Textos de Respeito

Cerca de 2114 textos de Respeito

Tudo na vida tem uma razão de ser...
E é por isso que sempre gosto de agradecer ao Amigão...
Principalmente quando Ele nos inspira a fazer algo
de bom para alguém...
Ósculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 09/02/2005

FALTA DE RESPEITO E CIVILIDADE
Marcial Salaverry

Infelizmente a falta de respeito, principalmente para com os mais velhos é um fato. É lamentável, mas é um fato. São filhos que menosprezam os pais porque envelheceram. São netos que desprezam ostensivamente os avós, porque envelheceram mais ainda. E, principalmente, jovens que, por serem jovens se acham no direito de menosprezar os idosos que encontram pela frente, com atitudes debochadas, ridicularizando certas deficiências que esses idosos, por vezes, tem para sua locomoção.

Um fato que me revoltou, foi ver um garoto, de seus 17, 18 anos, tremendamente chateado porque "tinha que acompanhar aquele velho chato (seu avô), pois "esse inútil não é capaz nem de andar sozinho". Não aguentei tal comentário. Pedi ao "velho chato" que sentasse um pouquinho num banco do jardim da praia, catei o garoto pelo braço e simplesmente perguntei a ele, quantas vezes que seu avô o havia pegado pela mão para ensiná-lo a andar quando era pequeno. Lembrei ao infeliz que se todos o tivessem desprezado "porque ele não era capaz de andar sozinho", possivelmente estaria engatinhando até hoje. Quanto ao fato de ter nojo "do velho" porque ele não mais conseguia controlar suas necessidades fisiológicas, procurei lembrá-lo de que, quando bebê, também ele foi trocado um sem número de vezes, possivelmente pelo próprio avô, pois ele não conseguia controlar suas necessidades. O garoto tentou defender-se dizendo que era diferente, pois ele era criança e precisava ser ajudado. Fiz o moleque ver e entender que, muito mais do que uma criança, um velho incapaz merece ser ajudado, e muito, pelo tanto que já fez pela família, pela comunidade, por todos, enfim. Acredito que talvez uma pequena luz tenha entrado na cabecinha daquele infeliz, principalmente quando eu o fiz ver que, com sorte, ele também iria chegar nesse ponto de voltar a precisar dos outros até para as menores necessidades e o que ele preferiria encontrar: se quem lhe estendesse a mão para ajudar, ou quem o empurrasse para cair mais depressa.

Pessoas como esse rapaz precisam entender que até mesmo os velhos que só estão "ocupando espaço", que é como eles gostam de definir, merecem todo o respeito e toda a consideração, mais ainda do que os outros plenamente capazes, pois já viveram e trabalharam muito. Fizeram sua parte. E já que nossas autoridades não são capazes de proporcionar um fim digno para quem tanto já fez, pelo menos aqueles que tem condições de dar um amparo, e principalmente os familiares que tanto já usufruíram seu trabalho, devem se sentir, não na obrigação, mas no dever de fazer alguma coisa por eles.

Hoje, além de defender os direitos de quem já chegou lá, estou trabalhando também em causa própria, pois já estou chegando lá também. Espero que filhos, netos e demais, entendam a indireta... Sacaram crianças ? Bem que tal TERMOS UM ÓTIMO DIA???

"Estou reeditando este texto, porque algum tempo depois encontrei esse rapaz, já um homem feito,
e que fez questão de vir me cumprimentar pela lição que lhe dei naquele dia.
Não preciso dizer que ganhei o dia, pois é bom demais ver reconhecimento por algo que fizemos,
e o amigo idoso daquele dia, está certamente me abençoando do andar de cima, pois já está descansando
ao lado de Deus, que certamente o trata com todo amor e carinho...
Assim, vamos sempre procurar fazer de cada dia que vivermos, sempre UM LINDO DIA..."

