjetivo sobre o objetivo,
do permanente sobre o passageiro,
do básico sobre o superficial.
Ter A FINIDADE é muito raro,
mas quando ela existe,
não precisa de códigos
verbais para se manifestar.
Ela existia antes do conhecimento,
irradia durante e permanece depois que as
pessoas deixam de estar juntas.
A FINIDADE é ficar longe,
pensando parecido a
respeito dos mesmos fatos que
impressionam, comovem, sensibilizam.
A FINIDADE é receber o que vem
de dentro com uma aceitação
anterior ao entendimento.
A FINIDADE é sentir com...
Nem sentir contra, sem sentir para...
Sentir com e não ter necessidade de
explicação do que está sentindo.
É olhar e perceber.
A FINIDADE é um sentimento singular,
discreto e independente.
Pode existir a quilômetros de distância,
mas é adivinhado na maneira de falar,
de escrever,
de andar,
de respirar.....