Textos de Tristeza
Cantam os pássaros de angústia.
Com as suas gargalhadas de tristeza.
Vindo do mar ao espaço.
Com lágrimas repleto de dores.
Flutuando sobre as águas dos rios.
Cantam os pássaros de angústia.
Cantam os pássaros de angústia.
Vindo com corações endurecidos.
Com uma mente apedrejada.
Fugindo das pessoas penosas.
Clareando a noite.
E ao por do sol eles penetram.
Cantam os pássaros de angústia.
Cantam os pássaros de angústia.
No aprofundar da noite.
Na beira da vida.
Com o sol ardente.
Com a chuva caindo sobre as suas cabeças.
Cantam os pássaros de angústia.
Cantam os pássaros de angústia.
Em tempo de partida.
No raiar do amor.
Ao afagar as crias.
Ao aferir o bico.
Ao som da guitarra.
Sem gandulo.
Cantam os pássaros de angústia.
A Partida
Na rodoviária, lugar de fins e começos
Onde há lagrimas de tristeza e alegria
Talvez a ultima chance de trocar abraços
Com quem você nunca pensou que perderia.
No aeroporto, as dores e sonhos viajam no mesmo avião
E as dúvidas nos enchem a mente
E lembra como o colo dos seus pais é quente
E confortável, e você diz tchau, acenando com a mão.
Peço que tome cuidado,
Haverá momentos de solidão,
Se não houver alegria no presente, busque no passado
E se isso te deixa alegre, lembre-se do seu irmão.
O desconhecido é assustador
Então não tome um grande susto
É verdade, na vida o crescimento tem um custo,
Mas não se esqueça do meu amor.
DA TRISTEZA - Ensaio
“...a tristeza é uma espécie de bolor da alma,
que cada novo pensamento contribui para eliminar.
É a putrefação da vida estagnada,
e cura-se com o movimento e com a atividade...diz-se que o tempo
cura a tristeza; os seus efeitos devem ser sem dúvida acelerados pela rapidez
com que se sucedem e pela amplificação crescente das causas que lhe dão origem...é propriamente este estado de espírito no qual o nosso desejo se fixa sobre o passado sem olhar para o futuro, um incessante desejar de que qualquer coisa que aconteceu, tivesse acontecido de maneira diferente, um desejo que nos atormenta e nos faz perder a esperança em qualquer satisfação ou posse de qualquer coisa perdida e que nenhum esforço, por maior que seja poderá restituir-nos...”
Alegrias e tristezas
Olho ao meu redor e o que vejo?
Vejo muita dor, medo, tristeza, alegrias, corações partidos,
O que fiz para isso acontecer?
Apenas vi, não enxerguei,
Tive desilusões, mas iludi,
Tive imperfeições, mas as vi.
Olho pela janela e o que vejo?
Vejo um mundo maravilhoso para muitos, será que para todos?
Vejo também, alegrias e tristezas,
Olho para trás e o que vejo?
Alegrias e tristezas,
Olho para frente e o que vejo?
Alegrias e tristezas,
Até quando? o nosso mundo por tudo o que é, as pessoas, animais, plantas,
Qualquer que seja e sobre qualquer dos bens, vejo.
Alegrias e tristezas..
Pendendo para o lado mais frágil, seja ele qual for.
PRINCESA
Menina
que segredos guardam
este coração aprisionado?
Que tristeza é esta em seus olhos
sempre tão cabisbaixos?
E teu sorriso?
Onde escondeu-se sua alegria?
Levaram embora
seus sonhos e fantasias?
Deixe-lhe que eu cure
suas feridas mal curadas...
Que eu faça parte dos seus sonhos
na romântica madrugada!
Dar-lhe-ei a lua como presente,
simbolizando o meu amor onipotente!
Enxugarei suas lágrimas
que correm como cascatas em seu rosto...
De mim não terás decepção
ou desgosto!
E servir-te-ei prazeroso
e curvarei-me a sua beleza...
E não estranhe ou ache exagero
ao ver-me chamar-te de Vossa Alteza!
É que por ti, morro de amor
e farei de você
minha Princesa!
A gente põe a vida na net e cito tristezas e emoções, a nossa vida fica um pouquinho exposta com aquilo que queremos comunicar e compartilho com muito orgulho a minha profissão nada muito valorizada pelos outros mas que me fez subir degraus importantes na vida profissional. Tem vários mitos e preconceitos em cima da profissão, eu por exemplo, na época de acadêmica ouvi do meu então namorado que eu estava estudando para sentar no colo do chefe.
