Textos Engraçados sobre a Vida
"O que eu conheço é o que eu busco,
E eu busco a totalidade.
O que toca fundo, o que tem sentido.
Meio termo, meio passo, meio vivo,
As coisas pela metade me faz mal.
Quem não se conhece aceita qualquer coisa.
Não conheço o caminho mas, vou segui-lo mesmo assim.
Não sei do mundo, mas sei de mim,
Eu me conheço.
O que eu permito é tudo que me eleva,
Se não engrandece, não me acrescenta, então desce!
A luz e a sombra me somam, me mostram, me dizem o que sou.
Sou o doce e o amargo, não há o que escolher...
Verso e inverso, yin-yang, eu me completo.
Tudo que minha alma já viveu me compõe,
E o que me compõe habita em mim.
E o que habita em mim, eu conheço,
E o que eu conheço eu permito.
E o que eu permito, é o que eu sou."
(Miguel Parente Neto)
Sou momentos, palavras e sorrisos, sou a saudade que aperta o coração.
Aquele sonho em forma de beijos, a alegria que chega de mansinho e sem avisar.
Sou a verdade em meu coração e não, aquilo que dizem sobre mim sem, ao menos, conhecer a minha história.
Sou aquilo que aceito pra mim e também aquilo que afastei de mim, por não querer sem mártir ou, o vilão dessa história.
Então, que bom que tudo seja tão complicado mas, tão cheio do que mais importa: intensidade, verdade, carinho, atenção, respeito e muito amor.
Não tenho pretensão de agradar a todas as pessoas com quem convivo.
Não tenho a menor ideia onde vou estar daqui um, cinco, dez ou vinte anos e nem sei também se vou querer estar.
Não tenho a menor noção se o carinho, respeito e confiança que deposito em certas pessoas é recíproco, faço isso simplesmente porque é o sinto que devo fazer.
Não faço questão de acertar sempre mas, sempre procuro errar o menos possível.
Não quero um milhão de amigos, meia dúzia de bons e leais amigos é tudo que preciso.
Não faço absolutamente nada que meu coração, mente e consciência não me permitam fazer.
Peço desculpa e perdão sempre que julgo que errei, porque eu não tenho compromisso algum com o erro.
Sou complicado, chato, irritante e muito verdadeiro e espontâneo em minhas atitudes.
Sei o que sou e como sou, então não preciso de ninguém falando de mim o que não sabe, o que imagina ou pensa saber ou, o que possa ter ouvido sobre mim.
Minha verdade é bem diferente das suas suposições e infinitamente mais sólida que as suas palavras.
Para vocês, que insistem em me julgar e tentar me incomodar com sua inveja, amargura ou tristeza, só posso dizer: eu tô aqui! E aqui eu não sou coadjuvante! Na minha vida eu sou o diretor, o roteirista, e o ator principal. Portanto contente-se em fazer parte da minha vida como figurante, coadjuvante, plateia ou, simplesmente, não faça parte alguma dela!
A vida é assim...
Eu queria a certeza do meu caminho.
A paz de um abraço sincero.
Eu queria de volta o sorriso de criança.
A alegria de um viver, sem conhecer ou entender.
Eu queria ser mais do que sou.
E menos do que já fui.
Eu queria ser feito apenas de coisas boas.
Mas, sou tão humano que me assusto.
Eu queria apenas boas palavras, bons sonhos, boas lembranças...
Mas tenho em mim de tudo um pouco.
Eu queria ter apenas a certeza de um amor tranquilo.
Mas o que tenho são as incertezas de uma vida.
Porque são nos erros que eu me encontro.
São nos acertos que eu me calo.
E, é essa a vida que eu escolhi para mim.
Minha vida toma rumos incertos.
Meu destino não pode ser entendido ou explicado.
Meus sonhos se lançam ao mar de encontro aos rochedos...
Tudo tem a dimensão do desespero e a simplicidade de um sonho bom.
O motivo? Não importa. A razão? Não sei explicar.
Só o que sei é que eu tenho a vontade inerente dos que amam ou já amaram.
Sou apenas alguém querendo ser feliz. Sem procurar razões, motivos ou reconhecimento.
As lentes dos meus olhos veem, sentem, respiram amor!
Elas fotografam para mim o momento vivido naquele único instante e trazem uma energia linda, mas a única forma de expressar as belezas que aprecio com estas lentes é através das palavras de gratidão, amor e infinita paz!
Ajuste as lentes dos seus olhos e aprecie a beleza que há ao seu redor, faça isto neste momento e encante-se com a beleza da vida.
