Textos de Tristezas

Cerca de 4219 textos de Tristezas

O que te define ou o que te definha?
Se não sabe o que te define,
comece pelo que te definha.
Questione seus medos,
suas culpas,
seus traumas,
sua falta de amor próprio.

Pergunte-se:
Porquê estou assim?
Porquê isso tem que me entristecer?
Porquê estou tão ofendido com aquilo?
Porquê essa dor que a tanto tempo me
acometeu ainda insiste em me entristecer?
Não procure culpados,
Questione a culpa em si.

Questione-se no interior de sua alma,
nos porões do seu ser, aonde somente você
consegue adentrar.
Encare seus fantasmas,
Jogue luz sobre suas sombras.
Faça isso todas as vezes em que
perceber pensamentos que te
incomodam e tirem a sua paz.
Faça isso quantas vezes for necessário.

Inserida por visterine

Profunda solidão
No silêncio aperta meu coração
Silêncio de luto, silêncio de indecisão
Silêncio de dor, silêncio sem perdão
Silêncio esse que parte meu coração
Desde daquela triste noite de sábado
O abraço, o adeus
O perdão pelas falhas
O fim de laços os quais jamais serão refeitos
E no silêncio da milha verde
Eu caminho devagar
Sem um ombro amigo
Sem alguém para amar
Somente lembrar
Daquele passado de ardor
De sentimento e de calor
E a vida só irá clarear
Quando o sentimento na alma findar
E daquela noite melancólica
Adquiro a minha eterna solidão
Pois nunca a ela retornarei então.

Inserida por alex_gordiano

Remedinho para insônia

Quando você for dormir...
Respire fundo umas 10 vezes e depois fique por um momento em silêncio...
Depois pense.
_Deus está mais perto de mim, do que a minha respiração.
_Deus está mais perto de mim, do que os meus batimentos cardíacos.
_Deus está mais perto de mim, do que os meus pensamentos...

Depois fique mais um tempo em silêncio.
Faça uma oração, feche os olhos e durma...
Não tente pensar em nada.
Se algum pensamento querer ficar parado em sua mente: Não dê atenção. Ignore. Deixe ele ir embora. Se ele voltar e tentar te prender...ignore de novo. Porque se você ficar floreando esse pensamento negativo, ele se auto_alimenta em intensidade e não te deixa dormir: e a insônia chega.
Ignore. Deixe eles passarem como propagandas... Deixe passar, passando, mudando o canal, deixe ir embora até que você consiga desligar a "sua TV" por completo.
Então. Deixe os pensamentos passarem... Desta forma você poderá dormir em paz, tranquilamente, e nos braços dos anjos.🤝
A vida é bela e vale a pena viver, amar e ser feliz.
Boa noite.

Inserida por PeregrinoCorrea

LIBERTINA (soneto)

Recordo, ao ler-te, as épocas sombrias
Ó escura poesia, de outrora, tão torta
À inspiração, lasciva, e da alegria morta
E em tuas trovas, as vis sensações frias...

Simetria e rimas, nas fantasias vadias
Enroupadas, pária de Suburra à porta
E a impudicícia em tuas linhas, absorta
Acabrunhando o decoro nas ousadias

Ó nuvioso e tristonho cântico em ruína
Na esquina pesada, tendo a fonte impura
Do lampejo, na qual se traje de Messalina

Tu, prosa descarada, sem amável ternura
Sem o amor, traindo a mão na sua rotina
Libertina, que ao poético só traz amargura

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
14/03/2020, 04’59” - Cerrado goiano
Olavobilaquiando

