Textos de Superação

Cerca de 1292 textos de Superação

Sua vida pode ser uma comédia, uma aventura ou uma história de superação, sucesso e amor. Mas pode ser também um drama, uma tragédia ou a monotonia da não mudança.
Porque todos nós temos tudo isso em nossas vidas. O que muda é como editamos, em quais experiências mantemos o foco e sobre o que falamos.
Fale do drama, e sua vida será um drama. Fale da aventura e a mesma vida será deliciosa.

Superação

Podemos passar inúmeras dificuldades e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, morrermos na praia.
Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego.
Podemos assistir à injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer.
Podemos chorar com o coração partido a perda da pessoa amada ou de um ente querido.
Podemos, por tanta coisa negativa que aconteça, julgarmos que tudo sempre dar errado conosco e maldizermos nossa sorte.
Depois de tudo isto até podemos deixar passar pela cabeça a estúpida ideia de fazer uma grande besteira consigo mesmo, desde que seja exatamente assim: que tal ideia passe – e nunca mais volte, porque a vida é superação!
Nós não nascemos andando, não nascemos falando, nem pensando tanta bobagem - e o que não podemos em hipótese alguma é perdermos o ânimo, o espírito, e nossa capacidade de amar, de se superar e de viver!

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história...
Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.

Augusto Cury
Dez leis para ser feliz

Não desista dos seus sonhos, pois és um guerreiro com tantas lutas e superação, que não é justo olhar para trás agora.
Seja insuperável e inigualável para os olhos de quem não está do teu lado.
Desvie de obstáculos intensificando sua determinação, seja um guerreiro corajoso, seja um guerreiro valoroso.
E, quando você se vê sem saída, acredite nas esperanças que rodeiam suas certezas.

Ir mais além.

Vencer um desafio,
Procurar a superação,
Escapar por um fio,
E torná-se campeão,

Superá-se em cada gesto,
Conquistar o infinito,
Ir mais alam do que o certo,
Ultrapassar o mais bonito,

Ir além da superação
E conquistar o impossível,
Ir além da imaginação
Para vencer o invencível.

Superação

Hoje, ao falar com meu amigo que insistentemente exigia minha atenção, o meu mundo desabou, pois, entre soluços e lamentos, a voz dele me informava que minha suposta amada, era comprometida, ou seja tinha namorado.
Aquela curta e fria palavra, penetrou em meus ouvidos de forma dolorosa “destruindo” tudo que encontrava a sua frente, durante o percusso do meu coração.
Lembro, ter respirado profundamente, e caminhado para outro local, meu refugio particular, ao chegar no refugio, as imagens de minha vida ao lado dessa menina vieram quase que instantaneamente a minha mente.
... os momentos que passamos conversando....
....os trocas de mensagens que fazíamos....
.... os abraçoes que compartilhamos....
.... o derramamento de lagrimas que nós nos proporcionavas...
...as mangações que juntos fazíamos das pessoas....
.... as trocas de olhares, sem segundas intenções....
..... as felicidades que um concedia ao outro...
.... os sorrisos escandalosos.....
AHHHHHH.... os sorrisos..... como eram faces de surgir naquela época, e como era fantástica a maneira que ele encantava as pessoas.
Com essas fortes, lindas, marcantes lembranças, meu coração ficou frio, meu pensamento vazio, minha vida amarga, meu sorriso sem graça e a tristeza me calava.
Entretanto, o meu lado racional, que até o momento estava oculto, se manisfestou-se evitando-me entrar em um incrível desanimo, ele me fez perceber que se essa linda menina, escolheu entrar em um relacionamento com outra pessoa, logo, não seria merecedor do meu sofrimento e assim eu me recompus e passei a viver uma ilusão de felicidade.
Com meu lado racional obtendo total controle sobre “meu eu”, minha vida passou a funcionar da seguinte forma:
“ como o dia nasce após cada noite, meu coração renasce após cada desilusão, meu coração tem uma estrenha mania de ser feliz e assim como o dia busca no sol força para nascer, meu coração busca no amor a força para continuar a viver”
Porem, existe um pequeno problema que eu ainda não consegui desvendar a resolução, que no caso é o seguinte:

O que acontecerá comigo, quando o meu lado irracional dominar “meu eu”????
Essa resposta eu não sei!! Espere e verá??