Vida é tudo que sei!
Imagina a dor que é para uma mãe perder três de seus filhotes, num segundo estavam todos ali e num minuto depois sua ninhada já não era mais a mesma! Ela grita, cacareja, esbraveja, mas nada de som, saio para tentar espantar seu algoz um gavião grande que pousou na grande árvore, ele voa, talvez não tenha conseguido também o alimento para os seus filhotes, a galinha continua gritando, muito! Faço uma patrulha, procuro por penas, e até mesmo um pintinho perdido, mas não encontro. Vou até a grande árvore e nada! Volto triste, não posso dizer que isto não mexe comigo, poxa são vidas! Queria que eles se alimentasse de frutas, mas não é assim! Porém, observando a galinha ao longe ... conto e reconto, falta três, hoje mesmo pela manhã havia seis! Paro , decidi fazer um rapé, mentalizo ajuda para ela, rogo a São Francisco que amo tanto para ajudar na sua dor. Do nada ela sai correndo do seu esconderijo e os filhotes vivos vão atrás, e para minha surpresa, mas não para a Dona Galinha, vem um pintinho da grande árvore em direção a ela. Ela o recebe e os cacarejos cessam, ela não estava chorando sua dor, ela cacarejava para que o filhotinho soubesse que era para ficar calmo, e ele ficou tão quietinho que mesmo na minha patrulha eu não o encontrei! Ufa! Que bom, ao menos um voltou vivo para casa! Quanto ao Gavião... ah este eu não sei! Honro todos os seres! Ahooow
Desde criança meu coração clama pelo que sustenta a alma, pela alegria da vida, pelo silêncio que ensina, pelas mãos que afagam, que acolhem, pelo riso só por sorrir. Clama pela sensação de paz infinita. Hoje sinto, agradeço e entrego a beleza de Ser apenas Ser e sentir! poucos compreendem, muitos entendem e tantos outros mergulham neste azul infinito que é a vida!
Aprecie o que se É!
Não se apresse,
Tudo acontece no seu devido tempo, nem antes, muito menos depois,
Voe, corra, ande, na sua presença presente e aprecie sempre a paisagem por onde quer esteja.
Para onde quer que vá semeia flores, pois se precisar voltar sua estrada estará mais alegre e florida.
Cante, dance, movimente sua energia, sinta seu corpo, esteja vívido.
Não se apresse, a vida merece uma caminhada plena e feliz.
A vida ...
A vida é passageira, como tudo É!
A vida se ilumina a cada passo, se houver amor!
A vida é leve como eu... e
Especial como você!
Em razão disto, ame, caminhe, perdoe, libere, conquiste, viva...
Aproveite cada instante que são únicos... se a vida lhe der uma escolha entre ser feliz e especial...
Escolha ser feliz... porque para vida...
Especial você já É!
A fase mais verdadeira da vida é quando percebemos que não somos nada, que somos um pontinho numa imensidão de luz e cores! Quando nos fundimos com o todo sem medo de se perder, sem a intenção de controlar! Quando seguimos o caminho da verdade e da luz e apenas aceitamos o que somos, seja um grão de areia ou uma montanha inteira, seja um ponto de luz ou holofote que ilumina um espaço aberto!
Quando apenas “achamos” que somos o todo e o nada, nos perdemos e precisamos do todo, e quando reconhecemos que somos o nada, deixamos o ego, reconhecemos e nos encontramos no todo, assim seguimos na grandeza de apenas Ser o que somos!
Uma expansão tão radiante que fica difícil de compreender, só aceitamos e assim É!
QUEM ROUBA A VIDA, ROUBA O FUTURO.
No ventre da folha, a lagarta repousa,
Sonha com o dia em que tocará o céu,
Mas sua jornada é interrompida,
Antes mesmo de conhecer a liberdade.
Quem rouba a vida, rouba o futuro.
Quem rouba o futuro, apaga a esperança.
Assim como a lagarta, os jovens são promessas,
Carregam potencial de transformação.
Mas suas vidas são tomadas pela violência,
E os jardins da vida perdem suas cores.
Quem rouba a vida, rouba o futuro.
Quem rouba o futuro, apaga a esperança.
Por um instante de crueldade,
Um bem material vale mais que uma alma.
Os sonhos são arrancados,
E as metamorfoses, nunca realizadas.
Que possamos proteger cada ciclo,
Cada metamorfose, cada vida.
Pois cada ser carrega em si a beleza
De um voo que transforma o mundo
PÍER DA VIDA
Sentada no píer observando as ondas
Que nas pedras incansavelmente batiam
Iam, e voltava, voltava e iam.
