Textos e poemas

Cerca de 8678 textos poemas Textos e

E quando o final chegar..
Ao final das contas, vamos fazer um acerto,
Ou a vida não para por aqui..
O que importa tudo o que compramos?
O que importa tudo o que fizemos,
O que importa tudo que construímos,
O que importa não é o que temos..se o que temos não dividimos?
O que importa é o que dividimos,...
não só nossa
capacidade,
nossos êxitos, mas nossa
transcendência,
o que importa nossa matéria...
se vai apodrecer?
Tudo o que restará é a nossa essência..
dentro de nós...
em nós..
de nós..
o
que será lembrado como herança..

..

Inserida por ssolsevilha

Todo mundo tem luz própria....( SEU FOGO INTERIOR).
Não há dois fogos iguais..
Algumas, tem raios de luz maiores, outras menores, outras raios de luz de luz coloridos, algumas outras também tem, mesmo que menores...
que nem percebem o vento, a brisa...mais tem um foguinho...interior.
Outras então, conforme sopra o vento, tem mais luz, mais fogo..que causam incêndios..
Tem aquelas que tem tanto raio que vira fogo, que você nem pode encostar...
sai faísca..
e certas pessoas queimam, ardem de tanta intensidade com tanta maldade,
sem luz só com o fogo, só sabem queimar, e queimam a vida tão mal que você não pode vê-lo sem pestanejar.

..

Inserida por ssolsevilha

E tua alma me disse..
te amo..
A alma não sabe mentir.
Então me dá o ar que teus beijos me roubam..
Bem doce,
Que seja doce,
Que seja lento,
que seja...sendo o amor da minha vida.
Que seja como o fogo e o gelo..
Que seja como o vinho e a água...
que saia faíscas..dos nossos corpos..
que seja ...ardente...
gostoso...
violento...

...

Inserida por ssolsevilha

Você constrói,
o
outro destrói..
Seus olhos calam,
sua voz fala..
Então você dá mais uma chance para o perdão,
tenta esquecer...
e
silencia.
Mas já sabe de cor e salteado que não há nenhum mérito em ser assim..
Então o jardim pergunta para a roseira: valeu a pena dar belas rosas...
e esses espinhos que restam?
E, mais uma vez, você tenta, esquece,
e recomeça, mesmo sabendo que as cicatrizes deixaram as marcas..
Mas na construção do amor há mais humildade do que sabedoria.
Na casa há mais portas abertas do que janelas.
Por isso apenas olhe para frente, não fale
ouça o seu coração..
Olhe para frente, siga em frente!

..

Inserida por ssolsevilha

Fiapos de Memórias

Se fui pobre não me lembro! Mas lembro de que já cai de caminhão de mudanças.
E isso é coisa de pobre. Ricos contratam empresas, delegam tarefas, colocam
os filhos confortavelmente em seus carros, enquanto funcionários embalam taças
de cristais, xícaras de porcelanas e telas de pintores renomados.

E nós? Como era engraçado. Na véspera arrumávamos caixas de papelão e muitos jornais, embalávamos os copos de vidros as xícaras de louças e portas retratos
com fotos da família. Enquanto todos estavam ocupados, furtivamente fui ao portão do vizinho, despedir-me do menino da lambreta, prometendo-lhe escrever.

Eufóricos com o prenúncio da aventura íamos dormir.
Com a claridade que precede o nascer do sol, meu pai nos acordava, tomávamos café preto com bolinhos de fubá. Lá íamos nós! Minha mãe se ajeitava na cabine
com os três filhos menores, junto ao motorista, e meu pai na carroceria com outros seis filhos incluindo eu. Partíamos rumo ao destino desconhecido.

A mesa da cozinha mais parecia uma espécie de barraca, o colchão em baixo amortecia os solavancos, com a lona por cima e o resto das tralhas espalhadas por todos os lados, uma pequena abertura na lona, nos servia de janela, que era disputada por todos.
Exceto por uma irmã, que com mania de grandeza, não fazia questão de ficar na janela improvisada, morria de vergonha que alguém a visse.

