Textos sobre Rosas
Eu tenho uma franca admiração muito especial pelas rosas vermelhas, cujas pétalas são graciosamente envolvidas pela elegância desta cor notável e tão significativa numa bela fulgência romântica incomparável, então, um desabrochar amável de vida.
São lindas flores profundamente cativantes, basta uma delas para se declarar um amor sincero ou uma gentileza genuína, com certeza, uma declaração calorosa por meio de um simples gesto que tanto emociona quanto vivifica.
O florescer de cada rosa vermelha é como a veemência de uma emoção que desabrocha num tom atraente que mescla na sua aparência de forma muito harmoniosa a sutileza aliciante e a presença marcante e impetuosa.
“” De quebra te dou carinho
Todo meu tempo e meu amor
E sempre que puder te levarei rosas
Vermelhas como o fogo de minha paixão
Impetuosas como a fúria de meu desejo
Desejáveis como a ternura de seu beijo
Assim, coberto de felicidade todo dia
Cantarei a ti o amor que de meu peito irradia
Numa bela e saudosa canção
Perfeito como brumas de Chandon
Ou doce como lembranças de Amsterdã.
Assim serei seu
Por completo e perdido......””
Poeta e rosas
Sane os arranhões dos espinhos
Das rosas belas do bem viver
Não as ponha em vasos quartinhos
Ousando natureza morta pra escrever
Redija afeto, grafe alegria, a que recria
Que vem da lira e faz recomeçar
Decore e redecore, até ter a sua via
Apague, volte no iniciar
Cada arranjo é romaria
Cada pequenez, renove, renovar
Faz da teu vazante poesia
E verá o teu coração poetar
Nunca sejas peia
Rosas são para se apreciar
O amor colmeia
A vida a superar
As rosas....
Nas minhas mãos são...como as saudades de amor
Cartas escritas no desejo do teu corpo aveludado
como as leves pétalas de rosas, seda e cetim...
Feitas em poemas...que repousam ternamente..
Entre as nuvens e afagos da minha dor, do meu amor
Perdidas e esquecidas entre as fragas da vida onde
Os olhos cheios de mar, voz que murmura ao meu ouvido.
Ternamente escrita no teu olhar,acorrentada na minha pele.
Cala a mágoa quando falo de amor, inventa-me e invento-te...
Mãos vazias no silêncio, onde esconde a minha dor, desamor
Palavras que gritam nas noites frias e silenciosas como uma rosa...
Do tempo do amanhecer....escritos no meu coração.
Onde gritam todos os silêncios num doce olhar, sem te prender
Calor da tua voz...a ternura do teu olhar...um instante de paixão.
A tua mão presa na minha mão...o meu corpo ardente no teu...
As rosas....nas minhas mãos são...como as saudades de ti meu amor...!!!
Perfume de rosas...
E quando a rosa,
exala seu perfume,
nada mais,
possui importância.
O vento,
se aproveita disso
e leva para bem longe
a fragrância inconfundível
que faz cada coração
sentir-se único
e acreditando
que é para ele
aquela essência
tão especial
que o vento,
agora brisa,
vai esparramando.
by/erotildes vittoria
"Se eu envelhecer amanhã, quero a casa sempre fresca, muitas rosas espalhadas pelos cômodos, que me faça lembrar do tempo em que eu podia correr pelos campos floridos.
... quero um acorde de Jobim ecoando em dias sem festa, apenas para eu apreciar a arte de estar viva
... quero um quarto cheio de livros, onde eu possa sonhar personagens que eu sempre quis viver, mas nem sabia ser possível.
... quero uma janela bem grande e aberta, onde eu possa pousar meu olhar e admirar as belezas que o Mestre criou.
... quero um cachorro companheiro, que sinta minhas dores e deite sua cabecinha carente em meus pés, apenas para se aconchegar.
... quero rever álbuns de fotografias carregados de momentos. Quero usar o dedo indicador, não para apontar defeitos, mas para ressaltar sorrisos nas fotos.
... quero juntar os desafetos, as mágoas e birras, colocá-las em um saco plástico e despachar para o lixo.
E…
Se houver amanhã, que eu saiba que ele é a oportunidade de recomeço, uma chance que o destino me deu para ser mais e melhor que o dia anterior. Sempre acreditando, sempre amando, sempre contribuindo. Mesmo que os pés estejam cansados, mesmo que a pele não seja mais tão viçosa e o corpo não tão atraente. Que eu siga na certeza da construção, tijolo após tijolo, dia após dia.
E que, tendo amanhã ou não, eu pense no agora e faça o que eu puder para que ele seja sempre inesquecível."
Aryane Silva
Decidi não gastar minha vida cultivando rosas ou flores, pois morrem com o tempo.