Inserida por LucianoSpagnol

Vida , vida minha...
Quero que saibas, de tudo que representa para mim.
Quando criança e em minha juventude , houve tantos dolorosos momentos, então com minha pouca experiência de vida chorava muito, foram rios e rios de lágrimas por anos..., Até que dei um basta, e disse chega de choro, eu já era valente em meu mundo, me tornei duplamente valente... por onde passei, minha voz era ouvida, liderei pessoas,ensinei muito, mas fui muito mais aluna, pois tudo eu observava e absorvia... Tive muitas histórias dessa época... Um belo dia conheci um homem, e no futuro se tornou meu esposo, nunca imaginei que casamento tivesse o efeito de montanha russa, mas aprendi a ser uma fera nessa fase, pois percebi que precisava de cuidar da minha nova vida, anos de amor, problemas, alegrias, tristezas, surpresas, decepções, até que chegou o dia da descoberta de que desde antes do casamento, fui enganada,e naquele momento tudo desmoronou, e tudo findou...
Ah, vida como foi dura comigo, por que me judiou tanto?... - Me fiz essa pergunta muitas vezes.
Mas, hoje entendo que precisei de tudo o que passei, para ser quem sou,hoje vivo no mais perfeito amor com meus pais, então obrigada por não desistir de mim. E por me fazer essa mulher que me tornei.

Inserida por lecosoulima

No isolamento pandêmico
onde a histeria caminha
ao lado do egoísmo, abrindo
alas à raiva que contamina a alma e
razão, rompendo mesmo o coração forjado,
Dá lugar para o eu
[...] o encontro à essência do
que personifica
o ser solidário
que em momentos de
tristeza,
medita a práxis
para um mundo melhor

Inserida por michael_antony

CERTEZA DO FIM

Há dias penso.
Há noites em claro
Peno nos dias diurnos
No escuro, um descaso.

E que escuro tão medonho
Nao mais pareço a nada
Sera isso uma fase?
Talvez o pesar de um último passo?

O que isso que espantas
Se mais nada temo a viver
Eis-me aqui um fraco distante
Buscanso sem saber decerto o que.

Temo a vida à fora
Por àqueles que persistem a mim
Por ora, vivo a demora,
Mas ja me é certa a certeza do fim!

Willas Gavronsk

Inserida por willasmaykon

O PENSAMENTO DEPRESSIVO

Como pensa um depressivo?

Poderíamos começar definindo o que seria esse pensamento depressivo, mas isso acabaria sendo uma mera conceituação já conhecida por todos, porém sentida por somente um grupo. É muito difícil imaginar que o depressivo tenha pensamentos e sentimentos simples e ao mesmo tempo confusos. Difícil justamente porque tais pensamentos parecem simples para quem está de fora, mas são totalmente desordenados para quem está imerso e absorvido por todos eles.

Tudo começa ainda na infância, onde se acredita num futuro, porem por razoes desconhecidas esse futuro não chega. O depressivo não compreende o porquê, contudo houve um gatilho que descarrilhou toas essas sensações, sentimentos e pensamentos. As frases escutadas durante seu crescimento são as seguintes: “Você é fraco!” “Você precisa sair dessa!” “Você precisa reagir!” “Você está bem?” “Isso é frescura!” “Como está se sentindo?” Essas e tantas outras que não ajudam em nada. Na verdade tudo que o depressivo quer e precisa ouvir é: “Sei como se sente!” “Te entendo, quer conversar?” em contrapartida isso se torna impossível, pois os sentimentos que emergem nessa hora são de raiva e incompreensão fazendo-o explodir emocionalmente tratando a todos com irritação.

Tudo o que ele quer nessa hora é que sentissem o que ele sente ainda que inconscientemente. Interessante é que quem está mais próximo não tem a capacidade de ajudar. Talvez o correto seja não perguntar, não julgar, silenciar. O silêncio nesse sentido se torna o melhor remédio.

Os sentimentos que os acompanha diariamente são de culpa, por isso tendem a pedir desculpas por tudo que acontece, ainda que eles não tenham responsabilidade sobre o que houve. Outro comportamento comum é o isolamento. Costumam se isolarem de tudo, de pessoas, ambientes, luares,
conversas enfim essa sempre é a solução mais rápida.

Nada disso é planejado, criado, intencionado apenas é o que lhes traz paz ainda que seja momentânea. A única coisa que lhes vem à cabeça é não fazer nada e ao mesmo tempo pensar em algo que agrida a si mesmos. E isso é um problema, pois eles se agridem e os amigos e familiares tendem a não deixar, e isso cria uma força interna exorbitante, umas tendem a se matar, a se agredir e outros tendem a sair pelo mundo agredindo outros e se matar. Quando isso ocorre, as reações externas são adversas e eles recebem como julgamentos e apontamentos, o que soa como insensibilidade, não nos entende, são como que incompreensíveis.

