Textos de Sabedoria

Cerca de 3260 textos de Sabedoria

⁠"Demora-se um tempo para compreendermos a brevidade das coisas, mas quando esse aprendizado toma conta de nós, já não nos permitimos postergar para o amanhã o que urge ser feito agora.
Como celebrar as pequenas conquistas sem a prisão da ambição desmedida pelos resultados grandiosos e por vezes intangíveis.
Desfrutar os prazeres do lazer, que não alimentam o acúmulo de bens materiais, mas o corpo a mente e o espírito.
E sobretudo, estimar cada instante compartilhado ao lado de quem amamos, e a quem pertencem nossos sonhos, nossos melhores sorrisos e todo coração."

Inserida por wandermedeiros

⁠"O que te faz grande é a nobreza dos seus ideais, a fidelidade aos seus propósitos, e a íntima disposição para lutar por aquilo que acredita.
O homem que não se resigna perante injustiças e perseguições, tampouco se corrompe com coisas pequenas e mesquinhas, já cumpre em si e para história o papel singular pelo qual vale a pena viver."

Inserida por wandermedeiros

⁠Assim como o alimento, para ser digerido, precisa ser mastigado,
as palavras deste livro devem ser meditadas, para que passem a
fazer parte do seu ser.
Só com a digestão, o conhecimento poderá ser usado na gestão da
sua vida.
Medite e descubra o sabor do saber.

( parte do livro: A Aliança - do autor )

Inserida por joseluciosouza

⁠"Passamos grande parte das nossas vidas em busca de conquistas materiais, reconhecimento público ou prazeres fugazes, e demora algum tempo para compreendermos que nada disso é capaz de preencher e dar sentido ao nosso existir.
Então é preciso aprendermos que só o se voltar a si, e o encarar de frente nossos medos, angústias e frustrações, permite nossa evolução pessoal e transcendência para um estado de paz interior e plenitude."

Inserida por wandermedeiros

⁠O tempo existe e é uma constante onipresente neste universo.
Mas, ao mesmo tempo, para nós ele é uma ilusão.
Não o aceleramos e nem diminuímos a velocidade do tempo.
Não temos o tempo que passou e não teremos o tempo que não chegou.
Nem mesmo o tempo presente nos pertence, afinal que controle temos sobre ele?
Na verdade, o tempo flui através do INSTANTE.
Nossa existência nesta vida se resume ao instante.
Que o passado sirva como memórias e aprendizados.
Que o futuro nos permita planejar objetivos.
Mas que a vida seja VIVIDA no presente.
A vida não são as memórias passadas e nem os objetivos futuros.
A vida é o INSTANTE.
Saber utilizar as lembranças, desfrutar o instante e planejar os objetivos é o que permite aproximarmo-nos da plenitude existencial.

Inserida por Sandrogxp

⁠(Leia ou assista ao vídeo: link no final da mensagem)
Tirar o cocô da sala!
O cocô no meio da sala: cadê a pá para retirá-lo?
Ninguém recebe uma visita em sua casa com um cocô no meio da sala. Deus não é uma visita esporádica, mas está presente em todo o tempo com aquele que o serve. Por que você limparia o cocô para uma visita comum e não se preocupa em limpá-lo diariamente para ser digno da presença de Deus?
“E cada homem deverá ter no seu equipamento uma pá para abrir um buraco no chão. Depois de fazer as suas necessidades, ele deverá cobri-las com terra” (Dt‬ ‭23:13‬).
Às vezes, sentimo-nos desanimados por motivos internos ou externos. Mas é preciso confessar esse desânimo a Deus para que ele possa nos fortalecer para a batalha: “Senhor, renova as minhas forças para lutar. Renova a minha unção. Abençoa o meu ministério, pois almas precisam ouvir a tua voz, e que eu possa ser o veículo abençoado por ti para fazer esta obra”.
Como está escrito com relação ao rei Davi por causa da tristeza profunda, da amargura e da fúria do povo contra ele: “Porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus (1 Sm 30:6).
Reanima-me, ó meu Deus, pois estou desanimado. Fortaleça-me no Senhor, pois estou sem forças. Unge-me, Senhor, com o óleo da alegria e com o óleo precioso que desce pela barba de Arão (Hb 1:9; Sl 133:2).
O desânimo pode ser uma coisa feia que ofende a Deus quando é negligenciado e quando não é confessado a fim de alcançar a libertação desse mal.
Então, a casa, tanto a espiritual quanto a material devem ser santificadas através da preocupação em não escandalizar o nome de Deus com nossos comportamentos e atitudes, pois muitos estão nos observando com a vil intenção de terem motivos para nos apontar o dedo e ironizarem o fato de sermos cristãos.
Aliás, o fato de ser cristã não torna uma pessoa menos humana; na realidade, o que precisa ser compreendido por todos é que uma pessoa cristã (abre aspas) “fiel a Deus” (fecha aspas) está sempre em busca de um aperfeiçoamento moral e em busca de um equilíbrio emocional, justamente pelo fato de ser humana e não poder se desvencilhar desses aspectos inerentes à sua vida como um todo.
Deus está presente na vida dessa pessoa cristã fiel para protegê-la e livrá-la de seus inimigos. Por isso, é preciso conservar o corpo, a mente e o espírito puros e santificados para que Deus não encontre nenhuma coisa feia ou vergonhosa ou indecente ou que o ofenda e o leve a se afastar dela. (Dt 23:14)
É preciso que santifiquemos a nossa casa espiritual que é o nosso corpo como templo do Espírito Santo que vive em uma casa material diante de várias testemunhas para que o Senhor veja em nós coisa agradável que seja aprovada por Deus.
Para isso, é preciso orar a Deus para ser agraciado com o domínio próprio, que é o autocontrole, para não escandalizar o nome de Jesus em meio a tantas testemunhas. Para não sair da graça, é preciso limpar o cocô comportamental através do equilíbrio emocional diante de circunstâncias adversas. (Gl 5:23).
Ore a Deus para restaurar a tua força e te fortalecer em meio às dificuldades.
https://youtu.be/Zl_2CcpdNv8

