Textos de Sofrimento
Um dia sonhei em ser um escritor, um poeta...me apaixonei e amei uma pessoa...depositei minhas esperanças e sonhos, fiz os mais belos poemas e texto, abrir minha cabeça para novas ideias, tentei me moldar pra ser a pessoa da qual ela queria que eu fosse mas de nada adiantou, não fui capaz de fazer ela me amar, mas uma coisa eu posso dizer, eu tentei, insistir para que tudo desse certo, eu não desistir fácil, mas eu não posso força a ninguém, enfim me encontro numa pior situação em minha vida muitas coisas aconteceram, pessoas que confiei (risos) me decepcionou, me abandonou, logo no meu pior momento, eu sinto que eu não vou estar preparado para outra relação logo, ainda doi muito, mas tenho que esquecer-la...e enfim mais um de meus sonhos foi destruido e esse eu trocaria tudo, só para viver com ela, e enfim acabou o que achei que fosse para sempre mais é verdade uma frase " O pra sempre, sempre acaba" e termino esse texto dizendo, um dia sonhei em muita coisa.
O silêncio é a voz mais aguda de um grito que o prisioneiro no âmago do ser declara, imediatamente resignifica o instante de caos em que o agressor apresentou sua proposta de morte ao outro, sendo ele mesmo o suicida que já em estado de decomposição apodrece o ambiente com os vermes latentes rompendo a sua carne putrificada para multiplicação na mutação dos próximos incidentes
As lágrimas caiam involuntariamente.
Sua alma já não suportava tanta dor e sofrimento.
As lembranças adormecidas bailavam em seus pensamentos.
Seu peito doía uma dor familiar, mas a dor não era tão grande como antes.
Pois ela sabia a origem dos males, as perguntas não cessavam e em sua mente apenas uma coisa ecoava...
Por que, por que , por que?
Foi quando ele a abraçou encostou ela sobre seu peito, seu calor tirou o frio do seu coração, seu amor aplacou os males e finalmente ela adormeceu...
"Quando o meu amor luta contra o sofrimento e a morte, Deus luta também. E quando eu choro o sofrimento e a morte (...), Deus chora também. O amor dEle é infinito".
(Em "Leandro" - Extraído do livro "Concerto para corpo e alma" – Página 111 – Editora Papirus – Campinas – São Paulo – 2012)
E, desta forma, as palavras que brotam do sofrimento se transformam,
elas mesmas, no bálsamo provisório para uma dor que ele é impotente para
curar. E é por isto que é ópio, "felicidade ilusória do povo", que deve
ser abolida como condição de sua verdadeira felicidade. Mas o
abandono das ilusões não se consegue por meio de uma atividade
intelectual. As pessoas não podem ser convencidas a abandonar suas
ideias religiosas. Ideias são ecos, fumaça, sintomas... Se elas têm tais ideias
é porque a sua situação as exige. É necessário, então, que sua situação seja
mudada, as fendas curadas, para
que as ilusões desapareçam.
Entre a dor e o sofrimento
Fica difícil ficar neutro ou ignorar os sentimentos e sofrimentos alheios, quando parte de seres indefesos. Frente à isso precisamos de força interna, como forma de apaziguar ou amenizar os males que presenciamos, devemos evitar o abatimento que nos fragiliza também impedindo uma ação mais efetiva de amor e caridade.
O sofrimento daqueles que cruzam nosso caminho,bem como as pessoas que também se encontram na mesma rota são resultados de nossa atração ou que somos atraídos por elas. Elas vêm como forma de nos purificar e valorizar em nosso desenvolvimento terreno ou ainda vêm para nos ajudar ou serem ajudadas.
Nem sempre o que ocorre no dia a dia, ou diante de nossos olhos são compreensíveis num primeiro momento, à nós só cabe julgamento e discernimento de pronta ação (devemos fazer o que julgamos certo no exato momento), a partir daí, seguir nosso caminho, sem se apegar com sucessos ou fracassos, que de certa forma são efêmeros. Nosso objetivo maior é o desenvolvimento espiritual para a nova etapa de vida que um dia seguiremos.
