Textos em homenagem às mães
Casa de mãe depois que os filhos se vão
Casa de mãe depois que os filhos se vão é um oratório. Amanhece e anoitece prece. Já não temos acesso àquelas coisinhas básicas do dia a dia, as recomendações e perguntas que tanto a eles desagradavam e enfureciam: com quem vai, onde é, a que horas começa, a que horas termina, a que horas você chega, vem cá menina, pega a blusa de frio, cadê os documentos, filho.
Impossibilitados os avisos e recomendações, só nos resta a oração, daí tropeçamos todos os dias em nossos santos e santas de preferência, e nossa devoção levanta as mãos já no café da manhã e se deita conosco.
Casa de mãe depois que os filhos se vão é lugar de silêncio, falta nela a conversa, a risada, a implicância, a displicência, a desorganização. Falta panela suja, copos nos quartos, luzes acesas sem necessidade...aliás, casa de mãe depois que os filhos se vão vive acesa. É um iluminado protesto a tanta ausência.
Casa de mãe depois que os filhos se vão tem sempre o mesmo cheiro. Falta-lhe o perfume que eles passam e deixam antes da balada, falta cheiro de shampoo derramado no banheiro, falta a embriaguez de alho fritando para refogar arroz, falta aroma da cebola que a gente pica escondido porque um deles não gosta ( mas como fazer aquele prato sem colocá-la?), falta a cara boa raspando o prato, o "isso tá bão, mãe". O melhor agradecimento é um prato vazio, quando os filhos ainda estão. Agora falta cozinha cheia de desejos atendidos.
Casa de mãe depois que os filhos se vão é um recorte no tempo, é um rasgo na alma. É quarto demais, e gente de menos.
É retrato de um tempo em que a gente vivia distraída da alegria abundante deles. Um tempo de maturar frutos, para dá-los a colher ao mundo. Até que esse dia chega, e lá se vai seu fruto ganhar estrada, descobrir seus rumos, navegar por conta própria com as mãos no leme que você , um dia, lhe mostrou como manejar.
Aí fica a casa, e nela, as coisas que eles não levam de jeito nenhum para a nova vida, mas também não as dispensam: o caminhão da infância, a boneca na porta do quarto, os livros, discos, papéis e desenhos e fotografias – todas te olhando em estranha provocação.
Casa de mãe depois que os filhos se vão não é mais casa de mãe. É a casa da mãe. Para onde eles voltam num feriado, em um final de semana, num pedaço de férias.
Casa de mãe depois que os filhos se vão é um grande portão esperando ser aberto. É corredor solitário aguardando que eles o atravessem rumo aos quartos. É área de serviço sem serviço.
Casa de mãe depois que os filhos se vão tem sempre alguém rezando, um cachorrinho esperando, e muitos dias, todos enfileirados, obedientes e esperançosos da certeza de qualquer dia eles chegam e você vai agradecer por todas as suas preces terem sido atendidas.
Porque, vamos combinar, não é que você fez direitinho seu trabalho, e estava certo quem disse que quem sai aos seus não degenera e aqueles frutos não caíram longe do pé?
E saudade, afinal, não é mesmo uma casa que se chama mãe?
Eu já errei muito, na verdade eu erro todo santo dia...
Nem sempre eu consigo ser a melhor mãe do mundo, melhor esposa, melhor professora ou melhor empreendedora.
Já errei como filha, já errei como mãe, já errei como esposa, já errei por excessos, já me perdi inúmeras vezes... E sei que ao longo da minha jornada eu vou errar pra caramba.
Mas o que quero te dizer com isso tudo?
Que você também vai errar e ESTÁ TUDO BEM!
Quem erra tem chances de acertar, quem erra não está no comodismo, de fato, faz algo diferente.
Me sinto grata por cada tapa na cara que a vida me deu, melhor sim, do que ter uma vida monótona e sem lembranças.
O medo não te levará para lugares extraordinários! Erre mas não permaneça no erro.
Saiba o que você quer e por favor, não desista de ter uma vida extraordinária!
Relembro a noite em que conheci sua mãe pela primeira vez
E no carro, voltando para a minha casa
Eu te falei, te falei que te amava
Você sentiu o peso do mundo
Cair dos seus ombros
E cantamos juntos sua música favorita
Até o começo da eternidade
E depois de todo esse tempo
Eu ainda gosto de você
Mãe, aqui estou no dia de hoje,
Batendo à tua porta, procurando a tua companhia.
