Textos de Teatro
DE QUANTO TEMPO?!
De quanto tempo a gente precisa
Para entender que a vida não é um teatro,
Que as pessoas não são panos de prato
E que há sentimentos sentidos de fato?!
De quanto tempo a gente precisa
Para entender que o futuro é agora,
Que a vida não espera a boa hora
E que o tempo passa logo, sem demora?!
De quanto tempo a gente precisa
Para aprender a fazer empatia,
Para saber que nem toda dor irradia
E concluir que no sorrir não há só alegria?!
De quanto tempo a gente precisa
Para aprender a amar sem sofrer,
Para aprender a perder e vencer
E crer no dia que vai amanhecer?!
De quanto tempo?!
A vida é uma só!
O tempo também!
Por que uns aproveitam melhor
Todo o tempo que têm,
Enquanto outros sequer enxergam
As oportunidades quem lhes veem?!
Oh, quanto tempo se perde
Desperdiçando-se o tempo que não se tem!
Nara Minervino.
Você Não É...
Você não é o seu papel
no teatro do mundo —
não é o cargo ou emprego
que tem ou que não tem
ou que perdeu...
você é um filho amado de Deus
revestido de Cristo.
Se você já sabia disso
por que ainda,
ainda não assumiu
ser o protagonista
da sua história?
O mundo é bem difícil,
mas você tem Companhia —
sinta-se acompanhado
no que fizer e aonde for.
Sinta-se amado.
Deus é Pai, Deus te ama.
LA
CORTINAS DA VIDA
Abrem-se as coloridas cortinas da vida
Para todo o mundo, nosso grande teatro
O entardecer são memórias e despedidas
Cada amanhecer é ensaio de um novo ato.
É uma vida repleta de acertos e erros
Sempre flutuando em torno de céus e infernos
Não há guerra sem mortes ou hospital sem enfermos
Nada no mundo será para sempre eterno.
A peça é um show e não pode parar
Com os artistas e luzes e atos sem cortes
É um ciclo constante sempre a renovar
Por dúvidas da vida e a certeza da morte.
A cada espetáculo, ao final do dia
Avaliar-se a performance e agradecer
Despede-se do elenco ao pé da coxia
Pois não há como antever futuro amanhecer.
No palco da vida somos protagonistas
Na grande peça escrita e por Deus dirigida
Somos apenas atores, meros artistas
Até que se fechem as cortinas da vida.
Teatro verdadeiro
Muitos acham que teatro é fingimento
É interpretar uma personagem bonitinha
É se esconder por trás de um figurino
É contar uma história de mentirinha
Teatro é uma arte que dá vida
Que exige preparação física e psicóloga do ator
Onde seu corpo cênico é seu instrumento
E a verdade que é transmitida no seu resplendor
Teatro é o palco da vida real
É ser quem quisermos ser
É falar sem ao menos pronunciar uma palavra
É exalar diversos sentimentos em um só ser
Teatro é família que trabalha unida
Com pessoas diferentes e sem preconceitos
Que compram uma ideia de se doar em cena
Em prol de um fim cheio de conceitos
Teatro é construir e desconstruir
Teatro é incomodar a burguesia
Teatro é questionar e ser questionado
Teatro é a verdadeira Democracia
O teatro itinerante.
A vida é como um teatro itinerante, ao acordarmos as cortinas se abrem e a partir desse momento o espetáculo se inicia. O nosso lar é o palco, e a platéia representa todos os nossos desafios, alguns são maiores e outros nem tanto. A cada respirar uma nota é exalada, vivencie esse momento tão especial e único, vista-se com o mais belo sorriso e demonstre o quão forte você é, apresente a vida o Artista que à em você e por menos faça todos os dias o melhor espetáculo!
Teatro de sombras
Tarde angustiante
Vento sorrateiro,
Quarto fechado
Espelhos iluminados.
Frio.
Vestiu-se com apuro.
Preto e prata.
Amoras colorindo a boca.
Amores secretos.
Silêncio
Brincos aprumados,
Nos dedos anéis engessados.
Gritos no estômago,
Alarde de afetos famintos.
Palavras alteradas,
Olhares esvaídos
Pulseiras.
Encanto nos aros,
Apegos secretos aprisionando o calo.
No pulso
Compasso
O sufoco de um bandorion afogado.
Passos acre.
A calúnia dos dias.
Edificação de inverdades
Aperfeiçoamento embebedado de ternura.
Marcha e ditado.
Guerra.
Mortos.
Feridos.
Fuga
Escoamento.
No luto,
A rua,
O mundo,
A diversidade,
O conceito,
A lâmina da integridade.
Palco.
Episódio
Enfeitado de sombras.
Marionetes e palavras.
Malabaristas equilibrando sonhos.
Frases perfumadas com cardamomo.
Formato e bastidores.
