Textos de Respeito
Depois de 3 anos, dezenas de emails enviados ao consulado, cidadania italiana;
Depois de 2 anos, 2 mil horas de vídeos assistidos no youtube e telegram, 2 mil curtidas no instagram, centenas de comentários em perfis de estranhos, novela turca.
Cada um, por seus motivos, acha que o esforço valeu a pena.
Quem sair por último, apague as luzes e desligue o ar condicionado, porque aqui é muito quente.
CONSCIÊNCIA NEGRA
Sim e para além...
Novembro... e todos os outros meses do ano sejam de consciência.
De Consciência Negra e, para além, seja principalmente um mês de consciência de amor.
Neste novembro, que se trate além das questões raciais, para além da cor da pele, ou a textura de cabelo, para além das marcas dolorosas de um povo forte.
Que em consciência se possa cultivar interiormente e deixar reverberar no mundo a semente do amor, que as pessoas possam ser vistas, acolhidas e tratadas com respeito, justiça, verdade, empatia e para além de raça, credo, gênero, ou seja, lá do que for que e possa nos diferir uns dos outros, porque no fundo e na essência, sim, são as diferenças que nos fazem únicos, por elas nos tornamos também fortes e por elas é que podemos trocar, aprender e nos desenvolver enquanto seres infinitos que somos. Quando se age com respeito, generosidade e empatia, se cultiva a semente do amor e que o amor possa ser o enfoque do mês da Consciência Negra, que o amor possa ser semeado, cuidado e cultivado com garra, coragem e persistência.
Enfatizar, semear e cultivar o amor pode criar um mundo mais humanizado e feliz. Pois, onde há amor, não há exclusões e ou comparações, pois o amor aniquila a comparatividade, a ganância, a maldade.
No amor, coisas belas e boas se apresentam, práticas justas, partilhas e políticas públicas assertivas podem ser efetivadas e, assim, maravilhas criadas. E então, o mundo, ah, o mundo, esse fica totalmente como deveria ser, lindo, feliz e justo.
O amor envolve o todo, transcende tudo, melhora, enriquece, floresce, alegra, encanta, acolhe, cria, partilha, inclui, embeleza, reviva, celebra e vibra.
No amor tudo se revitaliza e se transforma, tudo.
Num crescer, que o nosso mundo em amor se fortaleça e como uma onda, arrebate, desmistifique e acabe com rótulos, com dores, e assim, no mundo não haverá brancos, vermelhos, negros, amarelos, pobres, ricos, baixos, altos, magros, gordos, migrantes, imigrantes,
lindos ou feios, haverá a essência viva, a verdade e a vida. Seres humanos em sua integralidade e vibração amorosa que expõe em seus valores, habilidades e diversidades, o movimento, a vida.
Com consciência de amor, valores e diversidades é a riqueza do Ser e também de uma nação e para além, no planeta e também no universo.
O amor é a força capaz de retirar a humanidade da ignorância excludente e miserável, estabelecendo patamares de verdades, respeito, união e transcendências. Que o coração vibre e que a boa semeadura se faça, para que em união num futuro muito próximo todos os seres colham as belezas desse plantio. E viva a consciência do amor.
... Respeitar ...
"Um fiel da balança alphantásma dono de duas asas como um verbo que usa dois olhares: um olhar para drento X um olhar para frora, igual o número onze ou como um olhar feminino, ao lado, um olhar masculino"
- Onde
- Porque
- Como
- Quando
... Respeitar...
Aprenda a se posicionar diante de Deus. Aprenda a respeitar sua autoridade. Como podemos esperar que Ele nos atenda quando não o respeitamos?
O esforço é notado e anotado, respeite-o! Posicione-se e verá tudo mudar em sua vida!
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
"Permaneça verdadeiro, sem se tornar dogmático.
Defenda aquilo que você sabe que é verdade, mas sem minimizar, julgar ou descartar as verdades dos outros que talvez sejam diferentes das suas, mas verdadeiras para eles.