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠LIBERDADE

Quero liberdade
Para ser quem eu sou
Na ânsia
Na fama
Na cama

Quero que meu ser
Transborde
Quero que você
Me borre
E se eu desejar,
Um porre

Quero a minha risada exagerada
Quero a espontaneidade
Desajeitada
Quero ser essa forma
Longe de paradigmas
Mas por mim , amada

Quero o direito de ir e vir
Sem repulsa
E que toda repressão
Seja expulsa
Afinal
Aqui um coração pulsa

Não quero a perfeição
Aceito meus borrões
Padrão é ser quem se é
Moda é vestir-se
De si mesmo
E de você
Apenas quero respeito

Inserida por Thatysobral

⁠Quando nossa realidade assusta...

O que dizer quando nossa realidade extrapola tudo que achamos que não ia acontecer, seja em todas as esferas de nossa sociedade civil. O que estamos vendo é a cultura do ódio, do ranço, do pensamento rasteiro e fétido do pior do ser humano. Estamos vivendo tempos de muitas conturbações políticas e por que não dizer sociais. Nosso país não merece isso.

Somos um povo ordeiro e de princípios de paz. Tudo tem de ser visto como uma prova de que nosso povo precisa passar para seu despertar como uma nação unida e coesa. Difícil as vezes pensar em um ambiente conturbado como que estamos vivendo, mas faz parte também da democracia e do crescimento de nosso povo.

Nunca nosso povo esteve tão dividido, tão descontente em todos os aspectos, todos procuram ter a razão ao seu lado, a verdade é tida como verdadeira em todos os lados. Guerra de narrativas e notícias sem a menor procedência. Todos querem e pregam o amor, mas o que vemos é a discórdia, o escarnio, o julgamento sem verdade, a destruição do respeito e do bom senso. Nunca foi mais verdadeiro o preceito de dividir para conquistar.

Estamos divididos entre homens e mulheres, na cor da pele, em opções sexuais, em posicionamentos políticos, em pensamentos e opiniões. Tudo é motivo para uma discórdia ou palavras duras e em muitos casos até as vias de fato. As diferenças extrapolam o campo democrático onde mesmo na divergência o respeito a opinião contrária se fazia presente.

Fala-se tanto em compreensão, amor, respeito, mas o que vemos é a pregação da guerra, na forma da agressão sem fundamento, dos julgamentos enganosos e tão prejudiciais a todos que sofrem esta atitude.
Não podemos e nem há como achar que tudo está normal, pois não está, Nossa nação está despertando de um sono profundo e enganador e que consequências com certeza teremos.

A realidade irá bater à porta de todos, não importando quem seja ou de que lado esteja. Que Deus nos abençoe como uma nação de brasileiros, não de irmãos divididos que não se entendem.

Inserida por marcelo-martins

⁠⁠Toda pessoa precisa e deve estar e permanecer ao lado de pessoas que a permitam sorrir de forma espontânea, sem freios. Alguém que não reprima seus sentimentos e emoções, alguém que não freie seus risos, e que compartilha do seu silêncio e também de seus suspiros.
Alguém que segure sua mão para que não caia, e que também seja capaz de soltar sua mão para que caminhe sua própria estrada...
Alguém, que esteja junto mesmo estando longe.
Alguém que também seja feliz com você.
Toda pessoa merece alguém que a distância não seja obstáculo e que juntos, em cinco minutos, seja suficiente para eternizar um momento histórico e memorável…
Porque o Amor é Liberdade passa Ser e Viver em harmonia e cumplicidade, embora enfrente alguns vendavais, o Barco é Seguro e Estável. Há a forte possibilidade de colocá-lo novamente na direção certa e sem estragos.

@rubenita_simey
30/01/2023

Inserida por rubi_dancer_ruby

Seja você alguém solteiro ou comprometido, se ainda não o faz,
comece a Namorar a si mesmo, ⁠sinta a felicidade de estar consigo, perceba suas qualidades, não foque tanto nos seus defeitos, ou seja, demonstre a si um amor de verdade, um necessário respeito.

Penso honestamente que quando o amor vem de quem sabe se amar, deve ser um mais caloroso, acolhedor, mais saudável, que tem mais valor, um bem de quem está se amando para quem está sendo verdadeiramente amado, um inconfundível sabor.