Escrita
Lacrimejado em letras
Literatura,
Teatro do amar
Livro Pó de Anjo
Autora: Rosana Fleury
TEATRO DA VIDA..
Na vida...
Ah picadeiros cobertos e descobertos...
E neles..
Inúmeras peças de teatro....
Vem se apresentar...
Onde muitas vezes são ensaiadas..
Pra trazer ilusões aos olhos de que veem Tranformação do irreal para o Real...
E com sentido de adquirir aplausos das plateia de quem assitirem...
Na vida Real...
O grande teatro da vida....
Onde o Sol aparece....
Vidas que nascem....
E nem se quer um sorriso...
Ou um simples agradecimento ao Criador...
Nesse palco Real....
Mãos se juntam....
Para aplaudir aquilo que que não merece Palmas....
E nada de bom nos trás....
Onde a corrupção faz parte do mundo político...
Causando fome e pobreza em todas as nações....
E nesse famoso papel.....
Sou apenas mais um que faz parte dessa. plateia....
Mas minhas mãos se juntam...
Para orar pelas almas famintas e gananciosas...
E principalmente para os oprimidos...
Eu Jamais irei aplaudir essa plateia....
Muito menos irei vaiar...
Só passo o dia pensando.....
Até onde isso chegará....
As cenas Reais e irreais vão acontecendo....
Cabe a cada um ser ou não ser...
O drama da comédia....
Ou a comédia do drama....
Não falo com suspense....
E desse romance eu não quero participar.....
Pra mim....
São apenas Sede ao Poder....
Onde valores falam mais alto do que as próprias vidas que vem morrer....
Nesse cenário....
Queria eu ter o poder e a Ação....
Para ser o coadjuvante Armado...
E essa guerra vencer....
Vale mesmo a pena ser o mocinho desse palco teatral....?
Ou apenas um que faz parte da plateia....
Ou um telespectador da destruição em massa.....
Mas no palco ou na plateia....
Irei fazer minha parte....
Mas dessa arte em destruir....
Quero longe dela estar....
Em nossas memorias....
Essa obra de arte...
Sempre fará parte de cada um de nós....
Mas não quero ter a sorte...
De ser um participador da morte....
E tenho a plena certeza....
Que o espetáculo não termina por aqui....
Mas as cortinas de cada um só fechará quando nossa alma subir....
Nos camarins da vida....
Irei eu decidir....
Uma vida Real de grande valor...
Ou viver o irreal de farturas e Depois
Vem me trazer cenas de terror...
Mesmo fora desse palco....
Irei eu fazer minha parte...
Mas falo aqui com total certeza dessa arte...
O Amor....
Está longe de chegar ao Palco...
E causar na vida de muitos...
A verdadeira obra de Arte...
Dada pelo Criador.....
Autor :José Ricardo
Cenário da poesia
Convidado para fazer uma peça.
Fui ao teatro,
Fiz tudo ao vivo e a cores.
Foram páginas lidas e esquecidas.
Outras foram rasgadas e jogadas.
Outras estão aqui camufladas.
Feliz pelo convite,
Foi a primeira vez que fiz isso.
Aquele momento,
está bem guardado em minha memória.
Foi como o primeiro beijo.
Foi como nos tempos de outrora.
Abordei em minha apresentação,
Todas as escritas na oportuna hora.
Contei um trecho da história da minha vida.
Mais não entreguei a ninguém, os meus segredos.
Apenas narrei,
Narrei tudo que vi,ouvi , vivi e pela vida escrevi...
Virando páginas ,marquei todos os versos doloridos.
Lendo,
Esperei eu não chorar,mais chorei..
Pensei,
Não importa o tempo que passarei nesse cenário,
Só sairei daqui,
Quando por completo,
me esvaziar....
Autor:Ricardo Melo
O Poeta que Voa.
TUDO É UMA FARSA
Tudo é uma farsa
Toda cultura uma tragédia
Toda vida um teatro
Toda essência relativista
Toda crítica o último refúgio do indivíduo
Toda filosofia marca um cruel destino que se re-vela
Enfim: o homem ser escravo de seus anelos de poder, crueldade, criatura limitada e ignorante
Para assim: habitar, sofrer e morrer...
Eu amo esse nosso teatro
Mesmo que ele seja feito inteiro de mentiras e amor barato
Até que me arriscaria em você, mas concerteza iria ter perder
Eu só queria viver um romance clichê, aquele que a gente nunca ia se desentender.
Fiz 1001 cartas de amor, dói saber que você nem se importou
Eu tô falando sério,
tenho medo do que pode acontecer e do que você pode me dizer
Do nosso amor se tornar dor e rancor e só restar amargor
Você te um copo na mão e eu na outra e num único gole diz que me ama? Ah garota inventa outra
Já tentei até dar uma de Cazuza, me jogar aos seus pés com 1000 rosas roubadas, sei que sou exagerada só quero ter uma vida animada
As vezes a gente precisa de uma porrada da vida pra entender que você não quer nem saber
Foi bom enquanto durou, mas fica difícil perdoar quando só eu sentia amor..