Honre a sua autoridade com sabedoria, graça e respeito.
- Flávia Filgueiras
"Toda relação (seja ela familiar, amorosa, entre amigos, colegas de trabalho, etc.) verdadeiramente saudável tem como condição essencial o equilíbrio entre o dar e o receber.
É inevitável que a reciprocidade seja um dos pilares da relação, para que a troca seja de fato enriquecedora, nutridora e promova crescimento mútuo.
Quando ocorre um desequilíbrio entre os envolvidos, o lado que mais supre esse vínculo acaba sofrendo um forte desgaste e é natural que num dado momento se esgote e decida se afastar ou se retirar, ao perceber que é o único realmente disposto a depositar suas energias para manter um elo em união."
- Flávia Filgueiras
Os gatos domésticos conquistaram nossos lares com sua higiene e comportamento respeitoso, limpando-se o tempo todo e enterrando suas próprias fezes em suas caixinhas de areias, já os pombos, não tem boa fama, defecam praticamente em cima da própria comida e até das nossas cabeças, deixando um rastro de sujeiras.
ENTÃO NÃO QUEIRA O RESPEITO DE UM GATO, COMPORTANDO-SE COMO UM POMBO!
Mais que palavras...
Responsabilidade afetiva demanda muito mais!
A verdadeira amizade é um tipo de amor, que traz a base sólida para qualquer outro tipo de relacionamento com proximidade, como irmãos, filhos, pais, namorados ou casados. Por isso, muitos relacionamentos de repente acabam, porque não têm fundamento estrutural. Por exemplo, não adianta tentar restaurar um casamento, sem que seja restaurada a verdadeira amizade. Se isso não existir ou nunca existiu, a luta é vã!
O discípulo do amor, aquele que recostava no ombro do Mestre Jesus Cristo, escreveu que devemos nos amar uns aos outros, não só com palavras mas em ações e em verdade (I Jo 3:18)
Amizade é um vínculo de afeição, ternura e fidelidade que conecta duas ou mais pessoas. É uma relação que envolve respeito, lealdade, sinceridade e suporte mútuo. Amigos são pessoas que se escolhem para dividir momentos de felicidade, tristeza, incerteza ou desafio.
A responsabilidade afetiva é a habilidade de cuidar das emoções próprias e alheias, de forma honesta e empática. É reconhecer que as emoções são importantes e que devem ser tratadas com atenção e delicadeza. Responsabilidade afetiva é não brincar com o coração dos outros, nem deixar o próprio coração sofrer por falta de cuidado.
Amizade e responsabilidade afetiva estão intimamente ligadas, pois uma amizade verdadeira requer um compromisso de cuidar do outro como se fosse parte de si mesmo. Amigos são responsáveis pelos sentimentos que despertam uns nos outros, e devem zelar pela felicidade e bem-estar de seus companheiros. Amigos são responsáveis por cultivar a confiança, a admiração e a gratidão que sentem uns pelos outros, e devem expressar esses sentimentos com palavras e gestos. Amigos são responsáveis por manter a comunicação aberta, clara e respeitosa, e devem evitar mal-entendidos, conflitos e mágoas.
Amizade e responsabilidade afetiva são valores que enriquecem a vida humana e que devem ser praticados diariamente. Ter amigos é um privilégio que exige dedicação e reciprocidade. Ser amigo é um dom que exige generosidade e humildade.
Amizade, com responsabilidade afetiva é uma forma de amor que transforma o mundo em um lugar melhor, muito melhor!
Não permita que ninguém lhe tira sua paz!
As vezes certas situações nos fazem acordar de sonhos inalcançáveis.
Não adianta seguir com ações corretas, sentimentos nobres se o outro lado não corresponde da mesma forma.
Isto cabe em qualquer tipo de relação, sejam elas familiares, profissionais, fraternais ou amorosas.