A reciprocidade é rara e ficará ainda mais difícil de existir se uma das partes não se ama, além do mais quem tem amor por si, saberá a hora adequada de ir embora, portanto, um amor verdadeiro precisa ser certeiro de dentro para fora.

Inserida por jefferson_freitas_1

Para LU-REIS

⁠A vida meu Amor é cheia de ciclos. Primeiro somos guiados e levados ate que aos poucos rastejamos,engatinhamos,damos os primeiros passos e caímos. Mas nunca perdemos a esperança,sempre focados no objetivo, levantamos e tenta,tentamos ate que por fim estamos andando e com passos próprios. E agora já podemos até correr, pular, saltar... E quando estamos bem confiantes caímos novamente. Mas dessa vez os tombos nos trás lições, arranhões e cicatrizes... Mas nunca deixamos de tentar,correr e saltar....
Imagina se nos primeiros tombos desistimos de andar??? Nunca poderíamos de nos aventurar, caminhar,escalar, explorar. Lugares distantes, caminhos novos e alguns errantes.
E mesmo neste caminhos errantes tiramos proveitos. De que são caminhos tortuosos dos quais passamos mas não queremos retornar. E mesmo que para isso tenhamos que dar a volta.
E o melhor a volta dessa Vez é por cima.
E é por cima que podemos enxergar as coisas com amplitudes, é onde a nossa visão vai ao longe, é do alto que podemos ir em direção do nosso foco do que almejamos.
É no ápice é no topo onde a felicidade real.
E melhor é que neste caminho sejamos dois.
Pois se um cair tem ao outro onde o ajuda a levantar....


*Obrigado Amor,por permitir e se permitir a fazer parte da minha estrada,do meu caminho.

Te Amo❣️❣️❣️

Inserida por ThiagoSantus

⁠quando amo...

inquietude toma conta de mim
como algo querendo sair
se não raro me sinto assim
o que Escolho, olhar ou fugir?

cada um descobre seu jeito
de dar vazão ao que brota do peito
ou sufoca, nem olha direito
se enganando, fingindo respeito?

e essa mente, o que tanto procura?
muitas perguntas, respostas sem fim
respiro fundo; Silêncio, digo sim
e então consigo sair dessa clausura

brigar com a mente não resolve nada
lembro de um dia em que Aprendi
a olhar pra ela como Aliada
nas armadilhas já não mais cair

há dias que mais parecem castigo
me amo também nesses dias de cão?
se só me amasse estando tudo são
Amor faltaria quando mais preciso

⁠Minha estimada, presta muita atenção nas palavras que agora irei proferir, após transitar por um mundo de decepção, quero ir para o outro lado, trajado com minha melhor versão e, obviamente, acompanhado por ti, pois pra mim a tua presença é indispensável, portanto, segura firme a minha mão que se Deus permitir, juntos seguiremos para o outro lado.

Uma identificação tão rara e espontânea como a nossa não deve ser ignorada, sendo uma benção divina com trocas de olhares, de afetos, lágrimas que dão lugares aos risos, momentos felizes que adoçam depois das ocasiões amargas, amor e respeito correspondidos superando os nossos defeitos e deixando nossas versões melhoradas.

Se estivermos unidos, poderemos alcançar um equilíbrio valioso que ainda que seja instável, trará um benefício pra ambos, pois quando um for tempestade, o outro pode ser calmaria, dançaremos sob a chuva se for preciso, traremos um pouco de alegria em meio ao sofrimento do outro, seremos também fogo e gasolina num laço de vida caloroso, então, linda, vamos para o outro lado.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Haverão dias, que serei uma mansidão de pessoa, porém, em outros, vai preferir mexer com uma cobra peçonhenta ao invés de mim.

Todos nós temos o nosso dia de caos. Eu não sou perfeita, sou humana e todo ser humano tem defeitos, até você.

Então, não venha criticar a minha maneira de ser, porque não tenho direito de julgá-lo, como da mesma forma que não o dou o direito.

