Textos de Tolerância
Bons espíritos, obrigado, pela compreensão, paciência e tolerância, que eu possa também proceder dessa forma com os meus irmãos que estão caminhando comigo. Obrigado a todos, que de alguma forma, ajudam-me a ser cada dia uma pessoa melhor! Deus sois a magnitude do bem! Deixai os raios das suas bênçãos agirem na humanidade, nas nossas famílias, dirige as nossas vidas. Amém!
Gratidão, fé, amor, dedicação, abnegação, retidão, paciência, perdão, tolerância é tudo que precisamos pra viver bem em sociedade e com nós mesmos. Que consigamos amolecer mais o nosso coração é perdoar, amar, agradecer mais. Que tudo de melhor, de bom, de mais bonito encontre um jeito de chegar até você.
O filósofo Karl Popper vai dizer que a "tolerância ilimitada culminará no desaparecimento da tolerância. Se estendermos a tolerância ilimitada até para aqueles que são intolerantes [...], então os tolerantes serão destruídos, e junto com eles a tolerância." Ou seja, não dá para tolerar a intolerância, pois tolerar a intolerância é tolerar o ódio, o preconceito, a injustiça e a morte.
Sem certas qualidades ou virtudes como amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos, identificação com a esperança, abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica.
As democracias funcionam melhor – e sobrevivem mais tempo – onde as constituições são reforçadas por normas democráticas não escritas (...): a tolerância mútua, ou o entendimento de que partes concorrentes se aceitem umas às outras como rivais legítimas, e a contenção, ou a ideia de que os políticos devem ser comedidos ao fazerem uso de suas prerrogativas institucionais.
As vezes penso, e não sei se o correto seria, dar as pessoas o exato valor que elas dão pra nós. Ou seja; retribuir o que recebemos, mas dai também isso não seria certo se queremos nos melhorar como seres humanos, porque teríamos que ser grossos, desatenciosos, arrogantes, ausentes, não pontuais, invejosos, soberbos. Como tanta gente que esta "ainda" na nossa vida. Talvez o melhor é deixar pra lá essa ideia de retribuição e sermos em tudo o Nosso melhor. E com nosso, bom humor, educação com nossas qualidades, talvez e quem sabe né.... contagiar quem faz parte da nossa caminhada. Mas tem gente que Affff, mas também a tolerância faz parte do nosso crescimento. Toleremos.......
Eu não tolero as diferentes religiões, eu RESPEITO, existe uma diferença entre os dois termos, a tolerância tem um limite, o respeito não, nem sempre quem tolera respeita. Eu sou cristão sim, mas o que me faz melhor do que um candomblecista, um umbandista, kardecista, muçulmano e etc? Nada, nada me faz melhor do que ninguém, apenas seguimos caminhos diferentes para chegar ao sagrado, e o sagrado não é propriedade de nenhuma religião. Deus está além e acima das religiões, e ser cristão não me torna vip para Deus. Respeito também os ateus, não sou melhor do que eles por ser religioso, caráter não tem religião, e sou sincero, aqui no face já fui atacado por religiosos. mas NUNCA fui atacado por NENHUM ateu. Respeito é a palavra chave para uma humanidade evoluída, sem respeito é impossível alcançar a paz e a harmonia. Por um mundo de respeito entre todos e todas, por um mundo sem barreiras, por um mundo em que ninguém seja morto(a), apedrejado(a), ou atacado(a) por sua religião, ou por não ter religião!
O amor não restringe-se ao que você sente por seu filho, ou ao seu animal de estimação. O amor expande-se na vontade frenética de aprender amar. Nunca é tarde; todo dia é o dia de buscar, aprender, amar! Em um mundo que pensa apenas em receber, quem busca amar compreendeu que amor é tudo o que há. É a lei do universo - amor.
A insegura amorosa no relacionamento não desaparece escrevendo um simples status no facebook, nem apenas se expressando com um tradicional "eu te amo". A segurança se consolida sentindo o amor do outro, junto à convivência, onde deve prevalecer o companheirismo, a cumplicidade e a tolerância. Não se lamente por alguns fracassos, porque você nunca terá o suficiente para dar, a quem não sabe receber.
Parece claro que ao nos considerarmos superiores aos nossos semelhantes, agindo com arrogância e desprezo, estamos nos atribuindo uma importância que na realidade não temos. A vida é e sutil e frágil: não há cargo ou posição social que nos imunize contra a temporariedade de nossa existência. Destarte, precisamos nos conscientizar coletivamente de que é preciso superar a falta de humildade e a intolerância para que possamos aproveitar da melhor forma possível nosso tempo nesta orbe.
