Textos de Respeito
E podemos pensar que realmente amamos Outro ser humano, quando nasce em nós o sentimento de respeito, admiração, paciência, perdão. Quando a felicidade do outro torna-se mais importante pra nós, até mesmo que a nossa felicidade. Quando conseguimos querer, que o Outro se de bem, que progrida, e que seja bem sucedido. Quando conseguimos perdoar toda arrogância inerente a humanidade que há em nós. E assim em amando o Outro, deixamos de pensar e se importar conosco, priorizando a felicidade do nosso irmão.
Para aquele que se sente indignado a respeito da dor do outro, é muito complexo e difícil compreender que o outro possa perdoar. Por vezes a pessoa que fica indignada, coloca a vítima como se ela fosse o agressor, e exige que ela peça uma reparação. Isso não é amor o nome disso, a meu ver, é vingança. Nina Lee Magalhães
Um certo homem de origem humilde, de responsabilidade, de muito respeito e integridade, cortou cana, trabalhou incansavelmente em uma tecelagem para dar o melhor para sua família, orientou e deu o total apoio para seu filho ter um futuro diferenciado, e esse filho inspirado na história de vida do seu pai desde cedo começou a conquistar seus sonhos, graduou-se em administração, pós graduou-se em engenharia de produção e seguiu mestrando em engenharia de produção, mas os sonhos não pararam por aí, deu mais um passo e hoje esse garoto sonhador e bacharelando em direito, esse sou eu, e nesse pequeno texto gostaria de agradecer a Deus e ao meu pai por tudo o que conquistei até hoje, sem seu apoio jamais teria chegado até aqui, te amo pai, que Deus te abençoe hoje e sempre…
As pessoas que me julgam, podem ou não estar perto de mim, gostar-me ou não. Respeito!, pois é o livre arbítrio e julgar é comentar suas observações, ou seja; Ponto de vista. Já as pessoas que me condenam, se afastam de mim por não gostar do que penso, falo, faço ou deixo de fazer; Estando estas também condenadas a não conviver mais comigo, e julgo ser esta convivência no mínimo interessante! (1117)
Amor pelo qual mendigamos não é amor, não passa de mera falta de dignidade e respeito de nós com nós mesmos. Quando amamos de verdade alguém, cuidamos dessa pessoa e evitamos ao máximo qualquer tipo de sofrimento ou dor. Se quem não cuida dos seus amores, se quem não evita suas dores, são apenas atores de amores falsos.
Não perca tempo tentando resolver problemas que não te afetam, que só existem no que diz respeito a você, as vezes o que sua mente te apresenta é só fruto da rotina e do cansaço, parar não significa desistir, também pode lhe curar, é fortalecer seu espirito e afiar sua mente com a doce e pura reflexão da paz, as vezes tudo o que precisamos é tempo, afinal tudo vem e vai na companhia dele.
Vejo tanta necessidade de mudança, é tão óbvio, tão nítido a falta de respeito, falta de valores, valores, sim, pois seria tão fácil hoje cada um viver sua vida e respeitar a dos outros, PAIS, são vocês, sim, que nos encaminham para esse mundão, vocês, sim, tiveram e têm o dever de mudar toda essa realidade, por que então é tão difícil? Sabe, é tão ridículo nós, filhos, termos que nos deparar com isso, pois sozinhos é difícil, temos medos, medos esses que só vocês poderiam ter mudado, e ainda hoje, agora, poderiam fazer toda diferença. Mas eu entendo, né, é difícil ter que sair de casa, trabalhar, e acharem que na escola tudo se resolve, sim, é mais fácil jogar na minha cara, que se existe ausência é pra me sustentar. Eu ainda sinto fome, fome de valores, me ensina, mãe, a respeitar uma mulher, me ensina, pai, que minha mãe pode e deve ganhar mais que você, ensina meu irmão que mulher tem que ser posta acima de qualquer coisa, ensina, mãe, que duas mulheres juntas é amor, simplesmente isso, só amor, ensina, pai, que dois homens juntos é mais amor ainda. Diz pra mim que ser mulher nesse mundo é a melhor coisa do mundo, que meu corpo é algo só meu, que eu me toco, me conheço todos os dias, pois ele é meu, e isso ninguém jamais poderá tirar de mim! Diz que lá fora é difícil, que há monstros lá fora, mas que aqui dentro vocês formam anjos, com VALORES, que por mais que a realidade seja feia lá fora, aqui dentro nos ensinam a nos amar, e amar o próximo, de qualquer raça, cor, cultura, religião, socialmente, opção sexual, me mostra que eu posso fazer a diferença, me mostra que eu mãe, eu pai, tenho orgulho de vocês!
Algumas pessoas não dão o devido valor às coisas simples dá vida, como um gesto de respeito ao próximo, gesto de gentileza no dia a dia, um bom dia, um boa noite, um muito obrigado, talvez pensam que não tenham muita importância, que parecem ser pequenas. Porém, para quem recebe, esse pequeno gesto pode mudar totalmente o dia. Quando recebemos esse pequeno gesto de quem amamos, entra como uma imensidão em nosso coração. Por isso, muito obrigado pelo seu bom dia, pelo seu boa noite, pelo bem que me faz.