Depois de ter me formado no antigo segundo grau passei uma temporada nos Estados Unidos, quando voltei fui prestar vestibular mesmo sem saber o que eu queria da minha vida, o que eu queria ser profissionalmente. Na verdade queria ser piloto de avião, mas era um sonho muito caro, as horas de voo e os treinamentos não estavam dentro dos meus padrões financeiros à época. Meu pais me incentivavam a cursar Direito e eu não sabia o que escolher, peguei o folhetim dos cursos e sentada ali diante da inscrição do vestibular fui ler as grades de cada curso.
O Curso de Secretariado me chamou a atenção logo de cara, a grade era ampla e tinha muitas matérias que me interessava, era um resumo de todas as profissões, eu iria estudar direito, filosofia, sociologia, psicologia, inglês, francês, primeiros socorros, português, ética, economia, estatística, política, recursos humanos e administração aos montes, Fayol e Taylor viraram amigos íntimos o que me tornou uma profissional com visão holística.
Eu apelido a Secretária Executiva como Administradora/Gestora disfarçada, porque muitas vezes me via tomando decisões, dando conselhos, mudando estratégias, dando ideias renovadoras e modernas para alcançar os objetivos da instituição. Eu estava lá ora analisando como parte da equipe, ora analisando como gestora. Não demorou muito para que essa visão macro e do todo me ajudasse profissionalmente e foi de lá pra cá que fui recebendo promoções. Trabalhei como Secretária de 1999 a 2005 e de lá para cá sou Analista de Previdência em cargo de Assessor, juntei o que sabia de forma acadêmia, agregado ao que sabia na prática somado ao estudo. Já dei palestras motivando colegas de formação. A Gerência Técnica tem uma secretária maravilhosa que me auxilia no meu trabalho do dia a dia e com muito orgulho percebo o quanto elas são meus braços e minhas pernas profissionalmente. A Raquel é meu olho a mais, meu olhar clínico, alguém que já percebeu pequenas desatenções de datas, falhas na impressão. A Raquel faz trabalhos por mim quando adoeço e preciso faltar, a Raquel é inteligente, antenada, discreta e aprende com a velocidade da luz.
Parabéns Raquel!
Feliz Dia da Secretária!
Feliz Todo Santo Dia
Hoje estou triste. Fico triste, somente por crer que na tristeza posso pensar melhor.
Minha culpa sempre! Já parto deste princípio; pois minha é a responsabilidade de permitir que ela, a tristeza, entre em meu coração. Sim, eu confio demais... Me entrego demais, participo demais, me exponho demais;
Mas se não fosse assim, talvez não fosse natural, é de minha índole a invasão, e de meu caráter ser permissivo
É natural pra mim sofrer por empatia, me envolver por amizade
Me importar, mas na maioria das vezes sofro, não por ser enganado, não por descobrir uma traição, não por saber de uma verdade, não por descobrir um sentimento
Na maioria das vezes, fico assim quando me convenço de que sabia da verdade mesmo antes dela se mostrar, tinha capacidade cognitiva de perceber a dissimulação no princípio, mas não o fiz... E só não o fiz, por achar que no meio do caminho o mau feito poderia ser remendado, o amor poderia surgir de verdade, o respeito e a amizade poderiam, se eu desse uma oportunidade, se afirmar diante da convivência!
Aquele que me dizia respeitar e admirar, sabendo eu, que não vira do coração, quem sabe, tendo oportunidade de me conhecer pudesse sim arrepender-se de um dia tripudiar de minha lealdade;
Aquela que um dia me olhou nos olhos e disse que seria pra sempre, mesmo sabendo eu, que pra sempre dura muito...
Eu sofro mais, não pela maldade pura e simples, não pela verdade dita com convicção, não pelo confronto direto, não pela ofensa!!
Sofro com a mão escondida, fico triste por querer acreditar na bondade e no amor alheio, fico triste por muitos falsos sentimentos, pela falta de coragem do enfrentamento daqueles que discordam...
Fico triste com as contracapas que escondem o verdadeiro interesse, e fico mais triste ainda: Quando fico triste, sabendo que estou sendo enganado.
Queria saber em quem acreditar, queria um banho de verdade!
Eu me engano
Tu te enganas
Enganamos-nos ao pensar que longe a felicidade é maior ou a tristeza ou angustia é menor...
Certas coisas não podem ficar separadas...
O que é mais importante para um pássaro: a asa direita ou esquerda? A questão é: ele só percebe a importância de sua asa (seja ela direita ou esquerda) se ele perde-la, antes por puro comodismo ele não percebe.
As nossas tristezas, as alegrias dos outros e a vida de cada um.
Todo dia eu leio aqui no Face pelo menos uma postagem das pessoas pedindo que os outros cuidem mais das suas próprias vidas. Afinal, Deus teria dado uma vida para cada um cuidar da própria.
