Textos de Verdade

Cerca de 8231 textos de Verdade

Uma relação entre a autoridade e o poder

Uma das coisas que mais nos incomoda e na verdade nos aterroriza é a relação que temos com o poder e a autoridade de uma pessoa, ou seja, quando nos é delegado algum destes dois, ou simplesmente estando subordinado a eles.
Tenho por mim, (minha opinião), longe de ser o dono da verdade, que uma definição de um modo geral, uma autoridade significa criar e produzir algo nos outros e ao redor de onde vivemos. Autoridade que nasce do respeito, sinceridade, honestidade e do compromisso de ser sempre fiel a verdade e as atitudes responsáveis, fazendo que com estas atitudes se crie uma liberdade de expressão entre a autoridade e seu subalterno.
Em compensação o que podemos ver em relação ao poder, é que na falta de todos os atributos relacionados acima, ele aparece através da pressão, do medo e da imposição da vontade de quem o exerce, fazendo que, com esta atitude haja uma redução da liberdade de expressão entre as pessoas.


Quem tem o poder, e quem por ele se deixa dominar, perde o respeito, o valor pelas coisas que não lhe são importantes, menospreza as pessoas sob suas ordens. Sua vontade se torna soberana, pouco importando o que os outros achem. Ele se torna o dono da verdade, somente ele é capaz, sem ele nada funciona.
Na verdade, o dito poder, corrompe mina, joga por terra muitas qualidades que a pessoa tem e que perde com este poder lhe dado. Afloram-se os mais escondidos sentimentos e atitudes nesta pessoa. Partindo dai as mais impensadas atitudes com seus subordinados. Para esta pessoa, tudo é normal quando ela quer e tem um objetivo, não importando com nenhum argumento proposto por outras pessoas, mesmo que elas estejam completamente certas.
Vemos que em muitos casos, o detentor de um cargo que tenha certo poder, costuma confundir este poder com autoridade, fazendo o uso de que, se tem autoridade, esta mesma autoridade lhe dá o poder de fazer e acontecer.
Conhece alguém assim?
Identifica em seu ambiente de trabalho algum superior que tenha estas atribuições?
Eu convivo com vários! Tem cada peça rara que dá vontade de esganar.


Tenho por mim que, quando se aplica a autoridade que tem em determinados cargos, ela se baseia no exercício de aplicar o respeito, a confiança, e a competência em favor de todos, não depreciando e nem maltratando uma pessoa que esta abaixo de você em um ambiente de trabalho. Tornando com isso, o ambiente mais ameno e melhor para trabalhar com atenção e produzir mais. Respeitando e tratando a todos com atenção e lisura.
Podemos ver também que, muitas vezes a pessoa que exerce poder tem medo de se ver questionada, confrontada, ver suas atitudes serem colocadas em discussão, imaginando que se for colocado em dúvida seu poder de decisão se tornará frágil diante daqueles que são submetidos.
Partindo deste princípio, ela tem tanto medo de perder o seu posto ou cargo, que se aferra com unhas e dentes a este cargo usando de todas as ferramentas para mantê-lo, mediante qualquer tipo de atitude.


O que exerce poder muitas vezes tem medo daqueles a quem submete. A atitude firme, decidida, ciente de seus direitos e competente em suas funções lhe trazem incômodo, que simplesmente ele não consegue enfrentar numa conversa franca, na realidade o olhar desta pessoa o enfraquece. Por isso, não pode olhar para ele verdadeiramente. E ai pode constatar que, a partir desta situação, este chefe, mesmo com seu poder tem medo da própria fragilidade e na sua cabeça a única coisa a se fazer é eliminar o outro de seu caminho.
Já que não consegue valer todo seu poder (ou o que ele pensa que tem), trata de armar situações e artimanhas para se livrar desta pessoa que tanto o incomoda.
Diante de sua insegurança, o que tem este poder passa a querer eliminar toda possibilidade de questionamento por parte daqueles que estão sob sua responsabilidade. Eliminando qualquer possibilidade de ser contestado.
Tratando os outros como se fossem simples animais no cabresto, entendendo que esta pessoa simplesmente tem que obedecer e não questionar.