É importante saber que eles amam, tem sentimentos também, mas... fogem deles mesmos, das coisas, das pessoas e do mundo. Para eles as pessoas nos olham com piedade, pena, enquanto a mente deles apenas está funcionando numa vibração diferentes dos outro. Essa é, portanto a realidade de uma pessoa que apresenta pensamentos depressivos.

Quando se está em silencio e perguntam no que está pensando? Para as pessoas que pensam normalmente saberia definir e responder coerentemente o que se está penando, porém, para uma pessoa com pensamento depressivos são turbilhoes de micro pensamentos que emergem ao mesmo tempo e a resposta que se vem é não estou pensando em nada, ou simplesmente, nada.

O pensamento de uma pessoas depressivas funciona em um universo contrário ao de todos, o que isso quer dizer? Quando uma pessoa depressiva pensa, esse pensamento dele é convertido ou melhor ele é distorcido, exemplificando, você tem um balde de água suja e ao mesmo tempo você tem um copo de água limpa, no balde de água suja podemos dizer que são os pensamentos depressivos negativos e no copo com água limpa são pensamentos positivos, ações positivas de uma pessoa que pensa positivamente. Se pegarmos o copo de água limpa e jogarmos no balde de água suja nós não iremos perceber a água limpa e sim água suja, isso quer dizer, que o pensamento de uma pessoa depressiva tudo que as outras pessoas falam de positivamente para ela funciona ela compreende como negativo.

Então ela interpreta inversamente o que as pessoas querem dizer, então não é fácil entender o que o depressivo, a pessoa que pensa depressivamente expressa ele entende tudo ao controversamente. Assim, mesmo que a água limpa seja algo bom e positivo as pessoas de fora entende que vai ajudar ele, só que existe um balde de água suja que fazem os pensamentos se misturarem e serem indefinidos, isso faz a pessoa compreender que ela não está a ajudar e sim a atrapalhar, é assim que o pensamento depressivo entende e se comunica o que está para positivo ele entende como ameaça e o que está para negativo entende como incompreensão.

Quem vive não sabe como esses pensamentos surgem, também não sabe como eles se dão, assim também não sabe a sua conectividade com a realidade.

O que se sabe é que eles despertam sentimentos tão poderoso internamente que a pessoa não tem noção. Isso porque ela não está conectada consigo mesma e acaba não entendendo esse momento, pois está envolta de sentimento que ela não sabe lidar, não sabe interpretar consequência de um turbilhão de emoções e a única reação que vem ao corpo é colocar isso para fora impulsivamente, essa reação não é nada mais anda mesmo para que seja percebido, seja visto, e quando percebido e quando visto, as pessoas que não entende, não compreende essa reação; possam assim visualizar que o pensamento negativo também é uma forma reativa além da auto agressão que na maioria das vezes é estágio final, daí se observa casos de automutilação, elas tendem a se agredir e pôr um fim a esse sentimento interior.

Para que compreendas, é como se a auto agressão por um minuto que seja proporcionasse um instante de alívio ao que está sentindo e logo depois vem um sentimento de culpa que também as pessoas não entendem nem compreendem o porquê disso. Daí os pedidos de desculpa. Alguns até perguntam, desculpa pelo quê? Na cabeça da pessoa que pensa depressivamente ela entende que só estamos pedindo desculpas por estar se sentindo assim e por não entender o que está acontecendo e até por tentar fazer algo diferente. O mais interessante de tudo isso é ela sabe o que é certo e o que é errado; se sabe que o caminho é esse, mas não se tem controle sobre os pensamentos se tornando difícil ter atitudes e de encontrar ânimo e forças para fazer o que se dever ser feito, reagir.