Não me desconheças nem perguntes quem sou.
No fundo de mim mesmo, apesar de tudo o que houve,
Das incompreensões, do pó e da amargura,
Das misérias que pratiquei e que praticaram
Contra mim; apesar da experiência do ódio e do amor,
amargos ambos,
Sou o mesmo filho que deixaste
Na orfandade
Quando partiste,
Estrela materna, flor de beleza,
Que o vento gelado crestou na juventude.
MINHA MÃE
Mãe!
Força maior que nos inspira,
amor sublime mais raro do mundo
que nos enche de esperança,
que não existe dinheiro que possa pagar
essa fiança.
Um laço de infinitos sentimentos
te amarei e te amo em todos os sentidos e momentos,
na alegria e felicidade e nos tristes e lamentos da vida.
Mãe meu porto seguro meu abrigo
meu muro que me defende do escuro
e me traz o clarão me deu obediência
respeito e educação.
Carta à minha saudosa mãe,
Pensei em descrevê-la como um furacão, mas não cabia. Vou descrevê-la como um tornado que atinge uma área restrita. Hoje ouço falar de empoderamento feminino e penso: fui criada por uma mulher virtuosa (cheia de empoderamento)! Ela nasceu nos anos 30, personalidade forte, autoestima aguçada, posicionamento - nada de permissão para a fazerem sofrer. Coração gigantesco, atitudes grandiosas. Quando eu queria fazer algo, me direcionava a senhora para me aconselhar, filtrava e agia. E seus conselhos eram certeiros, como uma flecha alcançando o alvo. Mulher/mãe/vó/bisavó/amiga/conselheira! Minha mãe querida! Dona de casa exemplar. Uma mulher que sabia o que trazia à mesa, que me ensinou a levantar da mesa quando o amor não estava sendo servido e também me ensinou a pôr a mesa. Um mix de modernidade com conservadorismo. Mãe, você foi um instrumento de Deus para o meu chamado. Gratidão ao meu Deus todos os dias pelo que vivi com você. Agradeço por ter feito parte da construção de quem sou como mulher em todos os sentidos. Mãe, você não ficou me devendo nada. Gratidão a você me define! #saudadesSuas
Mãe, mulher, exçressâo de amor.
Em seus afetuosos e ternos abraços adormeci,
em um longo sonho de sono infantil, do qual só me despertei ao contemplar que na poeira do tempo, esquecida no vácuo do infinito, ficara a minha infância.
Olho para você e... Há como tudo mudou!
Retratas em tua face o Império do tempo, que escureceu os teus olhos, marcou sua pele, mas ele não lhe enfadas.
És fonte de valor inexorável, mamãe, fonte da vida.
Perto de ti, o mais rude dos homens se emociona, extremesse, a alma infantil adormece com apenas um cicil suave e tranquilo de seus labios.
Quizera eu não despertar deste sono de amor que um dia vivi em teu seio,mas o tempo forçou-me a acompanha-lo pela estrada da vida e tornei-me homem.
Porém, roubo a sinceridade existente no expressivo sentimento infantil para dizer-te: És mãe, a expressão viva do amor de Deus aos homem, refletido na terra em forma de mulher.
Autor: Cicero Marcos
Carrego o medo, a insegurança em ser mãe de primeira viagem; carrego as dúvidas do que fazer e não fazer: no banho, na amamentação, nas trocas etc, etc.
Carrego nos olhos lágrimas de desespero quando o vejo chorar pela dor da vacina ou pelas cólicas que insistem por algumas horas nos atormentar
Carrego olheiras, marcas de algumas noites em claro. Noites mal dormidas, das poucas horas de sono.
Carrego leite derramado pelo corpo, babinha escorrida, regurgito... Carrego algumas dores nas costas de tentar fazer dormir, arrotar, de aliviar suas dores.
Carrego a responsabilidade em te cuidar da melhor forma possível, em te educar, de criar, de te fazer feliz.
Carrego também o olhar de quem vê o presente mais maravilhoso e abençoado que Deus poderia me dar. Carrego no colo a perfeição em forma de um ser tão pequenino.
Carrego inúmeras mudanças na minha vida.
E o mais importante... carrego no meu coração o amor mais puro, verdadeiro e intenso que alguém pode sentir! Carrego a satisfação e realização de ter me tornado MÃE
Minha mãe, é sempre muito difícil escrever sobre você.