Mas eu me divertia! Acenava a todos, e foi assim que eu cai do caminhão. Foi um susto danado, achei que ia ficar para trás. A gritaria foi geral dentro do caminhão, mas foi alguém da calçada, quem conseguiu alertar o motorista. Reboliço total,joelhos e cotovelos ralados, broncas, risos e beijos. Para compensar tudo isso, uma
parada na beira da estrada, para um sortido, “prato feito”.

A irmã com mania de grandeza fingia que a aquela família não era a dela...
Seguíamos a nossa viagem, que hoje sei que era para um lugar no litoral do Paraná,onde meu pai dizia: O mar de lá tem muitos peixes e nada vai nos faltar.

Inserida por leila2009

Você deve estar se perguntando agora se esse texto vai ser romântico ou vai lhe ensinar algo, mas esse texto é apenas tudo o que você precisa saber e o que não deveria esquecer.

Foi como hoje, um dia de tarde, normal, ela falou com ele. Estavam em um Restaurante famoso, e como visto apenas pessoas de classe alta frequentavam o Lugar. Ela estava lá, e ele também. Estava sentada em uma das mesas redondas, coberta com um pano vermelho, combinava com seu batom e seus olhos _ Verdes, Azuis, ou apenas claros _ Nos quais ele sempre se confundia, brilhavam intensamente. Ele é um garçom, servindo a mesa onde se encontram o amigo de trabalho mais sua namorada e o namorado dela. Ele não se sentia constrangido, porque ainda não a olhou nos olhos, e ela sabia que ele trabalhava ali. Após servi-los, ele pediu licença e foi direto para a porta dos fundos, tomar um ar e/ou apenas parar para observar o céu, já estava alaranjado, como se a noite estivesse chegando. De repente ela aparece ao lado dele, sem palavras, somente olhou para ela, e ela tomou iniciativa:

- Oi. Disse Ela com uma expressão nervosa.
- Olá, tudo bom?
- Sim, eu vi que tinha saído, então vim falar com você.
- Seu namorado pode sentir sua falta, não quero que ele pense algo de errado sobre mim e você.
- Eu sei, mas olha, eu não ligo.

Ele ficou com Mil duvidas após ela ter dito isso. E então se virou em sua direção e perguntou:

- Do que tem medo agora?
- Medo?
- Sim.
- Como assim?
- Você tem medo de gostar de mim novamente?
- Não é medo, eu só acho que não temos mais nada haver.
- E o que te levou a vir falar comigo?
- Eu queria saber como você estava!
- Se preocupa comigo?
- Sim, mas é isso, somente, não quero tentar de novo.
- Como está tão certa disso, você nem tentou, nem se quer ainda se encontrou comigo de novo.
- E nem quero tentar.

Ele franziu as sobrancelhas e disse:

- Deixa eu te mostrar, que eu posso fazer você sentir tudo aquilo outra vez.
- Mas já faz quatro anos, não tem mais nada haver nós dois!
- É eu sei, quatro anos, mas olha, eu namorei com duas mulheres ao longo desses anos e não tirei você da minha cabeça.
- Duas? Exclamou ela. Em sua face, uma expressão indignada.
- Foram mais que duas! Você tirou sim.
- Não, se eu tivesse tirado, eu não te procuraria sempre.
- Você só me procurava quando estava carente, de vez em quando e pra ser exata, de 3 em 3 meses.
- Sempre quando eu te procurava você me pedia para eu desistir, Sempre! Mas eu nunca desisti de nós dois!
- Não? Ela derramou uma lagrima de seus olhos verde-mel e ele inclinou a cabeça para baixo, como um condenado, e com uma voz trêmula ela Falou:

- Você não está comigo agora, você não estava comigo em minha casa, você não está na mesa comigo agora, você está sempre longe de mim!
- Eu sei. Disse ele silenciosamente.
E com o mesmo ar de arrependimento ele disse:
- Não vou desistir e você sabe disso.
- Não vai rolar.
- Eu espero!
- Nunca deu na verdade.
- Agora pode dar!
- Eu não sou mais uma garota, que acreditava em príncipe e conto de fadas.

Neste momento, ele olhou em seus olhos e disse balançando a cabeça:

- Eu posso não ser mais um príncipe no cavalo branco... Mas não há ninguém melhor para cuidar de você e te fazer feliz.

Eles ficaram se olhando por um bom tempo. Ele percebeu que já estava de noite quando olhou novamente para o céu e então ele disse:

- Vai! Você precisa ir.
- Eu sei... Eu vou.