ORAÇÃO DO ATOR/ATRIZ DE TEATRO
Teatro nosso que estás nos palcos, nas feiras, nas ruas, nas praças e em qualquer lugar.
Santificado e profanado seja o teu nome.
Venha a nós os teus dramaturgos.
Sejam encenados os teus textos, assim no tablado como nas ruas.
As personagens nossas de cada montagem, dai-nos hoje e sempre.
Perdoai-nos os nossos improvisos, assim como nós perdoamos aos nossos diretores quando nos têm ofendido.
E não nos deixei sair como canastrão, mas livrai-nos dos críticos maus, amém!
Vida
A vida é como uma peça de teatro
Tem um script para seguirmos
Nossos eternos rituais
Estudar, trabalhar, comprar, vender, ter e vencer- se conseguir
Tem platéia, nossos pais, parentes, amigos e tantos outros
Tem os atropelos, os erros, porque na vida não ensinamos é no improviso
A direção nem sempre nortea nossa caminhada
Nesse teatro, nesse espaço as luzes da ribalta nem sempre ilumina a caminhada
A equipe de apoio, às vezes é insuficiente para o suporte que necessitamos
O enredo muda com frequência e sem nos avisar
E pra que se não podemos ensaiar dignamente é tudo ao vivo, sem intervalo
E no fim nem aplausos temos, a platéia se cala emocionada
Alugo-me em meu próprio recinto.
Particular ou não.
Me inspiro no teatro da vida.
As cortinas se abrem.
Vejo o mar e vejo o céu e as imperfeitas poesias diante do meu sonhar.
Canto a elas uma linda melodia.
Descobrir a beleza é fascinante.
Pois é isso que me completa e que irradia...
Ricardo Melo.
O Poeta que Voa
Descobrindo a beleza fascinante em cada cenário da vida.
CARICATURAS EDUCACIONAIS. ("O sistema educacional brasileiro é um teatro, que transforma nossas crianças em fantoches da política." — Julian Mamoru Iwasaki)
A teologia do absurdo do Pr. Adélio, personagem do humorista Márcio Américo, é meio parecida com a metodologia (des)construtivista do ensino com a pedagogia moderna. Do macro para o micro confirma-se o regresso. Porque o crescimento é quando se segue para a frente. Do pequeno para o grande. Digo, os grandes homens do passado foram alfabetizados com os grafemas, fonemas, sílabas e palavras. Finalmente o texto, não o contrário. Os que vivem de atalhos alfabetizam com o texto de autores famosos; sem mesmo antes de saber juntar as letras. Há os que adoram as economias, se os professores escolherem qualquer caminho que não o do compromisso com eles e do politicamente correto, fora e dentro da sala de aula, acharão a escravidão e ativarão carrascos acusadores. As câmeras de vigilância, dentro da sala de aula, já estão instaladas em todas as escolas públicas, não oficialmente, mas...: o celular na mão do aluno é bloqueador da aula. Hoje, com 50 anos de educação, descobri que a maioria que passa pelos bancos da escola só tem uma saída: ser mão-de-obra barata. E o sucesso pertence a que denunciar um professor por um motivo qualquer e se não tiver, arranja um, ou fazer comédia sobre os eventos da escola, ou stand up.
A vida é um teatro
A vida é uma graça
Parece criança na praça
Um sobe e desce danado
Que deixa a gente cansado
A escada da vida mais parece um tobogã
Gritos, gargalhadas, euforia
A respiraçāo falha
E caímos na malha da alegria
A tristeza faz parte
Mas podemos também compartilhar
Com quem se pode confiar.
Maria A. S. AVILA
- Teatro! Teatro! Teatro!
Não será o homem personagem
dele mesmo
e mesmo
ele mesmo
não sabendo de si mesmo
não sabendo dele
as falas, mas adquirindo as marcas
?
A poesia toma conta do meu ser, ser ou não ser, bem ou mal.
Quem eu escolho ser? Nesse teatro em que vivemos, Anjo, Demônio, posso ser quem quiser ser. Tudo e o nada a onde ando entre o bem e o mal e ao mesmo tempo que a vida é bela, é apenas uma peça de teatro que não permite ensaios, repetições. Por isso, cante, chore, dance, ria da vida e zombe da morte.
Todos somos artistas.
E se a vida é uma peça de teatro, somos os protagonistas.
E ao atuar, vivemos de improvisar, sem ensaios.
Por tudo isso, quando puder cantar, cante.
Quando puder chorar, chore.
Quando puder rir, ria.
