Textos Descritivo sobre Natureza
"Andei procurando sentidos que pudessem levar-me do náufrago ao porto.
Desembarquei em ti Bahia.
Solo que me era pouco conhecido.
Pisei na tua terra, banhei-me em tuas águas, abracei teus nativos e respeitei tua mata.
De ti não quero distância, quero teu mel, tua pimenta, dançar com os Pataxós e fazer eternas lembranças.
Agradeço teu conforto, teu zelo, teu alvoroço,
que sem nenhum esforço faz de mim um todo".
Quando eu era pequena
adorava passear de ônibus com meu pai
ele sempre ia a cidade
eu ficava observando da janela
as palmeiras plantadas no canteiro central da avenida
Como era linda aquela vista
Eu observava os letreiros das fachadas das lojas
e lia uma por uma na velocidade que o ônibus corria durante o trajeto
os meus olhos também eram ágeis como o vento
este era um dos meus favoritos passatempo
Olhava a natureza em volta em meio a tantas palavras
mesmo sem saber o que elas significavam
Quando se tem sete anos de idade e você aprende a ler
você quer mesmo é aprender
Horizonte Infinito
O horizonte infinito, tão longe e distante, parece um sonho bonito que nos faz viajar adiante.
Os raios de sol se estendem, colorindo o céu de tons, a natureza se defende, e nós somos apenas os donos.
Mas nessa imensidão, lutando nossa pequenez, um ponto sem muita razão, sem muita significância talvez.
Porém, mesmo tão pequenos, somos parte desse espetáculo, observando embevecidos, o horizonte tão majestoso.
E assim seguimos nosso caminho, navegando nesse mar de emoções, enfrentando cada desafio, e buscando nossos próprios alvos.
O horizonte infinito nos inspira, a seguir em frente sem medo, a enfrentar qualquer tirania, e encontrar o nosso próprio enredo.
O deleite é imediato ao contemplar cada detalhe teu, por teres uma postura agradável e uma graciosidade abundante que afaga os olhos e aquece a alma, algo semelhante com o que acontece num lindo lugar que renova durante uma tarde ensolarada.
Isto posto, não devo menosprezar a tua valisosa companhia, muito pelo contrário, preciso aproveitar bem os momentos contigo, regrados a sentimentos fervorosos, sorrisos sinceros, apreços recíprocos, um sensato proveito do nosso tempo.
Então, sem exageros, pra mim, aparentas ser bela do íntimo ao externo, inspiração e arte na mesma composição de uma mulher que não é perfeita, mas é feita de verdades, que possui uma natureza intensa, graciosa que gera vitalidade, que faz querer viver o agora, lembrando da nossa brevidade.
Vídeo-mente
Hoje um beija-flor no meu jardim...
Há poucos centímetros me olhava enquanto suas asas batiam num transe absurdo da minha mente. Tudo parou. Foi uma conversa de alma, uma síncope, e então, voou à me olhar da alta árvore, aproveitei e recobrei o fôlego, e mais uma vez, presenteou-me suas cores, voo e brilho. Depois, uma borboleta pousou na folha da amoreira e me deixou capturar em câmera lenta sua beleza.. sem timidez nenhuma... Os presentes da vida.
- Rahssi
Aqui estou mais uma vez.
Adentro a floresta densa.
Não, não estou tensa.
É um caminho conhecido.
Reconhece o som das águas do riacho que corre, meu ouvido.
A natureza fez aqui sua morada.
Sou apenas uma passageira.
Sinto a luz ultrapassar as árvores... vem até mim o calor do sol.
Aqui a natureza chora... em certos dias.
Um choro de alegria.
Banha seus filhos com gotinhas de vida.
Aqui atravesso meu deserto.
Encontro meu oásis.
Minha energia se renova com a energia da natureza que está tão, tão perto.
Sou embevecido prontamente por teus encantos, observando cada parte com afinco, adentrando gradativamente num mundo caloroso, rico com uma fonte de avivamento que causa um efeito inconfundível, por conseguinte, consegues morada nos meus pensamentos pela vontade que surge de estar contigo.
És com certeza uma bela paisagem viva, criada divinamente, que possui um olhar expressivo que instiga, um brilho reluzente nos cabelos, um rosto belo e delicado, uma boca pequena e graciosa, um espírito liberto, assim, uma mulher naturalmente charmosa que a minha mente a traz para perto.
Uma natureza cativante, espontânea, estonteante com curvas, formas, cores intensas, perfume apaixonante, detalhes que carregam doçura e ardência, um nexo emocionante, cuja essência coloco agora nestes versos, palavras e sentimentos que denotam o meu apreço.
Parando um pouco para observar este teu olhar atento, contido e ao mesmo tempo tão expressivo, faz eu pensar que tens muito a dizer, por existir uma natureza inquietante no teu íntimo, que a maioria não consegue perceber.
