Textos de reflexão sobre a vida
Você ja tentou sepultar o Amor?
Tentou colocar uma pedra enorme para bloqueá-lo?
Tentou lançá-lo ao esquecimento?
Tentou silenciá-lo julgando que ele se desfaria com o tempo?
Aguardou dias pensando que entraria em decomposição?
Se desintegraria?
Haha o Amor nunca acaba!
Ainda que tentes, lutes contra ele, argumentes e com as maiores razões e armas o enfrentes, rolando uma pesada pedra penses que o matarás para sempre, ele sozinho restaura-se, eclode e rompe com as barreiras mais fortes que colocares e ressuscita forte e latente.
O amor move, faz rolar as pedras as maiores e mais pesadas pedras que colocas diante dEle.
O amor supera e cicatriza as feridas abertas, tem o poder de se curar das mais profundas dores com que foi transpassado e cruelmente atingido.
O amor perdoa o orgulho, a dureza, a incompreensão a fim de simplesmente continuar a existir.
Jesus é o Amor de Deus!
Ele é o exemplo de como age o verdadeiro Amor
Às vezes Deus tira teu sono, porque
Ele quer que vc converse com Ele
E que estejas atento ao que Ele vai fazer!
Às vezes Deus tira uma coisa de você,
para lembrares de tudo que tens,
que foi ele que te deu e diante da dor da perda
vendo a efemeridade das coisas confirmes com grande prazer quanto Ele é Teu tudo.❤️
Às vezes tudo parece escuro e sombrio,
mas é pra você lembrar que Deus é a sua luz!
Confia no Senhor vosso Deus.
Gente!
Sabe aquele Homem Perfeito, Ele existe!
Você pode falar com Ele agora mesmo! Experimente!
Forte, Conselheiro, Príncipe da Paz, Maravilhoso!
Nunca te decepcionará, nem te deixará na mão,
Sempre Amigo,
Sempre Presente,
Sempre Leal,
Sempre Amoroso,
Sempre Fiel,
Sempre Atento,
Sempre Interessado,
Sempre Protetor,
Sempre, sempre, sempreeeeeee.... 😍😍😍
Ele é um sonho!
Adoroooo!
O Seu Nome é Jesus!
Não sou egoísta, por isso te apresento,
chame por Ele!
Se eu fosse você ao inves de ficar sofrendo,
carregando este fardo todo, passava pra Ele,
ELE oxigena o cérebro, purifica a mente,
limpa o coraçao, remove espinhos do coração,
cicatriza feridas e liberta a alma.
Não te deixará em longas tempestades, pois Ele tem poder de acalmar os ventos.
Não te deixará em longas dores, pois Ele tem a cura.
Não te desamparará no meio do percurso, pois Ele é o próprio Caminho, do começo ao fim estará contigo.
Não te insuflará com desejos de morte, pois Ele é a própria vida.
Não te deixará fria pois Ele é o Sol da Justiça.
Não te deixará nenhuma Noite pois Ele é a Estrela da Manhã.
Não vai mentir, enganar nem iludir nunca você, pois Ele é a Verdade.
Não vai te magoar, pois Ele tem todo o perdão, é a videira pura, tem o vinho puro, o sangue da tua redenção.
Não te fará chorar, mas enxugará dos seus olhos toda lágrima.
Não te esfriará com a indiferença pois Ele batiza com Fogo.
Não te abandonará quando te sentires morta nos sentimentos e emoções, pois Ele é a Ressurreição.
Não te deixará em silêncio, sem resposta, pois Ele é a Palavra de Deus.
Não te deixará em dias escuros, pois Ele é a Luz.
Não te deixará na fome, pois Ele é o Pão que de forma sobrenatural satisfará as suas reais necessidades.
Não te deixará na seca, pois Ele é a Água, saciará tua alma até nos maiores desertos ou na solidão da vida.
Pode confiar no que estou dizendo,
Ele realmente é Perfeito!
Então chacoalha essa poeira e corre pros braços dele Agoora! 😊😊😊
Nos teus olhos. 20/04/2019.