Eu já nem ligo mais, não me torturo e nem me descabelo, cansei dessa fase de sofrimento antecipado, desses medos em vão, não me sinto mais insegura e nem sinto mais fobia a sua rejeição, eu não me importo com o rumo que as coisas vão tomar e não me desespero mais com o final dessa historia. Me desapeguei, larguei mão, entreguei a Deus, agora não sofro mais, decidi que o que vai ser, será e ponto. Me sinto livre, solta e nada mais pode me abalar, me blindei de certa forma pra que não haja sofrimento que possa me invadir ou me angustiar, agora to de bem com o mundo, estou em paz, sem esse prazer misturado com a agonia que poderia ser te perder. Toda a minha insegurança virou desapego, todo o meu medo e incerteza já não me assusta tanto quanto antes, não estou preocupada com o futuro, sei como tudo termina. Então entreguei meus pontos, joguei tudo pro alto e me libertei dos meus pensamentos, estou vivendo o meu presente, estou vivendo e curtindo, me divertindo, andando despreocupada, sem ansiedade no peito, não preciso me sacrificar e nem me quebrar em mil pedaços para alguém notar que eu existo, para alguém juntar meus cacos e me remendar, não preciso mais, porque me sinto inteira de corpo e alma, preenchida por dentro e por fora, eu estou em paz e feliz.E é assim que tem que ser, é assim que vou seguindo, sem me iludir, sem esperar nada de ninguém e sem precisar provar nada a ninguém, sem decepções, sem medos e anseios, sem chances desperdiças com coisa que não valem nada, toda minha confusão e indecisão eu transformei em indiferença,do resto?…
me libertei!
o que vc acha do sofrimento?
certamente não gosta. afinal ninguém gosta!
viaje comigo, imagine que vamos para uma montanha bem alta e esta significaria a felicidade. sabemos q a felicidade é complicada dependendo de nossos objetivos! vamos supor q nosso objetivo é chegar na montanha. a caminhada é longa
e cansativa. além disso temos q carregar alimento e agua! chegando no alto
a felicidade certamente nos fartara de alegria. a visão do alto recompensa todo e qualquer esforço q tivemos. a paisagem é incrivelmente linda olhando de cima para baixo! agora olhe para sua volta. não tem arvores, não tem rio, e nem ao menos agua. se vc reparar nada cresce nas montanhas a te a sobrevivência é quase impossível.
Agora olhe pra baixo, olhe as arvores o s rios, o mar, imagines quantos peixes existe nele.
veja quanta vida a no baixo, tudo cresce o movimento não para pessoas riem e choram, pessoas amam e odeiam, no baixo existe o melhor e o pior da felicidade e do sofrimento.
sabendo disso podemos concluir q: A DOR TRAZ CRESCIMENTO, E A FELICIDADE TRAZ RECOMPENSAS.
D.M.N.S
O que é desconfortável para você, pode ser confortável para mim;
O que é sofrimento para você, pode ser alívio para mim;
Se sou louca? Mas, é claro que sim, é que às vezes a minha lucidez me enlouquece.
Por favor, entenda, é que me atrevo a sonhar e a satisfazer
os desejos do meu coração, ainda que lhe pareçam absurdos.
O Sofrimento do Jovem Werther
Se não me ver amanhã
Já sabe...
Terminei o livro
que ninguém leu
E se de mim
você sentir saudade
Pode me ver
no meu funeral
Pode levar flores
e um cartão postal
Com selo de estrelas
e um universo só seu
Não existe poesia
sem amor e sonho
E só é feliz
Quem um deles viveu
Se na minha peça
Faltarem personagens
Você pode ser a Julieta
e eu faço o Romeu
Na minha estante
tem espaço pros seus desenhos
Guarda pra mim um espaço
no seu coração
Ensaio o tempo todo
pra te chamar a sair
Mas morro de medo
que me diga não
E por isso continuamos
Assim...
Eu sou um verso
e você meu refrão.
Não culpe o outro pelo seu sofrimento, cada ser é um indivíduo particular que sente no seu íntimo medo, angústia e traumas, às vezes até desconhecidos/inconscientes, mas devemos saber compreender que as pessoas não podem nos curar, elas não têm esse poder, somente nos mesmo temos a chance de reconstruir, se auto recompor. Sem duvidas as pessoas ao nosso redor nos elevam a níveis mais profundos de amor, amizade, sabedoria, até mesmo tolerância, e são extremamente essenciais pro nosso processo de cura no qual vivemos constantemente, mas não devemos colocar nela a responsabilidade de arrancar esse sentimento, precisamos aprender a ver que temos gente ao nosso lado que nos encoraja a prosseguir, e nosso ego inflamado não permite que enxerguemos isso, só conseguimos ver o lado negativo, como se nossa mente automaticamente quisesse achar um culpado ou um curador, mas se formos capazes de entender que temos a escolha de receber a ajuda alheia, e saber que isso vindo do outro é o suficiente para que consigamos criar mais forças, Mas a ajuda principal é: SE AJUDAR!
sem acusar e caçar nos outros o que nos falta, pois tudo que precisamos se encontra dentro de nós. Sejamos gratos pelas pessoas que formam nosso coletivo, e que saibamos colher o melhor delas para que possamos continuar nossa batalha individual juntos.