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Em momentos desafiadores você pode descobrir que tem a força do semideus Hércules, mas é preciso mais que força para vencer as dificuldades do caminho e derrotar os teus inimigos, é preciso ter a força de Hércules unida à sabedoria do rei Salomão, filho de Davi, para então conduzir os teus negócios e alcançar a tua vitória.

ENXERGAR COM A ALMA ajuda a ver o que as multidões de olhares físicos não veem.

Inserida por bellamagnolia

⁠"Resoluto o filósofo perguntou:
— Porque ansiarmos tanto por aprovação e reconhecimento, quando em muito breve tanto o aprovado quando quem o aprova não passarão de poeira esquecida na soleira do tempo?
Ao que o poeta lhe respondeu:
— Porque nada há que seja humano por completo que não passe pela sua interação com o outro. Ainda que tenhamos nascidos sós e de igual modo vamos partir, entrementes ao curso dessa jornada, o que lhe dá conteúdo, valor e sentido é a parcela que compartilharmos de nossa alma e coração."

Inserida por wandermedeiros

⁠...
Os melhores bombons estão em caixas novas e velhas. Espero ter o privilégio de contemplar o mundo com as bengalas da prudência, pois criança saboreei o doce da vida.

Nos últimos vinte anos percebi que precisava armazenar suavidade para resplandecer altivez quanto meu rosto já mostrasse sinais de cansaço, e ao desembarcar na terra de Fernando Pessoa, me tornei vizinho da afabilidade, da brandura e da galanteria.

Sentimentos armazenados por aproximadamente oitenta anos, cultivados em barris de carvalho, fragrância exalada e inalada por quem tem a sensibilidade de perceber o quão ­mágico pode ser o odor da gratidão. De quem respira, pela chance de aprender. De quem expele, pela humildade de continuar aprendendo.

Ahhh, como é lindo contemplar a dissipação da amargura oitentista com a naturalidade de quem tem o dom de jovializar sua própria alma. Seres que souberam acumular sabedoria para hoje usufruir da sapiência ao impactar meros mortais, ainda sentados na antessala da sabedoria.

Ao passo que me tornei velho para jovens que me rodeiam, me vi criança ao ser observado pela amizade repleta de marcas de expressão e cabelos brancos. Ancoro meus princípios e valores em uma travessa sem saída, e vivo defronte à dignidade de uma velhice confessada, muito mais bela que outras disfarçadas e esticadas.

Obrigado Rio Douro, das suas margens, do Porto à Baião, tive a honraria de frutificar meu coração e fortificar minha alma ao experimentar a condescendência porta com porta e a benevolência larga e verdadeira.

Hoje penhoro toda e qualquer arrogância de dever cumprido, e me abro para um universo de possibilidades. Anos vindouros, onde também poderei historiar e dividir com mancebos de trinta, quarenta a cinquenta, a honraria que tive ao conhecer a afabilidade chamada de Terezinha, a brandura chamada de Cinda e a galanteria chamada de Lino.