É como se os sentimento positivos reativos que os ajudassem a enfrentar estivessem bloqueados, e a maneira certa e correta de se fazer se encontrada perdida dentro dos arquivos mentais. Se é difícil para quem está fora entender a situação quanto mais complicado é para ele entender que estar a pensar dessa forma. De maneira nenhuma é fácil aceitar a maneira que muitas vezes eles pensam quanto mais eles deixarem que os outros os ajude, a única coisa que pedem é que deixando-os em paz. Deixá-los em paz significa para os depressivos não atrapalhar ninguém e deixar que a sua vida e a dos outros sigam e a deles fiquem como está, sempre como está.

Há diversas possibilidades de enfrentamentos no que se refere aos pensamentos depressivos, alguns serão mais incisivos, terão que fazer uso de medicamentos para amenizar e tranquilizar a mente; uns farão terapias acompanhados de medicamento; alguns deles só precisaram fazer alguma terapia ocupacional e mudar alguns hábitos. Das mais variadas maneiras de se vencer esse transtorno uma delas é aceitar a doença, isso leva o indivíduo a se abrir para as mais diversas possibilidades como: ler bons livros, ter conversas saudáveis, está em companhias produtivas, cultivar a fé, fazer meditação da diversas maneiras, praticar exercícios além busca de ajuda profissional.

Inserida por OlyverSantos

Às vezes surge um pensamento esquisito
A vontade de sumir é maior que a vontade de ficar
Você já não consegue mais enxergar o mundo tão bonito
E a vontade de viver não parece mais importar

As pessoas não conseguem entender o que você sente
Ao mesmo tempo nem você sabe ao certo o que quer
Você chora, chora, chora e parece só uma pessoa carente
Mas no fundo só você mesmo sabe o que é

A tristeza bate na porta do coração
E todos perguntam o que você está sentindo
Mas o que toma conta do seu eu é a solidão
E parece que aos poucos ela vai te consumindo

Queria ter um remédio pra curar essa dor
Uma dor que não tem motivo e nem explicação
Mas só você sabe que não importa onde você for
Você sempre vai sentir essa sensação

Dentro do seu peito só vai ficando um vazio
Todo mundo fala que isso é uma bobeira
Você sente seu corpo cansado, suando frio
E só agora percebem que depressão não é brincadeira.

Inserida por PalomaLopesO

Lembranças amargas

Percebemos que não estamos bem,
Quando queremos dormir, e é necessário um remédio.
Seja ele sentimental, espiritual ou químico.

E quando pensamos em fechar os olhos,
Todos os pensamentos evitados ao longo do dia vêm à tona.
Impossível não pensar... não chorar... não se abater.

Com alma sensível, tudo me faz lembrar, tudo me faz suspirar,
Tudo me leva a sensações ocultas dentro de mim.
Perdidas e achadas por mim mesma.

E por mais que eu tente não lembrar,
Eu sei que estará lá,
As lembranças amargas.

Me diga para onde vão todas essas coisas que não queremos sentir?
Que não queremos lembrar!
Mas que enche, que machuca, que dói todas as vezes que lembro, e tira o meu sossego.

Inserida por JarieneLeilane

Pesar da vida

Eu não sei o que aconteceu,
Nem tampouco explicar,
Mas uma angustia na alma,
Meu semblante fez mudar.

Dores dentro do meu ser,
Agonia no coração,
Com um sentimento de culpa,
Que mim faz sentir uma solidão.

O que podes eu fazer,
Pra que tudo isso venha acabar,
Talvez a minha pessoa precisa,
Simplesmente tudo a Deus Entregar.

Não precisa palavras bonitas,
Nem mesmo grandes citações,
Apenas um coração humilde,
Quebrantado em uma simples oração.

Inserida por JarieneLeilane

Uma noite de pensamentos

Me deleito em minha cama em quanto ouço o som das almas em meu quarto,
gritando por ajuda em um amor não acabado
Ao som dessas vozes vou me entorpecendo em agonia.

