Textos de Tolerância
O inimigo se apresenta como tal no momento em que nos parece diferente de nossa auto projeção ilusória de quem somos. Neste momento também passa ser ilusória a noção de inimigo. O inimigo está no avesso de um espelho, na antítese de Narciso, na nossa frustração de o outro não parecer nosso próprio reflexo. O inimigo é um delírio que insistimos em dar-lhe forma, assim mesmo carregando a culpa por ser diferente, como nós mesmos o somos. E neste ponto não somos senão iguais.
Aprender com o amor é uma jornada que pode nos levar a lugares inesperados. O amor nos ensina a sermos mais pacientes, compreensivos e tolerantes. Ele nos mostra como é importante valorizar as pessoas ao nosso redor e nos ajuda a crescer como seres humanos. Quando aprendemos com o amor, aprendemos que ele é capaz de transformar nossas vidas de maneira surpreendentes. É uma lição que vale a pena praticar todos os dias.
"A verdadeira religião não se confina a algum lugar geográfico ou a algum povo. Espalhou-se por toda a Terra, de várias maneiras. Aquele que preenche a imensidade deixou um registro sobre Si mesmo em todas as nações e entre todos os povos debaixo do céu. Cuidado com o espírito da intolerância! pois o preconceito produz a falta de amor, e a falta de amor leva ao juízo descaridoso; e, nessa atitude, um homem pode pensar que está prestando a Deus um serviço quando tortura ou oferece um holocausto com a pessoa a quem sua mente estreita e seu coração duro tem desonrado com o apelido de herege" - Adam Clarke - Citado por Russell Norman Champlin no Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, Volume 1, pág. 381)
Amizade é como uma casa construída aos poucos e com paciência, mas tem que ter chão, alicerce e consistência, pra durar pra sempre, ainda é como jardim, que precisa cultivar e adubar e até retirar as ervas daninhas. Amigo é pra aconchegar, agasalhar, beijar e bendizer. Ao amigo a gente oferece o que tem de melhor no coração, e quando não tem, finge.
A vida se passa no momento presente, o aqui e agora, e não é preciso arrastar correntes de amarguras do passado, nem sofrer por antecedência pelas incertezas do futuro, se é certo que não podemos levar nada quando partirmos, a vida será uma oportunidade única e uma autobiografia, onde ninguém pode ser um mero expectador, mas protagonista da sua própria história.