São tão poucas as palavras para expressar tudo o que sinto. Te amo, minha mãe, e esse amor vai muito além das palavras. A vida me presenteou com a melhor mãe que eu poderia ter. O seu carinho, afeto e a soma de sentimentos positivos, preenchem meu coração de felicidade. Ah, minha mãe, como é bom poder tê-la. Só de poder contemplar o seu lindo sorriso, faz com que minha alma se encha de amor e encanto. Mais uma vez, digo-lhe com todas as letras... Te amo, minha rainha, você é a minha melhor inspiração. Feliz Dia das Mães! 👑❤😍
O que é mãe?
Mãe, o ser que possui o amor mais puro que a humanidade pode imaginar, capaz de dar a própria vida pelos seus filhos e protege-los com unhas e dentes
Obrigado Deus por ter feito esse ser!
Cuida do lar e filhos com maestria, lava, passa, cozinha divinamente e sempre faz o melhor que pode com o que tem enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda
Obrigado Deus por ter feito esse ser!
Para quem ainda tem dúvidas por que não pergunta a ela enquanto ela está perto de ti? aproveite esse ser abençoado por Deus para te dar a vida e proteger até hoje
Obrigado Deus por ter feito esse ser!
Aproveitem esse dia juntos e sejam felizes, Feliz Dia Das Mães!
“Mãe"
Mãe!
O melhor…
… e maior fruto.
O mais belo…
… e perfeito abraço.
O mais puro…
… e sincero sorriso.
Mãe!
Em você eu posso me inspirar.
Em você!
Eu posso descansar…
… o peso dos meus problemas.
Mãe!
Você é tão incrível...
… que pega todos eles para ti.
Sabe mãe.!
Você me recebe tão bem.
Que eu nem sei como retribuir esse carinho.
Olha mãe!
Eu me perco muito.
Muito mesmo com tamanha atenção.
Olha!
Às vezes dizer te amo não é nada.
Pois você!
Você está muito além das expectativas…
… do mais puro amor.
Acredite!
Muito além dos sonhos...
… e do singelo e belo amor.
Mãe!
Sabe o tamanho desse meu amor por ti?
Não?
Então me perdoe.
Pois ele é tão…
… mais tão imenso.
Que não tenho como descrevê-lo.
Mãe!
Obrigado pelo carinho…
… e pelo talento grandioso de ser mãe.
Obrigado pelo imenso amor que me doa dia a dia.
Obrigado por ser ouvido…
… e também palavras.
Aliás!
Obrigado por ser minha mãe.
Aquela!
Aquela maravilhosa…
… e grandiosa mãe.
Admilson
09/05/2021
Mãe
Só tenho saudades,
Saudades da tua voz,
E essa angústia que ecoa,
No profundo de minha foz.
Me faz lembrar do teu rosto,
De sua comida,daquele gosto.
Quantas lembranças eu tenho,
Me perco nesse labirinto de imagens,
Em meu simples coração retenho,
Os sentimentos profundos dessa viagem.
Viagem de tempos antigos,
Onde a dor e o amor andavam lado a lado,
Os teus conselhos,meu melhor amigo,
E a tua força,carregava os nossos fardos.
No teu colo, encontrei abrigo,
Em suas palavras me tornei gente,
Ficar sem você,não faz sentido,
Quantas saudades em minha mente.
Aos que têm uma mãezinha,
Corra atrás do tempo perdido,
Não espere ela dar uma saidinha,
Senão, ficarás arrependido.
Mãe, é um terreno sagrado,
É algo que não se explica,
Pena, que há um tempo contado,
E isso,muito me agita.
Mãe, é o melhor presente,
É algo sobrenatural,
Só entende quem a sente,
E quem a sente,Jamais faz o mal.
Mãe, é magia e bondade,
É energia e vontade,
É a dor de uma saudade,
É amor de verdade.
Verdade, amor,verdade.....
Lourival Alves
Carta para uma mãe...
Querida mãe, obrigado pelo tempo que passei protegido em sua barriga,
Obrigado pelo colo que me acolheu e me aqueceu quando eu nasci,
Agradeço seu afeto e seu amor.
Mãe, gratidão por todas as vezes que teve paciência com as minhas birras,
e também te perdoo pelas vezes em que se estressou,
e peço perdão pelas vezes que não tive controle.