Bem dentro dos teu olhos
Onde a chuva molhou,
E do adeus também inondou
Os meus dias solitários.
Essas mesmas pálpebras
Que limparam os teus olhos sofridos,
Pestanejaram de dores lagrimantes
Quando ao despedir, dissestes essas palavras.
Como seta em direção ao sucesso
Olhaste sobre os meus olhos a vida,
Onde fizeste nascer em mim os teus heterónimos.
E ando na direção por te dada
Como o rio procurando o mar
E como o tempo que nunca para.
Feliz aniversário Martinho Pita, felicidades Pai.
Jovem indecisão
Não sou poeta, mas posso ser,
não sou jornalista ainda,
não curto rock, nem mpb.
Um jovem sem rumo de ida,
estou na rua, nada pra comer,
mas há uma garrafa de bebida.
Antes sóbrio,
hoje desregrado.
Tudo podia ser diferente,
Mas escolhi o caminho errado.
Antes sonhava em ser gerente,
hoje o máximo durmo sentado.
Me econtro animado
na maioria do tempo.
Já estou bem acostumado,
nada mais é contratempo.
De olhos fechados aqui parado,
sinto a frieza do vento.
As vezes penso em viajar,
mas não tenho dinheiro
nem para me sustentar.
Viver sozinha em primeiro,
o que eu queria alcançar.
hoje só quero um isqueiro,
para um cigarro tragar.
Posso ser o que eu quiser,
não tenho limitações.
Não vou mentir que se der,
um dia vou cuidar das pulsações,
ser um cardiologista de fé
jamais de emoções.
Como gosto de beber,
Talvez eu vire um barman.
Que todos possam me conhecer,
quem sabe serei um super man;
exagerei no super,
vou ser apenas um man.
Aprendi a ler e interpretar nas entrelinhas da vida, do falado e do escrito... Pensam que me enganam com disfarces elaborados e subliminares... Você não consegue mais enganar quem um dia se formou pela Universidade da vida que apresentou sua monografia nota 10 com muita dor e lágrimas, realizou seu mestrado com muita angústia e tristeza, concluiu com excelência o Doutorado superando suas próprias indiferenças, desconfiança, fantasmas e sofrimentos.
O mal é acreditar que os otários de ontem continuam nos dias de hoje.
FÔLEGO DE LÁGRIMAS
"Ruas enlatadas em sonhos de valsa, baila a noite no dia que se acaba. O céu se quebrou em cacos de chuvas, quem diria, o Senhor Deus fez nascer flores nas feridas! Nas plumas dos anos, me apego no balanço, logo no colo da paz, em meu lance te lanço. A conjugação conjugou minha ação, e no cabeçalho da dor, um alívio no meu topo brotou. Quero remar! Não só quero remar! [...] Quero, na verdade, nocautear os meus erros, com os levantes dos acertos. Quero navegar na esperança, mesmo quando minhas lágrimas forem meu único ar".
Gleydson Sampaio das Neves
Belo Horizonte, Março, 2019.
Estou a pensar, o que da vida esperar
Que o amor surja com a paixão
Que eu seja tomado pela emoção
E que ainda assim tenha razão
Espero o melhor amor chegar
E meu coração mais forte baterá
Que eu só tenha o trabalho de amar
Aquele que acredito que o destino trará
É, esse desejo é mais um devaneio
Deixar o trabalho para a vida é ilusão
Esperar chegar a pessoa certa será em vão
Aquele que anseia pelo amor pronto
Até se dar conta viverá na solidão
Perdido em sua rasa imensidão
Que maravilha poder fazer somente aquilo que nos faz bem e que de alguma maneira nos traga conforto, segurança e tranquilidade. Abandonar velhos hábitos, deixando de lado a necessidade de impressionar ou satisfazer quem quer que seja se não a nós mesmos... Acredito que a beleza de viver está em merecer a plenitude de ser dono da própria vida, cumprindo as obrigações necessárias mas sem nunca esquecer que a maior de todas as obrigações é estar em paz consigo mesmo. Desfrutar da própria companhia, ver beleza no silêncio e entender que o equilíbrio do universo depende muito do cuidado que temos com o nosso eu interior.