A vida é desafio, é superação
E cada dia que chega... é um que passa.
Neste dia que passou, foi mais um dia de luta, sobretudo, VITORIA.
O dia que chega, é tenebroso, capcioso, e doce tal como o sabor de uvas colhidas do pé.
E para não cometer um pleonasmo, digo que somos de todo, do bem. Não, Bons!
Pois na medida de nossa dificuldade, vem a tona nossa superação.
Nossa vontade de crescer, de ver o novo, e aguardar o próximo dia.
Alguém um dia me disse:
Deus não nos dá um fardo, maior do que aquilo que podemos carregar.
Portanto, nos dias que virão, quero ver de todos.
Cada um se conhecendo, olhando dentro de si e sentindo, e pensando e querendo ser o maior, o melhor. Indo além da Imaginação, e ser o onisciente, onipotente.
Pois os dias, só nos ensinam a desenvolver nossas habilidades, tanto a dos ladrões do Senado, Plenário, Legislativo e afins. Quanto a habilidade de servir dos garçons, de pedir dos mendigos, de criar dos que têm imaginação, não me esquecendo dos escritores de expor suas ideias, ânsias, fantasias e etc...
No demais, somos todos únicos. E cada dia as mesmas coisas, os mesmos desafios enjoativos. Na atualidade de nossas vidas, o maior deles é superar a mesmice, nos apegar ao que fazemos, dar o nosso melhor a quem devemos, e podemos.
Isso sim, é algo irrefutável.
Que não devemos dar o passo, maior que a perna, é fato.
Devemos dar o passo, quando nosso 'faro', diz: Corra agora!

Esperança e superação.
Essas sempre deveriam ser as palavras-chave da vida de todo ser humano.
Acredite sempre no impossível, creia... é possível.
Nunca diga nunca, siga mantendo as esperanças, porque dizem que a esperança é a última que morre, mas jamais falaram em reencarnação para ela, portanto se a sua morrer, espere o que for preciso para que ela reencarne e só assim você chegará à famosa superação e, em consequência, a GLÓRIA!
E o mais importante, não permita que NINGUÉM atrase seus sonhos com palavras negativas, pois é possível, basta acreditar!

A indecisão machuca.
É titubear entre sofrer e sorrir
É se equilibrar entre passado e superação
É ter vontade e medo
Ter coragem e incerteza
Achar o feio, uma beleza
E fazer do exato, contradição.
É ser sonho e desilusão
Ser amor e indiferença
Fazer sentir sua presença
sem ferir o coração.

Transforme suas derrotas em degraus;
Cada ponto negativo em superação;
Cada defeito em perfeição.
Pois ninguém chega ao sucesso se não pela dor.
Vencer desafios e ter a cabeça erguida mesmo que com o corpo junto ao chão.
Força de vontade e fé inabaláveis, esses são os ingredientes para sua vitória.

Superação de Relacionamento.

Não. Não era para ser, não mesmo. Hoje percebo isso e posso dizer me sentindo aliviado. O termino de um relacionamento é sempre complicado, geralmente um lado não está nem ai porque já estava decidido e geralmente o outro sofre, e quando digo que sofre, sofre mesmo, continua vivendo com uma dor insuportável, diria até mesmo que não vive, apenas sobrevive, aguenta dia após dia sendo forte, lutando contra a saudade, maldita seja está saudade, aquela vontade de ligar, de ouvir aquela voz, de ganhar um abraço, mas resistimos, pois sabemos que a outra pessoa já não se importa, já seguiu em frente e mesmo que não tenha seguido, foi ela que tomou a decisão e o que podemos fazer é aceitar, respeitar, por mais que não queiramos que tivesse acabado daquele jeito. Pensamos que não queremos mais gostar de ninguém, que aquela pessoa era a última, nos engamos relevando todos os defeitos daquela pessoa, todas as brigas, todo o sofrimento causado, só para acreditar nisso, que aquela era a pessoa da sua vida... E é aí que sofremos, a saudade de quem aquela pessoa era contigo e se esquecemos que agora ela se tornou outra pessoa. Nisso vivemos semanas, meses, nos arrastando entre a vida, sentindo-se perdidos, tentando preencher um vazio, curar aquele ferimento que ficou e que deixará uma cicatriz. Respeitamos a decisão, mas, no fundo, não aceitamos, não assim de cara, por que devia ser desse jeito? Por quê? Era tudo bom. E se prendendo a estes pensamentos, se prendemos a esta pessoa. Quando saímos, ficamos ansiosos em talvez encontrar a pessoa, o que vou sentir se esbarrar com ela por aí? Você treme, sente o frio na barriga e se diz, eu ainda gosto dela, até planeja reconquista-lá, faz mil planos, tudo para se magoar mais. Já é tarde de mais amigo, ela seguiu em frente, e você? Está na hora de não se prender mais.