Toda vez que você investe seu tempo agindo com bom senso, carinho, devoção e não é minimamente reconhecido e respeitado, você está permitindo que outro lhe machuque.
Acusações, maldizeres, ameaças, gritos, culpabilidade são ações que contradizem quem quer viver melhor contigo. Nunca haverá isto se as intenções e sentimentos são realmente edificantes.
Preserve se afastando tudo e todos que não te tratem com respeito.
Não existe relação favorável sem que as partes possuam a mesma sinergia, os mesmos sentimentos e os mesmos objetivos.
Amar é simples, porém complicado,
Ardiloso, mas adorado,
Sem armadilhas, tudo é mais simplificado.
Porém, quando o coração ama,
É como sentir-se aclamado,
Por deuses privilegiado,
Um mero mortal, sem misericórdia,
Na mente, ideias sórdidas, inquietas.
Peço a Deus e a mim mesmo,
Que nunca desviemos do caminho,
Que jamais deixemos de buscar o ensino,
Para que o rejeitado seja aclamado,
Pensamentos e ações, organizados e retos.
Conforme o Aurélio define, demonstramos,
Mas que fardo carregaremos?
Da noite para o dia, a vida muda,
Transforma, divide, faz progredir.
Contudo, isso só ocorre,
Quando deixamos as dores de lado,
E fazemos a escolha de seguir adiante.
Para termos o direito de lutar por nossos direitos,
temos que aprender a observar os direitos alheios...
De que vale exigir por aquilo que queremos, se estamos desrespeitando o direito de ir e vir dos demais?
O respeito à lei e à ordem deve sempre prevalecer...
É preciso ter Ordem, para termos Progresso...
E isso é algo que nem todos entendem...
Ósculos e amplexos,
Marcial
CIDADANIA É UMA QUESTÃO DE RESPEITO
Marcial Salaverry
Com certeza, cidadania é uma questão de respeito, e esse é de alguns o grande defeito, que nem sempre entendem as regras do bem viver...
Algo que devemos sempre observar, é que os direitos alheios devemos respeitar,
assim como queremos que os nossos o sejam,
pois para isso existem leis...
Seja a lei dos homens, ou a mais importante, que é a Lei de Deus, à qual devemos observância...
Para ser feliz em plenitude, precisamos sempre ter uma atitude normalmente voltada para o bem, e esquecendo todo o mal,
respeitando as leis que existem e que as maldades inibem...
Sentindo essa felicidade, não teremos necessidade de a nínguém prejudicar, e apenas o bem praticar...
Amor pela humanidade, é do que todos temos necessidade, para poder atingir a felicidade...
Respeito aos seus semelhantes, respeito às leis dos homens, e respeito à Lei de Deus...
É esse o verdadeiro exercício de cidadania, que devemos saber observar todo dia...
Quem sente a felicidade em sua alma, será ainda mais feliz, espalhando essa alegria... Infeliz é aquele que na verdade, sente em seu interior a necessidade de atrapalhar a vida daqueles que sabem curtir a felicidade da vida...
Não se importe com as pessoas que tentam de alguma maneira machucar ou magoar, pois a indesmentível verdade, é que elas não aguentam ver a felicidade que falta em seu interior, viva em outras pessoas, e isso é uma grande falta de respeito com o direito de viver alheio...
Algumas criaturas realmente se incomodam ao ver a felicidade estampada no rosto de quem encontram em sua triste caminhada pela vida...
Pode-se ao menos tentar com um sorriso, acabar com tanto mau humor e muito siso, podendo desejar e viver UM LINDO DIA em cada dia de sua vida...
Título: A Onça e o Coiote
Numa vasta floresta, onde as árvores se erguiam majestosas e os riachos murmuravam segredos antigos, viviam uma onça chamada Olívia e um coiote chamado Carlos. Olívia era conhecida por sua astúcia e força, enquanto Carlos era admirado por sua velocidade e agilidade.