Decidi não cultivar somente ouro ou prata, pois até o fim da vida os mesmos serão gastos, e de qualquer forma não entram no céu.
Decidi então cultivar mais amigos, mais irmãos, mais família e aproximá-los mais de Deus. Pois quando nossa vida chegar ao fim, esses ainda permanecerão pra sempre conosco mesmo após a morte. Até a eternidade. Esse é o maior de nossos cultivos.
Flores.
Ela está descalça em seu jardim cheio de rosas vermelhas. É a sua flor preferida.
Pode ouvir os zumbidos das abelhas que ali moram. O cheiro é maravilhoso.
Um sorriso se encontra em seu rosto.
As horas passam e ela se vê deitada em seu sofá velho, logo percebe que estava olhando seu álbum de fotos antigo e e relembrando de quando era uma jovem sonhadora, que sempre quis voar e regar suas rosas. Vermelhas.
A vida não é um mar de rosas. A vida é um vale de lágrimas... um vale é de acordo com a Wikipedia, "é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas".
Um acidente... pra começar nossa vida é comparada com um acidente... meodeos, que horror...
nossa vida é algo que acontece inesperadamente, é algo que não foi previsto, inesperado... ninguém esperou você, você é um acontecimento infeliz, um desastre, uma variação do terreno - que por todo lado é invariável, constante, imutável... você (e o resto da humanidade) não o são. Brin-ca-dei-ri-nha... não leve a sério o que escrevi neste parágrafo... foi só pra descontrair ;)
Você sabia que Vale de Lágrimas (lá na Bíblia) também é chamado de Baca (não o do vinho, não) do hebraico que significa choro, lágrimas? É um vale que existe, sim (ou existiu, porque por este planeta tanta coisa muda)... Não encontrei nenhuma informação sobre onde fica esse local, só sei que os que iam a Sião passavam por ele.
Dizem que lá havia (talvez ainda haja, não sei) umas plantinhas de Bálsamo que, como diz Eitel Schüller, "uma vez colhida [ ] distingue-se totalmente da manipulação farmacêutica ordinária (produto químico). Seu fim não consiste somente em dispor das qualidades físicas dos sucos das plantas, da maneira mais proveitosa, e sim em libertar a força viva, a essência, a alma, ou o bálsamo da planta. O bálsamo é o azeite essencial dos vegetais; não é o azeite vulgar, nem o sal, nem a terra, nem a água e sim algo muito sutil, o veículo do corpo astral da planta. E esse bálsamo se obtém por meio do fogo e não pela fermentação. Dito bálsamo é aquilo que Paracelso chama de arcano, isto é uma substância fixa, imortal e em certo modo incorpórea, que modifica, restaura e conserva os corpos. Esta força se acha aberta de uma tintura que é obtida pela redução do vegetal de sua segunda matéria para a sua matéria primitiva”.
Eu sei, eu sei... muita citação...
Mas o que quero dizer é que passar por esta vida, este vale de lágrimas, deveria ter um único objetivo: sermos transformados em algo melhor. Deveríamos chegar ao fim dela 'curados' por termos passado por um vale em que há plantas que 'choram' (destilam pra ser mais objetiva) lágrimas de aroma agradável... deveríamos sair desta vida perfumados. As aflições pelas quais passamos deveriam gerar felicidade...
Agora me diga: como tem sido a sua caminhada até aqui? E aí sua caminhada se encaminha para a felicidade ou está transformando você num sujeito amargurado? Você é um daqueles acidentes que acaba em morte, literalmente!?
Que ninguém venha dizer que esta vida é um mar de rosas... não é não... é um vale, um vale de lágrimas... quase sempre...
Você segue em sua caminhada... sim, segue porque não pode parar. Na vida ninguém pode parar.
Há os planos, as linhas retas... e você enxerga o horizonte lá na frente... o Sol vai nascer mais uma vez - cumprindo sua função de nascer - e vai passear pelo céu. Mas não tão livre, leve e solto assim, não. A trajetória está determinda, o tempo está determinado, e as nuvens que irão solenemente fazê-lo perder o brilho virão... sem se importar com a força que o astro rei tem.
Você já pensou que a mais leve das nuvens cobre o Sol... mas ele não perde sua majestade... fica firme em sua rota, não é qualquer nuvenzinha que vai tirá-lo do caminho, nem a nuvem mais carregada... elas apenas escondem o brilho e o calor dele por um tempinho... mas ele de repente dá uma espiadinha, deixa sair um raio depois do outro e brilha novamente com todo o seu esplendor.
E você? Qual o tamanho da nuvem que cobre seu caminhar... que turva seus pensamentos?
Vai deixar se abater? Até pode, porque ninguém é de ferro... mas fique abatido só um pouquinho... depois dá uma espiadinha e veja lá na frente o que espera vocë... pode ser até nem tão lá na frente... pode ser logo ali.