ESPERANÇA E SEUS ESPERANÇADOS...
Sê você ESTÁ atravessando dificuldade, dor e sofrimento hoje, seja essa imposta mesmo sem aviso, muito menos consultada com brevidade, decorrência de falta de emprego, dinheiro para pagar contas básicas, comprar medicamentos, alimentos, cirurgia, moradia etc.
Se algum do detalhes citados acima são HOJE, retrato do seu momento, entenda que essa e a recompensa que lhe cabe, preço pago por sua covardia, estupidez e indiferença que hoje te “FODE”, então curta sua parte e aceita que essa dívida está sendo cobrada hoje é apenas é o resultado que se paga por covardia e vitimismo dos que se dizem menos favorecidos para aceitar e nada se fazer para mudar sua realidade, que é por alguns controlados pela falta, privação, egoísmo decorrente da ganância e valores inexistente, que uma falta de caráter se conhece os que chamamos de políticos, sendo o preço desse titulo o meio para pregar e prover a desgraça e maldade desmedida sem precedentes, justificada e engolidas por uma regra chamada CONSTITUIÇÃO que sua e de todos os demais que chamamos de povo, nação, pátria ou país BRASIL.
Realidade que é sim, um país chamado BRASIL e só, paramos aqui já que os demais atributos trocamos por multidão, bando, facção, agrupamento, quadrilhas que transformou e transforma hoje sua realidade e á de muitos outros no que sempre foi e sempre será resultado da culpa EXCLUSIVAMENTE de cada um que aqui nesse solo conhecido como BRASIL “HABITA”
ASSIM.. como você é o único culpado por mazela que tão clara ai na sua cara e na minha e ignorada por minha covardia que aceita a temeridade que causa á multidão sofrimento e dor trocado por esperança e fé, sonho e miséria, medo e desespero preço a ser pago por quadrilhas e quadrilheiros que mutilando por ganância desmedida RESULTADO diário de uma destruição desumana, disfarçarem a mesmo culpa tão nossa e pagar ainda com vitimismo e fraqueza para nada se permitir fazer para não aceitar o que é enfiado doentiamente por um controle que se disfarça nas conhecidas e oferecidas verdades que todos aceitam e chamam de “POLITICA” e “CONSTITUIÇÃO”, para justificar suas atrocidades decorrentes e permissivas é ainda você sabiamente e estupida mente se faz de verdade e calasse.
Trago no olhar as lágrimas de um sofrimento, uma dor só minha;
Transpareço nele o brilho de uma felicidade que pouco capaz você é para ver;
Demonstro no sorriso o sentimento de perda, troca, medo ou desprezo ao que sou;
Ao mesmo tempo o valor de uma conquista, me cobra o preço que se tem, como custo para ao mérito ser recompensado, as pessoas de valor;
O jovem olha a sua volta, tanta destruição, tanto sofrimento, ele olha para si e depois volta os olhos para o céu, pergunta – Deus, por que isso? O que devo fazer agora? Foram longos sete segundos até que o sol forte fizesse com que seus olhos ardessem, ele baixa a cabeça e logo em seguida avista uma longa estrada a sua frente, percebe que apesar de tanta destruição por perto, a estrada é calma e parece tomar direção a um lugar tranquilo, diferente do que há a sua volta, o jovem, apesar de assustado e triste, é motivado por uma esperança de mudança, algo que até então não havia sentido.
Agora o garoto está caminhando ao longo da estrada, na bagagem tem todas as experiências já vividas até aquele momento, no passado deixou toda destruição e sofrimento que o rodeava, no futuro... felicidade e paz.
O que o sofrimento está fazendo com as pessoas?
O que a solidão está fazendo com a população?
O ódio e o rancor nessa terra, cresce cada vez mais.
O sentimento e o afeto, a cada dia morrerá mais.
População acabando com a população,
Eis que aqui deixo a minha pergunta?
Onde Está o famoso ajudai e amai o próximo?
Triste decepção
A ti, todos os meus males acuso,
Desde da profunda chaga ao abismal sofrimento,
A ti, todos os sorrisos te culpo,
Eterna Senhora do meu lamento.