E todo dia eu leio dezenas de pessoas interagindo, solicitadas ou não a dar um palpite nos problemas da vida. Da sua, da nossa, e na dos outros.
Viver em sociedade é mais ou menos como morar em casa de muros baixos, mesmo que a gente não queira, acaba vendo a roupa do vizinho no varal.
Pior que isso, é quando o vizinho de muros baixos deixa a roupa suja exposta ou como se costuma dizer, lava a roupa suja em público.
Baixarias e barracos à parte (esses sem muros mesmo), a maioria das pessoas bem criadas tem noções de educação, de compostura e de convívio social.
Incentivadas e potencializadas pelo álcool e outras drogas, essas proibidas e igualmente maléficas, encontramos os que apesar da educação recebida não aplicam corretamente a sua porção de discrição e vivem arrumando encrenca em nome de um gênio forte.
É sabido que o álcool na primeira e segunda dose alegra, da terceira para cima age de maneira diferente para cada pessoa.
Da euforia à violência é um passo ou uma dose, e a gente observa a vida dessas pessoas sendo destruídas e levando junto a de mulheres e maridos, filhos e pais e de gente que inadvertidamente se aproxima, ás vezes com a melhor das intenções.
Ontem eu vi a segunda mulher de um desses seres problemáticos. Sob a carapuça de empresário bem sucedido, sua recaída no álcool e quiçá em outras drogas, caminha para a demolição de mais um casamento, para mais uma família desfeita e para colocar na sociedade mais um filho criado sem pai.
Fico pensando cá com o meu teclado o que é que eu tenho a ver com a vida dele? Afinal, Deus me deu uma tão boa. E pensando na minha vida, na vida dos outros e nas tristezas que a dependência química causa a tanta gente eu não resisto e meto o bedelho para espalhar. O álcool não deve fazer parte da vida dos adolescentes, a lei precisa ser cumprida e quem brinca com fogo termina queimado.
Palavra de quem já teve problemas com o álcool.
No meio de toda minha tristeza fico feliz ao perceber que posso contar com verdadeiros amigos
Às vezes suponho possibilidades, e me pergunto quem realmente estaria do meu lado, segurando a minha mão num que Deus me livre câncer, ou doença mais dolorosa, fico imaginando coisa, geralmente ruins, internalizando desgraças.
Tenho amigos, poucos amigos e minha pequena família que sei que posso contar.
Minha voz prende, embarga, o coração fica apertado, palpitante. Mas nesse tormento de pensamentos tristonhos e infelizes me sinto amada pelos meus amigos mais queridos, “Os 10 Mais” como ouso chamá-los.
Tenho amigos gentis, de educação ímpar, admirável. Gosto muito de pessoas educadas, sinceras e honestas, curto esses detalhes de caráter.
Já contabilizei prejuízos imensos, alguns encaro com alegria, outros com profunda tristeza, os prejuízos ao qual me refiro são preju emocionais, às vezes basta um "foda-se" e seguir a vida, outras vezes por mais que você minta um "tudo bem não é nada" e você faça de tudo para que o cérebro engane o coração, não funciona! Já perdi muito nessa vida, já perdi por culpa minha, já perdi por culpa do outro, já perdi por culpa do universo, já perdi por culpa de ninguém porque não precisava de culpados para que eu perdesse, era assim que tinha que ser. Acho até que tenho disposição para perder mais um tiquinho, sabe quando a gente se acostuma com desgraça? Pois é! Fico no meu mundinho, esperando o coração parar de sangrar, ou se auto-costurar, ou cicatrizar por si mesmo. Tem horas que é melhor fingir que ele não existe, deixar quieto, deixar que as coisas se resolvam por si ou fingir que está tudo ótimo, aliás basta sorrir e ninguém percebe. Gosto de me afastar quando não estou bem, é uma auto-defesa assim não espalho raiva, dúvidas e tristezas e reflito sobre o que posso fazer para que o baixo vire alto astral. Sou desistidora com maior facilidade, não tenho forças para lutar por algo que não acredito, não me esforço para conseguir amor de onde só sai brutalidade, sempre acreditei no "só muda quem quer", não há ninguém com o poder de transformar o outro, principalmente quando o outro não quer, quando o outro descartou a gente faz tempo e só a gente não percebeu, percebeu a forma de tratar, o distanciamento...
Tenho tantas imperfeições, sei que incomoda o outro, mas sou uma pessoa disposta a melhorar, eu só não posso prometer perfeição, eu não posso prometer que nunca vou magoar você, mas eu posso prometer amor, respeito, fidelidade.
Eu realmente não consigo entender certas atitudes, certos comportamentos, certas decisões tomadas por impulso, mas ninguém precisa saber...
Eu sinto uma tristeza quando vejo meninas chorando por causa das falsidades do amor moderno...