Homens covardes não merecem respeito. Use da força apenas para desafiar quem é mais forte que você. Jamais use da força para oprimir um alguém mais fraco. Para isso existe a chamada DIPLOMACIA. Saiba agir da melhor maneira possível, mediante a qualquer que seja o conflito. Para isso, procure primeiramente sabedoria ao invés de força.
Porque nos preocupamos tanto com a visão do outro a nosso respeito?Não é ele que sonha ou realiza...seus sonhos!Não é ele que enfrenta os obstáculos pelo caminho...não é pra ele que buscamos o melhor...não depende dele a nossa felicidade...o sucesso depois de tanta luta não é mérito dele...Devemos focar em nós...o que eu sonho,busco... sou feliz?Estou satisfeito com meu reflexo no espelho?A única visão digna de aprovação ao seu respeito é a sua, entendendo isso...se vai longe...bem longe!!!
Desistir jamais, de um sonho; que poderá ser muitíssimo importante. No que diz respeito, a tudo que seja de melhor; para si próprio, em termos de futuro. Acreditar sempre, na realização do mesmo, isto porque, a persistência dá mais motivação; para seguir adiante, na manutenção da autoestima. Esta faz sim, toda a diferença, no resultado final, sobre aquilo que seja muitíssimo almejado, tal como, um projeto de vida.
Um dia para refletir a respeito desse grande guerreiro que é o professor, pois quando ensinamos travamos uma guerra contra uma sociedade injusta que nao oferece oprtunidades iguais para uma aprendizagem de qualidade, com isso o papel do mes...tre se torna ainda mais louvável e respeitoso, cumprimentos a eles pois todos os dias fazem a diferença na sociedade e na vida de seus alunos. Aos futuros professores sejam muito bem vindos a mundo da educação.
Você quer realmente que eu desenhe o que significa valor? Amor próprio, respeito próprio, quando agente passa a viver a vida do outro e para de pensar em si, passamos a machucar quem esta do lado, sabe porque ele não esta com você? Porque você o sufoca, pare se se fazer de vitima, comece a rever suas atitudes, pare de querer alguém que só te menospreza, que te procura pela noite, que não respeita o seu amor, que faz de você apenas uma a mais, entendo que quando agente ama perdemos o sentido do tempo do mundo, mais dai querer ter a razão é de mais, você se diz inteligente, julga o próximo sem ver o quão erronia você é em suas atitudes, você esta esperando oque pra ser feliz, que ele caia na real e veja que você o grande amor da vida dele? Alegrias não caem do céu não, agente tem que batalhar por ela, você foge da realidade, você subestima a inteligência alheia, sabe porque você é alvo fácil para que tudo de errado aconteça com você? Porque você não se respeita, e permite que pisem em você, sem desculpas, meus conselhos você perdeu, gosto de você como pessoa mais você foi incapaz de defender quem sempre teve do seu lado, me recuso a aconselhar uma pessoa como você que se desfaz diante de um sorriso falso, é impossível não sentir pena de você sabe? Não sinto pena de você com desprezo não, sinto pena de você porque sei que a cada de gral que você sobe dois você regride, parei com você dessa vez, achei que dessa vez você se amaria, pensei que você tinha mudado, mas percebi que todas as palavras ditas foram em vão.
Queria entender a concepção de amor de muita gente. Sempre acreditei que o amor e o respeito andassem de mãos dadas, ou pelo menos em caminhos bem próximos...Que a sinceridade e a honestidade fossem fatores importantes dentro de um relacionamento. Que aquela admiração do primeiro momento pelas semelhanças/diferenças da pessoa, fosse permanecer ao invés de tentar a todo o custo modificá-las. Que a dedicação fosse involuntária, sem ser usada como moeda de troca. Que sentimento independe de provas, principalmente se as provas forem destinadas a terceiros. Que ficar com alguém tivesse fundamentado na escolha e não na satisfação com o outro... Que estar-se preso por vontade é bem diferente de assumir um relacionamento por não querer/saber ficar sozinho. Que os erros não são justificados pela conduta do outro e sim pelo fato de assumir as próprias atitudes. Que não há como justificar as nossas atitudes nos baseando nas atitudes dos demais, e importante entender que a generalização corrompe os fatos. Que a individualidade é tão importante quanto o querer estar sempre por perto. Que não basta só esperar pelo outro, é necessário fazer a nossa parte, a retribuição é uma consequência. Que não adianta idealizar demais o outro é preciso desvincular a imagem da pessoa ideal da real, se isso não acontece, a tendência é passarmos todo o relacionamento cobrando do outro aquilo que criamos como objetivo. Em meio de valores tão deturpados, onde os sentimentos, a compatibilidade e a reciprocidade entre um casal estão sendo cada vez mais banalizados, o amor se tornou liquido e descartável, seria culpa da pós-modernidade??? Ou o ser humano se perdeu ao longo do caminho? Diante de todo o “romantismo” demodê, algo racional fundamenta muito a minha concepção (talvez ideológica) de amor, particularmente não acredito em pessoas que dizem “amar” o outro, se nem ao menos possuem amor próprio.