E chega um dia, que sua visão desembaça, assim, de uma hora para outra, até parece mágica, você acorda e algo dentro de você diz: "Siga em frente."
Você aceita a situação, percebe que realmente não era para ser, aceita suas diferenças e pensa que um dia vai encontrar alguém que seja parecido com você e que te trate do jeito que você gosta. Até um dia atrás se a pessoa te pedisse para voltar, você aceitaria na hora, mas hoje meu amigo, você pensa, será que eu realmente gostaria disso? Depois de tudo que aconteceu, depois do jeito que ela me deixou. Agora você também está diferente, você mudou, está calejado e deseja correr atrás de seus projetos, de recuperar sua vida, de seguir em frente, você sente isso dentro de você querendo te impulsionar.
Ela já esteve com outros nesse tempo que você se lamentava e o que garante que não vai se repetir? Os tempos não voltarão, nunca será a mesma coisa, já passou.
Se fosse um sentimento mais profundo inicialmente, não teria sido desse jeito, pelo menos teria sido mais sútil. Se você correu atras e foi ignorado, mais um motivo para deixar para lá. Você tentou, sinta orgulho disso e parta. Até porque neste ponto, provavelmente você estará sentindo mais nada, talvez apenas uma fagulha de sentimento do passado, uma nostalgia, pensando na pessoa que ela foi, mesmo sendo visível que ela não é mais aquela pessoa. Vá atrás de um felicidade verdadeira e não de uma paixão que fracassou. Sempre fui adepto de tentar, mas chega uma hora que não dá mais, tudo tem limite.

Criamos uma imagem de ex parceiros, até parece que precisamos disso, como um conforto, um prêmio de consolação, pode até ser como penitência, só para ainda sentirmos um pouquinho daquela pessoa ao nosso lado, e essa é uma imagem fixa no tempo, não muda, é uma ilusão que se apegamos. São resquícios da pessoa que ficam na gente, dependendo do tempo de convivência, aquela pessoa se torna parte de você. As vezes damos risadas do nada por lembrarmos de um bom momento, outras vezes, que são a maioria, abraçamos um travesseiro e choramos. É como se eles virassem fantasmas, daqueles que assombram nosso presente. Hoje decidi que não preciso desses resquícios, não os negativos, decidi caminhar sozinho novamente e lhe digo: "Aprendi o que pude com as situações e com nossos erros, agora vá em paz. Deixe-me voltar a plenitude comigo mesmo."

Depois da tragédia, chega até ser cômico, quem diria que depois de toda aquela dor, você acordaria com este sentimento de indiferença. Tanto faz, agora vou viver minha vida. E não digo isso por estar gostando de alguém ou estar apaixonado, talvez eu apenas tenha acordado me amando, me valorizando, sabendo que um dia vou encontrar alguém que me ame verdadeiramente, que possa me oferecer companhia.
Mas até lá, vou caminhando, sem presa, dando um passo de cada vez, vivendo o dia-a-dia, admirando a beleza a minha volta, se tornando mais forte, mais sábio, mais maduro, se tornando quem eu desejo ser. Você cansa de apenas sobreviver e decidi viver de novo, é hora de tomar as rédeas da situação.

Foi bom enquanto durou, mas talvez a pessoa tenha percebido antes que não daria certo e por isso terminou. Gosto de acreditar nisso, porque se foi por outro motivo, só a pessoa sabe e se está oculto, não cabe a outra pessoa adivinhar então tento pensar no melhor. E importante é não guardar rancor, não cultivar nenhum sentimento negativo...

Deixe ir e siga em frente.

SUPERAÇÃO

Aprendi com a vida que, se quisermos continuar vivendo sem ser vencido pelas circunstâncias da vida, é preciso superá-las: a perda de um grande amigo, um sonho que não é mais possível, um grande amor perdido, a vontade louca de um suicídio. Aprendi que quando não se pode superar algo este algo pode nos deixar adoecido, por isso é necessário superar também a perda de um ente querido e deixar para trás o passado que foi perdido, verdadeiramente superar é preciso! Uma palavra contraria uma crise financeira, até a traição de um amigo. Superar até seus próprios limites, até mesmo isso é preciso, superar várias noites de insônia e pensamentos que são mesmo uma loucura. É necessário superar tudo aquilo que é preciso para mantermos a vida no seu devido equilíbrio para que não sejamos derrotados e vivermos uma vida sem sentido.