E assim entre dia e noite esses movimentos repetiam.
E ali eu me via. Como aquelas ondas
Que insistentemente não desistiram.
Minha vida e assim, nesse momento
Todos os dias os mesmos movimentos.
Assim vou levando os meus sentimentos.
Como as ondas sufocadas naquele píer
E lutando contra tudo que me faz mal
Assim vou eu todos os dias.
Tentando me libertar por igual.
De uma vida mal resolvida.
Lutando como as ondas, e com toda força
Que tenho dentro de mim.
Tomando tudo que é meu por natureza.
Libertando minha alma que foi quebrada
Por almas invejosas e mal amadas.
Ela não é apenas linda,
é muito persistente,
tem no foco naquilo que acredita,
além de um carisma irresistível,
inspira facilmente
por ser um encanto de corpo e alma,
sua vida é um presente
então, deve ser cativada intensamente,
de uma forma sincera,
sem atitudes falsas
pra não sofrer amargante
por menosprezá-la.
Neste momemto, reflita
sobre pétalas na palma da mão
como pedaços de uma vida,
linda e passageira,
mas intensamente expressiva
que, mesmo sem intensão,
ensina que o tempo é relativo
quando se vive verdadeiramente
com emoção,
pois assim, continuará existindo
em alguma mente
ou em algum coração.
A vida nem sempre segue pelos caminhos que desejamos. Ela nos surpreende por tantas vezes. E por muitas vezes nos leva por caminhos que jamais escolhemos viver. Nos surpreende com vivências inesperadas. E por alguém que já mais pensariamos está em nossa vida. E nos faz acreditar novamente no que deixamos de agreditar. As vezes viver nem sempre faz sentido. Mas nos faz encontrar sentidos que só encontramos e nos permitindo a viver. A vida segue nos mostrando o que não decidir viver. Ou decidir por vivê-los. Porquê tudo que precisamos é sobreviver.
J. A. N
Vida corriqueira...
Num colapso existencial,
Uma tragédia de uma vida intempérie
Porque não amou?
- não tive tempo
Porque não iluminou?
- fiquei sem tempo
No que tornou-se importante?
- fiz bolhas de sabão e, estas por sua vez o vento as levou...
E quando tudo acabou, o adeus ficou!
Viveu?
- também não tive tempo!
Então, o que fez?
- Existi. Apenas isso.
Pós-Morte
Um dia impetrei a Deus
Alguns momentos após morte,
Momentos de dor,
Em que eu precisava ser forte.
Queria que fosse um sonho
Ou pior, um pesadelo
Esse vazio que havia na minha alma
Já não era mais o mesmo.
Todos à beira do meu caixão, contando suas lembranças
Ao mesmo tempo que estavam perdendo as esperanças
De ser apenas uma mentira, uma piada ou brincadeira de mau gosto
Dava para ver a tristeza estampada em seus rostos.
Chegando em casa, minha família não conseguia acreditar
Eu era muito quieta, meus sentimentos não fui capaz de expressar
E por uma ajuda psicológica nem se quer quis passar.
Eu queria estar de volta
Poder dar um abraço em meus pais
Com as pessoas conversar demais, aproveitar tudo que podia antes
Mas agora não posso mais.
Digo a você que tudo irá passar
Às vezes parece sem escape, sem solução
Parece que não tem ninguém para estender a mão,
Até coisas que escuta pioram a situação.
Você pede ajuda em meio aos sorrisos,
Sei que é difícil passar por tudo isso
Mas te peço para amar a vida
Mesmo que conheça a parte ruim dela ainda.
Ame-a com desvelo,
Esse é meu simples e último apelo.
É possível viver uma vida sem feridas, na aceitação dos processos e acontecimentos, com resiliência e mirando o olhar acima da irrelevancia terrena que nada É, perante o infinito Tempo que para a alma é também eterno parente.
Feridas nao nascem diretamente dos impactos dos acontecimentos, mas da nossa rejeicao à eles.
Ao trocar a resistência pelo abraço resiliente dos processos, giram-se as chaves do espírito, apequenando as ilusões.
Quando falarem mal de vc, não revide! As pessoas quando estão inflamadas pela raiva, tendem a falar coisas pra te diminuir, pelo simples fato de sentir-se melhor com isso...
Se rebaixar a esse nível, deixar com que isso penetre no seu coração, só te fará mal...
Apenas se cale, deixem pensar o que quiserem de vc, o tempo se encarregará de mostrar a cada um a sua verdade.