E então ela estendeu a mão para ele, ele pegou em sua mão e a puxou para abraça-la, um acontecimento que ambos não iriam esquecer nunca, e sabiam disso; Ainda abraçados ele sussurrou no ouvido dela, "Me perdoa por ter te deixado.", ela o largou segurou em suas duas mãos e afirmou:

- Eu Já perdoei, mas não vou esquecer.
E de uma forma conformada ele disse:
- Eu sei disso.

Ela voltou para a mesa onde estava seu atual namorado e os amigos, e Ele continuou do lado de fora olhando para o céu e então o namorado dela pediu a conta, pagou tudo e foram para o carro do lado de fora. No momento em que ela ia embora, o avistou da janela do carro. Ele estava chorando, não tinha ideia de quando ia vê-la de novo, mas ele se lembrou do olhar dela, quando a viu embora pela primeira vez, eram apenas adolescentes e não podiam fazer nada para poderem se ver novamente, pois moravam longe, muito longe um do outro e isso não era uma barreira para o que eles sentiam. Um amor verdadeiro, que ao passar dos anos, insistiu em seus corações, porém, não teriam como ficar juntos e cada um seguiu sua vida. Mas ele sabe que ela o escolheu. Ele sabe que ela é o amor de sua vida e ela nunca deixou de pensar nele, porque nunca sentiu nada igual com outro homem e vice-versa. Um feito para o outro. Vivendo e apanhando do orgulho. Será que valia a pena? Será que por ela estar feliz ele se sentia conformado? Há mais respostas em atitudes que palavras. Eles podiam não mais se ver, mas não iam esquecer e não pensariam em outra coisa além de estarem juntos, porém, ele queria vê-la feliz, e pedia a Deus, todas as noites olhando para o céu, que ele fosse o motivo de sua felicidade.

Inserida por Biiig

Tudo tem começo meio e fim...
Tem os tantos, os entretantos...
Os meios e os entre os meios...
Os que tem tudo, os que não tem nada!
Tem os que comem muito,
os que comem pouco,
os que comem tudo!!
Por fim,
os melhores finais não são dos que comem
caviar...
e escargots
Ou outras coisas...
O final...
você já sabe!

..

Inserida por ssolsevilha

TENRO

suave, cedo e doce:
afável

essa coisa tão delicada
e dúbia
quanto os corações
que facilmente se partem
e nos cortam

nós:
alma branda
e carne mole

nós:
como crianças,
sensíveis aprendizes,
sendo roídas pelo tempo
e mastigadas pela vida

nós:
volúveis e voláteis
(esse pleonasmo inconstante
e ainda assim contínuo)
enroscados e presos

mas nunca
frívolos

Inserida por alinemariz

Sem muito para sentir,
Sem muito para querer,
Sem muito para dizer,
Sem te odiar,
e porque?
Se, graças á você aprendi que não devo entregar meu coração a primeira pessoa que aparece,
e me diz
um..............oi,
Pois bem, também sei que não causei boa impressão.
É, você causou tudo...todo esse reboliço, aqui dentro!
E também sei que não foram as mais sinceras!

...

Inserida por ssolsevilha

Sempre a há uma solução para cada problema,
Sempre haverá amor no coração.
Sempre haverá um sorriso para cada lágrima.
Sim, haverá sim, um abraço para cada saudade.
E também, outro abraço para cada tristeza.
E não se esqueça, tenha fé, tenha ânimo!
Deus abençoa, Deus cura, aquele que acredita!

..

