Textos de Sabedoria
Adquiri somente a força e a coragem do Rei Davi. Adquiri somente a sabedoria e conhecimento de Salomão. Adquiri somente os sonhos e liderança de José Adquiri somente a fé de Abrão. Adquiri somente a paciência de jó. Adquiri somente o amor de Paulo. Isto é o básico para nós simples mortais.
"Conseguir viver com equilíbrio é um sinal de sabedoria. Viver é saber dosar o momento de ser dar, de ser altruísta, com sua individualidade; saber avançar, ser ousado, mas também ser sensato; saber esperar e recuar se for preciso. Viver é pensar e refletir, mas é também agir; praticar o que se acredita com a qualidade de quem sabe o que quer e para onde vai." (F.C. Cunha)
Falamos a nós mesmos, desde a infância, que a idade trará sabedoria, vejo-me obrigado a discordar. Duvido dessas palavras enquanto as aceito, não creio que todos se tornam sábios com a idade, essa afirmação considera que sempre aprendemos com o que erramos, mas alguns não o fazem, na realidade, esses enraízam seus defeitos até o fundo de suas almas.
Saber envelhecer é uma grande sabedoria, é nunca ficar parado a pensar que o seu futuro está no fim. Ser velho não é triste, triste é não chegar a envelhecer. A velhice até pode ser um simples preconceito aritmético, e todos nós seríamos mais jovens se não tivéssemos o péssimo hábito de contar os anos que vivemos.
O conhecimento que sana nossa realidade, é a sabedoria adquirida pela experiência vivida, além dos exemplos objetivos (próssimos, ) prosseguintes) do e no amor, pois que ancoram pelo, e, com o acolhiment, de nossas subjetividades observadas, no agora ancoradas, pela misericórdia e compaixão, líquido fino e configurador da paz em alegrias, na vitória elemental em corpo de luz, vivos transformadores do perfeito (prá) o mais que perfeito.
A vida, em sua sabedoria não nos concedeu autonomia total exatamente para que através desta condição de fragilidade, tenhamos a oportunidade de desenvolver a solidariedade e o amor ao próximo. Sim, somos todos frágeis. De uma hora para outra a vida poderá mudar drasticamente, levando com elas as certezas que nos mantínhamos seguros e adaptados.
A vida não é só um mar de rosas e sim, um mar de paz, de luz, de sabedoria e de amor. É uma escola abençoada, é um presente divino. Que possamos conscientemente fazer valer a pena realmente, a nossa passagem por ela, de uma forma inteligente e única. Extraindo assim, as mais valiosas lições rumo ao caminho da autoiluminação e logo, ao aprimoramento intelectual e moral, na pátria terrestre.
As pessoas que passam suas vidas lendo e tiram sua sabedoria dos livros são semelhantes àquelas que, a partir de muitas descrições de viagens, têm informações precisas a respeito de um país. Elas podem fornecer muitos detalhes sobre o lugar, mas no fundo não dispõem de nenhum conhecimento coerente, claro e profundo das características daquele país. Em compensação, os homens que dedicaram sua vida ao pensamento são como aqueles que estiveram em pessoa no país: só eles sabem propriamente do que falam, conhecem as coisas de lá em seu contexto e sentem-se em casa naquele lugar.
Na minha enfermidade, não precisou de muita sabedoria para saber quem são meus os verdadeiros amigos. Um homem sábio tem de aprender a reconhecer os hipócritas e mentirosos, mesmo que eles se esforçam por encobrir os seus desígnios malignos. Todo homem nobre e virtuoso deve evitar tais pessoas, porque confiar nelas é o mesmo que mastigar com um dente podre. Pessoas perversas são controladas pela loucura e pelo mal que abunda em seu coração. Elas não conseguem parar os seus pensamentos satânicos e ações prejudicadoras. Elas falam com uma boca petulante ou arrogante e rebelde. Elas constantemente fazem o seu trabalho missionário de semear a discórdia. Elas não conseguem descansar, enquanto os outros estiverem em paz, estão sempre em guerra. Boca, olhos, pés, coração e dedos trabalham numa única direção - para defraudar e iludir os outros. CiFA
Para manter uma lamparina acesa, precisamos continuar colocando óleo nela. A sabedoria não consiste apenas em vencer batalhas. Entendermos que portas abertas são resultado de conduta e caráter, diminui os riscos de entrar em portas que levam ao desfiladeiro e podem nos colocar em queda livre. Mentes são como pára-quedas. Elas só funcionam quando são abertas e gratidão é a corda que puxamos para acionar a abertura.