Inserida por TAISARAMOS

⁠Parem de julgar a mulher!!

Se ela quer ser independente, ter conquistas, não casar e não ter filhos, é opção dela.

Se ela quer casar, ter filhos e ainda assim ser independente, respeite-a também.

Se ela quer gastar dinheiro com viagens e aproveitar ao máximo a vida, deixe-a aproveitar.

Custa nada respeitar as escolhas da mulher. Sejam cuidadosos ao mencionar o nome de uma mulher em quaisquer que sejam as situações.

Inserida por PameladaCunhaAlmeida

⁠Nao se prenda,
Nem se ofenda.
Respeite a diferença.

Não aplique uma sentença.
Nem espere reconpensa.

Não se cale.
Mas escuta.
Ta na palavra o que te muda.

Toda causa
É causa justa.
Se à Cristo nesta luta.

Não se para um coração
É o amor que justifica.
E no outro a salvação.

Menos eu.
Mais vc.
Meu eu por vc.

Inserida por RogerAmaral

⁠”Aquele dia que consegui falar em público;
O dia que consegui superar um vício;
Aquele dia que consegui terminar de ler um grande livro;
O dia que consegui aprender a tocar violão;
Aquele dia que consegui ensinar uma importante lição ao meu filho;
Aquele dia que precisei ser forte…e fui!
São tantas vitórias que colecionamos diariamente…
Pequenas vitórias que muitas vezes não damos a importância que merecem.
Mas se olharmos um pouco mais devagar, percebemos que são fundamentais na construção da autoconfiança e do respeito que devemos ter a imagem que vemos refletida no espelho, todo dia…”

Inserida por Sbcosta1818

⁠Bati um papo com meu futuro, ele me pediu para manter o foco nele.
Esquecer o "mala sem alça" do passado e também aqueles que fizeram uma fama não muito boa a meu respeito.
Ele me ensinou que o desprezo dói mais que as balas q atingiram inocentes dentro de mim.
Os sofrimentos da miséria que trouxeram tantas para morarem comigo.
E é por eu ser grande e forte que hoje comemoram meu dia.
Salve eu, sou a senhora: Faculdade FAVELA

Inserida por OsvaldinhoBabao

⁠Um sábio homem disse: "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."✌

Em um mundo onde infelizmente ainda existem pessoas medíocres que se consideram superiores pela cor de sua pele, os grandes já aprenderam que a superioridade está na humildade, no coração, no amor ao próximo que podemos dar.

Inserida por kaiovictors

⁠A consciência não precisa ser negra. Basta que toda consciência seja justa, digna, ética, livre de preconceito, transparente e humana.

A minha consciência negra sabe que a luta do meu povo resiste porque nunca existiu uma consciência humana.

Se existisse consciência humana, povos não seriam brutalmente escravizados, segregados, marginalizados, discriminados, estereotipados, incriminados por sua cor, não precisariam lutar pelo direito de ser, de pertencer, de viver, de sobreviver com dignidade e valor.

Se existisse consciência humana, todos teriam seus direitos respeitados, a justiça seria justa, não existiria a intolerância religiosa, independente de sua matriz, o desrespeito, ou qualquer tipo de preconceito e a humanidade seria mais feliz.

Se existisse consciência humana
seria o fim da cultura do racismo institucionalizado, que traz em seus registros que a população negra descende de escravos, negando ao longo dos anos o nosso direito a uma história verdadeira, culturalmente rica, afro-brasileira.

Se existisse consciência humana, atletas não seriam xingados por serem negros. Jovens não passariam anos de suas vidas presos por crimes que nunca cometeram. Mais de 50 mil jovens não teriam sido mortos, como se repete todo ano, de janeiro a janeiro.

Somos conscientes da nossa história, do nosso sangue ancestral derramado, da nossa luta por direitos, por liberdade, por respeito e pela igualdade racial.