Agonia, Agonia, uma bela vista

Vejo o sol desaparecendo, e a escuridão aparecendo infligindo no meu coração
as maldades que vem por dentro, temo não esquecer, esquecer, esquecer, pois quando esquecer,
corre o risco de ocorrer.

ocorrer ocorrer

Olho para os lados e não consigo esquecer, a tua face em meu ser
sinto que estou cada vez mais sozinho, mais sozinho, mais sozinho...
Chamo-te em meus pensamentos, e a maldade que vem de dentro, não me faz esquecer

esquecer esquecer

Me sinto sozinho como ao som de um piano que está tocando uma melodia triste,
tento levar minha vida ao som de uma melodia que no final acaba desaviar pelas
loucuras e amores da vida em que rodeiam o mundo.

loucura a loucura

Essas luzes me deixam mais violento, ao som do vento, vejo oque não é real
vejo o inexistente que acaba existente em minha mente. A loucura de um amor
que me traz pavor, alegria e paixão que no desvaira da emoção me compõe em chuva
trazendo assim uma grande solidão.

Inserida por UltimoSussurro

Estou tão triste, me sinto tão sozinha.
Olho para os lados e por mais que me veje rodiada de pessoas, que dizem que me amam, não me sinto amada, ou muito menos que há alguém por perto.
Sinto uma imensa solidão, falta de ter uma pessoa que esteja ao meu lado, que me abrace e diga que vai ficar tudo bem, que me ouça e me dê uma solução. É como se o mundo estivesse bem e eu aqui, sem destino, sem direção, sem saber o que fazer e por onde ir. Só queria me sentir amada, me sentir bem comigo mesma. Pelo menos uma vez na minha vida eu queria que alguém se orgulhasse de mim de verdade, e não simplesmente fazer fingir para me agradar ou para que me sinta bem. Eu só queria ser feliz de verdade,por completo.

Inserida por Bella

Talvez eu tenha me apaixonado em vão
Talvez eu não tenha coração
Talvez tudo seja problema da nação
Talvez nenhum ganhador seja campeão
Talvez eu esteja desperto
Ou é só alucinação
Talvez eu tenha alguém que me ame
Talvez seja só por compaixão
Talvez eu esteja vivo hoje
Amanhã talvez, num caixão
Talvez eu goste de dançar
Mas não de chamar atenção
Talvez eu me sinta livre nos sonhos
Mas é apenas mera ilusão
Talvez eu me iluda sozinha
Por pura distração
Talvez eu goste de escrever
Mas não uma canção
Talvez eu queira achar a tal felicidade
Mas só encontro frustração

Inserida por Mileninha15

⁠Depressão
Olhos teus, quando desististes de ver?
E acreditar que o mundo não olha se deixares de te olhar,
Amarrada no nó de uma mágoa que finges saber o nome,
Tremendo gelada à chuva enquanto te incide o sol.
Olhos tristes, quando deixastes de sorrir?
E acreditar que podes culpar o mundo da culpa que foges,
Forjas violência Na mão que te afaga e nunca vil foi,
Tens força para cavar o teu escuro mas não dele libertar.
Olhos falsos, quando deixastes de ser reais?
E acreditar que ser feliz neste mundo é blasfémia,
Entre a parede e o nada fingindo que não vês a porta,
Ouves na voz dos outros o silêncio a chegar.
Olhos impiedosos, quando deixastes de ser amáveis?
E acreditar que o sorriso do mundo é lágrima.
Queres que os demais caiam porque não cais em ti,
Quebras os sonhos dos outros pois não encontras os teus.
Olhos que dormem, ousai acordar!
E acreditar que o silogismo do sonho é universal,
Para avançar no caminho usa os passos teus,
O dedo que apontas aos outros sempre a ti pertenceu.

Inserida por nfj

⁠Confessionário da Mente

Terminado seu livro
Terminado um peso
O poeta decide descansar e sonhar
Mas a turbulência de seus pensamentos
Não o deixam fazê-lo
E então começa a pensar

Pensar em como tudo poderia ser melhor
Pensar em como o dia poderia ser melhor
E visualiza mais seus erros do que acertos
E decide cuspir para fora seus anseios e o que tem de pior
E decide levantar

E ele pega seu caderno azul
Junto de sua caneta azul
E vai á outro cômodo da casa
Escrever o que pensa
E ligando a luz da cozinha
Se encontra na cegueira da claridade
Então senta e solta a criatividade