Inserida por ssolsevilha

Apenas quando aceitei, sem contestações e por simples clarividências, que a verdadeira fé nasce do firmamento convicto naquilo que não se vê, compreendi, sem resíduo de descrença, que existe e existirá sempre uma força infinitamente maior e mais sábia que os ensaios de meus desejos. E mesmo revoltoso com fatos inesperados que subtraírem alguns dos meus melhores sonhos, não corromperei minha moral ou trapacearei meus próprios princípios. Porque descobri, também, que as circunstâncias adversas não funcionarão como justificativas íntegras para remodelar a solidez do meu caráter.
Cedo ou tarde, entendi que estar sem dinheiro não me eximia em nada de ser bondoso. Muitas vezes, os maiores gestos de caridade não me custavam mais do que a mísera migalha de saber partilhar da minha própria alegria.
Aprendi um dia que amar alguém com toda minha força não significava lançar sobre ela o estorvo de preencher as lacunas das minhas exigências, pois reconheci que, por maior esforço feito, nem sempre corresponderia às rigorosas expectativas alheias.
Compreendi, ainda, que ser livre não me credenciava como dono único da minha própria vida. Afinal, existem e existirão sempre pessoas ansiadas pelos meus regressos.
Mas, somente quando detive o dom de enxergar através das lentes de limitação dos humanos incrédulos, aceitei inteiramente essa plenitude divina que chamamos Deus. Obrigado Pai, pelo milagre mágico da vida, pela glória de me fazer um eterno aprendiz e, principalmente, pelo “toque torto” em ter-me feito tão DDA assim.
Agradeço a intercessão de Nossa Senhora, revigorando-me nas apatias das derrotas e erguendo-me nas vezes em que pensei covardemente desistir. Às inexplicáveis forças ocultas que surgem fantasiadas de pura intuição e me fazem mudar de ideia do nada. Agradeço, também, aos espíritos de luz que me conduzem pelos caminhos mais claros, e aos anjos guias, que me fazem sempre encontrar uma saída, quando a teimosia insiste em debandar-me pelos traiçoeiros atalhos tortos.
(Trecho dos Agradecimentos do Livro de Marcus Deminco, Eu e meu Amigo DDA).

Inserida por marcusdeminco

Quando você me olha, meus olhos que riem
Não consigo desviar o olhar,
não consigo fingir...

Puxa como eu gosto de você,
não consigo desgostar...

Quando você me olha, meu coração pula,
muda de lugar..
OUÇO SUA VOZ COMO UM SUSSURO, FICO PARADA,
MAL CONSIGO RESPIRAR...

E, o jeito que você me pega,
tão docemente,
me acalmo,
me calo,
não consigo falar..

E o seu sorriso desajeitado me beija,
não consigo...
respirar...
então você me derruba,
me esparrama em seus braços...

Sabe o que eu temo,
é
um dia eu desmair,
ou morrer em teus braços...

...

Inserida por ssolsevilha

A escolha tem possibilidades de dar vertigens...
O mais importante é manter a paciência, embora às vezes eu perca a pacência, e começo a prestar a atenção em outros detalhes...
perco a concentração...e ganho o que mais perdi....
Eu tento escapar...
eu tento esquecer,
eu tento fujir,
eu tento me enganar,
eu tento sorrir.
Às vezes é difícil criar, imaginar, perceber os fatos reais, viver a realidade, eu tento não sentir.
Mas é algo que não posso me dar ao luxo de ter..algo.."quase" que impossível..
O tempo irá dizer e me guiará por onde eu devo ir ...
entretanto me desejo os melhores dias...
Sorte, saúde, páz, amor, felicidade, coragem e prosperidade..
Com Deus, todos os dias!

..

Inserida por ssolsevilha

Se lá, do outro lado, além da vida..
quem sabe no espaço...
Não acredito no acaso...
mas se por coincidência nos encontramos
no outro lado da vida...
outra vez,
Se, os nossos olhares se cruzarem...
novamente...
E se continuarmos a ser desconhecidos..
De qualquer maneira,
eu vou te amara do mesmo jeito!

..

Inserida por ssolsevilha

E não se culpe, pelo tempo passado..
Não deixe cair as pálpebras pesadas como julgamentos a sua própria pessoa..não julgar a si mesmo.
Não permaneça imóvel na beira da estrada, senão você vai congelar sua alegria..ou encher de poeira o seu sorriso..
Deixe a felicidade invadir seus sonhos..e não durma sem sonhos...sonhe para sonhar, não apenas por sonhar, acredite nos seus sonhos..

..