Hoje elegantemente abro mão de todo e qualquer evento ou compromisso que não esteja em comunhão com o meu pensamento e com a minha maneira de viver. Descobrir isso foi para mim a coisa mais importante que já me aconteceu: não sou mais escrava das coisas que digo, me permito mudar de opinião no minuto seguinte, não sou escrava mais das coisas que assumo, porque também posso me desvencilhar delas sem nenhuma culpa... Não se trata de irresponsabilidade ou fraqueza de caráter. Nada disso. Trata-se apenas viver a vida com leveza. Acredito que nascemos assim mas à medida que envelhecemos, nos tornamos rígidos e enclausurados para nos sermos aceitos e fazer parte de uma sociedade doente que sucumbe as próprias regras. Não somos nem a metade do que éramos quando crianças pois envelhecer significa não só perder a pele e os cabelos e o tônus muscular. Envelhecer para a humanidade significa endurecer, transformar-se em qualquer coisa que não seja alegre.
Meire Moreira
A vida nos exige valentia; aliás, Fernando Pessoa já nos falava isso da Felicidade.
Valentia para acolher os desertos. Valentia para fingir que os códigos vazios que tentam nos vender nos bancos de escolas e púlpitos religiosos são de algum serventia real. A verdadeiros críticos, servem como material do pensamento. Fingir, mas na alma lutar para fazer da vida algo grandioso que muitas vezes é guardar sorrisos, Colecionar abraços e nunca esquecer uma palavra que nos despertou para a alegria sincera e verdadeira.
A vida nos exige valentia. Tornar-se um amigo de nossas escuridões, jamais um algoz que faz mais inferno em nós. Procure se aproximar de si mesmo, de seus medos, angústias, tristezas, isso, isso meus caros, é vida acontecendo. As montanhas são imponentes porque silenciosamente batalham nas suas profundidades.
A vida existe valentia. Não se despeça de suas inquietações, nem as disperse. Queira-as! Mergulhe nelas e descobrirá quão grande és! .
Ode à vida
Estou vivo, respiro, não penso, só existo, que vida! É minha, é viva, obrigado!
O ontem já não importa, passado, agradeço o viver no presente, crio meu futuro, oportunidade nova para uma vida cheia de furos, de erros, apagados pelo passado... Assim como o sol, despertei, brilho e brilho muito, vivo e vivo muito e hoje será um bom dia, tão bom que me traz alegria ao pensar, euforia a escrever, paixão ao respirar, vivo, estou vivo...
Noite fria
Em pé, vivo!
Vento forte a arrebatar um morto, talvez vivo, talvez sinto, frio... Muito frio... Meus dentes tremem, estou vivo... Minha mente sente, me sinto vivo... Existe uma diferença entre viver e ter consciência do viver, afinal de que adianta a dor que não me faça aprender?
Frio, muito frio... Mas ele não me abate, mas bate, será que é dor? Frio... Meu sangue ferve, uma multidão acabou de passar, passei junto... Passeei junto... Vivi separado, nunca entendi tais falsos afagos... A riqueza deve ser fria como essa noite, pois me sinto só, mas me sinto bem, que bom que é só uma noite e ela não é comprada com o que tem... Quem tem poder pra comprar a noite? Frio... Esse papel é frio e morto, mas essa noite é viva, vivo... Me sinto vivo em mais uma noite fria... Frio... Estou vivo.
Agradeço ao “Bem maior” todo o bem que é ofertado a mim !
Não deixais Ó Pai a mentira, a maldade o egoísmo alheio me dilacerar, não permita Ó Pai que a maldade do mundo me toque.
Ó Pai ...me criastes e me fizestes como sou, sabe de meu coração, conheces meu caminho trilhado, minhas dores e aflições.
Fazeis Ó Pai que a verdade soberana seja colocada nua, límpida e cristalina diante a corte suprema de minha vida.
Que caia por terra Ó Pai toda pessoa que se diz seguir seus passos, mas que diante as turbulências optam por seguir o caminho que mais os abonem, mesmo que seja o caminho da mentira, da soberba, do egoísmo, esquecendo o compromisso firmado com vossa excelentíssima santidade.