“Medo?! Tens tu? Inevitável não tê-lo, mas possível vencê-lo! O segredo da coragem nos diz respeito àqueles que arriscam; confiam, mesmo que temerosos em falhar, e seguem em frente, ainda que desencorajados pelos seus; levantam a cabeça, não obstante aos dissabores que os tombos lhe proporcionam. Medo?! Para alguns o motivo de não tentar; para outros simplesmente o fator que os motiva a prosseguir e conquistar.
Amor é um liame que nos unifica, mas se não houver respeito e sabedoria para nos relacionar com o ser amado; os laços afetivos ficam estreitos e apertados demais, pela nossa inabilidade de agir com reverência e cuidado diante do precioso tesouro ofertado pelo ente amado; em consequência aos nossos atos impensados, ocasionamos dor, ruptura e afastamento, de quem tanto almejávamos amar, comungar e interagir.
Dou meu crédito e profundo respeito a pessoas de convicções fortes como resultado de um longo processo de análise das antíteses filtradas por sua inteligência, que as conduz invariavelmente a um equilíbrio responsável em suas conclusões e empresta consistência e confiabilidade às idéias que defendem. Quanto menos doutrinárias ou dogmáticas forem, mais isentas e confiáveis se farão suas análises, pois que não estarão sujeitas aos moldes de suas próprias crenças. A maturidade me encontrou como um livro aberto desejoso de se manter fora das tribos e longe das mentes fracas que se deixam convencer sem refletir por si mesmas, das que constroem “verdades” sobre idéias de outrem que vão incorporando à sua lista de bandeiras sem nunca terem-nas submetido a nenhum tipo de filtro. São movidas pelo mero prazer de repassar “filosofia de papagaio”, em que não há critério nem responsabilidade para com os efeitos que produzem. Teses conscientes não dependem de bandeiras ou correntes para se disseminarem: elas se impõem por si mesmas, mas entre as pessoas que farão a diferença.
"Pra ser feliz primeiro precisa entender que o carinho, respeito e amor caminham juntos, um sem o outro é vão como uma gota d'água em um enorme incêndio, não existem trocas ou tempos, não é preciso esperar tanto para entender o que ama ou não, ame tudo... Ame de graça, não espere nada de volta por que deixará de ser amor quando não vier, se tornará apenas mais uma troca."
A respeito da Cura: ninguém se cura de uma doença sem passar por ela. A gripe, por exemplo, permanece no seu corpo por 7 dias, até que você se livra dela. Muitas vezes, para nos livrarmos de um sentimento,é necessário tê-lo por perto,é necessário ter a certeza de que ele existiu em sua vida, mas ali não poderá permanecer. Fechar portas, fazer novas escolhas é necessário, por mais que seja doloroso, injeções também doem, mas servem para curar."
Respeito às idéias e agressões verbais de Olavo de Carvalho, mas como Professor Militante de Geopolítica há 32 anos, penso que sua presença em Salas de Aula, AQUI NO BRASIL E NÃO NOS EUA, seria a forma mais honesta dele praticar o que tanto prega aos seus Discípulos. Contestação por Contestação, qualquer um faz, mas vivenciar as realidades Sociais do Brasil e suas mazelas no dia-dia é trabalho de GIGANTES, professores muitas vezes anônimos que se espalham pelo nosso país, com salários miseráveis, mas mantém a dignidade de conflitar diretamente os problemas, demandas e pressões sociais locais. Não queremos nosso querido MESTRE vivendo no Palácio de Herodes em Jerusalém,desfrutando da hipocrisia,desta nação mentirosa,os Estados Unidos.Queremos nosso MESTRE aqui,no Mar da Galiléia, das favelas,dos alagados e palafitas do Nordeste e Amazônia,combatendo o avanço do agronegócio sobre nossas florestas e terras indígenas,inundando a Amazônia com seus lagos gigantescos,como Turucui e Belo Monte,procurando livrar com nossas palavras de incentivo,milhões de jovens que enfrentam a pobreza,a miséria e o mal maior dominante das drogas.Sim,o BRASIL TEM MUITOS IDIOTAS! Mas tem também HEROIS que anonimamente cada manhã percorre o caminho do silêncio perante as grandes mídias globais, e mergulham naquilo que os GRANDES VERDADEIROS E LEGITMOS MESTRES, como MILTON SANTOS, DARCI RIBEIRO, PAULO FREIRE, FREI BETO, nos deixou como legado, lutar pela Educação contra as mazelas deste país, estando presente. Você será muito bem vindo querido MESTRE, OLAVO DE CARVALHO, muito bem vindo. Professor Ciciliato!