Inserida por ssolsevilha

n°1 ou sem título

Tampo os ouvidos,
mas não há silêncio:
ainda escuto a bagunça
do lado de dentro
que ainda anda
batendo no compasso
do meu coração

Zumbido:
ESCUTO UM BARULHO DE COISA QUEBRADA
é como que baixo
e lento
mas constante

Existem vozes também
- misturadas:
escuto meu nome no meio do rebuliço de palavras

Escuto sentimentos
que me são fortes

Escuto
a força
do
v a z i o

edoamor

(sempre há o amor,
mesmo que pelas pequenas coisas)

Escuto minha respiração
e o desespero embaralhado
na minha cabeça

o silêncio
o silêncio
o silêncio

é

s u r d o

Inserida por alinemariz

Daria um livro...
Foram momentos, aliás vários momentos o que significam uma história, história essa que até hoje me faz encher os olhos de lágrimas. Destino ou não, sei que errei em vão, um erro que por mais desculpas que peça não são válidas.
Era apenas uma rede social, mais uma solicitação de amizade, mais um enfeite, aí vem aquele primeiro "Oi" nada mais, uma conversa qualquer, apenas uma conversa e então ficamos sem se falar ...
Um bom tempo depois, nos falamos novamente, agora tava um pouco diferente já tínhamos alguns assuntos para puxar, mas nada demais, e por mais uma vez dessa vez com motivos, me afastei, de alguma forma aquele rapaz me atrai, porém seu relacionamento de anos, me impedia de me aproximar, então me afastei. Passaram se uns 30 dias, não me recordo muito bem, me mudei, voltei para o meu lugar de origem e por algum motivo, quase esqueci aquele rapaz, até que uma tarde estava prestes à ir trabalhar quando recebi uma mensagem de um número desconhecido, apresentou-se, aquele rapaz de novo, falei que não queria amizade com ele, que não daria certo e tal, mas meu coração é mole, e então o deixei permanecer. Sempre tínhamos bons papos, altos risos e altas madrugadas. Carnaval de 2015, era nossa oportunidade de nos conhecermos, não liguei muito, pois ele namorava e eu tinha medo da minha reação, então não compareci. Aquele Carnaval entrou pra história pelo menos pra ele, ficou solteiro (Tá gostei dessa notícia), na segunda ele veio me encontrar pela primeira vez, não consigo esquecer, acho que nunca esquecerei, aquele abraço que tive a breve sensação que o mundo deu uma parada, daquele sorriso tímido com um olhar profundo, que eu sempre notava quando olhava rapidamente com medo pra ele. Conversa vai, conversa vem, chega a hora de trabalhar (PQP), ele me levou até o trabalho e na hora da despedida, meio que por impulso de ambas as partes um breve selinho surgiu, sla era estranho, despertou algo em mim, não consegui pensar em outra coisa não ser chegar logo em casa e ir falar com ele, chegando em casa tinha um pedido de desculpas no WhatsApp, fiquei um pouco constrangida, porém feliz, em saber que ele queria ir além de uma bitoca. Era um sonho realizado, ele era do jeitinho que eu sempre quis, amigo, falava bem e me deixava me provocava irritação (Eu sempre gostei), ele sempre vinha me ver, todos os domingos, sempre. Até que um dia não sei quê que me deu comecei a tratar ele diferente, de alguma forma, ele começou a jogar na minha cara o quanto eu tinha mudado, e como aquilo estava incomodando nossa relação, foi quando sem conversa mandei ele sumir da minha vida. E ele sumiu por uns dias, e sempre ele perguntava o motivo, porém nunca tive uma explicação, não eu não sei o que me deu, ele acha que foi traído, mas não nunca trairia ele, mas é a melhor opção que ele achou nisso tudo....
Festa se aproximava, 32°Maratona de cruzes dia 20 de novembro, então íamos todos juntos, era estranho porém daria pra aguentar, curtimos a noite toda, final da festa ficamos no carro de volta pra casa dele, parecia que tínhamos esquecido tudo o que se passou, porém não pensamos ainda em voltar, veio outra festa, então fomos e de novo ficamos e ficamos, porém agora parecia que ia dar certo, falamos em voltar, fiquei cheia de esperanças, mas foi em vão... Um dia após a festa, fiquei pra ele, e perguntei como íamos ficar, juro eu estava muito feliz, meu sonho tinha voltado a se tornar realidade, por pouco tempo, toda ansiosa e cheia de esperanças perguntei como iríamos ficar então ele me respondeu : Acontece que não só tem eu e você, tem mais uma pessoa. Aquilo começou a me corroer por dentro, lágrimas começaram a rolar, e desliguei, quase não consigo dormir essa noite de segunda, porém queria parar com aquele sofrimento de uma vez por todas, bloqueio de todas as redes sociais, como se aquilo fosse o suficiente, na terça, a noite ele me procurou pedindo apenas minha amizade, e como já citei tenho coração mole, aceitei. Quarta a noite, estamos se falando até bem, e recebi uma solicitação no Facebook dele, confesso que não queria..Aceitar, porém íamos ser amigos, então deixa rolar, aceitei, não fitava muito pra 19h quando falava com ele no WhatsApp e foi dar uma olhadinha na linha do tempo do Facebook, atualizando dei de cara com algo que desfez meu sorriso por completo, meu coração deu uma acelerada tão forte que quase parou, as lágrimas rolavam descontroladamente, não aquilo tava acontecendo, era apenas um pesadelo no qual até hoje quero acordar, acabei perdendo que era real, e que meu sonho sumiu era tudo uma ilusão, criei muitas expectativas nele, então deixei aquilo passar, passei quinta e sexta de coração partido, já quase dormindo na noite da sexta, recebi uma ligação, atendi sem nem enxergar quem é, e ainda de olhos fechados, uma voz me diz alô, dei um pulo imenso, fiquei sem reação, não entendia o motivo daquela ligação, então ele começou a ler pra mim, ler as mensagens que trocamos, aquelas do começo de tudo, até os vácuos, aquilo moveu meu ser, chorei muito, aliás choramos. E até hoje não sei o que aconteceu com a gente, sei que você esta bem, estar com ela e hoje recebi uma mensagem, na qual está anunciando seu noivado, no dia em que fazem 367 dias juntos, 1 ano e dois dias, que o perdi pra sempre.
Não quero me apaixonar de novo sei que parece cliché de meninas com o coração partido, porém eu sei que não é apenas o que falam da boca pra fora, quando o assunto é homem, eu sempre me saio, me apaixonar, hoje não é meu forte. Deixei o medo tomar conta de mim, e me privei do que o amor pode nos proporcionar, não, eu não me vejo com um um marido, filhos e ser uma família feliz, vejo apenas uma mulher independente e sozinha, porém feliz, assim espero.