Muitos ainda não compreendem e outros esquecem de que nem tudo é dito com palavras ou visto com os olhos, pois, muitas vezes, é o sentimento que fala através de atos, sorrisos, certos olhares e o silêncio.
Por isso que, justificadamente, sentes uma alegria incomparável quando alguém consegue ler pelo menos uma parte das tuas entrelinhas por meio de um agir caloroso como vívidos raios de sol iluminando o teu lindo rosto.
Minha alma sempre se alegra quando os meus olhos estão contemplando uma graciosa paisagem da natureza, uma pintura que está viva, expondo sua beleza bem detalhada com cores cativantes, logo, comprovadamente, uma alegria rara, profusamente, fortificante.
Só consigo acreditar que é um dos meios que Deus usa para acalmar meu coração, afugentando minhas angústias, atraindo uma justa gratidão por Ele compensar as minhas lutas até por intermédio de uma simples contemplação.
Significa tanto que se posso, paro um pouco e contemplo a bela naturalidade que está simplesmente exposta em cada parte da fauna, dos céus, das águas e da flora, portanto, graças a Deus por esta forma divina de força.
É inegável a sua tamanha beleza, uma arte viva, detalhada, simples e bastante atraente, que reflete sua bela natureza abundante, que aquece com suas peculiaridades apaixonantes que avivam intensamente, então, de fato, uma mulher muito instigante, que adentra a minha mente.
Abraçada pela noite, fica mais evidente o fulgor dos seus encantos e observando atenciosamente, chego ao ponto de pensar que, talvez, tenha a essencialidade de uma sereia, o que justificaria ser tão encantadora e fortemente conectada ao mar, onde fica à vontade como se fosse o seu lar.
Sua agitação também é atuante, logo, seus momentos de tranquilidade são raros, oscilações incessantes de ânimos que não a fazem perder sua graciosidade e ainda geram um ímpeto de viver incansável que nem as forças das ondas nas rochas numa persistência notável.
Furacão de sentimentos!
Um coração quando está energizado pelo fogo da paixão é como um furacão em formação nas nuvens, quanto mais o sentimento é ignorado, mais a probabilidade de se tornar em uma escala de 1 a 5 com base na velocidade do vento. Tudo começa com uma brisa, depois o vendaval, para se transformar em um furacão ou de repente perder a força e virar um ciclone tropical, ou simplesmente em uma tempestade. Quando os desejos são realizados logo na brisa e durante os ventos fortes, a força da natureza aplaca a tamanha intensidade e profundidade desse furacão e os pequenos vilarejos não terão que ser reconstruídos. Consequentemente o amor a paz, tranquilidade e a felicidade impedira qualquer ameaça de destruição por esta força da natureza.
Sou apenas um humano, estou longe de ser perfeito, ao contrário, tenho muitas imperfeições, já cometi muitos erros e, provavelmente, ainda cometerei outros, também alguns acertos, tenho minhas fraquezas, emoções expressivas, doces e amargas, sempre veras, às vezes, impulsivas, dialeto típico e sincero da alma.
Sangro, transpiro, não sou de ferro, fico cansado, adoeço, mas busco resistir o máximo que consigo, não desisto fácil, desabafo se for preciso, nem que seja através dos meus versos, tenho evitado criar expectativas e existe uma forte possibilidade de eu não atender a muitas, uma contrariedade sadia, talvez, bastante inoportuna.
Para que a minha natureza humana não seja tão desastrosa, mediante a permissão do Senhor, disponho de algumas virtudes e mesmo não sendo rotineiras e que sejam percebidas por poucos, agradeço, pois sem elas, meu mundo seria mais caótico, só é preocupante quando eu as esqueço e penso que sou somente um incômodo, até que lembro de que sou apenas um humano.
O canto dos pássaros de madrugada
Seriam mesmo
cantos de pássaros?
Talvez não passem de gritos
gritos de desespero
Súplicas para que apaguem as luzes
dos postes
de outdoors
dos faróis dos carros
da casa do insone
de festa
da melopeia.
Súplicas para que até as luzes
das estrelas
sejam absorvidas
pelas folhas das árvores
sobre seus ninhos.
e que seus sussurros
possam ser ouvidos.
seu cântico fica para a tarde –
e que então durmam
até o clarear dos primeiros
raios de sol
20.09.2018
O pássaro vê
Seus colegas voando
Desviando dos galhos secos do verão passado
Por que não pôde planar
O pássaro vê
Seus colegas bicando
As doces vinhas ainda em seus cachos
Doutro verão que irá
Sem deixá-lo as bicar — seu homem não deixa.
O pássaro vê
Sobre as diversas frestas da gaiola de aço
Seus colegas voando
Compartilhando seu canto
Chamando-o a se aprochegar — ah, seu homem não deixa:
Quer ouvir seu canto
Sobre as diversas frestas
Duma gaiola que o agarra a seu favor —
Como quer ele ouvi-lo cantar!
Solte o pássaro, homem!