Inserida por andre_villasboas

⁠Desapegar de algo, alguém ou alguma coisa, é como arrancar um dente.
A fé é como os dentes, se você negligenciar, você perde quando ele é arrancado de você, então sente-se aliviado, mas quantas vezes você passa a língua no lugar onde antes estava o dente ? Muitas vezes por dia provavelmente. Não é só porque parou de te machucar, não significa que você não vai notar. Eu já perdi mais de dois dentes (Pré molar e Molares) mas nunca perdi a fé em mim mesmo.

⁠COMO VOCÊ ACORDOU HOJE?
(É TEXTÃO, mas caraca gente é uma excelente reflexão)
*Essa vida tem fases que não acaba mais. Um dia parece que estamos vivenciando situações como se estivéssemos num deserto, em meio as tempestades de areia (é o dia que acordamos nos sentindo sozinhos, cansados e pensando em desistir, porém a sede de viver nos impulsiona a caminhar). Outro dia como se estivéssemos na neve escorregadia e fria (é o dia que acordamos cercados de situações negativas e temos de tratar de assuntos difíceis que requer de nós o agir da sabedoria para não escorregarmos). Outro dia como se estivéssemos no meio de uma floresta perdidos na noite escura (esse é o dia que acordamos cheio de medos e incertezas, sem enxergamos um direcionamento de como agir, nesse momento é a hora de buscarmos a luz divina lá do alto). Outro dia como se estivéssemos em meio a uma tempestade no meio do mar (nesse dia acordamos confusos, por não termos habilidades necessárias para remarmos, nesse momento é necessário buscarmos a paz interior e a calma, pois Jesus o Senhor do mar esta conosco no nosso barco). Outro dia como se tivéssemos no meio do fogo (esse dia acordamos desesperados, é um dia cruel, o medo da morte é visível em nós, e parece que a nossa mente trava sem conseguir sair da situação que estamos. No entanto é a hora de firmarmos o pensamento no que é positivo, e termos plena consciência de que o socorro chegará até a nós) E, derrepente do nada no meio dessas situações surge um dia de temperatura boa, com o céu límpido e um sol lindo e maravilhoso (quando acordamos assim, é incrível, é o dia que levantamos com o pé direito, dizem os antigos. É como se estivéssemos num jardim florido cheio de vida. Parece que a vida se torna generosa para conosco). É algo que não entenderemos nunca, mas que se faz necessário. Que seria de nós sem as estações do ano e as fases da lua? 🤔👀 Pense nisso! E o conselho é: indiferente da fase que você estiver passando, nunca desista! Busque sempre as melhores formas e condições de viver a fase que a vida te propôs naquele dia. Pense comigo: Tem como sobreviver no deserto vestido com um monte de blusas? Não! Há como sobrevivermos na neve sem termos roupas preparadas para o frio? Não! Então em vez de reclamar, e tal, busque a melhor forma de passar a situação que você está vivendo. Tenha certeza de uma coisa, ainda que você não veja, Deus está no controle de tudo, e jamais deixará você perecer, as vezes Ele só permite alguma situação para que aprendamos, ou para que possamos provar a nós mesmo que somos capazes de vencer. Fica a dica:
NÃO PARE DE LUTAR!
E diga sempre com confiança: ESTOU COM DEUS EM NOME DO MEU SENHOR JESUS EU VOU VENCER!*
Re Pinheiro

Inserida por RegianePinheiro

⁠Absorva todas as palavras de estímulo e carinho que existem em você.
Elas lhe ajudarão a trilhar os caminhos com mais leveza e sabedoria.
Seja gentil com você!
Muitas vezes nos cobramos em excesso, pelos prazos não cumpridos, pela quantidade de tarefas que não demos conta de finalizar, até mesmo por precisar de pausas para descansarmos.
Então, sabe aquela palavra de carinho que você diria àquela amiga querida, a que te acolhe nas horas mais difíceis e também nas mais felizes? Diga todas elas e deguste da sensação maravilhosa de encontrar esta amiga sincera em você.

Inserida por HelenaAndrade10

FAZEDOR DE NOTICIAS!
⁠*
*
*
Ei! Ei! Moca, Ei! Preciso falar!..
'E sobre... Você sabe, a noticia
De todo canto não cessa
Aos quatro cantos, depressa!..
Ponha-se a anotar... sem juízo!
Papel almaço, caneta, pena...
Sei lá'!
Moer as letra... e vê no que vai da'
Ufa!
Noutro dia pude ver...
Sim, eu vi bem num...
Num canto da rua, de camarote
De sorte que a cena...
Já', já' anotou? quando vai publicar?!..
Ai!..
Preciso ensaiar, pois a letrada
Pode desconfiar... estória bem contada
'E a historia verdadeira, dessa não tem como contestar
EI! MOCA! MOCA, Ei! Bota pra moer!
*
*
*
*
poeta_sabedoro

Inserida por andre_gomes_6

De tanto pensar, sorrio...
De tanto pensar, choro...⁠
De tanto pensar, sonho acordado...
De tanto pensar, fico esgotado....
De tanto pensar, fico indignado...
De tanto pensar, consigo me questionar...
De tanto pensar, fico impaciente...
De tanto pensar, penso em não pensar mais...
De tanto pensar, me reerguí!