Obrigado por me ensinar a caminhar, por me alimentar, por me ajudar a ser alguém.
Obrigado pelas vezes que ficou sem dormir e passou a noite enrolada numa coberta esperando eu chegar.
Gratidão por ter me obrigado a ir à escola e me forçado a ser alguém melhor,
gratidão por me ajudar com as tarefas mais simples e me mostrar que desistir nunca foi uma opção.
Te agradeço pelo seu amor e sua dedicação, sei que nem tudo sai como o planejado,
com o tempo os filhos ganham asas e querem desbravar o mundo,
por muitas vezes precisam ser acolhidos outra vez, por outras trilham caminhos distantes, mas nunca esquecem suas raízes.
Mãe, que na velhice eu possa retribuir seus cuidados e seu amor,
que também possa te fornecer segurança e acolhimento e que você também tenha um lugar para estar com toda segurança e conforto que for necessário.
Mãe, não sabemos quem vai partir primeiro, mas sabemos que aquele que ficar guardará todas as boas memórias de dias felizes e aconchegantes.
São as lembranças que moldarão quem somos, o que somos e como seremos e são elas que não permitirão que a gente se perca na correria do dia a dia.
Mãe, que seu dia seja todos os dias, que seu amor seja sua extensão e continuidade, que quando faltar esperança você se lembre que é a esperança de alguém.
Que a magia da maternidade esteja além das coisas concretas, que seja a energia que move e comove as direções da vida.
Que você sinta meu amor, meu carinho e gratidão.
Ser mãe
É se emocionar
com qualquer coisa
que sua cria inventar.
É lutar e se arriscar
para seu filho criar.
É varar madrugadas
inteiramente acordada
às vezes, até atormentada,
até ter sua cria curada.
É procurar um caminho
de preferência sem espinhos
para guiar seus meninos.
É sorrir sozinha,
falar sem parar,
chorar e se despentear
se seu filho se magoar.
É querer enfrentar o mundo,
sem pensar sequer por
um segundo,
que por seus filhos
vale tudo!
É ser vidente, temente
talvez um pouco demente,
até inconsequente
pois toda mãe acha
que nem tudo é suficiente.
Ser mãe não é para os fracos.
Pois no final do dia
ela junta seus próprios cacos.
Na tentativa de tapar
Seus próprios buracos!
É ser de tudo um pouco.
Mesmo passando sufoco.
Mãe não mede esforços
enfrenta qualquer alvoroço.
É ter alegria
no final do dia
mesmo com seus filhos
fazendo estripulias
essa é a magia!
Ser mãe é para a
vida inteira!
Seu amor ultrapassa
qualquer fronteira.
Estará sempre à dianteira.
É ser sempre dona
da razão.
Não importa a ocasião,
dar carinho e atenção
é isso que enche seu
coração.
Por ela temos enorme gratidão!
Mãe meu doce alento
Mãe é alegria e presente de todo dia.
Mãe é o saber tem a voz da sabedoria.
Mãe é a essência é o perfume que exala Indescritível de seu ser.
Mãe é a mais linda poesias é o verso de cada dia. Mãe é o som mais belo de música ao meus ouvidos. Mãe é como um maestro rege nossas vidas sem precisar de uma orquestra. Mãe é a mais linda biografia onde sua história vai além de uma Wikipedia ou gravuras sua história se eterniza mesmo com sua partida .Mãe é a maior força da natureza com seu dom de gerar vidas deu a mim é a você
O direito de nascer
Mãe cria os filhos com todo o amor
renuncia a tantas coisas pelo bem deles,
tudo o que faz, faz por eles e para eles.
Mãe de todas épocas
de todas as gerações
de todos os hábitos
de todas as crenças
de todas as regiões,
como mulheres vivem as diferenças,
como mães tem algo que é igual
esteja elas onde estiverem
seu amor é sempre incondicional.
Mães de todos os mundos
Merecem de Deus toda proteção
E quando elas vão embora
permanecem vivas nos corações.
MEUS OBJETIVOS
Antes de tudo ser eu
Ser sempre feliz
Mãe, esposa
Poeta aprendiz.
Buscar meus sonhos
Vivendo cada dia
Mergulhando no meu mundo
Sendo a minha poesia.
Tendo Deus a minha frente
É tudo que me enobrece
Amor da minha família
Seguindo a nossa prece.