É, camarada, a vida é um vale... que vale muito... vale tudo o que você tem... e ela, a vida, é tudo o que você tem... não deixe esse vale de lágrimas afogar tudo o que você tem.
Ah! e ainda bem que é um vale... fosse um mar você ia se afogar de verdade e bem rapidinho. Como? Já tentou nadar num mar de rosas?
"LÍRIOS E ROSAS"
No peito saltam as pétalas de lírios
Sei que secaram o musgo
As trepadeiras
Onde nutrem as palavras desfolhadas
Das carícias do vento
Dos beijos
Feitas, refeitas dos sentidos esquecidos
Perfume das rosas
Plantadas no deserto
Sede que se mata de palavras
Em cada manhã
Estremeço com o teu cheiro
Respiro a tua alma
Na ponta dos meus dedos
Invento as tuas palavras
Como me fazes falta
Quando a solidão me procura à noite
Simples melodia da tua voz
Que encharcaram os ouvidos
No peito saltam pétalas de lírios
Adormeço meu amor
No aconchego de um colo que conheço, o teu.
2015
"ROSAS NO JARDIM"
Quero colher as rosas do meu jardim
E suportar os seus espinhos
Quero conhecer muitas pessoas
Que sejam flores belas e raras
Inebriem o nosso carinho
Que nos digam lindas palavras
E que tenhamos a sensação que nos tocam nas mãos
Mesmo quando nos sentimos ou estamos sozinhas
Que o nossa estrada, trilho ou caminho
Tenha sempre mais rosas que espinhos.
Sabe em que me fascinam as rosas?
A sua simplicidade e elegância.
A fragilidade explicita e a sua força colocada em meio a espinhos..
Os espinhos não são apenas uma proteção natural, mas sim, uma forma delicada de dizer "eu tenho vida! Não me trate de qualquer forma. Eu preciso de cuidados"
Rosas, margaridas, girassóis.. todos sem suas belezas particulares.
Suas cores veementes
Suas doçuras exorbitantes
Bem, eu poderia passar horas a admirar um belo jardim, mas se não houvesse ali, tal rosa frágil, quase pálida devido aos devaneios em que ela fora imposta
As dores daquela rosa me chamaram atenção e me fizera perceber que um lindo jardim, só será um lindo jardim, se um dia for destruído e que aquela flor outrora arrancada de seu alento, jogada as traças, irá ressurgir em meio a espinhos
Que dessa vez não mais serão agressivos
Mas que trarão a força extraordinária de poder escolher entre
Ser seus próprios espinhos
Ou faze-los seus aliados fortificantes.
ROSAS E ESPINHOS
Nós nesse mundo colhemos rosas entre espinhos e mesmo assim
Os dias passam-se e a noite vem, o sol vai se pondo.
Eu olhei as estrelas e tentei conta-las, não consegui.
Lembrei-me de você e seu nome gritei, e se o mundo me ouvir...
Saberá da importância do amor em dias de solidão
E se lembrará de que neste mundo há...
Ervas daninha, joios e trigos e rosas entre espinhos.
Amores comprados, beijos tão falsos.
Em um mundo tão falto de amor de compreensão
Queremos carinho, precisamos de afeto.
Então por momentos esqueceremos as dores do mundo
Que também quer carinho que precisa de afeto de amor,
De compreensão de ternura e compaixão
Sabemos que a humana precisa se reencontrar
Cada dia que passa tudo muda de lugar, temos ideais.
Meu bem as rosas que colhemos não artificiais
Portanto seus espinhos podem nos machucar
Mesmo sendo tão belas...
Veja os moinhos de ventos que abandonados estão
Já não servem mais e esquecidos são nunca se venda
O sorriso de quem ama tem perfume de jasmim
São rosas de avelã,
Flores, maçã.
São pássaros que voam de mãos dadas
Que se beijam na madrugada,
Mar que banha o oceano
Rios que cantam,
Borboletas, hortelã...
São versos de rimas,
Poemas,
São verdes, alegrias
O sorriso de quem ama
Tem a cor e a cara da poesia.
Tenho rosas
Cheiros,
Pega
Tenho sorrisos
Paixão
Tenho amor
Amado.
Tá vendo a caixinha
Tem surpresas,
Abre,
Lá guardo
O que tem de melhor
O que sonho te entregar,
Tem estrelas,
Pássaros,
Tem rios
Mar,
Tem um jardim
Com mil flores,
Tem chuvas,
Borboletas,
Sabe tem também
Uma cachoeira,
Muito verde,
Mato...
Uma casinha sertaneja
Com violas,
violeiros...
Tem um céu
De mil cores,
Arco-íris
Tem beijos
Beija- flor
Pois é,
São sonhos
Que vivo.