Que caia por terra Ó Pai toda mentira criada para me derrubar, que caia por terra tudo que não seja proveniente de vossa aceitação .
Entrego minha vida a ti, fazeis de mim instrumento de vossa vontade.
Que o Bem seja sempre o meu caminho, e mesmo que este caminho me traga espinhos, que eu seja forte e guerreira para atravessa-los e curar minhas feridas.
Que eu viva 100 vidas Ó Pai sendo instrumento de vossa vontade, que eu possa levar este amor que em mim transborda a todos aqueles que precisam.
Que onde houver ódio, que eu leve o amor.
Que onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Que onde houver discórdia, que eu leve a união.
Que onde houver erro, que eu leve a verdade.
Que onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Que onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
E onde houver trevas, que eu leve a luz.
Blindai-me Ó Pai!
Segurai-me Ó Pai!
Ressuscitai-me Ó Pai!
Usai-me Ó Pai a sua vontade!
Tudo justo e perfeito!
Sua filha e serva A.Kayra
Temos medo do que não controlamos
Temos medo do desconhecido
Mas mesmo assim amamos e nos arriscamos
Mesmo assim vivemos contrariando a lógico Para viver com esperança
E vivemos magoando a experiência de nossos pais com nossas falhas decisões imaturas pois os anos os ensinaram e vão nos ensinar também
E tão pouco vamos assumir nossos erros a não ser que um dia compreendamos o quão gratificante é entender que errar sem querer é aprender a viver melhor
Um dia sabemos que vamos acordar e contrariar nossas opiniões anteriores assim como no dia em que acordamos e nos vimos contrariados
E a vida vai passar rápido e nada vai ter valho a pena se você não ter vivido com medo mas ao menos ter vivido
Brigaremos por pouco
Nos desculparemos pelas brigas
Amaremos com um todo
Odiaremos por muito
E preencheremos lacunas que estão lá para ser preenchidas com grãos de areia, seja como for ...
Se com uma vida digna ou com uma vida vã
Mas mesmo assim será sua jornada
Então se no final não compreender o que não entendia
Se não dominou o que não conhecia
Partirá após cheio desta vida ainda sentindo medo e não abraçara a sua viagem de retorno Com a singela tranquilidade de ter vivido, sobrevivido e deixado sua historia!
►Estou Cansado
Eu pensei que finalmente largaria a caneta
Que finalmente encerraria essa tal "carreira"
Que não escreveria mais essas poesias malfeitas
Estava enganado.
Meu querido caderno, eu confesso ter lhe abandonado
Por um certo tempo quis parar, estava desmotivado
E você se engana em pensar que agora estou excitado,
Pois não estou, fui novamente enganado
Não estou fragilizado ou chocado, apenas... cansado
Porque isso acontece sempre? Me responda
Já escrevi dedicatória, canções melosas
Já construí sonhos com musas majestosas
Então, porque, meu caderno? Por quê?
Talvez, no excesso de fúria, eu lhe queime
Para que as cinzas não me lembrem do tormento,
Lamento pelos tristes acontecimentos.
Eu quero te trair, mas não consigo
Meu corpo não me permiti
Quero esquecer de todos os textos que em ti gravei
Eu quero, mas não consigo
A loucura sussurra em meus ouvidos,
Que sou ridículo, um lixo não recolhido
Um menino que busca melodia onde não há
Que busca sinceridade onde não há
Que busca o amor para se agarrar e nunca mais soltar.
Transpassamos por tempos turbulentos, tempos de superficialidade, tempos de apologia ao desapego, ao desafeto... a falta de credibilidade ao próximo... onde os valores foram dragados pela soberba e pela falta de sensibilidade ao próximo. Tempos líquidos, onde nada é feito para durar. As Bases que deveriam ser sólidas e firmes, foram substituídas por caráter duvidoso, pelo desprezo, pela fragilidade, seja na entrega ou intensidade. O escudo envolto dessa nova geração é programado automaticamente a fim de repelir a qualquer sinal de sentimento real... São Tempos onde valem mais o 'ter do que o ser, o deixe para o amanhã, do que o hoje e o agora'.