A consciência negra existe e precisa ser propagada porque somos a resistência e precisamos insurgir, onde a consciência humana não chega ou enquanto ela não existir. "

Viviane Andrade Santos

Inserida por VivianeAndradeSantos

⁠⁠⁠Se você apenas tem mas não é, certamente voltará a não ter:

Compensa ter dinheiro e não ser próspero?
Importa ter poder e não ser honrado;
Resolve ter autoridade e não ser respeitado;
Vale ter atenção e não ser compreendido?
Convém ter amigos e não ser ouvido?
Importa ter amor e não ser amado?
Compensa ter uma casa e não ser um lar?

Inserida por marcelomendes

⁠É preciso viajar sozinho



Se você nunca viajou sozinho, talvez não esteja preparado para viajar acompanhado.

Já vou te avisando! Preste bem atenção!

Vai ser preciso compartilhar, ouvir, ceder, às vezes, recuar . O ritmo não vai ser o mesmo, nem os pensamentos, as idéias então, nem se fala.

Você vai precisar respeitar mais do que amar, porque o amor se constrói no "respectus" do latim, que quer dizer "olhar outra vez".

Porque quando você olha pela primeira vez quer desistir, mas quando olha novamente enxerga no outro a si mesmo, com seus erros e falhas.

Isso mesmo, somos reflexos uns dos outros, e naquilo que apontamos, pasmem, é bom nisso que erramos(sei que há exceções).

Neste segundo olhar é possível entender que há um limite entre o que eu quero fazer e o que eu posso fazer.

Isto é, eu não posso produzir no outro sentimentos dolorosos dos quais eu mesmo não gostaria de sentir, e nesse respectus, se resume o amor.

Viajar é o nosso destino, se acompanhado ou não, já é uma escolha; e nossas escolhas muitas vezes divergem do que está no coração, ou melhor, no entendimento.

Porque nosso coração não pensa, ele sente, no entanto, nosso entendimento rege, ou pelo menos deveria reger essas escolhas.

Estar sozinho no trajeto é conhecer a si mesmo, crescer, amadurecer; quem caminhou sozinho foi forjado nas dificuldades da vida.

Por isso, agora, sabe que está pronto para compartilhar aquilo que tem de melhor.

Mas entenda, agora, para que tudo dê certo, é necessário outro caminheiro forjado na batalha, pois aí haverá troca de experiências.

Espere só um momento! Não estou aqui para te ensinar a escolher seu caminheiro, de forma alguma!

Digo apenas o que é real, que as caminhadas cada vez mais se encurtam pela falta de experiência, conhecimento e firmeza.

Tudo se acaba porque nunca caminharam sozinhos, os dois previam pegar uma “carona”.

Cada um imaginou que o outro estava preparado, mas na verdade, nenhum dos dois havia levado água no cantil.

Mortos de sede, agora trocam farpas, se ofendem, não se suportam, porque havia muito amor, mas pouco “respectus”; não conseguiram se “olhar outra vez”.

Inserida por carlos_jose_4

Minha querida mãe me ensinou muito, através do seguinte ditado:

_O que seria das outras cores se todos gostássemos do azul?

Pois bem...
Fica nítido que somos diferentes.
Cada pessoa possui uma história única.
Por mais que passamos por situações parecidas, a forma como lidamos com isso é diferente para cada um.
Exercemos reações diferentes perante a vida (ou a morte).

Não devemos ensinar as crianças a respeitar o branco ou o negro. O correto é educar para que respeitem a todos, assim não criaremos distinções.

Querer que as pessoas possuam a mesma forma de pensar ou gostos, é normal. Porém a magica está na loucura de sermos diferentes, de podermos discutir sobre assuntos variados. Essa é a porta do conhecimento.

A única coisa que devemos ter sempre para com o outro, é o RESPEITO.

Entenda...
Voce não precisa gostar do que julga diferente, mas respeitar é teu dever.

_Catherine Andrade

Inserida por catherine_andrade

⁠Não tente

Não tente se encaixar onde você não cabe.
Não tente ficar onde não querem sua presença.
Não tente forçar amizades.
Não tente ser o que você não é só para ser aceito pelo outro.
Não tente ser aceito. Se isso for preciso, você já não foi aceito .
Não tente ... escolha.
Só tente algo se for realmente importante para você. Isso não é egoísmo, é respeito próprio.