Esta é uma realidade que é indigna e indignante, exercido assim, o poder deixa a pessoa que o exerce cada vez mais só: o que submete o outro está só. O poder não respeita nem se respeita, pois não reconhece nem se reconhece a si mesmo.
Podemos dai ver que o respeito pelo outro e por sua liberdade é a marca da autoridade. Mesmo esclarecendo que não se trata de um respeito passivo, que se afasta para não intervir, mas um respeito que se compromete, ativamente, com a liberdade do outro, um respeito que não tira a liberdade do outro. Nisso é que deve consistir à força de sua autoridade. Comprometer-se com a liberdade do outro e de si mesmo.
Pergunto a você!
É possível uma autoridade em um cargo que tenha poder, se comprometer a desenvolver uma autoridade verdadeira, com atitudes de respeito aos outros e não impor seu poder por pressão, mentira, medo?
Conhece-se alguma autoridade que age assim? faça uma análise sobre seu comportamento e tire suas próprias conclusões.

Inserida por marcelo-martins

Amigo de verdade é aquele que ri com você, trabalha,
apóia, tá ali sempre que você precisar
"Perde" um pouquinho do seu tempo pra te ouvir.
Se importa e se preocupa com você.
Amigo de verdade é aquele que te dá a chance de falar o que
sente, é aquele que convive um pouco com você, mas já sabe o que você passa... é aquele que estende a mão e diz: 'to aqui pra ajudar'. Esse é o amigo de verdade

Inserida por camilasinara

Seguir em frente de verdade, é renovar o quarto, as gavetas e a alma. É dar uma leve olhadinha para trás e fazer o que deve ser feito: Finalizar as coisas inacabadas, guardar as coisas boas no coração, perdoar as más e jogá-las ao vento.
Seguir em frente mesmo, é mudar as palavras, os gestos e até a decoração da sua vida, sem perder a essência.

Inserida por JosianeBonifacio

É dito comumente que "A melhor vingança é ser feliz". Penso que não é verdade. Não existe vingança boa; toda vingança é ruim.
Enquanto houver o desejo de haver vingança, mesmo que seja esfregando a felicidade na cara de outra pessoa, esse desejo nos faz mal, e nossa felicidade jamais será genuína.
O melhor a fazer quando alguém nos magoa é perdoar e desejar de coração a felicidade a esta pessoa e assim encontraremos também a nossa.
Se libertar do mal, da raiva, do rancor, das paixões que nos aprisionam, e dar uma chance a quem nos ama de verdade quando esta merece uma segunda chance, ou se não ama, ou não merece, se afastar dela e não permitir que esta erre novamente contigo.
Mas esqueça a vingança... apenas seja feliz!

Inserida por violetshine

PRINCÍPIO, MEIO E FIM


Será realmente verdade o que dizem: que tudo na vida tem um começo, um meio e o fim? Sinceramente tenho medo de que isso seja verdade. Nos tempos de hoje, amizades verdadeiras são dificeis de se encontrar e mais dificeis ainda em se manter. O que poderia ser simples, torna-se complicado. Lembram daquela frase: amigos , amigos negócios á parte? Pois é, deveria ser assim não acham? Mais vale um amigo verdadeiro que tenha opinião propria e personalidade do que algo que tem dia e hora pra acabar. Amizade, se bem cuidada é pra vida toda e nem tudo nesse mundo é pra toda vida. Infelizmente.

Inserida por monicaermirio

Dono da verdade"
Nada mais Idiota do que falar isso.
Primeiro porque "verdades" nada são além de versões de cada indivíduo acerca de determinado fato. Segundo porque ninguém é dono de nada. Os fatos é que levam aos acontecimentos, que por conseguinte retornam aos fatos. Essas "frases clichês" são perfeitas nas discursões com imbecis e estúpidos. Porém, para quem vive na razão e na realidade, elas não fazem sentido e nem têm importância.