Queria não ter me atrasado
Queria ter me esforçado
Queria não ter desperdiçado
Tempo & Dinheiro
Quão arruaceiro
Que desgraçado

Queria aprender mais
Queria procrastinar menos
Queria não ter
Meus meios tomados
Meio quebrados
Fazer o quê

Queria ser alguém útil
Queria ensinar
Queria não falar
O fútil, asneiras
Que besteiras

Queria amar & ser amado
Queria não ser chato
Queria não ser tão exagerado
Tão louco, estranho
Queria ter rimado

Queria tanta coisa na vida e no dia
Que nem sei se vale a pena
Ser normal e viver pra mim
Ou maluco beleza para o que faço

E talvez ser notado
Por ser diferente
Diferente de gente
Diferente de muito mais gente

Me sinto só
Me sinto um
E esqueço que vim do pó
Das estrelas além do meu mundo
Que dó

Esqueço que não sou o único
Esqueço que eu deveria agir
Ao invés de lamentar, e ajudar
Me dominar

E talvez eu tenha agido
Por desabafar, poetizar
Se é que sou profeta
Poesia é arte, não diário para desabafar

Mas uma dúvida ainda tenho
Impregnada na mente
Será esse poema arte
Ou baboseira adolescente?

Inserida por kaixtr

⁠É com o coração apertado, com o grito preso na garganta que mais um dia vivo aquilo que inventei de mim.
Viver o inexistente é acordar diariamente com a dor de não expor quem você realmente é... É seguir o inócuo visando agradar a sociedade... É repreender o seu ser, o seu espírito, para não ser apedrejado...
Viver o inexistente é infelizmente carregar as marcas dolorosas e uma série de consequências por não explicitar a sua essência, não pela sua vontade, mas pelo medo que o cerca e te menospreza...
É seguir a vida... flutuando nas correntes da inexistência...

Inserida por Pli

⁠LAGRIMAS

E essas lágrimas que não cessam, por quê insistem em fazer tu pensar os erros que cometeu?
Por quê elas vieram sem aviso prévio?
Perguntas e mais perguntas não são a solução para que se livre delas, tem que senti-lás, absorve-lás para aprender que lágrimas também ensinam e que nem sempre você tem que errar para elas chegarem.
Quantos motivos há no universo? Talvez milhares né desde um relacionamento amoroso, família, perda de amor próprio entre outras, mas elas são a base para você aprender que somos todos frágeis e vulneráveis a senti-lás e fazer delas a força para aguentar a cada chegada desavisada e desgovernada das mesmas em intensidades divergentes umas das outras.
Jamais esqueça forte tu és mesmo quando se sentir fraco, quando elas secarem lembre que podem voltar e se prepare para ter força e mais uma vez suportar , pronto agora elas se foram volte a sorrir e irradiar os dias que pela frente estão chegando.

Inserida por wellersonpazini

⁠historinha de amor.

Por toda vida procurei, alguém para falar, as cinco letras reunidas tão belo ia ficar, mas acontece que busquei e ninguém pude encontrar. No silencio do meu quarto comecei a declarar, uma voz dentro de mim de repente disse assim:
“essas palavras que não conseguiu falar, teus gestos gritaram, eles que não souberam escutar, mas eu ouvi sua canção e por você me apaixonei, no entanto, nosso amor vai contra as ordens do rei.

Se quiser isto mudar outro rei deve coroar, tira dele o controle e dá-me que eu posso-te ajudar, disse assim o coração a cochichar.

Durante a troca de poder alguém aconteceu de por lá passar, tinha tudo que eu queria, para ele fui me dar.

Leandro M.
@learprimeiro

Inserida por Obiservador

⁠Me vejo afogando no fracasso das minhas decisões
A cada segundo mais fundo
A cada instante mais perto do fim,
Não há solução.
Odeio-me por estar perdido aqui
Amo o vazio, o silêncio e solidão que "aqui" há...

Minhas palavras já nem fazem mais sentido
Apenas escrevo o que sinto,
E por isso é tão ilógico.

Inserida por OpensadorKau007