Deixe-o planar
Sobre um verão que o deixará tão logo
Até que não possa ouvi-lo cantar.
BOM DIA, MAS... BOM DIA MESMO !!!!!
"Eu fico com a pureza das flores e dos pássaros, das matas nativas e das fontes de águas cristalinas, das hortas e dos pomares, das brancas areias das praias e da brisa do mar, da alegre algazarra das crianças.
Eu fico com a Natureza, como você, e assim amorosamente vou vivendo meus dias.
Feliz."
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
Há dias, na Vida, que tudo que precisamos são de pequenos momentos de sossêgo... de paz...
Estar conectado com o natural, a natureza, o planeta...Gaia!
Mãe Terra!
Maravilhosa!
Onde tudo nos é oferecido para Contemplação e Conexão!
Todo esse Verde Intenso...
Florestas!
E, campos cheios de pássaros e animais multicores.
Esse céu azul e imenso!
Azul intenso de Amor!
Ar, muito ar, se purificando para ser nosso Alimento!
Sim! O ar é alimento!
No meio das florestas, ele está renovado e nos é dado de presente...
Corredeirinhas...
Cachoeiras...
Rios de águas frescas...
Por entre as pedras...
Fios de água mansa...
Limpinha! Tudo ali...
Beba na fonte...
Se refresque!
Sente- se e aprecie!
Sinta com sua Alma!
Aprecie!
Leve para dentro de si.
Se impregne disso...
Se integre a tudo isso!
Tudo isso nos é dado de presente...
A Vida é um Presente!
É Aqui e Agora!
Não demore a perceber.
Sua Alma precisa disso!
Reconecte-se!
Venha!
Aproveite o passeio...
Delicioso passeio.
*Tenha um Ótimo Dia!*
*Feliz Domingo!*
🍃🌻🍃🌻🍃
(outono)
tire suas expectativas das minhas palavras pois já sou quase outono
brincávamos de emaranhar sufixos atrás das árvores
minhas raízes se fixaram nas suas redundâncias
foi quando comecei a sussurrar fotossínteses
meus verbos explodiram em sentidos múltiplos
nunca exagerei tanto uma floração
mas acordei sozinha entre calafrios e premonições em amarelos
meu corpo cheira à molhado
um vento gelado incendeia minhas folhas de dentro para fora
arrancando meus pecados com seus gritos
você não se lembra porque tinha os olhos abertos
o chão está coberto de pecados coloridos
úmidos
eles se decompõem em expectativas
Brasília, capital de sonhos e ideais,
Cerrado que nos inspira, nos faz imortais.
O lago Paranoá reflete a nossa alma,
E a Ponte JK nos liga como uma calma.
Brasília, capital do meu Brasil,
No meio do cerrado, um sonho se fez real,
Linda cidade, moderna e imponente,
De um povo lutador e resistente.
A ponte JK, um símbolo de Brasília,
Majestosa, como a cidade que a construiu,
Uma obra-prima, um legado, que é nosso orgulho,
E que representa a união do povo brasileiro.
Mas em meio à grandiosidade da cidade,
Há uma angústia, uma incerteza de verdade.
A natureza sofre, a desigualdade persiste,
E a esperança às vezes é difícil de resistir.
Mas não podemos desistir do sonho,
De construir um futuro mais risonho.
Que a capital federal seja um exemplo,
De amor à natureza e a um futuro mais simples.
Mas, nem tudo são flores, a angústia nos assola,
Em meio a tanta beleza, a desigualdade é real,
Precisamos lutar por um mundo mais justo e igual,
Para que a esperança seja o nosso guia, nossa bússola.
Olhai para os campos
Neles tudo fala de amor
o sol que brilha no alto
Os pássaros que dançam
embalados pelo próprio cantar
Flores que se abraçam
deixam perfume no ar
Tudo é preciso
Ordenado e belo
É a união de todos
a glorificar o Senhor
editelima 60
março /2023
A vida é um mistério,
Uma teia de sentimentos que nos permeia,
No meio ambiente da existência,
O amor e a saudade são o que nos norteia.
A falta às vezes é inevitável,
Mas a natureza é sempre presente,
Com seus ciclos e renovações,
Ela nos ensina que tudo é transitório, apenas uma corrente.
A vida é um enigma,
E a natureza é a nossa escola,
Aprendemos com suas lições,
Que somos apenas uma parte dessa roda.
Então amemos a vida, a natureza,
E honremos a nossa existência,
Com gratidão e respeito,
Por tudo o que nos é dado em vivência.
- Relacionados
- Textos descritivos de Cecília Meireles
- Frases sobre a perfeição de Deus na natureza
- Mensagens de agradecimento a Deus pela vida
- Natureza e Criação de Deus
- Frases de natureza que nos conectam com a sua beleza
- Frases sobre a Beleza da Natureza
- Frases sobre o Dia da Árvore para celebrar a natureza 🌳