Guilherme Teixeira
Às vezes...
Quando nos damos conta, já foi, fomos dragados por um turbilhão, pronto, nos vimos ali envoltos as armadilhas diárias criadas e fantasiadas pela mente e pelo destino, mas ora, como pode? A máquina imbatível, a maior das criações e tema de muito mistério envolto a tamanha de sua complexidade, a mente humana, nos lançar em tamanhas armadilhas.
Sim, somos responsáveis pela nossa felicidade, e este grande centro, em que muitas vezes não nos damos conta da sua importância, sim, este é responsável pelos seus anseios, angústias, paranoias, estresses, dentre centenas de dores incuradas impostas em cada um de nós seres humanos. Sim, meus caros, essa esfinge em que cada um de nós arrasta e carregamos misteriosamente em nossas cabeças, tanto no consciente quanto no inconsciente, nos sopra diariamente nos ouvidos ‘decifra-te, ou devoro-te’. Sim, e este questionamento interno, vai sussurrar, vai gritar, vai berrar, atrás de respostas, de significados, de teorias da conspiração e o que mais a força brutal dela desejar criar. Mas, voltemos ao questionamento, não vamos julgar apenas desta forma a nossa fonte central, que também é responsável pelo nosso funcionamento diário, que liga cada sistema e comunica ao nosso corpo,sim, ‘ela tem lá suas loucuras, seus charmes, suas desconfianças’ e ela também, será responsável pelas suas razões e decisões.
Porém, aí você terá um duelo pronto, a ‘fúria de titãns’ uma explosão de indecisões, de questionamentos, de dúvidas, já que em segundo plano entra o tão e quão importante, o derretido, aquele que lhe levará a suspirar, a rir de amor, entra em cena o ‘meloso’, coração. O rei da cena, o rei do drama, o impulsivo, o apaixonado, aquele, sim, aquele que irá fazer lhe sentir o arrepio na nuca, o frio na espinha, aquele, sim, aquele que desconcertará o seu sorriso, que irá marejar o seu olhar, que irá lhe fazer pensar na pessoa, às 10:58h da manhã de uma terça feira, pré-feriado, sim, aquele que lhe fará escutar a música que vocês se conheceram por 10 vezes ao dia, aquele que você se pegará sorrindo para as paredes, sim, volto a repetir exaustivamente, é aquele que após feito as pazes com a razão, conectará automaticamente o seu subconsciente e até em sonhos, fará reviver cada momento de alegria e prazer vivido ao lado de quem se ama.
Então vamos lá, com o tempo, você vai percebendo que estes dois ‘(razão e emoção)’, quando vão entrando em fusão, unindo-se, adequando-se, ambientando-se, quando ‘olham entre si’, e você o mediador de tamanha personalidade e ego desses dois, os entrelaçam, os ensinam a fazer as pazes, a caminhar juntos e se bem administrados e dosados, são o ‘casal perfeito’. Razão e emoção. Mente e coração, dupla inseparável e se juntas, são a combinação perfeita para a sua harmonia. Ensine e aprenda a dosa-las, alimente uma, não desalimentando a outra, afague uma, não esquecendo-se da outra, as nutra por igual, diariamente, tenha, pense e haja como a suntuosa razão, mas, alimente os seus dias, a sua vida, o seu caminho, preenchendo -se com a dose da ‘deslumbrante’, emoção.
‘Sim, meus caros. Não há segredos, a vida nos ensina, ela nos da ‘porradas diárias’, ela é fugas, é visceral é ardente. Mas, com essa dupla mencionada em harmonia, seus passos e caminhos serão vindouros.
Guilherme Teixeira
Tua semente
Hoje, coloquei teu filho a terra.
Apesar da fragilidade, depositei como esperança.
São somente sementes que estão crescendo.
A terra foi suave e rica de amor.
O triste, é ver que foi depositado sob o sepulcro de teus irmãos e irmãs.
Só me restou o consolo, deles serem a própria terra fértil.
Ainda viverão nos teus.