Certo dia, durante uma seca implacável, a comida tornou-se escassa na floresta. As criaturas da floresta começaram a competir ferozmente por cada pedaço de alimento que encontravam. Olívia, com sua destreza e instinto predatório, caçava com sucesso, enquanto Carlos, com sua rapidez e agilidade, corria atrás das presas mais ágeis.
Um dia, Olívia e Carlos se encontraram à beira de um riacho quase seco. Ambos estavam exaustos e famintos após dias de busca por comida. Olívia olhou para Carlos com um olhar desconfiado, vendo-o como um competidor em potencial por qualquer presa que encontrassem.
"Por que não nos ajudamos?", sugeriu Carlos com um sorriso astuto. "Juntos, podemos caçar mais eficientemente e garantir que ambos tenhamos comida suficiente para sobreviver."
Olívia considerou a proposta de Carlos por um momento, surpresa com sua sugestão. Ela sabia que, sozinha, poderia ser mais eficaz, mas também reconhecia a verdade nas palavras de Carlos. Juntos, poderiam aumentar suas chances de sucesso e sobrevivência.
Assim, Olívia e Carlos uniram forças, usando suas habilidades únicas em harmonia. Enquanto Olívia emboscava as presas maiores, Carlos as perseguia em alta velocidade, garantindo que nenhuma escapasse. Juntos, eles caçaram o suficiente para satisfazer suas necessidades e compartilharam a comida igualmente.
Com o tempo, a seca terminou e a floresta floresceu novamente. Olívia e Carlos continuaram sua parceria, não apenas durante tempos difíceis, mas também nos momentos de abundância. Eles aprenderam que, ao invés de competir um contra o outro, poderiam alcançar mais juntos do que jamais poderiam sozinhos.
Moral da história: A colaboração e o trabalho em equipe são essenciais não apenas para superar desafios, mas também para alcançar o sucesso e a prosperidade em conjunto.
Ser mulher
Ser mulher é ser bela
Cada uma do seu jeito
Não importa sua aparência
Todas merecem respeito
Ser mulher é desdobrar-se
E fazer tudo com amor
É ter sensibilidade
Ser gentil e se dispor
Ser mulher é ser livre
E tudo ser capaz de conquistar
É poder ser feliz
Se amar e se cuidar
Mulheres
Mulheres são lindas flores, que perfumam e embelezam.
Mulheres são parceiras, no lar, no sustento, no prazer.
Mulheres merecem respeito, ser feliz e ser amadas.
Mulheres são capazes e batalham para vencer.
Mulheres são intensas, têm amor e têm paixão.
Mulheres são humanas, capazes de sentir, amar e sofrer.
Mulheres são sensíveis e fortes, conseguem ver com o coração
Mulheres merecem reconhecimento,
e o que há de melhor para viver!
Thaís Maciel Percego
Esqueça celular, esqueça chaves, esqueça senhas, esqueça compromissos, esqueça documentos...
Mas nunca esqueça seus pais, pois eles fizeram de tudo para você ser o que é hoje!
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)
Sou da religião discriminada pela população,
Sou da religião trazida pelos escravos,
sou do candomblé, sou do axé.
Uso fio de conta,
uso contreegum,
Fale de mim quem quiser,
mais nunca vou negar minha fé.
Bato cabeça
peço ago,
firmo minha vela
pelas besteiras que um dia eu falei ao meu senhor
Deus,
Jeoová ,
Olodumare,
são todos um único Deus, respeite o meu Deus como eu respeito o seu.
Jesus disse: “Todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles.” (Mateus 7:12; Lucas 6:31)
A Regra de Ouro também pode ser dita nestas palavras: “Tratem as outras pessoas da mesma maneira que gostariam de ser tratados por elas.
Não faça ao próximo o que não quer que façam com você. Você gostaria de ser zombado, desprezado ou ridicularizado na frente dos outros? Então o que você não gosta que façam com você, não faça aos outros. Tudo que você faz que maltrate ou prejudique o outro, não agrada a Deus.