Inserida por BorboletasePoesia18

⁠Se eu amo meu irmão, eu estou em paz com Deus!
Se eu amo o meu próximo, não faço mal a ele. O Senhor me ajuda quando traz à minha memória os males que já causei a algumas ou a muitas pessoas. Mesmo que tenha sido apenas um único mal, ainda assim eu cometi pecado contra o meu próximo.
E o que Deus quer de nós é que reconheçamos que erramos e pecamos e que nos arrependamos pelos nossos erros e pecados de modo que nunca mais os cometamos novamente mesmo diante das tentações; contra essas, devemos estar vigilantes para não incorrermos no mesmo erro ou pecado novamente.
Somos humanos, mas Deus é conosco quando estamos com ele, e quando estamos com ele, ele nos fortalece contra toda forma de mal que venha contra nós para prejudicar a nós mesmos e ao nosso próximo.
Eu sou santa porque sou filha de Deus que é santo. Mas eu não sou nem uma santinha! Já cometi tantos pecados na minha vida dos quais me arrependo profundamente, e hoje me esforço ao máximo para não pecar, e para isso fico vigilante na direção da palavra de Deus para não pecar contra o Senhor, pois pecar contra o próximo ou pecar contra si mesmo é pecar contra Deus.
Assim, devemos pedir perdão a Deus por todos os nossos erros e pecados do passado e pelas possibilidades de pecar no presente que, de antemão, já devemos repreender em nome de Jesus para que não tenham mais lugar em nossas vidas visto que pertencemos ao Senhor.
O Senhor Jesus já nos perdoou pelos nossos pecados pelos quais nós também precisamos nos perdoar para que possa haver liberdade em nosso coração, em nossa mente e em nosso espírito. Que a paz do Senhor reine e abunde em nossas vidas para a glória de Deus.
E Jesus responde que desde que ele é aceito como nosso Senhor e nosso Salvador, já estamos perdoados por todos os nossos erros e pecados. Caso contrário, o seu sacrifício por nós teria sido em vão. Mas ele nos instrui a que perdoemos a nós mesmos. Como? Simplesmente dizendo: “Eu me perdoo”. E quanto ao nosso próximo, a quem fizemos mal, desde que pedimos a Deus que o nosso próximo nos perdoe, em Cristo, ele já nos perdoou; basta crermos. Amém.
E, quantas vezes, mesmo amando o nosso próximo, queremos revidar alguma coisa que ele nos tenha feito de ruim ou com que ele nos tenha entristecido. Deus nos ensina a não guardar rancor nem ressentimento. Como fazer isso? Pedindo a Deus que limpe o nosso coração, e que nos ajude a vencermos a nós mesmos em nossas decepções, frustrações, sentimento de abandono, orgulho ferido, vencendo, assim, qualquer desejo de vingança. Que Deus nos abençoe e liberte em nome de Jesus. Amém.
Porém, às vezes, as circunstâncias exigem prudência. É sempre melhor ter a certeza de ser querido ao invés de se oferecer, sofrendo risco de ser rejeitado, pois as vezes estamos prontos para o encontro, mas o nosso próximo ainda não está. Isso exige respeito ao arbítrio do outro, assim como Deus faz conosco respeitando o nosso arbítrio, e está sempre com o coração pronto para nos receber desde que o nosso coração esteja voltado para ele.
Porém, mesmo sob tais circunstâncias, que a nossa oração diante do Senhor seja a de estar sempre com nosso coração aberto para receber aquele por quem esperamos mediante a certeza de que veio a nós, o que prenuncia uma abertura recíproca de um relacionamento harmonioso.
Ou seja, precisamos aprender a amar e respeitar o outro assim como precisamos aprender a amar e a respeitar a nós mesmos. A prudência e o respeito estão ligados ao amor.
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Lv 19:18‬).

Inserida por MonicaCampelloAutora