Se Dona és do meu tormento,
Se de ti vem a causa da minha prisão,
Prefiro ficar para sempre neste lamento,
Pois há muito espero esta maldição.
Sendo apenas um mortal,
Como penso uma Deusa Amar?
Sem que haja o destino fatal,
Tirania dos Céus se mostrar….
De ti, lágrimas minhas são,
Sorrisos teus,
Chagas amigas de ilusão,
Consolo dos céus
Por favor olhe para mim
Será que esse sofrimento é só uma fantasia
Por favor não vá embora,
Parece que foi ontem que te vi
Pela primeira vez perguntando meu nome
Um sorriso suave nos lábios
Deus será que isso faz sentido
Ainda nos vejo andando de mãos dadas
Ainda sinto seus beijos dados ao por do sol
Deus isso não faz sentido
São só fantasias
Mais estou com medo de perde-las
Estou com medo de me perder
Por favor me de a mão
Por favor não me deixe cair
Eu não posso seguir em frente
Pq quando fecho os olhos vc é td que eu vejo
Por favor fique comigo
Vamos perseguir as estrelas
Respirar o perfume do campo de flores
Fazer anjos de neve
Por favor não me deixe
Vc é o único que impede as lágrimas de caírem
Não sei mais se isso faz sentido
Ou são só fantasias
As vezes o sofrimento se torna uma grande parte da sua vida e você espera que sempre esteja presente, porque não lembra de uma vez em que não tenha estado. Mas um dia você sente uma outra coisa, uma coisa que parece errada só porque não é familiar. E nesse momento você descobre que é feliz.
A felicidade chega de muitas formas. Da companhia de bons amigos, o que você sente quando faz o sonho de alguém se realizar, ou na promessa de esperança renovada. É bom se permitir ser feliz. Porque nunca se sabe o quanto a felicidade pode ser fugaz.
Dores infinitas
A esperança de dias melhores anula o sofrimento,
Uma pena que é somente por um pouquinho de tempo.
A dor fere no íntimo e busca cegar o entendimento,
Escurece a aura e provoca a primazia do sofrimento.
A natureza é muito afligida,
A ternura sente-se atingida,
A felicidade fica constrangida,
E a alma sem forças e ferida!
Quando vencido pela dor o homem fica sem saída,
Prefere render-se a viver uma crise desmedida.
Chorar não vai resolver nada da noite para o dia,
Para qualquer escolha, que não seja a efêmera!
A dor é um lamento,
Muito chato veneno.
Mas não compreendo,
Alguns estão querendo!
O renovo da alma acalma o pobre e ferido coração,
A conduta correta coloca os pés do sofredor no chão,
As dúvidas nunca poderão lhe enfraquecer as emoções,
Mas a continuidade da vida lhe pedirá agora a razão!
O que eu aprendi
Com os anos eu aprendi que nada é pra sempre, nem a felicidade nem o sofrimento. Que a vida dá voltas sim, mas sempre será possível começar de novo. Que o luto precisa ser vivido, que com o tempo as feridas cicatrizam, que não posso mudar os fatos do meu passado e que ele sempre será parte de quem eu sou, mas que todo sonho morto precisa ser enterrado, abrindo espaço pra que nasça outro em seu lugar.
Aprendi que o amadurecimento anda de mãos dadas com a dor e é uma longa estrada a ser percorrida, cheia de erros e acertos, muitas quedas e muitos momentos imperfeitos. E que o mundo não acaba com pouca coisa, mas, se acabar, sempre haverá um mundo novo a ser construído.
Entendi que cuidar do corpo é um jeito de cuidar da mente. E que dá resultado. E decidi continuamente buscar a minha melhor versão. Que a minha melhor versão será sempre a mais verdadeira e, com ela, escolhi me apresentar ao mundo.
Que amigos devem ser cultivados e que um bom amigo é um tipo de família. Mas entendi que preciso ficar só de vez em quando. Que só no recolhimento consigo me organizar e me reerguer.
E, finalmente, eu entendi que, a vida é sempre difícil, mas pode ser leve, que me priorizar também pode ser um ato de amor, que prazer não é pecado, que um amor tem que ser cuidado, que eu nunca vou poder controlar o outro, que devo exigir respeito aos meus limites, que tenho capacidade de lidar com os meus erros, que tenho os mesmos defeitos que todo mundo e que posso me perdoar por eles.
Que ainda vou continuar errando sempre, mas não preciso me culpar por isso, porque afinal, ainda ha muitos erros a serem cometidos, e muito a ser aprendido e é esse o desafio mais bacana!
#EuPrecisavaDizerIsto