Você tem a qualidade de um gladiador.
• Superação
• Persistência
• Status
• Liderança
• Expectativas
• Orgulho
• Desafios
• Mudança
• Luta
• Ética
• Amigo
• Alianças
• Trabalho em equipe
• Segurança
• Inteligente
• Vencedor
• Sucesso
• Fama
• Glória

Tudo isso junto faz de um líder vencedor e capaz de liderar sua equipe.

Superação eu espero para meus
dias
Hoje, porém estou no chão
mas não tão longe de você que se sente no ar,

Espero acordar e sentir um sorriso sincero em mim
e não só o suor do medo,
a febre da dor,
Não
não

não penso em sentir isso,

Superação será o meu novo encontro com a vida.

sem a menina que me pisa
sem os homens que me olham torto

terei um ar mais leve em mim
e só cairei pra sentir a força da terra,
pra no fim levantar mais forte

pois sou filho dela...

Se ela sofre eu sofro junto

e quando eu sofro ela treme
me lembrando que não estou sozinho


Superarei a mim mesmo
atingindo a vida com todo meu amor,

tenho dois caminhos
um entres falsos conceitos e muito fogo, sangue
outro
com esperança e luta e o mais puro amor

Terei os dois na mão
e espero que vocês façam

para que eu escolha o certo...

Lá está ela, mais uma vez. Não sei, não vou saber, não dá pra entender como ela não se cansa disso. Sabe que tudo acontece como um jogo, se é de azar ou de sorte, não dá pra prever. Ou melhor, até se pode prever, mas ela dispensa.

Acredito que essa moça, no fundo gosta dessas coisas. De se apaixonar, de se jogar num rio onde ela não sabe se consegue nadar. Ela não desiste e leva bóias. E se ela se afogar, se recupera.

Estranho e que ela já apanhou demais da vida. Essa moça tem relacionamentos estranhos, acho que ela está condicionada a ser uma pessoa substituta. E quem não é?

A gente sempre acha que é especial na vida de alguém, mas o que te garante que você não está somente servindo pra tapar buracos, servindo de curativo pras feridas antigas?

A moça…ela muito amou, ama, amará, e muito se machuca também. Porque amar também é isso, não? Dar o seu melhor pra curar outra pessoa de todos os golpes, até que ela fique bem e te deixe pra trás, fraco e sangrando. Daí você espera por alguém que venha te curar.

Às vezes esse alguém aparece, outras vezes, não. E pra ela? Por quem ela espera?

E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará.

A moça – que não era Capitu, mas também têm olhos de ressaca – levanta e segue em frente.

Não por ser forte, e sim pelo contrário… Por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter ódio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda. Afinal, foi chorando que ela, você e todos os outros, vieram ao mundo.

Caio Fernando Abreu
ABREU, C., Morangos Mofados, Agir, 1982

Às vezes, é bom sair de cena. Sentar na plateia. Ser o espectador de todos os que nos rodeiam. Foi o que eu fiz. Observei, com cuidado, os que mereciam minha empatia. Os que mereciam minha amizade. Meu respeito. Meu escândalo, quando necessário. E, com ainda mais cautela, observei os que só mereciam o meu silêncio.
E foram muitos.
Não é o desprezo,
nem o mau desejo.
Muito menos vingança.
Mas o silêncio.
Apenas.

A sociedade, tão moderna e tão incrivelmente despreparada e inclinada ao machismo como sempre foi. Diz-se uma sociedade reformada, onde a mulher revoluciona, tem seu espaço, compete profissionalmente, faz 1001 coisas ao mesmo tempo. Mas ainda esperam que vivamos presas à um casamento, um relacionamento, um macho, para sermos felizes. Concordo que algumas se tornam iscas perfeitas, cuidam do corpinho e do visual (ou ressaltam sua personalidade), e esperam ser o objeto perfeito de consumo de caras esbanjadores ou ainda a musa dos sonhos dos inspirados sonhadores. Agora tente vc, mulher, dizer que está bem sozinha. Inicia-se uma campanha de moralização, de correção dos seus valores. Não entendem a ausência de necessidade em uma mulher, de "precisar ter" (assim, gerúndio mesmo) um HOMI do seu lado. Querida sociedade, enfie seus conceitos onde lhe convier, menos na minha cabeça! rs... Quando eu sentir falta de um HOMI eu procuro um. Enquanto eu não sentir falta, me desculpem... Mas como muitos HOMENSSSS que priorizam momentos da sua vida, conquistas especiais, e se focam (aquele emprego, aquele concurso, aquela promoção, aquele projeto, o chopp com os amigos, etc), eu tbm nesse momento tenho um projeto de vida, um foco especial, e sinto muito mas nada vai ser mais interessante nesse momento: MEU FILHO!
Sou mãe solteira, não escolhi isso, mas já que aconteceu, então eu terei orgulho!
Mas por favor, não me atrapalhem achando que me falta "relacionamento" quando na verdade quando eu quis, eu não tive... Agora, eu não preciso mais.
Ahhhh... e não se trata de medo, receio, mágoa, tristeza... nada disso, nada ruim!
Quando aparecer alguém que me interesse, tenham certeza que eu pularei em cima com toda vontade. Mas, nesse momento, não sinto a menor falta e prefiro mil vezes ser 'feliz solteira" do que qualquer outra coisa que não seja "feliz".