Inserida por MaylonDias

⁠Digamos que a inteligência possa ser comparada a uma lente de aumento.
Quanto maior é o seu poder de ampliação maior capacidade terá de interpretar um objeto.
O conhecimento é proporcional ao grau de inteligência do indivíduo.
Cada um enxergar o mundo através das lentes que possuí.
Já a sabedoria, transcende a inteligência e o conhecimento, não é algo que vem de fora para o homem, mas da " força que o espírito faz para se apoderar da verdade."

Inserida por AdmilsonNascSantana

⁠CONSCIENTE/SUBCONSCIENTE
*
*
*
O espirito esta' para a paz, assim como a gravidade para o centro da terra.
O espirito para a consciência, assim como a alma para o subconsciente.
*
*
O homem planta na mente. O Criador na alma;
E' fonte direta! sementes...
O homem?!.. Planta... colhe?! talvez.

Inserida por andre_gomes_6

⁠CENTELHA DE LUZ
*
*
*
Centelha! Faixa de luz, dama da noite que meu olhar, seduz.
Centelha! Faixa de escuridão. Mundo, mundão.
Centelha! Faixa escura no sol; _vejo não.
_Nossa vida e' computada a cada segundo.
Como feixe de luz, a cada segundo e' encantada!
Pode ser ainda fração de segundo, ou fração da fração.
Segundo?! Como e' mesmo que bate o coração?
_Vivemos por um segundo, o segundo que nos e' permitido.
_Se vivo meu segundo e você vive nele, vivo sua vida e você a minha; entrelaços, fraternidade!
_Que bom! Que troca de experiências! Que seja doce e leve, sua estadia!
O tempo e o pensamento são as únicas coisas que se movem, mesmo quando tudo pa'ra.
Quem na vida queima a largada? Prematuro?!.
Todos querem viver seu tempo, portanto, prestar atenção ao estouro e' fundamental!
Fração de tempo, tempero.
De quanto precisa?..
*
*
poeta_sabedoro

Inserida por andre_gomes_6

⁠Espere um pouco e verá, envelhecerá e perceberá...
que as convicções de ontem, hoje, podem estar fragilizadas...
que a razão de outrora, hoje, pode estar ofuscada...
que a certeza se tinha, hoje, pode ser vaga, pois
tudo o que se provou foi provado em meio aos anos da juventude
ou em tempo em que pouco se era experimentado.
No final, por mais que vivas, sempre permanecerá
a verdade, como sempre, invariável, inabalável e absoluta, e você
um mero aprendiz que pouco sabe sobre quase nada!

Inserida por lunopeva

⁠SEM RUMO SE IA
*
*
*
Afim de deleitar-me do infinito, persegui o impossível.
Não disseram-me que o impossível era inalcançável.
Deitei-me para o horizonte em busca de entendimento.
Mas, percebi que ate' mesmo o poeta e' insondável.
*
No alcance do esperado, o caminho e' vasto.
Se não tem onde chegar, pode ser logo ali'.
De tal forma que o labor e' questionável.
Mas ao longo da caminhada, pode-se rir.
*
Antes que pense em desistência... penso!
Penso em não pensar, mas penso.
Será' que o melhor seria em nada, pensar?
Possível... impossível... um pouco tenso!
*
*
poeta_sabedoro

Inserida por andre_gomes_6

⁠LIVRE ARBITRIO


O silencio e' a linguagem praticada pelo CRIADOR,
nada a ver com indiferença.
Com o livre arbítrio já presume-se a não interferência.
***
Não há preteridos, só falta de compreensão.
*
Se o professor ensinou, o momento da prova; e' do aluno.
Senão prova não há, aluno não há, e professor não há.
Logo- aluno e professor serão entendidos como colegas.
***
Não há preteridos, somente justaposição.
*
Antes que sobrevenha reprovação, se faz necessário toda
dedicação.
A vida nos ensina a cada instante...
Contudo, não percebemos o papel de aluno tampouco
o de professor.
*
Não há preteridos, todos miram a salvação.

poeta_sabedoro

Inserida por andre_gomes_6