É inútil comparar a sabedoria do homem, com a eterna sabedoria de Deus. O poder do homem fica muito aquém do supremo poder de Deus. A visão do homem é insignificante se comparada com a tremenda visão de Deus. A beleza do homem é mínima em comparação com a sublime beleza de Deus. Então fica uma pergunta: Em quem está sua confiança!?
Na vida é mister que saibamos caminhar e caminhar requer coragem e sabedoria. Coragem para pisar os espinhos e tentar não despedaçar as flores, suas companheiras. Sabedoria para enfrentar cada adversidade e compreender que a efemeridade da vida é que nos torna eternos, compondo, assim, a divina poesia do Pai.
Escrevo sentenças curtas para explicar sabedoria as diversas realidades existentes no mundo que vejo e no mundo que habita em mim. Sempre deparo-me com questionamentos diversos dentre eles: quando acontece o amor verdadeiro e o que vem primeiro a angústia do recomeçar ou a felicidade de um novo inicio?
O acúmulo de sabedoria e o medo do sofrimento, um ou outro, podem mudar pessoas. Usando a última premissa melhor baixar porrada até criar bicho nessa gente que insiste em ser um nada, um zero à esquerda e ainda assim tem esperanças que o que eles são deve ser respeitado. Dizem que amor compreensivo ajuda, mas não é isso que vemos na vida, então porrada resolve, ah, resolve, pois ninguém que sofrer e pior, ficar sozinho com suas ideias. Para um cretino, sempre existe uma plateia de seus pares. Todo mundo desses pra porrada, quero ver não mudar. Um detalhe, é porrada não literal. Violência de verdade não ajusta ninguém e inclusive inflama mais ainda. O medo é uma boa mola propulsora quando os afagos de agrado não funcionam.
Não há felicidade superior a sabedoria e nem amigo melhor que o conhecimento e nenhum outro salvador que o poder do espírito. Aqueles que possuem inteligência podem entender o meu discurso para que sejam sábios e inteligentes. E então, os sinais irão aparecer no céu, e todos os humanos da Terra lamentarão e virão ver os sinais nas nuvens do céu que dão testemunho ao grande poder e o severo julgamento contra a irracionalidade dos seres humanos da Terra.
A sabedoria não consiste apenas em saber, mas no caráter, na ética, e no desejo de realizar ações que podem auxiliar ao próximo, o saber é um bem compartilhavel, que releva o conceito de humildade, humanidade e cidadania, compartilhe com amor, pois o que é que é plantado com amor é colhido com fraternidade e sabedoria...
Em minha simples sabedoria, recuso-me a acreditar que alguém seja capaz de discernir e esquadrinhar a mente e o coração humano tal como Deus faz, pelo simples fato de uma palavra dita, uma brincadeira feita ou uma ação realizada. Isso pertence unicamente a Deus. Somos o que Ele diz que somos e não o que os outros acham que somos. Até porque existem pessoas "boas" que são más e outros que parecem "maus", mas que são bons. Admiro o Rei Davi pela contrição que havia em seu coração, isso o tornava um ser NOBRE, homem segundo o coração de Deus. E assim a gente vive um dia por vez.
Que a Vida lhe traga a sabedoria de discernir e compreender que mesmo a mais bela rosa possui seus espinhos, contrapartida, os espinhos por mais rústicos e perfurocortantes que sejam, camuflam em sua essência uma linda flor, que desabrochará em ocasião oportuna, mais precisamente na estação do amor.
Na busca de querer ter um pouco de sabedoria as vezes a um preço a si pagar, o preço que temos que pagar é nada mais e nada menos do que a compreensão. Faça de tudo para te compreensão e tentar compreender a vida em sua volta, use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. Assim você compreendendo; você vai ter sabedoria e o bom senso de não se tornar uma pessoa soberba.
"Cada um atribui ao autor que escolhe aquilo que acredita ser sabedoria. E quanto ao que se lhe afigura sê-lo será obviamente determinado pela bitola da sua própria inteligência. Se é um tolo, encontrará e admirará a tolice em todos os seus autores favoritos e, se é medíocre, a banalidade. Mas se ele próprio for um pensador profundo, o que ele saúda e expõe como filosofia do seu autor poderá perfeitamente ser digno de leitura, seja embora na realidade a sua própria filosofia. Podemos compará-lo à longa sucessão de teólogos que, a partir de uma certa deformação dos seus textos, criaram sermões edificantes e eloquentes. O sermão, embora mau como exegese, era frequentemente uma boa homilia por direito próprio".