Ate aonde devemos fazer tantas coisas para magoar alguém sem ter a noção da dor que podemos causar.
Fico com medo de deixar meu coração exposto a isso... Mas é um risco que devo passar.
Não posso esta ao seu lado nesse momento, mas lembre, nunca desista de amar, nunca perca a fé.
Por mais que andemos em caminhos diferentes, existe apena um proposito, sermos felizes.
Musicas, felicidades e tristezas.
Aprendi a ouvir músicas tristes quando to feliz e musicas felizes quando estou triste. Ouvir musica triste quando se estar triste fica muito deprimente e ouvir musica feliz quando se estar feliz é muito fácil. Gosto do difícil e do controverso. Musicas felizes quando se estar triste para animar e musicas tristes quando se estar feliz para aprender que a felicidade não dura sempre
Me disseram uma vez que meu espírito era devastado pela tristeza. Antes disso, eu já acreditava que tinha algo relacionado, mas, eram apenas pensamentos.
Hoje, eu vejo o quanto eu estive certo todo o tempo e que meu espírito é mesmo cheio de mágoas tanto passadas como atuais, já que, eu não consigo superar nenhuma dor sofrida.
E perdoar, não existe em meu vocabulário.
Deve ser por isso que sempre tenho isso e nunca melhoro disso.
E as vezes acho que só consiguirei sossego, na próxima vida. Ainda há muita coisa pra rolar, mas, pelo visto, já por aqui, o que tenho sofrido calado até aqui, só Deus mesmo.
*** Um Dia a Tristeza Bate... ***
Não preciso encarar os problemas, nem preciso pensar neles. Aqueles dias que já começam perdidos, que só seriam salvos com um abraço apertado e um colo de alguém que se ama e por mais palavras que sejam ditas, apenas o silêncio serve de consolo pra mim hoje...
São dias que apenas existiram para serem esquecidos e por mais que se tente isso, eles insistem em perseguir no nosso dia... Dias que temos que ser bons atores, para não mostrar a ninguém que se passa por algo e que as únicas pessoas que poderiam nos ajudar normalmente são as mais distantes fisicamente. Dias que não se contam como um dia a mais de experiência e sim um dia a menos de vida...
Um dia a tristeza vai embora, aprendemos a sorrir novamente, se a vida fez as coisas andarem dessa forma, foi porque tínhamos que passar por isso!
Tristeza vem e passa, pois a Eternidade não se aplica a tais sentimentos. Tampouco o deturpado amor humano, outrora Divino, é Eterno. Somente aos que livraram-se da sombra do Egoísmo é cedida a dádiva de um tempo inacabável, de um sorriso pleno, de um sentimento inquebrantável.
Hoje, você chora como se o amanhã não mais existisse... como se sua dor fosse a única coisa que resta em seu caminho... como se suas lágrimas fossem o seu líquido vital. Enxugue-as e perceba as coisas lindas a sua volta, o quão divina é a força que há em você, basta que a acorde! Ignore a dor e ela sairá de sua vida, simples assim!
'Solidão.
Em algum lugar vi que a solidão e a tristeza andam juntos.
Casais infelizes, amor não correspondido. Vejo pessoas que nunca si apaixonaram, ou que nunca deram uma única chance de amar.
Vejo pessoas sofrendo por pouca coisa. Mas o que mata mesmo é o amor não correspondido.
Na tristeza encontramos um outro caminho que leva a solidão; porém na solidão encontramos o nosso eu, na tristeza só leva a dor.
Vivo minhas tristezas por entre minhas esperanças, mas de tão gastas já me vejo sem saída;
Grito em meu silêncio para que meu coração escute minhas ansiedades;
Estou em uma guerra de sentimentos, com dúvidas pelo que realmente sinto se é amor ou paixão;
Mas seja qual for os sentidos os mesmos me consomem por desejar tais e não tê-las;
Pergunto-me se eu nasci para ser feliz ou se só posso ter momentos intensos;
Preciso dos seus afagos e seus carinhos para desatar minha solidão que vive em tristeza deplorável;
Preciso de um pouco de atenção e amor que me faça digno e honrado;
Acho que mereço ser feliz e entrelaçar-me com o sentimento amor para encontrar um caminho certo e que faça-me sorrir pelo que vivo;
Meus sonhos criam-me ansiedades para o querer que deseja a realidade com sua perfeição peculiar;
Não resisti aos seus olhos que me falavam algo sobre carência com tamanha tristeza, mas pedia-me para curar seus anseios;
Eu elegantemente agi de forma carinhosa e atenciosa que conquistasse sua confiança para fixar moradia em seus pensamentos;
Portanto minhas influências lhe trouxeram segurança e sentimentos que pudesse fazer você compartilhar com outro coração;