Inserida por JDCasteloBranco

Quando estamos decepcionados com alguém, sempre achamos que a culpa é daquela pessoa, mas na verdade a culpa é somente nossa.
O segredo é não esperar nada de ninguém, apenas espere algo de você. Somos donos de nossos atos quando temos a rédea da vida em nossas mãos.
Ninguém poderá escolher algo pra você, porque ninguém ira viver a sua vida.
A decepção é boa, é uma forma da vida nos alertar que estamos olhando errado para ela e para os outros.
Quando não esperamos nada de ninguém, não nos decepcionamos, apenas teremos compaixão por aquele que sofre.
Sempre há uma saída para tudo na vida, sempre irá existir, as vezes devemos olhar diferente para as situações em que estamos e tentar entender o que a vida quer nos mostrar no momento.
Não podemos esperar nada do futuro se não fizermos nada agora, nada irá mudar, tudo depende de você.
O segredo é pesar nossas escolhas, medir nossas ações, e somar nossos atos.
Todos temos o direito de errar, mas temos o dever de aprender com o erro.
Temos o tempo em nossas mãos, como a teoria de Einstein, tudo é relativo, e este relativo é o estado em que você se encontra.
Não espere nada da vida e nem de ninguém, espero tudo de você, de o primeiro passo com fé e que o resto, você encara de frente, e vence.

Inserida por danikratz

Muitos vão discordar, mas... Escrevo uma verdade independente de concordarem ou não.
Alguns termino de relacionamentos doem muito e por muitos anos, pois, estávamos vazios de nós mesmos e, quando perdemos a parte que nos preenchia ao invés de apenas nos completar, nos sentimos novamente vazios e só, e, o que dói mesmo é o vazio e a solidão.
Se estivéssemos satisfeito com nossa vida e a outra parte fosse apenas o complemento de nós, a dor seria indiscutivelmente menor e, nossa vida seguiria mais facilmente. Portanto, busque sua própria paz e satisfação e complete com outra pessoa e complete outra pessoa, mas não seja a única fonte de felicidade de ninguém e nem permita que outra pessoa seja sua única fonte de felicidade.

Inserida por leodelucas

PARADOXO

É a contradição
A resposta na minha mão
A verdade no final da piada
Nos olhos do crocodilo a lágrima
É o estranho no espelho
O término sem meio
É o progresso para a morte
Azar na sorte
O fim da estrada
O desfecho sem sacada
Mil olhos cegos
Pasmados e alertos
É a lavagem das mentes
Canto dos malditos em coro de contentes.

Inserida por Leninhaalves

Lânguida mazela

Quando se ama de verdade é natural ter uma entrega total,
Mas ao perceber que esse amor não o corresponde a altura,
O mundo cai, leva a pessoa perder a direção do seu rumo.
Nesse momento se pensa ser uma folha de papel em branco,
Para que a outra parte escreva tudo o que de fato sente...
Aí, a antiga esperança se tornará uma triste realidade.
Ao agir assim perceberá sua maturidade frente à desilusão
Que o atingiu em cheio em meio a paixão e as tormentas,
Motivo para expressar todos os seus sentimentos de amor,
Sabendo que terá que arrefecer mediante a dura verdade.
Gritar meu amor, minha vida, para que o mundo possa ouvir...
De nada adianta num instante muito triste e louco como esse.
Sabendo que o verdadeiro motivo que faz a vida mais feliz,
É ter um amor correspondido e satisfeito em sua realização.
Todos querem ter um amor ao seu lado por toda a eternidade,
Mas, nesta vida onde tudo é concorrência não seria diferente,
Se o sentimento também sofresse toda essa lânguida mazela.
Estar entregue totalmente ao relacionamento é maravilhoso,
E um amor sincero entre dois seres que sabem o que querem
Denota que nem tudo está perdido neste mundo de competição,
Mas, estar preparado para o pior tem sido o mais prudente...

Inserida por 81024673

A lógica acompanha a verdade, dirigida pela razão para serem averiguadas pela seriedade social;
Diminua a possibilidade do registro de não poder adicionar as intensidades que os olhos querem notar;
Palavras difíceis não demonstram plenitude sem razão que justificam a imaginação da vida;
Mas sem o mais de entender nem o por que de compreender o significado do nada;

Inserida por JULIOAUKAY

Debaixo da chuva espero que enterres a verdade, porque ela sangra e machuca.
Machuca tanto que eu choro.
Choro tanto que soluço.
Soluço porque tenho medo do vômito.
E quando vomito fico mal.
Mal por saber que morrerei.
Morrendo aos poucos sem você.
Você que me amava tanto.
Tanto que me fazia chorar, debaixo da chuva, onde eu enterrei a verdade porque ela sangrava e machucava.

Inserida por degenerativo

...Da para agente ter mais cor?Mais vida?
Da para agente se olhar mais e se ver de verdade toda vez que se olhar?
Para agora por favor!? Não fale ou se mova...Só sinta!
Lembra desse cheiro?É o nosso cheiro,nosso gosto,nosso resultado...Chega mais perto...Consegue escutar?É meu coração,é nosso som.