Bjo no ombro! Me superei! kkkkkkkkkkkkkkk

⁠Desabafo com Deus
Sabe Deus, os dias não tem sido fáceis.
Os dias parecem estar meio cinzento mesmo com o sol no céu.
Sinceramente não sei o motivo, mas sinto uma energia pesada sobre os dias.
Sabe tenho tentado ser forte e corajoso como o senhor nos ordena, mas infelizmente tenho me sentido mais fraco E com medo.
Um medo estranho sem motivos, sem causa nem circunstâncias.
Deus, tenho orado muito, tenho me esforçado para ser um filho melhor e mais obediente.
Mesmo com vontade de desistir, parar tudo, lutar contra a vontade de entregar-me tem sido uma batalha, enorme, mas silenciosa.
Tenho tentado buscar forças em seus ensinamentos, mas me falta a compreensão.
Sinto muito por estar sendo injusto com tudo o que me proporcionas, não me entenda mal ou não me ache um mal agradecido, mas na verdade são tantas dificuldades que me sinto cansado.
Deus sei que nem deveria ter a coragem de lhe pedir nada, mas sou tão insignificante que sem teu apoio eu não conseguiria.
Pai me ajude, me fortaleça e me guia, sei que mereço passar por tudo o que passo , sei também que são estas batalhas que me fortalecem e me fornecem a sabedoria advinda das experiências.
Mas se possível alivia meu fardo, tenho medo de não conseguir carregá-lo, sou um fraco bem diferente de ti que tudo suportou para que eu fosse salvo.
Pai já não tenho mais forças para continuar nesta luta, por isso Jesus lute por mim, lute junto a mim, me ajude a enfrentar essas batalhas.
Sara pai minhas feridas que se encontram abertas e doloridas, fornece pai armas novas e um escudo firme para mim.
Sem ti ao meu lado não.vou conseguir.
Afinal será que tu não me ouves ou tampastes os ouvidos as minhas dores, será que estou condenado a perder está guerra.
Inclina pai teus olhos em minha direção e guia-me pelo vale de sobras e de morte que me cerca.
Só assim terei prazer e força para glorifica-lo E levar teu nome aos quatro cantos deste mundo.
Pai desculpe o desabafo, é apenas a súplica de um filho cansado e aflito.

Calma menina,
Eu sei que amar doeu,
Mas não desista,
Ainda és apenas uma criança.
Eu bem sei que a vida não é brincadeira,
Mas não era pra ser assim.
Em algum lugar há de estar os que sabem amar,
Por isso prossiga.
Em algum canto reside a reciprocidade,
Em breve pisará um terreno sem minas,
Mas não tem como descobrir sem caminhar.
Caminhe menina,
Eu sei que seus pés doem
E que o horizonte é incerto demais,
Mas tudo pode mudar.
Entendo que as desilusões machucam
Que a ignorância irrite
E que a ingratidão gere frieza,
Mas sem elas,
Palavras de amor seriam apenas palavras.
Não desista menina,
Sei também que as pessoas são rudes
Que os abraços são falsos,
E não existe carinho,
Mas eles estão cegos
E necessitam da sua visão.
O mundo tem sido cruel contigo,
Mas não seja cruel com o mundo.
Sua gentileza é capaz de desarmar o destino.
Mais esperança menina,
A diversão está ali na frente.
És criança e precisa brincar,
A vida é uma celebração
E a festa mal começou.

Acredite na força da sua intuição. Na sua luz!
Para alcançar e sustentar um objetivo, seja qual for, é preciso ter uma dedicação constante, e em alguns momentos você terá que agir com base somente na sua intuição, inspiração, fé e na sua confiança, sem se importar com a opinião dos outros e sem questionar as razões, com a certeza que a força da luz estará com você. Esta luz que para cada um tem um significado diferente e que eu, particularmente, chamo de Deus!