Inserida por APENAsTALIA

Ela quer acertar um monte de coisas com ela mesma, literalmente " de: Ela pra: Ela". Quer um livro qualquer para ler, com a desculpa de distrair seus pensamentos, no fim ela vai inventar razões de que chorou porque havia muito drama, tristeza e até melancolia no livro. Ela procura motivos para explicar a intensidade da dor. Já chorou. Reclamou. E, nada passou. Porque hoje, hoje foi um dia péssimo, mais negro do que cinzento. Fazia tempo que reprimia as lágrimas, e de repente, como um tsunami, tudo explodiu e, ele chegou e, atingiu a cabeça, o coração e espancou a alma dela. Ela ainda encharcada pelas lágrimas, naquele horrendo desespero sussurrou: " volte sempre que quiser, que puder, estarei aqui." O q estraga não é o meu irracional, o que estraga " eu e você" "eu e nós" é essa falta de zelo q Vc tem Qnd se trata de amar, ou apenas de me amar.

___Bia inspirada hoje

Só rabisco o que vejo por ai, há tanta dor espalhada, tanto coração quebrado.

Inserida por BiaSMariah

permita-se

permita-se sentir coisas novas.
deixa o seu coração abrir espaço para algo novo.
não lamente o fim, aprenda com ele.
entenda que nada gira ao seu redor e que nem sempre as coisas saem como a gente quer.
precisamos nos permitir a sermos nós mesmos e não fraquejar em qualquer problema.
somos fortes...mais fortes que tudo.

Inserida por EduardaMariah

Assim mesmo, como um verbo, poesie-se. A poesia salva o dia, salva a alma, salva a vida. Mas olha só, poesia não é só falar de amor, poesia também é realidade, ativismo, poesia é liberdade. Poesia escancara, denuncia, fala da dura realidade. Poesia também é luta, é coragem, é força, mas também sensibilidade.
Poesia é a cura para uma sociedade doente que não sabe amar. Poesia é gritar, é cantar, é rimar, poesia é batalhar. Poesia é diálogo, é acordo, poesia é paz. Poesie-se.

Inserida por jorge_de_andrade