Inserida por Isa-bel

O que são espelhos?
Na verdade espelhos são reflexos da nossa imagem,
Imagem essa além da aparência.
Só aquele que possui sensibilidade consegue usar o espelho da alma.
Onde se emociona ao ouvir uma música
Onde se alegra ao ver a justiça sendo feita.
Esse espelho na verdade é o que vemos no outro
O espelho da alma é o outro.
Só podemos ver aquilo que temos, ou aquilo que não temos.
Permitimos ver o amor, em toda a sua magnitude
A paz, e os seus frutos de harmonia
E o perdão, que modifica e transforma à todos.
Porém podemos permitir ver o ódio
A guerra
A vingança
Tudo não passa de uma escolha
Você escolhe como refletir no espelho da sua vida.

Inserida por SandraVVieira

Para defender a verdade individual, ou coletiva, aquela que se faz através de conchavos, com a intenção única de satisfazer a vaidade egoica, cria-se o mundo, em um campo de batalhas. Os campos minados da alma existem em todos os confins. Justos e hipócritas, crianças e velhos, pobre e rico... Lutam todos e todos os dias. Estou no meio dos campos minados, correndo para lá e para cá, tentando esquecer a vaidade, apenas por um minuto.
Existem as bandeiras com os seus significados. Importa apenas a mensagem que elas nos passam. Muitas vezes não é isso que se vê, e sim, o que se ganha com isso. Vejo apenas que os maléficos, por sua natureza, são os que prejudicam a massa ou a si mesmos, a ponto de se olharem no espelho e não mais se reconhecerem, por deturparem a figura do amor.
Os bons abraçam sempre as causas justas e lutam com todo amor que puderem extrair daquilo que plantaram. Lutam sem precisar machucar o outro, sem destruírem as edificações que já foram construídas. Lutam pelo amor, pela paz, pela conscientização, sem beneficio próprio.
Os justos são os que lutam pela justiça perdida, contra a maldade do julgamento injusto, a maledicência da exclusão e os ferimentos do preconceito. Lutam com armas invisíveis - a fé contra os vícios, ambição e traição, contra os autores da desunião, contra as rupturas dos vínculos, embasados nas artimanhas enganadoras e mal polidas, do que se possa chamar ato plausível. Preciso recorrer à atitude cética para combater o maniqueísmo e não permitir que ele adentre em minha casa?
Preciso não tomar partido e me pôr em cima do muro, apenas vislumbrando a morte ou a vida, sem molhar os pés na realidade?
Preciso não me render ao simplismo de encurralar o pensamento, entre as paredes do bem e do mal, pondo-me na posição de "eu não tenho nada a ver com isso?!"
A indiferença mata? Se nada faço quando vejo alguém se afogando, estou cooperando, ou não, com o seu afogamento, ou estou apenas observando o afogamento de alguém, enquanto elaboro um pensamento para além da solução dualista? Será sábio inventar uma tese inédita sobre alguém que surge com uma ideia lógica e racional, sobre os futuros robôs da era que exigem a falta de sentimento - bem ou mal, apenas o lógico, pois esta falta agrada à ciência e substitui as desgraças ou as graças?
Sou péssima discursista, não posso entender a profundidade dos sentimentos. Bem ou mal, por considerar-me entre os homens um homem médio e comum, posso dizer que o remédio está, não na fabricação de teses cientificas que poderiam se tornar demagogia, e sim, na conscientização e educação. Daí nasce a nova cultura dos tempos que em minha opinião é bem mais aproveitável do que a tese científica.
Tratamos de seres humanos e não de objetos a serem analisados.

Inserida por AdrianaVargas

O papel da verdade


Vai se engolindo a verdade com menos temperos.
Real em essência e busca.
Com atenção.
Com pensamento.
De pé na fila.
Entre um bando de responsáveis.
Entre as modas por estação.
Com as patentes de presos políticos.
O preço do globo e números
Circenses ou teatrais, puramente instrumentais.
O cotidiano fim de semana,
Sempre no particípio.
Arte plástica.

Como ser mais de dois mil anos depois de Cristo e uns trinta a mais depois de Cleópatra.
Sem muito destaque para contribuição à memória.
É verdade agora e mais ou menos.