Eu queria um mundo mais tolerante, mas não sou tolerante com gente preconceituosa. Eu queria um mundo caridoso, mas não dou moedas para todos que me pedem. Eu queria que as pessoas fossem mais gentis, mas só eu sei o quanto sou bruta com gente burra. Eu queria que houvesse respeito entre todos os seres, mas eu também não respeito quem não me respeita. Eu queria que a humanidade entrasse numa onda pacífica, mas eu sei o quanto gosto de uma bela treta. Então ignora as boas ações, o sonho de mudar o mundo e somente tente não ser um hipócrita, eu também estou tentando.
Já odiei por algum tempo tanta gente nesse mundo que só de lembrar me dar até medo de mim mesmo. Mas o que me alegra é que amadureci tanto que hoje no máximo o que sinto por essas pessoas que despertaram um dia esse sentimento tão asqueroso, é compreensão e tolerância, afinal isso é a base para seguir a vida sem carregar o árduo peso do rancor, do ódio...
Para acabar com as guerras do mundo precisamos antes de tudo acabar com as nossas guerras internas, nos perdoar por não sermos como gostaríamos, iluminar nossas despaciências e aceitar que os outros são e pensam de uma forma diferente da nossa. Quantas vezes reclamamos do vizinho, do Pai, da mãe,quantas vezes a vida nos pede só um pouco mais de tolerância com as nuances dos outros que na verdade estão imersos nas mesmas dores que nós. Todos nós estamos em evolução cada um no seu tempo, do seu jeito. Estamos todos aprendendo a amar por caminhos distintos e a verdade é que apesar da nossa imperfeição somos sim todos inocentes.
A vida se passa no momento presente, o aqui e agora, e não é preciso arrastar correntes de amarguras do passado, nem sofrer por antecedência pelas incertezas do futuro, se é certo que não podemos levar nada quando partirmos, a vida será uma oportunidade única e uma autobiografia, onde ninguém pode ser um mero expectador, mas protagonista da sua própria história.
Por trás da raiva e do ódio podemos encontrar a baixa autoestima, a insegurança, a imaturidade emocional, o egoísmo, a impaciência, a falta de tolerância ou a frustração. Atrás de toda raiva excessiva e descontrolada, está sempre uma criança (um ser imaturo e imprudente), frustrada e com medo,
A BÍBLIA versus COMUNISMO - Em Êxodo 20,15 : "Não Roubarás". Não existiria esse mandamento se todas as coisas pertencessem a todos. E dessa forma não se poderia falar em roubo. E por trás desse mandamento está a ideia da propriedade privada, negada pelo Comunismo e que leva à tolerância para com o ladrão, em uma sociedade marcadamente contaminada pelo Comunismo como o Brasil.
Aprender com o amor é uma jornada que pode nos levar a lugares inesperados. O amor nos ensina a sermos mais pacientes, compreensivos e tolerantes. Ele nos mostra como é importante valorizar as pessoas ao nosso redor e nos ajuda a crescer como seres humanos. Quando aprendemos com o amor, aprendemos que ele é capaz de transformar nossas vidas de maneira surpreendentes. É uma lição que vale a pena praticar todos os dias.
"A verdadeira religião não se confina a algum lugar geográfico ou a algum povo. Espalhou-se por toda a Terra, de várias maneiras. Aquele que preenche a imensidade deixou um registro sobre Si mesmo em todas as nações e entre todos os povos debaixo do céu. Cuidado com o espírito da intolerância! pois o preconceito produz a falta de amor, e a falta de amor leva ao juízo descaridoso; e, nessa atitude, um homem pode pensar que está prestando a Deus um serviço quando tortura ou oferece um holocausto com a pessoa a quem sua mente estreita e seu coração duro tem desonrado com o apelido de herege" - Adam Clarke - Citado por Russell Norman Champlin no Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, Volume 1, pág. 381)
As pessoas são exatamente o que elas precisam ser para em algum momento deixar de ser o que não são, portanto, elas nunca são o problema, mas a nossa arrogância em pensar que sabemos exatamente quem somos. Sem a admissão da ignorância sobre si próprio, falar sobre tolerância não passa de mero fetiche do ego.
É preciso desprendimento para combater os corruptos que continuam e continuarão a sustentar seus egos com dinheiro espúrio; é necessário ter um túmulo no coração, para sepultar a incompreensão dos omissos, que não fazem e não deixam fazer; é imprescindível tolerar a arrogância dos que se imaginam proprietários de todos os saberes.