Quando puder viver, viva intensamente.
Sim, faça isso, antes que a cortina se feche, e a sua peça termine.
VOU-ME EMBORA PRA ONDE?...
Quem você pensa que é, o que você tem e o que você representa no teatro da vida???
Schopenhauer foi um cara muito louco!
Esse filósofo alemão, altamente ateu e ético, em seu pessimismo filosófico, apesar dessa existência incrédula, introduziu o pensamento indiano e alguns conceitos de Buda acerca da questão metafísica.
Para Schopenhauer a vida humana se dividia em 3 condições básicas:
O que se é;
O que se tem;
O que se representa para os outros.
E aí está o grande fundamento da existência:
Neo não era Thomas A. Anderson. Mr. Anderson, portanto, era apenas uma representação social. E o que ele tinha? Um bom emprego como programador numa grande empresa de software e uma razoável condição social. E o que ele (achava que) era? NEO, um hacker no mundo digital. Mas, na verdade, nem isso ele era. Na verdade, embora tivesse uma intuição de que “há algo errado com o mundo”, ele era um indigente de si mesmo.
Essa realidade(?) muda quando ele conhece a Matrix e passa a viver em um outro plano que seria o real. Seria mesmo?
Quanta loucura não é, meus amigos?
A trilogia de Matrix talvez seja a coleção fílmica mais repleta de “apertação de mente” que você já viu.
Os criadores dessa obra-prima que eram irmãos e depois redefiniram suas identidades e agora são as irmãs Wachowski carregam uma bagagem intelectual fora do comum.
Passeiam por vários campos do saber e da cultura.
Neste texto, vou mostrar um monte de referência bíblica que, se não fossem as outras referências, Matrix seria um filme gospel...
Em Matrix 1:
- Thomas (nome representativo de Neo) é alusivo a Tomé, o apóstolo do “ver para crer”. - - Um cliente do então hacker Neo diz: “Você é meu Jesus Cristo pessoal”.
- Na nave Nabucodonosor há uma inscrição referente ao Evangelho de MARCOS, 3:11 (“Sempre que os espíritos imundos o viam, prostravam-se diante dele e gritavam: ‘Tu és o filho de Deus”).
- Fala-se de Zion, onde os humanos se escondem. Zion é o SIÃO, a cidade bíblica do rei Davi.
- O agente Smith quando tortura Morpheus leva-nos a crer que existiu um Jardim do Éden ao dizer: “Você sabia que a primeira Matrix foi criada para ser o mundo perfeito onde ninguém sofreria? Onde todos seriam felizes?”
- Neo morre em frente a uma porta com a numeração 303. Ao tirar o zero temos a idade em que Cristo foi executado, porém ressuscitou, assim como Neo. E isso logo depois de Trinity suplicar: “Oh, Jesus, não morra!”.
- Conforme a prece do Credo diz que Jesus “subiu aos céus”, o filme termina com Neo voando, subindo aos céus.
Que loucura, né?
Em Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, tem muito mais!
Dica: em muitas placas de carro, há passagens bíblicas disfarçadas.
Por exemplo, em Reloaded, o agente Smith chega em um Audi com a placa IS5416. Ou seja: ISAÍAS, 54:16 (“Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para sua obra; também criei o assolador, para destruir”). Incrível! Pois fique sabendo, ainda, que Smith vem do inglês arcaico “Smithian” e significa “ferreiro, aquele que trabalha com metal”.
Já em Revolutions, o carro dirigido pelos gêmeos, loiros com cabelos rastafári, traz na placa a inscrição DE2852. Isto é: DEUTERONÔMIO 28:52 (“E te sitiará em todas as tuas portas, até que em toda a terra venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confias, sim, te sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que o senhor teu Deus te deu.”)
Logo Zion seria destruída!
Que tal? Massa, né? Há várias formas de analisar Matrix: pela filosofia, pela história das guerras, pelas fábulas, pela revolução digital, pelo eurocentrismo...
Mas a pergunta que não quer calar é:
QUEM É VOCÊ? O QUE VOCÊ TEM? E O QUE VOCÊ REPRESENTA PARA A SOCIEDADE?...
(Para acabar o texto. Imagine a música de ação de Matrix e se transporte para fora da sua Matrix...)
Em um palco de teatro existe uma cortina que si fecha e si abrir para apresentar grandes e espetaculares espetáculos.
Mas antes disso as luzes são apagadas.
A luz é o primeiro sinal que algo estar para acontecer.
A luz vem trazendo o brilho que a escuridão não tem.
No momento que a cortina é aberta si apresenta a obra escondida, a obra valioso que não é vista na escuridão.
A escuridão tira o brilho da luz e a luz revela aquilo que estava escondido na escuridão.
Quando luz invadir a acrescenta ainda mais o valor que existe, mas ainda não foi relevado.