“O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua”. Provérbios 11:12
Ridicularizar, segundo o dicionário dicio.com.br , é aquele que tira “onda” debocha; que vive caçoando, causando riso com a intenção de debochar de algo ou de alguém; fazendo zombaria com palavras, expondo-a ao ridículo. Que trata alguém com escárnio. Que exprime, demonstra e utiliza sarcasmo. Procurar tornar ridículo por meio de gestos, atitudes ou palavras irônicas.
Se o seu comportamento e atitudes são reprováveis, detestáveis e insuportáveis, é porque seu coração e sua mente estão distantes de Deus.
Feliz Ano novo!
Que haja paz, que o amor seja meu convidado pra ser meu companheiro de jornada, que o respeito esteja nas minhas palavras e gestos e a saúde será fruto de minhas vibrações e escolhas. Com amor, respeito e saúde, a paz prevalecerá em minha vida e na sua vida e nós seremos felizes! Portanto, sejamos a paz em atitude! "A paz do mundo começa em mim, se tenho amor com certeza sou feliz..." Sejamos feliz no novo ano com novas atitudes!
LIBERDADE
Quero liberdade
Para ser quem eu sou
Na ânsia
Na fama
Na cama
Quero que meu ser
Transborde
Quero que você
Me borre
E se eu desejar,
Um porre
Quero a minha risada exagerada
Quero a espontaneidade
Desajeitada
Quero ser essa forma
Longe de paradigmas
Mas por mim , amada
Quero o direito de ir e vir
Sem repulsa
E que toda repressão
Seja expulsa
Afinal
Aqui um coração pulsa
Não quero a perfeição
Aceito meus borrões
Padrão é ser quem se é
Moda é vestir-se
De si mesmo
E de você
Apenas quero respeito
Quando nossa realidade assusta...
O que dizer quando nossa realidade extrapola tudo que achamos que não ia acontecer, seja em todas as esferas de nossa sociedade civil. O que estamos vendo é a cultura do ódio, do ranço, do pensamento rasteiro e fétido do pior do ser humano. Estamos vivendo tempos de muitas conturbações políticas e por que não dizer sociais. Nosso país não merece isso.
Somos um povo ordeiro e de princípios de paz. Tudo tem de ser visto como uma prova de que nosso povo precisa passar para seu despertar como uma nação unida e coesa. Difícil as vezes pensar em um ambiente conturbado como que estamos vivendo, mas faz parte também da democracia e do crescimento de nosso povo.
Nunca nosso povo esteve tão dividido, tão descontente em todos os aspectos, todos procuram ter a razão ao seu lado, a verdade é tida como verdadeira em todos os lados. Guerra de narrativas e notícias sem a menor procedência. Todos querem e pregam o amor, mas o que vemos é a discórdia, o escarnio, o julgamento sem verdade, a destruição do respeito e do bom senso. Nunca foi mais verdadeiro o preceito de dividir para conquistar.
Estamos divididos entre homens e mulheres, na cor da pele, em opções sexuais, em posicionamentos políticos, em pensamentos e opiniões. Tudo é motivo para uma discórdia ou palavras duras e em muitos casos até as vias de fato. As diferenças extrapolam o campo democrático onde mesmo na divergência o respeito a opinião contrária se fazia presente.
Fala-se tanto em compreensão, amor, respeito, mas o que vemos é a pregação da guerra, na forma da agressão sem fundamento, dos julgamentos enganosos e tão prejudiciais a todos que sofrem esta atitude.
Não podemos e nem há como achar que tudo está normal, pois não está, Nossa nação está despertando de um sono profundo e enganador e que consequências com certeza teremos.
A realidade irá bater à porta de todos, não importando quem seja ou de que lado esteja. Que Deus nos abençoe como uma nação de brasileiros, não de irmãos divididos que não se entendem.