Inserida por landeira

de começo EU TE AMO, você sabe o que é amar de verdade ou já sentiu isso alguma vez ?
pois EU a unica vez que senti isso foi com você e ainda sinto. quando te conheci não acreditava nessa história de amor, mas depois que te vi a primeira vez, já foi diferente, tudo mudou, depois daquele dia eu não era a mesma, tinha finalmente encontrado meu PRIMEIRO AMOR !
o que eu não imaginava é que algum dia fosse viver algo com você, e que por mais que hoje eu saiba que tenha sido tudo mentira e ilusão, foram as melhores mentiras da minha vida. é uma pena ver hoje, que não consegui viver completamente meu sonho com VOCÊ, o pior foi ver que quando te deixei ir, aquela dor que senti, não passou até hoje ! e ver que você nem presta atenção em mim, mas eu ao contrário de você, em apenas ver uma foto sua, ou uma frase dita por você, meu coração já dispara.
foi apenas um mês, apesar de quase não ficarmos tão próximos, foi o melhor mês da minha vida, e só o que eu queria era que aquele mês fosse ETERNO e que fosse tudo VERDADE, porque dói você amar tanto uma pessoa e ela somente mentir pra você. e apesar de ver que foi tudo mentira não me arrependo de ter vivido isso, só me arrependo de cada minuto perdido ao seu lado.
você já me tirou o sono muitas noites, já chorei e já sorri apenas em lembrar de você!
só o que sei é que sou apenas alguém, ou até mesmo alguém invisivel, que até hoje não consegue esquecer um amor não vivido, só vejo que as lágrimas que deixei cair, não adiantaram em nada, você não voltou pra mim, nem se quer olhou pra mim. hoje eu sou uma garota que um dia você fez de brinquedo, que se acha em qualquer loja, já eu fiz de você um brinquedo caro e muito raro de se encontrar. eu não tenho culpa de estar te amando, nem você tem a obrigação de me amar, será que você imagina das lágrimas que já deixei cair por causa da sua ausencia ? um dia você olhará para trás, e verá que disperdiçou um alguém que sempre te amou verdadeiramente e esse dia pode ser tarde demais.
nunca te esqueci, mas aprendi a ser forte e viver minha vida como se nada tivesse acontecido, mas só EU realmente sei o que passei e ainda passo .

será que um dia vou te esquecer ? queria um dia poder olhar nos teus olhos e dizer a grandeza do meu AMOR.

VOCÊ FOI O MEU PRIMEIRO AMOR E UNICO !

Inserida por bbiancan

Donas da verdade, céticas ou semideus.
Genocracia aristocrática, regras que
Ninguém obedeceu.
Fascistas impetuosas; impetuosidade
Do prazer.
Tirania que ninguém engole, impondo-lhe
O poder.
Donas da verdade, onipotentes naturais.
Da estética escondem a máscara, num
Jogo de seduções guturais.
Do amor a servidão. Amante se torna
Escravo, de joelhos ao perdão; onde
O certo se torna errado, direitos é
Algo em vão.
Corruptas da vaidade, esnobando
A caridade alheia... Injustiça, que
Torna “justa”, na mesquinharia
Verdadeira. Que se danem os
Problemas do mundo, apenas a
Mudança de lua é que é perfeita!
Apenas as donas da verdade, são
Que choram, as imperatrizes do
Planeta.
(Donas da verdade, 05 de fevereiro de 2008)

Inserida por Graonedematoz7640

Para utilizar de toda minha verdade e honestidade devo ouvir o meu coração e relutar pelos meus desejos e querer;
A noite vejo a lua e me inspiro sem me esquecer dos meus sentimentos, percebendo a linha do horizonte que tanto admiro;
Agindo certo sem querer e errando para não se perder com o meu coração nas mãos esperando que me entendam para que eu possa descansar o meu coração;
Sei que faço tudo isso para me encontrar e também para que eu não vá embora, sem lugar algum aonde ir;

Inserida por JULIOAUKAY

A verdade é que você jamais conseguirá agradar ou satisfazer a todos!!!
Alguns se farão de amigos QUANDO e SOMENTE ENQUANTO precisarem de você, mas tenha certeza que sempre haverão os verdadeiros amigos que estarão ao seu lado mesmo quando você não puder oferecer nem mesmo um simples abraço...

Inserida por luisfraraujo