Tem músicas
É dourada
Tem fitas laranjas
Vermelhas,
Coração,
Para te dar.
Teus olhos tem poema
Encanto,
Sorrisos
Cheiro de rosas
Pássaros a cantar
Reluz
Sonhos,
Poesias
Versos
melodias
Trás o vento
Borboletas,
Tem magia
Feitiço
Sei lá...
Tem vontades
Que me ganha
Me canta,
Me enlouquece
Só de olhar
Tem luz
Seduz,
Estrelas
Purpurinas,
Alucina...
Tem pecado
Tem veneno
Tem um quê
De desejo
De amar
São flores
Vinho
Sol
Lua,
Mar.
Ei, Garota, eu me lembro do seu nome.
Deixei uma dúzia de rosas no seu túmulo hoje.
Estou no gramado de joelhos, limpando as folhas.
Eu só vim aqui para conversar um pouco,
Eu tenho algumas coisas que preciso dizer.
Agora que tudo acabou
Eu só quero abraçá-la
Trocaria todo o mundo para ver aquele pedacinho do céu olhando,
De volta para mim.
Agora que tudo acabou
Só quero abraçá-la.
Tenho que viver com as escolhas que eu fiz,
E eu não posso viver comigo hoje.
Ei, Garota, eu me lembro do seu aniversário.
Eles disseram que eles iriam parar um pouco de falar seu nome.
Sei que faria tudo diferente se eu tivesse a chance.
Mas tudo que tenho são essas rosas para dar.
E elas não podem me ajudar a fazer as pazes.
Agora que tudo acabou
Eu só quero abraçá-la.
Trocaria todo o mundo para ver aquele pedacinho do céu olhando
De volta para mim.
Agora que tudo acabou
Só quero abraçá-la,
Tenho que viver com as escolhas que eu fiz.
E eu não posso viver comigo hoje.
Aqui estamos nós,
Agora você está em meus braços.
Nunca quis nada tanto antes.
Aqui estamos nós,
Para um novo começo.
Viver a vida que poderiamos ter tido.
Eu e ela andando de mãos dadas.
Eu e você nunca queríamos terminar.
Apenas outro momento nos seus olhos.
Vejo você em outra vida.
No céu, onde nunca vamos dizer adeus
Agora que tudo acabou
Eu só quero abraçá-la
Eu trocaria todo o mundo para ver aquele pedacinho do céu olhando,
De volta para mim.
Agora que tudo acabou
Só quero abraçá-la,
Tenho que viver com as escolhas que fiz.
E eu não posso viver comigo hoje.
Aqui estamos nós, agora você está em meus braços.
Aqui estamos nós, para um novo começo.
Tenho que viver com as escolhas que fiz
E eu não posso viver comigo hoje.
Eu e ela andando de mãos dadas.
Eu e você nunca queríamos terminar.
Tenho que viver com as escolhas que fiz.
E eu não posso viver comigo hoje.
Ei, Garota, eu me lembrei do seu nome
Dia do Psicólogo, dia da compreensão
Claudias, Alines, Ritas, Karinas, Vivianes
Deborahs, Rosas, Brancas, Marias
Paulos, Pedros, Joãos, Antonios
Saulos, Andrés, Norbertos, Mauros
Alciones, Neides, Rosálias, Marcelas
Letícias, Susannes, Carolinas, Suelys
Robertos, Aparecidos, Renatos, Torquatos
Evandros, Silvios, Adrianos, Josés...
Por trás de tantos nomes, e de todos os nomes, tanto amor
Por trás de tantos outros que não cabem neste espaço
Dedicação e oração, oração com devoção
Devoção com compreensão, do outro e de si mesmo
Compreensão do humano e do divino, que habita o humano
Compreensão de como somos, todos, e de como podemos ser
Com a ajuda de pessoas que dedicam a vida à ajuda
À ajuda ao semelhante, a um semelhante melhor
Que nasce e renasce a cada dia, a cada encontro
Compreendendo o espelho que somos nós
E nos ajudando a compreender como se espelhar no bem
E como compreender o bem dentro de nós mesmos
Projetando, assim, o bem à nossa volta
Fazendo, assim, nascer e renascer um novo dia
A cada encontro, a cada dia, e em todos os dias
Nos encantando a alma, nos dignificando a vida
Nos mostrando, com doçura, a alegria de se viver
o bom viver.
AME,SIMPLESMENTE.
Quando os botões desabrocham, as rosas se abrem, desviando-se dos espinhos da mãe roseira, para exalar, o seu doce perfume.
Todas as manhãs, faça como as rosas. Abra também o sorriso do seu coração, desvie dos espinhos da vida e com o firme propósito de que a vida é uma dádiva de Deus.
Merece ser vivida intensamente, com muita qualidade, feliz e muito amor.
Por isso...ame, simplesmente, ame!