O que mais nos importa
É viver a realidade
Celebrando unidos
Sem fugir da verdade.
Nem sempre a vida
É feita de flores
Se enfrenta problemas
Se vive dores.
Autoria- Irá Rodrigues
Santo Estevão-Bahia
Brasil
Mãe,
mulher que usa suas mãos,
para nos educar, alimentar e amar,
pode um filho ser esquecido pelo seu pai,
porém mãe que é mãe, não esquece um filho jamais...
Mãe,
até mesmo brigando com a gente,
nos dá carinho...
por amor,
faz brotar uma flor,
em nosso espinho...
Nunca deixe sua mãe,
para viver sua vida,
é dela que veio você
e da mãe dos seus filhos
virá a sua família!
Ela não vai atrapalhar,
ela vai ficar no cantinho dela só te observando,
pode o mundo te esquecer,
que ela vai por você,
estar de joelhos orando...
Ela vai estar sempre,
mesmo quase sem enxergar,
arrumando uma camisa sua
e sua comida preferida,
só esperando você chegar...
Mãe é um ser tão especial,
para estar com a gente a todo instante,
não para você colocar uma foto dela,
em qualquer lugar da sua estante...
Mãe, mulher amada e exemplar,
ela não fala, mas vive esperando um abraço seu,
faça isso já,
porque amanhã ela poderá estar,
nos Braços de DEUS...
Para você filho,
sua mãe é a sua Felicidade,
hoje ela está a sua disposição,
mas neste mundo de ilusão,
tudo que é bom vira saudade!
Carta à Mãe ( sobre o cancro) -
Estou diante de um velho espelho e vejo a minha imagem turva. Estou sozinha mas viva, e isso vale por mil companhias. Lá no fundo brilha uma esperança de futuro, de vida, de cura, ainda que vaga … o que não apaga tudo aquilo que vivi e senti. Agora quero acreditar em Deus, sinto que mereço acreditar nele e no seu poder de Equilíbrio … porque acreditar em Deus é acreditar na Vida. Vida que ainda sinto, que ainda respiro, que ainda me habita. Vida que nunca ninguém em tempo algum me poderá tirar … agora Sei! Agora Sinto-o!
O cancro é um mal que entra no corpo sem se dar por ele. É um estranho negro que começa a viver lá, a virar a nova casa em que habita contra si mesma. Esta é a fatalidade do cancro. Ele começa por ser um invasor mas torna-se uno com o invadido forçando-nos a destrui-lo. Destruição que nos destrói, dor que gera dor, fim que nos aniquila. É a presença do diabo! O tratamento é o exorcismo da ciência.
Mãe … espero que nestes termos o Ames a ele e a mim porque os dois formamos um só. Espero que aceites este estranho que muitos conhecem mas que poucos conseguem expulsar completamente … e se ao leres isto que escrevi, a escuridão me tiver engolido, não podes pensar que fizeste pouco por nós. E apesar de sempre termos alcançado tudo juntas, este ultimo percurso tem de ser feito obrigatoriamente por mim, e só por mim. Perdoa-me o individualismo mas é assim que a Vida quer! O passado dos nossos sorrisos parece ter-se afastado, parece ter-se evadido … sinto o presente tão doloroso na Alma e no Espírito que o futuro se torna numa incógnita fatal.
Que o teu Coração de mãe se acalme com a recordação do nosso Amor porque o meu está em Paz … e se eu tiver que partir mãe, nessa hora de partida, levarei impressa no meu Ser a tua Alma de Mulher.
in Uma Alma de Mulher
Do mesmo autor
(Re)fazer-se semente...
voltar ao útero mãe
(Des)fazer-se em feto e afeto
(Des)manchar-se líquido fluido
bolsa feita sangue amor
(Re)unir corpo coração alma
em cordão mágico “(re)invenção”
(Re)ligação fruto flor raiz
caule folha vento
orvalho estrela lua
(auto)fotossíntese luz
(Re)iluminar-se e (re)acender-se
Transcender e alcançar o outro
Deus ponte horizonte
amor luz semente
sementeira vida...
- Relacionados
- Textos para Mãe
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Mensagem de Dia das Mães para celebrar esse amor incondicional
- Cartas para mãe que expressam amor e agradecimento
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Frases de Mãe para Filha
- 78 frases para o Dia das Mães que emocionam e demonstram carinho