Observarão o crescimento e ajudarão no caminho.
Todos os dias são de recomeço.
Todos os diasbsão de deixar para trás o que não se pode mudar.
Todos os dias são de construir em cima do passado.
Assim seguiremos, se quisermos fazer valer a pena a dádiva da vida.
As águas que embelezam o rio, nunca são as mesmas de ontem.
Contudo, mesmo assim, será aquele o mesmo rio.
Assim, também é a vida.
Ivan Madeira
Mai 2019
Tempo eterno muso, inspiração, poesia. “Tempo Rei” . Rei para Rei.
Tempo ninho, único intransponível caminho para saber do Amor.
Um amigo com mais “tempo” contou que o tempo só passa. Segundos, relógio, física. Tempo é como Einstein explicou. Que nós pegamos o tempo que é nosso e vivemos a vida, arbítrio. O tempo? Segundos. Coadjuvante.Tempo? Só Passa. Passou..
Trago o tempo que me faz jus ( já que o sabido afirmou), transmuto segundos em luz. Poeto meu Tempo Senhor. Tempo onipresente em cada pedaço que sou. Me lembro “ faz tempo” . Tempo ruim que passou.. A mágoa dolorosa sóTempo que levou. As rugas? São coisas do Tempo! Ou fui eu quem as riscou? Tempo é força, entidade. Tempo é o que fui, o que sou. Quem dera ser dona do Tempo, como o doutor acredita. Fiz um trato assim que o Tempo assoprou... Quero o tempo do meu lado. Gentil, delicado. Pedi me levar ao Amor. Tempo cumpriu o seu lado. Eu hoje conheço o Amor. As rugas é fato, legado. Ser velho só quem não morreu. Tempo Só o tempo é velho sem ruga. O tempo Quem morre não fica marcado. Eu prometo poesia. Idolatrar, braços abertos. Alegria mais que tristeza. Meu tempo gosta de alegria.
Sem falsidade, pseudo-nobreza equivocada ou negações tolas. Vejo os espiritualistas ou socialistas mais exaltados fazendo discursos sobre um mundo deteriorado pelo dinheiro, sobre coisas ruins atreladas a ele, etc. Bla bla bla.
Tudo nesta vida é sobre o dinheiro. Engana-se quem pensa que pode negá-lo. Tudo gira em torno dele. E isso não é necessariamente ruim ou menos nobre.
Além disso, ricos não são ruins e pobres bons. Há rico bom e pobre de todo tipo.
Saúde pode ser melhorada e estendida, viagens e novos lugares serão possíveis, tédio pode ser diminuído, carro confortável é melhor que carroça, relações são amenizadas por um bom programa, cinema para distrair não é de graça, música com qualidade custa, almoço gostoso em família tem seu preço, proporcionar qualidade de vida melhor para as pessoas que você ama, eliminar sofrimento e, enfim, tudo isso depende de dinheiro. Até arte. Fazer uma mera tatuagem com um símbolo de significado nobre para você, custará dinheiro para pagar o tatuador. Para aprender yôga ou práticas espirituais com algum orientador, custa também.
O capitalismo não é responsável pela miséria, mas a ganância e o egoísmo de cada um. Socialistas não são menos egoístas por suas ideologias, apenas substituíram a sede de consumo pela sede intelectual. Mesmo assim consumir livros, estudo, conhecimento e nutrir ideologias, exigem dinheiro.
Por isso, o dinheiro não é a coisa mais importante. É essencial, necessário, fundamental e uma ferramenta para a vida. Importante é como você utiliza e compreende, e é como todos os sentimentos que ele promove em seu comportamento e essência irão torna-lo melhor ou pior.
Dinheiro é uma das coisas mais poderosas já criadas pelos seres humanos, não para dar valor, mas para expressar "valor" aos sentimentos, expressões e forma de existência.
Por fim, espiritualizados, artistas, pessoas menos ou mais evoluídas, garis, médicos, socialistas e até monges budistas. Ninguém vive sem dinheiro. Negá-lo porque você tem ou não, significa viver em um mundo irreal e menos sincero com você.